terça-feira, dezembro 25, 2012

Imaculada Recepção


Essa foto foi tirada no Natal de 71 ou 72 no nosso apartamento em Newark, New Jersey. Não tenho certeza qual, mas é certo que foi um desses anos. 70 seria cedo demais, eu seria bem menor...73 acho que as roupas já não seria tão anos 60...as gravatas já eram mais largas, o cabelo de minha irmã seria penteado de outra maneira. Com certeza era 71 ou 72.

Essa imagem foi tirada na mesma epoca dessa história que vou contar. Uns dias atras tava procurando algo pra ver na TV, gosto de documentarios, biografias e coisas assim. Tava procurando no guia quando vi no canal da NFL um programa chamado A Football Life, um documentario onde cada episódio é sobre alguma coisa relacionada com a história da Liga. Esse episódio era incrivelmente sobre UMA unica jogada em um jogo em 23 de Dezembro de 72, exatamente 40 anos atras. Essa foto minha acima provavelmente foi tirada 1 dia depois dessa famosa jogada.

Primeiramente dei muita risada vendo esse video. O que é o esporte, quando tu consegue fazer de uma jogada de 10 segundos, um documentario de quase 1 hora. No inicio do programa eu fiquei pensando: "Como vão conseguir fazer um filme sobre uma jogada? Não pode ter tanto assim pra falar".

Mas eu estava errado. A jogada faz parte da história da liga. Virou uma lenda pouco depois de acontecer. Cada ano o mito crescia. Tem muitos mistérios cercando a jogada que até hoje não foram resolvidas...e acredito que a essa altura ninguem realmente quer resolve-las pra não estragar o que já virou uma lenda. Existe estatua do jogador no lado do primeiro presidente Americano...a bola está num cofre gigantesco com seguro de milhões, bola que por sinal ficou com um torcedor que invadiu o campo...alguns jogadores aposentados envolvidos na jogada fizeram a vida pos-carreira por causa dessa jogada, outros preferem não falar no assunto. A jogada é peça de Museu em Pittsburg, onde a jogada é explicada a crianças como se fosse um feito de Jesus.  Cada centimetro de filme tirado dessa jogada foi analisada assim como foi analisado o filme Zapruder do assasinato do Kennedy. É a beleza do esporte. O feito de fazer um filme assim seria como fazer um filme sobre o penalti não dado em cima do Tinga naquele jogo em 2005 contra o Corinthians.

O Filme está aí no link na integra e recomendo pra qualqier um que entenda um pouco de Inglês, é muito muito bom. Mas antes deixa eu dar uma explicada.

O lance aconteceu nos playoffs de 72 entre o Pittsburg Steelers e Oakland Raiders. Faltava apenas 22 segundos pra acabar a partida e o Pittsburg estava perdendo mas som a bola. Era talvez o ultimo lance do jogo e o Pittsburg precisava de pontos. Terry Bradshaw #12 estava procurando alguem para jogar a bola enquanto tentava evitar de ser sacado o que seria o fim do jogo...ele viu alguem e arremesou a bola...Mas a bola não foi perfeita e foi mais pro "zagueiro" do que o "atacante". Na dividida o atacante não consegiu pega-lá...ela bateu no zagueiro e rebateu pra tras....seria o fim da jogada...fim do jogo..fim do ano pro Pittsburg. Os zagueiros do Oakland até comemoraram nesse momento o fim da jogada. Mas o que a camera de TV inicialmente não mostrou foi que o rebote foi pra tras na direção do Franco Harris o #32 do Pittsburg que milimetros antes da bola tocar no chão pegou ela (se tivesse tocado no chão a jogada estaria terminada) e saiu correndo pra fazer o touchdown e dar a vitória. O estadio vai a loucura.

Primeiro acho incrivel que em 72 (e bem antes) a NFL já tinha a visão de filmar seus jogos de varios angulos com cameras cinematograficas do tipo que fazem filme de hollywood. Imagina se pra nós já é dificil de achar video do Inter de 72, na NFL eles tinhas cameras por todo lado do campo.

São varios misterios cercando a jogada. Inicialmente o rebote não apareceu na TV. Só uma semana depois que a NFL Films mostrou o filme cinematigrafico filmado de tras do Gol mostrando o Harris pegando a bola no ultimo segundo. A maior duvida era se o jogador do Steelers que estava na dividida havia tocado na bola. Se ele tivesse tocado na bola, ela estaria morta apos o rebote, invalidando o resto da jogada. Esse lance foi analisado até pela CIA e até hoje existe uma racha de opiniões..especialmente vindo de Oakland onde eles acreditam até hoje que foram roubados. Especialmente porque demorou 10 minutos para o Juiz decidir o lance. Isso numa epoca onde Replay era illegal e o Juiz só decidiu depois de falar com alguem num telefone. teria sido o medo do juiz de anular os pontos com 70 mil torcedores do Pittsburg já invadindo o campo?  Outros instantes no video tambem criaram duvidas...está tudo no filme.

E aí temos o nome dá jogada. Criada por um torcedor num bar depois da partida que só 1 ano depois pegou. O Nome da jogada 'Immaculate Reception' foi uma baita sacada pois pegou as palavras 'Immaculate Conception' (que é biblico...Imaculada Conceição) e trocou o C por R para ter Imaculada Recepção. A sacada se já era genial ficou mais genial ainda porque tudo aconteceu no Natal.

Goste ou não da NFL recomendo que assistem esse filme. É muito bom. E como disse dei risada pois os proprios envolvidos sabem que mesmo tendo sido um momento importante na cidade de Pittsburg a coisa foi levada pra alem do que alguem ia crer uma jogada poderia ir. Podem ter certeza de quando eu me inspiro em Soy Loco Por Ti Americas ou Mundo ou Livros, bastante dessa inspiração vem da 'NFL Films' e como tratam a história do esporte. Curtem aí na integra:


PS:
O que esqueci de mencionar é que a proxima partida do Pittsburg foi na semi conta meu time Miami Dolphins que tava invicto na temporada 15-0....O Dolphins venceu numa partida complicada com uma jogada truque sendo o momento mais importante do jogo. O Dolphins tambem venceria a Final Super Bowl terminando 17-0 o unico invicto.