quarta-feira, abril 30, 2014

Borracho y Loco

Se foi abril e com ele nosso otimismo e confiança inabalável com o time. Não foram deficiências técnicas generalizadas, erros crassos do professor Abelão, nem um elenco fraco que mexeram como o nosso moral. O time tem na meia-cancha o maestro D'Alessandro e o mago Aránguiz (que me lembra a mim mesmo o meu estilo de jogo em boa fase, com toques sutis e precisos... claro, com menos freqüência de acerto e relevância do que os do chileno \o/).

Foi o de sempre, ô desgraça! Aquilo que na minha ingenuidade eu acreditava ser humildade, mas a experiência me mostrou que é exatamente o contrário: falta de humildade, presunção, soberba!

Sempre isso... PORRA INTER! Que cultura corporativa é essa? Grandes tremem, pequenos creem e a torcida como fica? Hobbin Hood dos pontos corridos? Chega disso!

Precisamos SOMAR PONTOS! VENCER!
Se o Caneco é o objetivo, Esse é o Alvo!
Eu sei, você sabe, o tio da pipoca sabe... imagino que até o treinador adversário sabe: se o INTER tiver alguma facilidade no jogo (uma supremacia presumida ou durante o jogo de fato) o elenco tem uma grande possibilidade de "apagar", se desligar do jogo. Quando tu desconcentra do jogo malandro, tu não volta a hora que quer, os erros se sucedem, a insegurança aumenta, mais erros acontecem e o jogo que estava a nosso favor (no mínimo de igual pra igual) nos deixa nervosos. Alguns mais bêbados, mas todos MUITO loucos.

Isso já está arraigado no INTER. É a típica "cultura organizacional" negativa. O primeiro episódio que senti isso foi na final do brasileirão de 1988. Pós-vitória no freNAL do século, parecia que nada podia nos deter porque viramos uma situação adversa das brabas.

MAS, e o que aconteceu? E o que aconteceu diversas, muitas e várias vezes depois? Está tão arraigado ao clube isso que foi o que me fez ter CERTEZA (isso mesmo, sublinhado e em negrito) de que iriamos ser campeões do mundo contra o Barcelona. Na onda do INTER (soberba), imaginava que seria 3 a 0 em nosso favor justificando que "essa defesinha fraca do Barcelona é o furo do time". Mas intimamente sentia, se fosse o América do México na final daí sim eu teria medo.

Para alguns pode parecer que estou falando poesia enquanto o assunto é matemática. Mas não, amigos, o assunto é esse mesmo. Não adianta contratar meu alter-ego Cristiano Ronaldo para o ataque colorado que a situação seria a mesma. Veríamos o gajo boleiro perdido em campo com a pasmaceira do time.

A solução? Fodam-se! SE LIGUEM, PORRA! Vocês não são imortais nem super-heróis. Não tem mágica, resultado só vem com trabalho duro e dedicação. Qual vai ser a desculpa? Falta do Beira-Rio?

Como diria o grande pensador moderno Vitorio Piffero "Torcedor torce, dirigente dirige". Não vou me propor a traçar nenhuma solução, citar teóricos, blábláblá... Sou torcedor, pago minha mensalidade em dia e quero um produto de qualidade. Arrumem essa situação. Tolerância com apagão terminou em 1989. Sem desculpazinhas, por favor. São profissionais? Beleza! Ajam como tal e tragam soluções que nos levem a resultados. Não toleraremos nenhum fracasso por falta de vontade. AO TRABALHO!

Versão original (também muito boa)


@cristiandrs


PS: alguém me explica (com desenhos, por favor, senão não vou entender) como não tem dinheiro pra contratar o Aránguiz, e por isso tem de passar o chapéu (recorrer a terceiros pra isso) e renova contrato de Índio e Juan. Desenhos pra me explicar, por favor! Será que tem malandro fazendo investimento de risco (contrato de jogador duvidoso) com capital protegido (garantia de retorno da grana investida pelo dinheiro do clube) enquanto que na situação inversa, com jogador bom, tem de recorrer a parceiros porque o clube não tem dinheiro nenhum, está pelado, nada dos quase R$ 250 milhões de receita que gira por ano no clube... DESENHOS pra me explicar, por favor!!!




terça-feira, abril 29, 2014

0 Multado 2.5 milhões

0 Comentários
Essa semana vi algo na noticia aqui sobre o dono do LA Clippers da NBA dizendo algumas coisas racistas. Mas nao prestei atenção no assunto até ler agora que o homem foi multado 2.5 milhoes de dollars pela nba, banido do esporte e ainda vão tentar força-lo a vender o time. 

Ai bateu a curiosidade, mas o que que esse cara falou pra acontecer tudo isso?????

Fui ver e é o seguinte. Tem uma gravação dele (ele ja é velho) com a namorada (que talvez seja mais nova) onde a namorada mostra uma foto dela num jogo com o ex atleta Magic Johnson, estrela da nba. Pois o dono do time na gravação diz: "nunca mais quero ver tu postar foto de te com negro no instagram e nunca mais leva um negro num jogo". 

Dizer coisas racistas nos EUA não é contra lei, por causa da (suposta) liberdade de expressão na constituição, mas se o cara fala algo ele pode ser penalizado de outras maneiras. 

Então veja a diferença. Em menos de uma semana a NBA baniu o cara e multou toda essa grana por ele ter falado algo que convenhamos foi racista mas já ouvi coisa bem pior. Comparem com o Brasil onde racismo é contra a lei. 

Ps:  e essa derrotinha (copyright BV) consegiu melar a semana toda pra mim futebolisticamente. Estariamos com outro animo se não tivessemos entregado o jogo. Por enquanto...2014 = 2013= 2012 = 2011 = 2012/2Semestre


segunda-feira, abril 28, 2014

LENTIDÃO NO INTER


Imagem meramente ilustrativa


Eu, vocês e todos os COLORADOS que conheço entendem que o INTER precisa de um atacante de velocidade. A direção poderia aproveitar essa janela para tentar repatriar algum jogador da Ucrania (que está em guerra) para acabar com a lentidão do nosso ataque (li AQUI que especulam o W. Nem).

Mas a lentidão que vejo no INTER infelizmente não se resume ao ataque do COLORADO, nem mesmo as laterais, ou ao meio da defesa, a lentidão parece ser uma característica marcante desta gestão. São muitos e muitos os exemplos de como a lentidão é encarada com naturalidade, como se fosse algo normal e passou a ser sinônimo da gestão.

Em dezembro os COLORADOS, sócios, foram chamado para exercer o direito de escolha, para decidir qual o novo lugar de cada um no BEIRA-RIO, poder locar cadeiras, ficar na zona livre e tudo mais, um processo que era para demorar no máximo 30 dias.

Pois para surpresa de todos, até esta hoje os donos de Cadeira Perpétuas não foram chamados para saber onde ficam as suas cadeiras, uma lentidão incrível. Um grupo de Conselheiros contou manualmente as cadeiras e descobriu que o espaço originalmente destinado as perpétuas não cabiam as cerca de 1300 cadeiras daqueles que ajudaram a erguer o BEIRA-RIO, um caso ainda sem solução.

Há ainda o caso de COLORADOS que desde fevereiro pagam por cadeiras que simplesmente não existem. Pois então, só agora, 6 meses depois de colocar as cadeiras é que a direção resolveu contar as cadeiras e descobriu que o mapa das cadeiras que a AG entregou estava todo errado (estão errados os ingressos da FIFA também).

E com alguns meses de atraso, e depois de cobrar mensalidade desde fevereiro, a direção usa o site AQUI para comunicar que esta estudando uma solução para o problema destas centenas de sócios AQUI, seis meses depois de finalizada a colocação das cadeiras a direção resolveu conferir se o mapa da AG era verdadeiro. Mas esse não é um caso isolado de lentidão da gestão.

Quando nós Conselheiro aprovamos a setorização (em outubro do ano passado), ficou estabelecido que os jogos teriam uma precificação diferenciada, conforme a importância do jogo, horário e adversário. Essa tabela seria divulgada antes do campeonato BRASILEIRO.

Esse modelo foi aprovado em outubro, mas até hoje não foi feita a classificação de jogo, já houve críticas da torcida, e há a promessa de que 7 meses depois de aprovado no Conselho Deliberativo a gestão finalmente faça essa classificação, lentamente vão cumprindo aquilo que foi aprovado, mas só depois do jogo contra o Sport.


Poderia falar que em outubro o Conselho aprovou que a cobrança de ingresso começaria a partir dos 10 anos, mas a gestão cobrou a partir de 4 anos, lentamente resolverá esse problema e a partir da 6ª rodada tal cobrança não deve haver mais, ou ainda o caso das filas das bilheterias, que promete ser resolvido aos poucos, ou das .

Mas essa entrevista AQUI do Presidente Luigi é sintomática, ele fala sobre as estruturas temporárias, sobre o atraso nas definições, diz que não estabelece prazo, e que o INTER fez uma comissão para decidir e até agora não decidiu. É tudo tão sintomático que até o caminhão da FIFA veio lentamente e se atrasou para chegar.

Enquanto estamos todos digerindo aquele empate com gosto de derrota de ontem, pensando que a lentidão do time no segundo tempo pode ser resolvida com duas ou três contratações, mas a lentidão não é só dentro de campo, é fora dele também, é uma marca desta gestão.

PRECISAMOS DE VELOCIDADE, NO ATAQUE, NAS LATERAIS, NA DEFESA, E TAMBÉM NOS GABINETES DE QUEM DECIDE AS COISAS NO CLUBE



André Flores
@ojogodointer

ps.: Abram os links, para ficar ainda mais claro o que digo.








domingo, abril 27, 2014

Botafogo x INTER

Pos jogo

2011-2013 feelings.
A primeiro derrotinha do ano. Ganhando de 2 a 0 escrevi ai nos comentarios que é o placar mais perigoso do futebol. Se toma um gol o outro time embala e foi o que aconteceu.

Lamentavel nao conseguir segurar pontos que ja estavam no banco. Contra um time falido. Com a torcida contra. Com jogadores sem salarios pagos. Ridiculo.  E o que foi a defesa? Parece que era so cruzar que saia o gol.

Triste que parce que vai ser mais do mesmo esse ano.

Pré-jogo

Hoje é jogo de extrema importânica. A primeira fora de casa contra time da "elite" brasileira, não contando grenal que é um jogo a parte. Pois é jáassou quase um quarto do ano e só agora vamos ser testado dessa maneira. 

A estreia contra o Vitória deixou uma pulga atras da orelha. Ganhamos mas não convencemos. Não parecia muito diferente dos ultimos anos. Mas ao menos ganhamos. Em outros anos uma derrota ou derrotinha não teria sido uma surpresa. 

Então hoje acho que vamos realmente conhecer o Inter de 2014. Sinceramente não posso adivinhar o que acontecerá. Só esperando pra ver. 


sexta-feira, abril 25, 2014

O problema do "grupo fechado"

Há uma frase marcante no filme "Kung Fu Panda" (que adoro!), proferida pelo mestre Oogway. Em certa altura da história, o mestre Shifu, temeroso de que Tai Lung escape da prisão, dá ordem a Zeng para ir à prisão e pedir atenção redobrada sobre o prisioneiro. Ao ver isso, o mestre Oogway diz a Shifu:

"Às vezes, encontramos o nosso destino pelo caminho que tomamos para evitá-lo."

Talvez esta frase passe batida para a maior parte das pessoas, mas o fato é que ela é genial. Ocorre que foi exatamente a visita de Zeng à prisão que, alterando a rotina da mesma, tornou possível a fuga de Tai Lung. Para mim, esta frase se relaciona a um quase clichê da psicanálise que prega que ao negar algo, você o afirma ainda mais. Linguisticamente isso fica ainda mais evidente, pois uma sentença com negação, como "Eu não quero sofrer", contém a assertiva respectiva, no caso, "Eu quero sofrer".

Não é incomum na vida situações em que quanto mais tentamos fugir de algo, mais o atraímos. É como a velha cena do "Jason" (olha a velhice aí!) caminhando lentamente e sempre alcançando suas vítimas, embora estas corram como loucas.

No futebol, penso que a ideia de "grupo fechado" traz em si não apenas a virtude, mas também a armadilha. Bons técnicos tem a qualidade de unir seu grupo, torná-lo coeso e comprometido. Em geral, isto é festejado por todos como uma excelente qualidade. E de fato é.

O problema é que esta qualidade é apenas um lado da moeda.

O outro lado é que, estando o grupo fechado, dirigentes e mesmo o técnico ficam reféns dos elementos do grupo, passando a ter cada vez mais dificuldades para mexer no grupo, para fazer modificações e, principalmente, para incluir novos elementos

E quando este grupo consegue bons resultados, aí é que a coisa piora muito.

Exemplos? Por quantos anos o Inter pagou o preço de ter um grupo fechado em 2010? Quanto (em tempo e dinheiro) custou para remodelar o grupo? Quantos treinadores e dirigentes foram queimados nesse processo? Vejam o Barcelona no momento atual também. Mesmo levando em conta a ausência de um treinador realmente acima da média, está claro que um dos maiores problemas do clube é a renovação do time, que envelheceu, encareceu e tem medalhões quase intocáveis. E, agora, vai pagar o preço de ter tido um excelente grupo fechado, até que os dirigentes e técnico consigam renovar o elenco.

Não estou dizendo que é fácil e nem sei qual seria um possível caminho para solucionar isso. Talvez, seja mesmo inevitável. Ou, talvez, contratos por produtividade e com prêmios por metas alcançadas. Isso poderia servir como impulso para mudanças mais rápidas, quando os resultados deixassem de vir.

Enfim, para concluir, minha preocupação com o atual grupo fechado do Inter é que isso pode tornar quase impossível trazermos jogadores melhores para certas posições, como por exemplo a de centro-avante. Pode ser que fiquemos reféns de Moura e W. Paulista até o fim do campeonato, mesmo naufragando, apenas para que o grupo se mantenha "fechado". 

Ou seja, fechando o grupo no intuito de vencer o campeonato, corremos o risco de perdê-lo exatamente por isso.




quarta-feira, abril 23, 2014

Oficialmente Oficial

Como ficou registrado no Post do André, estive no Beira-rio pra assistir a estréia do time sábado e estragar o vídeo dele com minha cara feia.

Já havia estado no estádio antes, extraoficialmente, com o Gigante ainda hospitalizado, invadi a reforma em XXX (ha! Vocês acham mesmo que eu vou contar quando e como? Bem Capaz!) e pude conferir a finaleira da preparação do estádio e testemunhar o caos que andava pelo lado de fora do Gigante.


Prova do Crime
Pude constatar no sábado que houveram melhorias. Agora pode-se circular pelo entorno do estádio de uma maneira descente, mas ainda falta muita coisa, como por exemplo "lixeiras pra quê?", falta de água em alguns banheiros e o misterioso estacionamento ainda não foi liberado. Alguém pode me explicar como vai funcionar de fato e de verdade o estacionamento? Pois, ainda não entendi isso e nem porque ainda está limitado seu uso faltando meia dúzia de semanas para a famosa Copa do Mundo.

Quanto ao time, ele foi burocrático. Diria até que teve a síndrome de "grenaldite 401": quando fez o primeiro gol reduziu o volume de jogo e ficou a espera do 'gol natural' (aquele momento do jogo que o time acha que a bola vai entrar só porque é melhor que o outro time). Vejo no Abel o principal cúmplice da "grenaldite 401", pois percebia-se que o time cadenciava o jogo de acordo com o que foi pedido pelo professor. Não os culpo nem condeno, somando 3 pontos é o que fica para a história.

No Geral, o estádio está belíssimo, coisa de primeiro mundo. MAS "soy contra" extorquir a torcida com preços salgados por jogo (coisa que depois vai levar a vender ingressos a P$ 10 - dez pila, por não conseguir lotar o estádio, outra coisa que sou contra: baratear demais os preços). Sou MUITO MAIS CONTRA AINDA patrocinar organizadas... isso é um LONGO debate que pauso por aqui apenas apreciando a beleza que está o Gigante.


A beleza do vermelho em diferentes tons
(via Instagram #Gigante da Beira-rio foto postada por @josianeborn)

Fico na expectativa de que o time vá somando pontos, siga nessa batida de seguir atrás de cada ponto como se fosse a final do campeonato, pois assim é a única forma de vencermos a tudo e a todos e trazer o caneco pra casa sem depender de contas e de adversários.


Quase trinta mil almas e um único sentimento: SEREMOS CAMPEÕES!


@cristiandrs




segunda-feira, abril 21, 2014

Abuso

Post de segunda sem jogo prá comentar, pois a galera já falou de tudo sobre o jogo no campo sábado. Meu assunto é o jogo fora do campo, na arquibancada.

Achei abusivo o preço dos ingressos.

Se o estádio não está 100% perfeito, está pelo menos pronto prá receber a capacidade máxima de torcedores de uma maneira segura e confortável.
Logo, tivemos capacidade para os 50 mil no sábado.

E o público foi de? Menos da metade....

Fiquei desapontado.

Mesmo sendo um feriado, mesmo sendo um time que ainda não mostra confiança, no primeiro jogo do ano (primeira final do ano, prá mim), achei fraco o público de 20 mil e poucos.

Esperava perto de 40 mil..... até ver os preços....

É um abuso cobrar isso do público de futebol, no clube do povo. Desse jeito nem em final o estádio vai encher. Escrevam aí: público no próximo domingo de sol, sem feriado, com time bem, jogo as 4 da tarde será de..... a mesma coisa: 20 mil e poucos.

Esse estádio, com esses preços, não enche.

Se dá lucro prá alguém, comparado com 2 anos atrás, bom aí esse(s) alguém(ns) estão bem felizes e não vai mudar nada. Se a casa cheia faz diferença pro time, mas se já tá bom assim pro bolso de um ou mais, então vai continuar assim.

Triste, abusivo, VERGONHOSO.

Futebol não é teatro, não é ópera.

Eu sei que preços muito baratos podem atrair confusão, mas o que se está cobrando está exagerado.

Esta é a minha opinião. Se está certa ou errada, só iremos descobrir se resolverem testar abaixando os preços em condições de jogo similares, como falei acima.

Boa semana.

ps. Feliz aniversário prá minha irmã, colorada, e agora também torcedora do Feyenoord!




domingo, abril 20, 2014

A BUSCA DO TETRA

Ai acima o vídeo que eu e o Cristian fizemos no jogo de ontem, foi o primeiro encontro gaúcho de colunistas do BV. Foi uma tarde de bom, público para um feriadão, e com a torcida mostrando que no novo BEIRA-RIO nada mudou e ela continua fazendo o time correr mais.

Não sei vocês mas eu estou empolgado com esse início de campeonato Brasileiro. Não sei se foio massacre no greNAL, ou o somatório das duas partidas, mas o fato é que eu to achando que da para ser campeão.

Para ser campeão tem que ter grande campanha em casa, buscar uns pontinhos fora (principalmente contra os adversários mais fracos) e empatar com os concorrentes (fora de casa obviamente).

E para complementar, em algum momento da competição tem de haver uma sequência grande de vitórios, tipo 6 ou 7 seguidas ou 8 em 10, coisas assim. Todos os campeões fizeram isso, e é isso que o INTER tem que fazer.

Se o jogo de ontem não foi tão empolgante, se o Alan Patrick rendeu abaixo do que vinha rendendo, nada disso importa, pois vencemos, fizemos os 3 pontos e demos o primeiro passo para a conquista do tetra.

Essa semana falamos da D´Aledependencia, pois eu discordo, esse ano temos como protagonistas Aranguiz, Alex além é claro do maestro D´Alessandro. Sei que é cedo para uma observação melhor, mas eu quero acreditar que esse ano pode ser diferente.

André Flores
@ojogodointer

ps: Na quinta-feira falarei de assuntos polêmicos como a setorização, fracasso da área VIP e número de cadeiras, por hora vou curtir minha beatice e sonhar com o tetra.






sábado, abril 19, 2014

INTER x Vitória

POS-JOGO

Escrito por Schroder-EUA
Apertado demais pro meu gosto. Feliz com os 3 pontos mas 1 a 0 foi apertado demais. Memorias do ano passado voltaram em certos momentos. Time sem força, Dale caindo na provocação do adversario (juan) e levando cartão e a torcida com o cu na mão até o apito final. Não teria sido impossivel o Vitória empatar.

Rafael Moura acabou o Gauchão...será que o ano do Rafael Moura tambem terminou no Gauchão?
Aranguiz é Craque, temos que contrata-lo de vez.
A diretoria tem que ajustar o preço (Oferta e demanda) pra lotar estadio...não 35% do estádio.

Me deixou um pouco preocupado o jogo. Tá muito parecido com os ultimos anos. E Fluminense que deveria estar na B é lider no saldo de gols pois ganhou de 3 do Figueirense.

Inter 1 x 0 Vitoria
Aranguiz (Dale)


PRÉ JOGO

 Ta aí, pessoal, o post do jogo. Que nosso Inter tenha uma grande jornada nesta noite. Meu palpite é 3x1 pra gente. Levamos um gol por conta do Juan... :-/

Saudações!
____________
EDIT: SchroderEUA

Só adicionando ao que Pablo escreveu. Acho que o Inter está exagerando no preço do Ingresso. É um fracasso na minha opinião ter um estadio novo, na estreia do Brasileirão que não esteja lotado. Acho que nem 30 mil teremos. Teremos um publico que era a media do velho Beira Rio...25 mil. Os ingressos estão caro demais. O Feriadão, não importa, tem muito colorado ainda na cidade que não viajou mas que não tá a fim de gastar uma nota indo ao jogo.

O Objetivo deveria ser ajustar o preço para que o estadio lotasse sempre...os preços atuais não vão fazer isso uma possibilidade alem de em partidas muito importantes. Lamentável. 





sexta-feira, abril 18, 2014

DALE DEPENDÊNCIA?

Como sempre o Inter está aparecendo na midia como favorito ou uns dos favoritos ao titulo Brasileiro. É o efeito enganauchão tomando conta do resto do País...normal. Como disse acontece todo ano.

Mas tambem estou animado. Depois das ultimas semanas não tem como não estar. Todo mundo parece animado...hj em entrevista, o proprio Alex diz "estar de volta". Imagina se Alex versão 2008 estiver aí? Seria um grande Bonus.

Mas estou com medo de uma coisa:

Dale-Dependência.

Tenho medo de que se acontese algo com Dale o time desaba. Na fase que ele está (isso inclui 2013)será que teriamos alguem para substitui-lo(só mesmo o Alex "2008" poderia)?

O que vocês acham, o Inter depende de Dalessandro em 2014?



quinta-feira, abril 17, 2014

Bastidores, Realidade?

- Esse Video (no fim do Post) dos bastidores da conquista do Gauchão não tem como NÃO nos deixar animado. A VONTADE parece estar no lugar certo.  E como escrevi em 2011 , Vontade alem de qualidade e tecnico é TUDO. Sem Vontade nem o melhor tecnico do mundo com um time cheio de craques consegue conquistar titulos.
Leiam meu texto AQUI. Foi escrito no fim do pessimo 2011 ...depois tivemos mais 2 pessimos anos.

- Mas o video é de nos deixar animados. O grupo parece unido e isso é (quase) tudo! Mas como já escrevi mil vezes....só saberemos de verdade se tudo isso é verdade ou enganação quando o Inter enfrentar times da primeira divisão semana apos semana e viagens continentais que as acompanham. Sabado teremos a primeira das 38 Respostas. Vitória sobre o Vitória é a unica opção.

- Menos de 30 Mil no Beira Rio Sabado pra mim significa que nem deveriam ter se encomodado em renovar o estádio...digo isso claro com uma certa irônia. O estadio renovado é otimo, mas a torcida tem que comparecer. Antes da reforma acho que 20 Mil era a media. Com a reforma a media tem que aumentar pra 30 Mil. Mas já leio muitas desculpas...Feriadão...etc etc...

- Mas tem um fator que não me afeta (pois moro longe) mas afeta a muitos. O preço dos ingressos e o custo de ser socio. Alguem escrevu em algum lugar que pra ser socio e ir a todos os jogos do mês o custo é entre 300 e 400 reais...isso sem falar em cachorro quente e coca cola. Preços ai tão ficando salgado...lembro uns anos atras quando visitei o Brasil com 30 pila um não socio sentava numa cadeira. Hoje nem pensar. Minha pergunta: O preço não deveria aumentar com a demanda? Se o Estadio que cabe 50 Mil tem só 25 Mil por jogo....o preço dos ingressos não estariam altos demais para lotar o estádio?

-  Falando em beira Rio comprei o novo jogo da EA Fifa World Cup 2014 que contem o Beira Rio. Ainda não joguei no estadio. Na parte do jogo que é o "Caminho para a Rio" Cada um dos estadios é um degrau para chegar ate o Maracana. Jogando contra pessoas online tu começa em manaus que é a Divisão Inicial...depois de ganhar algumas partidas tu sobre pra proxima divisão que é jogado no Pantanal (onde estou agora)...o Beira Rio é o terceiro..e depois os outros estadios até chegar ao Rio. Cada divisão a competição Internetiana é mais dificil...se o cara não cuida acaba cainda pro estadio anterior.

- Falando em Copa...o Estadio do Corinthians será conhecido pelo mundo afora de Arena Corinthians...assim dando uma otima publicidade ao nome Corinthians. Eu sugeri aqui no BV em 2010 ...que o Inter deveria mudar Oficialmente o nome do Estádio para Estadio SC Internacional (durante os dois anos até o fim da copa..lembrando que o nome oficial do estadio nem é Beira Rio)...muitos apareceram com um xororo de que o Nome é Beira Rio bla bla bla.....outros falaram que a Fifa não aceitaria fazer propaganda para o Clube...pois bem tão fazendo para o Corinthians. Pior a maioria dos Gringos pelo Mundo vão pensar que "Beira Rio" tem algo a ver com Rio de Janeiro. Perdemos essa chance.

- Falando em exposição...que exposição o Flamengo vai ganhar na Copa com a Alemanhã vestido uma camisa baseada na camisa do Flamengo. Genial por parte da Alemanhã pois vai jogar pra torcida Brasileira (ao menos os Flamenguistas) e muito bom para o Flamengo pois sua camisa vai ficar muito conhecido pelo mundo...e a Alemanhã admite que a camisa é baseada no clube carioca. 

- O Video dos Bastidores do Gauchão.


PS: Prometo atualizar a produção ofensiva antes da estreia.



quarta-feira, abril 16, 2014

Corredor da Morte

Duas cervejas e 3 gols a mais são o suficiente pra destemperar qualquer um. O quarto gol, aquela pintura completada pelo Alex soltou um grito preso na minha garganta: vamos humilhar esses filhas da puta! Mazembe no ** deles!

Queria o quinto, o sexto... até chegar ao mágico 8 x 1. Placar clássico em final, quando o INTER ganha de times pequenos. Mas o pessoal de vermelho ficou com peninha e aproveitou o momento pra deixar o tempo passar. Irretocável a atuação da moçada. Vitória em clássico, de goleada e com banho de bola, quem atira uma pedra?

Mas, sinceramente, dizer que é o maior do sul acho que é uma briga que cabe ao brêmio contra os Caxias, Juventudes, Brasil-PEL da vida... Porque o SC INTERNACIONAL é um dos maiores do mundo. Essa é a briga que me interessa.

Bem disse o D'Alessandro ao final do jogo que a vitória sobre o rival valeu mais que o título. Quando os dirigentes (amadores) vão se dar conta de que o freNAL é o nosso Super bowl? Não importa pelo que vale o jogo, ele vale mais do que o título em disputa.

Agora, é preciso virar a página. Ainda sobre as frases bem ditas no domingo, deixo a ultima citação para o Abel: "não termina aqui".

Isso é muito importante. Estamos no corredor da morte ha anos. Esperamos pelo título nacional e acabamos eletrocutados. Fomos o primeiro tricampeão do brasileiro, ganhamos o terceiro em grande estilo sem perder nenhuma e depois disso apenas vários, diversos e muitos vice-campeonatos. 

Porém, para nosso bem, parece que o time está maduro o suficiente pra encarar a peleia de ter de enfrentar a tudo e a todos pra trazer o caneco do Campeonato Brasileiro de volta a seu lar de direito: o Beira-rio.

Uma torcida que ergueu um gigante dentro de um rio, não é uma torcida qualquer. Ela não merece nada menos do que o melhor que a casa pode oferecer. E, a partir de hoje, não aceitamos nada menos do que o título do Campeonato Brasileiro, custe o que custar. Eu confio em meu capitão e quero o time jogando afinado assim como foi nesse último domingo, jogando como se fosse a final do campeonato jogo a jogo, porque, sem isso, não teremos o que merecemos e nos foi roubado duas vezes.

"Who made you god to say 'I'll take your life from you?"


@cristiandrs




terça-feira, abril 15, 2014

Tudo ou Nada!

Os ultimos 8 meses de 2014 vão determinar como o Giovanni Luigi será lembrado historicamente.

É tudo ou nada para ele.

Já sabemos que o efeito historico da conquista do Gauchão é o seu maior valor. Na contagem de titulos, na contagem de vitórias sobre o rival. Mas o Gauchão não tem mais peso pra colocar o nome de um dirigente no alto.

Podem ver as piadas sobre o Grêmio que circula por aí há anos. Todos mencionam que o Grêmio "Não ganha nada" em mais de 12 anos, sendo o ultimo titulo conquistado a Copa do Brasil. A verdade é que o Grêmio ganhou tambem alguns campeonatos Gaúchos mas segundo a propria torcida Colorada isso não conta.

Então Giovanni Luigi está no "paredão". Não ganhou nada até agora e resta apenas duas chances, a Copa do Brasil e Brasileirão. A unica "conquista" do Luigi na verdade veio em 2011 quando terminando QUINTO no Brasileirão conquistou a ultima vaga do Inter pra Libertadores.

Então, não estou desprezando essa bela conquista de Domingo sobre o rival, estou apenas lembrando a todos que para o LEGADO de um Presidente, O Gaúchão não tem mais peso algum. É insignificante para a história do Luigi.

Com isso, fico feliz que seja assim. Porque se eu fosse o Luigi e sabendo isso eu faria de tudo possivel para conquistar um ou ambos esses titulos Nacionais que restam. Eles podem fazer toda diferença para seu legado.

Conquistar a Copa do Brasil já faria muito para o nome Luigi e conquistar o Brasileirão colocaria ele num grupo seleto de Presidentes que nem Fernando Carvalho está (mas era pra estar pois foi roubado em 2005).

Agora resta ver se Luigi deixou o melhor para o fim ou se no fim do ano desaparecerá por completo da memoria dos Colorados.

PS: Alguns vão dizer "Ah mas ele nunca será esquecido por causa da reforma". Discordo, talvez um dia daqui 20 anos vire uma sala no Beira Rio "Sala de Imprensa Giovanni Luigi" ou algo assim mas não acho que Luigi será lembrado como o "Homem que construiu o novo Beira Rio" ... ele pegou o bonde andando nessa.



segunda-feira, abril 14, 2014

O que fazer agora?


Falar da sova que demos no RBS FC ontem seria muito fácil, mas já passou. Foi divertido! Aquele quarto gol acho que todos os colorados vibraram exatamente como o Alex! Que baita gol! Aquilo não é gol de grenal! O primeiro dele sim, é gol de grenal, mas aquele quarto gol foi demais! Foi prá lavar a alma mesmo!!

De um corneteiro irredutível..... Valeu mesmo Inter!

Fizeram exatamente o que tinha que fazer ontem. Tomaram pressão no começo, seguraram, tomaram as rédeas, abriram o placar, e depois gol, gol, gol e segura o jogo. Tudo bem, podia ter feito mais, mas também não é só dizer, vai lá e faz mais, né.... Foi ótimo, todos de parabéns.

Agora, o que vem a partir da semana que vem.

Não vou repetir o que o Louis falou no post mais recente dele. É aquilo mesmo.

Mas vou repetir outra coisa.

Uns meses atrás, escrevi aqui sobre minha teoria de jogar a vida no Beira-Rio. Fazer do Beira-Rio um lugar onde os três pontos eram certos. Era só questão de adivinhar o placar. Temos time prá isso? Não sei, mas com certeza temos estádio, e a torcida tá aí, adormecida, mas com certeza vai acordar se vier o chamado. Lembram o que era o Beira-Rio na Liber2006? É aquilo.

E este chamado é exatamente isso, fazer dos jogos em casa finais de copa do mundo. Comer grama, sujar o calção, fazer 3 no primeiro tempo e a cada gol ir buscar a bola na rede como se precisasse do placar.

MASSACRAR os adversários. Com 19 jogos em casa, marcaríamos 57 pontos. 57 pontos com 50% dos jogos. Tudo bem, bota uns 2 empates aí contra Corintia e Framengo pq a cada ano vai ser mais proibido ganhar desses vermes da Globo, mas mesmo assim, são mais de 50 pontos na metade dos jogos.

Na outra metade, fora de casa, a estratégia tem que ser jogar contra os menores do mesmo jeito que joga em casa, jogar com cautela com os times ajeitadinhos, e jogar prá um empate bem segurado (vitória com sorte) contra os grandes.
Imaginem uma campanha fora de casa assim: 19 jogos - 5V-7E-7D: Isso dá 79 pontos no total. Tirando os pontos que são proibidos de se obter (corintia, framengo), dá pelo menos uns 75 pontos. Se não é pontuação de campeão, é o suficiente prá botar na briga, e ir pros últimos 7, 5 jogos com a faca entre os dentes.

No mínimo Libertadores. E do jeito que a Libertadores está este ano (várzea, mato, capim), ano que vem a chance é boa.

Esse tem que ser o espírito prá esse ano. Jogar no Beira-Rio (imponente, cheio, rugindo) amassando os adversários, e jogar fora com inteligência, com a tabela de baixo do braço, gerenciando a pontuação, a distância, os adversários.

Não vai ser tão perfeito assim. O D'alessandro vai ser suspenso umas 3 vezes (amarelos, vermelhos), vai se machucar pelo menos uma vez... Arango (sim, o nome dele é Arango. Aranguiz foi o apelido que o Muçum botou nele) vai ser convocado... Dida/Muriel vão eventualmente falhar, nós sempre jogamos contra 14, etc....

Seria fácil demais contar só com a matemática, mas o que mais importa é a vontade, é o objetivo, é traçar a estratégia e tentar mantê-la da maneira mais fiel possível.

Boa semana.

ps. falta dois meses prá Copa. Cumé gurizada? Vamos agilizar um fut-churras? E o bolão? Temos quórum aqui?

ps2. Abraço pro meu pai, o cearense mais colorado do mundo, que faz 60-e-lá-vai-pedrada hoje!!



Agora o outro Tetra

Vibrei muito. Comemorei. Dei risada. Chego a ter boas expectativas para o Brasileirão. 

Mas sou cauteloso. 

Não esqueço do passado. 

Interesante postagem num blog da clicrbs onde o autor pergunta se na verdade nao é engana-libertadores em vez de engana-gauchao. 

Eu digo que nao e que achar isso é o proprio efeito do engana-gauchão. 

Ja fomos enganados seguidamente em gauchao. Pra quem esqueceu em 2011, 2012 e 2013. Alguns com vitorias categoricas sobre o proprio gremio. A euforia era como agora. Isso não é novodade pois menciono isso desde a abertura do gauchao.....de 2012! O gremio pode se quizer dizer que o foco pra eles nao era final de gauchao pois estao nas oitavas da libertadores. E até um certo ponto isso faz sentido. Tomaram um vareio, foram humilhados mas o fato é que podem se quiser dizer que o foco não era o mesmo. 

Sera que teria sido 6 a 2 a final do gauchao se o gremio nao tivesse esse outro compromisso? Nao sei. Mas sei que é muito facil se enganar com o engana bobo ao ponto de escrever uma materia questionando se o engana bobo de verdade não é a libertadoes. 

Olha até os mais cautelosos como eu acabam ficando um pouquinho cegos com a conquista do Gauchão. O "agora vai!" Nunca está muito longe na nossa mente. Começamos a explicar nossos sentimentos: temos goleiro de verdade, zaga nova, esse Aranguiz é um monstro, He Man foi injustiçado..... Agora vai!

Pode ir.... Talvez não. Ninguem é dono da verdade.... Só saberemos com certeza durante as 38 rodadas do Brasileirão. 

Então o trabalho de verdade é fazer o Inter , comissao , jogadores , diretoria entender que cada rodada é final. Não existe recuperar pontos depois. O melhor de tudo é saber que das 20 equipes no Brasilerão a maioria são clubes com times acomodados que usam essa mentalidade de vamos recuperar depois. Então basta como o cruzeiro no ano passado ser um time que de rodada a rodada da a vida em campo e o titulo fica facil. 

Depois de uma geração sem titulo brasileiro (oficial pois fomos roubados duas vezes) o Inter tem que se preparar militarmente para o brasileirão e os jogadores tem que fechar com essa ideia. Depois de tanto tempo qualquer resultado que não seja titulo é fracasso pra mim.  Não podemos esperar mais. 




domingo, abril 13, 2014

GRENAL 401: TETRA!

POS- JOGO

O quarto Gol do Inter hoje foi talvez o momento mais emocionante desde a conquista do Bi da Libertadores. Aquele momento entre o terceiro e o quarto gol do jogo foi extase. Que golaço...de lavar a alma! Goleada final de 4 a 1. O Mais importante que tem do Gauchão é o aumento na diferença estatistica entre os dois clubes. A vantagem aumenta em numero de regionais...numero de vitórias....gols e por ai vai.

Resta agora torcer de que diferente de 2011, 2012 e 2013....essa conquista do Gauchão se traduz em algo significante no resto do ano. Nesses 3 previos anos estavamos comemorando como hoje...mas o resto do ano não deu nem em libertadores. QUERO acreditar que as leves diferenças no elenco sejam suficientes. Torço que seja. Como sempre.

Estatisticas serão atualizados essa semana.

PRE-JOGO

Não vou mentir que estaria 20x mais animado com a final se ela fosse no Beira Rio. Prova de que cada detalhe num evento é importante. Seja show, festa, futebol. Jogo no Beira Rio aumenta o espetaculo visual, ainda mais num novo Beira Rio depois de 2 anos sem jogos no estádio. É uma otima oportunidade perdida.

Se a razão são os possiveis baderneiros, olha vocês aí no brasil tem que se virar e resolver logo isso. Não se pode deixar uma cambada de vagabundos estragarem um espetaculo para milhões. Tem que se resolver isso. Mas se a lei penal no país é uma piada, fica dificil. Se nem com o incidente dos banheiros quimico, tudo bem documentado no youtube, não aconteceu nada com os baderneiros que esperança vamos ter. Continuaremos, mais especificamente vocês, sendo vitimas de uma minoria irresponsável. 

Quanto ao jogo aposto minhas fichinhas no Dalessandro. Nesse ultimo ano e meio Dale tem ganho meu respeito e parece que a fase continuará esse ano. A conquista do titulo será importante pra dar uma moral ao time no começo do Brasileirão. A perda do titulo seria um desastre e indicaria que teriamos um melancolico Brasileirão pela frente. Espero e acredito que vamos sair com o titulo..... Mas na era Luigi nada me surpreenderia. 


Gostei ou Não

 
15
 
1
 
i
 


sexta-feira, abril 11, 2014

De volta do futuro

Perdemos.

Com dois gols de Barcos, um em falha horrorosa de Juan, outra em uma jogada com mérito total gremista, perdemos o clássico pelo placar que não podíamos perder. Gols que saíram depois dos 30 minutos do segundo tempo, quando nosso time, depois de cozinhar o jogo o quanto pôde, relaxou e entrou antecipadamente em clima de festa.

Festa gremista, em estádio de alma azul, enquanto o vermelho dorme, esplêndido.

Há dois anos, éramos nós comemorando o título dentro da ex-casa gremista, justamente nos aproveitando da soberba deles, depois de vencerem o primeiro jogo no Beira Rio. Será que a lição era só para o Grêmio? Claro que não. Nós podíamos ter aprendido algo, mas não.

Entramos na mesma soberba idiota e de gente pequena.

Festa gremista.

Agora estou aqui, nesta segunda nefasta, lendo a imprensa gaúcha feliz da vida, num nível tal que - imagino - se fosse uma libertadores, era bem capaz de decretarem feriado estadual.

Compreensível, temos que reconhecer.

Mas, me pergunto - retoricamente, pois sei que é em vão - como é possível um monte de "macaco velho" cair em armadilhas tão previsíveis como esta da soberba no futebol. Futebol se decide no campo. Frase repetida à exaustão pelos jogadores, mas da boca para fora.

Futebol se decide no campo. Vence quem se concentra, quem se dedica, quem não tira o pé. Vence quem termina o jogo com a impressão de que ainda faltam 90 minutos.

Depois do jogo, a mídia está exaltando o Grêmio, com seu "elenco forte", "treinador novo e promissor" e sua "arena moderna". Elogios e mais elogios.

E com relação ao Inter?

"Abel está se tornando um treinador ultrapassado, como Muricy e outros", dizem.

"O elenco que tem em Rafael Moura seu centro-avante de referência e em Juan, já velho e lento, seu zagueiro de confiança, não pode ser considerado bom", diz um comentarista.

Outro vai além e sentencia "Este ano é certamente o início do declínio de Dalessandro!", que não teria mais condições físicas de ser o maestro do time. "Alex há muito deixou de ser 'aquele' da passagem anterior", "Willians segue sua sina bipolar de ótimo roubador de bola e também entregador", "Dida é mesmo melhor que Muriel?", e por aí vai...

Gostaria de poder perguntar diretamente para Abel ou qualquer outro jogador, como eles estão se sentindo agora. Gostaria de saber se caso pudessem ir para o futuro e ver que o resultado seria esse, se seriam capazes de mudar o destino e entrar no jogo com mais seriedade e comprometimento. Vocês jogariam diferente, Abel? Dalessandro? Moura?

Bem, agora que voltei de lá e trago estas notícias, espero que sim.

Olha aí a foto apagando, Inter! Abre o olho!
(a foto foi sugestão do Saci Colorado!)


ps.: Chelsea reverteu um 1x3 para o PSG, enquanto o Borussia por muito pouco não reverteu o 0x3 contra o Real Madrid. Não tem jogo ganho e nem time que não possa se superar.




quinta-feira, abril 10, 2014

greNAL ESVAZIADO


INTER deve repetir 2013 e levantar a taça em Caxias


Ainda na segunda-feira na reunião do Conselho Deliberativo fiz uma apelo ao Presidente Luigi para que o greNAL fosse no BEIRA-RIO, que o nosso COLORADO fizesse todo esforço possível e imaginável para que jogassemos em casa.

Não que eu veja qualquer prejuízo técnico ou risco de perder o título jogando em Caxias (nem considero o título algo tão importante) mas penso que esta seria a verdadeira reabertura do estádio, seria a coroação da bonita festa da semana passada.

Eu já havia escrito sobre isso nesse post AQUI, e penso que agora com a definição de Caxias a decisão do Gauchão se esvazia, perde muito de sua importância. Se o Gauchão a muito não empolga muitos os torcedores, com essa decisão em Caxias empolga menos ainda, tenho certeza que a vitória na Arena da OAS duas semanas atrás vai ser mais festejada que o título em sí.

Mas o que não entendi foi as razões que levaram a direção do INTER a desistir de jogar na nossa casa, pois assim que o MP emitiu essa nota AQUI, dizendo que o BEIRA-RIO não tinha condições o Presidente Luigi se apressou em responder e afirmou AQUI que entregaria os laudos.

Afirmou ainda que, assim como ocorreu em 2012, iria a justiça lutar que o INTER pudesse jogar em casa AQUI. Estranhamente ainda no final da tarde de ontem o Presidente Luigi desistiu de lutar, se conformou com a decisão do MP confirmou , leia AQUI.

Ora, esse é mesmo um pais esquisito, o MP não decide nada, quem decide é o judiciário, mas o INTER se conforma com uma decisão de quem não tem competência para decidir e nem luta??? E como ficam os sócios que pagam mensalidades 2 anos sem jogos, reajustadas desde fevereiro e que não podem usufruir do novo BEIRA-RIO???

Diversos COLORADOS vem falar comigo indignados, muitos proprietários das novas cadeiras, pagando R$ 200,00 por mês desde fevereiro e até agora não tiveram uma oportunidade sequer de sentar na sua nova cadeira???

E a multa por atraso na entrega??? A própria VP Diana falou AQUI que o prazo máximo, previsto no contrato, era 31 de março. Já estamos em 10 de abril e a AG ainda tem um acampamento e operários trabalhando na obra, não vamos cobrar a multa???

Enfirm, todas essas questões deveriam ser respondidas, mas tenho certeza não serão nem sequer perguntadas, pois não há "interesse jornalistico". Mas tudo isso acaba diminuindo o clássico de domingo e até mesmo a importância do título.

Sobre o jogo direi apenas que tenho certeza da vitória, pois o INTER é o maior vencedor de greNAL, tem um D´Alessandro motivado (COLORADOS e gremistas sabem o que ele é capaz de fazer quando está motivado) e vale taça, ou seja o INTER vencerá!! 

Mesmo que o jogo tenha sido esvaziado sempre é bom ganahr deles, sempre é motivo de alegria ganhar uma taça, pois como diria o mestra Cláudio Cabral "Pior que ganahr o Gauchão é perder o Gauchão"

VAMO VAMO INTER!!! SEREMOS CAMPEÕES!!

André Flores
@ojogodointer







quarta-feira, abril 09, 2014

No Hay Conflicto, Señor

Buenas, prezados(as)!

Depois de um longo e rigoroso inverno volto a programação normal. Andei nas últimas semanas realizando algumas viagens a trabalho e tanto vocês quanto Deus sabem como é uma porcaria a internet pelos hotéis do Brasil e só ele pra ter paciência pra isso, já que a minha é limitada.

E no próximo domingo teremos um novo freNAL. Porém, contrariando a expectativa geral, ainda estamos na dúvida se vai ser no gigante ou na serra (ou outro campo emprestado). 

Cada vez que eu ando por Porto Alegre fico me perguntando por que não começaram as obras de infraestrutura assim que confirmada como sede a casa dos colorados e a cidade. Será que estavam a espera de uma reviravolta novelesca em benefício da coligay-ena? Mas eu acredito que o motivo era mais sórdido: liberar as obras para serem feitas sem licitação e... bem, vocês sabem pra que.

Eu gosto muito da "capital da república" como dizem alguns amigos meus e os mais bairristas, mas a cidade está um caos pela incompetência (ou precariedade programada pra gerar vantagens ao roubo e corrupção). Nada pronto, tudo revirado e vem um secretário dizer que as obras "são para a cidade e não para a copa". Claro, champs! Foi pra isso que aprovaram todos os incentivos, para que as copas, digo, as obras ficassem prontas na cidade para a copa de 2022.

Eu não entendo também porquê "grenalização" do estádio da copa. O que interessava era a reforma com custo menor. Bingo, está pronto! Até o arqui-rival pegou carona. O clube não vai ter nenhuma receita, nada, zero! Nem o nome pode mostrar. Vai ser mais ou menos como a menina que toma umas a mais, se entrega pro garoto que ela gosta no segundo grau (tá eu sei, ensino médio, mas eu sou velho mesmo) e fica esperando a ligação no dia seguinte. Mas, sabemos que a FIFA não liga no dia seguinte nem manda flores. Só fode e vai embora com a grana.

Auto explicativo

Independente dos motivos ou da concordância, depois de realizado um acordo e selado um contrato ele deve ser cumprido. MAS, sabemos que vivemos numa republiqueta de bananas onde a palavra empenhada e o acordo selado podem ser discutidos depois de tudo pactuado e de comum acordo, até mesmo na justiça. Vivemos sob o mesmo céu que cobre uma terra onde tudo pode ser "ajeitado", onde erros viram ressalvas e incompetência vira ato falho. Ato falho é eu chamar Rafaela de Carolina, por exemplo (e que ato falho!).

MAS, na terra que não existe conflito de interesse... Um ano da receita atual do clube poderiam comprar e pagar todos os compromissos da década de 90 e ainda teriam feito as lágrimas do nosso idolatrado mestre Fabiano, o amante de Cachaça, serem de alegria por terem nos dado o sonhado título de expressão.

MAS, não... na terra que não tem conflito de interesse o dinheiro some e não deixa legado algum. Enfim, o que será mesmo isso, né? Esse tal de conflito de interesse? Conceito nebuloso esse pra alguns. Mesmo que possa escolher um prestador de serviço que vai usar e pagar pelos serviços prestados a quem escolheu. Claro! Todo mundo entrega pro concorrente só pela ética.

A festa foi linda? Irretocável! Alguém mais teria poderio técnico pra manter o mesmo padrão apresentado? Ninguém sabe. 

Mas uma coisa que tem de ser reensinada a esse pedacinho de chão que teima em se dizer país é parar de se "abrasileirar" e cultivar a verdadeira tradição gaúcha: Liberdade, IGUALDADE, Humanidade. Nada novo, pois estão no Brasão usado da bandeira desde 1835 (herança da maçonaria francesa).





terça-feira, abril 08, 2014

REUNIÃO CD #11


Abaixo segue o vídeo feito pela minha irmã Aline, que no domingo fez sua primeira visita ao BEIRA-RIO desde que as obras iniciaram e do meu irmão Adriano que trabalhou para uma empresa contratada da organizadora do evento, confere que ficou bem legal.




Ontem houve uma reunião do Conselho Delibertativo. A pauta era AVALIAÇÃO DAS CONTAS DE 2013. Como já expliquei outras vezes essa é minha opinião parcial sobre o que eu vi e eu considerei importante, não tem a mínima pretensão de ser a ata da reunião, penso que essa é uma forma de prestação de contas do meu mandato.


O PARECER

Junto com a mesa diretiva do Conselho Deliberativo é eleito o Conselho Fiscal. Na última eleição, como houve um acordo dos grupos, praticamente todos estão representados na mesa e no Conselho Fiscal. E as contas funcionam assim:

A Direção e o Conselho Fiscal contratam uma auditoria independente, e as contas são aauditadas por essa empresa que repassa as informações a direção e ao Conselho Fiscal. A direção faz uma avaliação do seu balanço e remete ao Conselho Fiscal que faz a sua avalição com sua recomendação e manda para todos os Conselheiros, e nós Conselheiros votamos as contas, em resumo (bem resumido) é isso.

Pois a maioria do Conselho Fiscal (Conselheiros da situação e da oposição) entenderam que as contas deveriam ser aprovadas com quatro ressalvas. Uma delas dava conta da forma como foi contabilizado uma dívida assumida junto a Caixa Econômica Federal. Uma questão que vem desde a gestão do ex-Presidente Zachia (que o ex-Presidente Miranda ficou de detalhar melhor).

Outra ressalva apontada pelo Conselho Fiscal foi quanto a forma como os contratos da compra do Scocco e venda do Oscar, onde surgiram comissões a pagar para empresários de maneira extemporânea. Os contratos do jurídico não tem numeração cronológica, é impossível saber quando cada contrato é feito e essa situação vem, a muito tempo, sendo apontada pelo Conselho Fiscal, pois dificulta e muito o controle sobre as transações.

No caso do Oscar (cuja venda foi ainda em 2012) o contrato que obrigava a pagar uma vultuosa comissão (cerca de R$ 1,3 milhões) só apareceu na contabilidade no ano de 2013. No caso do Scocco é um pouco mais complicado de explicar, mas a raiz do problema é a mesma, ha desordem administrativa.

Havia ainda o caso do Guiñazu, que o INTER liberou sem custo algum para o Libertad, com uma cláusula de indenização pesada caso ele voltasse ao Brasil. Dizia-se (não sei se é verdade) que o próprio jogador pediu para sair por motivos pessoais. Mas o fato é que poucos meses depois o INTER liberou essa multa para ele ir para o Vasco. Se não era para cobrar para que havia a multa???

SUPLEMENTAÇÃO

Mas havia também uma grande discussão pela não apresentação do pedido de suplementação. Ja falei disso AQUI, e o resumo é o seguinte: 

A Direção pediu autorização do CD para gastar R$ 201 MI (R$ 132 MI em futebol) e o Presidente Luigi gastou R$ 226 (R$ 176 MI em futebol), ou planejou mal, ou executou mal ou o que é ainda pior, planejou e executou mal, vez que terminamos o Brasileirão em 15º lugar.

REPROVAÇÃO x APROVAÇÃO COM RESSALVAS

Diante deste quadro 6 membros do Conselho Fiscal (1 do Convergência, 3 do DIRETAS SEMPRE e 2 da situação) opinaram pela APROVAÇÃO COM RESSALVAS, pois entendiam que as falhas apontadas, apesar de graves, não justificariam a reprovação das contas.

Já para 2 membros do Conselho Fiscal (ambos do Convergência) as falhas apontadas mereciam a REPROVAÇÃO DAS CONTAS. E com base nestes dados e deste parecer a gestão fez uma exposição aos Conselheiros.

A gestão reconheceu os erros, o próprio presidente Luigi se comprometeu a fazer o pedido de suplementação e não mais ignorar o Conselho, a gestão reconheceu o problema nos contratos que não tem numeração cronológica e deu uma série de justificativas para as transações dos atletas.

Aqui é importante ressaltar que nem sequer a própria gestão defendeu que as contas fossem aprovadas na forma como apresentadas, o próprio Presidente Luigi reconheceu os motivos que ensejaram as ressalvas.

Eu, e outros diversos Conselheiros, nos manifestamos com preocupação com preocupação com a forma como as coisas estão sendo conduzidas no INTER, como os contratos tem sempre surpresas, que as vezes prejudicam o interesse do INTER, que a desculpa da falta do BEIRA-RIO pode servir ao time, não a gestão para cumprir as suas obrigações.

VOTAÇÃO

Como já era de se esperar só houve duas possibilidades de votação, REPROVAÇÃO ou APROVAÇÃO COM RESSALVAS, vez que nem a direção teve coragem de defender a APROVAÇÃO SEM RESSALVAS.

Embora eu tenha discordância da forma como o clube vem sendo gerido, não vi neste ano motivos para reprovar as contas (ano passado votei pela reprovação por motivos que considerei bem mais graves AQUI)

A maioria dos Conselheiros presentes votou pela APROVAÇÃO COM RESSALVAS. Uma boa parte do Convergência, diferente do ano passado, este ano votou pela reprovação das contas (acompanhando 2 dos seus 3 membros do Conselho Fiscal), também votaram assim independentes e membros de outros grupos.

Ao final o que mais me chamou a atenção foi o ineditismo de que não houve mesmo quem defendesse a aprovação, nem a própria gestão, o que da uma certa medida do quanto nosso clube vai mal administrativamente.


Aproveitei para tirar fotos com efeito da iluminação cênica

Eu e diversos outros Conselheiros pedimos que greNAL de domingo já seja na nossa casa, será a coroação dessa reabertura!! Muitas outras coisas foram tratadas na reunião, mas até para o post não ficar ainda mais longo volto a esses assuntos no futuro próximo, apenas que .

André Flores
@ojogodointer





O Segredo será revelado

Nos proximos dias, espero poder revelar o maior segredo dos 9 anos de Blog Vermelho. Não posso revelar agora ... daqui uns dias...vocês vão entender.

IT
WILL
CHANGE
EVERYTHING





segunda-feira, abril 07, 2014

Do que eu sinto falta


Quando eu digo prás pessoas aqui no Canadá que sou do Brasil, e elas logo me perguntam "so what brought you to Canada?" ("o que te trouxe pro Canadá?"), eu sempre respondo "The weather!" ("o clima").

É risada geral, não falha nunca.

Com 9 meses por ano de temperatura abaixo de zero, prá 99% das pessoas, eu dizer que o clima é o que me trouxe do Brasil prá cá é a piada do ano prá eles.

Só que não é. Na verdade prá mim, é sim um dos motivos. Detesto calor. Adoro inverno.

A conversa segue, e invariavelmente depois que eu explico o que, além do clima, me fez me mudar do Brasil prá cá, eles quase sempre perguntam "mas deve ter alguma coisa de lá que tu sente falta..."

Sim. Tem três:

1) embora eu não seja muito apegado com família, não se pode ignorar pais, avós, tios, primos, amigos próximos... Skype, telefonemas, emails, visitas, tudo isso ajuda na distância, e em alguns casos aproxima mais ainda do que se morássemos no mesmo bairro.

2) Churrasco. Nuff said.

3) O Inter.

Bom, aí minha mulher pira. Mas mesmo depois desses anos trágicos em que um presidente que torce pro Grêmio quase derruba nosso Inter, eu ainda continuo aqui escrevendo, falando, torcendo e cornetando. Já era prá ter largado de mão a muito tempo, mas não consigo. E se tivesse aí, bom, aí emprego, casamento, essas coisas todas já tinham ido pro saco, porque ia tá mais pirado e fanático que nunca. Então faz falta sim. Ir no jogo com o pai, assistir na TV (e não na porra da internet, esperando buffering....), ouvir no rádio do carro... vocês sabem!

Por isso, quando há um fim de semana como esse, é foda! Mesmo sabendo que é a festa da RBS, que tem energumenos presentes como luigis e teddys, que tem um amistoso contra um time B cobrando o olho da cara, que o estádio não tá pronto, etc etc etc... é foda estar longe.

Foi muito foda estar longe em 2006, mas como já disse aqui, foi a minha saída de Porto Alegre que fez o Inter campeão em 2006. Foi a distância do meu pé frio o único e exclusivo motivo prá todas aquelas vitórias.

De nada.

Mas voltando ao assunto... num finde como esse, é foda não ter nem visto melhores momentos da festa ainda. É foda acessar a porra do site da Globo e só ver o vídeo do primeiro gol do D'Ale, ainda que eles o anunciem como "melhores momentos" do jogo.

É foda.

Mas valeu a pena. A internet e o BV tão aí prá isso.

Só quis escrever isso pro pessoal que tá aí, pertinho do Beira-Rio, com cadeira, lugar, ingresso, ou rádio na mão, que aproveitem.

Se vocês têm filhos, pais, amigos, a turminha que come o churrasquinho de gato com cerveja quente antes de entrar no estádio, aproveitem! Pensem que tem muito colorado que embora não trocaria o lugar onde está prá estar lá, tá morrendo de inveja boa de vocês.

Espero que tenham curtido a festa e o jogo de re-inauguração. Apenas mais uma coincidência na nossa história de coincidências que o placar da re-inauguração foi o mesmo da inauguração!

Tenham uma boa semana!




domingo, abril 06, 2014

Inter x Penarol

ReInauguração Oficial do Beira Rio.

Depois de uma linda festa ontem a noite com show de nivel Mundial (veja comentarios no post anterior do BV) hoje temos a partida amistosa contra o Penarol.

Essas festas todas só aumentam a expectativa para o Brasileirão e para o GreNal final do Gaúchão. GreNal que é obrigação levar o titulo pra começar bem a era Beira Rio II.

Só mais alguns comentários relacionados a festa de ontem:

- A "Noite dos Idolos" como venho pedindo há 8 anos como aqui em 2009 (Ideias de Marketing N+1) e aqui em 2013 (Noite dos Idolos) , e aqui em 2007 (Quando em Roma) e aqui em 2007 (Falcão o Enigma Colorado) e aqui em 2009 (Depois da festa) parece ter sido finalmente realizado com a festa de ontem!

Lembro de muitas criticas em relação as minhas ideias postadas nos links acima...varias vinham na forma de "Depois de 10 minutos a torcida ia ficar com tédio e não iria prestar atenção" e "Não faz parte da cultura Brasileira esse tipo de idolatria" etc etc.... Acho que ontem foi provado o contrário. E o torcedor ainda paga preço salgado pra essas coisas.

Agora só resta eu pedir que o Dia dos Idolos...numa escala obviamente muito menor que a de ontem, seja realizado todo ano, numa tarde ensolarada antes de um jogo no Beira Rio. Quem sabe em Abril perto do aniversario do clube quando possivel. Não precisa como já expliquei fazer "Abertura de olimpiadas" todo ano...a simples introdução de ex jogadores ao gramado, com imagens no placar eletronico que agora temos, mais um audio legal...do menos estrela ao maior idolo já seria um grande evento anual. Como venho escrevendo aqui desde 2006 essa simples formula é um sucesso com o NY Yankees, que superlota antecipadamente esse jogo todos os anos e nunca fica "Old" porque todos os anos tem gurizada nova só então estão chegando na idade pra saber que era Falcão, Valdomiro..e um dia Dalessandro, Gabiru etc.. (O yankees tem uma atração a mais...os ex-idolos, fazem um jogo amistoso antes da principal..só os bem velinhos não participam..não sei se isso seria possivel com o futebol, mas seria legal ver eles bater uma bolinha mesmo que por 15 minutos). Fica ai mais essa sugestão. Dia dos Idolos..todos os anos.

PS: Minha pequena e indireta contribuição para o show de ontem foi eles terem usados aquelas fotos do torneio Joan Gamper que consegui atravez do pessoal do Museu do Barcelona ano passado e postado aqui no BV em primeira mão. As fotos aparecem no show durante a parte sobre a conquista desse titulo em 82.