terça-feira, dezembro 04, 2007

28 Um time é ele e sua torcida

Escrito por Denilson Montenegro



Chega de ouvir choradeiras e vamos ao que interessa, 2008. Parafraseando aquela máxima de que “um homem é ele e suas circunstâncias”, escrevi essa frase que está no título deste post. Também poderia lembrar daquela que diz que “por trás de um grande homem tem sempre uma grande mulher”, alterando para “ por trás de um grande time tem sempre uma grande torcida”.

Já sei que torcida não ganha jogo e bla, bla, bla... porém, certamente ela tem o seu valor no conceito de um clube de futebol. Afinal, jogadores, dirigentes, treinadores, camisetas, distintivos, estádios e muitas outras coisas podem mudar em um clube, só a torcida é que permanece. Ela é praticamente a alma do time. É quem impõe a necessidade de vitória aos jogadores e demais responsáveis pelo futebol. Mas também é ela que motiva esses profissionais a buscarem títulos.

A torcida não é só pra aplaudir quando gosta e vaiar quando não gosta. Foi-se o tempo em que torcida não entrava em campo. Hoje ela faz a diferença em muitos estádios pelo mundo. Ela é quase tão protagonista quanto o time em campo. Impõe respeito e temor aos adversários. Não ganha sozinha, claro, mas ganha junto e também pode perder junto. Tem função tão importante quanto um centro-avante, que não pode evitar um gol adversário, mas pode fazer dois a favor pra compensar. Sim, o atacante depende dos companheiros e tudo mais, pois também não joga sozinho.

Com a torcida acontece o mesmo, não tem força isoladamente, só em combinação com os demais fatores envolvidos, tipo jogadores aguerridos, bem treinados, bem contratados. Daí em diante as arquibancadas de um estádio de futebol podem ser fatais para muitos desafiantes, multiplicando as ações do time em campo. Essa química entre torcedores e seu time é como juntar combustível e comburente, a explosão é inevitável. No futebol, isso garante não uma partida, mas o campeonato.

Por que levanto o assunto? Acho que nós colorados temos que fazer a nossa parte em 2008. Logo em seguida começa a Copa do Brasil e o sistema do torneio é o velho e conhecido mata-mata. Significa que o fator local toma proporções gigantescas em relação ao sistema de pontos corridos. Conhecemos equipes por aí que chegaram a finais de copas perdendo todas as partidas fora de casa, porém se sobressaindo dentro do seu território. Não é o ideal, mas é a regra do torneio, portanto não se pode invalidar.

Uso esse espaço pra humildemente lançar esse apelo aos colorados que vivem próximos de Porto Alegre: VAMOS ENCHER O BEIRA-RIO! SEMPRE! Vamos não só festejar, criticar ou observar o jogo. Façamos parte da batalha no ano que vem. Ajudemos a Popular a ensurdecer os microfones da globo/sportv... Vamos constranger tanto os adversários, quanto nossos jogadores que não derem todo o suor do corpo em campo.

Em 2006, mostramos do que somos capazes. Também lembro da Recopa, em 2007. Ano que vem vamos além. Vamos mostrar quem é a melhor torcida do Brasil, mesmo sem a mídia global. Pra não termos que assistir outros levarem prêmios, plagiando nossas músicas. Se o Inter pode ter o melhor time do mundo, também deve ter a melhor torcida. Por que não?

28 Comentários:

Anônimo disse...

Boa, Boa proposta, cara sou de Garibaldi-RS , fica a mais ou menos 1:30 de POA, e sempre sai onibus, micro ou van ( e muitos carros) pro jogo do inter, eu quase sempre vou, fui na maioria dos jogos desse ano, menos nos que estavam com tempo ruim.
E observei que torcedores gremistas da minha cidade só vao para jogos importantes , EX: São Paulo, reuniram 3 Cidades vizinhas e lotaram 1 onibus ¬¬'.
Por isso nós somos a MAIOR E MELHOR TORCIDA DO RS.

VAMO PRO ESTÁDIO GALERA, VAMO APOIA O TIME!!!
Não interessa se for de cadeira numerada ou arquibancada, o que importa é a PRESENÇA

O.B.S. : 1° jogo do inter em SM vai sai van da minha cidade, marcando presença em SM no Gauchão!


Abraços e Saudações Coloradas

col disse...

Denilson, eu acho que a torcida tambem eh importante quando pressiona a direcao a tomar os passos mais corretos. Colo aqui o que eu escrevi por aih nessa semana.


Minha lista de dispensas imediatas: Alex,Granja, Iarley, Indio, WM, RC, JLuiz e Magal.

Justificativas:

Alex: se estiver no plantel eh titular por decreto. Esculhamba o time taticamente. Fraco, nao marca,atrasa contra-ataque, os chutes de fora da aerea, tao preconizados, sao 3 por ano.

Granja: soh gastamos o $ do salario.Boa sorte pra ele outro clube.

Iarley e Indio: se estiverem no grupo sao titulares por decreto tb.

WM: Sem motivacao pra jogar. Seria um bom reserva, mas quase sempre vira titular quando disponivel.

RC, JLuiz e Magal: insuficiencia tecnica.

Almilano disse...

Denílson, matou a pau, ótimo post, concordo com tudo ae.

Gonçalves disse...

É nós ali no Bar um perto da popular hehehe

Anelise disse...

É ISSO DENILSON!!! TODOS AO GIGANTE EM TODOS OS JOGOS!!! Este ano que passou, infelizmente, tive que ficar um pouco mais ausente dos jogos do Inter devido a defesa de minha dissertação de mestrado que se aproxima. Ainda assim consegui ir a alguns jogos (todos os com chuva, excessão ao enterro do JU). Mas 2008 tô de novo full time no Beira-Rio. Tenho uns conhecidos que foram até por Japão, mas quando tem jogo no Gigante nem ligam. Tem cadeira e tudo paga, mas só vão nas boas. Em 2006 lembro da sede que tava nossa torcida. Em alguns jogos até não lotou (tipo LDU, LIBERTAD, Nacional,...), mas quem estava lá tava a fim de ser campeão. Então colorados, ressucitemos nossa sede de vitórias. VÂMO INTER!!!

col disse...

Vi o nome da Anelise agora e me lembrei que eu esqueci de demitir o Tristian na minha lista acima...hehe

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

ahauhauhauahuahauahua

"Anelise" virou sinônimo de "TCHAU XIRISTIAN/TRISTIAN!!!"

ahauhauahua

Eu fui a menos jogos esse ano. A chuva e a má campanha me tiraram de uns 5 ou 6 jogos do Brasileiro. Ano passado só não fui a DOIS jogos do Brasileiro. E fui a todos da Libertadores, tanto em 2006 quanto 2007. E na Recopa tb. E na Sul-Americana 2005 só não fui no jogo contra o SP, e em uns 4 jogos do Zveitão. Ser sócio e debitar direto da conta dá um ânimo extra...ahuahauhauhua

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Lá no meu fotolog tem uma montagem que eu fiz e o texto que postei em outro tópico aí sobre o "caimento" do M$I. É www.fotolog.com/rodrigobrave

Se quiserem dar boas risadas, taí! hauahuahua

Julio.Colorado em Sampa disse...

Bahhh Gonçalves, como moro longe eu vou em poucos, mais quando vou é só ali no bar um. O último foi contra o Sport e fiquei corneteando o Abel o jogo inteiro.
Espero que em 2008 eu va mais e que não precise cornetear. Se tudo ajudar, vou fazer o que mais gosto... Incentivar.

Schroder-EUA disse...

POIS É Falei aqui no Blog a 4 Dias que MANO tava com cara de Corinthians...e nao é que ele vai mesmo....mas um furo do Blog vermelho!

http://bolavermelho.blogspot.com/2007/11/zh-de-hoje.html

cjr-sp disse...

360 mil por mes levaram MANO...resta saber se vai receber em dia...talvez nao...mas um dia na justiça recebe. O Passarela tá recebendo...

Essa do Mano foi forte...eu nao esperava.

O campeonato paulista pode demitir ele tb...o chico lang, jornalista doente pelo curintia que tem um site...criticou ele, dizendo que MM nao era ninguem...

...quero ver agora como vai ficar...uma coisa é certa...dirigir o curintia nao é mole nao.

Anelise disse...

Col_us e Rodrigo: eu virando sinônimo de FORA CHRISTIAN tá de bom tamanho. Louis: Agora essa do Mano no Corintians? É aquela velha história: o cara sai do mato, mas o mato nào sai do cara... No caso do Mano dá até pra fazer um rap: vc sai da segunda, mas a segunda não sai de vc; abriu mão de clube grande e foi treinar a série B!!!É, ele sai da segunda, mas a segunda nao sai dele... Agora os gremistas emputecem de vez...

Julio.Colorado em Sampa disse...

Agora que os corinthianos vão falar mesmo:
É isso aí MANO... Vai morre MANO...

col disse...

Caramba!!!!!

Eu ouvi o Mano falando mal do presidente(ou vice) do Curintia no domingo.

Em entrevista a radio Gaucha, ele estava comentando a declaracao do presidente(ou vice) do Curintia, que disse que jah havia contactado o Mano.

Aih o Mano disse algo do tipo "isso seria anti-etico; querem colocar um profissional numa posicao ruim; nao procede; o Curintia tem um treinador; E isso explica porque alguns clubes estao na atual situacao de rebaixamento"

cjr-sp disse...

Olhem o site desse jornalista paulista, CHICO LANG, que é editor de esportes da TV gazeta e conhecido curintiano...olha o que o cara diz...



Olhem essa sobre o Mano ....

http://www.chicolang.com.br/?noticia=10002



Olhem essa sobre gauchos desse FDP....

http://www.chicolang.com.br/?noticia=10025


SDS.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Depois desta meu, é proibido criticar "OFF" neste blog.

rodrigo weber disse...

vou em jogos do colorado desde 1992..inda me lembro do primeiro jogo q fui, contra o botafogo, 2x2 no gigante! Nunca deixei de acompanhar o colorado, e todo jogo eu to na popular tomando trago e cantando o jogo todo!!!

Podem contar com a minha presença desde o regional lah no gigante, pois a nossa casa me faz muito bem!!!

VAMO LOTA E VAMO CANTA PRO INTER!!!

quanto aos comentaristas, estilo chico lang...nao vale nem a pena comentar..infelizmente a internet aceita tudo, q bom q nao somos obrigados a ler...ele q se f*** e vah olhar o classico contra o marilia ano q vem

Caco e Su...... disse...

COLORADAGEM MORADORA DE SP QUE PASSAM PELO BV..
INFORMAÇÕES SOBRE O FILME GIGANTE E SOBRE A FESTA DO MUNDIAL, mandem mail para mim rsaragones@hotmail.com

Desculpem-me os outros colorados rss

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

quero que o mando se exploda.

QUANTO AO POST, MUITO BOM DENILSON, O PROBLEMA É QUE NOSSA TORCIDA ESTÁ SOFRENDO A DEFASAGEM DA DÉCADA DE 80 E 90, SENDO ASSIM A MAIORIA DOS NOSSOS TORCEDORES PASSAM DOS 30 ANOS, ENQUANTO A TORCIDA DOS SMURFS É MUITO JOVEM, ISSO FAZ A DIFERENÇA.

ESSA DÉCADA TEMOS QUE BUSCAR ESSA DEFASAGEM PERDIDA E RENOVAR O NOSSO TORCEDOR QUE VAI AO ESTÁDIO.

1/3 DA TORCIDA DO INTER É DE JOVENS, ISSO É MUITO POUCO NO MOMENTO, TEMOS QUE ARRECADAR MAIS JOVENS.

ABRAÇO.

Anônimo disse...

Em 2006 fui em quase todos os jogos, tirando alguns do Brasileiro. Em 2007 deixei de ir em alguns deles pois minha mulher estava grávida e depois a mais nova colorada nasceu tbm. Mas em 2008 estarei sempre lá no Gigante apoiando o time como sempre fiz desde pequeno quando ía com meu pai.

Tenho 31 anos e me enquadro nessa faixa de torcedores que o Dadinho falou. Por isso conheço muitos amigos de infância que tem mais ou menos a mesma idade que eu que vão pouco ao estádio. Tô sempre enchendo o saco deles pra irem, mas acho que ficou um pouco de 80/90 na cabeça deles! Na minha não, ainda mais depois de 2005/2006!!!

Anônimo disse...

Ah, esqueci de comentar que meu parceirão nos jogos no Gigante é meu sobrinho de 11 anos - o guri com 11 anos mais viciado em futebol e INTER que conheço!!!

diana oliveira disse...

cjr,
é de rir desse cara. não sei o q é melhor, qdo ele diz q tomamos 76 na mão grande, mas 2005 sucumbimos ao tevez - ou qdo diz q desde o falcão não surgiu um craque nos pampas... hahaha, e o nilmar, companheiro de ataque do tevez em 2005, foi formado onde meu querido?
sem contar o ronaldinho gaúcho, pato! hehe
não valoriza esse cara cjr, talvez pra piada do dia ele nos sirva...

Gonçalves disse...

Sim Júlio...na verdade quem fica nesse lugar ae é o Alemão "rói as unhas" Milano e o Denilson...mas eu ja fui com eles lá por duas vezes e as duas deram sorte hehehe...uma delas me obriguei a ficar até o final pra ver aquele golzinho chorado de falta, por não poder nem me mexer por lá...e realmente a cornetagem come solta por ali.

Claudio / movimento internet BV disse...

GRANDE COMENTÁRIO DENÍLSON , vide a torcida e o São paulo de 2005 campeã da américa e mundo e sua torcida , nós em 2006 e nossa torcida , o gremio em 2007 e agora acho que o flamengo vai emplacar alguma coisa , é como falas-te , a torcida é a confiança do time , esperamos o resgate em 2008 , FORÇA TOTAL INTER !!!!!!!!!!!!!!

Ronelson disse...

Boa Denilson...

Só pra avisar, acho que o Divino Fonseca, que comenta sobre futebol gaúcho no Lance, andou lendo seu post, pois terminou o texto dele de ontem a tarde, com: "Como diria o outro, um time é um time e suas circunstâncias."

Veja: http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/divinof/default.asp

Saudações Coloradas

Denilson M. (POA) disse...

hahaha... boa ronelson!
O outro que ele fala deve ser eu... hehe... mas o enfoque dele foi totalmente diferente... baita texto dele...

cjr-sp disse...

DIANA,

Só coloquei para passar de quem vive aqui o que alguns jornalistas locais aqui de SP, pensam da gente, gauchos e do nosso futebol...Esse Chico Lang nao é respeitado como um cara serio, mas é de alguma forma influente no curintia e o MM ou qq tecnico que esteja lá é tradiçao passar pelos programas de mesa redonda da TV GAZETA onde eles só falam asneiras do curintia, palmeiras e sao paulo, em 99% do tempo...e ainda as vezes chamam o Inter de a Inter...é dose ter que aqguentar a ignorancia desses caras...mas é a imprensa do eixao...

Em SP e nem no RJ há jornalistas esportivos que consigam discutir um esquema tatico... para nao mentir tem uns dois loucos da espn e um da band...o resto nao sabe fazer o "o" com o copo...

Abço.

diana oliveira disse...

achei isso mesmo, de uma estupidez e burrice tamanhas o tal chico lang.
e q coisa né, eles nos chamarem de bairristas. pois aqui os comentaristas mostram a tendência aos nossos times, mas nunca de uma forma tão arrogante e mentirosa ainda por cima. ele não parece um jornalista, parece um torcedor. e burro.
e pensar q fizeram todo aquele escândalo com o "rasga a camisa"... pode até ser interpretado como um comentário desrespeitoso, mas passa longe do q esse chico lang disse.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]