sexta-feira, agosto 10, 2007

23 Voltando atrás...

ESCRITO POR RAFAEL SEVERO


Ramón Sampedro levanta-se de sua cama e a arreda, abrindo um caminho que se estende do seu quarto à janela que, aberta, encontra-se no final do corredor. Ele prepara-se calmamente, respira fundo e inicia sua corrida em direção à janela. Chegando nela, ele dá um salto e, num vôo onírico, percorre os vales e montanhas do interior da Espanha, em direção ao mar. Lá chegando, Sampedro desce até a beira da praia e corre para os braços de sua amada. tudo isso embalado pela voz poderosa de Luciano Pavarotti, interpretando a belíssima Nessum Dorma, da ópera Turandot, de Puccini.

Embora a descrição possa soar piegas aos olhos gerais, trata-se de uma maravilhosa passagem do não menos maravilhoso filme Mar Adentro, que tem ninguém menos que Javier Bardem, o melhor ator do Mundo, como protagonista. Pois bem, o filme conta a história real de Ramón Sampedro, um sujeito que ficou tetraplégico ao arriscar um mergulho no mar. O fato é que, se pudesse, certamente Sampedro voltaria no tempo e não se arricaria novamente ao fatídico mergulho. Com certeza voltaria atrás...

E nós, quantas vezes, se pudéssemos, voltaríamos atrás para modificar nossos infortúnios? em tese, teríamos uma vida perfeita. Eu penso nisso vez que outra: Como gostaria de voltar atrás em situações em que fui injusto com alguém. Ou, do contrário, simplesmente voltar atrás e "socar" a cara de quem foi injusto comigo. Voltaria a realizar os ensinos fundamental e médio novamente só pra ver se aprendo matemática.

Voltaria vinte e poucos anos atrás, pouco antes de saltar um montinho de areia com a minha Caloicross ano 83 e arrebentar a boca no chão. Voltaria atrás pra ser um companheiro mais legal para meus irmãos mais novos. Voltaria atrás na hora de escolher time pra torcer: seria torcedor fiel de algum time de Júpiter, não o Maçã, o planeta mesmo, pois dentro do globo terrestre seria impossível torcer pra outro time que não o Colorado. Voltaria atrás quanto aos porres que tomei, afinal, tomei tão poucos...

Voltaria atrás no momento que que a professora não me deixou sair da sala de aula pra ir ao banheiro e acabei me "cagando" nas calças. Eu só queria dizer pra ela um simpático "Vai tomar no cú, sua vaca!!!" Seria expulos do colégio, mas, de qualquer modo, eu voltaria atrás mesmo pra nunca ter estudado naquele colégio odioso. Eu voltaria atrás pra dar os beijos que não dei, ler os livros que não li, ver os filmes que não vi, como o ET, por exemplo. Sim, eu não vi ET! Seria eu um ET? Não, ainda que minhas orelhas pontiagudas me carimbassem com o "carinhoso" apelidinho de Spock, na adolescência. Voltaria pra fazer plástica? Não, sem complexo!

Eu voltaria atrás pra evitar de sair num dia que conjugasse chuva-vento-frio. Desse modo, não ficaria doente e não perderia a chance de conhecer uma pessoa incrível dias depois por culpa da enfermidade. Eu voltaria mais atrás para levar meu cachorro mais vezes para passear. Eu voltaria, enfim, para dizer mais vezes "eu te amo" para os meus que já partiram e para os meus que aí estão. E me adiantaria no tempo pra dizer eu te amo para os meus que ainda virão. Eu te amo Sport Club Internacional, porque não?! Eu te amo minha avó, te amo minha mãe, te amo minha filha, te amo meu pai. Voltaria atrás pra ser mais amoroso (não o do Grêmio!), enfim...

No entanto, só não sei se vale a pena o Colorado voltar atrás, como se anuncia, e dizer "Eu te amo, Abelão". Afinal, a vida segue, imutável, incorrigível...

...e domingo é Dia dos Pais. Então quero registrar aqui minha homenagem ao meu pai, a mim e a todos os que sofrem da fantástica arte da paternidade:


Alguém já disse, certa vez
Que desta vida nada se leva
Poderíamos acrescentar, talvez
Sentença menos dolorida
Desprovida de mal ou treva
Cheia de quem vem, não de quem vai
Pois vida há sempre de ser vida
E pai sempre há de ser pai...



23 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Maravilha Rafa, show de bola ! Que idade tu tens cara, mais de 80 ? eheheheh.

Sabe o que é Rafa, é que naqueles momentos passados, tínhamos AQUELAS EXPERIÊNCIAS, então as escolhas podem ter sido erradas aos olhos de hoje, mas certamente te levaram a sabedoria que tú tens hoje de reconhecer aqueles ERROS.

Como eu vivo daqui para frente, até aprendo bastante com o passado, mas ´miro` para o futuro, tenho coisas que eu gostaria de ter vivenciado de forma diferente, mas f..-se.....EU NÃO POSSO MUDAR O QUE EU NÃO POSSO MUDAR (o passado), então BOLA PARA FRENTE, E ABEL NÃO.

Será que ninguém aprendeu com o ´passadinho´ ali atrás que O ABEL deveria ter saído após o MUNDIAL ? O FELIPÃO SAIU DA SELEÇÃO....e vai muito bem obrigado.

Fernando Gonçalves disse...

Excelente texto Rafael ! Parabéns ! O nível dos bloguistas está nas alturas !
É dia dos pais ... engraçado estar nos dois lados : ser pai e filho. Sempre lembro que o tempo que eu posso dedicar aos meu filhos é consequência direta da falta de tempo que meu pai pôde dedicar a mim devido às batalhas diárias que este homem de 1º grau incompleto, mecânico autônomo, teve que enfrentar para dar estudo aos seus três filhos. Infelizmente devido a distância não poderei visitá-lo neste domingo, então vou usar este espaço ...
Abração, véio !

diana oliveira disse...

não quero voltar atrás, tenho ansiedade e curiosidade pelo futuro, de preferência próximo!

obrigado por tudo abelão, mas temos q olhar pra frente.

lindo texto.

diana oliveira disse...

corrigindo: obrigadA

col disse...

Legal, Rafael. Teu texto me fez lembrar das pessoas que dizem publicamente "nao me arrependo de nada do que fiz"...dose neh?

Seria o Abelao o tipo de pessoa descrito acima??

Olho pros lados e nao vejo muitas opcoes de tecnico, apesar de alguns citarem Leandro Machado, Geninho, etc...

Acho que esses caras nao estao "prontos" ainda (o Abel estaria??), como o Juca colocou sobre o Gallo. Quem nao tem Luxa caca(cedilha) com...?

PS: logicamente falando, "nao me arrependo de nada do que fiz", significa "me arrependo de tudo".

Gonçalves disse...

Olhos marejados nesse exato momento....grande texto véio...da última vez que te vi no Beira lá, tava parecido com o Tom Hanks em o náufrago hehehe...

...caramba como pode né?...queremos mudanças, com o atual , o novo ou velho treinador...mas na bem verdade temos muito é medo da situação ficar piór....4 pontos separam da linha da segundona...e 13 do teto solar da liderança do campeonato...sem falar nos times que ainda tem jogos em atraso...e no quase certo "apito amigo"..se corinthias e flamengo começarem à figurar a linha do rebaixamento...o certo é que temo de acordar...domingo sigo minha linha, sem o bom futebol de volta prefiro ficar em casa...ainda mais no dia dos pais...momento de reunião e felicidade não pode na dúvida se transformar em sofrimento e agonia.

Denilson M. (POA) disse...

Cara, como tu não viu o ET??? heheh
Tem um filme muito bom que retrata isso de querer recuperar o passado, chama-se "Efeito Borboleta"... que nos ensina o quanto seria arriscado mudar os acontecimentos sem esperar consequências...
No caso do Abelão, podem se preparar para esses efeitos colaterais...

No mais, também sou pai e filho e vou curtir duplamente o domingo, culminando com o clássico futebol das 4 da tarde no Beira-rio, que estava fazendo falta!

Parabéns aos pais frequentadores desse blog!

Marimas disse...

Parabéns cara, excelente texto... até me lembrei do meu amigo de adolescência, Rodrigo, vulgo, Dr. Spock, eheh

SAUDAÇÕES COLRADAS...

Mauricio Machado disse...

Massa o texto Rafael. Tenho 2 observações: não ver o ET quando criança é realmente motivo de arrependimento. E "Mar Adentro" é excelente mesmo! Baita dica pra quem gosta de cinema.
E por falar em arrependimento, faço minhas as palavras do Frank -"Regrets, I've had a few but then again, too few to mention".
Um deles é não ter ido no greNal dos 5 a 2.
Falow

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Bom galera, um pouco da novela Abel.

Uma fonte minha de dentro do inter disse que domingo o Abelão será anunciado independente do resultado do jogo.

Aí perguntei pq o Abel tinha saído do inter, ele me disse que o Luigi não gostava do Abel, pq o ele não aceitava ordens dele, e poir isso o tirou, e tb pq o Abel queria um aumento no salário, e o Luigi utilizou isso como escopo para tirar o Abel.

Quero o Abelão de volta, com ele fomos vice, fomos semi-finalistas, fomos vencedores de grenais, e que grenais, e campeão da américa e do mundo.

VAMO VAMO INTEEEEEEEER!!!

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

E mais uma coisa.

Diana e amigos blogueiros,

Diz o ditado que as vezes se tem que dar um passo atrás para dar dois à frente.

Abraço a todos.

col disse...

Dadinho,

Nao entendo essa do Abel vir independente do resultado. Se tah tudo acertado, por que soh no domingo? Precisa esperar o que?? Algo contratual?

Eber Prado disse...

Entre o atual treinador Gallo e as alternativas que foram apresentadas como Ney Franco e Geninho ainda prefiro o ABEL.

Álias se não tivessemos voltado atrás e contratado o Abel, treinador que em 1989, perdeu uma semi-final de Libertadores nos penaltis que estava praticamente na mão, dentro do Beira-Rio, talvez hoje não seriamos campeões da Libertadores e do Mundo.


Por isso eu digo Rafael e demais companheiros(as) de Blog, quando se tem oportunidade,as vezes é bom voltar atrás sim e ter a chance de resgatar o que ficou para trás.

Eu digo que fui um dos que ficaram entusiasmados quando o Inter confirmou Gallo como novo técnico, pois achava que o time precisava de novo comandante para não se acomodar e dar oportunidade a novos jogadores. Confesso que estava errado em minhas avaliações.

Rafael, também concordo que tem coisas que aconteça o que acontecer não poderemos mudar. Só fica aquela coisa tipo "Se eu não fosse tão tímido naquele dia..."

Desejo a todos os pais um feliz dia dos pais. Eu ainda não tive essa honra, por enquanto é claro.

Marimas disse...

"eu si divirto..."

perder jogador pro Milan é normal?!! E pro Villa Rio?!!! O que, não conhecem esse time?!! nem eu...

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro2007/interna/0,,OI1822252-EI8817,00.html

Nada como uma direção atenta ao mercado... Nem precisamos de meia de ligação no Glorioso... eu nem queria mesmo, já temos o Luciano Henrique...

SAUDAÇÕES COLORADAS!!

Marimas disse...

Quanto a vinda do Abel... quero ver se o Inter mete 4x0 no domingo se eles vão anunciar o Abel mesmo... acho que isso é papo...

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Pode ser notícia plantada pelo próprio clube pra motivar jogadores e comissão técnica. Eu só acreditarei VENDO/OUVINDO!

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Só mais uma coisa: não sou o tal "Dr Spock" ae...hauahuahuahua

col disse...

Pessoal,

Desculpem a propaganda, mas tem um post que julgo interessante sobre (in)coerencias futebolisticas e politicas no

http://www.pealetorios.blogspot.com/

Almilano disse...

Bah Rafael ótimo texto mesmo meus parabéns.

Eu voltaria atrás em tantas coisas na minha vida e não voltaria atrás em tantas coisas também...

Isso é viver, aprendemos sempre, com os acertos e com os erros.

Apesar de ter somente 27 anos (quase 28, 18 dezembro é logo ali - é, meu maior presente da história veio no dia 17 do ano passado hehehe), já passei por muitas situações difíceis na vida, e aprendi que pra tudo tem o lado bom.

Por mais que tenhamos deixado de fazer algo, isso pode ter o lado bom, o de que na próxima oportunidade não esperemos e tomemos a atitude mais adequada.

Enfim, será que o INTER hoje não voltaria atrás, se pudesse, e deixasse de demitir o Abelão, mantendo-o contra tudo e contra todos e será que daí não poderíamos ester brigando pela liderança contra o SP?

Eu não sei, acho que não, que precisávamos mudar, mas acho que trazer o Abel de volta é um erro enorme.

Parabéns a todos os papais do blog, e não vou ao jogo domingo pois estarei comendo um bom churras do meu véio na casas dele em Osório e não dará tempo de voltar, infelizmente.

KRAEMER 1971 disse...

Ótimo texto Rafael. Acabei de ler o txto do David Coimbra de hoje, que tá uma bost... e o teu velho me redimiu.

Duas coisas:

Parece que a "culpa" do baixo desempenho do Inter é só do Gallo. Isso não é verdade, pois a crise no Inter é de liderança. O Gallo é ruim sim, mas não explica sozinho a crise do time.

Entre o Abel e o Gallo, eu prefiro o Abel, mas acho que isso não faz o menor sentido e pode aumentar a crise de liderança dentro do clube.

Não vejo solução plausível a curto prazo.

Eduardo K. disse...

CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
CAIU O GALLO, DEUS EXISTE!!!!!!!
fonte: site do Inter

Guilherme L. disse...

BOMBA

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=5403
TÉCNICO GALLO DEIXA O INTER
10/08/2007



Alexandre Gallo não é mais o técnico do Inter. A rescisão do contrato foi acertada na noite desta sexta-feira. O Internacional irá anunciar a nova comissão técnica durante o final de semana.

___________

VOLTA ABEL

Schroder-EUA disse...

Belo texto Rafael...teus textos tem sido melhor e melhor ultimamnte..parabens....

ah sim e quantas vezes eu ja pensei em voltar ao passado....muitas...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]