segunda-feira, novembro 27, 2006

8 Sport Club Internacional – A Fabulosa Fábrica de Craques

Escrito por Ricardo Aragonés

A estréia do Pato Alexandre, é assim que o FC pediu para chamá-lo, é a constatação mais clara e nítida de que nosso glorioso colorado se tornou uma fábrica de craques. Sejam eles, revitalizados, por estarem no exterior apagados, em recantos longínquos da terra, sejam eles jogadores formados pelo clube nos últimos anos. Vejam uma lista básica dos principais nomes:

Lúcio – Zagueiro
Fábio Rockembach – Meio
Bolívar – Zagueiro
Rafael Sobis – Atacante
Nilmar – Atacante
Daniel Carvalho – Atacante.

Desta pequena lista, o que trará maior retorno financeiro para o Clube é o Pato Alexandre. O Sobis, vendido a pouco rendeu apenas 10 milhões de Euros, só a rescisão do Pato vale 20 milhões.

Esse deverá ser o principal legado do Fernando Carvalho, além dos títulos, é claro.

Como a galera do Blog tem memória melhor que a minha, alguém se lembra dos valores pagos por estes jogadores?

Esta afirmação como clube formador de jogadores permitirá ao clube um lugar interessante no concorrido mercado mundial de jogadores/estrelas, muito rentável e que nos permitirá dar os saltos de qualidade que necessitamos. Se não vai por patrocínio ou cotas de televisionamento a nossa independência financeira, vai produzinho mão de obra de excelente qualidade.

Eu ainda não achei ao certo os critérios e os valores pagos aos times brasileiros, mas já ouvi uma proposta esdrúxula, do Flamengo de dividir a maior parte destas cotas entre San Pablo, Flamengo, Corintians, Vasco e outros clubes. Em um movimento parecido com o da Espanha onde Barcelona e Real tem a maior parte destas cotas.

Hoje o dia está corrido e por isso o comentário será pequeno.

8 Comentários:

Rafael Severo disse...

Ricardo, dos jogadores citados creio que apenas o Daniel Carvalho e Fábio Rochembach jogaram realamente desde sempre nas escolinhas do Inter. Senão vejamos, o Bolívar foi revelado pelo grEMO Recreativo e depois rodou bastante por aí até parar no Colorado, o Nilmar já veio com 17 anos para as categorias de base do Colorado, depois de um torneio no interior do Paraná, o Lúcio já era até profissional quando o Inter o descobriu quando jogou contra aquele time de Brasília no qual atuava o zagueiro. Ele veio pro Inter mas jogou um tempinho nos juniores antes de subir aos profissionais do clube. O Rafael Sobis também é outro que não teve uma vida dentro da base do clube, até no Curintia jogou antes de se transferir pros juvenis do Colorado. O mesmo caso agora do Pato. O Inter o descobriu num torneio de categorias de base no interior do estado e ele estava lá jogando por uma equipe de Pato Branco. Um olheiro do clube gostou e ano passado trouxeram o guri, pra atuar nos juvenis. Isso só prova que o Inter tem observadores muito atentos pelo país, buscando a nata da nata, como está se vendo.
Quanto às vendas, o clube não vendeu muito bem os atletas citados. foram quantias ridículas se comparadas às que o Pablito arrecada quando vende um jogador, por exemplo. Acho que o clube ainda vende mal suas revelações.

Schroder-EUA disse...

O Problema e' que esses cara aparecem e vao embora em pouco tempo....Imagina se isso acontecese com o Falcao...ele teria ido embora em 75 e nao 80.

Anônimo disse...

Infelizmente, essa é a realidade do futebol brasileiro, "amparado" pela Lei Pelé... o "gênio do futebol". A respeito das cotas da TV, a proposta realmente existe por por parte de um grupinho liderado pelo Framengu... acho que é hora dos clubes excluídos desta panela se unirem para exigir direitos iguais ou pelo menos equivalentes para os próximos anos pois já ficamos com as migalhas e se não houver uma mobilização das partes inferiorizadas, o que vamos ver é exatamente igual o que acontece na Europa, com a diferença que aqui, são timecos, mal administrados que pretendem manter-se (e a seus dirigentes) as custas dos outros clubes.

Anônimo disse...

Desses aí, só lembro do valor da venda do Lucio: foram US$ 8 milhões. Mas não lembro qual a porcentagem do Inter no negócio.

O SPFC também não vende muito bem os jogadores, não. O Kaká, que é um baita jogador, saiu pelo mesmo preço do Lúcio.

Abraços!

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Também tenho o mesmo pensamento do Louis, estes caras somem muito rápido, se pelo menos nós tivéssemos a certeza que o Pato ficaria no Inter pelo menos até o final de 2007, o que é muito difícil, teríamos um timaço (não desmerecendo os outros é claro, mas parece que todos tiveram vontade de jogar vendo o gurizão em campo) para os campeonatos do ano que vem.

Anônimo disse...

as cotas de tv hoje já são distribuídas de forma desigual: corinthians-zveiter, framengo, san paulo, etc recebem mais...INTER, cruzeiro, o time da azenha e outros estão num segundo escalão...tem ainda o 3º, etc...

não entendi o que os malandros cariocas querem agora...

Anônimo disse...

Caro amigos colorados,
Vocês sabem quem é o maior goleador das categorias de base do Inter??
Segundo informações de um colega meu, que diga-se de passagem, é filho do empresário Jorge Machado, o maior goleador da historia das categorias de base do colorado é nada mais nada menos que Rafael Sobis!
Isso mesmo, só nao sei se é por aproveitamento ou por quantidade de gols..
Mas enfim, mesmo ele vindo de outros clubes (Cruzeiro do Morro e Corinthians), dá pra afirmar que o Sobis é cria do Colorado.
Ja o Bolivar e o Lucio sim, vieram de outros clubes.

Anônimo disse...

Achei que o Pato tivesse vindo pra Porto Alegre com uns 12 anos, e não ano passado. Qual a informação que procede?

Esse negócio da TV, teria que boicotar as transmissões, inclusive os patrocinadores. Claro, sei que quase impossível, que não mudará nada, mas é a única forma que vejo. Se hoje praticamente só passam jogos do Flamengo e Corinthians ao longo do campeonato, por piores que essas equipes estejam e por mais que os jogos deles não mudem nada a configuração do campeonato, imagina se tiverem sua cota aumentada mais ainda.
Talvez devessem regionalizar mais as trnasmissões (nesse fim de semana passaram o jogo do SP pra PoA. Nenhum sentido, sendo que o Inter jogava no mesmo o horário, e o vice-campeonato ainda não tá 100% garantido, com dois gaúchos na disputa).
Essa coisa da Globo ter o monopólio do futebol é uma merda. Quem não tem TV a cabo fica refém dessas transmissões sem sentido. E quem tem, de certa forma também, já que a NET é deles.

Quanto aos jogadores, também tem aqueles menos expressivos, como o Leandrão, que rendeu US$ 1 milhão, se não me engano, negociado com um time da Coréia do Sul.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]