segunda-feira, outubro 30, 2006

8 Cenas lamentaveis

E' interessante. Falamos aqui no outro dia que nao deixam entrar bandeiras no estadio porque podem virar armas, mas na Bahia com um timeco na 3 divisao e em ultimo lugar no octogonal os genios do futebol Brasileiro deixam Obras inacabadas repleto de Pedras a disposicao dos torcedores do Bahia. Sera que precisa ser genio para imaginar o que essa mistura de Pedras, Serie C, Torcedores fanaticos e timeco ia acabar causando?

Notem no video o chute que um policia da na cabeca de um torcedor na bandeira de escanteio, covardia total. Sera que alguma coisa acontece a esse policia. Duvido afinal estamos falando em Brasil mas deviam usar esse video para prender esse covarde. Sim o torcedor estava errado por entrar em campo mas aquilo foi desnecesario.

Futebol e' esporte, as pessoas as vezes levam a serio demais como se sua vida dependesse da vitoria do seu time. E' facil entrar nessa mas a verdade e' que e' um exagero. Quando vejo clips de torcedores do Curinthians (ou outro time qualquer) indo ate o campo de treinamento numa tarde de trabalho para protestar, meu primeiro pensamento e' "Po esses caras nao tem nada melhor pra fazer? Talvez um trabalho? Le um livro?". Infelizmente nem todos os times podem acabar em cima da tabela. Para se ter vencedor, tem que haver perdedor. E' uma formula simples. Invadir campo, jogar pedra, Fazer guerras com outras torcidas (onde ate morrem pessoas) na minha opiniao e' um atraso. Uma palhacada completa. Veja o video:



8 Comentários:

Rafael Severo disse...

É lamentável mesmo atitudes como essas. Desvirtuam completamente a finalidade do esporte que é, ou deveria ser, tão somente entretenimento. Derrotas fazem parte do esporte. Imaginem se cada colorado resolvesse descontar sua frustação quebrando e matando por aí. Nossa, não ia sobrar ninguém tamanha decepação que nosso clube já proporcionaou em anos seguidos de fracassos.
Agora há um ambiente extremamente hostil se criando aqui em Porto Alegre com essa história de rivalidade entre torcidas. Gente se prometendo, combinando emboscadas... Onde é que nós estamos, afinal? Na idade da pedra? As pessoas perdem facilmente a noção de civilidade e partem pra depredação e violência. Usam o espetáculo do esporte pra descarregar suas frustrações com atos covardes e que, infelizmente, só tem se alastrado aqui pelo Brasil. E nem me venham dizer que aqui no Rio GRande do Sul é diferente, que aqui se torce com civilidade, pois isso é histrinha pra boi dormir. Aqui estamos copiando o que de pior há em termos de comportamento de torcidas, esse fenômeno selvagem que começou por São Paulo e que náos gaúchos nos gabávamos de que isso nunca haveria de chegar por aqui. Pois é, chegou! E parece que não tem data pra acabar. Aimprensa azul inclusive tem se aproveitado do fato pra deitar e rolar, espalhando que a torcida colorada tá prometendo a desforra, que vai quebrar o chiqueiro, que os colorados que vão ao estádio devem ser cadastrados, como se a torcida colorada tivesse criado toda essa onda. Mas já disse uma vez e vou repetir: os colorados devem se encaminhar ao chiqueiro desarmado do espírito belicoso que está tomando conta de alguns irracionais aqui em Porto Alegre, como vimos no GayNAL do Beira-rio. A vingança deve ser somente nos gritos de incentivo ao time o tempo inteiro... Coisas de quem somente vê o esporte como uma forma de entretenimento...

Denilson M. (POA) disse...

È lamentável saber que o futebol tem dessas coisas. Que o amor ao clube implique em odiar o jogador ruim, a direção incompetente e a torcida adversária. Certamente, a maioria dos protagonistas dessas atitudes são pessoas que não têm responsabilidade social, tipo família, emprego,etc. Claro que atrás desses vão muitos outros porque na multidão as pessoas viram irracionais, como se perdessem sua identidade. Vi, esses dias um tumulto num jogo na europa, onde uma torcida se atrasou por causa de um defeito nos trens e o juiz resolveu esperar para começar o jogo, ocorrendo a quebradeira geral... ra vcs verem que nbão é só por aqui que acontecem essas barbaridades... Espero que o grenal seja de muito incentivo aos times e pouca interação entre os torcedores.

Rafael Severo disse...

Muito bem lembrado Denilson. Esses atos de selvageria também ocorrem em estádios europeus. Não é exclusividade brasileira...

Schroder-EUA disse...

Denislson,
Exatamente, esse cara que levou o chute na cara tinha jeito de quem entrou so depois dos primeiros...meio que na onda dos outros..e levou a pior.

Na Europa acontecia muito mas tem melhorado desde que os governantes comecaram a levar a serio a situacao. Hoje na Inglaterra os torcedores estao practicamente sentados no gramado sem foco ou cerca...nos anos 80 nao era assim...

aqui nos USA e' MUITO dificil acontecer algo assim...acontece briga entre tocedores bebados e invasoes de campo isolados, mas raramente coisas desse tipo.

Acho que como tudo na vida tem a ver como Denilson falou comecando por Educacao. Eu aind lembro dos "sacos de Mijo" no Beira Rio nos anos 80...coisa da idade da pedra. Ainda acontece?

Rafael Severo disse...

Os sacos de mijo aconteciam com bastante freqüência até metade dos anos 90, mas parece que essa prática está cada vez mais rara. É claro que há os gritos contra quem levanta, aquele tradicional "olha o mijo!" em tom de ameaça. De vez em quando voam copos de cerveja cheios de mijo mas é raro. Mas acontece uma coisa que consegue ser milhões de vezes pior que mijo, que é o arremesso de pilhas de radinho. Como se sabe, um objeto de certo peso jogado a uma verdade distância e força podem causar lesões ou até mesmo a morte se pegar em cheio na pessoa...
Esse negócio de mijo e pilhas e arremesos de objetos em geral é primitivismo na essência, sei lá, tudo é questão de educação mesmo. Ou da falta de educação... Entendo que um país livre deve primar primeiramente - e acima de tudo - pela educação de seu povo. Só ela liberta, só ela fortalece conseqüentemente todas as outra áreas de uma sociedade (Cultura, saúde, segurança pública...) Então eu tenho primado em conceder meus votos para aqueles candidatos que priorizam a educação como projeto. Vejo alguns candidatos aproveitadores focando suas campanhas em segurança pública mas violência sempre vai existir enquanto não houver educação e que qualquer estratégia de segurança alardeada por um candidato em campanha será paliativa, demagógica e populista. É sempre a mesma coisa, vai govern, vem governo e as questão prioritárias ficam relegadas. Pronto, terminei minha explanação, é que ontem foi dia de eleições aqui no Brasil e eu me empolguei. Não com os resultados da eleição, mas com o assunto do tópico...

Denilson M. (POA) disse...

hehehe... sacos de mijo não vi mais faz uma década... e nos grenais fico bem longe do pessoal da azenha...
Agora, esses dias, vi um video de uma torcida do leste europeu, que atirava foguetes em direção a outra... naquelas bandas lá é punk o negócio...

Anônimo disse...

Selvageria total, sem falá que o maior culpado nem estava em campo ou nas imediações, pois coisas como essas não começam do hoje pro amanhã...o Bahia já vem despencando à tempos por conta de uma má administração em todos os setores...em parte assim como folgamos e levamos relativamente na boa as folgações desde que dentro de uma esporitividade sadia, isso não existe pra um povo assim como esse que talvez mesmo sabendo quão ruim, está acaba mesmo assim confiando e levando toda aquela carga de problemas que já tenham extra campo se deixando ora por conta própria ou levados por um e outro que vai com o intuíto de somente fazer confusão, estes dias tava pensando sem fazer aquele lance de teoria da conspiração, mas a dúvida é essa mesmo...será que os torcedores colorados não vão querer se ¨vingar¨ nesse Grenal?...vingança essa que seria de tamanha idiotice maior ainda do que os tricolores fizeram em nosso estádio, no da final do gauchão quase tomei uma pedrada na cabeça, por isso não vou mais em grenais, não consigo imaginar quão covarde um ser humano, se é que pode ser chamado assim, pode jogar uma pedra numa multidão e ainda ter a esperança de que não vai acertá em ninguém, isso que agora vemos muitas crianças e mulheres indo aos jogos, tornando aquilo que seria um divertimento em Familia em uma possível e temível tragédia.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Bah Louis, ia postar isso no meu blog! Ainda bem que tu colocou aqui onde a participação é maior, achei que só eu tinha visto isto na TV, hehe.

Pessoal, me deixaram quase sem palavras para comentar. Concordo com todos, e também acho que alguns COLORADOS irão com intuído de vingança. Próximo onde trabalho se junta uma turminha de "colorados" a beber e fumar maconha e saem dali direto para o estádio todos "loucos".

Mais uma coisa, além do Bahia ser o lanterna do Octogonal da 3ª Divisão, tem 11 jogadores quebrados. Que barbaridade.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]