segunda-feira, setembro 10, 2007

5 o sol brilha para todos... colorados.

Escrito por Diana Oliveira

Muito bom curtir um feriado. Maravilha vencer, melhor ainda golear, máxima da alegria o capitão retornar. Quantas boas notícias pra um final de semana ensolarado e prolongado. Eu, que tenho como compromisso certo e absoluto juntar-me aos milhares de colorados no Gigante, todo santo dia de jogo, ausentei-me, mas nem tanto, neste sábado.

Fui passar uma tarde em Itapuã, não a da Bahia, a gaúcha mesmo. Trata-se de um pequeno paraíso banhado pelo Guaíba, bem pertinho do agitado convívio urbano, é tão fácil desfrutar da tranqüilidade ecológica bem ao lado da capital, que tive a sensação de fechar os olhos, dormir e acordar embaixo de uma sombra, diante da água límpida e fresca. O engraçado é dar-se conta de que em frente ao Beira Rio, o mesmo Guaíba é tão intoxicado que mal respira.

Algumas informações retiradas do site da Secretaria do Meio Ambiente do Estado:
O Parque Estadual de Itapuã, localizado em Viamão, a 57 quilômetros de Porto Alegre, é uma unidade de conservação de proteção integral e guarda a última amostra dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. Além de receber o público, a unidade de conservação tem como objetivos a conservação da biodiversidade, a pesquisa científica e a educação ambiental.
São 5.566 hectares, abrigando uma diversidade de paisagens e ecossistemas compostos de morros, praias, dunas, lagoas e banhados, com número significativo de espécies raras e ameaçadas de extinção. O Parque abriga cerca de 40 espécies de répteis, 30 de anfíbios, 200 de aves e um bom número de mamíferos, entre estes a jaguatirica, o gato-maracajá, a lontra e o bugio-ruivo. Esse último consta da Lista das Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção do Rio Grande do Sul e é o símbolo do Parque. A área também é abrigo para aves migratórias.
Atualmente, o público pode desfrutar de duas praias de água doce: Praia das Pombas e Praia da Pedreira, ao longo do Lago Guaíba. O Parque dispõe de infra-estrutura com churrasqueiras à sombra de figueiras centenárias, banheiros, vestiários e estacionamento. Por se tratar de uma área protegida, a visitação é limitada em 350 pessoas ao dia em cada praia.

Não fiz trilha, a intenção era apreciar um bom churrasco, que foi assando devagarito, enquanto confeccionaram-se algumas caipirinhas. O banho é ótimo, água doce, rasa e calma. Não é a primeira vez que visito Itapuã e certamente não será a última. A praia de destino foi a Pedreira, que eu prefiro à das Pombas, acho mais bonita. Além destas duas, está aberta a visitação a Praia de Fora, que não conheço e parece ser a mais bela das três, mas só abre pela manhã e chegamos no Parque por volta de 13:30.

Acho que a melhor sensação é de escapulir um pouco da cidade, a cabeça refresca dos compromissos, das ansiedades, barulho, ou qualquer outra angústia. Celular nem pega, o meu pelo menos. Não soube que horas eram, até o momento em que desperta meu relógio emocional. O mesmo vermelho incandescente, caindo sobre a mesma, embora só ali cristalina, água. No exato momento em que eu contemplava o horizonte magnífico exclusivo dos colorados que por estas terras habitam, tinha a mais absoluta certeza de que no Gigante, o pôr do sol era igualmente laureado, pelos três gols de que me certifiquei posteriormente e pelo regresso do casal "que não é globo e você, por isso mesmo tem tudo a vê", Glória e Fernandão.

Itapuã, sábado, dia 08/09/2007, quase 18:00, finalzinho de jogo no Beira Rio.

Praia da Varzinha, fora do Parque de Itapuã, mais próxima de Porto Alegre, fim do dia de domingo, 09/09/2007.

Dá-lhe Colorado! Abre-se a semana de dois clássicos: greNAL e BV.


E... preparem-se, não tolero insubordinações! Cartões e apito preparados.



5 Comentários:

Gonçalves disse...

Que beleza, na década de 90 eu ia seguido à Itapuã, tinha um colega de comércio que cuja a família morava por lá num sitiozinho que começava num corrego (que já começava uma pequena aventura de um pequeno barco servir de ponte para o acesso a parte de terra, era dificil pra mim um cara da cidade se equilibrar naquele barquinho com todo o medo de cair e se tornar o alvo de chacotas, mas consegui passar ileso nas tês vezes que por lá passei) e ia até uma faixa de terra até desembocar no rio...realmente Diana, foi um por do sol maravilhoso aquele do Beira Rio, maior ainda por todas as nuânces por ti descritas, claro que teve o problema das filas, de eu sair apressado e não ter visto o gol do Granja, mas em suma valeu a pena torrar naquele sol escaldante...ainda bem que teve esse teu momento de descanso, só assim apitará o jogo no seu pleno da compreensão hehehe

Almilano disse...

Eu acho que a Diana fez esse retiro pq sabe da pressão que vai receber no jogo domingo hahahahah!!

VAMO VAMO COLORADO!!!!!!

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Lindas fotos Diana!

parabéns.

Darlan Gustavo disse...

muito bonita as fotos...

mas concordo com o alemão..a pressao em semana de classico eh grandeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Belíssimas fotos. Tem tanto lugar bonito nesse Brasil que por mais que se viaje e conheça, sempre vai ter algum escondido, até mesmo ali, do teu lado. Acho que uma vida só não seria suficiente pra desfrutar de tudo isso! hehehe

Parem de tentar condicionar a arbitragem, seus provincianos!!! A menos que estejam no meu time...Aí eu faço "vistas grossas"...hauahuahuahauhauahuahua

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]