terça-feira, novembro 06, 2007

11 NOSSOS TÍTULOS – Campeonato Municipal 1917

Escrito por Raul Pons

Em fevereiro de 1917, enquanto a Federação Sportiva Riograndense se preparava para organizar o seu segundo campeonato municipal, seus filiados decidiram aprovar a “Lei do Estágio”, para combater o profissionalismo. Com a lei, o jogador que trocasse de clube teria de passar seis meses sem jogar partidas oficiais. O Grêmio, que acabara de contratar três jogadores uruguaios, sentiu-se prejudicado e abandonou a entidade, jogando apenas amistosos durante o ano. Para substituí-lo, a FSR convidou o Americano, da 2ª divisão.

Sem seu maior rival, o Internacional, que era a melhor equipe da cidade, chegou fácil ao penta-campeonato. O único adversário que tentou impor dificuldades foi o Cruzeiro. Ao final da temporada, o Internacional havia vencido todos seus oito jogos, marcando 38 gols e sofrendo apenas 4. São José e Americano foram os clubes que sofreram com goleadas de dois dígitos.

Jogos do Internacional
1º Turno
27.05 14x0 São José
17.06 1x0 Cruzeiro
01.07 3x1 Fussball
15.07 1x0 Americano
2º Turno
05.08 Internacional 11x0 Americano
19.08 Internacional 1x0 São José
09.09 Internacional 4x3 Cruzeiro
30.09 Internacional 3x0 Fussball

A 2ª divisão da liga foi disputada por Brasil, Frisch Auf, Municipal, Tiradentes e Ypiranga, mas desconheço quem foi o campeão.

Na mesma temporada, existia também em Porto Alegre a Associação Sportiva Riograndense, que contava, entre outros clubes, com o América e o Globo. O América ficaria com o título da entidade.

A temporada de 1917 foi plena de êxitos para o Colorado. Além das partidas do campeonato, o time disputou mais cinco amistosos, vencendo quatro e empatando apenas um. O saco de pancadas foi o São José, batido três vezes (8x0, 4x1 e 12x1). Também um amistoso contra uma forte equipe do interior acabou em vitória colorada (5x1 no Guarany de Bagé). Apenas um amistoso internacional, com o Oriental uruguaio, terminaria empatado: 2x2.

Estava se encerrando um ciclo no futebol da cidade. No ano seguinte, a epidemia de gripe espanhola levou muitas escolas de Porto Alegre a cancelarem o ano letivo. O Internacional, onde muitos atletas eram estudantes do interior, que voltaram para suas cidades, ficou desfalcado. O Cruzeiro, reforçado, seria um adversário imbatível. E ainda enfrentaríamos o ódio gremista, que de volta à liga, faria de tudo para vencer um Gre-Nal, o que causou inclusive o esfaqueamento de Ribas, o craque colorado, durante um clássico. Mas isso já é outra história...

11 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Bah a rivalidade ja era grande em 1917!

e FUSSBALL clube é demais :) Isso era nome de Clube ou de um time num colegio?

Almilano disse...

Bah o Raul sabe muito hehehe como é bom ler alguém lúcido por aqui auhauhauhauha

Parabéns Raul cultivar a história é algo muito importante

tiago - colorado no canada disse...

O Raúl, qual é tua opinião sobre o Abel, Clemer, Alex, Gabiru, Iarley, Christian, Píffero, Gallo, Luigi... esse pessoal discreto...?

Brincadeirinha!!!

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

BAH!! AS BIBAS JÁ ERAM MARGINAIS EM 1917!!!! INCRÍVEL COMO PASSAM OS ANOS E CULTURAS FICAM!!!

Academia do Povo só tem uma...

Grande Raul! O Wikipedia Colorado! hauhauhua

Douglas - São Léo disse...

putz, fikei curioso agora com essa ultima info....e em 1918, como foi o inter/??

Raul Pons disse...

Louis:

o Fussball Club Porto Alegre era um clube da comunidade alemã, fundado no mesmo dia, mês e ano que o Grêmio. Ainda em 1917, com a entrada do Brasil na I Guerra, contra a Alemanha, o clube "desgermanizou-se" seu nome, passando a chamar-se Foot-Ball Club Porto Alegre, e passando a ser conhecido por Porto Alegre. No início dos anos 1940 fechou as portas.

Raul Pons disse...

tiago:

Eu tiraria o Alex e o Iarley desta lista, e talvez o Clemer, mas no resto acho que minha opinião bate com a da maioria da torcida, he, he, he.

Raul Pons disse...

Douglas:

Sobre 1918, como perdemos o campeonato, não vou escrever, mas para matar a curiosidade:

O campeão foi o Cruzeiro, que nos venceu duas vezes: 0x2 e 1x3.

Nos Gre-Nais, vencemos o primeiro, por 5x3. No 2º, na Baixada, uma verdadeira guerra. Desde o início os jogadores do Grêmio agiram agressivamente, com faltas violentas. Aos 35' do 1º tempo, em um pênalti, segundo a imprensa da época, discutível, o Grêmio fez 1x0. Logo na saída de bola, um lateral deu início à confusão. O juiz marcou para o Internacional, mas os torcedores do Grêmio não gostaram, e começaram a agredir os jogadores colorados (não existia alambrado). Um destes torcedores, armado de faca, acertou o centroavante Ribas. A lâmina penetrou quase 15 cm na região ilíaca. Ribas nunca mais jogou futebol. O jogo foi encerrado. Mais tarde, a liga marcou nova data para ser disputado o 2º tempo. Como o Grêmio recusou-se a jogar, foi dada a vitória ao Internacional.

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Raul,

confirma o nome da associação que deu a vitória ao inter, pois o gfpz não quis jogar.

confirma ai.

valeu.

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

ah e a data deste grenal polemico tb, abraço.

Raul Pons disse...

Dadinho:

O Gre-Nal ocorreu em 04.08.1918.

A associação era a APAD (Associação Porto-Alegrense de Desportos).

Em 24.08.1918 a APAD determinou uma data (desconheço qual, mas provavelmente após a última rodada) para ser jogado o tempo que faltou. Como o campeonato já estava decidido em favor do Cruzeiro, o Grêmio desistiu de jogar e entregou os pontos.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]