terça-feira, março 06, 2007

7 O maior campeonato de Porto Alegre


Escrito por Raul Pons


Em 1937 a Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos (AMGEA), que organizava o futebol de Porto Alegre, dividiu-se em duas facções: a especializada, que adotou o profissionalismo oficialmente, e a cebedense, que continuou fiel à federação estadual. Após duas temporadas paralelas, as duas ligas resolveram fundir-se em uma só entidade, em 1939. Porém, seus filiados eram em número de doze, e pelo acordo da AMGEA especializada com a AMEA carioca, apenas cinco clubes podiam disputar a 1ª divisão porto-alegrense. Um dos filiados da AMGEA cebedense era o Novo Hamburgo, que voltou a disputar campeonatos em sua cidade. Mas restavam ainda onze clubes, cinco da AMGEA cebedense (Villa Nova, Renner, Porto Alegre, Ferroviário e Sokol), e seis da AMGEA especializada (Internacional, Grêmio, Força e Luz, Cruzeiro, São José e Porto Alegre).

Para resolver o problema, a direção da AMGEA unificada decidiu organizar um campeonato em turno único, com todas as onze equipes, onde os cinco primeiros formariam a Série A do campeonato municipal, e os restantes comporiam a 2ª divisão (o Villa Nova, após três derrotas, romperia com a AMGEA e abandonaria o campeonato). Como seriam realizados jogos quase todos os dias, o torneio foi batizado de Campeonato Relâmpago.

A competição começou em 30 de abril, com uma rodada dupla no estádio da Timbaúva: Cruzeiro 5x1 Villa Nova e Grêmio 6x0 Renner. O Colorado estreou no dia seguinte, também jogando na Timbaúva, contra o Porto Alegre. O Internacional saiu na frente, com Brandão, mas Pitta I empatou. Ainda no 1º tempo, Sylvio Pirillo, Carlitos e Russinho deixaram o Colorado em vantagem. Na 2ª etapa o Porto Alegre chegou a diminuir para 4x3, mas o placar final foi 9x3 para o Internacional.

Na 2ª partida colorada, contra o Ferroviário, nova vitória: 4x2. O principal jogador do adversário chamava-se Bola Sete. Na briga pelo título, o Grêmio empatou com o Força e Luz (2x2) e ganhou do Ferroviário (6x1). Com um jogo a mais, o rival liderava a competição, mas a tabela marcava um Gre-Nal para a rodada seguinte.

No dia 28 de maio, o estádio da Timbaúva assistiu a uma das maiores partidas do craque Sylvio Pirillo, que derrotou o poderoso Grêmio, campeão da cidade em 1937 e 1938. O Grêmio abriu o marcador com César, aos 15 minutos. Pirillo empatou aos 23, mas Vanário colocou o Tricolor na frente novamente, no minuto seguinte. A torcida gremista esperava ver o time consolidar a vitória, mas acabou vendo Pirillo arrasar com seus zagueiros, Delgado e o famoso Luiz Luz. O centroavante empatou o jogo aos 20 minutos, e conquistou a vitória, marcando mais uma vez aos 38.

Em 11.06, no estádio do Renner, o Internacional bateu o São José, com dois gols de Castillo (um deles olímpico). Na semana seguinte, na Baixada, bateu o Cruzeiro por 5x4. Apesar de ter saído atrás no marcador, o Colorado chegou a estar vencendo por 5x2. No dia 02.07, novamente na Baixada, o Americano levou 8x0. Faltando três rodadas, o Internacional liderava com três pontos a mais que o Grêmio.

Na reta final, o Internacional faz 7x0 no Renner. Se vencesse o Força e Luz, na penúltima rodada, seria o campeão por antecipação. Jogando com dois reservas, o Colorado perdeu por 4x2. Como o Grêmio, na semana seguinte, venceu o Porto Alegre por 4x1, assumiu temporariamente a liderança, e caso o Colorado perdesse seu último confronto, a equipe da Baixada ficaria com o título. Se desse empate, haveria um Gre-Nal extra para decidir o título.

No dia 06.08 talvez alguns gremistas até tenham se arriscado a ir ao estádio do Renner, no bairro Navegantes, mas era uma tarefa inglória torcer para o Sokol. O clube havia vencido apenas o Porto Alegre, e perdido todas as outras, sendo o lanterna da competição. Mas o terror gremista seria ainda maior. Antes dos 10 minutos de jogo o Internacional já vencia por 2x0, gols de Russinho e Filhinho. A seguir, Carlitos, improvisado de centroavante, marcou 4 gols, e antes de encerrar a 1ª etapa, Levi fez 7x0. No 2º tempo, Carlitos, Filhinho e novamente Carlitos marcam, Mário diminui, mas Carlitos, Acácio e Russinho completaram o placar. Perderam a conta? Internacional 13x1, campeão do Campeonato Relâmpago. Classificaram-se para a 1ª divisão, além do Colorado, o vice Grêmio e Força e Luz. Empatados em 4º lugar, Cruzeiro, Americano e Renner tiveram de jogar um torneio desempate, onde a equipe de Navegantes acabou ficando na 2ª divisão. O artilheiro da competição foi o colorado Carlitos, com 16 gols.


7 Comentários:

Anônimo disse...

Caro Sr. Pons:

Lendo as vossas bem traçadas linhas, me sinto como se esitvesse voltando no tempo... Vendo cada jogada, cada lance, nesses estádios que nunca conheci nesta minha existência. Muito legal conhecer as histórias coloradas.

Gostaria de ler os momentos em que perdemos. Mas somente aqueles onde as perdas fizeram do colorado o que ele é hoje.

E felizmente algumas derrotas nos fizeram ser o que somos hoje, pois creio que estes eventos moldaram a Alma Colorada para TODO o sempre.

[]s e muito obrigado mais uma vez.

Sandro Vaz

Gonçalves disse...

Muito legal, tô fazendo um livro alternativo com os posts aqui mostrados hehehe

Darlan Gustavo disse...

bah...muito legal esse post....como os placares eram elasticos naquela época né? acho que não deveria haver impedimento aquela epoca...dae marcavam um monte de gol...

Schroder-EUA disse...

Incrivel imaginar que tudo isso já era rivalidade e nos nem existiamos ainda!

Denilson M. (POA) disse...

pois é... eu ia falar dos placares tb.... vejam que o futebol mudou muito nesse sentido... quem sabe se fossem modificadas algumas regras para voltarmos a ver mais gols... de repente, terminar com o impedimento seria uma boa...

Anônimo disse...

Acho que naquela epoca ja existia impedimento. Lembro de ter visto em algum lugar que, para minha surpresa, o impedimento eh uma regra bem antiga. Bem antiga mesmo.
A grande diferenca praquela epoca era mesmo a marcacao. Nao era nem perto do que eh hoje. Se voces verem imagens da copa de 58 (que eh a mais antiga com mais imagens), verao que a marcacao soh se dava perto da grande area. Antes era soh um cerca-lourenco bem politico! Por isso, os jogadores tinham muito mais libertade pra trocar passes e construir jogadas.

Avaí Museu disse...

Olá, sou Avaiano aqui de SC e gostaria de mostrar a minha indignação a vocês. Sou Fã do colorado a muito tempo. Torci muito no mundial de 2006.
Fico revoltado pois ouço todos os comentários a respeito do jogo entre fiGAYrense e Colorado. Eles falam o seguinte:
"O Inter é galinha morta"
"O Inter é freguês"
"Temos é que torcer contra os outros, esse jogo ta ganho".

Retirado da comunidade do INTER no Orkut:

fiGAYra x INTER - 10 motivos para ganhar o jogo:

1. Pra não macular o sagrado manto colorado com armações e combinações, seja pra favorecer quem for – temos q jogar pra ganhar sempre.

2. Pra garantir o 6º lugar e aguardar uma possível (ainda q muito remotamente) vaga na Libertadores, caso a Conmebol redistribua as vagas do Peru. Ou no mínimo pra ficar numa posição mais honrosa no campeonato, atrás apenas dos 5 times q dispararam desde o início.

3. Pra fechar com chave de ouro o ano em q voltamos a conquistar a América e começar a emanar "bons fluídos" pro ano do Centenário.

4. Pra expurgar o risco de Eurico Miranda voltar ao futebol brasileiro – ele já ameaçou o Dinamite disso caso o Vasco caia.

5. Pra jogar pela porta dos fundos um time q entrou pela janela em 2001, no lugar do Caxias – aquela invasão de campo ridícula aos 40min. do 2º tempo, se é q alguém não lembra...

6. Pra afundar o time da RBS em SC, pra q eles fechem o ano sem nada pra comemorar (já q o Grêmio vai morrer na praia mais uma vez...). Pra quem não acompanha, a imparcialidade na cobertura da imprensa é tão grande quanto ou maior q no RS – só falta aparecer um Abelão pra dizer isso com todas as letras, já q a torcida tá cansada de gritar isso aos 4 cantos...

7. Pra q se ferre a torcida q diz q odeia tanto a "gauchada" e faz uma camisa igual à do Grêmio, só trocando o azul pelo verde – sim, eles viraram tricolores, a camisa principal de jogo q eles tão usando tem listras verticais verdes e pretas, com listras brancas mais finas entre elas...

8. Pra q a gente nunca mais tenha q escutar naquele chiqueiro "1,2,3... o Inter é freguês" e ver eles entregarem e levarem 7 das gazelas em casa...

9. Pra q o Cleiton Xavier se arrependa de ter dito não ao Inter no início do ano e preferido ficar no Figueirense.

10. Pra q o desgraçado q roubou a camisa do Inter do meu irmãozinho naquele 0x0 no ano passado naquele chiqueiro se arrependa amargamente do q fez.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]