quinta-feira, maio 10, 2007

12 Se fazendo de porco vesgo para mamar em duas "teta"


SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO VAMO VAMO INTER
( S A V V I )

ESCRITO POR RODRIGO ARAUJO E NELSON BARON

Amigos COLORADOS, sempre com o objetivo de ajudarmos o nosso Inter o V V I criou o (S A V V I) Sistema de Avaliação para aferição da participação dos jogadores / treinador do Inter através de uma nota final (00 à 10), com base no rendimento / funções por posição que cada jogador deve cumprir durante um jogo de futebol.

O objetivo do S A V V I é ajudar a UNIFORMIZAR AS OPINIÕES sobre o rendimento de cada jogador e REDUZIR AO MÁXIMO as discussões que às vezes são muito subjetivas, não levando em conta as grandes variáveis existentes em um jogo de futebol, como por ex: jogador mal escalado, esquema inapropriado, time com jogador expulso, susbtituição errada, atuação do juiz, jogador que rouba cem bolas e erra 99 passes, atacante que chuta muito e não faz gols, etc...

Em nossa opinião essa ferramenta de avaliação, permitirá visualizar de um modo menos EMOCIONAL a atuação de cada jogador/treinador do Inter e a sua EFETIVA contribuição para o time. As notas serão para cada jogo, os resultados serão computados e acumulados jogo a jogo.

VOCE A QUALQUER TEMPO PODERÁ VERIFICAR A PERFORMANCE DOS NOSSOS JOGADORES / TREINADOR

SAVVI – NOTAS DOS JOGADORES
ALGUNS QUESITOS QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO PARA UMA MONTAGEM DA NOTA FINAL DE CADA JOGADOR/TREINADOR (estes quesitos estão descritos na página de votação, onde poderão ser sempre consultados)

PRODUÇÃO DEFENSIVA
1 - ROUBADA DE BOLA
2 - INTERCEPTAÇÃO DA BOLA/CONTENÇÃO DO ATAQUE ADVERSÁRIO.
3 - FALTA NECESSÁRIA.
4 - FALTA DESNECESSÁRIA.
5 - ANTECIPAÇÃO/SAÍDA DA BOLA PARA O ATAQUE.

PRODUÇÃO OFENSIVA
1 - ROUBADA DE BOLA NO ATAQUE
2 - INTERCEPTAÇÃO DA BOLA NO ATAQUE
3 - PASSES EM PROFUNDIDADE
4 – QUALIDADE/EFICÁCIA DOS CRUZAMENTOS
5 - POSSE DE BOLA ESPERANDO O COMPANHEIRO PASSAR
6 - ASSISTÊNCIAS PARA GOL
7 - PARTICIPAÇÃO EM JOGADAS DE GOL
8 - CHUTES EM GOL
9 - GOLS MARCADOS

GOLEIRO - PD – NOVE / PO UM = 10
LATERAIS - PD – SEIS / PO QUATRO = 10
ZAGUEIROS - PD – OITO / PO DOIS = 10
1º VOLANTE – PD – OITO / PO DOIS = 10
2º VOLANTE – PD – SETE / PO TRES = 10
3º MEIO CAMPO – PD – QUATRO / PO SEIS = 10
4º MEIO CAMPO – PD – TRÊS / PO SETE = 10

ou

3º ATACANTE – PD – TRÊS / PO SETE = 10
2º ATACANTE – PD – DOIS / PO OITO = 10
1º ATACANTE – PD – UM / PO NOVE = 10

TREINADOR
Escalação do time e coerência na escalação = 3
Colocação dos jogadores em posições onde melhor rendem = 3
Postura tática/anímica (psicológica)/jogador consciente da função = 3
Substituições = 1

EXEMPLO: Jogo contra o Velez

1º VOLANTE – PD – OITO / PO DOIS = 10
Edinho: atuação no jogo do Velez, é justo uma nota entre 7 e 8, pois defendeu muito bem, a PO dele foi zero.

2º VOLANTE – PD – SETE / PO TRES = 10
Maycon: a atuação dele contra o Velez foi razoável, nota 6, a PO dele foi zero.

ZAGUEIROS - PD – OITO / PO DOIS = 10
Indio e Hidalgo: notas 7 / 8

Para aferição destas avaliações individuais, por esta análise fria das notas dos jogadores concluímos que no jogo contra o Velez o Inter se defendeu muito bem, mas o ataque fez água... daí o empate não satisfatório, ou seja faltou equilíbrio nos setores (tudo bem tivemos jogador expulso, mas antes disso, também não funcionamos lá na frente, minha opinião é que o meio-campo vem sendo escalado mal há horas)

Estaremos implantando esse sistema a partir da 1a. partida do Inter no Brasileirão 2007 contra o Botafogo - RJ no dia 13.05.2007 no Beira Rio.

É bem fácil, faça o teste !!

Vamo Inter !!! [NB]



Após a explanação e a apresentação do S A V V I pelo Nelson, irei escrever mais um pouco sobre o mesmo.

O Sistema de Avaliação ficará localizado no topo da barra lateral direita (onde já está, para fase de testes), no BLOG VAMO, VAMO, INTER! (clique aqui!).

Neste espaço, será sempre apresentado o último jogo até o encerramento das avaliações. Quando uma avaliação for encerrada o próximo jogo será apresentado.

A avaliação só será liberada, após o lançamento da escalação no sistema, feita por nós, então, espero que compreendam os atrazos em dias de jogos no Beira-rio.

Abaixo do jogo em que os jogadores estão sendo avaliados, existe um link que aponta para a página de resultados parciais.

À medida que as avaliações vão sendo encerradas, uma nova tabela surgirá imediatamente abaixo do link citado acima, tabela esta que mostrará as avaliações dos cinco últimos jogos. O visitante também poderá consultar em todos os jogos já avalidados.

AMANHÃ TEREMOS, COMO TESTE, O JOGO CONTRA O BARCELONA PARA AVALIAR! SERÁ QUE ALGUÉM AQUI LEMBRA DA ATUAÇÃO DOS JOGADORES?

Bom proveito! [RA]

Louis obrigado pela oportunidade!


12 Comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Esqueci de colocar no Post, caso encontrem algum problema no Sistema de Avaliações, por favor me comuniquem!

Em breve teremos outros modos de visualizar os resultados, permitindo comparações entre os atletas do mesmo setor, gráficos, etc... para um futuro + ou - próximo.

Schroder-EUA disse...

Interesante, parabens pela iniciativa!

Schroder-EUA disse...

Muito Bom, ja brinquei la um pouco. Eu adoro estatisticas , so uma pena que eu nao sei fazer esses programas :)

cjr-sp disse...

Muito bom mesmo, assim poderemos ver a realidade do jeito que ela se apresenta, sem mascaras, só numeros frios e verdadeiros.
Parabens aos criadores do Sistema.

Mudando um pouco e falando sobre espirito de luta de entrega em campo...o cara para o Inter chama-se LUGANO, esse era o cara...o verdadeiro xerife. Se fosse para trazer o lugano eu botava fé no Inter, até com o pessimo rubens cardos em campo. Imaginem lugano atras, vargas no meio, e fernandao na frente...essa era a espinha dorsal que eu queria...imagina a dupla de zaga, Indio e Lugano...era só mandar confeccionar as faixas e esperar dezembro para a gente colocá-la...mas como falta visao nessa direçao colorada meu deus do ceu...

Bom, acordei do sonho e vamos a realidade nua e crua com sidnei de 17 anos jogando contra o botafogo na poeira mesmo e com o time carecendo de entrosamento e num 4-3-3 ridiculo, com fernandao, yarley e cristian, tudo junto feito indio no ataque...quando é que irao aprender que o F9 é segundo atacante? Times modernos tem 4 ou 5 jogadores no meio de campo sendo o primeiro volante, dois segundos e um armador que tb marca...ou até 2 armadores com os 3 atras e um só na frente como atacante. Vejam o mano, edmilson, lucas, diego souza e tcheco. Ou seja um primeiro, dois segundos e um armador da bola longa que tb marca. Fernandao nao tem a bola longa, nao é armador. Não dá para jogar no meio de campo...só em ocasioes distintas. Como segundo atacante ele meteu para dentro no amistoso. Já que nao vai ter pato, o ataque seria F9 e christian. Yarley nao faz gol infelizmente. Na frente tem que saber colocar para dentro. É a mais pura realidade. E o sistema do Nelson e do Rodrigo vai acabar confirmando isso depois. Se pinga nao serve para o meio de campo como armador, que se contrate...ou que se reforce entao num paredao com monteiro, perdigao, vargas e rosinei. AGORA, PERDIGAO É TITULAR EM QQ TIME NO CONE SUL.
SDS.
CJR.
SDS.
CJR.

Gonçalves disse...

Puxa que trabalho deve ter dado isso ae...e a gama de informações que isso irá nos proporcionar, também já deixei minhas notas e fiz o teste e aprovei, sensacional...esses dias estava à falar com um camarada que visita os blogs e ele me falou desse lance das estatisticas serem meio cruéis com os defensores por quase não participarem (ou não ser sua função)dos ataques o que fazia com que ficasem nas ultimas colocações das tabelas...essa realmente será muito mais justa.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

A Diana e todos:

O meu comentário aqui no post MATA MATA #2 - SEMIFINAL sobre o time do Grêmio, foi TODO ELE REPETIDO HOJE (11.05) NA ZERO HORA NA COLUNA DO WIANEY CARLET, coincidência ?

Ministério da Saúde informa:
Vejam o que escrevam, voce pode sifu...e virar jornalista esportivo

rssssssssss

diana oliveira disse...

nelson o teu ego não tem limites, é a terceira vez q tu publica esse comentário. é pra eu te dizer q eu li? sim gargamel, li.
sinceramente, não é pq o wianey concorda contigo q a tua opinião seja uma unanimidade, só apareceu no jornal... de qualquer forma, parabéns, eu sei q tu gosta dele.
abrçs

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Discurpa Dona Diana:

Eu citei o teu nome porque tú mencionou e questionou a escalação do Gaymio...

Eu só quis dizer aos colegas bloguista do BV que nossos colegas jornalistas leem estes blogs para até terem assunto, como são profissionais escrevem muito melhor do que nós (e tem aquela máxima, Nada se cria, Tudo se copia...)

Seu humirde colega colorado
Nelson

diana oliveira disse...

hahaha, tá bão, num precisa pedí descurpa.

eu não acho q o wianey escreve bem, ele não sabe fazer texto contínuo, só sabe escrever por ítens, o que considero falha grave pra alguém q escreve em jornal. o que eu gosto nele é q tem personalidade, nem sempre concordo, às vezes o acho meio murrinha, mas admito q ele escancara umas verdades q os outros comentaristas não têm coragem de fazer.
uma pessoa q eu gosto muito de ler é a soninha, futebol não é o seu assunto principal (tema q argumenta com domínio, diga-se de passagem), fala bastante de política e às vezes de música. ela tem um blog no folhaonline, acessa, é legal. inclusive, a soninha é palmeirense, mas simpatiza com o colorado, já admitiu q seca o grêmio, hehe

diana oliveira disse...

rodrigo, fiz lá o teste, mto legal mesmo. mas eu quero questionar um detalhe. nesse jogo contra o barcelona, o fernandão q seria o terceiro atacante ou quarto meio campo, abdicou da produção ofensiva para ajudar a defesa. isso foi mto importante, pq não tomamos gol e levamos a possibilidade de vitória até o fim, tanto q o gol saiu na hora certa, se tivesse sido mais cedo poderia ter sido trágico. e mais ainda, o desgaste muscular dele foi pq se acabou de tanto correr do ataque pra defesa e vice-versa.
então, como a nota máxima q ele pode levar em PD é 3, os números acabam minimizando a importância de sua atuação.
nesse caso, seria correto avaliar o jogador com a PD e PO de outra posição?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pois é Diana:

Como eu escrevi na apresentação do SAVVI, existem muitas variáveis dentro de um jogo, uma das maiores variáveis é a nossa emoção, pois estamos associados e comprometidos naqueles momentos o julgamento fica prejudicado. Por isso é que hoje as entrevistas são feitas após o banho dos jogadores...

Lembro, muita gente e eu também pensei nisto naquele jogo, que parecia que o F9 havia amarelado, estávamos meio decepcionados com ele, mas naquele jogo ele (dizem) assumiui o esquema e a escalação do time, e realmente, foi pro sacrifício e jogou na defesa, lembro que ele tomou varios dribles do R10 dentro da áea do Inter.

Depois do jogo, bem mais tarde, pois a emoção foi grande, comecei a refletir sobre a atuação do F9, e vi que ele tinha feito um grande jogo pelo time, até se arrebentou por isso...foi muito mais importante do que os heróis da mídia na quele jogo (Iarley e Gabirú), acima dele só o Clemer e o Ceará, também eller e Indio.

Em um jogo extremamente emocional como este é dificil avaliar, MUITOS DE NÓS FICOU PT, quando saiu o F9 e entrou o Gabirú, o lógico e razoável seria a entrada do Perdigão, então deram muuita sorte...como seria a avaliação do ex-treinador se o Gabirú tivesse errado aquele gol...pqp.

Então, Diana o SAVVI nem outra ferramenta poderão analisar circunstâncias fora do contexto normais de uma partida, alguma coisa sempre foge da lógica futebolística.

Veja ontem o jogo de ontem Botafogo x Atlético, o Atlético jogou muito mais, mas pra variar o Simon não deu um penalti escandaloso para o Galo no final do jogo, isto muda toda a avaliação, imaginem a torcida atleticana avaliando seu time ontem, após o garfo...e a torcida do Botafogo após a vitória, é imprevisível e dificil avaliar corretamente.

Diana, meus parabéns pela tua pergunta bastante inteligente e pertinente, tive uma ´congestã..` nos neurônios prá explicar.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O Wianey não escreve muito bem, só que em minha opinião, ele acerta muitas previsões sobre os times / esquemas / treinadores.

Para mim ele é o melhor comentarista da RBS, faz uma excelente leitura do jogo, junto com o Cabral e H Amorim são os tops de linha dos comentaristas, longe dos demais...pois tem opiniões na maioria das vezes muito corretas e não se furtam de dizê-las, independentes de cores clubísticas ou com medo de ferirem sensibilidades.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]