sexta-feira, novembro 23, 2007

26 Tigre enjaulado

Escrito por Rafael Severo

Tá certo que o cara da foto acima fez um campeonato brasileiro pouco convincente em 2006. Tá certo que jogou poucos minutos com o manto sagrado e já se foi rumo aos Euros. Tá certo que nem titular era e que tampouco foi unanimidade entre os colorados. Tá certo que em dado momento foi vaiado no Beira-rio (qual jogador da base não foi?) e saiu de campo mandando a torcida à merda. Pra mim, nada disso importa. Pra mim, o que importa é que o cara da foto, ou melhor, o menino da foto, foi o principal responsável pelo maior título da história do nosso clube.

Por uma questão de justiça - por mais que prevaleçam os nomes de Iarley e Gabiru - é bom que se diga que se não fosse Luis Adriano talvez nossa história no Mundial não passasse de um breve conto de verão.

Senão vejamos: Luis Adriano entrou no meio do segundo tempo e acabou com o time egípcio numa cabeçada fulminante, deslocando o goleiro e levando o time do coração à condição de finalista do maior torneio de clubes do Mundo. Na final, contra o temível Barcelona, ele deu novas cores ao jogo quando novamente lhe foi dada a oportunidade de entrar em meio à partida.

Atrevido, insinuante, rápido e destemido, Luis Adriano destoou um pouco do futebol hermético jogado pelo time colorado até então na partida. Entendo que o Inter só foi mais Inter a partir do advento do Luis Adriano, pois Luis Adriano é a cara do Inter e vice versa. Ele emanou em campo a legítima atitude colorada, atitude que considero a cara do Inter. Atitude de um negro, nascido e crescido pobre e que trás no olhar o sentimento irresoluto de alguém que se atreve a vencer. De alguém que ultrapassa a fronteira árida da realidade e ingressa com fome num mundo de poucos.

Sim, Luis Adriano entrou e já foi aplicando uma meia-lua no marcador catalão, o qual duvido que o prórpio Luis Adriano saiba o nome. E isso nem interessava mais, pois ao entrar em campo, Luis Adriano levou muito mais do qua a vontade própria de vencer, levou o Inter consigo. E o Inter, meus amigos, quando levado no peito por quem o entende desde criança, se torna imbatível, certeiro e inabalável.

O Barcelona não entendeu isso e mesmo que entendesse seria foda do mesmo jeito pra eles, os catalães. Em outras palavras, o Inter é foda! Como foda foi o início da jogada do gol do título, quando ele, o menino Luis Adriano, raspou a bola de cabeça e já se posicionou feito um raio pela direita, dando opção para o Iarley escolher a melhor jogada pro golpe fatal.

Inclusive, há uma passagem no filme Gigante em que o Fernando Carvalho descreve Luis Adriano como um tigre enjaulado. Ele estava se referindo à atitude do garoto durante o Mundial, enquanto aguardava pra entrar em campo. Atitude que está no DNA colorado, no DNA do Luis Adriano. Então, gravem o rosto do moço da foto acima, pois ele é foda, ele é a cara do Inter.


26 Comentários:

Marimas disse...

Excelente texto rafael.. parabéns.. de arrepiar...

Alguém sabe notícias dele?!! Sei por onde ele anda... mas o que tá fazendo por lá eu não faço a menor idéia...

Marimas disse...

Na falta do Dadinho vou eu dar uma desvirtuada por aqui... no globo.com tem uma lista de possíveis jogadores disponíveis ao final deste ano.. em função do término do contrato.. eles estão na séria A, B e no exterior em clubes fora do eixo de maior potencial econômico europeu... tem alguns errinhos na lista, mas tá razoável...

Pude ver que o Conca, aquele que o Inter já contratou 550 vezes, termina o contrato de empréstimo com o Vasco no fim do ano e o River só aceita vender... algo em torno de R$ 4mi... é um jogador novo, firulento (como quese todo argentino), mas que faz muito bem a ligação do meio com o ataque... é uma boa opção, para mim vale o investimento...

E li agora tb que o Brother não fica mesmo no recreativo ano que vem.. ahahahah.. quero ver acharem outro para fazer aquele time medíocre jogar...

SDS COLORADAS...

Douglas - São Léo disse...

Ótimo post....so assiduo aqui no blog, mas pouco comento...porem esse post foi foda mesmo!!1

abs

Gonçalves disse...

Realmente, como a gente presta atenção no produto final depois de um certo tempo...esse garoto certamente entraria na categoria dos Se...se ele não tivesse entrado realmente a história poderia ter sido outra...esse também num curto espaço de tempo passa à ser nosso em termos temor...não conseguimos deixar essas ultimas figuras como ele e o Pato num tempo hábil de tirarmos proveito...talvez o Sóbis numa conquista mais palpável como da Libertadores...quem será que apresentaremos para o mundo o ano que vem e logo em seguida perderemos num piscar de olhos?

diana oliveira disse...

bah, nessa hora do filme em q o fernando carvalho o chama de tigre enjaulado, aparece a imagem do luis adriano realmente inquieto, querendo muito jogar.

mas ele não fez um bom campeonato brasileiro em 2006, chegou a ser mais titular q o renteria depois da libertadores e naquele momento não conseguiu dar resposta... coisas da vida.

o legal disso é a origem dele, gaúcho de porto alegre e colorado. o rafael acerta em cheio qdo diz q o luis adriano é a cara do inter. é mesmo.

Anônimo disse...

Pois é, até hoje não entendo o porque vender um jogador como ele, colorado de coração mesmo, ex-torcedor de arquibancada inferior, apenas 19 anos e muito potencial.

Mas infelizmente os dólares e euros falam mais alto hoje em dia e como o meu colega falou esses dias, acho que resolveram vender ele valorizado pelo mundial e não arriscar o cara voltar e fazer um gauchão/brasileiro medíocre de novo e perder dinheiro!

PS: Sobre as vaias pra jogadores vindo da base como o Luis Adriano, lembro como se fosse hoje ainda, vários medíocres da Social vaiando o Sóbis tempos atrás. Lamentável!!!

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Um dia o tigre volta pra casa...
Só espero que não seja de bengalas, mas que seja com a sabedoria de quem aprendeu muito para ajudar na conquista de títulos.
Diana acertou, ele chegou a ser vaiado. Nas sociais um cara vaiou o tigre e tomou um copo de cerveja na careca...(não era eu!!!).

E ele se foi...

Mas o Inter, ... O Inter é o Celeiro de Ases!!!

É a máquina de fabricar craques!
E já, já, sai mais um ídolo para admirarmos e gritarmos seu nome das arquibancadas esperançosas e sedentas de títulos do Beira-Rio!

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

O Luis Adriano é uma das estrelas do filme...

O Filme é muito bom, chorei pra caralho... Molhei a camisa...
Saí de olho inchado.
Mas as entrevistas com os torcedores tem algo de estranho. Não me caiu muito bem, parece faltar algo....

Talvez no DVD... Espero comprar hoje o meu.

Schroder-EUA disse...

Verade. Era facil cabecear aquela bola ao Iarley e ficar parado...mas nao ele cabeceou e saiu correndo feito louco...depois do Mundial minha opiniao sobre o LA mudou..pena que el nao foi dado uma chance em 2007 e simplesmente virou moeda.

diana oliveira disse...

fabio, tbm achei algo de estranho nas entrevistas com os torcedores. faltaram depoimentos da raça...

Thiago Alexi Freitas disse...

http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a1686978.htm&subTab=00064&uf=1&local=1&l=&template=§ion=noticias
entrevista interessante com o Fernando Carvalho

Unknown disse...

nao sei se faltou raça... acho que todos os torcedores falaram com emoçao... todos nos guardaremos aquele dia inesquecivel...
quem nao lembra aonde estava... como foi na hora do gol, da festa...

cada um tem vai guardar um filme so seu na sua cabeça... Imagina se daqui a 50 anos vou ter esquecido o nervosismo da noite anterior mal dormida, daquele jogo incrivel, da festa...

luis fabiano tem todo meu respeito... tomara que tenha muito sucesso e que ganhe muita grana lá na europa...
ele saiu do Bom Jesus.. eu ai estou naquelas bandas.. mas um dia chego la tb..hehe

Samuel Ramos disse...

pior que venderam o luis adriano e uns dias depois anunciaram a contratação do traíra canela fina do thristian para o lugar do guri

agora tá aí encostado o canela fina, ganhando cenzinho por mes

Schroder-EUA disse...

é verdade Samuel!!

Toda grana que ganharam com o LA foi se para o Christian...no minimo ja gataram uns 700 Mil no Christian...e o que que ele fez até agora?

PS:

Lembrei que alem do Gol do Mundial...do Gol contra o Pumas...o GABIRU TAMBEM fez o gol que começou a goleada sobre o Maracaibo no BR. Matou no peito e colocou no canto. O Gabiru contribuiu muito mais que o pessoal pensa em 1 pequeno ano.

Iuri disse...

Esse cara não devia ter ido embora.
Venderam apra não vender o Pato ou outros jogadores, idem pro Saci Rentería.
Bom, venderam ou emprestaram outros jogadores, perderam o Pato e ainda ficaram sem 2 ótimos atacantes. :-(

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Fábio: pois é, Inter é Celeiro de Ases, de Reis, de ValeNtes...hauhauhauhua

O Luís Adriano tb era um dos mais agitadores (no bom sentido). Ele aparece bastante no DVD do Mundial, aquele que foi pros sócios. Sempre alto-astral.

Ele é uma prova de como o Inter "queima cartucho" muito cedo...

Anônimo disse...

Rodrigo, acho que queimaram o cartucho Luis Adriano pelo fato de talvez acharem que ele repetiria as atuações do Brasileiro de 2006. Daí pra vender ele em alta aceitaram a primeira proposta que apareceu na frente.

Porém, o que me deixa indignado é que sempre vem com essa história que não vão vender e talz, mas na hora H sempre se entregam pela grana. Já começou a mesma coisa com o Roger.

Quer ver que não vão segurar o Roger???

Marco disse...

Quando o Fernandão caiu em campo, levantei do sofá e não sentei mais. E quando ele iria ser substituído, aparece a cena do Índio jorrando sangue pelo nariz. Pensei: "Vamos ter que fechar lá atrás, ripar o Ronaldinho Pipoca, e ir pros penaltis".
Eis que Índio se levanta e o Gabiru vai pro jogo. Todos me olham, perguntando como é este tal Gabiru.

- O cara tem estrela, nos tempos de Atlético o cara fazia uns gols santificados... Quem sabe ele não faz o gol do título?

Alguns minutos depois, estávamos todos no ar, abraçados e berrando como um bando de possessos, e eu gritava: "Acabou! Acabou! Não dá mais tempo! Olha a cara do dentuço, ele sabe que acabou, não deu prá ele!".

O resto é História.

Marco disse...

Louis

está havendo um problema para postar aqui.

Antes, eu escrevia a mensagem, informava usuário e senha (do Gmail) e mandava publicar. Beleza.

De uns dias para cá, não estava mais conseguindo.

Como teste, entrei no Gmail, voltei ao Blog e mandei "Ver comentários". Apareceu liberado para postar.


Deve ser por isto que muita gente sumiu: não está conseguindo postar.

Schroder-EUA disse...

Marco

Aqui do meu lado tudo normal. Mais alguem teve problemas em postar comentarios?

Gonçalves disse...

eu tambem tive e tenho as vezes...ele dá umas rateadas de vez em quando, mas meio que me obrigou uns dias arás a fazer uma conta do gmail..pois eu tava entrando com uma do yahoo...ou só o nick goncabarun, mas o comentario não apaga só ele não registar até que coloque o tal email do gmail, mas umas vezes tambem funciona com o do yahoo...tá meio chato, mas contornável...falei com o Alemão Milano...tá mesmo pestiado...mas ta se recuperando bem e disse que não tá acessando por causa disso falô?

Denilson M. (POA) disse...

tambem estou tendo esse problema de postagem... tem que tentar umas duas ou tres vezes...

Anelise disse...

E pensar que o L. Adriano só foi ao mundial por causa do empresário. Explico: O Inter queria renovar com o Pato antes do mundial, lembram? O empresário e o pai dele tavam encrencando. Daí o Inter disse que ele só iria se renovasse. Uma das condiçoes impostas pelo Gilmar Veloz foi de levar junto o l. Adriano (que ele tbem empresaria). Deve ter pedido pra escalarem ele também. Valeu Gilmar Veloz!!!! Pior é que tem caso de varios que eram escalados nestas condiçoes - O michel por exemplo; dizem que a procuradora dele era a 1a. dama (esposa do Fernando Carvalho - uma "laranja"?) e que queriam valorizá-lo. Dizem...
Sobre os depoimentos de torcedores, particularmente tbem nao gostei muito... (alguns tomaram até vaia durante a exibição). Acho que foram meio escolhidos a dedo, pois no site do filme tinham outros maravilhosos que não entraram...

Vlad.Pro disse...

Bah, cara concordo integralmente. Ano passado comentava algo semelhante. O Luiz Adriano tem a cara do Colorado
Abraço

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]