sexta-feira, novembro 09, 2007

52 Os tijolos do Falcão

Escrito por Rafael Severo

Hoje vim trabalhar de vermelho,

pois à noite tenho compromisso...


Há uma história em torno da construção do Beira-rio, ou Gigante, como preferem alguns, que relata doações por parte da torcida de toda sorte de material de construção. Todo dia, o canteiro de obras do estádio amanhecia com novos tijolos, sacos de cimento, vigas de aço, enfim... Eram doações que vinham do mais abonado ao mais humilde dos colorados. Inclusive, há uma sub-história dentro desta história que revela um destes tantos benfeitores: Paulo Roberto Falcão. Contam os antigos que o então menino Falcão compareceu de mãos dadas com seu pai à enorme construção e depositou alguns tijolos no solo sagrado da futura casa colorada.


Mãos sagradas, solo sagrado... Eu não tenho idéia se o Falcão imaginava que um dia pisaria na grama sagrada do estádio que ajudou a erguer e, por quase uma década, se tornaria ídolo máximo do Internacional. Ídolo sagrado e consagrado!

O que eu tenho certeza que o Falcão nem imagina é que fui um guri carente de ídolos na infância. Meu ídolo maior era o Zangado, tiranossauro rex que vivia querendo comer o Marschall, o Will e a Rolly, da série O Elo Perdido.


Mas isso até eu ouvir falar das peripécias do Paulo Roberto Falcão com a cinco do meu Colorado. Sim, o Falcão foi meu primeiro ídolo de verdade. E posso dizer que sempre fui uma espécie de órfão deste ídolo, uma vez que nunca o vi jogar com a camiseta do meu time. Até nasci na década em que ele ajudou a fazer do Internacional o clube mais poderoso e temido do país. No entanto, quando comecei a atentar para o futebol, ele já desfilava sua gigantesca categoria milhares de quilômetros de onde eu gostaria que estivesse de fato.

Eu só podia cultivar minha idolatria através dos álbuns de figurinhas, de videoteipes dos melhores momentos no Inter e na Seleção de 82. Nas peladas com os amigos eu era sempre o "Rafão", assim terminado em "ão" mesmo, alusão clara a ele, ao Falcão, herói superlativo cujo retorno triunfante sempre sonhei, mas o qual nunca aconteceu. Todos queriam a dez, eu queria a cinco...


Mais tarde, relevei suas pequenas traições, como preferir jogar no San Pablo no retorno ao Brasil. Como, já como treinador, decidir abandonar o Colorado em meio ao campeonato brasileiro de 1993, atrás dos dólares japoneses, bem como suas constantes declarações de amor à Roma.


O Falcão talvez seja um Figueroa às avessas. E explico: o ídolo chileno certamente torce por algum clube no Chile, mas por estas razões do futebol, adotou o Colorado como time do coração e a todo momento declara seu amor por ele. Entendo que pode ser o caso do Falcão. Talvez ele tenha a Roma como grande amor clubístico e o Colorado como segundo clube. Talvez seja apenas delírio meu. Mas se não for, é do jogo... O que interessa é que eu perdôo todos esses desvios do ídolo.


De qualquer forma, confesso mesmo que este já não tem tanta força junto a mim. Volúvel que sou, digo que até já o substituí por outro "ão", aquele que o eterno Fernando Carvalho declarou ter ultrapassado Falcão, o ão antigo, na condição de ídolo máximo do clube. Estou me referindo a Fernandão, O Cara!


Eu sou volúvel, eu sei, mas a verdade é que vi o Fernandão fazer tudo aquilo que me foi privado na época do Falcão. Eu não vi o Falcão colocar os tijolinhos na porta do Beira-rio. Eu não vi o Falcão realizando jogadas mágicas com a cinco do Inter. Eu não vi sequer um jogo do Falcão no Gigante. Não vi os gols do Falcão. Não o vi erguer as taças do primeiro título nacional, do bi e do tri. E nem vi o Falcão declarando amor ao Inter.


Agora, depois de adulto, eu me orgulho em finalmente poder dizer que vi com meus próprios olhos alguém fazer tudo isso pelo meu, pelo nosso clube. Um ídolo que é mais novo do que eu, é verdade, mas ídolos dispensam essa condição própria dos mortais. Um ídolo que, milagrosamente, ainda está por aqui.


Eu vi o Fernandão fazer o gol mil em grenais, eu vi o Fernandão fazer "trocentos" gols de cabeça. Eu vi o Fernandão fazendo gol de bicicleta, de pé direito, de pé esquerdo. Eu vi o Fernandão pegando a sobra do Ceni na final da LA 2006. E também o vi colocando a bola na cabeça do Tinga no segundo gol. Eu vi o Fernandão levantando a taça da Libertadores no Gigante abarrotado. Vi o Fernandão levantando a taça de Campeão do Mundo, no Japão. Vi, o Fernandão, goiano de nascimento, declarando de forma emocionada, em programa de rede nacional, que "é um apaixonado pelo Internacional".


O Fernandão só não doou tijolos para a construção do nosso estádio, mas ajudou a construir e levantar o nome do nosso clube em proporções tão gigantescas quanto a nossa torcida, quanto a nossa crença em dias melhores, quanto nosso Gigante, o mesmo que o Falcão ajudou a construir com as mãos e depois com os pés há décadas atrás.


E é nesse ponto que converge o bonito da história: talvez Fernandão seja mesmo maior que Falcão em nossos corações. Talvez o Gigante venha a ser um estádio moderníssimo e a história do nosso clube seja ainda mais gloriosa que a atual. Contaremos aos nossos filhos e netos sobre as peripécias do Fernandão, O Cara, com a camiseta nove do Colorado. Contaremos que esse Cara ajudou a construir o Inter moderno e poderoso para o qual eles torcem. Mas no fundo, bem no fundo, saberemos todos que os tijolinhos doados pelo Paulo Roberto Falcão ainda estarão lá, firmes, em algum cantinho da estrutura, a sustentar o Gigante.


...Hoje vim trabalhar de vermelho, pois à noite vou ao cinema conferir o filme Gigante.



52 Comentários:

João Gabriel disse...

baaaaaaaaaaaaaah!
Assino em baixo!

Também não assisti Falcão jogar...
na verdade, nem perto disso!

agora, Fernandão eu vi!

Fernandão, O CARA! Maior ídolo da história do Inter!

diana oliveira disse...

q legal rafael, f9 é o cara mesmo!

cjr-sp disse...

Na minha opiniao...

O Falcao com sua imparcialidade e contrato com a globo andou pisando muito na bola. A falta dele na final da libertadores tb foi imperdoável.

Agora futebolisticamente falando e de quem viveu os dois momentos, FALCAO foi mais importante para o clube e muito mais jogador que qq outro que tenha vestido o manto sagrado. Falcao surgiu em 73/74 e foi até 80...foram 6,7 anos gloriosos. Nao tinha Libertadores e nem mundial com seriedade, pq se tivesse seríamos Tri da copa intercontinental e uma vez mundial FIFA, hoje, HEHEHEE.

Ademais achei uma palhaçada do FC fazer essas declaraçoes, ao meu ver, apenas para valorizar a sua gestão.

Ainda assim se eu tivesse que escolher um para simbolizar o Inter...este seria FALCAO...nem se machucava, nem nada,...definiu o DNA do Inter. E colocou o Inter no mapa...e dele vivemos até F9 chegar...que tb considero muito importante, só para constar.

sds.

cjr-sp disse...

FALCAO NOS SUSTENTOU POR 30 ANOS....

ESPERO QUE AGORA COM OS FEITOS GLORIOSOS DO F9 NAO TENHAMOS QUE VIVER MAIS 30 ANOS NAS COSTAS DELE, F9....

PARA ISSO, ESSA DIREÇAO TEM QUE SE MEXER....

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Muito bom texto, Rafael!
Pergunto: abandonou a 5 e trocou pela 9? ahauhauahua
Eu sempre fui marrento e prefiro a 7, de ponteiro-direito! ahauhauahua

Eu penso que, lá no fundo, o Falcão tem um amor contido por uma busca do profissionalismo na função que exerce. E ele deixa pra esposa, COLORADAÇA, toda a expressão pública desse amor. Dizem que aquele toldo colorado no condomínio horizontal que se enxerga do Gigante é a casa/apê dele. Alguém confirma?

Minha maior lembrança do Elo Perdido eram os Sleestaks. Lagartos de inteligência superior!! FANTÁSTICO!!! ahauhauahuahuahuha

Só devo ver o filme semana que vem...

Eduardo Fritsch disse...

a Holy era baita gostosa!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Eu tive o privilégio de ver a estréia do Falcão no Inter, Esportivo 2 x 1 Inter, mas o Falcão, como bem disse o CJR, foi o DNA do Inter, porte físico, muita entrega, maestria e SEMPRE jogou bem ,para os mais novos, o histórico dele é igual ao Tinga, mesmo não tendo um ótima performance era motivo de preocupação e respeito dos adversários. Mas quase sete anos jogando muito bem, não é para qualquer um, foi um dos maiores ídolos e que nunca foi contestado enquanto jogador e homem, todas as suas atitudes foram corretas, inclusive, em sua despedida a torcida aceitou e compreendeu sua saída. Ao longo da carreira quando os bons jogadores vão se posicionando mais para trás no campo (onde o pau é mais suave), o Falcão aprendeu e jogava mais à frente.
O problema de qualquer ídolo, é que são seres humanos e daí...as imperfeições.

Vejam o F9, um dos mais importantes ídolos, mas já foi / é muito contestado, vaiado e não tem a unanimidade da torcida / imprensa, coisa que o Falcão teve em toda a sua trajetória aqui no RS, inclusive da parte azul. Jamais se contestou ´uma virgula` no futebol do Falcão. Isto não é para qualquer ser humano comum, como jogador ele foi um ´extra-classe`. Chegar aos 27 anos e sair como Rei de Roma...ufa, Zico e Renato Gaúcho jogaram lá e voltaram rapidinho....

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

VAI TE FUDER RAFAEL!!!!

FEZ EU CHORAR AKI NO TRAMPO POH!!

SEU VIADO!!! FDP!!!

HUAHUAHUAUHAHUAHUHUAUHA

PORRRA!!!

CARALHO!!!

02, TRAZ O SACO!!!

HUAHUAHUAHUAHUAUHAHUA



GRANDE TEXTO CARA!!!

F9 EH O MAIOR E O MELHOR!!!

DEPOIS FIGUEROA!!!

O RESTO EH RESTO!!!


ÓTIMO TEXTO BROW!!1


TB TO DE FARDA CARA!!!

UHAHUAUHAUHAUHAUHAUHA

O MANTO SAGRADO PRA MIM EH UMA FRADA!!!

E QUANDO TEM GUERRA EU VISTO ELE!!!

E HJ TEM GUERRA!!!

QUAL O CINE QUE TU VAI??

ABRAÇÃO

Polaco na Serra disse...

OFF:
Estão noticiando interesse do pessoal da Azenha no Rodrigão...

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro2007/interna/0,,OI2061704-EI8817,00.html

é só refugo colorado... será que não querem o Cristian?

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Futebol
Torneio entre times campeões mundiais poderá ter participação de Grêmio e Inter
08/11/2007 - 19:44:57 - por FS – AI Laura Schirmer e Vinícius Ferlauto

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=63407&u=0\

A dupla Gre-Nal poderá disputar, junta, um torneio exclusivo para campeões mundiais de futebol em 2009. A competição é um projeto da empresa espanhola Bahia Torneos Y Concertos, que será responsável pela organização.

col disse...

Bela a lembranca do Elo Perdido.

Pelo que o Cjr falou, fica dificil comparar F9 e Falcao...os dois grandes idolos.

tiago - colorado no canada disse...

Muito bom o texto. Eu me enquadro no mesmo caso. Nasci em 77 e não vi Falcão jogar, mas por muitos anos, eu "sabia" que ele tinha sido o maior... Mas anos de "frieza" na TV, mais o efeito Fernandão, acabou mudando isso. Não tem como colorados que não viveram os anos 70 compararem Fernandão a qq outro jogador. Prá nós, "mais novos", F9 será o maior por muito tempo.
Agora, acho que o que o Carvalho falou foi uma bela alfinetada no Falcão, que se não tivesse a história que tem no Inter, ninguém nunca ia saber que é colorado, pq vai ser frio assim lá na RBS...
Pensei só. De um lado, tu tem um cara que já ganhou quase tudo no Inter, declara-se apaixonado pelo Inter, FAZ gol prá dedéu, é ídolo da torcida, mais um monte de treco, e do outro, tu tem um cara que jogou a 30 anos atrás (metade da torcida não viu), nunca fala nada, nunca expressa sentimento nenhum, não tem mais NENHUMA identificação com o Inter.... como é que tu, o maior presidente da história, o cara que TROUXE o F9 pro Inter vai dizer que alguém é maior que o F9, ainda mais com todas as características sonsas que mencionei...

tiago - colorado no canada disse...

É off, mas não dá prá deixar passar:
Lembram o que eu falei do flamengo e da máquina que tem por trás desse timeco de merda? Olha que o que tá lá na capa do globoesporte:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Flamengo/0,,MUL175042-4282,00.html

Unknown disse...

É DIFICIL COMPARAR JOGADOR DE EPOCAS DIFERENTES...

FALCAO FOI MUITO MAIS JOGADOR QUE FERNANDAO.

ENTRETANTO FERNANDAO FOI MUITO MAIS IMPORTANTE PARA O INTER QUE FALCAO.

NÃO GOSTO DESSAS COISAS DE "O" MELHOR.. AMBOS SAO.. CADA UM EM SUA EPOCA.

Schroder-EUA disse...

Belo Texto Rafael!

Eu tive sorte pois peguei o Inter a partir de Setembro de 79...e pude ver em pessoa alguns milagres do Falcão. Mas incrivel mesmo o que o F9 já fez para o Inter.

col disse...

Tiago, eu acho o Flamengo o mais fanfarrao entre os clubes brasileiros.

Anelise disse...

Belíssimo texto Rafael. Pode parecer coincidencia, mas ontem à noite fuçando nos "museus" aqui em casa, encontrei uma carta do Inter para meu falecido avô, datada de 17 de junho de 1966 (eu nem sonhava em virar gente) e assinada pelo Engenheiro Ruy Tedesco agradecendo pelas doações para a construção do Gigante e convidando-o para visitar as obras do "nosso novo estádio para que constate pessoalmente o adiantamento de sua execução". Nem preciso dizer que me emocionei em encontrar esta carta, afinal dizem na minha família que meu falecido avô (que morreu um mês após meu nascimento em 1975)era o COLORADO MAIS FANÁTICO QUE JÁ EXISTIU.
Suas histórias de amor ao Inter são eternas na família. Na inauguração do Gigante, por exemplo, ele "raptou" meu irmão recém-nascido sem que minha mãe percebesse e levou o guri "de fraldas". Minha mãe quase enlouqueceu, mas hoje meu irmão é um desses colorados fanáticos como todos aqui no Blog (o esforço do véio valeu à pena, pois deixou um bom substituto). Contam também que era comum ele acompanhar o Inter em todas as finais de campeonato; onde quer que fosse o jogo, lá partia ele em alguma excursão (as vezes levava minha avó, minha mãe e meu tio). O engraçado é que, segundo relatos, quando o Inter ganhava (e na época do rolo isso significa dizer quase sempre) o véio bebia todas e perdia paletó, carteira, chapéu e tudo mais - mas voltava pra casa cantnado. Certa vez bebeu tanto após um jogo no Gigante que esqueceu onde havia deixado o carro, então foi de taxi pra casa e só no outro dia foi ao Beira-Rio procurar o carro - então não foi difícil achar o carro no estacionamento - era o único que havia sobrado. Anos mais tarde, já sem poder ir ao campo, ia para o bar do Bodinho (aquele ex-jogador do Inter) alí no IAPI onde encontrava Ênio Andrade e outras figuras do mundo futebolístico pra tomar uns tragos e falar do "Glorioso" (como ele sempre se referia ao Inter). Fiquei encantada ontem a noite lembrando essas e outras histórias do véio Theobaldo (que Deus o tenha). Pena não ter podido ver nosso Inter campeão do mundo (talvés de algum lugar até o tenha feito; pior é que ele está enterrado com vista pro chiqueiro - alguns da família incllusive dizem que ele fica "secando" o porto-alegrense até hoje). Mas ao menos pode ver o ROLO do Falcão... Pior fui eu que só fiquei com as histórias do vovô colorado, que me pegou no colo apenas uma unica vez quando eu tinha dias de vida. Estando já adoentado, falou à minha mãe: "Coitadinha, esta não vai me conhecer". De fato não o conheci pessoalmente, mas ontem ao encontrar aquela carta, a carteirinha dele de sócio paraninfo n. 7332 de 15/08/1955 fiquei orgulhosa do avô que eu tive.
Ou seja de Falcão à Fernandão; de Manga, Taffarel àte o Clemer; do Elias ao Adriano Gabirú; ou mesmo em se tratando do meu avô Theobaldo - um humilde mecânico boa gente, o qual hoje presto essa homenagem - o que resta dizer é que ÍDOLOS SÃO ETERNOS!!!!
INTER ONTEM, HOJE E SEMNPRE!!!
Saudações coloradas a todos e todas...
Ps.: Gostaria de escanear estes documentos e disponibilizar no blog para a apreciação de todos, afinal contam a história de nosso Clube do Povo... Apenas preciso saber como fazer...

Eber Prado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Schroder-EUA disse...

Anelise

Sem duvida manda pra mim no BlogVemmelho@gmail.com e eu coloco no ar! Valeu.

Anelise disse...

Ok, Louis. Hoje já saí do trabalho e to sem scanner em casa, mas segunda te envio o material. Tá tudo em papel manchado e roido de traça, mas vale à pena pra quem curte história...

Almilano disse...

Anelise, será que essa carta não seria uma boa ficar no museu do esporte até fazermos um museu decente para o Colorado?

Idéia meio louca a minha mas sei lá, eu fiquei extasiado com teus relatos...

Severo, eu como nasci em 79, só vi F9 jogar, Falcão só por vídeo, e realmente, o F9 é o maior ídolo de nossa geração, pois ganhou tudo.

Falcao FOI, pois hoje ele se desligou do Inter de uma maneira de doer, parece uma traição a nós colorados, mas os vídeo que vi dele são incríveis e pelo que os mais experientes falam ele era f...

Se o Falcão tivesse uma atitude hoje pra se "reconciliar" com a torcida acho que todos iriam "perdoá-lo"...

Agora, podem me xingar, mas fenômeno chama-se PATO, aos 17 anos, com 3 jogos nos profissionais do Inter o guri se sagra CAMPEÃO DO MUNDO, se ele tivesse ficado aqui seria forte concorrente a maior ídolo.

Dudu Guimarães disse...

Bah, grande texto!

Mauricio Machado disse...

Caralho...puta texto Rafael!! Quando tava recuperando o fôlego, me deparei com o post da Anelise (infelizmente, antes tive que ler alguns comentarios lamentáveis dos mesmos malas de sempre). Fantástico! 2 textos que nos fazem lembrar (mesmo sem antes ter esquecido) da grandeza e das glórias dessa instituição que é muito mais que um clube de futebol. É religião, amor eterno, enfim...o melhor amigo.
GIGANTE!!!!

Eber Prado disse...

Grande e bonito texto Rafael.

Também não vi Falcão ao vivo fazendo maestrias no templo sagrado do nosso inter.

É verdade ficamos órfãos por bastante tempo de ídolos de carne e osso, porém, ouvia bastante histórias de Falcão e seus feitos.

Mais a história também não se resume apenas em Falcão e F9.

Imagina se pudessemos assistir ao Rolo Compressor, literalmente amassando seus adversáriaos na década de 40, e o time dos anos 50 com a grande dupla Larry e Bodinho, só para ficar em alguns nomes, assim como tantos outros nestes quase 100 anos de história.

Acho que todos foram importantes, embora é claro como vivemos no presente, nesse momento que é o mais importante pela conquista do Titulo Mundial FIFA o grande capitão Fernandão nos pareça o maior entre tantos heróis que fizeram e continuarão fazendo a história de nosso clube.

-----------------------------------

Ontem estive na Feira do Livro as 20:00hs no lançamento do Livro "A Conquista de um sonho" com a presença de grande parte do pessoal que escreveu as histórias nele constantes. Estava muito legal a festa com a presença de muitas pessoas. Conheci o Fred que as vezes comenta aqui e é um dos torcedores que aparece no filme do mundial. Ele não sabia que sua foto tinha sido publicada aqui no Blog e achou muito legal. Gente muito boa. Entre os presentes estava nosso atual Presidente com quem pude trocar algumas palavras. Segundo ele o Inter é o Time que em termos de Brasil vai sair na frente na preparação para a próxima temporada.

Vamos Ver...

Saudações Coloradas

Eber Prado
porto Alegre/RS

Caio - Mov. INTERnet/BV disse...

BLZ Rafão!
E que história Anelise! Guarde estes documentos com carinho!

VIVA O GIGANTE INTERNACIONAL!

Caio - Mov. INTERnet/BV disse...

O F9 podia doar umas brasilit! Não?

O Píffio iria gostar!

Guilherme Mallet disse...

Sobre esse tema tenho duas coisas a dizer:

1) Falcão não participa de nada do Inter, nem de jantares, elogios, etc. Nem mesmo do filme ele participou. Ele que comentou o jogo para o país inteiro. Lembro que, durante a festa do título, ele tentou falar algo do tipo: "agente que acompanha a história desse clube a tanto tempo, sabe tudo que essa torcida passou para conseguir isso...". Aí a voz enrolou e ele parou por ali. Será que se emociou? Não sei. Foda-se. Se ele quer esquecer é colorado, problema dele. O que ele fez, jamais será apagado.


2) E falando sobre ídolos do passado, ontem fui no aniversário de 8 anos do Ação Independente Colarada. Tive a felicidade de trocar algumas palavras com ninguém menos que LARRY PINTO DE FARIA.

Estava indo para o meu carro ao lado dele. E comentei sobre o fato de Olímpico, estádio "inaugurado" por ele, estar com os dias contados, aí ele riu e comentou: "Quero ver eles me convidarem para inaugurar o próximo!". E comentou que naquele período eles só golearam o Grêmio, que ele fez não sei quantos gols num gre-nal anterior, mais outros ainda depois...

É emocionante falar com esses caras. Eles não viram o Inter jogar, eles foram o Inter, eles estavam em campo, levantaram as taças... ELES SÂO OS CARAS!

Se o Falcão quer ser neutro, imparcial (assim como a RBS, hehe), o problema é dele. Há muitos heróis vivos e apaixonados pelo Inter.

Rafael Severo disse...

Bah, Anelise, belíssimos relatos sobre o teu avô. Eu tive histórias semelhantes na família. Por exemplo, meu bisavô Aristóteles era desses apaixonados pelo Colorado, participando, assim como o teu avô, do processo todo de construção do Gigante e tals... Ele morreu no início da década de 70. Já meu avô Emílio morreu em 99 e disse pouco antes que queria um túmulo no João XXIII, bem de frente pro Olímpico, pra ficar secando os de piajama. De fato, ele comprou um jazigo bem no local desejado, como no teu relato.

Ah, Rodrigo, eu não uso mais a cinco, nem a nove, pois não posso profanar esses números com meu futebolzinho meia-boca. Eu sei o meu lugar. eh, eh

Aí, Dadinho, acho que vou no Bourbon da Assis Brasil assistir o filme.

Abraço a todos.

Anelise disse...

Bah, Rafael, falando em secação, minha avó então era tão ou mais fanática que meu avô. Se o porto-alegrense tivesse jogando ela não ia dormir sem saber o resultado. Ficava pela cozinha rondando enquanto eu ouvia no rádio. Quando eu dizia: vó, o gfpa perdeu, ela sorria, aliviada e dizia: "Agora eu posso ir dormir sossegada". Detalhe: Sepultamos ela também de frente pro chiqueiro e desde que ela falesceu eles já foram pra segundona e dentro do chiqueiro nunca mais ganharam nada... (EHEHEH). Família que seca unida...
Também tô indo pro cinema daqui a pouco com minha mãe. Tá passando no bourbon da Assis Brasil ou no Strip Center?

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Mallet,

O Larry é meu ídolo, ainda não tive oportunidade de conhecer ele pessoalmente, mas espero ter.

Eu jogo futebol na Sat, Sociedade Amigos de Tramandaí, e lá o Milton, centro-médio do Grêmio na década de 40 e 50,joga tb e me conta muitas histórias da dupla naquela época.

O cara é gente finíssima, tenho uma grande admiração por ele, e por incrível que pareça, ele está com quase 70 anos e joga uma bola federal... Sempre que estou lá pra jogar aquela bolinha eu digo, o 'magro', me escole aí, e ele pega um coloete e diz, vem 'anabólico', tu eh do meu time rsrsr

Grandes personagens do nosso futebol.

Esses tempos, ele e o Larry fizeram uma campanha para vacinação do idosos, não sei se tu te recorda, saíram na contra capa da zh e tudo, muito massa.

Abração

Rafael Severo disse...

Ih, é no Strip Center. A pernada vai ser maior do que eu pensava... eh, eh

os outros cinemas: Arco íris - rua da praia shopping;

Unibanco Arteplex, no bourbon ao lado do iguatemi.

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Ah Mallet,

Eu tenho uma foto com o Milton, só que esse é o nosso goleiro na inaugurãção do olímpico, nos eternos 6x2.

Ele conta sorrindo: "O Sérgio 'Chorão', goleiro do GFPA, saiu esbravejando de campo, ai o Larry foi lá buscar ele, pois eles eram amigos, só que depois fez mais dois nele!!

E dá gargalhada!!!

huauhauhahuahua

Que figura!!!

Mateus Ribeiro disse...

Ha alguns dias vi o Louis em busca da camisa do Mundial(branca manga longa), e eu tb tinha interesse nesta camisa. Logo vi varios de nos aki comentando sobre a incompetencia do nosso marketing e eu de acordo com suas palavras enviei este e-mail a ouvidoria. Se kiserem podem copiar e enviar o mesmo e-mail axo q temos q nos manifestar o maximo possivel para que possamos sonhar com mudancas:
-Ola, sou Mateus socio do Sport Club Internacional e venho por meio deste fazer um pedido/apelo. Ja faz meses que vejo sites/foruns de discucoes de colorados e os comentarios sao sempre os mesmo: "O Inter nao tem marketing, e perde muito dinheiro por a falta de explorar o potencial que a historia e os jogadores oferecem." Por que isso ocorre?Porque muitos de nos(me incluo entre estes) desejam comprar produtos que o Inter nao disponibiliza, ou nao pensa em produzir, e o exemplo principal e que ja vi muitos colorados em busca e' a camisa branca de mangas longas(com 5 estrelas) identica a do mundial para venda. Estou em busca e apenas achei com um rapaz para vender, sendo essa a oficial preparada para o jogo. O rapaz queria 5mil reais. O Inter poderia vender por um preco tipo R$200,00 com a numeracao de cada jogador, como as camisas usadas. Com a penas 1 diferenca, na camisa do gabiru vem a assinatura dele, na do fernandao a assinatura dele, na do pato a assinatura dele mas fora a assinatura a camisa seria igual a do mundial. Garanto-lhes que o sucesso seria GIGANTESCO como deveria ser o Marketing do nosso glorioso...Assim fica a sugestao para presentear-nos neste natal. Obrigado e espero melhoras neste setor.

Guilherme Mallet disse...

Poderíamos organizar algum tipo de evento, ao estilo de um BV Debates e convidar esses para conversar, contar histórias e deixar registrado em áudio, vídeo, imagem...

Que tal?

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Grande idéia Mallet, pode ser até no auditório do Feci!!

Que tu acha?

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

mbradr,

até esses dias ainda tinha a camisa do mudial na loja do inter do gigante.

Dá uma ligada pra lah e pergunta.

abraço.

o tel a loja tem no site da loja.

Guilherme Mallet disse...

Anelise,

Se tu não tiveres como digitalizar esses documentos, me coloco a disposição: guilhermemallet@gmail.com

Abraço,

Guilherme
beirario2014.blogspot.com

tiago - colorado no canada disse...

Mallet, grande idéia. Puxando a brasa pro meu assado, porque não convidar esse pessoal das antigas pro futibas que tá marcado prá dia 22 de dezembro (qdo estarei aí!!!)?
Dá tempo de sobra prá todo mundo se agilizar...
Já pensou o Figueroa aparecer lá que nem fez em SP um tempo atrás?!?!

Gonçalves disse...

Ae cambada...bah hoje só pude dar uma lida rápida e nem pude comentar muito, pois é muito estranho esse lance do Falcão não vir falar tanto do colorado como gostariamos...pra falar bem a verdade , faz horas que não o vejo na telinha...caramba que beleza esse lance da Anelise...acho que todo mundo devia revirar coisas do passado pra ver se encontra algo...eu tenho umas revistas antigas que o Inter districbuia...com crônicas, não sei bem ao certo...vou até dar uma olhada...na reunião da chapa o Dryer do movimento Internet também contou pra gente de uns achados de camisas do Inter do avô dele se não me engano...fora os que a mãe dele disse que doou pra quem precisava...o cara foi à loucura!!!

m.rodrigo.oliveira disse...

Tem que avisar quando vai sair um texto desses, pro pessoal evitar de ler durante o trabalho. Fica até chato quando entra alguém na sala e a gente tem que inventar uma desculpa pro olho cheio de lágrimas.

Mas quanto aos ídolos, dá pra redordar os folclóricos também. Não dá pra esquecer do MauríXXXio. Quem não lembra dele falando, depois da semifinal da Copa do Brasil de 92, quando ganhamos as duas do Palmeiras: "MAIXXX UMA VEXXX O INTERRR MOXXXTROU QUE QUEM MANDA NO BEIRA RIO É O MAURÍXXXXXIO".

Edu disse...

falcao eh o maior jogador que o RS ja revelou.

so falta mesmo ele dizer que eh colorado. mas acho que isso nao acontece pq ele nao gosta das pessoas que estao no inter e nem elas gostam dele.

Unknown disse...

puta kara!q texto!avacalhou, me enxeu de lágrimas

col disse...

OFF-

Alguem tem alguma explicacao cientifica sobre as continuas lesoes
musculares do Granja? pqp..qual a utilidade de um jogador que tem
lugar cativo no DM??

tiago - colorado no canada disse...

prá mim ele é um mau-caráter. Ninguém me tira da cabeça que ele se vendeu naquele jogo contra o Coritiba, em 2005, quando fez um penalty no começo do jogo.
Esse cara não presta. Eu sempre achei que ele força as lesões... Fora as confusões com empresários, ofertas... ele tem merda na cabeça.

Celso disse...

FIGUEROA eu não vi jogar e é meu maior idolo ... fez o gol do primeiro titulo brasileiro do futebol gaucho e é coloradaço !!!!!!!!!

FERNADÃO vem depois

FALCÃO o único snetimento que ele tem pelo Inter é o de gratidão pois foi o clube que lançou sua carreira .. só isso. O time que ele mais ama é o Roma e pra mim é muito dificil aceitar e entender

ARGUMENTAR sobre qual foi mais importante não faz sentido algum .. todos foram muitos importantes

E TEM MUITOS CRAQUES QUE JOGAVAM BEM, FAZIAM GOLS E A GENTE NEM LEMBRA

abraços,

Celso

Celso disse...

FIEGUEROA É O CARA MAIS RAÇUDO QUE JÁ PASSOU PELO BRASIL

E SEGUNDO ME CONTAM GOSTAVA DE DAR COTOVELADAS NA CARA DOS JOGADORES DO GAYMIO

Julio.Colorado em Sampa disse...

Bah Celso, as cotoveladas do Figueroa eram espetaculares. Tarcísio, ponta direita das gazelas na época e Palinha do Cruzeiro que o digam. Foram a nocaute mis que uma vez com o cotovelo amigo de Den Elias.
Para aqueles que não acompanharam o Falcão ao vivo até dá para entender a comparação com o Fernandão ou qualquer outro jogador. Já para aqueles que vivenciaram os dois momentos vencedores do Inter, duvido que algum tenha um mínimo de dúvida sobre a supremacia do Falcão.
Falcão foi, sem dúvida alguma, o maior e melhor jogador que já passou pelo Inter em todos os tempos. Tenho convicção também que foi um dos melhores jogadores do Brasil e do Mundo.
O texto do Rafel é espetacular e o comentário da Anelise um show.
Lendo o comentário da Anelise lembrei com emoção do momento que encontrei a carteira de sócio do meu falecido pai datada de junho de 1947, matrícula nº 875.

Tiago Vaz disse...

Louis!

Te dexei um scrap no Orkut!
Nao tenho teu email... entao repito o que escrevi lah por aqui! Estava a trabalho nesta semana aqui em NY! Seria um prazer te fazer uma visita! Estou em White Plains... amanha vou a Manhatan fazer umas compras.... cara... se for possivel.. queria te fazer uma visita... e quem sabe... ateh ver o jogo do Inter no sabado ae contigo... jah que parece que a TV colorada mais proxima parece ser ae a da tua casa :)

Grande Abraco.
Tiago Vaz - Supremacia Colorada
www.supremaciacolorada.com

Tiago Vaz disse...

hum... se for possivel... me cel. eh 914-882-4556...
ou email
tiagoandresvaz@gmail.com

Schroder-EUA disse...

Tiago...

amanha sabado...trabalho durante o dia por algumas horas, depois vou dar uma passada aqui em casa por umas horinhas antes de sair pra ir a um aniversario...acho que vou ver o jogo com atraso...mas se tu tiver em NJ as 430 da tarde derepente até da...mas lá pelas 630 to de saida novamente..acho que vou ver o jogo as 430 horario daqui...me manda um email no BlogVermelho@gmail.com

Colorado de Esmeralda disse...

Belíssimo texto! Também sou daqueles que evita comparações pois os contextos não são os mesmos e cada um tem sua característica e importância. Quanto ao comentário da Anelise, me emocionou muito, pois também nasci em 75 e perdi o meu avô materno com menos de 3 meses após meu nascimento.Ele não se envolvia muito com futebol, mas era Colorado assim como minha avó, só que ela era mais fanática.Vou passar meu msn pro pessoal do blog, caso alguém queira adicionar este irmão clubístico, pois é isso que somos: todos irmãos da grande família colorada.msn: InterTri@hotmail.com.
Clecius

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Antes tarde do nunca:

Baita texto, Rafa, se tú jogasse a metade do que escreve tu seria muito melhor do que o Alex...por isso joga a mesma coisa que ele !

huaaaaaaa

Grande Texto !

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]