sexta-feira, setembro 26, 2008

23 Do tiroteio para a arquibancada!

Parece exagero, sensacionalismo ou mera frase de efeito, mas não é. São fatos. Segundo reportagem publicada no Correio do Povo de 16/09/2008, no sábado anterior (13/09) "um efetivo do Batalhão de Operações Especiais (BOE) teve de deixar o bairro Guajuviras, em Canoas, onde acabara de acontecer um tiroteio entre gangues rivais, para fazer o policiamento do jogo entre Grêmio e Goiás".

Tenho defendido, através do meu humilde Blog, a tese de que a presença da polícia (Brigada) militar deve ser minimizada nos estádios. Há diversos motivos para isso. Primeiro, eles não recebem treinamento e, portanto, não têm qualificação para atender ao torcedor como ele merece. Segundo, já deram diversas demonstrações da ineficiencia de seus métodos para solucionar pequenos conflitos sem criar grandes confusões. E ainda, temos o exemplo Europeu, no qual diversos países minimizaram a necessidade da força pública e utilizam com sucesso o uso de segurança privada, os "stewards", nos estádios.

Na referida reportagem do Correio do Povo também consta a informação de que atuam de 150 a 200 Brigadianos em cada jogo, o que é um grande exagero. Muitas das funções exercidas por eles, podem perfeitamente serem passadas à seguranças privados, reservando os policiais para casos extremos quando o uso da força seja indispensável, como, separação de torcidas adversárias e segurança nas ruas periféricas ao Estádio.

Qual a necessidade daqueles policiais que ficam sentadinhos na casamata? Tudo para proteger o juiz com seus escudos? Primeiro a solução inteligente e comprovadamente eficaz foi a punição ao clube com interdição do estádio caso algum objeto seja jogado ao gramado. Diferentemente do que acontece em jogos da Conmebol, esse mecanismo simples mostrou-se suficiente para resolver o problema. Se mesmo assim o juiz tem medo da torcida... ora, compra um guarda-chuva! Ou pede para o gandula te proteger! Só não pede para um funcionário público ficar de plantão só para isso. E aqueles com binóculo na frente do campo? Se tu vai no cinema e tem alguém na frente da tela, tu vai ficar feliz? Então por que achar normal, conformar-se, que polícia, imprensa e placas de publicidade atrapalhem a tua visão do campo? Se o policial está com um binóculo, por que ele precisa ficar em cima daquela caixa? E reparem que ao lado dele, sempre tem outro com um rádio. Ele não pode usar o rádio e o binóculos ao mesmo tempo? E o carinho que eles fazem na entrada do jogo? Engana alguém? Enfim, é um show de ineficiencia e desperdício de recursos públicos.

Na Europa, onde a presença do torcedor nos estádios é valorizada, por ser fundamental para a lucratidade do negócio, o uso da polícia é reservado para casos extremos. Lá são usados os "stewards", que são o contato do torcedor com o clube. Eles são profissionais treinados para atender as necessidades do torcedor, como, segurança, orientação, primeiros socorros, emergências, etc. Por serem profissionais privados atendem a tudo que o Clube julgar útil para sua torcida, respeitando-a, diferentemente do que ocorre com a Brigada Militar. Sem dúvida, eles têm um potencial de eficácia muito maior, aliando respeito ao bom torcedor e atuação contra os maus torcedores. A Brigada teria, nas palavras do Coronel Jarbas Vanin, um pelotão de pronto-atendimento, com 30 PMs "nos moldes do que já existe no Reino Unido e na Espanha". Claro que em grenais, ou jogos com grande número de torcedores visitantes, esse número seria reforçado, mas de regra, seria excelente.

Enfim, enquanto os dirigentes da Dupla continuarem desinteressados em transformar o jogo de futebol em um evento lucrativo, vão continuar nesse papel ridículo de fazer "lobby" junto ao Governo Estadual para que a Brigada Militar continue atuando praticamente de graça em seus eventos. Cabe aos torcedores decidirem se querem ser tratados com educação ou por homens que acabaram de sair de um campo de batalha. Do tiroteio para a arquibancada.

-------------------

Notícia do Correio do Povo de 16/09/2008: Brigada quer menos policiais no futebol (aqui)

-------------------

No Blog Beira-Rio 2014 publiquei um longo texto sobre o "Relatório Taylor", o qual foi um divisor de águas no futebol inglês, que até 1990, atrevo-me a dizer, era muito pior que o futebol brasileiro (em termos administrativos, claro). Com base em muitos pontos desse documento que os estádios deixaram de ser pocilgas e passaram a ser "cinemas", que a segurança deixou de ser truculenta para ser humana, que o torcedor deixou de ser bandido para ser cliente, enfim, que o futebol inglês deixou de ser antiquado e passou a ser moderno (clique aqui para ler).

-------------------



Bom fim de semana à todos! Venceremos!

23 Comentários:

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Guilherme, gostei muito deste teu post.
Eu estava naquele jogo do Brasileirão: Inter x Fluminense de 2005.
Aquilo foi uma aula, de como a Brigada não deve agir ao lidar com cidadãos torcedores num estádio de futebol.
Era um domingo ensolardo, festivo. Jogo de UMA TORCIDA SÓ, e depois do tumulto inicial, parecia q a brigada estava indo pra controlar uma rebelião no presídio central.
Crianças, senhores, torcedores comuns, sem ter para onde ir, pois ficaram "embretados".
Cenas lamentáveis.
Agora, os caras estavam num tiroteio, com a adrenalina a mil, "ligados", chegam num estádio de futebol... imagina como não estará o emocional desta pessoa.

Acho esse um assunto que tem muito pano pra manga, e q deve ser debatido, principalmente quando temos jogos considerados tranquilos.
Custos, treinamento, logistica, etc... Alguma coisa deve ser reformulada.
[]'s.

Almilano disse...

Guilherme,

No papel é tudo muito "bonito e tranquilo", é "só" retirar a Brigada, botar segurança privada e pronto, nossos problemas acabaram.

Para os clubes que já são deficitários, pagar para isso iria tornar eles mais deficitários. E tu acha que o torcedor que vai ao estádio aqui é tudo "ficha limpa"? No caso inglês eles primeiro reprimiram, puniram, limparam a área, pra depois se estruturar de novo e recomeçar, ou seja, o público que vai aos estádios lá hoje é outro bem diferente do que ia. Se fizermos isso aqui até poderá dar certo, mas é um trabalho a médio prazo, até porque aqueles torcedores punidos nos estádios infelizmente nem a pena total cumpresm.

A questão é muito mais complexa do que mera "falta de vontade" dos dirigentes.

E quando eu falo em outro público, serei mais claro: será SÓ elite no estádio, é isso que queremos?

Fernando Gonçalves disse...

Concordo com o Alemão, olhando esses jogos da Europa e seus estádios modernos e lotados sempre tenho a impressão que a torcida não é de "salário mínimo".

Fique bem claro que não estou aqui dizendo que quem recebe salário mínimo é o mesmo que gera as confusões, mas também não dá para negar que a elitização de um evento sempre o torna mais "seguro".

Alguém daqui vai a eventos públicos gratuitos tranquilamente ?

Eu deixei de ir faz tempo ...

m.rodrigo.oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
m.rodrigo.oliveira disse...

Mallet.

Tudo faz parte de um processo. Talvez no futuro dâ para abrir mão da presença em grande número de policiais militares (brigadeanos no nosso caso) nos jogos de futebol aqui no Brasil. Aliás, em qualquer evento de massa no Brasil.

Já trabalhei em eventos, como a Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, que recebe mais de 400 mil pessoas em 10 dias. E posso afirmar sem medo de errar, que as edições onde aconteceram os melhores índices de segurança foram quando a Brigada Militar foi a única responsável pela segurança.

Estás enganado quando falas que são despreparados. É difícil encontrar empresas com preparo melhor que a Brigada para esse tipo de situaçao.

Por exemplo: naquele episódio dos banheiros químicos queimados pela torcida do Grêmio no Beira-Rio em 2006. Na hora do pega pra capar, achas realmente que uma segurança privada conseguiria controlar a situação?

Mas concordo 100% contigo quando dizes que os clubes deveriam ter mais pessoal treinado para prestar o serviço que o torcedor merece quando se dirige a um estádio. Nesta parte, ainda são amadores.

Celso disse...

PROTESTO...peço lecença pra mudar o assunto e registar um pequeno protesto:

É obvio que os nossos sócios tem que ser valoriazados ... no entanto, até o ultimo jogo TODOS os torcedores tinham acesso as infomações do tipo: dia da venda de ingressos para nao socios, ingressos para idosos (meu pai) e estudantes (eu) ..

idoso e estudante pagam a metade .. ta.. talvez por isso o inter nao queira ficar divulgando muito.. porem.. a maioria dos jogos sobra lugar e eles ficam dificultando a vida do pessoal.. nao tem explicação isso ..

grato pelo espaço

abraços, Celso

cjr-sp disse...

E se um segurança privada bate num torcedor?

O clube pode acabar sendo processado. Com a brigada, os clubes querem se livrar dos problemas. Afinal ninguem vai perder tempo para processar o estado, salvo raríssímas excessoes, mesmo apanhando da Brigada. Mas se for do clube, já apareciriam mil advogados para processar o clube assim que o torcedor sofresse um arranhaozinho...hehehehe.



Teríamos que começar com os atendentes do clube como uma especie de orientadores. E inibidores. Mas nao dá para liberar os caras para apartar brigas no Brasil, acho eu. A TRANSIÇAO TERIA QUE SER DURADOURA...UMA COM CARATER INIBIDOR. OUTRA COM CARATER INTERVENTOR. UMA COM FOCO NA ORIENTAÇAO DO TORCEDOR E OUTRA COM MENOS GENTE E SÓ PARA INTERVIR QUANDO NECESSARIO.

Agora os clubes teriam que começar sem duvida alguma começar a gastar como os atendentes...e só parar de pagar o salrio de uma só NABA do elenco que já dá para pagar 50 atendentes bem pagos por mes, senao mais....hehehehe.

DUAS NABAS ENTAO....SERIA UM FAVOR...PARA O CLUBE, TIME E TORCIDA...

3 NABAS ENTAO....AÍ DAVA PARA COMEÇAR A REFORMAR DE VERDADE AO INVES DE MAQUIAR....

5 NABAS A 80 MIL/MES DÁ 400 MIL REAIS SÓ PARA REFORMAR O ESTADIO DE VERDADE....

ENTAO SEGUE 5 NABAS BRABAS GANHANDO MAIS QUE ISSO:

CLEMER, ANDREZINHO, EDINHO, RUINSINEI, MAICON, E BUSTOS. SÓ PARA COMEÇAR....

cjr-sp disse...

OT.

O Time do MALLET, tá aí do lado, no setor de notícias, enfiou 6 a 1 e deixou o FANFA todo feliz....hehehehehehhehe.


Ainda to achando que o FANFA vai acabar assumindo qq hora no lugar do DUNGA....

SDS GERAIS.
Fui. BOM FINDO A TODOS.

Vamos ganhar o GRENAL pq é obrigaçao. Assim espero né.

Mas na real, acho que VAI DAR PAU E BRIGA A RODO E EMPATAR EM UM A UM. DALE VAI EXPULSO JUNTO COM O SOUZA...

Marco disse...

Escrevi ontem no post do Marimon:
"É um bando de perebas, mas cada pereba em sua posição.

E não é que pode dar certo?".

E deu! Empatamos com gol fora, que venha o Boca!

E, domingo, é dia do acerto final de contas.

O Juve já teve o dele: 8x1.
Os azuis que se preparem, domingo perdem a ponta e a banca.

Guilherme Mallet disse...

Alemão,

A segurança privada não tornaria o clube mais deficitário, talvez a curto a prazo, por tratar-se de um INVESTIMENTO, pois aos poucos ajudaria a aumentar o público presente nos jogos.

Eu também não acho que os torcedores que vão ao estádio são "tudo ficha limpa", mas te afirmo SEM MEDO DE ERRAR que a GRANDE MAIORIA É SIM "FICHA LIMPA" e apaixonados torcedores. E mais importante: os torcedores que NÃO VÃO ao Estádio. Esses também são "ficha limpa" e é sobre esses que estou falando. Pensa bem: o torcedor que não vai. Muitos dos quais sócios do Clube, mas que não vão.

E não estou falando "deles", estou falando de "nós", compreende? Tu, assim, como eu, é um frequentador assíduo e sabe do que estou falando.

Tu acha normal que o Estádio seja um presídio por causa dessa minoria? Policia e 1,80m de arame-farpado? Prejudicando a visibilidade de milhares de outros que são "ficha-limpa" e pagam para estar ali? É uma questão de critério.

Já sobre "elitização", uso teu argumento. É "muito bonito" ser contra, mas se tem milhares dispostos a pagar R$ 50, tu vai vender por R$ 5? E aquela tua preocupação com o superávit do Clube, onde fica? Como que o Clube vai pagar os bons jogadores que queremos?

Mesmo assim, vai demorar para haver essa seleção da oferta e da procura, porque estamos falando de espaços vazios. O déficit causado por aquele monte de espaço VAZIO do Estádio.

Abraço,

Guilherme.

Marimas disse...

Mas que simples!!!

Como eu não havia pensado nisso antes?!!

col disse...

Acho relevante a discussao colocada pelo Mallet mas nao me interessa...vc's que resolvam isso! heheh

O que eu quero mesmo eh ganhar o Grenal E com um gol robado do Edinho. Soh para deixar as gazelas mais loucas ainda.

Celso disse...

INTER DESCUMPRE A LEI

ESTATUTO DO IDOSO
LEI DA CAMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
REGULAMENTAÇÃO DA LEI DE PORTO ALEGRE

O INTER DESRESPEITA TODAS

Acabo de chegar ao Beira Rio com meu pai de 72 anos. Ele não pôde comprar seu ingresso sob a alegação de que a meia entrada para idoso é permitida somente no dia do jogo... MENTIRA ! ISSO NÃO CONSTA NA LEI.

AMANHA VOU DE NOVO, COM A LEI EMBAIXO DO BRAÇO, SE NÃO ME VENDEREM O INGRESSO VOU NA DELEGACIA

NÃO VAI FALTAR QUEM DIGA QUE NÃO SOU UM VERDADEIRO COLORADO

DESRESPEITO !

Gilberto Colorado do Brasil disse...

No último gre-NAL realizado no Beira Rio pela Copa Sulamericana cheguei com alguma antecedência ao Estádio. Fiquei impressionado, e porque não dizer, assustado, com a mobilização de guerra feita pela Brigada Militar no gramado antes do início da partida. Foi um "espetáculo" impressionante, com ordem unida, gritos de guerra, uma verdadeira mobilização para batalha. Fiquei pensando com meus botões qual a necessidade daquela espetaculosa exibição de força, autoridade e truculência. Está na ora de realmente se repensar a segurança nos Estádios.

Celso disse...

Gilberto,

a mobiização de guerra é por culpa dos propiros torcedores

se não for assim é guerra que vai haver !

podem ate diminuir o numero de brigadianos nos jogoso normais .. mas grenal senão tiver essa mobilização da brigada é guerra que tem .. os animais que se dizem torcedores se comportam assim .. se tu ficou impressionado deve fazer tempo que tu noa ia a um grenal porque faz tempo que ta assim.. infelizmetne .. se assim não for da morte

abrçaos

m.rodrigo.oliveira disse...

Bem colocado Celso.

Agora, já imaginou no Grenal aquela turminha que todo mundo conhece começando uma baderna no meio da arquibancada e tendo que ser contida por seguranças contratados?

Os baderneiros passam por cima, seja o número que for.

A Brigada, pelo menos, mete algum medo nesses idiotas.

É por isso que falo a não utilização da Brigada pode até acontecer. Mas precisa arrumar muita coisa antes disso.

Jonatammm disse...

Pois o coronel Mendes estava pessoalmente comandando as operações. Quem já ouviu algumas entrevistas do comandante da BM sabe que tipo de policial estamos falando. Na minha opinião, pior, só se for corrupto.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Muito bom Mallet:

O problema primeiro é cultural, depois viria a educação e por fim a repressão...

Já foi há muitos GRENAIS no BR com todos os meus amigos gremistas (indo junto e a pé !) separávamos só no portão de entrada, na saída TODO MUNDO SAIA JUNTO ! SEM PROBLEMAS....

Teriam que ter vontade de mudar esta burra cultura popular de guerra....

Vces não acham um absurdo em jogos na América do Sul, nos escanteios os ´brigadianos` usarem escudos para proteger o cobrador ? Isto é bastante comum e ninguém é punido !

Comecem a punir os clubes que a coisa muda, aqui já punem quem atira coisas para o gramado...

Multem os ´engraçadinhos` que apatifam e a coisa toma jeito ligeirinho....

Meu filho me mostrou agora num orkut um cara que pergunta:

- Quem algemou os joelhos do Andrézinho ?

huauauaua.....

O FC ´adorou` a atuação dele ontem....pqp o FC foi ´abelduzido` ....

Lúcia Bastos disse...

Texto ótimo pra reflexão !!!
Pena que hoje estou com preguiça de argumentar...

Celso disse...

Frase do nelson:

comecem a punir os clubes que a coisa muda, aqui já punem quem atira coisas para o gramado...

correto Nelson.. muito colocado.. mas quando os chinelões tocram fogo nos banheiros o que aconteceu ? pegaram 10 jogos e multa .. depois diminuiu pra 3

isso sim é que é um estimulo a violencia ! absurdo

tela disse...

Olha, muito boa a questão.

Se não fosse mudar praticamente a "cultura" de um povo ...heheh

Nada disso DEPENDE APENAS DA DIREÇÃO DO INTER.

Teve uma vez, na lista do grupo por e-mail, que falaram sobre os onibus lotados.
Acho que temos que ter discernimentos para algumas coisas.

Como disseram, no PAPEL é muito bonito.

Quando a baderna e punição aos clubes, não notaram a ESTRATÉGIA do recreativo quando alguém toca algum rádio no gramado?

IDENTIFICAM o "agressor" (LARANJA) e o proprio clube se encarrega de pagar a multa, de R$ 2.000.

Afinal de contas R$ 2.000,00 vale muito menos que a perda do mando de campo.

BARBADA de burlar.

geoband disse...

FODA-SE O GRÊMIO!!!

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Celso, concordo que a violência é uma ameaça latente nos estádios, notadamente num clássico gre-Nal. Contudo, NÃO POSSO CONCORDAR que a única solução para isso é o aumento do efetivo militar e demonstrações de força. Antes pelo contrário, a verdadeira solução passa pela punição (a cargo da Justiça e não do aparelho repressor) efetiva e exemplar dos baderneiros, tal qual vem ocorrendo nos estádios europeus. Não foi com pancadaria, polícia e cacetete que se civilizou o futebol na Europa.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]