terça-feira, setembro 02, 2014

De primeira

Plantel
Alguns setores da imprensa esportiva consideram o elenco colorado um dos melhores do futebol brasileiro. Discordo, pois há sérias deficiências: não há um camisa 9 decente e em algumas posições os suplentes ficam muito aquém dos titulares. Por fim, o tão propalado bom elenco não conseguiu se impor em casa contra os times do Ceará e Bahia, o que de certa forma só comprova a fragilidade das peças de reposição além de um certo desinteresse por parte de alguns atletas.

Ladrão 
Você sabia que o maior ladrão de bolas do campeonato brasileiro joga na equipe colorada? Dono de um físico privilegiado, seja em explosão quanto em composição física, Williams lidera o ranking nacional com 53 roubadas de bola. O atleta ainda apresenta alguns vícios de eventualmente enfeitar demais as jogadas e errar alguns passes bobos na saída de bola, mas sua importância na equipe colorada é inquestionável, ainda mais considerando que seu reserva Ygor não reune atualmente condicões técnicas para jogar no Inter . Coincidência ou não, com sua ausência sofremos derrotas contra Galo e SP; seu retorno face ao Palmeiras permitiu dividir as tarefas de contenção e deu maior liberdade a Aranguiz e Wellington, sendo o trio, ao meu ver, os principais responsáveis pela vitória, juntamente com a boa atuação de Jorge Henrique.

Campanha 
O Inter faz campanha de candidato ao título; o único incoveniente é o Cruzeiro, com uma pontuação surreal para os padrões nacionais. Vencendo o último jogo contra o Figueira, teremos 37 pontos no turno, o que colocaria o Inter, ao final da 1ª metade da competição, em 1º ou 2º lugar em quase todas as edições de pontos corridos. Vencendo este jogo, é possível sonhar com Libertadores com um campanha de 30 pontos no returno, o que iria requerer um aproveitamento mediano de pouco mais de 50%. Para colocar em perspectiva, o Inter vencendo, terminaria o turno com 11 vitórias, o equivalente obtido ao longo do campeonato inteiro do ano passado. Tudo isto apenas comprova a importância de vitória contra o Figueirense em casa.

Racismo
A discussão é ampla e não quero me deter neste assunto. Apenas reitero que o Grêmio sempre foi conivente com comportamentos inaceitáveis de alguns marginais que se dizem torcedores (e que diga-se de passagem, não são "privilégios" de apenas um ou outro clube), haja visto o caso do incêndio nos banheiros químicos e as ofensas praticadas anteriormente contra Zé Roberto, Paulão e os cânticos de suas torcidas organizadas. Provavelmente irá sofrer punição exemplar que de certa forma é merecida; quem sabe assim, com o fim da impunidade finalmente tome-se medidas afim de dizimar essas barbáries que ainda assolam o futebol nacional.

Otávio
Vender um atleta que até então não passa de promessa, sendo que o futebol do mesmo caiu vertiginosamente em relação ao ano passado, e que muitas vezes nem mesmo banco de reservas pegou, e ainda pela expressiva quantia de 5 milhões de euros me parece um excelente negócio. A única restrição que tenho é essa política de futebol de vender atletas jovens, com potencial, para subsidiar/pagar atletas caros, em fim de carreira ou em declínio técnico, haja visto os exemplos recentes do clube. O futuro do clube, seja financeiro ou em termos de futebol, passa justamente por inverter essa equação.

Desfalque
Aranguiz servindo seleção chilena desfalca a equipe colorada pelos próximos jogos, só retornando contra o Botafogo. Winck e Wellington Silva lesionados devem ser substituídos por Gilberto, que é uma incógnita. Para a ausência do chileno, as opções são Valdívia, Alex, Alan Patrick e Jorge Henrique; entretanto é difícil prever qual opção Abel irá optar, inclusive não se pode descartar o avanço de Wellington para o setor, com a entrada de Ygor. Aliás, é quase impossível obter um critério para as substituições de Abel recentemente, que parecem aleatórias.

Velocidade
A manutenção de Sasha também é uma incógnita; mesmo com suas limitações técncias, este deu um ganho de velocidade a equipe, o que é importante para uma equipe que seguidamente apresenta pouca contundência ofensiva. Creio que o garoto não pode ser efetivado a titular, mas é importante ter alternativas que mudem a forma do time jogar. Valdívia também pode desempenhar esta função, assim como Alan Patrick, que no melhor momento da equipe no campeonato jogava aberto pelo flanco esquerdo.

Perguntar não ofende: especula-se pela imprensa paulista que Nilmar pediu 1 milhão de reais mensais ao Corinthians. Com a desistência do clube mais rico do país, e com o fechamento da janela de transferências no exterior, surgiu a notícia que o Inter iria fazer uma proposta ao atleta. Será que os dirigentes enlouqueceram de vez?

Nota (não) relacionada:  numa competição entre Assis Moreira e Orlando da Hora, quem ganha o prêmio de empresário mais mercenário do futebol brasileiro?

SC
@Davi_Inter_BV