quarta-feira, julho 09, 2008

14 Militar, o primeiro rival

O Internacional nasceu como posição ao exclusivismo germânico do Grêmio, e por isso mesmo desafiou o clube para seu primeiro confronto.

Mas outro clube também seria um adversário mais freqüente, nos primeiros tempos de Colorado: o Militar. Além dos confrontos no campo, os dois clubes disputavam também o “ground” da Várzea, no Campo da Redenção. Também disputavam a preferência dos estudantes da cidade, o Internacional com mais força entre os universitários, o Militar formado exclusivamente por aluno da Escola de Guerra, fundada no Rio de Janeiro, mas transferida para Porto Alegre, após envolver-se na Revolta da Vacina, em 1904.

Os dois clubes enfrentaram-se pela primeira vez em 07.09.1909 (era o 2º jogo do Colorado). O Militar foi mais agressivo na busca da vitória, mas não chegou a ameaçar o Internacional. A partida terminaria com o placar em branco: 0x0. Após o jogo, a direção do Militar ofereceu uma cervejada aos atletas e sócios das duas equipes.

Um mês depois, no dia 10.10.1909, as duas equipes voltavam a enfrentarem-se (3º jogo do Internacional). Um público estimado em mais de mil pessoas compareceu ao “ground” da Várzea. O Militar cercou o campo com arame e construiu um pavilhão para convidados. Em campo, comandado por Carlos Kluwe, e com Luiz e José Poppe, o internacional conquistou sua primeira vitória da história, marcando também seus primeiros gols. Benjamin Vignoles (mais conhecido por Vinholes) marcou os dois gols da vitória: 2x1. Após o jogo, o Militar ofereceu doces, cerveja e licores para sócios e atletas das duas equipes. Logo a seguir, as comitivas dirigiram-se para a sede do Internacional, onde a direção colorada ofereceu uma mesa de doces e cerveja.

Antes do final do ano, mais um embate entre os dois clubes, no dia 15.11.1909. Desta vez o Militar sairia de campo vencedor, devolvendo os 2x1 da partida anterior.

Em 1910 o Internacional começa o ano disputando o campeonato da recém-criada Liga de Foot-Ball Porto-Alegrense, entidade da qual era fundador, junto com o Militar. Na 4ª rodada, no campo da Várzea, os dois clubes voltaram a enfrentar-se. O Colorado já havia perdido o Gre-Nal, enquanto o Militar liderava a competição, ao lado do Grêmio. Este confronto foi novamente vencido pelo Militar (3x1).

Em 1910 o Militar foi o grande destaque do futebol da cidade. Bateu todos os adversários e venceu o primeiro campeonato da cidade. Também conquistou o campeonato de 2º quadro. No final do ano, porém, a Escola de Guerra foi novamente transferida para o Rio de Janeiro, levando consigo a maioria dos alunos. Desaparecia, assim, o primeiro campeão de Porto Alegre. No Rio, alguns atletas seguiriam a carreira futebolística. O zagueiro Aché e o meia Mendes foram titulares do América, em 1911. Mendes continuaria como titular até 1913, quando seria campeão carioca pelo clube rubro.

Em 1912, no mesmo prédio da Escola de Guerra, foi fundado o atual Colégio Militar. Mas a rivalidade inicial já havia desaparecido. O Internacional, depois de ser o dono exclusivo do campo da Várzea, em 1911, estava se transferindo para a moderna Chácara dos Eucaliptos. Os alunos do novo colégio até fundaram um clube, também chamado Militar, no final da década, mas este apenas disputou alguns amistosos (empatou em 2x2 e perdeu de 6x1 para o Internacional), antes de desaparecer. Já não havia espaço para novas rivalidades no bipolar mundo gaúcho.

14 Comentários:

cjr-sp disse...

OFF:
INTER CONTRATA D'ALESSANDRO....

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2032896.xml&template=3898.dwt&edition=10230


NA PARTE DEBAIXO DA REPORTAGEM DIZ QUE O INTER DEFINIRÁ NESSA QUARTA MESMO INDEPENDENTE DO GUINA....D'ALESSANDRO ESTÁ PRATICAMENTE CONTRATADO. TÁ TB NO DIARIO GAUCHO....NA COLUNA DO PEDRAO...NO VIDARTE EM SEU BLOG NO FINAL SPORTS, OU SEJA PARA MINHA TOTAL ALEGRIA ESSE EXTRACLASSE VEM AÍ PARA PEGAR A 10 E NAO LARGAR MAIS....

CONTRATAÇAO PARA COLOCAR MAIS 30 MIL SÓCIOS EM 3 SEMANAS....

PARA ACABAR COM O GREMIO DE VEZ...HEHEHEHEHE.

SEGUE O TEXTO NA zh impressa de hoje dia 09.

DAlessandro - Hoje pode ser definida a contratação do meia argentino pelo Inter. O negócio foi desvinculado da venda de Guiñazu para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes.

cjr-sp disse...

AOS QUE NAO CONHECEM O ARGENTINO, JOGADOR EXTRACLASSE COM FORÇA, DRIBLE, CATEGORIA INIGUALAVEIS....


SEGUE UMA SEQUENCIAZINHA DE DRIBLES DO D'ALESSANDRO....OLHEM A PARTIR DO 38º SEGUNDO DO VIDEO ATÉ O 46º SEGUNDO DO VIDEO, E VEJAM DOIS PEQUENOS DRIBLES DO RAPAZ.

NA VERDADE VEJAM TODO O VIDEO DESSE GENIO DO FUTEBOL....

QUE O INTER TRAGA ESSE CARA PARA JÁ....



http://br.youtube.com/watch? v=8f...feature=related


SDS A TODOS.
CJR.

cjr-sp disse...

o link saiu errado....é esse abaixo.


http://br.youtube.com/watch?v=8fLGqjYgx2Y&feature=related

Fabiano- POA-Germany disse...

Tá aí um clube que simpatizei Raul. Esses campeonatos citadinos estao meio fora de moda né?
Saudacoes

Fabiano- POA-Germany disse...

CJR, para mim abriu uma reportagem sobre a velocidade do chute do Alex.

Almilano disse...

Fabiano, é isso mesmo, mas lá no final, abaixo do e-mail do reórter, tem um quadro, lê ali.

Agora, o CJR deve ter ficado louco hoje pois na capa dos Esportes da ZH tem o chute do Alex a "módicos" 117 km/h... imagina se soubesse chutar o cidadão...

adhasiudhduh

Prof. Raul, quer dizer que so Milicos já incomodavam naquela época é? hehehe

Guilherme CB disse...

Que romantico, eles serviam uma mesa de doces uhahuhauhauha

Guilherme CB disse...

HAHAHA, O CJR TAVA LENDO A MATÉRIA DO CHUTE DO ALEX!!!

Fabiano- POA-Germany disse...

Alemao, quem disse que ele nao chuta um ovo é o Nélson. HEhehehe

Cleber_Tapes/RS disse...

eu sabia o cjr é apaixonado pelo Alex...hahahaha


bem se vier esse argentino e se jogar o que falam dele é bom pro inter

porque precisamos de grupo forte pro centenário

Renan foi condenado a 2 jogos, acho até que saiu barato

e o Alex em 117 km/h o chute, imagina se ele tivesse um chute melhor....hehehehe
eu sempre falei que ele é o único no BR que chuta com força

alguém sera que mediu o chute do Nilmar??

pela tv acho que alcança fácil uns 30 km/h..... sem dúvidas.

Almilano disse...

Na boa,

Não vi nada demais nesse vídeo, só ele dando caneta nos caras... isso não ganha jogo.. tem 30 lances dele driblando e só dois gols.

Não tô dizendo que ele é mau jogador, longe disso, ele é muito bom, mas esse vídeo aí é normalzinho demais.

Malafa disse...

docinhos e cerveja? Gos...tei!

=o)

Raul Pons disse...

Fabiano:

Quase todos os campeonatos estaduais começaram como campeonatos municipais das capitais (embora se proclamassem estaduais). Foi assim em SP, MG, PR, etc (o RJ era apenas uma cidade, mesmo, na época).

No RS que os clubes de Porto Alegre preferiram não se declararem campeões estaduais. O campeonato estadual só surgiria em 1919, com os diversos campeões municipais.

Mas à medida que o futebol expandiu-se para outras cidades, os estaduais deixaram de ser exclusividade das capitais. Os torneios municipais perderam o sentido.

Hj, acontece algo parecido com os estaduais. O campeonato nacional chegou a um estágio em que é muito superior aos estaduais, e é provável que logo estas competições se extinguam.

Alemão Milano:
É verdade, he, he, he
Ainda bem que nesta época a dominação deles durou apenas um ano, e não 21.

Daniel Chiodelli disse...

Hoje, fiquei sabendo contra quem e quando foi a primeira vitória na história do Inter.

Mais uma vez, muitíssimo obrigado, Professor Raul!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]