terça-feira, setembro 09, 2008

29 9 de Setembro

Era uma noite fria de quarta-feira. Inter 0 x 0 Flamengo. Devia ter pouco mais de 10 mil pessoas no Beira-Rio, se tanto. Assisti àquele jogo, como tantos outros, com meu pai, na Social. O Inter andava na mesma faixa da tabela que hoje. Também estava disputando a Copa-Sul-Americana e teria que eliminar o rival citadino para seguir adiante. Eu não sabia o que se passaria na minha vida a partir da madrugada seguinte, 9 de setembro de 2004, e acho que esse é o grande barato da vida: a gente nunca sabe o que vai acontecer. O que posso dizer é que, de lá pra cá, tudo mudou.

Eu não sabia que naquele mesmo ano o Inter voltaria, depois de mais de uma década, a jogar uma partida oficial no exterior. Também não imaginava que veríamos o Colorado jogando uma semifinal em plena Bombonera. Não sabia que, no ano seguinte, contra o mesmo Boca, eu veria, também ao lado do meu velho, no estádio, o Inter ganhar, ao menos uma, com gol de Fernandão no último minuto.

Eu não sabia de nada que aconteceria a partir daquela madrugada, há exatos 4 anos, e continuo não sabendo o que vai acontecer no futuro, por mais que eu dê os meus palpites furados de vez em quando. Mas desde então eu vivo tão mais intensamente cada milésimo de segundo da minha vida que não me esqueço de quase mais nada. Mais que isso, as coisas de que me lembro ficam tão vivas na minha memória, que parece que as estou realmente revivendo quando as rememoro. É como se eu, literalmente, viajasse no tempo.

Eu ainda sinto a dor de 2005 e parece que nada nunca a afastará. Mas ainda lembro de cada jogo, um por um, da Libertadores de 2006. Mas lembro com mais carinho de novembro e dezembro daquele ano. A estréia de Pato no Palestra Itália. A despedida assustadora contra o Goiás. O embarque para o Japão no Salgado Filho. Os jogos, os gols e toda angústia, sofrimento, ansiedade, alegria e êxtase daqueles momentos.

Como eu disse antes, eu não imaginava, naquela noite de uma quarta-feira de um empate chato e sem gols no Beira-Rio, que dois anos depois eu choraria nos braços do meu pai colorado o gol e o título mundial do Inter. Mas o mais engraçado é que, ao voltar do Beira-Rio, eu sequer imaginava que já na madrugada seguinte, 9 de setembro de 2004, eu também choraria nos braços do meu pai a maior glória, o maior título, a maior emoção que um homem pode ter na vida: o nascimento do seu filho!

De lá pra cá, o Inter voltou aos gramados internacionais, ganhou seus maiores títulos e não voltamos mais para casa com a mesma resignação após um empate no Beira-Rio. De lá pra cá, pude gritar “Campeão da América” e "Campeão do Mundo”. De lá pra cá, praticamente me realizei como torcedor, nem tanto pelo que vi meu time ganhar, mas pela graça de poder dividir essas alegrias com aquele que, muito provavelmente sem saber, fez de mim também colorado: meu querido e amado pai.

Hoje, no entanto, quem comemora seu maior título sou eu: faz 4 anos que eu é que sou Pai! É, com “P” maiúsculo, mesmo, sem falsa modéstia. Até porque aprendi que a vaidade é um defeito, mas a modéstia não chega a ser uma virtude. Mas o que posso dizer é que eu trocaria todos esses títulos que o Inter conquistou nesses últimos 4 anos por um só, o de poder continuar ouvindo, eternamente, meu filho dizer: “O NOSSO time, né, pai!”

Mas como eu já disse e repeti, continuo sem ter o dom de prever o futuro. Menos mal, ainda bem. Afinal, o futuro a gente faz agora. E, a propósito, com licença, estou sendo chamado na minha sala de troféus, é hora de pegar minha taça nas mãos, beijar e erguer bem alto. É uma celebração que faço todos os dias, mas, hoje, a farei de uma maneira toda especial.

Baita abraço a todos!


29 Comentários:

Cleber_Tapes/RS disse...

desculpa Daniel ainda não li teu texto
vo ler mais tarde e depois comento ele

quero só botar um OF aqui

sobre o caso magrão
li os comentários ali em baixo
e a minha opinião é a seguinte

o Magrão pra mim não fez nada de mais
e não precisava pedir desculpas pra ninguém

pergunta

quem deve ser punido

Magrão que fez o gol e comemorou com o amigo?

Tite Cagão que mais uma vez mexeu errado e quase entregou o jogo pra gloriosa portuguesa?


quem merece ser punido?

quem prejudicou mais o time?

cjr-sp disse...

Fica frio aí CHIODELLI, a hora que ele chegar pelos 6,7 ou 8 anos quando se decide o time, acho eu, esses dirigentes já estarão longe....se bem que a julgar pelo FC no debate bola da tv com, NAO. Mas vamos ver...de repente o melhor para ti é quando o gaymio for campeao ou jogar a libertadores ano que vem, tu tirar umas ferias com o teu filho...leva para a Disney, bota umas camisas do colorado na mala, e pede para algum Mickey simpatico falar para ele que ele é colorado...ahuahuaha.


Enfim reproduzo o meu comentario no post da DIANA aqui, afinal foi um dos ultimos e entao subi ele para cá. É tudo Inter tb né....hehehe.

*************

É verdade...

O grande problema colorado é que nao há o elo de ligaçao entre o clube e o treinador.

Resumindo...a direçao é composta por BUNDÕES. Nao sabem comandar e pior, nao entendem de futebol jogado dentro de campo. Na minha visao nem sabem oomo e pq foram campeoes mundiais.

O clube vai bem em outras areas mas no futebol nao temos quem entenda de futebol em termos de direçao. Por isso o Inter sempre precisou com essa gestao de dirigentes, de treinadores que assumam o comando e que entendam razoavelmente de futebol. Por isso querem o BURRICI de volta. Um cara do interior, ou um novato tipo LEANDRO MACHADO nao teria respaldo da direçao, pois a
mesma nao tem convicçoes e nem força para bancar ninguem. O treinador tem que se virar com tudo sozinho...é psicologo ao mesmo tempo é o que dá as cacetadas e é o mesmo que tem que fazer o time jogar e o que tem que cuidar se os jogadores nao saem na noite. É O FAZ TUDO. POIS SE DEPENDER DA DIREÇAO....TAMO SIFU.

******************

No SP, que o Nelson tinha falado como exemplo, eles tem dois caras...um é o Milton Cruz...que faz esse elo dentro do campo de abrigo e fora do campo eles tem o GNOMO DE JARDIM, MAC-MARCO AURELIO CUNHA, que nao deixa qq merda chegar na direçao que fica mais acima mesmo, low-profile, e nao dá entrevistas.

E em campo tem o BURRI QUE JÁ É UM CAVALO TANTO QUE ELE CONSTANTEMENTE DIZ QUE O CARA QUE NAO TIVER MOTIVAÇAO PARA JOGAR NO SAO PAULO, TEM QUE LARGAR A PROFISSAO...MOTIVADOR PARA O BURRI É TREINO PUXADO...ELE DETESTA PSICOLOGOS, MOTIVADORES, E QQ GENTE DESSE SETOR. HEHEHEHE.

E o burri é auxiliado pelo TATA. Outra besta que pouco entende de futebol. Pq vamos falar a verdade...o BURRI tb nao entende merda nenhuma.

O grande merito do BURRI é que ele tem comando e sabe fechar o vestiário. Pq de futebol mesmo, nao sabe muita coisa....só que trabalha muito, tem comando, se faz respeitar, blinda o grupo, e como o restante dos treinadores brasileiros sao muito burros com excessao de uns 3 ou 4, ele com a sobra de jogadores que o SP tem acaba indo bem.

Mas nao se enganem, ainda sim ele é o BURRICI.

Só que para o caso colorado é perfeito...pois dirigentes bundoes e que nao entendem merda nenhuma de futebol, tem que ter um burri por perto e dar a ele uma seleçao dentro do clube que daí ele quem sabe, ganha. Quando chegar no MATA MATA aí traz alguem de fora tb para ajudar...hehehehee.

Já na azenha, os caras pegam só jogadores altos, uns dois que sabem armar e cruzar...e preenchem o time de perebas confiáveis que querem subir na vida e com vontade de correr e tá feita a receita do bolo fecal gaymista.

Enquanto isso a FERRARI vermelha nao tem quem faça ela pegar no tranco...falta o trabalhador braçal para empurrar ela. E depois guardar no box.

Já na azenha, o SEXY HOT MAIS O FREDY KRUGER...fazem uma cara feia e os jogadores empurram e depois ainda botam na garagem a JORDAN deles.

Só rindo para nao chorar...

Lá os dirigentes tem uma idéia de futebol muito superior aos seus pares no Inter. Lá fazem treinadores na marra...desconhecidos ou nao, lá eles tem convicçao e tem preparo físico sempre.

É isso.

Para a gente agora só falta contratar o ETO e o DECO...pois só jogamos com estrelas milionarias. Na verdade eu quiz dizer...entramos em campo...pq jogar mesmo, faz tempo que NADA..NECA PAU.

SDS.

******************
Sobre o MAGRAO, é titular em 95% dos times do mundo, menos no Inter do TITICA. VAZA TITICA.

Marcelo Tiarajú disse...

Coincidentemente meu maior troféu também tem 4 anos. E parece mesmo que veio para mudar nossa vida, veio para dar sorte a dona Gabriela... De lá pra cá, só alegrias, e até mesmo as tristezas são diminuidas!

A cada gol ela pergunta: É do nosso time pai? E aquilo me enche os olhos de água.

A maior vitória que um homem pode ter na vida, é ser chamado de pai.

E por isso que eu, a exemplo de ti Daniel, agradeço todos os dias a benção recebida, e ainda mais por ela também ser colorada!

Abraço!

Anônimo disse...

Pô Daniel, muito show esse post de hoje! Eu sou pai de uma guriazinha linda que fará 1 aninho agora dia 11/9. Apesar dessa data ser horrível pros americanos, pra mim será sempre o aniversário da minha princezinha!!!

Como ela ainda tem apenas 1 aninho não consegue se expressar em palavras, mas quando assisto jogos do Inter pela TV com ela no meu colo, sinto que ela curte muito! Portanto, espero que ela siga os passos dos avôs e do pai dela.

Com certeza quero levá-la ao Gigante assim que ela estiver maiorzinha, para junto comigo poder assistir uma grande apresentação e vitória do NOSSO COLORADO DO CORAÇÃO!!!

Gonçalves disse...

Êh Beleza..ae Daniel "Naufrago" (barbudo é mato!!!)...que legal, que nesses momentos de fraco desempenho futebolísticos a gente se dá conta ,ainda mais, de que os valores mesmo que merecem nossa atenção realmente é a Família e também porque não os amigos, já o Inter, move toda aquela gama de sentimentos, que hoje nos irrita e amanhã que sabe nos acalenta...quem sabe no futuro o Inter faça mais uma vez os valores meio que se equilibrarem....abraço e parabéns ao piá.

Marco disse...

Parabéns, Daniel! Ser pai é uma sensação inexplicável, maravilhosa!

Meu filho ainda tem sete meses, é de janeiro.

Menos mal que, no dia do seu aniversário, não terá jogo do Inter para azedar meu humor.

Ninguém estragará meu dia! Nem Dom Píffero II (então já estará reentronado), nem o dublê de poste e vice de futebol Tartagura Luigi, nem ninguém!

Marco disse...

Piada macabra:

Acabo de descobrir porque nosso mumificado goleiro é eterno no Colorado.

É que o Inter acaba de fechar patrocínio com a fábrica das ataduras Cremer.

Enunciado: "Ataduras Cremer, toda múmia vai adorar".

Guilherme Mallet disse...

Grande, Daniel. É por textos assim que vale a pena ler esse Blog no meio de uma semana sem futebol.

Abraço.

Daniel Chiodelli disse...

huahuahuahaua, ainda não tinham me chamado de Náufrago!

Obrigado a todos pelas palavras!

Marco disse...

Àqueles que gostam de estatísticas:

qual seria o goleiro mais vazado da história do Brasileirão?

Acho que vou mandar esta para o PVC, da ESPN, embora algumas viúvas virgens com certeza reclamarão.

Luciano Klein disse...

Bah! Tava vendo o Ney Franco explicando o porque do sucesso do Botafogo desde que ele chegou:

_ Propus um faorma de jogo e os jogadores entenderam e se doaram para acontecer.


Se ele viesse pro Inter haveria esta doação dos jogadores??

Cleber_Tapes/RS disse...

não averia colorado

porque no bota fogo não tem jogador maior que o treinador

aqui no Inter

os jogadores são maiores que o treinador

Cleber_Tapes/RS disse...

acabei de ler o texto Daniel

realmente um baita texto, e acho que tendo um filho e um pai
como inspiração fica mais fácil né....hehehe

realmente falar de filhos é um momento sempre especial

o meu tem 8 anos hoje

e a minha familia praticamente é toda colorada

só minha mãe e um irmão são gremistas

eu meu pai minha mulher e mais 2 irmãos somos colorados
mais cunhados

e eu tive um pouco de sorte.....hehehe

a minha mãe não é uma torcedora que se interessa por futebol
mas faz de tudo pra puxar pro gremio.....hehehe

e sempre dava de presente pro netinho, meu filho, camisas do gremio, o meu pai ficava loco e mandava eu queimar
mas eu não sou tão radical
e o meu guri com 2 e 3 anos até andou usando

mas, como eu tava falando, tive sorte
porque de tanto o meu guri ver o
Fernandão
Yarlei
Clemer
levantar taças e eu levei ele
nas festas em comemoração

hoje ele é Colorado de fé

e sempre olhamos os jogos juntos

realmente um momento muito especial

e talvez é por isso
que sou tão grato e jamais vou falar mal desses jogadores
de 2006

posso até pedir pra eles sairem do time porque termino o tempo deles

mas jamais vou falar mal deles

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Parabéns Daniel ! Pelo filho...é bom demais...aproveita porque eles crescem rápido.

Cena Familiar:

- Sábado passado, quase dez da noite, entramos eu, a patroa e o meu filho no Bourbon Country para oegar um cineminha, antes demos um passado na loja Centauro (nova no SUL) de artigos esportivos, pois o meu filho sempre gosta de ´olhar` as novidades.
Veio ele correndo lá do fundo da loja:
- Paiii, sabe quem tá aqui na loja ?
- Não
- O Magrão.
- Então vamos lá para tirar uma foto com ele. - disse eu.
Chegamos perto do Magrão e disse pro Otávio (meu filho):
- Vai lá e pede prá ele que eu bato a foto !
- Não pai, vai tú e fala com ele !
- Daí Magrão ! Parabéns pela atuação e pelo gol, estávamos precisando ganhar, né ?
- Tira uma foto com o meu moleque?
O Magrão olhou em volta e não viu ninguém baixinho.
Eu apontei e disse:
- É esse o moleque
A namorada do Magrão começou a rir e minha esposa disse:
- Grandinho, não ?

Tiramos a foto e formos conferir, o meu moleque de 16 anos é maior do que o Magrão.....kkkk

Daniel, ele faz aniversário em 04.04, bonita data, né ?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Concordo MIL POR CENTO com o CJR:

O Burruci é top de linha pros PNC da diretoria...nos Bambi ele é uma peça da engrenagem (longe de ser a mais importante), por isto é que só o Presidente segura ele. Ele até sabe armar um time melhor do que muitos treinadores, mas o time fica pela metade.

O SP ganhou os Brasileiros pela superior qualidade do time, ajudado pela atbitragem e pelos TROCENTOS GOLS DE BOLA PARADA, este ano acabou a mágica e nem o Ceni consegue mais fazer gols.

O mais incrível, talvez nem o CJR saiba, que o pitbull MAC do SP é SANTISTA, torcedor do Peixe, mas antes de tudo É UM PROFISSIONAL COMPETENTE...

Será que não encontraríamos DOIS SIMILARES AQUI NO SUL, o Milton Cruz só cuida da observação e contratação dos jogadores e o MAC cuida do vestiário...

Pega um cara daqui que entenda de futebol (tem um monte de ex-jogadores, André ex-Zéquinha, coloradaço e entende de futebol, por exemplo) e outro prá CUIDAR DO VESTIÁRIO, mas ESTES CARAS TERIAM QUE ESTAR HIERARQUICAMENTE ACIMA DO TREINADOR E ATÉ COM PODERES DE ´INDICAR` MUDANÇAS / ESCALAÇÃO DO TIME.

Com esses 02 caras acima, qualquer treinador teria respaldo e poderia treinar tranquilamente, SEM AMIGOS ou OVELHAS.

Pensar e implementar isto CUSTA MUITO TEMPO....MAS SAI FINANCEIRAMENTE SAI BARATO E OS RESULTADOS SÃO RELATIVAMENTE RÁPIDOS.

Na Azenha já existe uma das funções (Rodrigo Caetano - cara muito bom).

Os MANDARINS dos anos 70 FIZERAM ISTO AMADORISTICAMENTE...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Zapeando pela Internet há pouco, li:

1 - Ney Franco afirma que combinou com os jogadores o esquema, quem iria jogar e como, o resto seria banco, MAS, NINGUÉM TEM CADEIRA CATIVA NO TIME....

2 - Souza DEVE SER RESERVA...


Imaginem fazer isto no Inter ! Como afirmaram muitas beatas NESTE ANO E ANO PASSADO:

- E o vestiárioooo ? Como é que fica? Vão rachar o grupo ?

PQP, subordinado com salário em dia, não RECLAMA, TRABALHA....

Fernando Gonçalves disse...

Parabéns pelo aniversário do Teu garoto, Daniel !

Eu tenho 2 troféuzinhos : Antônio de 5 e Letícia de 2 e realmente ser pai é algo indescritível.

Apesar da distância que estamos do BR sempre tento aproximar meus piás do nosso colorado.

Um dia eu levo os dois para ver um jogo em pleno BR, creio que esse será o "batismo" colorado deles.

col disse...

Parabens, Daniel!

Caras, o Daniel eh um grande imitador. Imita o Abel com uma maestria absurda.

Marco disse...

Nelson

quando estava iminente a saída do Abelhão-rei, publiquei isto aqui: o Inter precisa de um cara para cuidar do vestiário, e outro para fazer o meio-campo entre a boleirada e a diretoria.

Até citei nome: Falcão, Figueroa... daí falaram que o Figueroa está numa boa lá no Chile, tem um pequeno vinhedo e tal.

Em poucos dias, saiu o treinador e FC entrou com seu Titi-k a tira-colo.

É mais ou menos por aí, só que isto causará um problema com os atuais mandatários do Inter. Não, não estou falando dos diretores, mas dos gigolôs de boleiros auto-intitulados "empresários".

Estes caras serão barrados onde a presença deles, além de desnecessária, é embaraçosa e problemática.

Hoje, no Inter, acho que nem Dom Píffero I teria peito de barrar o Jorge Machado, o da Hora ou o patife do gigolô do Pato (recuso-me a citar seu nome).

col disse...

Nelson,

Tem certeza que o filho eh teu?

hehehe

Fernando Gonçalves disse...

Caros cyberamigos colorados do Blog Vermelho e da Arena Vermelha, venho informar a todos o que para mim é um valoroso acontecimento : acabo de preencher todos os dados no site do Inter para me tornar um SÓCIO CONTRIBUINTE CAMPEÃO DO MUNDO.

Após algum tempo de indecisão, provocadas principalmente pelo momento atualmente vivido pelo nosso time, decidi por me associar porque cheguei a conclusão de que, apesar de não estar nem um pouco satisfeito com a atual direção, acho que a campanha pelos 100 mil sócios no centenário é válida.

Vamos mostrar a todo o mundo que nem sempre podemos ter o melhor time mas, com certeza, TEMOS A MELHOR TORCIDA !

Uma das coisas que deram o "empurrãozinho" final para isso foi no dia 02/09, além de ter lido o belo texto do Dadinho postado no Arena Vermelha, onde ele narrou muito bem as emoções vividas na conquista da libertadores e principalmente na conquista maior de Yokohama, foi ler também o comentário do Gonçalves onde ele, lamentava os "rumores dos quebradores de carteirinha" e expunha sua forma de pensar nestas palavras : "... o que pago agora é pelo Título Maior conquistado e não pelo que virá ainda...e depois ainda que passado algum tempo lembraremos dos dias de ontem e dos de hoje também, mas certamente teremos dias melhores."

Fiz questão de relatar isso para mostrar que, às vezes, uma coisa escrita sem grandes pretensões por uma pessoa pode servir de motivação para outras.

Agora é esperar pela minha carteirinha para me sentir verdadeiramente um SÓCIO COLORADO.

UM ABRAÇO A TODOS.

geoband disse...

Blz. Fernando! Parabéns.

Gonçalves disse...

Puxa baita relato Fernando...que legal que eu tenha ajudado em te dar um empurrãozinho ae...isso é verdade cara, a gente por enquanto fica até certo ponto passivo, mas contribuindo cada vez mais como tu fez, chegará um dia que poderemos realmente ver as nossas idéias e ideiais sendo colocados em prática...uma maneira necessaria é esta... sendo sócio..parabéns obrigado por compartilhar com a gente..abraço!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Olha, Col:

Filho da minha mulher é, pois assisti ao parto.

Pai é quem cria...o resto é sómente um esperma........kkkkkk

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

E o Iarley, hein ?

Como fala merda, também....e quer morar em PoA quando se aposentar...fica quieto ´fanfarrinho` ........metido à filósofo !

Corneteando o Cleber:

Ontem ele escreveu que se o Alex não tivesse jogado no sábado não teríamos feito gol...e o Magrão ?

É a mesma importância que o Iarley teve (jogou muito no Mundial, foi show, mas foi só), e o Gabirú ? Jogou muito na LA, mais do que o Iarley...

col disse...

Nelson,

Tenho um amigo que tem um filho de uns 8 anos que eh a cara do irmao dele! E esse meu amigo nao parece muito com o irmao...heheh

Cleber_Tapes/RS disse...

concordo Nelson

o Magrão coloco a bola pra dentro, e com muita competência, porque saltou bem cabeçeou de olho aberto tirando a bola do goleiro
um gol bonito

o que tentei escrever é que
no Inter não temos jogadas de linha de fundo
ninguém cruza a bola com qualidade pra área

é incrivel como no Inter ninguém sabe bater na bola, não tem cruzamentos de qualidade

ai entra o Alex, que não tem 100% de aproveitamento (ninguém tem) mas sempre cruza algumas bolas com muita qualidade

além dele chutar de fora da área com força e direção

tentou algumas no jogo mas a bola foi sempre no meio do gol

mas pelo menos ele chuta, diferente do resto do nosso time

então os gols do Inter sem a participação do Alex são tão raros como as notas de 100 reais.....hehehe


abraço

Schroder-EUA disse...

Otimo Post Daniel!

diana oliveira disse...

parabéns (atrasado) pro teu filhote!!

bjs

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]