sexta-feira, abril 04, 2008

34 Carlos Luciano

ESCRITO POR RAFAEL SEVERO

Joguei com Carlos Luciano bem antes dele ganhar o mundo. Peladas de infância, mas ali já dava pra se ter noção bem clara de algumas coisas. Por exemplo, ali, já sabíamos que o Carlos Luciano seria inexoravelmente jogador de bola. Já eu, bem... eu tive que procurar outra coisa pra fazer...

Carlos Luciano era um carrapato em campo. Um carrapato movediço, diga-se de passagem. Grudava e jogava. Eu era um magrelo rápido, driblava meu pai, meus tios, meus primos e alguns amigos menos privilegiados nas lides da bola, mas pelo Carlos Luciano eu nunca consegui passar. E talvez isso tenha abreviado minha carreira já aos 12 anos de idade.

Mais novo de três irmãos, Carlos Luciano vem de uma família de colorados fanáticos. Sua mãe, neta de escravos, veio do interior para Porto Alegre trazida pelo meu avô materno, seu Ivo Severo, em meados dos anos 50. Adolescente, negra, pobre e analfabeta, ela veio em busca de oportunidades na capital e foi apresentada às agruras dessa nova realidade da pior maneira possível. Aprendeu a cozinhar, faxinar e a criar os filhos brancos dos outros.

Sofreu, amadureceu, fez de tudo um pouco, das tripas coração, conseguiu construir um barraquinho no Morro do Osso e por fim conseguiu criar seus três filhos com muita dignidade. Dizia ela, sempre: "Meus filhos não vão passar fome como eu passei, não vão pedir esmola e vão ter estudo. Disso eu não abro mão." Dever cumprido, a mãe do Carlos Luciano pode considerar-se uma vencedora. Hoje, seus três filhos estão encaminhados e o mais ilustre, o Carlos Luciano, trata sua mãezinha a pão-de-ló, dando-lhe condições de enfim desfrutar o lado dourado da vida, coisas que ela só via pela TV e nas casas em que trabalhava.

Voltando ao seu filho, Carlos Luciano, sabemos foi desprezado pelo Colorado por culpa de seu biotipo. Saiu daqui antes dos vinte pra tentar a sorte no interior paulista e por lá mesmo se formou jogador. Jogou em três ou quatro times de pequeno e médio porte antes de brilhar num gigante paulista e brasileiro. Tomou conta da cabeça-de-área desse time, ganhou inúmeros títulos por lá, chegou a participar da seleção brasileira e agora tá fazendo seu "pé-de-meia" definitivo no futebol da terceira economia do mundo. Curiosamente, a desgraça do Carlos Luciano foi responsável pela minha maior alegria, na noite de 16 de agosto de 2006...

Pois bem, as notícias recentes dão conta de que o Carlos Luciano está ajeitando seu belo apartamento na zona sul de Porto Alegre. Além disso, já está providenciando a demolição da antiga casinha da família no terreno do Morro do Osso, a qual dará lugar a uma super casa, cheia de conforto e espaço. Por fim, ordenou que sua mãe deixe São Paulo e volte pra capital gaúcha, depois de quase dez anos de "paulicéia desvairada". Carlos Luciano da Silva, o Mineiro, está providenciando seu retorno e preparando sua aposentadoria, em Porto Alegre.

No centenário do clube que amo, provavelmente terei um amigo (portanto, meu bruxo! hehe) na cabeça-de-área do meu time. E o melhor é que - sem bruxismo - ele joga muita bola... o tão proclamado volante que sabe jogar. O que mais posso querer?

Ps.: sabem o que é mais engraçado (ou trágico)? Se depois de tudo que eu falei aqui ele parar no Recreativo da Azenha. Aí eu perco meus "butiás do bolso", como dizem alguns...


34 Comentários:

Marimas disse...

Legal a história Severo... mais um belo post, paraéns...

Seja bem vindo Carlos Luciano e aproveita e trás um amigo teu da restinga que tb está nesses pagos...

E Píffero, por favor, não come mosca...

Knight disse...

Bah seria muito legal ter no meio campo o Guina e o Mineiro.

Não vou negar que ainda sou mais Tinga, mas ainda assim seria uma bela contratação.

Vamos torcer.

[]s

SMV

Davi disse...

Tenho medo desses negócios "fechados" com mta antecedencia. É facil alguem atravessar. Ainda mais o San Pablo que já sondou ele e quer ele de volta faz mto tempo... Mas se trouxermos mineiro, que belo reforço....

col disse...

Rafael,quando comecei a ler jah sabia o q vinha por aih...porque tu tinha nos contado isso no chat, lembra? E por causa dos boatos q comecam a aparecer na imprensa.

Queria nao ter conhecimento da estoria, o final do texto seria eletrizante nesse caso!

Adoro o futebol do Mineiro. Tenho preconceito com relacao a jogadores baixos. Mas ele eh f...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Amigos:

Mais um sub-40 pro Inter ? Quem sabe vem Fabão & Cia....!

Não vai dar certo...é velho !

Só se vier de graça e olhe lá !

Marco disse...

Os azuis estão contratando o graaaaaaaaaaaaaaande Hugo (como diz o Alemão: huahuauhauhauhauau).

Enquanto isto, "nos contentamos" com um jogadorzaço de Seleção Brasileira, o distinto Mineiro.

Gosto do cara e da bola que ele joga. E ainda faz gol, este tipinho. Como nossa Diana já se despediu do Edinho, resta-nos crer que nosso Guerreiro irá mesmo para o exterior, e deixará aqui os devidos euros para trazer o volante Mineiro.

Como dizia o Mário Sérgio (ex-ponta esquerda colorado e dublê de pipoqueiro): Goshhhhhhtei!

Meio-prá-frente: Mineiro, Guina, Magrão e Alex; F9 e Nilmar.

ps: O Wianey deixou escapar algo sobre isto, hoje; deu o milagre mas escondeu o santo.

Polaco na Serra disse...

Bah... Nélson, só tu não vê qualidade neste cara, aposto, 9 em cada 10 times mundias iriam querer ele no time, no Brasil então a proporção é 10 a cada 10 e vc já sentencia: "Não vai dar certo..." Me desculpe cara, ou tu tem bola de cristal ou tu é muito pessimista...

Movimento INTERnet/BV disse...

OFF:

O logo do Inter com a coroa do Prof. Mark tá lá no blog do torcedor da Globo.

Marco disse...

Falta Prozac no mercado.

Eu, hein?!

Schroder-EUA disse...

Otimo Texto Rafa como sempre!

Pessoal da uma conferida nesse link, isso me veio atraves do comentario do Col. Para os Advogados de licenciamento de plantão...nenhum desses produtos contem o nome ou marca do Inter so do Blog Vermelho e outras coisas genericas.

http://www.cafepress.com/blogvermelho

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Hehe....vale a pena a leitura do Blog Clube da Bolinha da RBS hoje...

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tp=§ion=Blogs&&blog=30&tipo=1&coldir=1&topo=3994.dwt

Figueroa parabenizando a torcida colorada... (PS: O Inter podia lançar aquela camisa que ele tá usando como retrô...) Tem audio da entrevista e tudo.

diana oliveira disse...

hehehe marco, me despedi do meu brucutu amado, é verdade.
mas não queria o edinho no palmeiras, conforme correm os boatos, vai ser mto doloroso pra mim vê-lo de verde... urgh! espero q vá pro exterior mesmo.

rafael,
encontrei o carlos essa semana, atirei um verde e ele ficou todo sem jeito (daquele jeito do carlos né). daí fiquei achando q o mineiro poderia vir mesmo.
abrç!!!
como está a amábile?

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Louis, muito bonito o mostruário... Eu adoraria ter uma "Golf T-shirt" com o distintivo do Inter bordado... To esperando sair faz tempo... Branca ou Vermelha, tanto faz...

Outra coisa: Louis, quando eu falo algo sobre pirataria, falo somente para ajudar, nunca para prejudicar ou repreendê-lo. Eu não tenho nenhum problema com produtos piratas, mas, nossa legislação é chata e sempre pode acontecer de alguém denunciar algo e acabar prejudicando uma pessoa que só quer colaborar com o Inter. Ok?

Fabiano- POA-Germany disse...

Nélson, lamentável essa tua colocacao, troca de time entao meu caro. Ninguém serve, ninguém sabe de nada, bah, essas besteirada é de tirar o humor na sexta feira!!!

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Pessoal, onde vocês tiraram essa do Mineiro vir pro Inter?

Porque se for daquele repórter da Gaúcha, ele mesmo já falou que se referia ao Sorondo que deve reestrear pelo Inter em um mês...

Sobre o Mineiro: tô meio ressabiado...vai fazer 33 anos em agosto e teria 34 no Centenário... Eu preferia o Tinga (que fez 30 em Janeiro e terá 31 no Centenário)... Sei lá... fora o fato que o Mineiro tá esquentando banco no Herta... Pode ser que venha e destrua, mas a idade é um fator a se pensar...

col disse...

Posso estar enganado, mas o Mineiro eh daqueles tipo "motorzinho"...ou seja...motor com mais vida longa do q a media.

Tudo eh uma questao de preco...o Jorge Luis eh velho, nao joga uma naba e botamos $ no lixo.

Fabiano- POA-Germany disse...

To contigo Col, prefiro Tinga mas minha segunda opcao imediata é Mineiro, colorado!!!

Marco disse...

Don Elias...

Li uma história na revista Placar (na década de 1970, era uma das poucas coisas decentes que chegavam a Maringá, sobre futebol), acho que foi com Flávio, Campeão Brasileiro com o Inter em 1975, quem conhecer esta me corrija.

O atacante estava contando dos piores zagueiros (para ele, atacante) que já enfrentara, e o primeiro foi Figueroa (agora estou achando que foi no Esporte Espetacular).

Ele disse:
- Figueroa foi o pior. Enfrentá-lo era uma tristeza, você perdia na cabeça e ainda tomava um cotovelaço no rosto. Teve um jogo que os caras cruzavam, e eu nem ia mais na bola. Pedi para eles pararem de cruzar, mas eles continuavam.

Disse o entrevistado que, no intervalo, o pau quebrou dentro do vestiário, que chamaram ele de pipoqueiro, mas aí ele não agüentou e falou:
- Pipoqueiro? Vai lá você então disputar com o Figueroa, e eu fico cruzando prá você.

Acho que foi o Flávio, não lembro. Mas a história foi esta aí.

col disse...

E esse JLuiz foi emprestado pro Porto Alegre...e dizem q foi indicacao do Tinga!

Marco disse...

Li hoje que o Jorge Luis foi emprestado para o Porto Alegre (sei lá o que é isto).

O Mineiro com 33 corre muito mais que muito moleque com 20. Claro que prefiro o Tinga, e claro que prefiro ainda mais o Daniel Cavalho. Mas quem sabe se o Mano indicá-lo para o Curíntia ele passe a prestar.

O papo do Mineiro foi o Severo quem levantou, não sei se é real.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, Rafa.

E só hoje fui ver o contato com mkt do Inter. Pô! Que legal, demais, supimpa!! Eu acho que vai sair resultado hein..

E parabéns, povo. 99 anos.

Valter Aczel disse...

Na opinião do Nelson, pra prestar para vir pro Inter, tem que ser do nível do Gerrard, Pirlo, etc.
Putz, coloca os pesos na balança: prefere o Edinho ou o Mineiro? E deu. Não penso duas vezes, obvio que o Mineiro. Claro, como outros aqui do blog, eu preferiria muito mais o Tinga, mas o Mineiro também é uma boa contratação.

Mas sou daqueles que só acredito quando estiver vestindo o manto sagrado... até lá, é se contentar com o que tem em casa.

Parabéns pra nós!!! Rumo ao bi mundial em 2009!!!

Unknown disse...

Quanto é +\- o salário do Tinga?
E do Mineiro?

Almilano disse...

Bah Severo, excelente texto pra variar, meus parabéns!!!!!

É bom ver o caso de pessoas que venceram na vida com dignidade, sem precisar roubar, matar e etc por um prato de comida.

A minha 1a opção ainda é o Tinga, mas depois do Tinga, Mineiro com certeza.

Putz, é teu bruxo é? E agora???? Como tu vai querer tirar ele do time quando ele for mal auhahuahuahuahuhua

Gonçalves disse...

Boa Severo...lembro dessa história no chat também...olha apesar de eu tambem achar uma idade de acima da média, acho que ae entra o cara que é atleta que tem uma vida regrada e leva a risca o se cuidar fisicamente para poder ir um pouco mais jogando com qualidade...eu acho que o Mineiro é esse tipo...mas vamos esperar se concretizar mesmo.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Não Gente !

O Mineiro jogava muita bola no Mundial em 2005 (DOIS MIL E CINCO), o cara tem 33 / 34 ANOS !

O Amoroso TAMBÉM JOGAVA, VEIO PRO AZENHA E SIFU...

Também queria o SCHIAVVI em 2005, depois de levarmos um ´vareio` do Boca, mas em 2007 AFUNDOU...

Alguém quer o FABÃO ? CAFU ? SERGINHO, MALDINI, EDMUNDO,
Eles jogaram muito, mas acabou...

Quem está falando disso NÃO É UM GURI PENTELHO, é um CARA 5.35, temos que aprender que o tempo passa e o Inter não é o ASILO PADRE CACIQUE, só isso....

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Não acho o Mineiro tudo isso. Prefiro Tinga ou o Rochemback.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Rodrigo:

Imagina Mineiro e Guina na primeira função do meio-campo, e a bola alta ?

Muitos aqui se apaixonam pelo passado, prefiro arriscar o futuro, parece que nunca ouviram falar em Celeiro de Ases !

Quanto medo de colocar a gurizada prá jogar !

Já temos Clemer, Orozco, Indio, Sorondo, Marcão, Guina, Magrão, Monteiro, Iarley, Gil, Indio, Fernandão, chega de Veterano !

cjr-sp disse...

Nada de Mineiro....o time já é quase de masters. E mineiro alem de tudo é baixo. Nao seria para o lugar do edinho. Nao acho que tenha mais folego para suportar as agruras que um meio campista moderno precisa. E nem o porte físico.

A nao ser que venha de graça para sentar no banco ao lado do yarley e clemer. Dá para entrarem aos 30 do segundo tempo tranquilo....

cjr-sp disse...

Tinga sim...ainda dá um caldo para ser o meia pela direita...ele pela direita e guina pela esquerda....aí os caras nao passariam da intermediaria. HEHEE.

A primeira funçao tem que ser ocupado pelo magrao na minha visao de futuro....porte, bom passe, desarma bem, e ainda tem muito folego.

cjr-sp disse...

Quantos anos tem o magrao Nelson?

Acho que ele dá para ocupar a primeira funçao...o que tu achas?

Fabiano- POA-Germany disse...

Mineiro e Guina fica ruim a bola alta, OK. Agora Tinga e Guina a bola alta estaria uma beleza entao?? Voces nao tem coerencia nas coisas que voces falam, ou vao me dizer que agora nao querem o Tinga de volta. Sao Paulo foi campeao do mundo com dois volantes baixos, Mineiro e Josué. Realmente nao consigo entender a corneta...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O Magrão deve estar pelos 29 / 30 anos, acho que consegue ainda uns 04 anos tranquilamente, já que o seu futebol é de posicionamento com eventuais chegadas na frente. Pode ser um baita 1o. volante, sim !

Prá variar, TUDO NA VIDA É UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO, o que se deve entender é que se um jogador baseia seu futebol somente na FORÇA, ou sómente NA VELOCIDADE, ou somente na MARCAÇÃO, ou somente na TÉCNICA, vai ter uma carreira encurtada, pelo menos em clubes de ponta.

O Ideal é possuir e equilibrar todas estas qualidades para qualquer esporte, no futebol, de acordo com a posição, tem que ter mais ou menos as qualidades acima.

Iarley = futebol força-velocidade, fraco aproveitamento no ataque acabou... vai fazer o quê ?
Mineiro = Técnica - movimentação e chegada na área adversária (33 / 34 anos) , vai dar no couro ????

Assim por diante....isto vai virar um post no futuro

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pois é Fabiano !

Eu jamais coloquei a questão Tinga ou Mineiro ! Só que o Tinga é TERCEIRO do meio-campo, o Mineiro é PRIMEIRO ou SEGUNDO, por isso o SP (prá sorte nossa) precisava usar ( e ainda usa) 02 Zagueiros !

O primeiro volante tem que ser longilíneo, se o 2o. também for, SHOW DE BOLA, no caso o Magrão se encaixa nas 02 posições !

Então Magrão com Guina dá certo !

Equilíbrio, Fabiano, não dá prá fazer um time de brutamontes ou um time de donzelas...tem que mesclar !

Pois é Fabiano, o SP foi campeão em 2005, o Mineiro tem 34 o Josué tem 31, PASSARAM RAPAH !!!

Isto é coerência...o tempo passa...não dá para imaginarmos o Mineiro de 2005, nem o Iarley !

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]