terça-feira, maio 08, 2007

24 MATA MATA # 4 (SEGUNDA FASE)

Bom então vamos ao Ultimo Mata Mata antes das Semi-Finais. Acho que teremos um novo Bloguista já no inicio do Brasileirão. A semi final será entre Bloguistas 4, 6, 8 e o Vencedor de 13 contra 9. Vamos lá então!

BLOGUISTA # 13

"Corda Esticada"

Devo dizer que estava em dúvida sobre o tema dessa coluna, já que o assunto do momento – Gallo e as outras aves que habitam o Beira-rio – é deveras debatido pelos amigos e eu não teria nada a acrescentar a esse respeito. Torçamos!

Confesso que também não tinha muita vontade de voltar a abordar o tema da última coluna, mas o “Sala de Redação” de ontem me fez mudar de idéia, ainda que a retomada seja apenas parcial.

O assunto do programa era o Grêmio e suas visíveis limitações, a necessidade do time de jogar sempre no limite das forças para poder fazer frente às boas equipes que há, sempre com a “corda esticada”.

Começou a cornetagem, o Kenny Braga lembrando da melhor partida jogada na história do Internacional (na minha modesta opinião), o arrodião que demos no São Paulo na final da América no Morumbi, o Cacalo retrucando, dizendo que com eles é sempre sofrido e no limite, e por aí foi.

Seguia-se o bate-boca, quando alguém acrescentou, acho que o Lauro Quadros, e isso me chamou a atenção: “mas com o Inter também foi assim. Com a ‘corda esticada’”.

“É verdade”, disse o Professor. “É verdade”, pensei eu. É o óbvio lulante, mas é verdade.

O exemplo é até recente: Libertadores e Copa do Mundo da Fifa. Partos. Coração na boca. Termina esse negócio, seu juiz!

E não tem como ser diferente, aqui é assim, no peito e na raça. Mas como isso é possível? Do que precisamos para isso?

Jogador bom? Claro que precisamos! Assim como leite não sai de pedra e árvore não cresce no deserto, taça não se levanta com pereba!

Treinador bom? Claro! Ou alguém espera que algum dia seremos campeões com Joel Santana?

Direção boa? Claro que precisa! E como! A direção é o suporte, o porto-seguro. E escolhe os jogadores e o treinador. Todo time campeão tem sempre um baita presidente.

Tchê, mas será que é só isso?

Ouso dizer que “não”. Ou acho que não. Não, não só acho, tenho certeza. Não e não! Não mesmo, porque se fosse só isso (que nem pouca coisa é), dava a taça pro São Paulo, pro Chelsea e pro Barcelona antes de cada campeonato que o assunto já se resolvia!

O elemento que faz o campeão, especialmente por aqui, e, especialmente, o Colorado campeão, é o ESPÍRITO.

Esse “espírito”, é o sentimento que une os bons jogadores, o bom treinador e a boa direção. O espírito é um só e traz ao time aquilo que o Iarley disse uma vez que o Inter do ano passado tinha: o “olho de tigre”, o caráter, a entrega.

O espírito é que faz a corda esticar até o máximo, que mostra ao adversário que “tu podes até ser melhor, mas não vai levar isso de mim”, que faz jogadores meia-boca se tornarem bons, tudo porque esse sentimento dá segurança, dá força, e assusta quem vem pela frente, seja qual for o
tamanho. Seja qual for o tamanho!

O espírito está lá, só precisamos reencontrá-lo. Pra chegar de novo, só com a corda esticada.



BLOGUISTA # 9

CULTURA DE PAZ

Os atos de violência crescente entre torcidas gaúchas, tornam necessária a difusão e enraizamento de uma cultura de paz no futebol gaúcho. A rivalidade entre Inter e Grêmio é uma das mais antigas do país, pois não foi sendo cultivada aos poucos; mas vem desde a fundação do colorado. Entretanto, uma visão saudável, madura e racional não pode deixar de ver um Gre-Nal como um jogo. Um grande jogo de futebol, no qual ora se ganha, ora se perde.

Quando um problema surge aos poucos e agrava-se lentamente, muitas vezes fica difícil de percebê-lo. A violência é assim. Cresce aos poucos e temos a tendência natural a nos "acostumar" com ela pouco a pouco. Imagine que tu morasses numa cidade na qual não havia nenhum problema em dormir com a porta destrancada, muito menos houvesse necessidade de grades para te proteger, mas em questão de dias atingisse os níveis atuais de violência. Haveria uma revolta geral, mobilização e ataque às raízes desse problema, evitando que ele se agravasse. Entretanto, a violência cresce ao longo dos anos, das décadas. Na rua em que moro, por exemplo, nos anos 80 havia poucas grades, a maioria não passava de cercas para cachorros e algumas casas nem precisavam delas. Aos poucos surgiram as primeiras grandes, as cercas elétricas e os avisos de alarme.

É isso que acontece no futebol, a violência cresce, cresce e vamos aceitando, aceitando. Uns lamentam, outros desdenham, outros acham natural e alguns até gostam, por demonstrar como somos machos, iguais aos argentinos(!). Atualmente estamos passando por um período crítico. As demonstrações de violência grenal após grenal têm sido constante. E o problema que visualizo acima desse problema é a falta de vontade por parte dos dirigentes dos clubes em assumir a vanguarda de ações promovedoras da paz nos estádios. Pelo contrário, dão um péssimo exemplo discutindo através da imprensa, como têm feito o Píffero e o tal do Pelaipe. Passam-se uns meses desde o último grenal, houve até o episódio do aeroporto contra o Carvalho e o Dallegrave(este com mais de 80 anos), mas preferem tratar o caso como um ato isolado e continuam deixando a questão às escuras, como se fizesse parte do passado.

A intolerância e a violência, além de afastar público dos estádios, revelam uma falta de civilidade, que, acredito, não combine com a imagem do Rio Grande. Portanto o problema da violência nos estádios deve ser atacado urgentemente. Seja através de campanhas, de ações conjuntas, ou mesmo pela criação de uma zona mista fazendo um meio termo entre o lado azul e o vermelho. Os gremistas, que tanto "odiamos" nas ruas, na verdade são os pais, irmãos, tios, avós e amigos de outros colorados e coloradas. Somos pessoas de um mesmo povo, mesma história, mesmas famílias, mesmos problemas sociais e mesma cultura. Resta saber se deixaremos prevalecer uma cultura de violência e barbarismo ou de paz e civilidade.

24 Comentários:

Humano,demasiadamente_humano disse...

Acho q o 9 já escreveu textos melhores, talvez a pressa tenha prejudicado-o. Voto nele esperando uma reabilitação.
Párabens, também, ao 13.

Davi disse...

Blogger #13.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Os dois textos foram bons, mas o #13 matou a pau, foi no ´âmago da questão`, pois o espírito coletivo é o ´plus a mais` que está no DNA dos ganhadores.

Lembro que o R10 disse que o Barça foi ao Japão para se divertir...o Inter foi para o jogo de sua vida...até agora...levamos o Mundial...esperemos que hajam muito mais jogos daqueles de Yokohama.

Conselho ao #13, se vc quer ouvir sobre futebol, vai pra Band AM640, lá é show de comentários sempre, tem gremistas e colorados que sabem muito de futebol e dão suas opiniões com veêmencia...lá não tem guardiães dos templos.

Anônimo disse...

Bah... esse foi difícil... acho que nunca havia lido sobre a agremiação do portoalegrense nesse blog... espero que não tenhamos um novo blogueiro que cite mais vezes sobre eles, ou segue uma sugestão, no blog da bolinha, ou do nando fala-se bastante de outros times...
Agora, por eliminação, vou ficar com o #13, pois fala do que faltou ao Campeão do Mundo nesse início do ano, e que, pelo que estou sentindo, parece estar voltando para esse início do brasileirão. A frase mais sensata que li nesses últimos dias, partiu ontem do F9, que disse que o inter tem que abrir uma folga dos outros times nos 5 primeiros jogos, que são semanais, para depois administrar a vantagem, bah! 15 pontos, até a Recopa, seria o melhor início de campanha da história... Vamos crer!

Ministro disse...

O Bloguista #13 foi muito bom!

Mas meu voto vai para o #9!

Há momentos em que é necessário parar e ver à frente, e a análise da violência que alguns torcedores propiciam é vergonhosa, de ambos os lados!

Pior cego é aquele que não quer enxergar...

A história de nós, brasileiros é empurrar os problemas com a barriga.

A violência, é um câncer, e um médico recomendaria extirpar os pequenos focos. Atualmente, tem pequenos focos(poucos torcedores) que deveriam ser afastados dos estádios!

Recentemente a Brigada Militar revistou um cara da Popular que todos sabem quem é, e que tava mais carregado que paiol do exército...

Só não entendi o por quê? Afinal ele tava indo para um jogo de futebol...

Temos que pensar no futuro imediato... antes que se tenha que fazer homenagens póstumas!

diana oliveira disse...

ai jimmy, parece um pecado mortal falar no grêmio, honestamente, acho bobagem. inter e grêmio precisam um do outro, é a rivalidade que faz os dois times conquistarem títulos. porto alegre e montevideo são as únicas cidades com 1.500.000 habitantes e dois campeões mundiais, as demais cidades que abrigam dois vencedores são bem maiores, são paulo, milão, etc. o sucesso é boa parte pela rivalidade e o texto do #9 fala justamente disso, todos temos amigos ou parentes gremistas, essa cultura do ódio é descabida, pelo menos pra mim, sou mais da turma da que pega no pé, faz piadas. querer negar o rival é mostrar-se pequeno diante dele, somos superiores. eu penso assim.
por falar em piada, tenho uma: estou tendo que administrar briga de família agora, meus dois filhos se enfrentando na libertadores...
abrçs a todos
voto no #13
e parabéns ao #9.

Tiago Finkler disse...

Eu voto no BLOGUISTA #9.

Guilherme Mallet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Mallet disse...

Voto no Bloguista #9

Eber Prado disse...

Voto no Bloguista #13, pois abordou um assunto que venho batendo na mesma tecla desde o mundial (Espirito de Grupo). Sem isso não adianta ter time dos sonhos.

astein disse...

#13

Denilson M. (POA) disse...

Gostei dos 2 mas vou de 13... a direção colorada tem que passar esse "olho-de-tigre" para os jogadores se quiser que o time seja campeão... e isso é ano após ano... SEMPRE... a fome de caneco tem que imperar no Beira-rio... NUNCA se entregar para os adversários! Isso é o Inter Campeão!
O assunto da violência é realmente relevante, mas às vezes é como essas passeatas que pedem PAZ... os bandidos mesmo estão dando risada...

vbello disse...

Off the topic:

Recebi o libro do mundial! Fantástico!

Parabéns, Louis! Mto bom! As fotos, os textos, acabamento, tudo.

Alexandre R. disse...

#13. Escreveu tudo. Precisamos do olho do tigre de novo, da corda esticada, de estar no limite. É isso q faz a diferença.

tiago - colorado no canada disse...

Voto no #9. É um assunto importante, e que também deve ser tocado aqui no blog. Particularmente é um assunto que me atinge, por que para mim, foi o principal motivo que me fez ir embora do Brasil - prá longe de família e amigos, do churras e do Inter.
E sinceramente, não vejo volta.

vbello disse...

Meu voto vai para o nro. 13.

Texto mais direto... gostei mais.

tiago - colorado no canada disse...

Ah, e prá dar a opinião sobre o texto do #13, foi muito bom também, e não vejo nenhum problema em tratar o outro time aqui no Blog do jeito que foi tratado.
Só não levou o meu voto por causa deste motivo pessoal, senão, daria empate técnico prá mim, e eu não votaria em nenhum.

Rafael C Rodrigues disse...

Bloguista 9

Guilherme L. disse...

voto no #13 por tocar no assunto do espírito que faltou esse ano e que ano passado era a principal arma do inter

Caio de Santi disse...

#13
Mas falar da violência banalizada, é essencial!

Anna Magagnin disse...

Os dois são bons textos. Gostei muito do tema levantado pelo bloguista 9, deveríamos falar mais disso.Mas meu voto vai para o bloguista 13, texto excelente!

Rafael Copetti dos Santos disse...

Voto no Bloguista 8

Seja Bem-vindo disse...

O melhor é o #8.

Meu voto é dele.

Negrão cozzanostra disse...

Voto No 8 (oito)

Renato Cozza

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]