segunda-feira, outubro 09, 2006

9 A estatua e os Brasileiros

Enquanto o Inter batia o Sao Caetano eu saia para mais tarde tirar essa foto da Estatua da Liberdade. Essa estatua foi feita pelos Franceses que deram a de presente aos Estados Unidos em 1885 como sinal de amizade entre os Paises e em comemoracao ao centenario do Pais. Mas a estatua veio sem base e foi feita uma coleta de doacoes ao longo de varios anos para construir a base o que na epoca cousou muita controversia (como aconteceu em Paris com a torre Eiffel).

Outro "landmark" de NYC o Empire State Building tava iluminado em Verde e Amarelo em Setembro em comemoracao 'a independecia do Brasil. Nao sei exato o numero de Brasileiros que moram nessa regiao mas acredito que seja em torno de 200 Mil alem de muitos Brasileiros nascidos aqui com Pais Brasileiros como por exemplo 2 primos meus. A Avenida 42 em New York e' conhecida como "Little Brazil" por sua concentracao de lojas e restaurantes Brasileiros. Mas eu to aqui em New Jersey meio isolado de tudo isso. Aqui em NJ tem a cidade de Newark que tem uma area completamente tomada a decadas por Portugueses e Brasileiros. Durante a Copa eles fecham as ruas para carros e aquilo vira uma festa enorme, especialmente quando o Brasil ganha.

Minha familia fez parte das primeiras geracoes Brasileiras a vim para ca em 1968.



9 Comentários:

Denilson M. (POA) disse...

Louis,
Como consegues manter o português em dia se desde 85 estás por aí? Incrivel isso, cara, já que tu praticamente nasceu nos EUA...
Consegues falar bem o português ou só escrever?
Alguns amigos meus já tiveram o privilégio de conhecer Nova Iorque. Espero ter essa oportunidade na vida tb... mas primeiro quero ir à Itália e Espanha...hehe...

Schroder-EUA disse...

Bah nao sei...deve ser experiencia...ja vim...fui e voltei...em 85 foi a minha segunda vinda aos USA. Originalmente chegeui aqui com 1 ano de idade em 68. Quando morei no Brasil 79-85 a adaptacao demorou um ano com o Portugues. Depois quando voltei pra ca em 85 meu Ingles tava enferrujado....e pelo meio dos anos 90 meu Portugues tava meio enrolado, mas com a Internet e TV deu pra acostumar denovo. Mas no dia dia falo pouco Portugues, so quando me Pai vem visitar (ele voltou ao Brasil uns anos atras).

Anônimo disse...

Qual sua primeira lingua Louis? Portugues falado em casa e ingles na escola?
Realmente seu caso eh pouco comum. Conheco muitos filhos de brasileiros aqui na california que pouco falam o portugues apesar de entende-lo. Diferente dos filhos de outros imigrantes de lingua espanhola que dominam os dois idiomas fluentemente, talvez por ser o espanhol uma lingua infinitamente mais difundida e de maior identidade, mesmo aqui dentro dos EUA. Estive em NYC este ano e conheci esses famosos "landmarks" os quais te referistes, realmente o lugar e de tirar o chapeu. Por incrivel que pareca, alguns lugares ate se parecem com Porto Alegre, realmente muito interessante.

Rafael Severo disse...

Louis, tu és muito privilegiado: colorado e ainda por cima morando ao lado da "Grande Maça" New York. Daria até um bom nome de filme: Um colorado em Nova Iorque. eh, eh, eh
Falando sobre línguas entendo que o português é uma língua muito foda até pra nós que escrevemos e falamos todos os dias, imagina pra quem está enferrujado, como disse o Louis. O inglês é aparentemente uma língua menos complexa que o português, pois possui menos regras gramaticais, é mais simples. A minha dúvida em casos curiosos como o do Louis é se essas pessoas alfabetizadas nas duas línguas pensam em inglês ou português na hora de falar ou escrever algo.
Eu pretendo viajar em breve, conhecendo alguns lugares do mundo e embora admita que os EUA tenham coisas maravilhosas - e apesar daquele Sr. estúpido chamado George W. Bush - eu só pretendo conhecer nos EUA essa incrível cidade, esse mundo à parte chamado New York. É claro que antes quero conhecer a Europa.

Anônimo disse...

Louis, meus parabéns. Seu blog é nota 10. Acesso todo dia e continuarei acessando, justamente por causa desses posts inteligentes e culturais.

Schroder-EUA disse...

Rafael...e' quando morei no brasil depois de um tempo eu passei a pensar em portugues...hoje em dia penso em ingles mas penso em portugues em certos momentos..acho que quando vejo o inter...vou testar iso na proxima vez.

Eu fui a europa pela 1 vez em 2004, demorou para ir mas fui. Adorei. Antigamente eu nao tinha muito interesse na Europa mas isso mudou a um tempo. Gostei muito, especialmente de Paris, achei uma cidade muito legal e quero ir de novo.

Aqui nos USA e' differente, tambem tem muita cultura mas e' obvio e' uma historia e cultura mais recente que a Europa, geograficamente tem muita coisa bonita tambem. Conheco bem a costa leste e tambem ja fui a California, mas o meiao dos USA ainda nao conheco.

Rafael Severo disse...

O que eu acho legal é um país banhado por dois oceanos, caso dos "Estaites". Faltou bem pouco pro Brasil possuir duas costas também, mas acho que só o Atlântico já está de bom tamanho... Já o Inter possui os dois oceanos, pois é dono da América... eh, eh, eh
Quanto ao negócio de pensar em um ou outro idioma eu lembro de algumas cenas do "Soy Loco" em que tu acompanhas algumas jogadas em inglês - oh, my god - e comemora no bom e velho português de estádio - é campeão, porra!!! eh, eh, eh Um dos grandes momentos do filme, sem dúvida...

Anônimo disse...

Louis, pior que Newark NJ,so Lawrence,Mass. Um abraco!!

Schroder-EUA disse...

PS: essa foto foi tirada de um barco durante o evento que circulava Manhattan e depois aproximava a estatua. Talvez so quem mora aqui e e' imirante entenda a emocao de ver isso de perto...ver na TV nem aproxima a vista em pessoa.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]