segunda-feira, julho 09, 2012

Sonda Dependente


Em Toquio em 2006 eu decidi um dia pegar o trem e ir até Yokohama onde o Inter estava concentrado para a final contra o Barcelona. Era o Sábado antes do jogo. O plano original era fazer turismo em Toquio com a mulher naquele dia mas no ultimo minuto pensei que seria melhor ir até o Hotel Colorado (numa outra cidade) pra ver o clima antes da final. Até então eu só havia ido ao Hotel do Inter uma ou duas vezes enquanto eles ainda estavam hospedados em Toquio.

Chegando em Yokohama a gente saiu do Metro e saímos numa rua muito movimentada. Uma das primeiras coisas que notei foi o que eu imaginava era um Gaúcho tomando Chimarrão no meio da calçada de pé num mar de Japoneses indo e vindo ao seu redor. Liguei minha filmadora e comecei a gravar enquanto me aproximava pra falar com esse sujeito.

A cena toda está no documentario amador que fiz o Soy Loco Por Ti Mundo que é sobre a conquista do Mundial 2006. Cheguei perguntando ao Gaúcho se ele era Colorado. Era uma pergunta retórica na verdade, pois eu imaginava que qualquer Gaúcho que tivesse no Japão a uma quadra do hotel do Inter era obvio que seria Colorado. O cara respondeu "É claro que sim" ... mas olhando o video dá pra ver que ele falou isso enquanto pensava outra coisa. Ele tava meio desconfiado ou até confuso.

Conversei com o sujeito por uns 10 minutos. Minha mulher (Americana por sinal) tomou chimarrão com ele (eu não gosto de Chimarrão, sorry!). Meu papo era coisa de torcedor pois eu tava achando que ele era mais um Colorado que tinha atravesado o planeta pra ver o Inter no Mundial. E aí ele me fala meio encabulado (enquanto a camera ainda rolava) "Eu sou o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol".

Minha resposta foi "Serio?" kkk Eu não tinha a minima ideia. O Nome dele era apenas vagamente familiar pra mim em 2006.

Flash Forward 4 anos depois em Abu Dhabi. Dessa vez eu fiquei no mesmo hotel do Inter. Inclusive eu fiquei no Sexto andar e os jogadores estavam no Setimo e Oitavo andar. Raramente eu pegava o elevador sem alguem do Inter nele. Falaria isso com orgulho até, se não fosse o jeito que tudo acabou.

Um ponto de encontro entre colorados, jornalistas etc...acabou sendo o Lobby do hotel. Eu armado com uma camera nova HD de altissima qualidade conversava com torcedores para a filmagem do que era pra ser o Soy Loco Por Ti Mundo 2. Entre uma conversa e outra um cara carioca que morava em Abu Dhabi e que por alguma razão conhecia bem o Alecsandro (ah sim Alecsandro jogou lá) me falou:

"Aquele é o cara que tu quer entrevistar..." apotando o dedo para um senhor de cabelos brancos que a dias eu via ali no lobby do hotel batendo papo com outros colorados. Era o Delcir Sonda. Outro que até então eu não tinha a minima ideia de quem era. Eu provavelmente teria eventualmente ido até o cara e ter feito o que fiz com Novelleto 4 anos antes mas agora com a sugestão do cara fui lá imediatamente. Fiquei sabendo que ele era o cara com a grana, que tinha trazido Kleber, Dale entre outros. Queria pergunta-lo sua opinião sobre o que ele achava de clubes com donos, uma pratica comum aqui nos EUA. Todos clubes tem dono (exeto 1 na NFL os Packers).

Fui falar com ele já gravando e ele meio desconfiado queria saber sobre o que tratava o tal blog vermelho. Expliquei e aí ele falou algo tipo "Ok vamos ajudar o blog do rapaz, o que tu queres perguntar?". Fiz minha pergunta sobre "Donos" e quando ele começava a responder ele foi interrompido por alguem e no fim ele acabou tendo que ir sem responder por completo....

Mas hoje vendo a importância que Sonda tem tido no Inter nos últimos anos (facilitando a vinda de muitos jogadores com seu $$$) ele não deixa de acabar sendo uma especie de "Dono". Não tenho opinião firme formado no assunto de dono de clubes...se é bom ou não. Funciona bem aqui nos EUA mas há seus pontos negativos (como por exemplo o dono encher o saco de uma cidade e levar o time pra outro lugar) e tambem seus pontos positivos (o Dono normalmente quer ser antes de mais nada campeão custe o que custar).

Acho legal a gente ter um Sugar Daddy (Aula gratuíta BV Gírias em Inglês # 156) mas aí vem a preocupação e o momento Woddy Allen: Mas o que faríamos sem ele? Teríamos ganho a Libertadores 2010 se Sonda não tivesse por aí ajudando o Inter a trazer jogadores chaves? O Que vai acontecer no dia que Sonda decidir dedicar seu tempo colecionando selos em vez de jogadores de futebol? Será que Sonda fez seu checkup anual com seu medico? Será que ele vive mais uns 40 anos? E se ele se divorciar um dia e a mulher ficar com tudo? Ela tambem é Colorada? E se ela for Gremista!?!

Será que estamos meio Sonda Dependente (com Ganso sendo mais um "Presente" do Sonda ao Inter? Isso é perigoso ou bom? Será que importa? Ou o importante é que ele continue a fazer do futebol e o Inter o seu hobby? Essa foto no topo eu tirei lá no lobby do hotel em Abu Dhabi. Irônico não .... Sonda...Arvore de Natal....Papai Noel?

O que vocês acham?

God Save The Sonda!