terça-feira, julho 15, 2008

24 Alegorias e Adereços

Com a conquista do título brasileiro de 75 surgiu o primeiro adereço sobre o escudo na camisa de jogo: a estrela. Com o bi, em 76, veio a segunda e com o tri invicto, em 79, a terceira estrela, acompanhada de um ramo de louros verde que, mais tarde, sairia da camiseta.

Em 92, um título de menor importância voltou a bordar mais uma estrela na camisa colorada: a Copa do Brasil. Embora tenha sido uma edição atípica da competição, na qual o Inter teve que vencer Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Fluminense até sagrar-se campeão, sempre entendi que a quarta estrela mais diminuía as conquistas anteriores que enaltecia o título recente. Botaram um petiço no meio dos cavalos como se todos tivessem a mesma altura, ou seja, depreciaram o lote.

Então veio a Libertadores de 2006 e, com ela, uma estrela maior, centralizada e um pouco acima das outras quatro. Até que não ficou feio, mas convenhamos que já era muito adereço.

Ao vencer a Copa do Mundo de Clubes, imaginei que o clube poderia adotar o mesmo que as seleções nacionais, uma estrela por mundial, mas isso não ocorreu. Eis que surgiu a sexta estrela, acima da referente à Libertadores e ainda por cima na cor cinza. Poluição visual pra ninguém botar defeito.

Em junho de 2007 viria a Recopa que, conquistada em seqüência, após Libertadores e Copa do Mundo, deu ensejo à simbólica Tríplice Coroa. Nada melhor que tal comenda para que o Presidente Píffero suprimisse a constelação assimétrica e colorida da camisa para bordar sobre o escudo do clube uma pomposa e rebuscada coroa, que mais parece refletir sua personalidade que, propriamente, a tríade de títulos internacionais. Curiosamente, junto com a coroa veio um ramo de louros, só que desta vez, abaixo do distintivo e na cor cinza, talvez por causa de alguma geada do rigoroso inverno do ano passado.

Tamanha foi a rejeição à nova alegoria agregada ao símbolo que houve declarações de representantes do clube em rádios locais, dando conta de que a coroa seria apenas um adorno de transição para que o escudo do clube voltasse a aparecer sem mais nenhum adorno na camisa de jogo neste ano. Já estamos em julho e lá segue a coroa na camisa.

Esse carnaval sobre o símbolo máximo do clube, fez com que haja hoje, uma verdadeira bagunça de alegorias e adereços nos espaços físicos e nos materiais oficiais do Inter. No estádio há placas apenas com o distintivo. Nos letreiros de Campeão do Mundo há coroas e ramos. Na capela há estrelas. Na central do sócio e na loja do clube, também. E, há poucos dias, até a bandeira do clube tremulava com quatro estrelas.

Menos mal que, aparentemente, o belíssimo distintivo colorado voltará a aparecer novamente sem adornos na camisa de jogo. Ao menos no topo da página inicial do site do clube e nos anúncios de publicidade mais recentes, já é assim que o escudo aparece. Coincidência ou não, isso ocorre concomitantemente com o retorno de Fernando Carvalho ao Inter. O que mostra, também, que quem é rei não perde a majestade e que bobo da corte nunca será monarca, ainda que se sente no trono e use coroa.

Sei que o tema em tela não passa de perfumaria, não ganha jogo nem levanta taça. Mas acho que já está na hora do clube estabelecer um padrão quanto a isso. Afinal de contas, o baile do centenário está chegando e os convidados querem saber que tipo de flor deverão usar na lapela: um cravo ou um girassol.

Baita abraço a todos!


24 Comentários:

romulo disse...

legal daniel
mas mil vezes uma desorganização por excesso de símbulos de títulos, que nenhum título pra bordar, concorda?
e parece que vai voltar a ser só brasão mesmo, eu espero!
(pelo menos até o final do ano, se não ganhar mais nada.. ou inventarem algo pra colocar ali, referente aos 100 anos)

Marco disse...

Daniel:

"quem é rei não perde a majestade e que bobo da corte nunca será monarca, ainda que se sente no trono e use coroa."


HAHAHAHAHAHA

Impagável! Impagável!

E, falando em impagável, a propaganda da Reebok na última revista do Inter está impagável também.

E aproveito para elogiar a rapidez com que chegou, antes do dia 12/07, a revista deste mês.

Antes chegava depois do dia 22 ou 23, e ia direto para o lixo pela sua perfeita inutilidade, por desatualizada.

Daniel - Sta. Maria disse...

Agora, com a chegada do D'Alessandro, o Inter deveria implantar o mais rápido possível a numeração fixa, com o nome dos jogadores às costas.

Imaginem o que não venderia a #10 com o nome do D'Alessandro...

Leonardo Oliveira disse...

Sou totalmente contra essa alegoria de estrelas. Sou a favor, no máximo, de uma estrela referente ao título mundial.

Em relação ao texto, a camisa do Inter em 1976 não tinha uma estrela. Acho que em 1977 ou 1978 é que surgiram as duas estrelas juntas.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Concordo com tudo Daniel, e acho que é desejo de quase todos os colorados isso.

Mas eu acho legal os adereços, desde que colocados na manga, na gola, etc... Tipo um Patch ou colocar as estrelas ao redor da manga... Bordadas, de preferência.

Quanto ao D´Alessandro: se confirmar oficialmente, o Marketing do Inter não pode perder a oportunidade. Tem que dar a 10 pra ele e fazer apresentação igual a clubes europeus, no gramado do Beira Rio e de preferência, vendendo camisa 10 com o nome dele nas costas no dia...

Daniel D disse...

no ano que vem o logo do inter vai estar sem estrelas e soh a bolinha.

basta olhar no site novo e ver o cabeçalho .. o logo eh sem adereços, o que vai ser mantido ano que vem.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Hehehe...
Eu não resisto...

http://www.kibeloco.globolog.com.br/Hipoglos%20Flu.jpg

ahuehauheauhea

Alexandre R. disse...

Estreia de D'alessandro no grenal, venda de camisetas no dia com numeraçao fixa, convidar antigos idolos pra entrar no campo antes do jogo levando alguma taça conquistada, jogos beneficientes de torcedores e outras 'cositas' ja discutidas : Esqueçam, é muito trabalho pro mkt(IRONIC MODE ON).

Obs:

Leiam no supremacia colorada como o Inter copiou (de outra empresa) o desing do novo site.

Como diria o Clecius : 'qualquer coisa no mkt do Inter é mais enrolado que rabo de porca'

Alexandre R. disse...

Estevam : demais essa. Os caras do kibeloko se puxam....

Marco disse...

CJR

Vê se aparece aí, ô! Quero discutir um troço com você, semana passada você ficou de debater tática comigo e nada.

Seguinte: você colocou assim seu meio-campo e ataque:

Magrao, Guina,
Taison e D'alessandro;
Nilmar e Adriano ou Walter.

Vou assim:
Magrao, Guina,
Rosinei e D'alessandro;
Nilmar e Walter.


E, antes que vocês berrem "TEM CANHOTEIROS DEMAIS", vou lembrá-los que a Seleção de 1970 tinha Rivelino, Gérson e Tostão.

Almilano disse...

Beleza Daniel concordo contigo, sou pelo símbolo limpo, sem nada.

E pelo que nos disseram iriam inserir no símbolo o nome do Inter (algo como S.C. Internacional), assim como são todos os grandes da Europa, vide Inter de Milão, Milan, Barça, Manchester...

Cleber_Tapes/RS disse...

eu ja tinha falado minha opinião

sou a favor de numeração fixa com nome do jogador

e acho a coroa muito legal

ficou mais bonita que a do Real Madri que eu ja achava tri

Almilano disse...

E tomara que façam logo a numeração fixa...

Eber Prado disse...

Numeração fixa, na apresentação do D'Alessandro no BR com a presença da torcida e camisa já com seu nome para a venda.

Poderiam na apresentação trazer as Taças de Libertadores Mundial e Recopa no gramado ou na coletiva.

Eber Prado disse...

Também sou pela numeração fixa.

col disse...

* Bah, matou a pau Daniel. Tambem gosto do estilo "quanto mais classico melhor".

* Estevam, sobre piadinhas com o Flu, esses dias recebi essa, que na verdade eh velha:

http://www.youtube.com/watch?v=W4K_k_7Eroo

Achei otima, uma hora o narrador fala:" e aih vem o Fluminense, que time bacana...". Soh vendo para entender.

* Hoje um amigo argentino veio me contar que o Inter estaria atras do D'Alessandro. Eu falei: "serio?"...hehe

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Eu engrosso o coro dos que gostam do símbolo "limpo". Eu iria além e gostaria de ver o uniforme sem patrocínio tb, mas isso é SURREALISMO já! sadhduhasduhasdua

Valter Aczel disse...

É claro que a imensa maioria da torcida, e aqui eu me incluo, prefere o símbolo limpo, sem firulas. Espero que isso aconteça.
Eu quero saber é se o D'Alessandro vem ou não vem... To ficando angustiado com essa lenga lenga. Se acabar dando jabú (bate três vezes na madeira, pra isolar, hehehe) e não vir o argentino, vai ter criado uma expectativa muito grande na torcida. Enquanto isso, é a segunda notícia que surge assim, de repente, lá da azenha, só que dessa vez é uma boa (pra eles), a vinda do Orteman. Porque no Inter as coisas não acontecem assim? Eu não ouvi ninguém falando nada, quando menos se esperava, Orteman assina com o Recreativo... putz. Não que eu ache uma baita contratação, mas é bom jogador, podendo perfeitamente substituir o chinelinho (o que não precisa muito, diga-se de passagem).

Louis,
Se vir o D'Alessandro, já tem que agradecer aos céus. DC já seria sonhar demais. Por mais que ele queira vir, tem que ter grana. Sem bijuja, não rola nada...

E dalhe colorado!!!

Ministro disse...

Pessoal, estive na "loja" do Beira-Rio, na quarta-feira passada!

Ao que tudo indica a coroa tá saindo!

Vi Parkas femininas, da RBK, somente com o distintivo do clube.

A menina da loja me disse que são da nova coleção!

Portanto, sairá a coroa!

Daniel Chiodelli disse...

Leonardo, valeiu pela observação. Talvez o professor Raul possa nos esclarecer exatamente quando surgiu cada estrela na camisa.

Gurizada, também sou pela numeração fixa. D'Alessandro sempre joga com a 10, mas se vier, ainda que jogasse com a 37, seria um item campeão de vendas. O Beira-Rio e as ruas de POA ficariam cheias de camisas coloradas número 37. Na minha opinião de leigo em marketing, acho que seria uma baita sacada, 10, 37, tanto faz.

Cleber, não que a coroa seja feia, mas acho que descaracterizou o símbolo do Inter. O Real Madrid é Real como tantos outros clubes da Espanha, tipo Real Sociedad, Real Bétis, etc., mas o Inter não. Eu até penso em comprar uma com a coroa de recordação, mas jamais quero que seja algo definitivo.

Unknown disse...

a coroa representa os fracassos de um clube descomandado por uma direcao desastrada.

espero que no ano que vem tenhamos a camisa com 1 estrela ou entao 3 estrelas.

e por favor... nada em cinza!

Cleber_Tapes/RS disse...

ba ....

a coroa representa os fracassos

então na década de 80 e 90

teria que ter ums 100 coroas na camisa do inter......hehehehe

Iuri disse...

Eu nunca vi uma foto da camisa com apenas uma estrela. Alguém tem uma foto?

Schroder-EUA disse...

Acho que a coroa é aceitavel como algo temporario...comemorativo. Ate ficou legal na camisa quando visto em pessoa...mas tambem chegou a hora de tira0lo. Mas no aspecto Marketing acho que valeu a pena.

Agora o que acho estranho mesmo e ja nos acustumamos é a propaganda no caso Banrisul...a camisa do Inter É BANRISUL pois é estampada tão imensamente....chega a ficar estranho a camisa sem Banrisul...isso chega a ser triste que chegamos a esse ponto que estamos tao acustumados com isso que achariamos estranho uma camisa do Inter limpo sem nada...

Entao a camisa ja é modificado a tanto tempo com propaganda e tem gente que nao aceitaria trocar o nome do estadio por varios Milhoes...ora...ridiculo isso...trocar o nome Beira Rio por varios milhoes por ano é muito menos ofensivo do que estampar BANRISUL na camisa ..o manto sagrado!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]