terça-feira, abril 17, 2007

4 Minha curta carreira no Futebol Universitário


Grafico enviado pelo André Alcalde

Inspirado na historia do Denilson, deixa eu contar uma pequena historia da minha curta carreira no Futebol Universitario dos USA.

Em 1991 eu trabalhava como gerente de uma das primeiras lojas Blockbuster nessa regiao dos USA, isso na minha outra vida antes de ser fotografo. Olhando pra tras agora eu ainda era novinho, 24 anos...bah...e naquela epoca eu achava que já tava velho, ve se pode. Bom de qualquer maneira eu tambem fazia uma faculdade numa universidade local, mas part-time (meio turno acho que se diria em Portugues). Quando chegou o verão Americano em Maio eu havia algudo junto com uns amigos de trabalho uma casa na Praia em Belmar New Jersey (Veja Foto) a temporada toda. Mas como eu havia saido do Blockbuster antes do verão e tava sem trabalho eu voltei a estudar com um pouco mais de dedicação. Durante o dia eu tava na Praia e a noite dirigia uma hora até a faculdade (ou vice versa). Quase todas as noites era festa, não por coincidencia alugamus uma casa ao lado de uma casa alugada por um monte de Universitarias.

Bom o verão todo foi movido a cerveja, Praia, Bar-A (where the summer never ends), mulher e festa e tambem um pouco de estudo. Mas aí chegou Setembro, a Praia ficou chegou o Autono e a Praia ficou vazia. A festa acabou. Agora devolta a realidade do dia dia e estudando fulltime eu me dei conta que a Univesidade tinha um time de Futebol e pensei em falar com o "Coach" para ver se eles tavam precisando de um jogador a mais. Fazia uns 6 anos que eu não jogava futebol com regularidade e tambem uns 6 anos sem assistir futebol alem de Copas do Mundo e ainda por cima mesmo que magrão como sempre, fora de forma (muita cerveja e Praia).

Mas eu fui lá falar com o tecnico e assim que falei que era Brasileiro ele me aceitou no time. Ai começou a minha briga pra entrar em condição de jogo. Tudo era bem organizado, tinhamos Uniformes legais, uma Combi pra nos levar a jogos fora de casa (que chegava a ser até fora do Estado), uma graninha pra comida em dia de jogo, um campo pra jogar e treinar alem de cobertura do Jornal da faculdade que é feito por alunos de comunicação.

O nosso time era uma mistura de Nacionalidades. Como sempre falo, Americano não é um tipo de pessoa, é um País de imigração especialmente nesta região onde grande parte da população tem origins em outros Países ou seus Pais são de fora e eles são primeira geração aqui. De qualquer maneira, nosso time tinha Colombiano, Portugues, Italiano , "Americano" e muitos outros. Eu era o Unico Brasileiro e tambem o mais velho do time junto com um outro cara de 24 anos que era do Haiti (que por sinal adorava o futebol Brasileiro como todo Haitiano). A Maioria do time tinha entre 18 e 21 anos de idade recem vindos do futebol organizado de segundo grau e eu vindo da cerveja organizado no Bar-A. Mas eu tava com uma fome de bola. Já no primeiro treino fui pra Ponta direita e na pura raça e adrenalina entortei todos que apareciam na minha frente. Mas minhas condiçoes de jogo eram 5%. Ou seja 10 minutos e eu tava morto.

Já nos primeiros jogos vi que a coisa não ia ser facil. Os outros times das outras universidades eram super bem organizados e já saimos tomando um monte nas primeiras partidas. A cada jogo e treino eu melhorava fisicamente, mas no inicio tive o que aqui chama de Chin Splits onde mal pude correr durante os treinos mas com tempo isso passou. O time melhorou com tempo e eu joguei no meio na maioria das vezes. Até hoje lembro de um jogo que perdemos por 3 a 2 na chuva, foi uma guerra, perdemos mas foi um jogo memorável. Acredito que jogamos 16 partidas naquela temporada e infelizmente gahamos muito pouco. Quando eu finalmente tava chegando em condiçoes boas de jogo a temporada acabou.

No proximo ano eu já tava trabalhando e fazendo outras coisas e não joguei mais. Só me arrependo de não ter estado em condiçoes de jogo logo de cara, mas durante o verão de 91 eu nunca tinha imaginado que ia jogar no time da Universidade. No fim da temporada o tecnico nos reuniu num restaurante para um janta de despedida e foi a ultima vez que vi a maioria desse pessoal.

Foto do time atual do Union College (de Branco).



4 Comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Que legal isto Louis!

Mas me diz uma coisa, as festanças são bem parecidas com aquelas que vemos nos filmes tipo American Pie, com um monte de Universitárias de peito de fora? hahahahahhaha.

Schroder-EUA disse...

Haha Rodrigo...olha nao é tanto assim como American Pie...mas ja tive em festas assim...porque nao tem isso no Brasil? Heheh

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Tu sabe que aqui tem, hehehehe. E muito. ;) Mas estes tempos não voltam mais.

Antonio EUA disse...

Oque eu mais gosto aqui no blogvermelho sao as narracoes do pessoal, essa ai do Louis ta perfeita, da pra ter uma ideia de como sao as coisas na epoca de High School e College por aqui, o Louis so nao mencionou o 4 de julho do verao de 91, mas certamente ele tomou muitas cervejadas na praia nessa data, e viu a galera fazendo muita loucura tambem.
Quanto ao futebol daqui, da gosto de ver a organizacao dos caras, tem ligas pra tudo, sub 18, sub 20, mais de 30, mais de 40 etc...
E relmente e gente de tudo que e lugar do mundo, tem africano, escoces, ingles, mexicano, peruano e infelizmente ate alguns argentinos.
Sexta feira ultima eu joguei com uma galera que era mixto, 5 homens e duas mulheres no time, e acreditem em mim, as mulheres jogavam de igual pra igual com os caras, chegavam junto e algumas vezes ate se impunham fisicamente. Se fossem somandas todas as nacionalidades das pessoas que estavam ali jogando acho que daria umas dez, por baixo. Ralmente os EUA e um pais de imigrantes, mais do que qualquer outro, assim como o Brasil tambem ja foi.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]