terça-feira, fevereiro 12, 2008

3 NOSSOS TÍTULOS – Campeonato Municipal e Estadual de 1940


Escrito por Raul Pons


Os primeiros jogos da temporada de 1940 ainda foram relativos ao campeonato de 1939. O campeonato municipal de 1940 iniciou-se no mês de abril. O Colorado apresentava algumas mudanças. Brandão, Acácio e Filhinho foram para o Força e Luz. O principal reforço colorado era o centroavante Marques, contratado junto ao Cruzeiro. Na linha média, Nenê e Pedrinho ocupam as laterais, substituindo Celso e Levi. A defesa, com Júlio, Alfeu e Risada, era a mesma do ano anterior. No ataque, Tesourinha, Rui, Russinho e Carlitos firmavam-se como titulares.

Na primeira partida, um empate com o Cruzeiro (4x4), em pleno Eucaliptos. Na rodada seguinte, já era o Clássico Gre-Nal. A partida foi disputada na Baixada. O Grêmio era tricampeão municipal, e favorito ao tetra, mas o Colorado foi a campo completo. Logo aos 13’, Rui abriu o marcador, mas o eficiente centroavante gremista, Basílio, empatou aos 35’ do 1º tempo. Na 2ª etapa, logo no primeiro minuto, Basílio fez 2x1. Parecia que o Grêmio largaria em vantagem logo no início do campeonato, mas Russinho empatou aos 14’, e faltando dois minutos para o fim do jogo, Carlitos fez o gol da vitória colorada.

Na partida seguinte, contra o Força e Luz, um passeio colorado nos Eucaliptos: 7x1. O Forcinha chegou a empatar em 1x1, mas aos 10’ do 1º tempo, quando seu atacante Salvador lesionou-se, a partida já estava 2x1. Na época não havia substituições, e o Força e Luz teve de jogar o restante do tempo com 10 atletas. Para encerrar o turno, no Passo da Areia o Colorado massacra o São José: 5x2.

No início do returno, novamente o Cruzeiro complica. Na Timbaúva, a partida termina 2x2. Ordovás, centroavante que fez nome nas pequenas equipes da capital, marcou os dois gols cruzeiristas. A partida seguinte, nos Eucaliptos, era o Gre-Nal. O Internacional tinha um problema: o zagueiro Alfeu não estava em suas melhores condições, mesmo assim decide jogar. Logo aos 4’ Foguinho abre o marcador para o Grêmio, mas Marques empata aos 22'. O Gre-Nal estava disputado, quando o volante colorado Magno quebra o pé, e tem de sair. O Internacional fica com dez jogadores, ou nove, porque Alfeu sente cada vez mais a lesão e quase só faz número, em campo. Ainda na 1ª etapa, Malachias faz 2x1 para o Grêmio. No 2º tempo, Basílio, duas vezes, e Foguinho, ampliam para o Grêmio, enquanto Marques desconta para o Colorado.

A goleada no clássico abala o time. No jogo seguinte, contra o Força e Luz, dois gols de Carlitos nos últimos dez minutos garantiram a vitória de virada: 3x2. Contra o São José, nos Eucaliptos, novo tropeço: 4x4. Tesourinha perdeu um pênalti defendido por Ivo, goleiro que no ano seguinte estaria no Internacional. No quarto gol colorado houve uma sequência de passes de cabeça: Alfeu para Rui, Rui para Russinho, Russinho para Carlitos e Carlitos para Russinho, que marca o gol.

Na abertura do 3º turno o clube recupera o bom desempenho e goleia o Cruzeiro (5x1), em uma partida marcada por um acontecimento inusitado: o cruzeirista Vinícius, irritado com as vaias da torcida colorada, momentos antes do início do segundo tempo, dirigiu gestos ofensivos para os torcedores e foi preso, deixando o Cruzeiro com dez em campo. Outra polêmica: após o jogo, Alfeu contou que sofreu tentativa de suborno por parte de dirigentes do Grêmio, e afirmou que mais três jogadores colorados foram procurados para "facilitarem" o jogo, no Gre-Nal seguinte: Marcelo, Assis e Magno. O clássico, disputado na Timbaúva, vira uma batalha. Mário abre o placar para o Tricolor aos 10', mas Tesourinha empata um minuto depois, e mais adiante vira o marcador. Contudo, Basílio volta a empatar aos 44' do 1º tempo. Na 2ª etapa, Russinho faz 3x2 Internacional, Mário empata outra vez, mas novamente com Russinho, aos 26’, o Colorado balança as redes e garante a vitória.

Na partida seguinte, mais uma vitória sobre o Força e Luz (5x1), e a conquista do título. Na última partida, o Internacional empatava com o São José em 2x2, mas a partida foi interrompida aos 34’ do 2º tempo, devido a um temporal. Três dias depois, o Internacional abriu mão de disputar o tempo restante, entregando os pontos ao São José.

No estadual, o Internacional estreou contra o Juventude, vencendo por 6x3. Quando o marcador estava 4x3, Bolacha cobrou um pênalti para o time da serra, defendido pelo goleiro colorado Marcelo. No jogo seguinte, a vítima foi o Riograndense de Santa Maria (4x2). Na final, o adversário seria o Bagé, em dois jogos. A equipe da fronteira contava com o bom goleiro uruguaio Veliz e o veterano Tupan, herói colorado de 1933 a 1935. Na primeira partida, o Bagé saiu na frente, mas ainda na 1ª etapa Marques fez três gols, o último de bicicleta. Na 2ª etapa Russinho ampliou: 4x1. No jogo decisivo, Rui marcou primeiro, Tupan empatou para o Bagé, mas novamente Russinho definiu o marcador, ainda na 1ª etapa.


3 Comentários:

Douglas - São Léo disse...

Bah, esse Russinho era um goleador mesmo....acho que se encaixaria no nosso time sem centroavante...Nilmar e Russinho...hgahahaha

Raul Pons disse...

O Russinho (David Russowski) era um caso à parte. Jogou no Americano e no Grêmio, antes de ingressar no Internacional. De família rica, jogava por amor ao futebol, sem receber salários. Atuou no Colorado de 1939 a 1942, sendo o capitão da equipe a partir de 1940. Formado em medicina, abandonou o futebol aos 25 anos. Morreu duas semanas depois de completar 41 anos.

Almilano disse...

Bah prof. Raul mas que beleza, muito bom o texto, sempre é bom saber mais da nossa história, meus parabéns!!!

E no rolo compressor de 40 viria um tal de Carlitos... heheheh

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]