quarta-feira, junho 30, 2010

8 A Copa do Mundo em Porto Alegre

8 Comentários


Em 28 de junho de 1950, há 60 anos atrás, ocorria a primeira partida válida por uma Copa do Mundo, em Porto Alegre.

Quando a cidade foi escolhida como uma das sedes para a Copa do Mundo de 1950, cogitou-se da construção de um grande estádio municipal, como seria feito no RJ (Maracanã), mas logo a ideia foi abandonada, e o Estádio dos Eucaliptos, do Internacional, foi escolhido como sede, sendo reformado e ampliado para o Mundial.

Às 15 horas, entraram no gramado as seleções da Iugoslávia e do México. Os europeus vinham de uma vitória sobre a Suíça (3x0) e eram o adversário mais forte do Brasil no Grupo I. Já o México, havia levado 4x0 do Brasil na estreia.

Doze mil pessoas compareceram ao estádio (era uma quarta-feira). A partida foi dirigida por Mervyn Griffiths (País de Gales), que foi auxiliado por Leafe (Inglaterra) e Van der Meer (Holanda).

As seleções foram a campo com:

IUG: Mrkusic; Horvat e Stankovic; Zlatko Cajkovski, Jovanovic e Djajic; Mihailovic, Mitic, Tomasevic, Bobek e Zelijko Cajkovski
Técnico: Milorad Arsenijevic
MEX: Carbajal; Gutierrez e Cuburu; Gomez, Roca e Ortiz; Septien, Naranjo, Casarin, Perez e Velasquez
Técnico: Octavio Vial

Em campo, figuras que tornariam-se conhecidas no futebol mundial, ou mesmo já eram lendárias, como Mitic, um dos cinco maiores jogadores da história do Estrela Vermelha, e Bobek, considerado o maior jogador da história do Partizan, e maior artilheiro da Seleção Iugoslava. Do lado mexicano, atuava o jovem goleiro Carbajal, que havia completado 21 anos poucos dias antes. Este goleiro seria figura presente em 5 mundiais (1950, 1954, 1958, 1966 e 1970), além de ser o maior jogador do México na sua posição.

Os iugoslavos dominaram a partida, e marcaram logo aos 19' do 1º tempo, com Bobek. Zelijko Cajkovski ampliou aos 23', e a 1ª etapa terminou com o placar de Iugoslávia 2x0. Na 2ª etapa, Zelijko Cajkovski marcou mais um logo aos 7' e Tomasevic marcou o 4º gol aos 36'.

Os mexicanos, irritados com as críticas de sua imprensa, de que haviam se desgastado em noitadas nos cabarés cariocas, correram o tempo todo, mas só conseguiram marcar o gol de honra aos 44’ do 2º tempo, em um pênalti cobrado por Ortiz. Na verdade, não só os mexicanos divertiram-se nas noites cariocas, como fizeram o mesmo nas noites porto-alegrenses, a ponto da seleção ser dissolvida, ao voltar ao país, em função do “péssimo comportamento no terreno moral”.

O público saiu do estádio contente com a partida, mas ao mesmo tempo preocupado. No mesmo horário, o Brasil enfrentou a Suíça, em São Paulo, e empatou em 2x2. Com isso, teria que vencer a Iugoslávia, na última rodada, para classificar-se.

Outra partida seria realizada em 2 de julho: Suíça 2x1 México. Esta partida marcou a 1ª vitória dos suíços em mundiais, e o 6º jogo e 6ª derrota dos mexicanos nas Copas. O árbitro da partida, Ivan Eklind, da Suécia, achou que os uniformes verde (México) e vermelho (Suíça) tinham pouco contraste. Como nenhuma das equipes tinha uniforme reserva, o México teve que atuar com o uniforme do Cruzeiro de Porto Alegre.

Curiosidade:

Em fevereiro de 1955 o Estrela Vermelha excursionava pelo Brasil e enfrentou o Internacional, nos Eucaliptos. Daquela seleção que havia jogado na cidade cinco anos antes, estavam presentes em campo Stankovic, Djajic e Mitic. O Colorado venceu por 4x2.

terça-feira, junho 29, 2010

21 FIFA

21 Comentários
Enquanto não se confirma o retorno do Sóbis nem a inscrição do Tinga e do Renan na Libertadores, e antes mesmo dos jogos treinos do Inter que antecederão o reinício do Brasileirão, transcrevo na íntegra, reportagem de O Estado de São Paulo. Me parece um interessantíssimo tema para reflexão e debate. Ainda mais, em época de Copa do Mundo.


A Fifa controla o dinheiro, marca os adversários e dribla a Justiça
26 de junho de 2010

Flavia Tavares, de O Estado de S. Paulo

Enquanto o English Team sofria para passar às oitavas contra a Eslovênia, o escocês Andrew Jennings desfiava o sarcasmo adquirido ao longo da vida de repórter investigativo na Inglaterra, na BBC e em grandes jornais. Com a pontaria muito mais calibrada que a dos artilheiros desta Copa do Mundo, o jornalista vai relatando casos de corrupção que apurou para produzir seus três livros sobre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e outro sobre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) – mesmo sendo o único jornalista do mundo banido das coletivas da entidade desde 2003.

O jornalista inglês Andrew Jennings relata em livro casos de corrupção dentro da FIFA um dos escândalos relatados por ele em 2006, no livro Foul! The Secret World of Fifa (não traduzido no Brasil), teve um desfecho na sexta-feira. Altos dirigentes da organização máxima do futebol receberam propina, admitiu a Justiça suíça. Mas eles não serão punidos porque a lei do país, que é sede da Fifa, permitia o “bicho” na época.

Os figurões pagarão apenas os custos legais e suas identidades não serão reveladas. “É por isso que meu segundo livro sobre o tema será uma comparação da Fifa com o crime organizado”, conta. Ele optou por publicar a obra depois das eleições na entidade, em maio de 2011, embora duvide que alguém vá enfrentar o dono da bola, Joseph Blatter. “Ninguém ousa desafiar a Fifa porque eles controlam o dinheiro. E a imprensa cala”, dispara Jennings.

Em suas investigações sobre a Fifa, o que o senhor descobriu?

A Fifa é comandada por um pequeno grupo de homens – não há mulheres em altos postos da entidade e isso fala por si – que está lá há muitos anos. São homens em quem não devemos confiar e contra quem temos provas contundentes. Eles podem continuar no poder porque controlam o dinheiro. E tornam a vida dos dirigentes das confederações nacionais muito boa e fácil. Fico envergonhado porque ninguém se manifesta contra esse poder.

Como os dirigentes se manifestariam?

Zurique, sede da Fifa, é uma Pyongyang do futebol. O líder fala e os outros agradecem. Numa democracia é esperado que haja discordância, oposição. Na Fifa, não há. Eles têm um congresso a que, ironicamente, chamam de parlamento. São cerca de 600 delegados – acho que são 2 ou 3 por país representado, e são 208 países. Se você chegasse de Marte acharia que o mundo é perfeito, porque todos concordam. É vergonhoso. Nisso, a CBF é tão culpada quanto todas as outras confederações.

Que instrumentos a Fifa usa para manter esse poder?

A Fifa dá cerca de US$ 250 mil por ano para cada país investir em futebol. Na Europa, não precisamos desse dinheiro. A indústria do futebol fatura o suficiente para se alimentar. Mas é uma forma de a Fifa se manter. Esse dinheiro nunca é auditado. Na Suíça, a propina comercial não era ilegal até pouco tempo, apenas o suborno de oficiais do governo. O caso que eu conto no meu livro é justamente sobre um esquema de propinas pagas pela International Sport and Leisure (ISL), empresa que negociava os direitos televisivos e de marketing da Fifa. A história é cheia de detalhes, mas no final a ISL só foi responsabilizada pelo fato de gerenciar mal seus negócios enquanto devia para outras empresas.

Não houve punição?

Como eu disse, o pagamento de propina não era ilegal na Suíça. Portanto, não havia crime a ser punido. As acusações contra a Fifa foram retiradas e a entidade foi multada em 5,5 milhões de francos suíços (cerca de US$ 5 milhões) para custos legais.

Por que os governos não se envolvem ou a Justiça não faz algo?

Porque a sede da Fifa é na Suíça e a lei lá é muito permissiva. Para outros países, é inaceitável que esses homens se safem tão facilmente e que os altos dirigentes riam da nossa cara desse jeito. O que me deixa enojado é que os líderes dos países – o primeiro-ministro britânico, o presidente Lula e todos os outros – façam negócio com essas pessoas. Eles deveriam lhes negar vistos, deveriam dizer que não querem se relacionar com dirigentes tão corruptos. E tenho certeza de que, se os governantes se voltassem contra a corrupção da Fifa, teriam apoio maciço dos torcedores/eleitores.

Por que todos são tão complacentes?

Suponhamos que você seja uma torcedora fanática pelo seu time. Você vai à Copa do Mundo, mas como sempre há escassez de ingressos. Você então compra suas entradas de cambistas, mesmo sabendo que parte desse ágio vai voltar para o bolso da Fifa, já que ela é suspeita de liberar esses ingressos para os ambulantes. Você não pode provar, claro, mas você sabe. As pessoas não são estúpidas. Os governos menos ainda, eles podem investigar o que quiserem. Mas não investigam a Fifa porque os políticos simplesmente ignoram os torcedores. É o que já está acontecendo com a Copa de 2014. Qualquer brasileiro com mais de 10 anos sabe que a corrupção já está instalada. Por que ninguém faz nada?

Por quê?

É difícil saber. Se um país relevante enfrentasse a Fifa ela recuaria. Ou você acha ela excluiria o Brasil de uma Copa? Eles conseguem enganar países pequenos, esquecidos pelo mundo. Mas, se o Brasil dissesse não à corrupção, provavelmente a América Latina se uniria a vocês. E você acha que esses líderes latino-americanos nunca discutiram a possibilidade de um levante, de fazer o que os europeus já deveriam ter feito há tempos? Acho que lhes falta coragem.

O Brasil tentou fazer uma investigação, por meio de uma CPI.

Tentou e foi ao mesmo tempo uma vitória para o país e uma grande decepção, porque pararam de investigar no meio. O povo vai ter de pressionar os políticos a fazer algo. É realmente uma pena que o Brasil tenha chegado tão longe na investigação e tenha desistido no caminho. Havia provas para seguir em frente, para tirar a CBF das mãos do Ricardo Teixeira e, quem sabe, colocar auditores independentes lá dentro. A Justiça também poderia ser mais ativa. Por mais que eles tenham comprado alguns juízes, não compraram todos, certamente.

Sabendo de tudo isso o senhor ainda consegue curtir o futebol, se divertir com ele?

Sim, porque a corrupção não está tão infiltrada nos jogos, embora chegue a essa ponta também. Ela fica mais nos bastidores. Há exceções, como na Copa de 2002, em que a Espanha e a Itália foram roubadas grotescamente. Era importante para a Fifa que a Coreia do Sul passasse adiante. Não foi culpa dos jogadores, mas as razões políticas e econômicas se impuseram. Na Coreia, o beisebol é mais popular do que o futebol. Se eles fossem desclassificados, os estádios se esvaziariam. Neste ano, todos ficaram de olho nos jogos de times africanos. Blatter também precisa de um time do continente nas oitavas. A questão é que, quando assistimos às partidas, assistimos aos atletas, ao esporte, então, é possível confiar. É fácil punir um árbitro corrupto e a maioria não é corrompida.

Então, a corrupção não interfere tanto no esporte?

Cada centavo que os dirigentes tiram ilicitamente da Fifa ou das organizações nacionais é dinheiro que eles tiram do esporte e de investimentos. Portanto, estão desviando de nós, torcedores, e dos atletas que jogam no chão batido em países subdesenvolvidos. Eles tiram dos pobres.

É possível para os jogadores, técnicos e dirigentes se manterem distantes da corrupção no futebol?

Bom, o dinheiro normalmente é tirado do orçamento do marketing, não afeta jogadores e técnicos dos times nacionais. Uma coisa interessante é o comitê de auditoria interna da Fifa. Um dos membros é José Carlos Salim, que foi investigado muitas vezes no Brasil. Por que você acha que ele está lá? Para fingir que não vê.

A corrupção no futebol começa nos clubes e se espalha ou vem de cima para baixo?

Sempre haverá um nível de roubalheira em todas os escalões. Para isso temos leis e, às vezes, conseguimos aplicá-las. Mas a pior corrupção está na liderança mundial. Quase todos os países assinam tratados internacionais anticorrupção, mas não fazem nada quanto aos desmandos da Fifa e do COI. E, quando algum governante tenta ir atrás de dirigentes de futebol corruptos, a Fifa ameaça suspender o país. Só que ela faz isso com os pequenos. Fizeram isso com Antígua! Suspenderam o país minúsculo que ousou processar o dirigente nacional. Ninguém falou nada. Eu escrevi sobre isso porque tenho fãs lá que me avisaram do caso.

O senhor se sente uma voz solitária na imprensa?

Não confio na cobertura esportiva das agências internacionais. Em outras áreas elas são ótimas. Não no esporte. É uma piada. Apresento documentários com denúncias graves sobre a Fifa na BBC, num programa de jornalismo investigativo chamado Panorama, e dias depois a BBC Sport faz um programa inteiro em que Joseph Blatter apresenta alegremente a nova sede da Fifa em Zurique.

O senhor acompanhou a briga do técnico Dunga com a imprensa brasileira?

Não vou comentar o episódio porque não acompanhei de perto. Posso dizer que a imprensa inglesa e a da maioria dos países é puxa-saco. E sem razão para isso. A desculpa é que os editores têm medo de perder o acesso às seleções e à Fifa. Bobagem. Ora, eu fui banido das coletivas da Fifa sete anos atrás e ainda consegui escrever um livro e fazer várias reportagens. A imprensa deve atribuir as responsabilidades às autoridades. Se não fizer isso, é relações públicas. Tenho milhares de documentos internos da Fifa que fontes me mandam e não param de chegar. Por que só eu faço isso?

A cobertura se concentra mais no evento esportivo em si e nas negociações de jogadores?

Exato, também porque a chefia das redações tende a se concentrar nos assuntos de política nacional, internacional e na economia e deixar o esporte em segundo plano.

O que o senhor espera da Copa no Brasil, em 2014?

Há algumas semanas, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deu um piti público cobrando o governo brasileiro para que acelerasse as construções para a Copa. Estranhei muito, porque não imagino que o governo brasileiro se recusaria a financiar uma Copa. Vocês são loucos por futebol, estão desenvolvendo sua economia, têm recursos e podem achar dinheiro para isso. Uma fonte havia me dito que Valcke e Ricardo Teixeira tinham tirado férias juntos, estavam de bem. Então, o que está por trás dessa gritaria? É pressão para o governo brasileiro colocar mais dinheiro público nas mãos da CBF. Mundialmente, as empreiteiras têm envolvimento com corrupção. Dá para sentir o cheiro daqui.

Três de seus livros são sobre as Olimpíadas. As falcatruas acontecem em qualquer esporte ou são predominantes no futebol?

Sou cuidadoso ao falar disso. Sei que a liderança da Fifa é muito corrupta – e venho publicando isso há mais de dez anos sem que eles tenham me processado nem uma vez sequer, o que diz muito. O COI era muito pior sob o comando de Juan Antonio Samaranch (morto em abril deste ano), que presidiu a entidade de 1980 a 2001. Ele era um fascista e o fascismo é, além de tudo, uma pirâmide de corrupção. Samaranch trabalhou ao lado do generalíssimo Franco. Essa cultura franquista e fascista se transformou em uma cultura gângster.

A corrupção no COI diminuiu com a saída de Samaranch?

Vou ilustrar com uma história. No meu site publiquei uma foto de Blatter cumprimentando um mafioso russo, em 2006, em um encontro com dirigentes do país. O russo foi quem fez o esquema em Salt Lake, na Olimpíada de Inverno de 2002, para que os conterrâneos ganhassem o ouro em patinação artística. Pois bem, Blatter, Havelange e muitos outros da Fifa são parte do comitê do COI. Essa é a dica de como a Rússia está agindo para sediar a Copa de 2018.

Foi assim que o Brasil conseguiu a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016?

Na votação em Copenhague, que deu a sede olímpica para o Rio de Janeiro, o nível de investigação jornalística foi ridículo, só víamos a praia de Copacabana com o povo feliz. Há um grupo no COI que já foi denunciado por receber propina no escândalo da ISL – e quem acompanha a entidade sabe quem eles são. Os dirigentes dos países só precisam pagar umas seis ou sete pessoas para conseguir o voto. Existe, com certeza, uma sobreposição entre os métodos da Fifa e do COI. Mas a cultura das duas entidades não é tão estrita quanto à de uma máfia, é mais como se fossem máfias associadas, apoiadas umas nas outras. Coca-Cola, redes de fast-food, Adidas, você acha que essas companhias não sabem o que está acontecendo? Eles não são estúpidos. A cara de pau é tamanha que Jacques Rogue, presidente do COI, disse em Turim, em 2006, que o COI e o McDonald’s compartilham os mesmos ideais. Será que ele não sabe quanto a obesidade infantil é um problema gravíssimo em vários países? Ou faz parte do jogo ceder a esses interesses?


domingo, junho 27, 2010

74 VAZA WALTER!

74 Comentários
Chega desse amador no Beira Rio. Onde se viu abandonar treino porque quer ser vendido. Esse cara é o maior imbecil a vestir a camisa do Inter talvez na história do Inter. O cara parece não saber raciocinar nem ver a diferença entre certo ou errado. O Inter tem que vender mesmo e encher os cofres por essa naba, ao menos para compensar pelo nosso trabalho e saco de aturar esse cara tosco. Vende ele pro Hamburgo que ele vai achar que tá indo para um paraíso! Chega dessa palhaçada.

PS:

E os erros de arbitragem continuam a acontecer. Inglaterra e Mexico prejudicados hoje com lances ridiculos. Repito pela milesima vez aqui no Blog....1 juiz e dois bandeirinhas não é o suficiente. A culpa não é dos juizes pois é fisicamente impossivel acertarem tudo. Ou precisam de 2 replays por time por tempo (que ajudaria bastante mas não levaria muito tempo) ou precisam de mais 1 ou 2 juizes em campo.

sábado, junho 26, 2010

14 Ghana denovo

14 Comentários
via celular
Vi so pedacos do jogo ghana EUA no celular porque to num casamento. O interesante eh que o noiva noiva e todos os amigos estavam de olho no celular acompanhando o jogo. Nas ruas de -rinceton uma cidade universitaria tinha gente nos bares cafes e ruas acompanhando a partida. No .omento q liguei o celular ja tava 1 a 0. Depois dirigindo vi o empate. Enquanto tirava fotos do casal no campus ghana fez o segundo. Vi os ultimos 4 mins num barzinho. Confesso que fiquei triste. Nao sei como o time jogou mas pelo jeito nao foi o suficiente.

Ta com jeito de Brasil Uruguay na semi. Bom mais 3 horas no casamento aqui..fui.

37 World Cup Top 10

37 Comentários
The first round of the World Cup is over. 48 of 64 matches have been played. Starting tomorrow the final 16 will duke it out to see who will be the new World Champion. With only 16 matches left it's time to look back and see what have been the top stories of the World Cup so far?

TOP 10 World Cup Stories...so far:

#10
South Africa wasn't ready
- While it may not be making big headlines, there have been various reports from journalists in South Africa that in many aspects South Africa failed as a World Cup host. Transportation, Security, Stadium organization, facilities, attendance and staff are a few of the issues in which South Africa came up short.

#9
The Jabulani Ball
- It was a bigger story before the Cup started and slowly faded away as players got used to it. Still, you can tell that this ball is not your normal soccer ball. Maybe the timing is a marketing ploy by FIFA but they should rethink the introduction of a new ball just a few months before the Cup starts.

#8
American Fans
- Not only did more American Fans go to South Africa than fans from any other nation, but American fans at home have gone viral on Youtube. Never before in soccer or any other sport have so many Americans gathered at bars, pubs, outdoor venues and homes to all root for one team. Videos of these fans celebrating US goals have been shown on broadcasts around the world.

#7
Out Of Africa
- This World Cup was supposed to be Africa's World Cup...but only one African country made it to the round of 16; Ghana. Not only did the other African nations not make R16, they barely threatened to get there. They were practically outplayed by everyone else. Another negative is that South Africa is the first Host nation to not get out of their group.

#6
Starless
- So far nobody has really taken the World Cup by Storm. Messi is close but not quite there yet, Kaká has been a non factor & Cristiano Ronaldo seems to worry more about his looks. Surely in the remaining 16 games someone will pull away from the pack. My bet is that it's Messi.

#5
Team USA
- They haven't played the best soccer in the WC, but collectively their 3 games have been by far the most exciting of any other country. They tied England in a long awaited match, they came back from being down 2 to Slovenia and beat Algeria in extra time. All that with controversial ref calls, non-stop action and non stop fight and determination. They have literally become the 2nd team to many outside the US and that's saying alot!

#4
Bad Goalkeeping
- Once the games started this became the first major story. Most memorably England's Robert Green and his major gift to the US in a 1-1 tie. Various other goalies had dubious performances including the Algerian goalie in their loss to Slovenia and to close the first round Chilean keeper Bravo playing with fire against Spain and paying for it. There was even finger pointing on the Denmark side with Sorensen being accused of failing on a Japan free kick that essentially sent Denmark home.

#3
Vuvuzelas
- Most people hate them, a few love them, but they have been a vital part of the WC atmosphere in the South African stadiums. They have even made it all the way to a professional Baseball game giveaway in the United States. Personally I don't mind them, they become background noise after a while and I think I will even kind of miss them when I go back to watching the Libertadores and other leagues.

#2
Copa America
- This is simply incredible. All 5 South American teams have made it through to the final 16. Not only that, but they went undefeated right up to the last match (which Chile lost to Spain). To boot 2 of the 3 North and Central American teams also made it through to the the round of 16. For some the road to the Final could be a new version of Copa America.

#1
The Fall of Europe
- Is it a coincidence that while European clubs use less and less talent from home their National teams are losing more and more? Italy and France, the champs and runner up of 2006 have already gone home. Germany, Spain and England were only a goal here or there from also packing their bags. Is it really that shocking? Not really, European soccer has been somewhat defensive and stale for quite some time. If they don't regroup this could be the norm, especially with the 2014 World Cup going to South America...a place as foreign as the moon to most Europeans players.

Agree, disagree? What do you think are the top World Cup stories so far?

quinta-feira, junho 24, 2010

24 Vem não vem, vem não vem....

24 Comentários
Só rindo mesmo.

- Tenho recebido varios comentarios pela falta de Inter no Blog ultimamente, mas hoje foi mais um exemplo de PORQUE não tenho escrito muito sobre nosso Colorado. Vi que a noticia do dia é que SOBIS NÃO VEM mais. Pois é, assim que a Copa começou e especialmente depois do fiasco do Felipão resolvi não perder tempo com esse vem e não, esses rumores sem fim. Porque a gente entra nessa dança que segue por semanas de noticias duvidosas e no fim dá nessa. Mas não duvido que amanhã já aparece alguem dizendo que SOBIS VEM SIM. Imagina 1 mês disso. Quando Sobis tiver no Aeroporto me avisem.

- Porque que uma seleção como o Japão, EUA e varias outras conseguem correr feito cavalos no seus jogos e nosso Inter se arrastou nos ultmos dois anos? Acho que a resposta todos sabemos, TREINOS SÓ APRTIR das 15:30! Graças ao Celso Roth acabou essa festa. Me adimiro a direção permitir ou promover que esses profissionais ganhando 100 mil ou mais por mês aparecerem no Beira Rio por apenas 2 horas por dia, no fim da tarde. Que fiquem nos 2 turnos pra sempre!

COPA

- A Copa agora é quatro mini-campeonatos entre 16 times. Num deles está URUGUAY, COREA, GANA e EUA. Um desses estará nas semi. Cada um desses País devem estar agradecendo a Deus. Conseguiram evitar Brasil, Espanha, Holanda, Argentina e Inglaterra. Melhor que um sonho! Acredito que vai ser entre EUA e Uruguay. Gana teve sua vez contra os Americanos em 2006, dessa vez acho que dá EUA. Acredito que o Uruguay está em alta suficiente para bater o bom time da Corea do Sul, mas vai ser interesante, a Corea sempre vem pra jogar.

Num outro "quadrangular" temos Argentina, Mexico, Alemanha e Inglaterra. Só vai sobrar um. Eu acho que a final será entre Brasil e Argentina então acho que desses quatro dá Argentina.

Nos outros dois quadrangulares ainda tem times para serem defenidos Sexta Feira e devemos ter Brasil, Holanda, SVK, Chile ou Espanha ou Suiça dum lado e Paraguay, Japão, Portugal, Chile ou Espanha ou Suiça. Portugal não deve ficar muito triste com a segunda colocação pois terá pela frente Paraguay ou Japão. Só que com Argentina na Semi.

No fim como falei acho que dá Brasil x Argentina na Final com vitoria dos Hermanos. Mas com a possibilidade de uma Zerbra nas Quartas da Holanda sobre o Brasil. Não ficaria surpreso em ver numa das Semi's EUA contra Brasil.

OS GRANDES

- Será que a invasão de estrangeiros nas ligas da Italia, Espanha e Inglaterra não está afetando a qualidade dessas seleções? Quanto mais estrangeiros na liga, menos espaço para pratas de casa aparecerem. A Inter de Milão por exemplo é uma seleção estrangeira.

30 Roth - Rooter

30 Comentários

Estive de férias aqui no BV pela mais pura falta de saco de :
1 - Comentar sobre Copa do Mundo ( que coisinha mais ruim, heinhô ?)
2 - Ficar excitado pelas milhares de especulações (e barrigadas) da imprensa sobre o novo treinador do Inter.
3 - Não aguentar aquele sorriso ´superior` do Intendente-mor do Futebol colorado deliciando-se com a ignorância alheia sobre quem seria o nosso novo treinador e afirmando que todos iriam sofrer.
Portanto parei de sofrer...ele não manda nos meus sentimentos / pensamentos.
Quem ri sózinho...


Tirando a emoção penso que a escolha para o momento foi muito boa, visto que outros citados e prováveis candidatos a treinadores não tem a envergadura de passar em frente ao BR - visto que são torcedores dos rivais ao invés de profissionais.

Desde 2006 viemos assistindo, junto com as sucessivas direções, os movimentos subterrâneos do vestiário colorado, onde o desmando era notório e os ratos tomaram conta do porão, visto que ´aquilo` que chamam de vestiário os dirigentes não tem competencia / vontade / tesão de controlar, por isto ficamos nas mãos de treinadores (isto é uma distorção que uma futura gestão profissional tem de corrigir, treinador é para treinar e ponto final), dirigente é para dirigir, mas naquela cumbuca não atuam...
Sabedor agora, na condição de conselheiro, de algumas histórias ocorridas nos bastidores do BR, reforçam a minha ´idolatria` somente pela Instuição e nunca pelos nomes, quer jogadores, quer dirigentes. Tem jogador que se fossem publicadas as histórias, certamente nunca seriam ídolos da torcida colorada...casualmente são aqueles que nunca gostei da postura e posição em que se colocavam, acima da Instituição.

Com o Celso Roth, que fala grosso, a rotina já mudou, basta observar que após muuuuito tempo, os treinos são em 02 turnos, imaginemos, colegas colorados, o que nos aconteceria em nossas atividades se nos negássemos a trabalhar nos horários determinados pelos nossos empregadores.
O Roth não é de muito sorriso, então quem não trabalhar nos treinos e nos jogos será ´detonado`, pois ele não admite jogador ´mão-na-cintura` ou que ´pipoca` nas divididas...certamente não veremos jogaodres omissos em campo !

Desde 2007 estamos torcendo por um time de meio-turno só ! E ninguém faz (ia) nada. As consequencias são as campanhas risíveis desde então, apesar de termos neste período boas equipes de jogadores.

Penso que estaremos em ótimas condições de enfrentar o SP neste próximo e grande embate, mas eles também não estão parados...

Quanto aos conselheiros que somos, aproveitamos este recesso futebolístico e estamos trabalhando bastante para nos inteirarmos das condições do clube com vistas a ajudá-lo no que for possível. O Clube está bastante adiantado em relação aos demais, mas tem muita coisa para ser feita. Tem muito trabalho voluntário lá dentro e as cobranças nem sempre podem ser feitas de modo desejável.

quarta-feira, junho 23, 2010

37 OS EUA MERECERAM

37 Comentários

Até Hugo Chavez no seu Palacio Presidencial deve estar dizendo "Los Estados Unidos merecieron". Não há o que discutir. O time foi roubado contra a Eslovenia e ainda foi roubado de mais um gol hoje contra a Argelia. Teria sido uma enorme injustiça se fosse eliminado. Especialmente pra quem lembra a eliminação injusta de 2002 no jogo contra a Alemanha que tirou um gol com a mão e em 2006 quando um penalti fantasma contra Ghana eliminou os EUA. Mais uma eliminação por causa de erro de Juiz teria sido demais pra engolir e talvez até um tiro fatal para o futebol nesse país.

Eles tambem perderam um monte de gols, um monte mesmo, as vezes na cara do gol. Foi frustrante demais. Queria quebrar a TV em alguns momentos. Eu já praticamente tinha desistido quando Donovan, aquele mesmo que a anos venho avisando que joga muito bem fez o gol que salvou o time e que vai marcar o Futebol nos EUA por um bom tempo. Num ato de desespero coloquei meu cachorro na rua pra dar sorte, achei que fosse ela a culpada pelo empate..1 minuto depois saiu o gol! Vale tudo!

Esse gol vale ouro para o Futebol nos EUA. Assim o esporte fica na midia mais um tempo e melhor...os torcedores novatos sentiram o gosto de sofrer mas com alegria no fim como nos torcedores de mais tempo já sentimos muitas vezes. Foi um gol salvador em muitos aspectos. Quero ver alguem falar que futebol é "boring" agora! (Mas com certeza alguns continuarão falando isso..mas tanto faz).

Mas pra mim pessoalmente o primeiro lugar foi pessimo! Porque? Porque tenho que trabalhar no dia do proximo jogo dos EUA, estarei fotografando um casamento sem a possibilidade de sair dessa! Vou fazer tudo pra não ficar sabendo o resultado mas acho que vai ser impossivel ficar a noite toda sem alguem falar no resultado. Que saco! Não acredito que não vou poder ver ao vivo!



PS:

Com ou sem vitoria dos EUA eu já venho escrevendo a anos..a FIFA tem que fazer algo novo com a arbitragem. Não dá mais, ou colocam mais um Juiz em campo ou começam a usar seletivamente o replay. Copa apos copa está sendo decidido por erros de arbitragens...isso sem falar nos campeonatos de clubes.

PSS:

O que esse gol deve valer para o Donovan que depois chorou na entrevista pos jogo. O cara foi pra Europa com 16 anos so para sentar no banco na Alemanha...e depois tentou a Alemanha num emprestimo em 2005 com o mesmo resultado. Em 2010 teve sucesso num emprestimo na Inglaterra mas está de volta a Los Angeles. Depois da briga dele com David Beckham em 2009, Donovan pode dizer que não deve nada a ele e que joga bola sim.

PSS:

Alemanha pegara Inglaterra, EUA pegara Ghana. Indiretamente os EUA eliminou um dos dois Inglaterra e Alemanha por ter terminado em 1 lugar do grupo já que um dos dois vai ir pra casa daqui uns dias. Em 2006 Ghana eliminou os EUA num penalti não existente. Veremos esse ano!

Esse video é muito bom. Dá pra ver a tristeza na cara de cada um e depois uma explosão de alegria. Notem que o cara na Direita viu o gol 1 segundo antes do resto do pessoal no Bar...esse conhece futebol..ele já sabia que Donovan teria o rebote. O mais incrivel é que esse video foi feito no estado de Nebraska, longe de ser conhecido como o berço do Futebol nos EUA.



terça-feira, junho 22, 2010

14 DAR VOLTA POR CIMA VENDE

14 Comentários
Uma coisa é claro, o Maradona é o queridinho dessa Copa. Não só na Globo como em todos os meios de comunicação pelo mundo. Todo mundo gosta daquele cara que dá a volta por cima. Um John Travolta em Pulp Fiction que por uma decada depois da super exposição dos anos 70 não conseguia um filme bom. Foi só sair Pulp Fiction e a midia voltou a Amar o Travolta.

No rock tambem é assim. Quando surge um cara novo ele é "o maior...o melhor". Mas passa uns anos ele acaba na mira da imprensa. A Imprensa gosta de elevar...e depois derrubar....pra depois elevar o "desgraçado" novamente. Quantas bandas Brasileiras dos anos 80 eram jogadas dinheiro pela TV no auge pra depois serem completamente esquecidos nos anos 90, sem a minima chance de aparecerem na TV? Depois de uma decade de sofrimento e esquecimento total veio o revival...o retorno...o comeback...de muitas dessas bandas (Capital, Ira, Ultraje...etc..).

Foi assim com Maradona, até por culpa propria. Mas foi Heroi...depois vilão...depois coitadinho....e agora Heroi de novo e a midia ta adorando. O que o Dunga tá vivendo hoje faz parte dessa maquina. Dunga já foi Vilão em 90...passou pra Heroi em 94....nos ultimos anos tem sido heroi, tem ganho tudo mas a midia quer que quer derruba-lo. Um heroi não vende jornal se ele é heroi por muito tempo! Nem Pelé é heroi no Brasil. Boa parte dos Brasileiros desrespeitam o Pelé....mas garanto que o dia que Pelé morrer todos que o criticam hoje vão estar babando ovo dele. Pelé é heroi em todo mundo...menos no Brasil! Historias boas não vendem jornal...o negocio é controversia mesmo! Isso vende!

Tele Santana é mais um exemplo. Um tecnico que consegiu perder duas copas com time repleto de craques mas que hoje é um semi-deus do ponto de vista da Midia e provavelmente do publico que é influenciado pela midia. Era só ganhar um Mundial de Clubes que a midia fez com que isso fosse suficiente para o grande Comeback do Telê.

Então o Maradona que aproveita esse amor todo...quando a novidade passar eles vem atras denovo. E o Dunga que fique ligado...se o Brasil for eliminado eventualmente vai ter os caras que vão tentar erguer denovo o Dunga e provavelmente serão alguns dos mesmo que tão tentando derruba-lo hoje. Tudo por ibope...tudo pra vender jornal.

PS:

Uma produção da ESPN Americana, estreia hoje as 22 Horas horario de Brasilia na ESPN dos EUA, "Os 2 Escobars". O Filme trata do Traficante Pablo Escobar e o jogador que foi assasinado por ter feito um gol contra na Copa de 94 Andres Escobar.

O filme promete...deve ter link por ai pra ver pela net.

PS: To assistindo o filme agora...PQP...o que era os times Colombianos começando em 89...tudo fianciado pelos carteis. To numa parte que falam da final da Libertadores de 89 onde o Nacional de Medelin financiado pelo Pablo Escobar chegou ate a final da Libertadores........quase que o Inter aparece nesse final, mas perdeu a semi para o Olimpia. Mostram e falam muito dessa final que foi decidido nos Penaltis. Na Liga Colombiana, Escobar chegou a mandar matar juiz que apitava maldosamente contra seu time, mandado por outros traficantes milionarios.

Nacional acabou sendo campeão da Libertadores ...financiado por dinheiro sujo. Por pouco o Inter não tava nesse inferno de historia.

Depois da conquista da Libertadores os jogadores do Nacional (Andres Escobar incluido..capitão do time) foram até o Sitio do Pablo Escobar comemorar a convite dele. Lá os jogadores receberam seus Bonus pela conquista.



O Trailer no site ESPN

11 Pra não dizer que não falei da Copa

11 Comentários
Já que não tem jogo do Inter, vamos falar de Copa. Afinal, o mundo todo olha para a África. Hoje começa a rodada final da primeira fase.

O grupo A se desenha com México e Uruguai classificados. Acredito em vitória mexicana na última rodada. No B, Argentina líder e jogo minhas fichas na Coréia do Sul em segundo. Assim, teríamos México x Coréia do Sul e Argentina x Uruguai nas oitavas.

No C, Inglaterra e o US Team são meus favoritos. E pelo que se viu, ta mais fácil os yankees fazerem saldo na Argélia que os britânicos na Eslovênia. No D, creio que Alemanha bate Gana e a Sérvia vence a Austrália. E como os germânicos já tem um saldo de gols melhor, devem passar em primeiro, o que indicaria Alemanha x Inglaterra e EUA x Sérvia nas oitavas. Que mumu, hein, Louis!?

No grupo E, Holanda deve vencer Camarões e a Dinamarca, acho, passa pelo Japão. No F, Paraguai vence a Nova Zelândia e a minha querida Itália deve conquistar sua classificação chorada com mais um empate dramático. Típico! Daí, Holanda x Itália e Paraguai x Dinamarca.

Por fim, no grupo G, Brasil x Portugal devem decidir quem passa em primeiro da chave. Aqui, acho que dá Brasil ou talvez um empate. No H, por melhor que tenha jogado o Chile até aqui, pecou ao vencer Honduras apenas por 1 x 0. Assim, acredito que a Espanha vença os andinos e passe em primeiro, com os suíços em segundo. Então, os confrontos seriam Brasil x Suíça e Espanha x Portugal.

Em algumas horas, veremos se minhas primeiras previsões se confirmarão ou se serei apenas mais um palpiteiro fajuto, traído, talvez, pelas imprevisíveis curvas da Jabulani.

Terça que vem, conheceremos as oito seleções remanescentes na Copa. Aposto que chegarão lá Argentina, México, Alemanha, EUA, Holanda, Paraguai, Brasil e Espanha. Dependendo do meu índice de acerto, passarei a crer em meus próprios poderes premonitórios e clarividentes. Preverei o Campeão do Mundo e o escore da disputa do terceiro lugar. Acertando esses resultados, venderei minhas previsões para aquilo que realmente interessa: Libertadores!


segunda-feira, junho 21, 2010

19 FINALMENTE TREINO DE MANHÃ

19 Comentários
Quem lê o BV sabe que a muito tempo reclamo dos treinos do Inter so de tarde. E não é só da era Fossati...na era Tite tambem era assim e talvez até antes. Espero que fique assim PARA SEMPRE e não seja só esse mês. Atleta tem que trabalhar em 2 turnos..especialmente de manhã!

Veja esses topicos que escrevi sobre o assunto:

- Tite Ironico quanto ao Preparo fisico


- Problemas da Vida

- Treinos só as 15:30?

-10 licoes para 2010

e finalmente meu Pedido a Roth quando ele chegou.

PS:

- Tá na hora de começar a dar cartão vermelho pra jogador que cai com as mãos no rosto. Em 19 de 20 vezes o cara tá tentando enganar o Juiz. Aconteceu com Kaka ontem e hoje com o jogador da Suiça quando o Chileno fez que foi atingido no rosto, mas não foi. É uma vergonha isso.

- Eu to achando que a Argentina é a favorita até o momento. O elenco do meio pra frente é muito bom.

PSS:

Que Bosta a Globo fez em criticar o "comportamento" de Dunga na coletiva durante o Fantastico. Grande coisa que ele resmungou algumas palavras contra o reporter da Globo! Que pecado hein!!??? Desde quando o Tecnico não pode ser Ironico nas entrevistas? Dunga deveria trocar seu nome para RED BULL so pra Globo ter que passar a chamar ele de "RB" pra não fazer propaganda gratuita. Olha, até gosto da Globo, no Brasil é o canal mais tecnologicamente avançado e sempre foi...mas os caras são mesquinhos demais...alem de ter a mania de usar e reusar o mesmo cara pra tudo que é programa. Esses "caras" viram uns Donos da Globo. Um exemplo so o cara do Fantastico, faz o fantastico Big Brother e sei la mais quantas coisa...se tiver Rock in Rio ele provavelmente fara denovo. Esse Tadeu Schmidt da virando um desses tambem. E depois esse negocio da Globo não respeitar nomes de clubes o ou patrocinadores é um insulto aos clubes que SÓ ACONTECE NO BRASIL. Se o nome do Time é Pepsi Cola FC a Globo deveria chamar o time de Pespi Cola e não PC!

O Dia que o Dunga fizer isso...ai a Globo pode reclamar!!! Porque a Globo quer SER noticia e não reportar a noticia? Ibope talvez?



domingo, junho 20, 2010

17 TIME SEM NOME

17 Comentários
via celular
Estou a caminho de New York pra ver o jogo do Brasil em algum Bar por la com um amigo. Dessa vez usando a camisa do Brasil de 98 a azul.

Na sexta o cruzeiro jogou aqui contra o red bulls e ganhou 4 a 2. Mas o publico foi so de uns 3000 ou 4000...a maior Mineiros q moram por aqui. Depois no Bigsoccer forum algum torcedor do red bull escreveu que nem deveria ter jogado esse No Name cruzeiro...ou seja esse time sem nome.

Nao fiquem brabo com o guri que pouco deve ver o futebol de clubes do brasil....a culpa deve estar em outro lugar que ninguem conhece os clubes Brasileiros. Se o Inter jogasse aqui poderia ser piorpois tem muito mais mineiro aqui.

de quem eh a culpa? a cbf que so promove a selenike? Os clubes? Por isso insisto que o Inter use SC Internacional como nome do estadio durante a copa. Eh uma vergonha isso. Mais gente iria ver o Bolton ou Betis q clube do Brasil!

Tenho absoluta certeza q seria um gol de placa do Inter em fazer isso!

sábado, junho 19, 2010

20 SC INTERNACIONAL STADIUM

20 Comentários
Seriamente sugiro que os conselheiros colorados, diretoria etc etc etc...se unem e troquem o nome do Estádio Beira Rio para ser OFICIALMENTE Estádio SC Internacional.

Explico.

Quando a Copa for no Beira Rio a FIFA limpa tudo para que o estádio fique sem identificação propria. Os letreiros "Campeão do Mundo" e "SC Internacional" e todas essas coisas do Inter terão que ser removidos de dentro do Estadio (nos muros que se vê durante jogos na TV). Até o Bandeirão do Inter provavelmente terá que sair. A unica coisa que é respeitado é o NOME DO ESTÁDIO.

Então qual a melhor maneira de EXPOR a MARCA DO INTER PELO MUNDO? Colocando o nome do estadio para Estadio SC Internacional. A Midia mundial (ao contrario da Globo) respeita os nomes dos Estadios (e Clubes) e vão usar em TODAS SUAS Publicações "Stadium SC INTERNACIONAL" como nome do Estadio. Provavelmente só no Brasil continuariam usando Beira Rio.

Essa seria a MAIOR CHANCE DE PUBLICIDADE do Inter na Copa. Sem essa troca de nome a copa virá e irá embora e poucas pessoas pelo mundo vão saber ou lembrar quem é o dono do Estádio. Clubes Brasileiros tem pouco reconhecimento via nome fora do Brasil. Que diga o Cruzeiro que jogou para miseros 3 Mil pessoas aqui ne New York essa semana. Se o Inter viesse a NY não seria melhor. Porque? Porque os Clubes Brasileiros não são conhecidos fora da America do Sul por um publico muito grande.

Hoje tem no Google news mais de 30 Mil artigos de noticias recentes que contem o nome "Soccer City". Nome do estadio principal da Copa. Em 2014 pode ser 40 mil artigos com o nome "SC INTERNACIONAL", alem das transmissões na TVs pelo mundo e milhares de estrangeiros falando que o jogo é no "SC Internacional". Enquanto respeito o nome Beira Rio, esse nome não fará NADA para fazer o nosso clube mais conhecido pelo mundo. São poucas as pessoas que pesquisam quem é dono de tal estadio da copa. Não se compara com os bilhões que vão ouvir, ler e ver SC INTERNACIONAL diariamente antes, durante e depois da Copa.

INTER, não perca essa chance UNICA de ter o nome do Inter publicado milhares de vezes antes durante e depois da Copa de 2014!

Imagina em 40 Linguas pelo Mundo diariamente sendo dito e publicado "Estamos no Estadio SC Internacional para o jogo entre....". Se deixarem assim como Beira Rio será a maior perda de uma opotunidade de Marketing na historia do Inter, ainda mais com os Milhões que vamos gastar. O Inter tem que ser esperto e agir logo!

PS: Aproveita e faz a troca do nome na cerimonia de conclusão (ou no inicio) da reforma da cobertura. E lembrando a galera, Beira Rio nem é o nome oficial do Estadio. O Inter talvez até nem precise trocar oficialmente o nome já que os nomes oficiais nem sempre são usados pela fifa (Maracana por exemplo). Talvez uma simples nota a FIFA que o Estadio deve ser chamado pela imprensa e a propria FIFA de SC Internacional seja o suficiente. Assim ninguem precisaria ter xilique na sugestão de troca do nome oficialmente.

PSS:
Prefiro 1000 vezes o nome "SC Internacional" repetido 1 bilhão de vezes em 1 mês do que "Bayrah Reo" que vai significar nada pra maioria da população mundial. O Mundo inteiro repetindo o nome do nosso Clube, acredito que não há nem o que debater. É um "No Brainer".

Depois da Copa o Inter seria o nome de clube mais conhecido do Brasil pelo mundo afora ... disparado!

14 É UM CRIME CHARLIE BROWN!

14 Comentários

- Capa de hoje do New York Post. Pra vê como o futebol da manchete tambem aqui. Se os EUA se classificar a badalação vai aumentar aqui muito mais ainda. É bom lembrar que o Post sempre tem capas "alarmantes desse tipo". Depois do jogo da Inglaterra a Capa disse "Ganhamos! 1 a 1!".

- Essa Copa por sinal confirma que acabou a era de times bobos. O Futebol mundial está muito mais nivelado, ao menos em um torneio curto como a copa. Em 1970 ou 1982 uma partida entre Brasil e Corea do Norte teria acabado 6 a 0. Em 2010 foi 2 a 1. Os favoritos continuam sendo melhores tecnicamente mas o outros times estão mais bem preparados fisicamente e taticamente do que no passado. Não existe mais vitória garantida contra ninguem. Mas ao longo prazo os Favoritos devem prevalecer.

- Li varias reportagens sobre a desorganização da Copa na Africa, inclusive esses dias o David Coimbra da ZH. Reclamações que variam da falta de banheiros, pessimos atendentes nos estadios, transporte complicado etc... Alem disso vi um documentario no PFC (acho que de origem Britanica) mostrando a corrupção atras da organização do evento e construção de estadios. Será que tudo será repetido no Brasil?

- Alguem mais acha que a Billionaria FIFA exagera demais nas exigencias pra sediar uma Copa? Tudo bem precisa ser ter bons vestiarios, cabines de imprensa, segurança e tal...mas ficar gastando 400, 500, 600 milhoes por estádio na economia de hoje não seria exagero? A FIFA não tá nem aí. Todo mundo quer ser sede e eles podem escolher a vontade. A Fifa faz horreres em dinheiro. Só nos direitos de transmissão para o EUA a FIFA recebeu US$400 Milhões...e isso so os direito para UM país. Imagina quanto a FIFA não faz com direitos de todos os Países e ainda com dinheiro de publicidade dos patrocinadores exclusivos como Adidas e dezenas de outros. Enquanto isso cidades, clubes e povos tem que pagar pra FIFA ficar mais rico (e alguns politicos e construtores) na promessa de que ao longo prazo valerá a pena.

- Sobre o Inter...treino em 2 turnos OTIMO..pelo jeito mais prova que tão lendo o Blog Vermelho pois venho pedindo treino em 2 turnos a meses, não...a anos!

- Renan voltou. Não me deixa muito enthusiasmado. Nunca achei Renan um grande goleiro. Sai mal do gol e tem pessima distribuição de bola. Tomara que aprendeu alguma coisa na Europa. Mas fica a duvida. Porque não deu certo lá? Quase todos os goleiros Brasileiros que vão pra Europa dão certo..Renan não deu. Porque?

Mas até jornal mais serio como o New York Times destacou o jogo na capa:


sexta-feira, junho 18, 2010

35 Juiz decide jogo

35 Comentários

via celular
Assisti o jogo num bar lotado em NYC...era pra ter sido virada historica dos EUA mas mais um vez um juiz decide o jogo.Deu impedimento ridiculo que deveria ter sido o terceiro gol dos EUA. Mas foi um milagre eles ja terem conseguido empatar.

Em casa agora:
Acabo de Voltar de New York...vi o jogo num bar lotado de gurizada Americano de 20 poucos anos..todos com camisa oficial...torcenndo muito. Parecia Brasil de tanto fanatismo. Futebol tá cada vez mais popular aqui...da pra ve especialmente porque é gurizada vendo os jogos.

Vi o jogo num bar cahamado Jack Dempseys, talvez 2 quadras do Empire State Building...no Metro nas Ruas muita gente com camisas dos EUA.

Primeiro tempo deprimente....saí do 3 andar do Bar que tava lotado e fui pro 1 andar que tinha mais espaço (mal dava pra respirar no terceiro andar).

Aí os EUA faz 2 gols e foi loucura....ficamos PDC com o terceiro anulado...VTNC!! Futebol é foda com esses Juizes Burros! Mas melhor empate do que derrota. O que falaram na TV Brasileira sobre o gol anulado?

Agora, queria quebrar a TV com o jeito que os EUA tava jogando. Bola pra tras, balão pra frente...pqp parecia time do Campeonato Brasileiro.

Fiquei decepcionado com Tim Howard, acho que no primeiro gol ele poderia ter ao menos tentado pegar ela. E Donovan fez um golaço mas tambem tem que acordar um pouco, mas o time não ajuda. Dempsey, da qual nunca gostei não jogou nada.

Mas tá valendo!

PS:

Segundo gol dos EUA me lembrou instantaneamente desse gol do Geraldão em Grenal.



quinta-feira, junho 17, 2010

19 OSCAR e IBOPE

19 Comentários
INTER

Quem é esse Oscar? Sinceramente não reconheço o jogador mas parece que muitos de vocês conhecem e aprovam. Alguem tem mais detalhes sobre o guri?


COPA

- A TV Americana (entre ESPN, ABC e Univision que é transmitido na ligua Espanhola) está tendo recordes de audiencia durante a Copa. O Jogo EUA x Inglaterra ganhou de todos os jogos da Final da NBA até agora. 17 Milhões contra 16 Milhões da NBA. Isso não conta mais um monte de gente que assistiu os jogos em lugares publicos como milhares de bares pelo país. Leia uma longa reportagem em Ingles aqui sobre o Ibope nos EUA.

- Falando em bares, amanhã (Sexta) vou ter que ir a NY bem cedo então vou assistir o jogo EUA x Eslovenia em algum bar. Existem varios bares que são mais conhecidos por ser "templo de futebol". O Jack Dempsey's ao lado do Empire State Building é um. Outro é o Nevada Smith que mostra 100 partidas ao Vivo por mes incluindo Libertadores. Talvez eu mande um video via celular ao Blog durante o jogo.

- Se os EUA ganhar será a primeira partida na historia da Seleção Americana em Copa em que ela é Favorita e ganha. Os EUA custumam jogar melhor quando não são favoritos. Em outras copas quando enfrentaram times de menor expressão (Iran, Polonia, Ghana...) se deram mal. A Eslovenia me pareceu muito fraca e acredito que dá EUA...mas futebol é no campo.

- Será que Uruguay e Mexico farão um jogo de compadres? Um empate entre os dois na ultima rodada classifica os dois e elimina a França e Africa do Sul. Eu acredito que não porque com empate Uruguay ganha o grupo e Mexico pegará Argentina. Acho que Mexico tentará a vitória.


4 O Fim do Giants Stadium

4 Comentários


Fui hoje lá no Meadowlands e tirei essa foto do Giants Stadium (a direita) já quase todo destruído e a esquerda o novo estadio que vai abrir esse ano. Da pra se ver as rampas de acesso e parte da arquibancada que ficava perto do Meio Campo.

Construído em 1976, assim que o Giants Stadium ficou pronto Pelé foi a primeira grande estrela a fazer dele sua casa. Naquela epoca os Cosmos lotavam o estadio quebrando a cada rodada um recorde novo de publico (em torno de 76 Mil). O estadio foi sede da Copa de 94 e viu a Irlanda bater a Italia numa região com uma enorme população Irlandesa e Italiana. Um jogo historico. Alem disso teve mais de 30 anos de NFL e incontaveis shows de Rock, como se pode ver no video oficial do Paradise City dos Guns and Roses.

Eu vi o Pelé jogar lá inclusive sua ultima partida oficial. Vi os Rolling Stones, os Eagles e varias outras coisas, inclusive o jogo mais lingo da NFL no Monday Night Football. Eu tava lá. Mas mesmo ainda em otimas condições os donos decidiram que era hora de um estadio novo. O Novo custa um absurdo de 1.5 Bilhoes de dollars que certamente vai fazer o preço dos ingressos mais caros do que já são.

Um estadio historico se vai e outro que um dia poderá sediar uma Copa, chega.

Clique na Foto para ver maior:



E video:



30 COPA e INTER

30 Comentários
- Gravei os jogos da manhã e to vendo agora. To no Intervalo de Argentina 2 x 1 Corea do Sul. Não sei como termina. Assim que tenho feito especialmente para a primeira partida do dia (7:30) aqui..gravo e vejo depois. So que ai tenho que evitar ver o resultado.

- O que vocês acham das exigencias da FIFA nos estadios da Copa. Não seria um exagero gastarem 300, 400, 500 Milhoes de reais para arrumar 1 estádio pra sediar alguns jogos? Ainda se a FIFA pagasse....

- Lembrem que no minimo 4 ou 5 estadios tem que estar prontos para 2013 e a Copa das confederações. Será que vão fazer a Final em 2013 no Rio tambem? Já não basta o PAN, a COPA e a Olimpiadas? Ao menos a Copa das Confederações deveria ser em outra cidade...ou será que o Brasil se resume a Rio de Janeiro e Maracanã? Depois reclamam que gringo só conhece Rio...mas se o Brasil só escolhe Rio pra fazer finais de quem é a culpa? Com um pouco de sorte o Maraca não estará pronto em 2013.

- O Inter tá esperando o que pra contratar jogador?

quarta-feira, junho 16, 2010

69 Lego World Cup

69 Comentários
Como tem gente criativa por aí! Olhem o frangaço do Green usando brinquedos Lego. E gols de outras partidas tambem. Genial!

EUA x Inglaterra


Africa do Sul x Mexico


Holanda x Australia



Vamo ve se eles fazem um do Brasil.

terça-feira, junho 15, 2010

43 Brasil x Korea do Norte

43 Comentários
- 35 do 1 tempo e a Corea jogando de igual pra igual...ate melhor que o Brasil.

- O Kaká é um jogador estranho. Parece uma mocinha em campo 90% das vezes e brilha 10%, o suficiente pra lhe fazer um superstar. Pode até resolver o jogo e dar a Copa ao Brasil, mas não é um jogador que eu ache lá essas coisas.

- A Korea é interesante. Comunista. Fechado e muito confiante. Antes do jogo falaram muita coisa tipo vamos fazer gols no Brasil e coisas assim. Eu pensei que logo iam ver o quanto esravam enganados mas por enquanto tão no jogo.

2 Tempo

51- Continua empatado. Korea dando exemplo a muita seleções amarelonas que entram em campo cagados. A Korea tá tendo a coragem de jogar de igual pra igualcontra o Brasil.

54- Gol do Brasil. Os Laterais direitos do Brasil parecem sempre se destacar em Copa. Golaço. Agora será que a Korea vai tentar uma reação? Bem que podia colocar o Nilmar pra ficar mais interesante pra nos.

Falaram na TV que os torcedores da Korea no estadio são na verdade atores Chineses pagos pra ir se fazer de Koreanos! PQP!

No fim uma vitoria de 2 a 1 com uma reaçãozinha da Corea no fim. Tava querendo uma goleada de 7 a 0 pra colocar como titulo desse topico "Queda do Comunismo" kkkk Mas com 2 a 1 não dá né.

O Brasil acabou jogando como a maioria das seleções no primeiro jogo...morno, sem emoção e poucos gols. Acho que vai ser assim quase toda Copa.

PS: Quem não viu no ultimo topico nos Comentarios, CJR prevê que a COPA acabará em 12 anos por falta de interesse do publico Mundial. CJR realmente perdeu a cabeça! Pior é que ele parece acreditar no que ele tá dizendo! kkkkk

PSS:

Esse video é muito interesante. É de um Americano que consegiu entrar na Korea do Norte e filmar sua viagem. Ele entra na Korea do Norte atraves de "Coyotes" na China. Pelo video as coisas são extremamente bizarras lá dentro pelo ponto de vista de um estrangeiro. O video é em 13 partes e vale a pena ver todo. Aqui é a primeira. O Americano no video é meio chato...mas o documentario é muito bom. Eu já tinha visto isso a um tempo atras mas achei oportuno postar hoje.



segunda-feira, junho 14, 2010

51 Roth acorda cedo?

51 Comentários
- Se Celso Roth mudar os treinos das 15 horas para a parte da manhã, eu já começo a aprovar sua vinda. Esses "ATLETAS" tem que treinar como atleta ou seja muito mais de 1 hora por dia! De preferencia Roth tem que treinar de manhã e de tarde...não precisa ser fisico, mas faz os caras ir ao Beira Rio em um dos turnos pra treinar tatica, jogadas ensaiadas, estudar adversario etc! 15 Horas da Tarde não é hora pra ATLETA começar o dia!!!

- Agora se Grêmio, Flamengo ou Ibis treinam só em um turno, não tô nem aí. Se eles fazem errado não quer dizer que nós deveremos tambem! Melhor ainda...se nossos rivais pelo Brasil só treinam em 1 turno uma horinha por dia essa e MAIS UMA RAZÃO pra nós treinar 3 ou 4 por dia! Não querem ser campeões? Ora então tira TODA vantagem possivel dos adversarios..incluindo treinando mais!

- O problema é que esse negocio de treinar só de tarde é acordo da Direção com os Jogadores (um absurdo na minha opinião). Então pelo jeito nem Roth (que se não for bem vou chamar de Celso Rotten) vai mudar isso.

- Enquanto o Inter tá de ferias o Cruzeiro tá aqui nos EUA jogando. Ontem meteram 3 no Revolution em Boston e deram show. Dia 18 jogam aqui em NJ contra o Red Bulls...só não vou ir se os Ingressos forem muito caro. Acho que tava US$40 para o mais barato em Boston.

- A Copa começou mal. Pouca emoção. Tava esperando muito mais. Poucos gols, nenhuma virada e poucas surpresas. O Futebol da Copa tá parecida com a do Inter..toque pra lá...toque pra cá...sem saber onde ir e o que fazer.

- Os Estádios não estão lotando na Copa. Especialmente em jogos de times fracos. Será que em Porto Alegre lota o beira Rio pra ver Korea do Norte contra Argelia no Inverno Gaúcho?

- A Copa vai ser otimo para o turismo no Brasil. A ESPN aqui fica mostrando lindas Panoramicas ao redor do Estadios de helicoptero. Imagina 1 mês inteiro de Imagens do Guaíba, Gasometro, Beira Rio e Centro pelas TVs do Mundo?

- Continuo achando uma pena que Florianopolis não vai ser sede. É uma das mais belas cidades do Brasil que poderia ser um baita destino turistico para Norte Americano e Europeu. Mas continuará escondido.

- Falando em sedes, acho que o Brasil terá 10, mais do que o normal. Então quantas partidas será que Porto Alegre vai receber? Na Africa do Sul a maioria das cidades vão receber 6 ou 7 (Johannesburgo vai receber umas 15). Com certeza Rio e São Paulo vão se achar com direito pra ter mais que outros porque são Rio e SP e o resto do Brasil tem que obedecer todos seus desejos...mas Porto Alegre deveria no minimo receber 7 partidas. Umas 5 na primeira fase, uma nas Oitavas e uma nas Semi.

- Será que vão deixar o Bandeirão do Inter no Estadio durante a Copa ou vão mandar tirar? Não duvido que a Fifa mande tirar tudo relacionado ao Inter.

- Afinal é o Inter que vai pagar por tudo? Não vai receber ajuda do Governo? Do Estado? Da Cidade? Quem mais vai se beneficiar é como falei o turismo. Imagina 8000 Holandeses ou 20 Mil Argentinos em Porto Alegre?! Todo mundo fará dinheiro....menos o Inter que acredita que sua marca será elevada com a Copa. Mas e din din que é bom....só vendendo jogador mesmo.

- Mas anotem aí..tem e terá muito Gremista tentando melar o negocio do Inter na Copa. Essa briguinha Grenal só vai sujar a Copa em Porto Alegre ainda mais. Sinceramente NÃO ACHO MOTIVO de corneta em Gremista porque a Copa é no Beira Rio. Porto Alegre deveria se unir e não se dividir nesse assunto. Se o Gremio tivesse HOJE um estadio novinho em folha eu até iria apoiar a Copa lá...mas eles não tem. ENtão eles tem mais é que se unir com o resto de POA pra ajudar a fazer uma Copa memoravel na Capital. Só falta em 2014 dar brigas na Ruas de Porto Alegre entre Torcidas do Inter e Grêmio...isso seria uma vergonha e seria noticiado mundialmente.

- Qual é o lance dos Ternos Cinza na Copa. Maradona, Beckham, Italia, Tecnicos...Cinza tá na moda pelo jeito.

- E a FIFA que é super conservativa em qualquer mudança em regras e tal, como inventa de lançar bola nova na Copa? Facil. Dinheiro. Eles vendem milhões de bolas durante a Copa. Se tivesse lançado ela a um ano o impacto e vendas seria menor.

- Amanhã pra acordar a Copa torço para que o Brasil mete 7 nos Koreanos...se for pra ganhar de 1 a 0 ai vou torcer pra Korea pra dar animo na Copa...porque do jeito que tá a animação não ta muito mais que num jogo de baseball!

PS:

Será que o Inter não poderia demitir o Roth na Final da Libertadores e me contratar, assim eu posso ser Campeão da Libertadores tambem! (Estou sendo ironico...tão falando ai que Roth será campeão da America se o Inter for...mas poxa 4 joguinhos...não sei se consideraria ele um verdadeiro Campeão da Libertadores...teria um asterisco ao lado.)

41 Quem?

41 Comentários

Respeito a rejeição de esmagadora maioria da torcida colorada com relação à especulação do nome de Adilson Batista como possível técnico do Inter. Acho justa a imposição de identidade com a história do nosso clube. Contudo, não posso deixar de manifestar minha observação: não há nada que esteja tão controverso, que não possa piorar.

Ninguém é mais identificado com o Grêmio que Luiz Felipe Scolari. E desse nome não vi alguém discordar. Pois bem, conheço o argumento, Felipão é campeão, Adilson até chegou, mas não levou. Permitam-me analisar que as conquistas com altíssimo mérito e competência do consagrado técnico ocorreram há um tempo. Sem querer desmerecer seu brilhante histórico, mas não parece que existe ainda muita ambição profissional nas aspirações de Luiz Felipe. Parece mais que ele quer continuar trabalhando porque gosta e ponto.

Já Adilson, o mais perto que chegou de uma conquista foi o vice da Libertadores em 2009, caindo diante do Estudiantes, nosso freguês, diga-se de passagem. Partindo desse princípio, este seria um técnico inexpressivo. Contudo, é preciso avaliar elenco à disposição e também considerar a pedreira do time argentino - qualquer colorado pode reconhecer com conhecimento de causa.

Mudando de aspecto, admiro o estilo de futebol implantado por Adilson no time do Cruzeiro. Sem esquecer do Efetivo Futebol Clube de Felipão. Apenas estranho esse argumento de identificação com o Grêmio para desprezar o trabalho de um profissional, coisa que se um já provou de sobra, o outro pode ser classificado como em ascensão. E, mais ainda, fosse o caso, Tite nunca pisaria em campo no Beira Rio. E foi Campeão da Copa Sulamericana. Se ontem não valia nada, hoje é vaga pra Libertadores.

No entanto, ainda assim, valendo que passagem relevante por campo rival desclassifica contratação de técnico, devo admitir, o Internacional foi pleno e absoluto. Inadvertidamente justo. Contratou alguém que nunca ganhou nada tanto no Inter, quanto no Grêmio.

Ah, é verdade, tem o Gauchão...

Vai vê empresário da Mística subiu valor de rescisão de contrato. Maior risco, mais emoção, maior multa. Estamos, então, utilizando estratégias arrojadas de valorização. Celso Roth vai sair do Inter, um dia, ovacionado, homenageado, vitorioso e declarando-se colorado. Venderemos Mística para Europa, por valores muito superiores a Alexandre Pato, tornando-se a nova jóia lapidada no Celeiro de Ases.

Te cuida Walter. Agora todo mundo aposta na Mística.



56 SEM PALAVRAS

56 Comentários


domingo, junho 13, 2010

13 COPA: Até agora

13 Comentários
A maior decepção da Copa até agora foi a contratação do Celso "Sexy Hot" Roth. Mas repito..tecnico é de menos, o problema MESMO é o plantel. É pessimo!

E é bom que esse episodio seja SEMPRE bem lembrado pra mostrar como a imprensa esportiva sabe pouco e chuta muito. Nenhum dos caras acertaram que era Roth. Gostaria de saber a lista dos nomes dos jornalistas que confirmaram Felipão, Dunga, Falcão, Adilson, Abel etc...alguem sabe a origem de todos esses nomes?

Mas lá na Africa, noto as seguintes coisas:

- Por enquanto os 7 jogos até agora, poucos gols e poucas emoções. Talvez por serem a primeira de cada time eles estão cautelosos, mas mesmo assim em geral os jogos tem sido burocraticos demais. Pra mim o jogo mais emocionante foi a da Inglaterra e EUA, mas talvez minha opinião desse jogo seja suspeita por morar nos EUA.

- Poucos gols. Só um time em 7 jogos tem feito mais de 1 gol. Quero ver a Copa voltar a ter aquelas emoções de semore (menos as falhas dos Juizes).

- Os Juizes tem tido até agora boas atuações, nenhum erro que tenha decido partidas. Até Simon foi bem.

- A combinação Bola, Gramado, Altitude tem feito a bola correr demais. E se a bola vir de longe e o jogador não dominar de primeira ele provavelmente vai por cima de sua cabeça. Talvez deveria deixar a grama um pouco mais alto, porque é quase impossivel fazer lançamento longos perto das laterais ou linha de fundo.

- Tim Howard goleiro dos EUA que joga na Inglaterra, seria titular Absoluto da Seleção Inglesa se fosse Ingles. Acho que ele seria titular de muitas seleções e pode até provar ser um dos melhores goleiros do Mundo. Lembro que a uns 8-9 anos quando eu ia ver treinos do MetroStars da MLS, ia numa faculdade. Campo aberto, ficava ali junto aos jogadores e o Tim Howard era ainda reserva ou recem tava virando titular. O cara treinava pesado mesmo. Se lembro direito o Tony Meola (agora aposentado) era titular na epoca. Logo depois de virar titular Howard acabou indo para o Manchester United, foi titular por um tempo antes de ser emprestado ao Everton onde está até hoje.

Nos jogos de hoje:

- Argelia e Eslovenia muito fracos. Eslovenia ganhou 1 a 0 e agora lidera o grupo e isso colca pressão nos EUA e Inglaterra.

- Ghana melhor do que esperado. Servia pior do que esperado. Sinceramente o futebol Europeu é muito chato! Só se salva Holanda, o resto parecem Robos em campo. Tudo muito clinico.

- A um tempo alguem aqui chamou a seleção Americana de "Gringos Durangos" mas na verdade isso tá mais pra seleções Europeias. Os Americanos são uma mistura de jogadores de origem Latina, Africana e até Brasileiro (o Benny Feilhaber). Pouco a ver com Gringos Durangos. Isso tá mais pra Alemanha.

- Falando em Alemnaha vou agora ver o seu jogo. Australia é muito fraca mas tá começando bem o jogo....vamos ver o resto.

- Vai ser interesante ver o Brasil jogar...quem sabe o Brasil não da uma acordada nessa Copa?

ps: Quando o Beira Rio for sede da Copa..podem esquecer as frases pintadas dentro do estadio tipo "World Champions" etc...acredito que a Fifa não vai permitir. Acredito que tudo "Inter" visivel na TV terá que ser removido.

PS:

Minhas palavras no BigSoccer.com 1 dia antes do jogo:

"US. Must. Shoot. From. Distance + Supermarket Ball + English Goalie = US Goal"

Acertei em cheio!

sábado, junho 12, 2010

208 A Nova Cara do Inter

208 Comentários

Espero que dê certo!

EDIT DO SCHRODER: Cheguei em casa agora a noite. Tava curtindo Paralamas no Central Park...e quando ligo o computador pensei que tinham invadido o BV com 130 mensagens num sabado...ai vejo ROTH é Tecnico....não pode ser! ROTH? E agora cade a imprensa QUE GARANTIA ADILSON..QUE GARANTIA FELIPA...QUE GARANTIA DUNGA..... CADE OS JORNALISTAS????????? E o que que FC ta pensando em trazer Sexy Hot?

So um milagre mesmo. O negocio é curtir a Copa porque Libertadores.....

PS:
Falcão na sua coluna de Domingo confirma "Tenho planos de ser tecnico". Pois é.


PSS:

Quem achou errado eu dizer que Americanos Conservativos ou seja do Partido Republicano (Bush, Reagan etc..) não gosta de Futebol...bom agora tem até uma reportagem confirmando isso. Não era só eu que acreditava nisso.


36 LAND OF DONOVAN

36 Comentários
Dia 2 na Copa:

Estão chamando o jogo Inglaterra x EUA o maior jogo da historia do País e a responsabilidade quase unica de carregar o time dos EUA cai nas costas do Landon Donovan de 28 anos.

Hoje é o dia que Landon Donovan espera a muito tempo. Desde pequeno ele é estrela. De tanto jogar futebol com Mexicanos como guri Donovan aprendeu a ser fluente na lingua Espanhola. Com apenas 16 anos ele foi comprado pelo Bayer Munich mas chegando lá logo aprendeu que ele era alguem nos EUA mas ninguem na Europa. Passou 2 anos terriveis e no inicio de 2000 voltou para os EUA para jogar na MLS (como estrela) com apenas 18 anos.

Em 2002 estreiou na Copa e vez 2 gols importantes, um contra o Portugal e outro pra eliminar o Mexico nas Oitavas. Naquela epoca com apenas 20 anos já era considerado o futuro do futebol Americano. Passou mais alguns anos e começaram a questionar porque ele não voltava pra Europa, que só lá iria evoluir. Mas ele estava muito bem no seu estado natal da California, perto da Familia e amigos (coisas que ele sempre dizia ser muito importante pra ele). Em 2005 mais uma vez voltou pro Bayer num pequeno emprestimo e novamente ficou decepcionado quando não recebeu oportunidades pra jogar. Voltou pro MLS, dessa vez o Galaxy de Los Angeles. Na Seleção e no Galaxy Donovan continuava jogando muito bem, a nivel de craque mas os criticos continuam dizendo que ele tinha que provar seu valor na Europa, para mostrar que era craque mesmo e deixar sua marca no futebol.

Depois da Copa de 2006 da qual todo time Americano foi mal Beckham se juntou ao Donovan no Galaxy e uma novela a parte aconteceu por lá. Depois de 2 otimos anos do Donovan, mas pessimos para o time, em 2009 o Galaxy finalmente consegiu se achar em campo. Mesmo depois de uma briga publica entre Donovan e Beckham os dois se uniram pra levar o Galaxy a final da MLS. Por detalhes não foram Campeões. Perderam o titulo nos Penaltis. Ainda em 2009 Donovan liderou os EUA até a final da Copa das Condeferações contra o Brasil, onde levaram uma vantagem de 2 gols (um dele) para o Intervalo, mas perderam de virada 3 a 2. Depois do jogo Donovan falou que estava cansado do "quase". Antes do Brasil os EUA havia eliminado a Espanha, na sua unica derrota em mais de 35 partidas. Em Dezembro o sorteio da FIFA colocava Donovan contra Beckham na Copa de 2010. Colonia contra Colonizador.

No fim de 2009 Beckham voltou ao Milan pra se preparar pra Copa (que ironicamente acabaria com esse sonho dele) e Donovan finalmente voltou pra Europa num emprestimo de 3 meses para o Everton da Inglaterra. Como Donovam tinha contrato com o Galaxy o emprestimo não poderia passar dos 3 meses de ferias do Galaxy. Era talvez a ultima chance para Donovan provar que poderia jogar na Europa. Logo na sua estreia fez gol e logo virou titular do time. O Everton bateu o Manchester United e outros grandes e a torcida Inglesa fez campanha para o Donovan ficar. Mas no fim dos 3 meses em Abril de 2010 o Galaxy não abriu mão do Donovan e ele teve que retornar, dessa vez por cima, para os EUA. (A pagina 11 da ZH de hoje está completamente errado em dizer que Donovn jogou no Everton mas não brilhou e teve que voltar...brilhou sim e muito..so voltou porque como escrevi tinha contrato com o Galaxy. A ZH errou feio nessa).

Hoje Donovan tem mais uma chance para mostrar seu futebol para o Mundo, exatamente contra a Inglaterra, sem Beckham lesionado (mas como espião). Pelas entrevistas do Donovan ele se diz mais preparado que nunca pra Copa e não vê a hora de entrar no gramado. Esse pode ser seu momento para realmente virar estrela mundial...ou não. Em poucas horas vamos veremos a conclusão dessa historia.

Eu acredito que ele pode realmente brilhar hoje, pois já brilhou em Copa e isso não seria novidade. Acho que a Inglaterra entrará com uma certa soberba e se os EUA jogar direitinho pode até ganhar. O maior problema dos EUA é a Defesa e o Zagueiro Onyewu o "Gooch". O zagueiro do Milan se machucou em Novembro e só está voltando agora. Não tem jogado uma partida oficial desde Novembro e terá que de cara marcar o Rooney. Muito complicado. To até achando que Onyewu deveria ficar no banco. É muito arriscado. No ataque os EUA terá o Altidore e provavelmente o Buddle, outro jovem atacante. Complicadissimo.


Gaetjens sai carregado de campo em 1950

Talvez o espirito de Joe Gaetjens apareça, Gaetjens foi o Americano-Haitiano heroi dos EUA na Copa de 50 que marcou o gol Americano que eliminou a Inglaterra em uma das maiores zebras na historia da copa. O lavador de pratos Gaetjens voltaria para os EUA sem reconhecimento, mas no Haiti virou heroi. Mas anos depois de virar lenda em Belo Horizonte ele teria um fim tragico. Foi um dos milhares mortos pela ditadura do François Papa Doc Duvalier.

PS:

Korea do Sul x Grecia : Grecia mais uma seleção tediosa da Europa, Korea do Sul sempre divertida de assitir. Jogo com Korea normalmente significa varios gols. Korea do Sul 3 x 1 Grecia.

Argentina x Nigeria: Acho que a Argentina tem otimo time...mas...olha a Zebra gente!

Ontem: Eu acertei. França = Tédio. Mexico amarelão. Uruguay infelizmente é passado e Africa do Sul bem fraquinho.

sexta-feira, junho 11, 2010

34 COPA DIA 1!

34 Comentários
Sei que deve ter muitos aí lendo que gostam da Copa como eu. A 2 semanas atras eu até nem tava muito ligado mas a cada dia que passa to mais ancioso para que ela comece. Ainda mais para esquecer a situação no Beira Rio. Não quero pensar em Cone, Sãn Pablo, Felipão, Walter, D'Alesandro, Fernando Carvalho ou Taison por uns bons dias. Quero que Futebol seja DIVERSÃO e não sofrimento. E a Copa é exatamente isso, Diversão! E hoje é o dia pra começar.

2 Jogos:

Africa do Sul x Mexico
Conheço bem o Mexico, não de jogador a jogador, mas seu estilo por ser o maior rival dos EUA. Mexico começou muito mal as eliminatorias e teve que trocar de tecnico pra se salvar. Quase ficaram fora da Copa. Mas se recuperaram e ultimamente estão jogando bastante. Mas não sei se vão aguentar a pressão de jogar a primeira partida contra os donos da Casa com o mundo todo assistindo. A Africa do Sul é um misterio. Na Copa das Confederações ano passado jogaram muito pouco. Se o Mexico jogar o que sabe pode até golear mas se amarelarem acaba num 0 a 0 ou 1 a 1. De qualquer jeito será um jogo emocionante.

Uruguay x França
A França é uma daquelas seleções tediosas de assistir. Ela te bota pra dormir e tambem o adversario e ai vai la e faz um golzinho. Seleção chata (como um bom numeros das seleções Europeias). O Uruguay é uma seleção instavel. Um dia joga bem, no outro toma uma goleada. Já não é mais aquela potência e faz tempo. Mas sempre torço pelo Uruguay e não será diferente dessa vez. Só espero que não decepcionam como tem feito nas ultimas Copas que jogaram. Jogo com cara de 1 a 1.

E como vocês devem imaginar to louco pra ver Inglaterra x EUA Sabado. Acho que essa rivalidade Colonial é bem maior que a de Brasil/Portugal, então as expectativas aqui são enormes. No proximo Post explico o que pode dar certo e errado para os EUA nesse jogo. Por sinal Sabado vejo esse jogo em casa e depois vou de Bus até New York pra ver Os Paralamas tocando no Central Park!

Vocês tem palpites para os jogos de hoje??

quinta-feira, junho 10, 2010

16 Entre na Copa do BV

16 Comentários
Bolão do BV no ESPN

Ai galera entra aí no Bolão da Copa no ESPN. Voce escala 15 jogadores e troca em cada fase. Vamos vê que escolhe melhor.

Entra na Copa do Blog Vermelho

Senha é Gabiru

O Link é:
http://worldfantasy.soccernet.espn.go.com


O nome da liga é "Copa do Blog Vermelho"

39 Contra Tudo e Todos

39 Comentários
Primeiro quero dizer que desde 1994 a cobertura de Futebol nos EUA tem melhorado...1000%.....não...10000%! A ESPN esse ano tá investindo PESADO na Copa. Eles mandaram 300 profissionais a Africa do Sul (A Globo por exemplo mandou 200). Eles pagaram 100 Milhões de Dollares pela Copa de 2010 e 2014. Vão transmitir todos os jogos Ao Vivo, diretamente do Estádio (em outros anos alguns jogos eram narrados do Estudio) e inclusive a ESPN tem uma especie de Palco/Estúdio dentro do Estádio Soccer City (viu não é só nos EUA que usam a palavra Soccer) para fazer transmissões do Sportcenter.

Cada vez mais, tão levando Futebol a serio nos EUA. Mas mesmo assim a cada 4 anos nunca falha, é só procurar no Google e tu achará colunas em jornais pelos Estados Unidos com o colunista explicando porque odeia Futebol. Eu nunca entendi porque era necessario escrever uma coluna sobre um esporte da qual você não gosta. Talvez seja por Ibope, porque é como o Wianey escrever uma coluna falando mal do Inter...sabe que dará Ibope. Essas colunas são quase copias recicladas a cada 4 anos. É sempre o mesmo papo...Futebol é um tedio...não marcam gols o suficiente...onde se viu um jogo acabar empatado....futebol é pra criança mas não pra adulto....futebol é esporte pra gurias...os melhores atletas dos EUA escolhem outros esportes...futebol nunca terá sucesso nos EUA...Americanos gostam de jogos com placar alto.. etc etc etc....

Eu que me criei com Baseball e NFL e só depois Futebol sei que isso é tudo bobagem. Vale o mesmo pra quando um Brasileiro fala que Baseball é um tedio...A verdade é que tudo depende de onde tu foi criado. Se tu é da India tu vai amar Cricket e fim de papo. Se tu não conhece um esporte...as regras...e não tem um time...tu provavelmente não vai gostar do esporte. Até aí tudo bem...mas escrever colunas explicando porque "esse País nunca vai aceitar Futebol" ou "Porque esportes Americanos são melhores" simplemente não faz sentido.

Mas entendem antes de sair criticando Americanos em geral. Esses dinosauros que pensam assim são cada vez menos. A cada 4 anos tem menos deles. Normalmente são jornalistas da antiga quase aposentados, que nunca assistiram futebol e tem medo que o esporte mais popular do Mundo vai ser grande no seu País e eles não sabem nada dele. Essas pessoas se sentem ameaçadas por futebol.

Existem milhões de Americanos apaixonados por futebol...tem com certeza mais torcedores fanaticos de Futebol nos EUA do que a população total de alguns Países da America do Sul (Uruguay com certeza...talvez Paraguay..Chile...). Mas ainda existem muitos mais milhões que não tão nem aí pra futebol...e alguns outros milhões que odeiam futebol. Mas esse odio vem da insegurança. Do medo daquilo que não se conhece.

Essa é uma das razões que torço pela Seleção Americana de Futebol. Eles vem lutando contra TUDO e TODOS a decadas aqui nos EUA. Não só são odeados por uma parte da população Americana por jogarem futebol (um esporte supostamente estrangeiro), como são odeados por muitos pelo mundo por serem ... Americanos. Mas os caras não merecem esse odio. O Bush sim. A Politica externa dos ultimos 40 anos sim. A Seleção de futebol? Não.

Vou fazer uma generalização que acredito tem uma certa validade. O perfil do Americano que odeia (não o que não se interessa..mas o que diz ODEIAR MESMO) futebol é mais ou menos assim. É o tipo que acha que Futebol é só pra estrangeiros, mas ignora o FATO que 50% ou mais dos jogadores da liga de Baseball (o esporte que supostamente sangra Americanismo) vem de países Latino Americanos e muitos nem falam Ingles (Metade do plantel do NY Yankees são de jogadores da Rep. Dominicana, Venezuela, Mexico, Porto Rico e Cuba!) Eles provavelmente acham que tudo fora dos EUA não presta. Provavelmente apoiam essas guerras todas e provavelmente votaram duas vezes no Bush. Esses Americanos que ODEIAM futebol são o estereotipo de Americano que vocês não gostam. Quando você comemora uma derrota da Seleção Americana você está comemorando COM esses mesmos Americanos! Porque eles tão torcendo contra tambem!

Enquanto isso,os outros Milhões de Americanos que Gostam de Futebol (e vou generalizar denovo) são pessoas mais abertas a coisas e culturas diferentes. Boa parte provavelmente votaram no Obama e se pudessem não iriam fazer guerras por aí com tanta frequência. É uma generalização mas é mais ou menos por aí.

Falam mal do Bush, do Obama, do Exercito, das Guerras...mas a Seleção Americana de Futebol é a que menos merece seu odio. Não faz muito tempo eles lavavam seus proprios uniformes e tão aí lutando, jogando futebol e até conseguindo chegar a Finais de torneios da FIFA contra o Brasil! Tudo sem o apoio geral da população ou mídia.

Não estou dizendo que você Brasileiro deveria torcer para a Seleção Americana, só estou avisando que quando você comemorar uma derrota Americana na Copa...os Americanos com o perfil que vocês tanto desprezam vão estar ali comemorando contigo! Não pense que será "Bem feito para esses gringos" Porque "esses gringos" vão estar feliz! Triste vão ficar os Americanos pela qual vocês provavelmente tem mais semelhanças.

O bom é que essa atitude Americana está mudando. Hoje já se vê muito mais midia positiva sobre futebol aqui nos EUA do que negativa. Aos poucos essas pessoas vão desaparecendo do mapa. Ironicamente, sabem qual Nacionalidade mais comprou ingressos pra Copa..alem da Sul Africana? É, Americanos. Não sei se consegui explicar direito o porque escrevi esse texto...mas queria compartilhar com vocês esse fenomeno estranho que acontece aqui a cada 4 anos.

quarta-feira, junho 09, 2010

51 A volta ao Mundo em 180 dias

51 Comentários
Parte 1: O MICO MALUCO...

Parenteses

A contratação de Adison Batista pelo Inter não é uma 'opção qualquer, basica' para suprir uma 'necessidade comum e corriqueira', de um Clube que é/está uma 'simples Instituição Futebolistica' e que pode buscar nele UM 'profissional' para ser seu comandante técnico. Não!

Quero dizer, ele é a pessoa errada, num timming estapafúrdio, no lugar totalmente deslocado e improvável (e inviabilizado pelos próprios protagonistas: Torcida-Técnico)...
É um cenário de estupidez e loucura completos insistir nisso!
Eu digo mais: se essa opção fosse conduzida assim por Fernando Carvalho, revelaria (ou esconderia) algo aterrorizador que necessáriamente precisaria ser elucidado, investigado... desmascarado!!! Tipo CPI mesmo...

Fecha Parenteses.
Agora devaneiem aqui comigo:

F.C.:_ Meu caro A.B. Agora sou Eu e Voce contra a América!!! Esquece os outros, o coração, tudo... e faz algo da tua cabeça com meu aval que vai dar certo, TEM QUE DAR CERTO...
São só 4 jogos e NÓS seremos os MAIORES da AMÉRICA. Já Perdesse o que tinhas pra perder... Pois EU estou te dando 4 jogos novamente para seres o primeiro e único "Professor América"... Eu te dou isso e quero de você exatamente isso...

A.B.:_ Que pensamento 'Soberano' hein meu Presidente...! É Coloradismo demais isso... Loucura colorada, hein oh... Com o Falcão aí ao teu lado, e bem inteirado... Tem o mestre Felipão chegando!!! Porque eu entraria de pato a ganso nessa, Dr. Logo EU...

F.C.:_ Por que EU sou mais Realista que a Realidade!!! E que o rei !!! Vou calar 5 milhões de INGRATOS... vou fechar meus negócios pendentes... vou e eleger meu NOVO HERDEIRO... Ah! E vou te consagrar... Vamo, A.B. E ai, topas?

A.B.:_ Hummmm... Não sei, não... Acho que... Sei lá... Não dá, não!!

F.C.:_ Mas porque não, A.B...?

A.B.: Escuta... Vou te contar/cantar a letra pq é que não vai dar:
'Quem quiser saber quem sou... Olha para o CÉU AZUL... e vai lembrando comigo... este é o Rio Grande do Sul...'
Sacou, Presidente...

Parte 2:

Parenteses.
Quero primeiro, Eu Paulo Dixon, me posicionar. Esta interpretação-descrição que fiz é obviamente fictícea. E claro que ainda está turva e parece equivocada. Obviamante, teria que ser fruto de uma alguma mente perversa demais pensar, e mais ainda, fazer isso... Algo beirando um GREMISMO sádico contra a NAÇÃO COLORADA (DIGO CLARAMENTE: DE PARTE DE F.C.). E PIOR AINDA, contra sí próprio, politicamente falando. Ou seja: nada disso poderia existir!

Fecha Parenteses.
Então:

E o que é o que Eu vislumbro na realidade. Os fatos parecem algo... mas são outros!!! Não esse MICO descrito e que estamos atônitos vislumbrando.

Some o MICO e surge o MITO:
Tudo isso é cortina de Fumaça, colorados!!! F.C. foi a São Paulo ligeirinho apenas para pedir informações sobre Gerron com o gremista Sr. Adilson Batista... E após foi ao Rio de Janeiro conversar com Abel Braga. Para ACERTAR com ELE ou, ao menos, pedir SEU apoio para libaração de Rafael Sóbis. E contratá-los !!!

E então o dialogo lá de cima é justamente de F.C. com A.B. - DE ABEL BRAGA!
Claro!!! Óbvio!!! Nunca, jamais fora com o OUTRO A.B., o 'GREMISTA' A.B.. Ufa! Credo!!!
VÁ-DE-RETRO !!!

E mais... Esse ainda seria o plano 'B'. 'B' de mais 'Barato'... Nosso ABELÃO-NERO para chegar e tentar incendiar O QUE RESTA NO VESTIÁRIO. PRA VIRAR BI da AMÉRICA... e MITO COM F.C, que vinha apenas escondendo tudo até o final...

Mas eis que Abelão, tão colorado que é, devolve corrige e encoraja:

A.B.:_ Presidente! Sou Colorado e hoje sou Gaúcho! Amo esse Clube, essa torcida e essa terra!!! O Nome dessa vez não é o Meu! Essa vez tú vai lá na Arábia, traz o Sóbis, tú fecha com o Felipão na Europa, VAI PRA AFRICA COM ELE... JÁ APROVEITA E FALA COM O DECO E O LÚCIO E VAI PRO PAU, MEU PRESIDENTE !!! EU AMO O INTER COMO VOCÊ...

AHH, E ME MANDA O ALECSANDRO PRA DUBAI QUE EU CONVENÇO O SHEIKE ATROCA-LO PELO SÓBIS... DEIXA PRA MIM... E ESPERO VOCES LÁ NO ORIENTE EM DEZEMBRO...
PRA TORCER PELO INTER OU COLABORAR DE GRAÇA PRO BI-MUNDIAL..

E assim, dia 15/06, ele F.C., desvenda o mistério com o anúncio do Felipão !

E VAMO QUE VAMO, COLORADO. COPANDO E ABRINDO CANCHA NESSE MUNDÃO QUE É MUITO NOSSO!!!