quinta-feira, dezembro 13, 2007

31 Leia o livro

Escrito por Diana Oliveira


Como todos os meninos uruguaios, eu também quis ser jogador de futebol. Jogava muito bem, era uma maravilha, mas só de noite, enquanto dormia: de dia era o pior perna-de-pau que já passou pelos campos do meu país.
Como torcedor, também deixava a desejar. Juan Alberto Schiaffino e Julio César Addadie jogavam no Peñarol, o time inimigo. Como bom torcedor do Nacional, eu fazia o possível para odiá-los. Mas Pepe Schiaffino, com suas jogadas magistrais, armava o jogo do seu time como se estivesse lá na torre mais alta do estádio, vendo o campo inteiro, e Pardo Abbadie deslizava a bola sobre a linha branca da lateral e corria com botas de sete léguas, gingando, sem tocar na bola nem nos rivais: eu não tinha saída a não ser admira-los. Chegava até a sentir vontade de aplaudi-los.
Os anos passaram, e com o tempo acabei assumindo minha identidade: nãopasso de um mendigo do bom futebol. Ando pelo mundo de chapéu na mão, e nos estádios suplico:
- Uma linda jogada, pelo amor de Deus!
E quando acontece o bom futebol, agradeço o milagre – sem me importar com o clube ou país que o oferece.

Esse texto abre o livro Futebol ao Sol e à Sombra, de Eduardo Galeano. O escritor uruguaio faz uma homenagem ao esporte mais apaixonante do mundo, sem perder sua tradicional visão crítica e política. O livro de crônicas apresenta desde títulos gerais como “O juiz” ou “A torcida”, “A bola”, até os nomes marcantes da história do futebol. Tem também um toque de bom humor, outra característica do escritor. Ao descrever os acontecimentos decorrentes pelo mundo a cada início de Copa do Mundo, acrescenta no fim destes parágrafos a sistemática afirmação: Fontes bem-informadas de Miami anunciam a queda iminente de Fidel Castro, que vai despencar em questão de horas...

Destaco um capítulo em especial, onde ele fala do Maradona. Confesso que mudei meu conceito sobre o jogador após vê-lo sobre a ótica de Galeano. Deixei um pouco de lado a rivalidade entre brasileiros e argentinos, identificando-me com o que somos todos: latinos. Ele inicia o texto assim: Jogou, venceu, mijou, perdeu. A análise acusou presença de efedrina e Maradona acabou de mau jeito seu Mundial de 94.

Que o Maradona é vítima de seu vício todo mundo sabe e a tendência que temos é de certa forma penalizar moralmente um ídolo caído pela fraqueza. Os argentinos, no entanto, abraçam seu filho problema e jamais o abandonam. Eduardo Galeano deixa essa análise psicológica de fora e se detém ao fato de que o prazer de derrubar ídolos é diretamente proporcional à necessidade de tê-los.

A copa de 86, no México, teve transmissão vendida à Europa. Com diferença de fuso horário houveram jogos marcados ao meio dia... E danem-se os jogadores. Maradona se manifestou publicamente contra a decisão. Esta entre outras atitudes fizeram do craque um alvo, pois mexera com marimbondos. Sendo assim, na ocasião de sua queda em 94, não faltou quem festejasse. O interessante da forma como Eduardo Galeano o descreve é que por mais “marrento” que seja Maradona, sua fragilidade perante a cocaína, em união com as poucas amizades que conquistou na aristocracia do futebol, camuflaram uma face política e contestadora de um jogador tão polêmico quanto virtuoso. Eu diria que o hermano foi um abusado: valente no ataque, prepotente na fala, excessivo às tentações e genial com a canhotinha cheia de habilidade, rapidez e criatividade .

Tá aí minha dica em tempos de mares calmos. Peço desculpas por não estar cumprindo com meu compromisso das segundas-feiras, mas todos querem suas obras finalizadas até o natal e minha atividade com as linhas acaba sobrepondo às letras. A quem seguir a sugestão do livro, boa leitura!


31 Comentários:

cjr-sp disse...

Para mim, MARADONA foi o melhor depois de PELE.

Fora do campo sucumbiu. Mas dentro das 4 linhas quem viu viu...EU TIVE A FELICIDADE DE VER.

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

VALEU DIANA.

PRA MIM

FERNANDÃO ES MEJOR QUE FALCÃO.

UHAUHAHUAUHA

Marco disse...

Para mim foi o maior que já vi jogar, eu que só vi Pelé meia-bomba, no Cosmos.

A ferrada que levou nos EUA se deve a duas coisa, sendo que a primeira foi a vingança de Sir Imperador Jean Havelange. Acontece que em 1990 a Argentina foi garfada na final, e Maradona ao receber a medalha e cumprimentar as "otoridades", passou direto pelo Imperador Havelange, para o mundo todo ver. E depois, certo ou errado, soltou o verbo contra a máfia na FIFA.

O troco veio quatro anos depois, quando a própria FIFA incentivou-o a emagrecer para participar do Mundial dos EUA. Claro que todos sabiam que o craque se entupiria de anfetamina e outras "delícias" para emagrecer tanto em tão pouco tempo. Mas Maradona acreditou no canto de sereia e topou a parada. O resto é história.

O segundo motivo, e estou bem convencido disto, é a carranca que ele exibiu para as câmeras de TV, ao marcar o golaço em seu derradeiro jogo. Aquilo, creiam ou não, é carranca de nego entupido de coca. Às 5 da manhã, ao largo do Camiñito, ninguém perceberia. Mas, dentro dos EUA, logo ele que é tão amigo de Fidel, os EUA branco, preconceituoso, careta e hipócrita... alguém de lá tocou o fone vermelho e ditou:
- Prenda este maluco.
Foi muito triste vê-lo sair de campo, rebocado por uma paramédica.

Comparar Pelé e Maradona? Pelé é samba, Maradona é tango. É o que me basta.

Eduardo Fritsch disse...

DIANA,
perdoe o off: falei com o meu aspone dentro do colorado, e disse pra ele que se me der informaçoes furadas como a do fernandao, revelo o nome dele para todos, aí ele nao vai mais ser "fonte quente" da imprensa. sugeri para ele mohamed aboutrika para a meia de ligaçao. muito bom jogador, bate falta, marca e continua no al ahly. que voces acham?

Marimas disse...

Eduardo "nélson rubens"... que bom que tua fonte tava errada...

A Diana anda lendo muito o livro do Tim Maia...

E quanto a pelé.. peloslances que vi na TV, vídeos de youtube e tal... sou muito mais o estilo do Garrincha...

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Texto postado na comu do inter hj?

http://images.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=2571556832528556569

Muito bom, vale a leitura.

Denilson M. (POA) disse...

OFF - eu já sugeri na comu do Inter e até por aqui, algumas vezes, o Danilo do SPFC pra articulador do Inter... não que agora o gfpa pode trzer o cara? Será que o Inter nem tentou ele?

Marco disse...

Denilson

quem está gastando com Peter não vai trazer Danilo.

Aliás, duvido que gente boa venha da Europa. E tem muito nego bom de bola que jogou o Brasileirão e a Segundona, é só deixar de festa e trabalhar um pouco que encontra.

Eu acho o cúmulo um treinador de time grande, como o Abelão, não ter olheiros espalhados pelo Brasil.

É aí que se vê, ou não, o trabalho do Depto de Futebol.

Gonçalves disse...

Boa dica literaria se bem que eu sou um preguiçoso pra ler...falando em Maradona...quem assistiu ae ontem no sportv argentina x paraguai...eu vi um pedaço e barbosinha!!!...os nego tavam se matando a canelada naquele futebol que a bola não sai mesmo batendo na parede, estavam jogando Goicochea (sei la se é assim que se escreve), Maradona, Mancuso...Tavarelli (hai hai hai meu figo!!!), Arce, Cardozo...e outros assisti até quando estava 5 x 5 depois fui a nocaute vencido pelo sono...alguem ae assistiu todo o jogo?...

Louis...vai uma sugestão pra um post...das nossas deficiências do time...vamos ver quais as posições e fazer tipo uma escolha por jogadores para suprir (lógicamente dentro da realidade, né pessoal?)...ae depois com o que conseguimos levantar de jogadores "possíveis"...entobar o email da ouvidoria pra eles irem à luta....Pô Eduardo esse mohamed aboutrika seria uma boa mesmo...

Denilson M. (POA) disse...

Marco aurelio,

O Danilo está no Japão, não na Europa... saiu do Brasil faz um ano e meio... tá na hora de voltar! Tb acredito que não virá pra azenha, mas por que nunca foi aventado o nome dele pelo lado do Inter?

Eduardo, o Aboutrika seria mais um estrangeiro... já temos 3 no momento... então procurem lembrar de jogadores BRASILEIROS no exterior, esqueçam Conca, Acosta, Aboutrika, Ibarra, etc.

Anônimo disse...

se a fonte do cara falou apenas que o f9 tinha ido no consulado italiano, entao tava certo.

esse cara do al aly seria um boa. se convidar ele vem.

Schroder-EUA disse...

DIANA

Sera que conseguimos esse Galeano pra escrever aqui nos Sabados depois do Nelson??

:)

diana oliveira disse...

hahaha louis... seria um sonho, a contratação do bv q estaria para o riquelme no colorado!

Eduardo Fritsch disse...

3 estrangeiros nao é problema:
orozco: reserva do grande sidney
sorondo: bixado
guinazu: esse sim, nao sai do time de jeito nenhum!

Eduardo Fritsch disse...

danilo nao é focado, nem comprometido...lembrem que quando queria sair fez corpo mole, nao quero outro granja

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

To preocupado com o Guiñazú, tem muito urubú em cima dele já...to com medo de ser ele a sair em janeiro...aí tamo f....

Eduardo Fritsch disse...

contra aboutrika: 29 anos

tiago - colorado no canada disse...

Bah, não vi comentários ainda, então vai o primeiro:
O poster do Soy Loco Por Ti Mundo tá DUCARAI!!!
Parabéns mais uma vez Louis!
Tamo na espera do filme.

Cara, por mim esta pode ser a capa do DVD até (sem o "Vem aí", lógico...)

Schroder-EUA disse...

Valeu Tiago! Acabei de postar a imagem, voce foi o primeiro a notar!

tiago - colorado no canada disse...

Xôl de buêla então!

Outra coisa agora:
A direção do Inter consegue se superar mesmo agora, sem futebol... puta merda, não convidaram o Gabirú prá festa. Não mandaram nem DVD pro cara... é foda... Pode ser o anti-herói, o que for, mas não podia fazer um negócio desses.
Olha o que a imprensa azul tá explorando com isso. É foda... e entrevistaram o organizador da festa, e pegaram o cara com as calça na mão... ESQUECERAM mesmo....
É brincadeira. Os caras se superam. Por mais que não tenha jogado nada, que só tenha feito um gol importante (hein?!??!?), o cara tinha que ser o convidado de HONRA da festa.
Acho que cabe a torcida reparar este erro. Alguma manifestação tem que acontecer, que nem o "uh, me perdoa gabirú" no estádio, após a chegada ano passado.
Incrível, ao invés de agradecer, o Inter tem que ficar pedindo perdão pro Gabirú....

Eduardo Fritsch disse...

olha, eu tenho uma opiniao quanto a essa direçao. Uma cambada de incompetentes, inclusive o meu aspone. Já repararam que toda a contrataçao do inter vaza antes, e a partir disto torna-se uma novela?
outra, a incrivel dificuldade que eles tem para negociar...
Deus que me perdoe...

Anelise disse...

Pô galera. Pensei que o blog estaria bombando com as recordações de 13.12.2006 - nossa arrancada para o titulo mundial... Ontem já passei lá na igreja do Santo Antonio pra agradecer a "força", afinal como dia 13 é dia dele, não fez mal aquele pedido de vitória pro Inter ao pé do ouvido...
Mas essa história de não convidarem o Gabirú é brincadeira, não. Sabe o que eu acho? Que a direção quer empurrar seus "queridinhos" como unicos heróris; quando na verdade o titulo é de TODOS os que lá estiveram e deram sua humilde contribuição para nosso título. E convenhamos, de humilde o gol do Gabirú não teve nada, né? Por isso sou fã do Gabirú sim, e muito grata a caras como o Fabiano Eler, o Luis Adriano, o Ceará, o Perdigordo e todos os outros "pouco prestigiados" por nossa direção.
Era isso!!!

Anelise disse...

É A RBS MAIS UMA VEZ QUERENDO MELAR NOSSA FESTA: vieram com essa história do Gabirú... Estranho que no Galato e no Danrlei eles nem falam... e se não fossem eles... Uma prova dessas conspirações, tive "ao vivo" no ano passado na despedida do Inter antes de embarcar pro Japão. Eu estava no Salgado Filho e vi como se forja "a ferro e fogo" uma confusão. Os brigadianos começaram a dar tiros de borracha pra afastar as pessoas que estavam postadas em frente ao portao para que um carro de imprensa que chegou atrasado pudesse entrar no pátio do embarque. Ali tinham crianças, pessoas idosas, mulheres como eu. Daí, alguns caras indignados com tamanha brutalidade reagiram "à altura" e foi aquele festival de pau e pedra que depois mostraram na TV. Naquele momento tive a certeza que aquilo se tratava de uma VACINA. Sim, vacina, pois em caso de conquista do título, já tinham desculpa pro inter não desembarcar no Salgado Filho. Muitos não iriam aguentar... Então é isso: esse bando de gremistas querendo sempre jogar agua no nosso chop's. MAS NÃO VÃO LEVAR!!! Domingo vamos ESTREMECER Porto Alegre, o Rio Grande, o Brasil e o MUNDO com uma festa de causar inveja a todos os secadores...

tiago - colorado no canada disse...

Pena que a minha esposa, Anelise, não gosta de futebol como a xará dela aqui do blog...
Concordo com tudo Anelise... Essa da pancadaria do aeroporto não sabia dos detalhes, mas sabia que os brigadianos tinham começado...

E só prá relembrar, ano que vem, temos que rebaixar o Goiás, que recebeu mala preta do Grêmio prá bater em todo mundo em Porto Alegre, no último jogo antes do mundial. Isso eu NUNCA vou esquecer.

Julio.Colorado em Sampa disse...

A imprensa azul conseguiu o que queria. Tumultuar a nossa festa.
Não vi nada a respeito de convite algum para qualquer jogador ou membro da comissão técnica. Por que esta polêmica sobre o convite ao Gabiru?
A comemoração é nossa, é da torcida. Passamos o ano inteiro criticando a eterna festa dos jogadores e direção.
Jogadores são profissionais e a comemoração deles deveria ter acabado na chegada em Porto Alegre no dia 19 de dezebro de 2006. A partir daí eles teriam que jogar e conquistar novos títulos.

Marco disse...

No Blog Colorado, do Rafael Cechin (lá no ClicRBS) há um post lembrando a arrancada para o Mundial. Aqui passou em branco (ou quase).

Interessante que Cechin trata Yarlei como guerreiro só porque não quer sair do Inter... claro! Ele não quer sair daqui porque iria parar no Barueri ou no São Cristóvão (RJ)...

O Yarlei está mais para o Zinho (Palmeiras, Fla), pega a bola de frente pro gol, dá um currupio, faz pose de craque e... atrasa a bola!

Anelise disse...

Pô Tiago, legal que tenho uma xará aí no Canadá... pena que não curte futebol. E concordo contigo sobre o Goiás, embora pense que quem motivou aquilo tudo foi o "mau caráter" do técnico Geninho que adora mandar bater. Eu tava naquele jogo e inesplicável a entrada que o tal Romerito deu no Indio na lateral do campo. Prá fratura exposta; fora o que fizeram com o nosso Saci - Renteria. Depois rolou um papo que o gfpa iria contratar o tal Romerito - entào confirma a má intenção do canastrão...

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Louis, eu notei ontem o post, e jah tinha baixado pro meu pc.

Muito massa.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Tiago, não sei qual é a situação da ´nossa` Anelise do BV, mas cara ! troca de Anelise, porra !!!


huaaaaaaa

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Consulta ao CJR:

Pra mim o Danilo não é o ´bixo` meio dorminhoco, não é articulador é quase um atacante pela esquerda, não é um meio-campo que chega na frente é um atacante que ´baixa` um pouco. Desses aí temos um monte, tá cereto um monte de nabas, mas prá gastar tem que ser um articulador.

Para diferenciar, um articulador é o Alex Turco, o bom, o Alex Seleção parece ser um articulador, se tivesse movimentação constante à la Guinazu, força, arrancada, chute e passe, mas é querer muito de um cara com crônicos problemas físicos, é no máximo um articulador sonolento....daqueles que não fazem o time jogar.

O Articulador é aquele que dá ritmo ao time, o Tinga e J Wagner mesmo não sendo articuladores se complementavam e davam ritmo ao time.

O Perdigão apesar de não ser um articulador, ajudava muito na posse de bola e de certa forma ´cadenciava` o Inter, o que faltava era a ´alta` velocidade dele, às vezes compensada pelos lançamentos em profundidade, mas não era dos ´amigos`.

Hohe quem dita o ritmo do time são o Magrão e Guinazu, só que não tem o passe longo e não entram na área, ainda agravado com a lentidão dos alas (Uelento Monteiro e Alex (meio jogador) ou o Jorge Luiz (o completo).

Para jogar de articulador o cara tem que ser rápido e bom passador de bola, se entrar na área é craque (caso do Alex Turco).

Fala aí CJR !!!

cjr-sp disse...

Totalmente de acordo com o NELSON...DANILO É LENTO, SOME DO JOGO, NAO ARTICULA NADA, É UM GIL MELHORADO LÁ PELA ESQUERDA, PQ AO MENOS SABE MARCAR MELHOR....E CHUTA MELHOR TB.

PRECISAMOS ALGUEM DE PASSE MEDIO PARA LONGO...QUE TOME CONTA DO SETOR E DITE O RITMO QUE TEM QUE SER ACELERADO..TIPO O CLEBER SANTANA QUE ESTÁ NO ATLETICO DE MADRID...ESSE SERIA UM CARA BOM...CHEGA NA AREA, CHUTRA DE LONGE, VIRA O JOGO, ESSE É CRAQUE E ACELERADO...

BRASILEIROS SAO POUCAS AS OPÇOES...

O NEGOCIO TALVEZ SEJA OLHAR O MERCADO ARGENTINO ONDE TEM MEIO CAMPISTAS DE VERDADE...

SDS.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]