terça-feira, janeiro 08, 2008

37 Internacional: A origem do nome


Escrito por Raul Pons
Créditos da foto:
Foi retirada do site do Internacional e é de autoria de Alexandre Lops.


Com a disputa da Dubai Cup, uma história repetidamente contada ganhou destaque novamente: a de que o nome do Sport Clube Internacional era uma homenagem dos Poppe à Internazionale de Milão, que seria a terra natal de seus pais.

Contudo, alguns dados históricos não batem com esta versão. Quando o Internacional foi fundado, a Internazionale tinha apenas um ano de vida. Fundada em março de 1908, a equipe não disputou o campeonato italiano daquele ano, mas participou da competição de 1909, tendo uma participação fraquíssima no Grupo da Lombardia (na época o campeonato italiano era dividido por grupos). A Internazionale perdeu suas duas partidas, para o Milan (2x3) e para o Milanese (0x2). Em uma época que as informações viajavam devagar, principalmente as relacionadas a esportes, seria surpreendente que o clube já fosse conhecido por aqui. Além disso, se era uma homenagem à Internazionale, porque ninguém sugeriu as cores do clube italiano para a nova equipe?

Outro detalhe a complicar esta versão. Todos os materiais sobre a história colorada, de décadas anteriores a 1980, nunca fizeram referência a esta homenagem. Também em todas as entrevistas com fundadores que li, jamais foi citada esta homenagem. O livro de Carlos Lopes dos Santos (Nas Sombras dos Eucaliptos), onde há depoimentos de fundadores e de jogadores dos primeiros anos, a Internazionale não é citada uma única vez. Na verdade, todos os depoimentos coincidem em uma versão: a homenagem ao Sport Club Internacional, da capital paulista, clube no qual os Poppe jogavam, em São Paulo. O primeiro uniforme colorado, com listras verticais vermelhas e brancas, era idêntico ao homônimo paulistano.

Como talvez alguns aqui saibam, em 2007 eu ministrei duas palestras sobre a história do Internacional, patrocinadas pelo movimento Internet e realizadas no auditório da FECI (Fundação de Educação e Cultura do Internacional). Na palestra de julho, descobri que o sr. Jorge Vieira da Cunha, presidente da FECI, também duvidava dessa versão “italiana”.

Conversando com o sr. Jorge Vieira, após a palestra do dia 15.09.2007, retomamos o assunto, quando o presidente da FECI trouxe novos dados. Conversando com veteranos jornalistas esportivos, foi informado por um deles (gremista), que quando tornou-se óbvio que o Brasil entraria em guerra com a Alemanha, os gremistas estavam preocupados com os reflexos negativos da origem germânica do clube. Buscando "igualar" a situação, estes jornalistas, teoricamente "imparciais", começaram a divulgar, "inocentemente", que o nome Internacional era uma homenagem à Internazionale, e que os fundadores do Colorado eram italianos, ou oriundi. Com isso, estes jornalistas tentavam associar o clube com outro país do Eixo, a Itália. Os Poppe realmente eram descendentes de italianos, mas a maioria dos fundadores do Internacional não eram. E o único caráter étnico que o clube adquiriu, foi anos após a sua fundação, quando passou a ser chamado de “Clube dos Negrinhos”. Aliás, a ata de fundação do Internacional foi escrito no bom e velho português, o que era uma novidade, em termos de clubes de futebol de Porto Alegre.

Infelizmente, com o passar do tempo, mesmo alguns pesquisadores colorados compraram esta versão. O fenômeno parece ter ocorrido no final dos anos 1980 e início dos 1990. O fraco desempenho nos gramados talvez tenha influenciado alguns pesquisadores a buscarem uma “origem gloriosa” (como se a nossa origem já não fosse, por si só, motivo de orgulho). Certamente, sem perceberem o conteúdo político que estava embutido nas entrelinhas da “origem italiana”, alguns pesquisadores resgataram a “estória”, sem a compararem com a história real. Alguns textos chegam a afirmar que os Poppe argumentaram que o nome seria uma homenagem a um poderoso clube italiano (só que este poderoso clube não havia vencido nenhuma partida até a fundação do Colorado). Uma mentira contada muitas vezes acaba se passando por verdade, e hoje, infelizmente, esta versão se encontra até mesmo no site do Internacional.

Mas, lenda por lenda, após Dubai, eu criei outra. A Internazionale adotou este nome porque um místico italiano previu que no ano seguinte nasceria um grande clube chamado Internacional, que seria o responsável pela primeira derrota do clube italiano, no ano do seu centenário.


37 Comentários:

Tiago Vaz disse...

Raul!

Em primeiro lugar, parabéns pelo título e pelo presagio ala Nostradamuns .. muito bom!:-)

Tambem estou buscando a fundo explicações para a origem do nosso nome. Acho que voce estah no caminho certo! A Ouvidoria do Inter tem recebido tudo que se diz a respeito.

Tenho dois comentários a fazer.

1- O Uniforme do Sport Club Internacional de Sao Paulo não era vermelho e branco, mas sim, Vermelho E Preto! Os Poppe foram vencidos nessa decisão em função das Cores da escola de samba.. historia que todos sabem.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Club_Internacional_%28SP%29

2- Na transmissão do canal TyC, falaram sobre isto e foi feito o seguinte comentário.
Os Poppe teriam feito uma viagem a Itália em 1908 e PARTICIPARAM da fundação da INTER! Na sua volta a POA trouxeram a idéia para o Brasil. Qual sua opinião sobre isto? Seria isso uma nova via para recuperar a historia .. quase perdida?

Abraco!
Tiago Vaz
Supremacia Colorada

San Tell d'Euskadi disse...

Eu conheço outra versão: dois gaúchos, um gremista e um colorado, fundaram um clube de futebol em Milão. Por acordo, o novo clube herdou o nome de um e as cores do outro...

San Tell d'Euskadi disse...

O Internazionale nasceu de uma cisão da Milan. Alguns sócios queriam admitir estrangeiros no clube, enquanto a Milan era aberto apenas a nacionais. Assim, como não houve acordo, alguns saíram e fundaram um novo clube batizado pelo nome de Internazionale para demonstrar que aceitavam membros de qualquer nacionalidade.

Gonçalves disse...

Muito bom post Raul...eu também achei estranho esse fato de um e outros concordarem e outros discordarem...pena que ainda nos resta a dúvida mesmo.

Almilano disse...

Bah EXCELENTE post prof. Raul, o Dreyer tinha me comentado essa história já, e eu acho que é por aí.

Tínhamos que conseguir descobrir o real significado pra que as dúvidas em torno disso terminassem logo.

Rafael C Rodrigues disse...

Realmente Raul acho que a origem é essa que escreveste. O mais incrível nisso tudo é o clube não saber realmente a origem do próprio nome. Isto é uma grande falha.

Eu acho a versão da Internacionale muito furada, principalmente por ter sido fundada um ano antes do Inter.

Tiago Vaz disse...

Mais uma coisa.

O grêmio tem origens alemãs e Portuguesas, grêmio eh um termo comum em Portugal quando se refere a um clube de menor porte (tsic). Tem também o fato da comunidade JUDAICA de POA estar na direção do tricolor da Azenha desde sempre! Eles eram RACISTAS mas não NAZISTAS!

Concordo com as perseguições que houveram na época da segunda guerra. Minha família passou por isso. Mas acho que esta historia não passa por ai.

O que pode responder facilmente esta duvida seria a data em que surgiu a falsa informação sobre a origem do nosso nome. Se isto for realmente um equivoco, aposto que veio bem depois da segunda guerra.

Schroder-EUA disse...

Eu tambem acho dificil vir DA INTER de Milao.

Mesmo se fosse da de Milan...eu nao chamaria de HOMENAGEM e sim copia ou nome emporestado...porque A INTER nao tinha historia ainda entao nao tinha o que homenagear...NO MAXIMO teria sido assim "Hey Poppe la em Milao fizeram o time com o nome Inter o que achas"...isso seria o maxixo...nunca foi Homenagem!! Pois a Inter mal existia...nao havia historia.

Tiago Vaz disse...

Louis,

e se for uma homenagem a ATITUDE da INTER de Milao? Um clube que nasceu pela segregação dos outros (assim como nos nascemos). Eles nasceram com os mesmos princípios que nos... abertos a todas as nacionalidades, credos, cores e etc! Com 1 aninho de idade seria difícil ser uma homenagem por questões de mérito esportivo.

Cara, to num dilema existencial danado por causa disso. Eh um fiasco não saber isto com exatidão...

Como fomos capazes de perder isso em menos de 100 anos?

Dudu Guimarães disse...

Muito esclarecedor. Nunca havia entendido bem essa história, pois a Internazionale Milano tinha exatamente 1 ano de vida quando nosso Internacional foi fundado. Agora, uma história que ouvi sobre a Inter Milan é muito semelhante à gênese do Colorado: a Inter deles nasceu em 1908 porque não deixaram os fundadores entrar no Milan, de 1899. O Milan é da elite; a Inter, do povão.

Dudu Guimarães disse...

Muito esclarecedor. Nunca havia entendido bem essa história, pois a Internazionale Milano tinha exatamente 1 ano de vida quando nosso Internacional foi fundado. Agora, uma história que ouvi sobre a Inter Milan é muito semelhante à gênese do Colorado: a Inter deles nasceu em 1908 porque não deixaram os fundadores entrar no Milan, de 1899. O Milan é da elite; a Inter, do povão.

Unknown disse...

BELO TEXTO...

ASSIM DA GOSTO DE LER O BLOG, QUE AS VEZES PARECE SER FEITO SO DE RECLAMAÇOES E COBRANÇAS...

NAO SABIA DE TAIS DETALHES DA HISTÓRIA, OBRIGADO POR COMPARTILHAR VALOROSOS DETALHES, QUE NOS ENCHEM DE ORGULHO...

Eber Prado disse...

Infelizmente tem muita coisa da história que se perdeu.

Mas creio que muita coisa da história ainda pode ser recuperada.

É só pensar em quantas pessoas estavam naquela sala ou porão ou peça que fosse de uma casa localizada no que hoje é a Av. joão Pessoa na tarde/noite do dia 04/04/1909.

Quantas histórias, quantos pontos de vista diferentes que foram passadas de geração em geração.

Falta alguém que possa fazer essa pesquisa até junto a família dos fundadores. Creio que muita coisa possa ser resgatada.

Seria muito legal registrar isso de alguma forma, seja através de relatos, seja através de documentos ou coisas do genero.

Fica a sugestão.

Eber Prado

Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael C Rodrigues disse...

Outro detalhe. Foi retirado do site do Inter a versão da origem do nome referente a Inter de Milão. Ontem estava esta versão pois eu olhei, mas hoje retiraram. Não tem nenhuma no momento. Acho que vão verificar a correta para colocar.

Tiago Finkler disse...

Confesso que apenas em função da Copa Dubai me liguei que a Inter de Milão foi fundada em 1908. Porém, na mesma hora, me lembrei do texto sobre a origem do nome Sport Club Internacional e achei isso muito curioso.

Eu acho que o Prof. Raul parece ter razão... mas vai saber.

De qualquer forma, a semelhança entre a história da fundação do Inter de Milão e do Inter dos Pampas é impressionante!

Schroder-EUA disse...

EBER

Tu me deu uma ideia....bah se eu moraase ai no Brasil!!

Faria um documentario chamado A PROCURA DOS POPPE onde um colorado procura as raizes do clube atravez das familias daqueles que os criaram...

é so o Inter me pagar o salario do Christian que me mudo para o Brasil e passo o ano todo fazendo projetos legais assim :) Valeria a pena!!

Gonçalves disse...

Bah tinha rolado uns papo numa dessas reuniões que um dos bisnetos dos Poppe era gremista tamanho descaso do Inter com seus fundadores...acho que foi o Dreyer que falou.

Guilherme Mallet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Mallet disse...

Primeiro sou totalmente contra a versão de que a Internazionale inspirou o nome. Isso é ridículo, ao mesmo tempo que é muito provavel essa questão de "defesa gremista na 2ª guerra".

Basta ver que dois ex-PALESTRA ITÁLIA, tiveram que adotar nomes "nacionalistas": Cruzeiro e Palmeiras (Minha terra tem Palmeiras...)


---------------------

Quanto à família Poppe. Já localizamos uma neta do José Luiz Madeira Poppe, irmão do José Madeira Poppe e primo do Henrique... seria assim.

Mas falta uma boa conversa com ela e outros membros da família, que dizem ter fotos e informações... PROBLEMA: Eles moram no Rio de Janeiro.

Passamos e-mail e telefone para o Jorge Luiz, Presidente da FECI. Ele ficou de entrar em contato.

Celso disse...

Boa ideia Louis. O professor Raul faz o livro e tu faz o documentario ..heehhe

O curso de história da UFRGS tem uma cadeira chamada "HISTÓRIA SOCIAL DO FUTEBOL" ... acho que vou fazer essa cadeira !!! mas certamente depois de lançada essa polemica no blog acho que o pessoal vai descobrir a "verdade" bem ligeirinho ... ou pelo menos se aproximar o máximo possivel assim como fez o professor !

baita post

abraços,
celso

Caco e Su...... disse...

guilherme.. eu vou e volto do Rj regularmente.... dependendo posso dar uma passada lá para conversar com eles. .hehehe o que achas?

Antonio EUA disse...

Eu gostei da teoria do Raul sobre a origem da Internazionale!!! hehehe
Essa foi boa!!!

Joceli disse...

O Blog Vermelho tá cada vez mais lido pelo pessoal da imprensa, agora de manhã li o correio do povo online e o hiltor faz referência ao BV no final da coluna dele "Tiro Livre" e fala sobre esta polêmica da origem do nome Internacional. Parabéns ao pessoal do BV e Vamo, vamo, Inter.

Eber Prado disse...

Legal
Tão surgindo idéias ótimas a respeito do resgate da história do Inter.

Outro nome legal a ser pesquisado seria o do também fundador e 1º Presidente do Inter: João Leopoldo Seferin.

Eber Prado

Eber Prado disse...

Legal
Tão surgindo idéias ótimas a respeito do resgate da história do Inter.

Outro nome legal a ser pesquisado seria o do também fundador e 1º Presidente do Inter: João Leopoldo Seferin.

Eber Prado

Fabiano- POA-Germany disse...

O Hiltor pelo menos cita o prof. Raul, agora o Wianey cita o David Coimbra e o David Coimbra gremista filho da puta nao cita ninguem, como se ele houvesse pesquisado!!! Aposto que alguém leu a coluna e mandou para este corno e ele publicou como dele!!!! Tem que detonar este babaca no blog dele!!!

Anelise disse...

O David Coimbra é puro plágio, cópia barata de Nelson Rodrigues. UMA FRAUDE!!!

Raul Pons disse...

O pior é o Davi Coimbra, na ZH de hj:

"O Inter de Porto Alegre não tem nada a ver com a Inter de Milão, ao contrário do que foi divulgado pelo site do clube. A Internazionale é apenas um ano mais velha do que o Internacional. Uma é de março de 1908, outro de abril de 1909.

O Inter de Porto Alegre tem a ver é com o Inter de São Paulo, clube fundado em 1898, duas vezes campeão paulista, em 1907 e 1928, quando dividiu o título com o Corinthians."

Só descobriu isso depois do artigo no Blog Vermelho...
Descobriu sozinho? Nem para citar a fonte, seu Davi? Pode copiar as informações de graça, só cita a fonte.

E para corrigir o artigo do Davi (atenção, estagiários da ZH):
O Sport Club Internacional, de SP, foi fundado em 19.08.1899, não em 1898.
O clube não dividiu o título paulista de 1928 com o Corinthians. Entre 1926 e 1929 existiam duas ligas em SP. Os dois clubes foram campeões em competições distintas.

Raul Pons disse...

Tiago:

Sobre a viagem dos Poppe à Itália em 1908, achou muito pouco provável. Este foi o ano em que eles vieram de SP para o RS.

Sobre as cores: segundo a versão de Carlos Lopes dos Santos (que entrevistou fundadores), foram apresentadas duas propostas: vermelho e branco (pelos membros do bloco carnavalesco Venezianos) e verde e branco (pelos membros do bloco carnavalesco Esmeraldas). Como os Venezianos eram maioria, venceu o vermelho e branco. E diferente do que outras versões afirmam, que os esmeraldas abandonaram o clube, após perderem a votação, o livro de Carlos Lopes dos Santos mostra o contrário, pq um dos fundadores que mais informações passa, no livro, era um dos esmeraldas.

Anônimo disse...

parabens Raul por trazer luz a nossa estoria mal contada. tua versao tem muito mais lógica. precisamos resgatar a verdade.

saiu até no correio do povo de hj!!

Anônimo disse...

guilherme,
passe o telefone dos poppes para o consulado do rio.

ricardo disse...

Fato é que houve, e tem havido, um esforço muito grande por parte dos reacionários e conservadores para destruir a origem histórica do Sport Club Internacional. Por essa origem estar inegávelmente vinculada aos ideais do socialismo. Ideologia emergente no inicio do seculo 20 e muito disseminada na classe trabalhadora e nos imigrantes italianos. Possivelmente o nome dos três clubes tem isso em comum.

Schroder-EUA disse...

coitado do Wianey sempre se enrolando com o pessoal da RBS..manda um email a email e avisa RAUL foi primeiro!!

Guilherme Mallet disse...

O David tem um livro sobre a história dos Gre-nais. Seria importante ver o que ele escreveu ali.

Se reproduziu a tese Internazionale, e agora corrigiu. Então é porque é canalha mesmo.

Schroder-EUA disse...

David Coinbra escreveu no seu Blog que a fonte dele foi ele mesmo, o Ruy Osterman e um outro livro.Ele explicou porque disse ter recebido uns emails de colorados sobre o assunto da fonte.

Fabiano- POA-Germany disse...

Fonte ele mesmo!!! É um canalha, projeto de escritor que sonha em ser o Jabor. Nao que eu ache o Jabor grandes merda, mas esse Davi é o top otário...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]