domingo, junho 08, 2014

Encontro com F9


Eu conheci o Fernandão pessoalmente no Japão em 2006. A unica vez que vi ele em pessoa foi durante aquela viagem. Lembro de ter ficado maravilhado com o jeito amigável e sincero dele. Nas vezes que falei com ele, ele foi muito atencioso, nas outras vezes que eu apenas ficava observando ele tratava todo colorado e japones com a maior delicadeza. Era um super profissional.

Minha mulher que é Americana tambem estava na viagem (e tirou aquela foto do gol do gabiru) tem um bom "radar" para pessoas boas. Hoje ela escreveu o seguinte no Facebook sobre o Fernandão:

"And he was SERIOUSLY such a NICE guy! He wasn't all futebol."

Quando chegamos no Japão em 2006 procurei o Hotel do Inter pra falar com alguns jogadores e fazer algumas gravações. No video abaixo que faz parte do meu documentario Soy Loco Por Ti Mundo, aparece o Fernandão que calmamente passou minutos comigo conversando sobre o Mundial e outras coisas mais. Total paciência.

Contei pra ele sobre o trabalho que estava fazendo (e lhe dei uma copia do Soy loco por ti America) que esperava completar se o Inter fosse Campeão. Dias depois, na noite da conquista...Fernandão ainda vestindo a camisa Branca e medalha no peito, saía de uma churrascaria na madrugada de Yokohama. Quando ele me viu (e lembrou de mim) ele disse "Isso tudo vai ficar otimo para teu filme".

Aí ele saiu para a rua quase vazia do centro de Yokohama, parecia um super heroi protegendo as ruas da cidade ainda todo uniformizado. Uma imagem surreal. Quantas vezes tu vê um jogador em uniforme nas ruas de uma cidade, horas depois do jogo fazendo esse gesto? Só faltava ele sair voando dali desaparecendo na noite Japonesa.



Quando Fernandão saiu do Inter em 2008 me deu uma tristeza muito grande. Até lagrimas teve. A unica vez que senti assim a saída de um jogador. Era o fim de uma Era. Incrivelmente durante sua passagem pelas Arabias o Fernandão chegou até, segundo ele mesmo, a frequentar o BV pra achar links de jogos do Inter para assistir.

Depois teve aquela fase de disturbios de seu relacionamento com o Inter e até com a torcida. Sua volta ao Brasil para o Goias criou um conflito de palavras entre ele e Fernando Carvalho. Sua ida depois para o São Paulo enfrentando o proprio Inter na Semi da Libertadores de 2010 complicou as coisas ainda mais. Em 2011 ele voltou ao Inter na diretoria e teve uma passagem decepcionante para alguns. Depois da demissão do Dorival Junior ele assumiu o cargo de tecnico sem experiência alguma. Ficou 4 meses e foi demitido.

Nada disso apagou o que Fernandão fez no Inter de 2004 a 2008, pode ter tirado um pouco do brilho de sua imagem temporariamente, mas nada poderia apagar o que ele fez pelo Inter. E o Inter por ele.

Parece que estamos num pesadelo. Fico pensando "porque helicoptero Fernadão! Pô Helicoptero! porque!? Tu tem 3 crianças..pra que arriscar! Lembro de alguem que me falou que depois que teve filho deixou de andar de moto...não queria deixar seu filho orfão. Tudo bem que Helicopetro não cai todo dia...mas....é um risco.

É uma pena. Pena para sua familia. Pena para ele que ainda tinha um grande futuro e pena tambem para nós que tanto idolatravamos ele.

Obrigado Fernandão. Foi quase uma decada completa em nossas vidas. Faltou poucos dias para isso. Tu nunca será esquecido por nós.

Aqui está o Clip de Soy Loco Por Ti Mundo quando falo com ele antes da estreia no Mundial. Ele aparece em varias sequencias nesse clip.


- Pra mim homenagens, estatuas, aplausos tem que ser feito não só apos a morte de alguem mas especialmente antes. Muita gente pedindo estatua de Fernandão, dizendo que é obrigação...não...obrigação era já ter estatua do Falcão, Figueroa, Valdomiro e Fernandão no Beira Rio. Pra mim homenagem tem que ser feito com o cara vivo. Assim como foi feito na festa dos Protagonistas. Aquilo foi bonito. Mas venho pedindo estatuas de nosso maiores idolos há muito tempo (Leia Estatuas no Beira Rio de 2012 e Campos de Momentos Inesqueciveis de 2009). Depois de morto tambem é otimo fazer uma estátua...mas o homenageado nunca saberá pois está morto. Então que essa seja uma lição Decision-Makers lá no Beira Rio. Coloquem uma estatua por Portão....não precisa fazer tudo ao memso tempo...só os ultra-idolos merecem, mas poderiam começar com dois Fernandão e Falcão. Esse que poderia apreciar ainda enquanto vivo.

- Minha camisa do Japão, autografada por quase todo elenco e claro Fernandão.