sexta-feira, julho 27, 2007

12 QUANDO EM ROMA ...


.... Faça como os Romanos.

Quem acompanha o Blog deve se lembrar que a pouco tempo (2 meses pra ser exato) escrevi algo sobre a falta de Marketing do Colorado com seus craques do passado. Bom pra quem não lembra, leia esse trecho:

Dia quando idolos do passado do clube, entram um a um uniformizado em campo antes do jogo. Eles são anunciados no alto falante e seus lances mostrados no Placar eletronico. Eles um a um vao se alinhando no meio campo, o estádio sempre lotado para ver os idolos. Pais contando para seus filhos quem era aquele cara a 30 anos atras. Nesses eventos o Clube sempre chama os maiores idolos a entrar por ultimo. No caso do Inter esse seria o Falcão. Depois de Larry, Valdomiro, Escurinho, Dunga, Benitez e varios outros chega o momento que cada torcedor esperava, a entrada do Maior idolo de todos os tempos. O Placar começa a mostrar lances geniais, o narrador fala dos titulos e estatisticas e aí anuncia "NUMERO CINCO, PAULO ROBERTO FALCÃO!!" O Estádio inteiro aplaude de pé a entrada do Idolo maximo do Clube. Vestindo a camisa 5 retro autografada por ele mesmo ele corre até o meio campo com o Trofeu do Tri Campeonato Brasileiro Invicto, para o delírio da torcida Colorada. Cada ano isso se repete num Domingo ensolarado até o idolo ir para o alem.
Depois do evento (e do jogo que segue) a torcida corre para a loja do Inter para comprar a Camisa Retro #5 autografada pelo Falcão. Resultado: Torcida Feliz, Clube Feliz, Falcão Feliz. REALIDADE: Nada disso é feito.


Eu escrevi isso no dia 17 de Maio desse ano. Agora já que não se vê algo assim no Beira Rio, algo pra valer mesmo, o Roma é que se aproveita de nosso Idolo Maximus. Veja o que está na Bola Dividida da ZH de hoje:

Paulo Roberto Falcão, ídolo do Inter e da Roma, eleito um dos melhores jogadores do século nas votações na chegada do ano 2000, ergue os braços e agradece os aplausos das 50 mil pessoas presentes ao Estádio Olímpico da capital italiana, ontem à noite.A festa foi realizada pelo clube italiano para marcar seus 80 anos e reuniu ídolos das épocas mais vitoriosas da equipe. Esteve lá inclusive o uruguaio Gigghia, o homem que levou o Uruguai à vitória sobre o Brasil em 1950 e que também jogou na equipe. Falcão, que um dia foi chamado de 8º Rei de Roma, foi personagem de uma das fases mais importantes do clube, a que foi de 1980 a 1985. Ela interrompeu um período de 42 anos sem título. Ontem, os jogadores foram chamados ao centro do campo para receber o aplauso da multidão.

Acontecimentos quase identicos. Claro, um imaginario e outro que realmente aconteceu ontem. Uma pena que o imaginario foi nosso.





12 Comentários:

Denilson M. (POA) disse...

Aí Louis! Quem sabe no nosso centenário não fazem algo parecido... o Dadinho tá sempre por aí... manda ele falar com o tal de Gildo pra irem concretizando essa idéia!

Fernando Gonçalves disse...

Só de imaginar um evento desses no BR já fiquei arrepiado ...

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Imaginem então o Beira-Rio TODO COBERTO E MODERNO no centenário, fazendo um espetáculo de luzes e imagens nos telões de alta resolução!!!

Chega a parecer utópico...

Gonçalves disse...

Na verdade já perderam é muitas oportunidades de promover o clube e os jogadores, basta ver a conquista do Mundial o quão foi pouco trabalhada (por muito menos um certo clube encheu os tubo e tenta fazer lavagem cerebral até os dias de hoje) e agora lógicamente devido à má fase, nem deve ser muito exaltada...

...quem sabe em anos à virem por ae, os caras botem os neurônios pra funcionar..e consigam fazer algo similar...para os jogadores...para o clube e para o torcedor.

Edu disse...

no centenario teria que ser uma semana de festas. mas acho que esperar por uma festa dessas ate o centenario seria d+. eu ja falei isso pro piffero e vou falar de novo.

Guilherme Mallet disse...

Nosso marketing é uma vergonha. Não há dúvidas.

Um ato simples como utilizar os alto-falantes do estádio é complexo demais para eles. Alugam caixas só para tocar o hino, pedir um minuto de silêncio, e anunciar a renda.

Poderiam alugar para propagandas no intervalo, divulgar o programa de sócio, a InterSport, pedir para o torcedor comprar produtos licenciados, convidar o torcedor para o próximo jogo (dia tal, contra tal time)...

Enfim, uma variedade de idéias que não custam nada para por em prática. Só boa vontade.

Abraço.

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Galera,

O Gildo é diretor de licenciamento e franquia do marketing do inter e já se colocou a disposição do blog para qualquer questionamento ou sugestão quanto ao marketing. Já repassei para o Louis que pretende fazer uma entrevista com ele no blog, onde essas questões podem ser levantadas e questionadas, bem como sugeridas essas nossas idéias.

Abraço.

Obs. Caso precise eu tenho o cel. dele para entrar me contato. É só me comunicarem. Meu msn é diabo_da_tazmania@hotmail.com e e-mail leonardors@ceee.com.br

Daniel D disse...

Eu cheguei a mandar a tua ideia para a ouvidoria do colorado. Inclusive me mandaram um email dizendo q a ideia era boa e tal. Mas pra fazer algo de concreto, parece bem dificil

Unknown disse...

Vejam ao lado um exemplo do mau aproveitamento do tão famoso "contrato de imagem" que os clubes brasileiros fazem com os jogadores. Na lista com as últimas notícias do Inter só dá Pato. Se o Pato joga é notícia. Se não joga tb é. Se faz gol então, todo mundo vai a loucura! Só falam nele! Se usa brinco é notícia, se ganha cartinha das fãs tb é! Esse guri é um fenômeno! E nem tô falando de futebol, mas de marketing. O Inter tem um contrato de imagem com ele, não tem?! Então, tem que explorar (no bom sentido, claro) isso ao máximo enquanto ele ainda estiver por aqui! Tem que "colar" a imagem dele ao Inter!

Anônimo disse...

Lembro-me somente de uma grande iniciativa que foi realizada pelo Inter, nesses meus 30 anos, que foi um mini-campeonato com alguns times, onde jogou até a seleção da Nigéria. Se bem me lembro foi algo relacionado com a comemoração do aniversário do Beira-Rio, só não lembro de quantos anos e nem em que ano isso aconteceu.

Gonçalves, espero realmente que daqui a alguns anos o Inter faça algo grandioso pra comemorar o anivesário da conquista do Mundial. Quem sabe um jogo comemorativo, aí levarei meus filhos lá com certeza e chorarei diante deles lembrando daquele 17 de dezembro de 2006.

Infelizmente, acho que falta cobeças novas dentro do marketing do Inter, pessoas com visão empresarial, vindas de grandes empresas, que já tenha feito marketing pra grandes marcas, sei lá!!! Tem que engrandecer cada vez mais a marca do Internacional aqui dentro e mundo afora!!!

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

João, esse torneio foi em 94, quando o Inter enfiou 4x0 na Nigéria, na final. Eram 25 anos do Gigante.

Em 2005, tínhamos um plano (alguns integrantes da comuna do Inter no Orkut) de confeccionar um bandeirão pra Libertadores 2006. Os empecílios do dpto de marketing foram tantos que morreu a idéia. ¬¬

tiago - colorado no canada disse...

Eu tava lá nesses jogos! A preliminar foi o Grêmio contra o Peñarol, se não me engano, e os uruguaios ganharam ou empataram, e a torcida inteira gritava "PENHAROL!PENHAROL!". No fim do jogo os jogadores foram bem próximos daonde eu tava agradecer o apoio! Daí, depois no jogo final contra a Nigéria, lembro que muitos gremistas ficaram no estádio prá secar, e o Inter meteu 4! A cada gol a gente gritava prá eles do outro lado da arquibancada: "Viu? É assim que se faz!!"
Lembro que teve um gol que saiu de um passe de chaleira do CAICO!!!
Velhos tempos!
Quanto ao centenário, acho que uma semana de festividades seria muito legal. Mas o melhor seria no dia do centenário (vai cair num sábado!), convidar uma seleção de ponta prá fazer um jogo contra o Inter. A da Inglaterra seria a ideal, pq acho que a gente ganha deles, e também ia atrair a atenção e mídia do maior centro de futebol da europa.
Se não rolar com uma seleção grandona (Inglaterra, Espanha, França ou Itália), tem que tentar um time europeu graúdo também.
A seleção brasileira não gostaria de ver. Ficaria doméstico demais (sem atrativo prá europa), fora que não é parâmetro!
Claro, tudo isso tem que ser comemorado junto com títulos em 2009!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]