quinta-feira, novembro 22, 2007

22 Quem é o gênio? Sócrates é o gênio!

Escrito por Diana Oliveira

Vou reporduzir aqui a coluna do Sócrates na revista Carta Capital, mas antes quero avisar que hoje tem jogo das meninas do Inter no Beira Rio, às 16:00, valendo classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. As adversárias são o time São José-PR, vitória simples classifica as coloradas, que perderam por 2x1 o jogo de ida, no Paraná.

Aí vai a coluna do meu ídolo de infância quando jogador e agora que cresci, não é que sigo sendo sua fã...

Diário de um cartola

Como eu estou feliz! Também, pudera, concretizamos a grande jogada de nossa vida: trazer uma Copa do Mundo para o Brasil. Finalmente! Tudo isso começou há muito tempo, quando fui estimulado pelo meu sogro a ocupar o lugar que foi dele por muitos e muitos anos. Não conhecia nada de futebol e creio que até hoje pouco melhorei nesse quesito, mas em outros acho que me tornei um profundo especialista. De qualquer modo, apesar das críticas de que eu deveria saber mais sobre o jogo que comando, não vejo nenhuma necessidade. Afinal, o meu interesse nada tem a ver com o esporte em si, e sim com as oportunidades de negócio que ele oferece.

E que negócios! Fiz de tudo nestes anos todos, mas sentia que aquilo era pequeno para os meus sonhos de grandeza. Ganhar uma ninharia de meio milhão de dólares por jogo da equipe que comando me deu, é claro, uma condição especial de caixa para controlar meus opositores. Sangrar até o fim as contas da entidade que presido, também. Muitos se contentam com pouco, porém quero sempre mais e mais. E é por isso que faço tudo para manter o poder que adquiri e que, se Deus quiser, o manterei até o fim dos meus dias.

Lembro que há alguns anos fiz um laboratório para entender melhor como trazer o Mundial para cá. Fiz uma falsa candidatura, na qual, além de conhecer melhor o processo, pude auferir alguns bons ativos de algumas empresas que se interessavam em participar. E, melhor, nem mesmo prestei contas. Ali, tive a certeza de que seria um gigantesco negócio e não poderia perder tempo em atrair para a empreitada lideranças políticas que ofereceriam respaldo no Congresso para as minhas pretensões.

Nesse período, fiz algumas besteiras que quase me derrubaram. Foi quando instalaram uma tal de CPI no mesmo Congresso para investigar a minha relação com aquela marca de material esportivo que veste a equipe que capitaneio. Mesmo com todos os companheiros que tenho por lá, quase a vaca foi pro brejo. Sorte que estamos no Brasil. Mesmo com tantas evidências pude escapar de uma devassa em minhas atividades, o que fatalmente me levaria para longe desta empresa, que não é empresa e nem é minha, que administro com total liberdade. Já pensou o desperdício que seria perder esta boquinha em que me encontro há quase 20 anos?
Depois da trágica experiência resolvi intensificar o relacionamento com os parlamentares, mas ainda existe muita resistência às minhas práticas por parte de alguns que até hoje tentam me pegar de qualquer jeito. Até mesmo uma nova CPI eles querem inventar, só para mexer comigo (o assunto Corinthians é só pretexto).

Esse povo de São Paulo parece um bando de amadores e não sabe fazer essas coisas direito. Podiam ter me contratado para uma consultoria. Tenho certeza de que nada disso estaria acontecendo e ganharíamos muito e por bastante tempo. Mas, quanto à essa CPI, estou tranqüilo. Já providenciei uma rede de proteção que vai impedir que ela ande. Senão, coloco a Fifa nessa história, pois morrem de medo deles.

Por outro lado, o governo atual tem me dado muito mais do que nem sequer imaginaria tempos atrás. Tive até o prazer de ter a meu lado, quando da minha última reeleição – por aclamação, é claro –, um ministro de Estado. Que moral, hein? Pois é, o ministro do Esporte resolveu aceitar o convite para comparecer, o que muito me surpreendeu, mas não posso negar que fez um bem danado ao ego e à minha carreira esportiva. Não é todo dia que algo assim acontece. E eu que achei que seria o contrário e que fariam tudo para me derrubar. Felizmente me dou às mil maravilhas com o governo. Quem diria! Só mesmo no Brasil.

Consegui, veja só, levar o presidente da República e vários governadores de peso à solenidade que proclamaria o Brasil como sede da Copa de 2014. Senti-me como o imperador dom Pedro – será que era o primeiro ou o segundo? – que levantou a espada e disse: “Independência ou morte!” Aquilo sim era poder. Acho que um pouco parecido com o meu. Bom, agora é trabalhar para levantar muuuuito dinheiro para o evento e, é claro, ver se sobra um pouquinho aqui pro papai, hehehe. Ainda bem que eles estão que é só felicidade, mas no fim, não sei não, pois adivinha quem vai pagar esta conta, hehehe. Bem, caro diário, passou da hora de tomar um porre para comemorar mais uma grande iniciativa deste gênio que sou. Obrigado a todos.

22 Comentários:

Anônimo disse...

Ricardo Teixeira é muito ladrão e o pior é saber que não vai largar essa boquinha que é a CBF tão cedo e quando largar certamente colocará outro cupincha em seu lugar. Ou seja, isso sempre será uma máfia controladora do futebol brasileiro!!!

Marimas disse...

Sabe que o que mais me irrita não é nem ver o Rico Terra lá... e sim saber que o cara é reeleito por unanimidade pelos presidentes dos nossos clubes, que depois ainda tem a cara de pau de reclamar da CBF... o mesmo acontece no Clube dos 13...

Quanto à Copa, fui contra a realização do Pan no Brasil (o Nuzmann durmiu na pia uma semana de procupação, coitado...), e não é porque a Copa pode trazer uma eventual vantagem ao colorado que serei à favor... enquanto a realidade saltar aos olhos na rua não aceito ver $$$ gasto para inglês ver...

Denilson M. (POA) disse...

Sabem quantos convidados da CBF estavam no MOrumbi? 200? 500? Não... eram cerca de 4.000 (QUATRO MIL)!!!

Vinícius-BSB disse...

Diana, tu escreves muito melhor do que o Sócrates. Ainda que ele possa ter razão, e me parece mais despeito do que indignação verdadeira, o texto foi muito pueril.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

CBF É UMA CORJA!
De fazer inveja à mafiosos italianos, diga-se de passagem...

m.rodrigo.oliveira disse...

O cara não vale nada mesmo. Mas tem sorte. Nos 20 anos em que ele está a frente da CBF, veja o que aconteceu:

- O Brasil Ganhou a Copa América cinco ou seis vezes (sendo que a primeira, em 1989, quebrou um jejum de quase quarenta anos).

- O Brasil ganhou dois Mundiais e foi vice em outro.

- Teve duas ou três conquistas da Copa das Confederações. Uma delas vencida com goleada em cima da Argentina.

Não gosto dele, acho o cara um esnobe, desonesto e manipulador. Além de tudo, é daqueles que se apaixonam pelo cargo (e pela grana que entra) e vai se perpetuando no poder.

Também duvido que ele tenha muitos méritos nas conquistas do Brasil nas últimas duas décadas. Afinal, ele não entende bulhufas de futebol.

Mas me parece que ele sabe se cercar das pessoas certas na maioria das vezes.

Polaco na Serra disse...

Dr. Sócrates, craque com a bola no pé e com as palavras também... disse tudo... eh povinho bunda que somos nós...
Ah... além de tudo, o Dr. gosta de uma birita... hehehe

Marimas disse...

é.. o melhor do brasil é o brasileiro... kkkk

Só não achei o Dr. bom com as palavras.. mil vezes os textos da Diana...

diana oliveira disse...

muito obrigada pelos elogios meninos, mas esse texto é o menos bem escrito do doutor. leiam as colunas dele, no site da carta capital, postei esse pq adorei a idéia do diário de um cartola.

vinícius, não interpretei como despeito. penso q um cara como o sócrates, vivendo há muito tempo essa função do futebol, deve tá muito mais de saco cheio da cbf q qquer um de nós.

abrçs com o "ego massageado"

Anônimo disse...

Quanto aos clubes apoiarem a reeleição dele também já fiquei revoltado com isso. Mas não é tão simples:

Não sei exatamente, mas acho que são as federações que votam, portanto, mesmo com Inter e grêmio ficando contra ele se reelegeria. Só iriam arranjar um briga que não levaria a nada...

Federação do Alagoas = Federação do RS.

É algo parecido com o que acontece com os sindicatos...

Marimas disse...

hum...não sabia deste informação... apenas tinha lido no blog do Juca há uns 2 meses atrás que ele tinha sido reeleito para o trocentézimo mandato por unanimidade...

Mas fiquei pensando uma coisa, se Inter e Smurf's não tem força política de pressão na FGF (caso não quisessem a reeleição), quem tem?!

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

o tópico da diana tah excelente.

MAS COMO EH DA MINHA CARACTERÍSTICA VOU DESVIAR DE NOVO!!

AHUAHUAUHAUHA

ONTEM COMPREI UM HOT WHEELS, DO CARRO DO BATMAN, AQUELE DA SÉRIE DOS ANOS 70, HUAUHAUHAA

IRADO.

ALGUÉM AI COLECIONA?

Schroder-EUA disse...

SuperDado...Sr dos Desviadores...voce esquece que eu tenho uma superpoder maior...o do Delete...haha...mas serio, prefiro ler sua opiniao sobre um assunto do que voce apenas colar artigos do globo esporte e tal. Nao sei se o resto do pessoal concorda, mas temos que tenat ao menos ficar um pouco organizado. Espero que nao leve a mal.

Quanto ao Col US, CJR e Nelson, nao sei se eles coincidentemente nao tem aparecido desde aquele topico meu, mas a intençao não foi de faze-los sumir. Eu não achava que um post comico sobre a corneta deles teria esse efeito especiamente porque eles que custumam criticar diariamente e arduamente varios profissionais do Inter, eu nao pensaria que uma piada iria afetar eles assim. Logo eles que gostam de meter pau sem perdao em algumas pessoas. Mas derepente nao é isso, talvez esteja de ferias?

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Sem futebol não tem o que cornetear, Louis. ahauhauahuahuahua

A não ser que corneteiem as férias do Alex, do Clemer, do Índio, etc...ahauhauahua

Espera só até segunda pra ti ver...ahuahua

Boa sorte às meninas. Hj não vou poder ir.

Eber Prado disse...

Alguém sabe do resultado das gurias? Se souber da um topque.

Eber Prado

Gonçalves disse...

Piór que quando eu jogava futiba na epoca de piá...meu apelido sempre era Sócrates....por causa de gostar de uma firula ou um calcanharzinho de vez em quando...quanto à CBF...por que vocês acham que foi engavetado a CPI do congresso?...porque a CBF injeta dinheiro nas campanhas políticas de alguns politicos que lhe convém...uma vez escutei o Rech da Guaíba falando isso...ele tinha até os nomes dos caras.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Foram eliminadas, Eber. Perderam por 1x0. =/

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

DITADURA PEGANDO NO BLOG

ISSO É BOM, SEMPRE FUI A FAVOR DA DITADURA.

ARISTROCACIA MASCARADA DE DEMOCRACIA NÃO É COMIGO.

NÃO POSTO QUASE NADA DO DA GLOBO LOUIS, POSTO OS LINCKS DAS COLUNAS DO FINAL SPORTS E OUTRAS COISAS QUE ACHO INTERESSANTE EM REPARTIR COM OS COLORADOS, COMO A PAGINA DO INTER NO WIKIPÉDIA.

MAS ISSO NÃO PARECE IMPORTAR PRA TI, O QUE TE IMPORTA SÃO OS JOGOS DE BAISEBAL, BASQUETE E FUTEBOL AMERICANO...

NUNCA VI UM BLOG DE FUTEBOL FALAR TANDO DE DE OUTROS ESPORTES QUE NÃO O PRÓPRIO FUTEBOL...

SERÁ QUE EU QUE DESVIRTUO OS TÓPICOS MESMO???

OUTRA COISA, ESTIVEMOS REUNIDOS PARA MONTAR A CHAPA BLOG VERMELHO, FIZEMOS ATÉ UM PLANO DE METAS, E NUNCA VI NADA A RESPEITO NO BLOG...

O BLOG ANDA FRACO...

TALVEZ PELA FALTA DE MOVIMENTAÇÃO FUTEBOLÍSTICA...

TALVEZ PELA FALTA DE ASSUNTOS RELACIONADOS AO FUTEBOL COM UM TODO...

NÃO SEI, SEI QUE O ALEMÃO NÃO APARECEU MAIS, O CJR, O NELSON, O COL_US, E AGORA EU, TO DANDO UM TEMPO TB...

TALVEZ EU ESTEJA EQUIVOCADO, MAS TALVEZ TEU TENHA QUE REVER OS TEUS CONCEITOS...

ABRAÇO.

diana oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Dadinho,

Calma aí...

O Louis faz seus comentários, tu fazes, nós fazemos, eles fazem...

Corneta prá lá , corneta prá cá, o certo é que se alguém fica mordido com o que o outro escreve, deve pensar que pimenta nos olhos dos outros é refresco, pois escreve e corneteia também.

Deve ser livre a postagem, com restrição aos pijameiros de plantão.

Mas e aquela história de que o Nelson e o CJR eram a mesma pessoa. Será que ao invés de 2 seriam 3?

Um homem de 3 cabeças.

Será?

Mas acho que são três torcedores exigentes ao máximo. As vezes extrapolam, mas não deixam de fazer parte da grande nação colorada.

Schroder-EUA disse...

Dado tem um ditado aqui

"Tell us how you really feel!"

Cara ditadura nada, muito pelo contrario. Faz acho mais de um ano que não apago comentarios (ate ontem) pois não era necessario.

Se tu quer me criticar pode criticar, nao vou ficar PDC como voce fica com um pequeno pedido meu.

Quanto ao movimento do blog, nada a ver...pelos dados o movimento nao caiu. Continua entre 2000-3000 visitas por dia. E até pouco tempo 20 comentarios em um topico era muito!

Não precisa me atacar por nao gostar de minha sugestão. So acredito que quando alguem entra pra ler os comentarios e encontra dados volumosos do Wikipidia isso meio que atrapalha a leitura da pessoa. Voce pode ate passar o Link, mas colar todo texto so disvirtua o topico e o debate nos comentarios.

Quanto ao Topico do Triangulo...era piada...e acredito que pessoas que fazem fortes criticas diariamente a integrantes do Inter podem tolerar uma piadinha!

Schroder-EUA disse...

PS:

Dado, falo sim de outros esportes de vez em quando...mas quase sempre tem algo a ver com o Inter. Sabe eu moro em outro Pais e isso aqui é um Blog. Blog é um forum pessoal onde a pessoa escreve sobre coisas relacionadas a sua vida. Esse Blog não é Site de noticias. Então não tem como eu evitar fazer conecções entre coisas.

Se eu morasse no Egito com certeza ja teriamos escrito sobre Piramides varias vezes!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]