terça-feira, abril 03, 2007

17 Qual é o Preço do Gaúchão?

"Are all Championships created equally?"

Nem sei se existe está expresão no Brasil, mas é isso que fico pensando hoje. Poxa, qual é o preço que a gente tem que pagar pelo Gaúchão? A Libertadores?

Eu era um dos que falavam em Fevereiro que tinhamos que jogar o Gaúchao com os titulares para ganhar ritimo, mas agora acho que talvez sejá a hora do contrario. A cada ponto perdido no Gaúchão o time sofre um back emocional e tambem a cada partida do Gaúchão o time perde um ou dois jogadores. Já perdemos o Wellington Monteiro, na penultima partida o Fernadão se quebrou, o Ji Parana se quebrou na ultima e por aí vai. Quem será o proximo?

E será que no fim vale a pena sacrificar jogadores importantes para talvez ganhar um campeonato Regional enquanto estamos disputando um campeonato Continental? Mas a verdade é que os jogadores não podem ficar parados 2 semanas esperando um jogo de libertadores, mas temos que realmente poupar os mais importantes em partidas proximas a partidas da Libertadores. E nos os torcedores temos que aprender a diferenciar derrotas com o Time B e C do que com o Time A. Acredito que nos mesmos criamos esse clima pesado de "Ja era" quando o time B tava perdendo. A pressão toda acabou indo para o Time A e aí deu no que deu.

Tá custando bem caro esse Gaúchão. Tanto que agora quero ganha-lo mais do que nunca ... mas não se custar a Libertadores.

17 Comentários:

Anônimo disse...

Interessante como as coisas mudam.
Ontem à noite houve um evento chamado "Debate Bola" com a presença de Carpegiani, Marinho, Valdomiro, Batista e Escurinho. Foi no John Bull... E uma das perguntas foi justamente o motivo de não termos ganho as Libertadores de 76, 77 e 80 (77 caimos na semi-final e em 80 na final).
O Valdomiro fez um relato impensável nos dias de hoje: disse que em 76 a prioridade era o Gauchão, e que o time principal era poupado nos jogos fora pela Libertadores!
Por que? Pela rivalidade grenal! Conta ele que como o Porto Alegrense tinha 7 campeonatos, o modo de passar a frente seria ganhando 8! E quando o Inter chegou ao tetra em 72, ele mesmo já afirmava que chegaríamos o octa, passando o time da Azenha!
Nos anos seguintes, o pensamento era voltado para isso. Seria algo como um grenal que durou 8 anos, imagino eu.
E assim ocorreu que em 76 o Inter ganhou o inédito octa campeonato Gaúcho e na Libertadores caiu nas oitavas de final.
É... Naqueles dias, ganhar dos azuis era mais importante que tudo ( eles nunca tinham jogado Libertadores...).

Hoje eu tô como o Louis: prioridade é a Libertadores.

Abraço
Raimer

Anônimo disse...

Pessoal o negócio é o seguinte: "Já que estamos no inferno o negócio é abraçar o diabo", ou seja, já que situação ficou a ponto de termos que jogar a cada jogo uma decisão, temos que jogar com força total, senão todo esforço feito até agora de que adiantou?
Isso não quer dizer que não devemos poupar jogadores, mas temos que pelo menos deixa-los no banco para utiliza-los se for preciso.
Outra coisa, acho que não é pensar pequeno querer ganhar o gauchão, pois é importante termos a hegemonia em nossa própria casa. Temos que lembrar que somos o time que tem mais títulos gauchos, mas também que temos o gfpa bem perto de nós com dois titulos a menos se não me engano.

Anônimo disse...

Opa, escrevi bobagem.
Ainda não acordei bem, hehe.
O nome do evento era "Palavra de Craque" e não "Debate Bola", que é o programa do Milton Neves...

Raimer

Darlan Gustavo disse...

quem coloca pressão no time A por causa do time B é a propria imprensa...nunca vi...eles tão sempre colocando pressão

Anônimo disse...

O Fernandão não se quebrou na última partida do Gauchão. Ele fraturou o nariz no jogo contra o Vélez.

Anônimo disse...

nelson1954
===================================O preço do Gaúchão está ficando bem caro, por incompetência e falta de planejamento da Direção, que achou que a simples presença da Camisa Vermelha em campo iria ganhar estes jogos sózinhos....

Como vamos mal tb na LA o Gauchão focou muito importante, antes, se eu fosse a direção, daria prioridade somente à LA, mas agora como estamos mal nos 02 campeonatos, não poderemos desmerecê-los, ou seja estamos na m... e vamos até o fim.

A solução para começar a limpar a m...é tirar o Shitmaker e colocar outro já, pois com outro, o time teria uma injeção extra e poderíamos ganhar as duas partidas da LA, e teríamos tempo de arrumar o time para o restante da LA esquecendo o Gauchão, mas precisa ter ..lhão para isto. (Esta fulminante e drástica troca de treinador já vi funcionar em muitas ocasiões em qualquer time em qualquer tempo)
===================================
nelson1954

Anônimo disse...

nelson1954
===================================
Abel no Bem Amigos

Ontem no Programa Bem Amigos (nunca vejo, pois é bem ruim) estava o Abel, em certo, tentando explicar a crise do Inter, elogiou o Michel e o Gabirú, é dose.... Também disse a besteira e foi contestado na hora, afirmando que o melhor jogador brasileiro no momento é o Edmundo! Caras até a mãe do Edmundo sabe que é o Zé Roberto do Santos...

Ele também falou da questão tática do Palmeiras, ele não entende o Inter...como saberá do Palmeiras?

O Leão já foi..........
===================================
nelson1954

Anônimo disse...

É verdade. Eu não me importo se o Inter cair fora no Gauchão. O porto-alegrense ficou 3 anos sem chegar à final do gauchão e não lembro de nenhum escarcéu. Aí a imprensa alivia pra dar uma forç, porque o time tá em crise.

Eu fiquei muito de cara, vocês viram aúltima notícia de ZH, ontem acho.

CHRISTIAN X ABEL: (Abel responde ào comentário de chritian de que a bola não chega...)

Os caras são muito tendenciosos.

Depois daquela história dos foguets com a torcida do grêmio, no outro dia mostraram o que recolheram da torcida do Inter e ainda disseram que iam fechar o bar do Inter, pois os foguetes tinham entrado por ali.

É foda...

Tiago Finkler disse...

Com certeza essa imprensa é podre mesmo. Ética para eles é nada. O que eles querem é vender jornais e ganhar audiência. Time B vende menos jornais e proporciona menor audiência.

O inter iniciou o ano jogando com o Time B e, por isso, eles criaram toda essa atmosfera de pressão. Infelizmente muitos torcedores entram nesse clima...

Respondendo ao post: Estamos vivos na libertadores. Duas vitórias é uma meta bem realista, ainda mais agora que o time parece estar se ajeitando. Portanto, em semana de jogo de libertadores, acho que é bom termos bastante cuidado com a escalação nas peleias do gauchão.

Anônimo disse...

POR MIM TINHA QUE JOGAR O GAUCHÃO COM TIME MISTO E NÃO COM O TIME C.PINGA POR EXEMPLO TINHA QUE SER MELHOR OBSERVADO POIS AOS POUCOS VAI SE RECUPERANDO ,PERDIGÃO PRECISA DE RITMO,O JOÃO GUILHERME SERIA UMA SOLUÇÃO DE VOLANTE COM O EDINHO NA ZAGA,O RAMON PODERIA SER MELHOR VISTO.DO JEITO QUE FOI COLOCADO O TIME C SÓ SE QUEIMOU

Gonçalves disse...

Pra mim tudo que der pra ganhar títulos e existirem chances matemáticas tem de ser incentivado, pois o desempenho entre uma competição ou outra é que dá o suporte para a conquista de outras...exemplo de hoje poupamos o Pato no gauchão e não o vemos atuar na Libertadores, mais dia menos dia irá embora e não veremos o real potêncial do guri...lesões aparecem seja em qual for competição...ae a culpa recai sobre quem decidiu de que o grupo era o suficiente e capaz em termos de reposição...ou seja a direção.

Anônimo disse...

bem ano passado o time perdeu o gauchão e muitos queriam a cavera de todo mundo, se tivessem conseguido talvez todo o bom trabalho do Inter fosse pras cucuias...
dai se vê qual importância do gauchão na cabeça de alguns...

agora não há altenativas, tem que jogar com quem está mais inteiro.

Humano,demasiadamente_humano disse...

Pessoal, sim, o Inter deveria ter começado o gauchão, como fez, com o time C. Pena que muitos torcedores foram atrás da imprensa e cobraram pelo titular. Isso só acarretou em F9 sem preparo, Ceará que só agora começou a correr, etc.
Vejam a quantidade de lesões, explico: a preparação física foi forte e associada aos jogos competitivos PREMATUROS colocou alguns de molho (Indio 2x; Wilso; fernandão 2x-agora, além do nariz, teve um leve problema no joelho; Alex, Ji, até o EDINHO sentiu já algo, dentre outros). Há um tempo atrás, parecia que o time não tinha o mesmo 'pique' de 2006, mas, além de ser início de pré-temporada, eles estavam cansados dos treinos.
A idéia do mistão era a melhor a ser seguida, para dar ritmo aos Pinga, Perdigão, Renan e outros que não são titulares do Abel. E daí o Abel podia, também, colocar as nabas de Michel e Gabiru, e dar as 'chances', que ele deu, para o Chris e Jean.
Podem ver as gazelas da azenha estão de folga, com exceção daqueles que tem que pegar ritmo, desde a LA e só voltaram na LA e final do gauchão. Estão se preservando e TREINANDO.
E nós estamos nesse tempo vamos para o tudo ou nada, com jogos seguidos!

Anônimo disse...

E isso ai Gonçalves. concordo contigo. Agora tem que ir pro pau, pois não tem jogo que não seja decisivo. Eu quero conquistar tudo que for possível. Abrir mão pra que? Para botar a perder toda a luta que foi entrar na fase de classificação a 2ª fase do gauchão?

Anônimo disse...

Ao Érico:
Só pergunto uma coisa. E o mês de férias (bem merecidas, diga-se de passagem) que o time A teve para se recuperar da maratona de 2006 não foi suficiente?

Anônimo disse...

Ao Érico:
Só pergunto uma coisa. E o mês de férias (bem merecidas, diga-se de passagem) que o time A teve para se recuperar da maratona de 2006 não foi suficiente?

Humano,demasiadamente_humano disse...

Foi suficiente para os jogadores descansarem e, consequentemente, perderem preparo físico.
O que quero dizer é que quando nossos titulares deviam estar enfocados na preparação física foram obrigados a jogar. Enquanto os outros times tinham 1 mês ou mais de pré-temporada e os seus períodos de base física já tinha acabado, os nossos jogadores estavam em meio a esse processo, ou seja, sem preparo e, ainda por cima, sobrecarregados dos treinos físicos fortes que vinham fazendo. Isso, com jogos competitivos levaram alguns jogadores ao limite da lesão, por isso uns acabaram machucados.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]