segunda-feira, setembro 15, 2008

44 Los Girasoles Ciegos

É o nome de um filme que assisti ontem, no cinema, aqui em Madrid. Produção espanhola desse ano, recém saída do forno, baseada no romance de mesmo nome do escritor Alberto Méndez e dirigida por José Luis Cuerda. Está protagonizada por Maribel Verdú, uma charmosa e competente atriz que trabalhou em Labirinto do Fauno e Sua Mãe também. Javier Cámara, de Fale com ela (Almodóvar), também brilha nesta profunda película. Forte, sofrido e triste, o roteiro compila dois contos dos quatro que formam o livro. O assunto, guerra civil espanhola - suas dores, derrotas e desamparos apresentam-se de maneira sombria e tocante. Quase só ocorrem diálogos entre pares, onde os personagens falam baixo e com aspecto angustiado. Outro destaque do filme é um menino, interpretado brilhantemente pelo ator mirim Roger Princep.

O nome do livro e filme que me parece muito interessante: Os Girassóis Cegos. A flor que leva em seu nome o do astro rei, busca o mesmo durante o dia, de maneira que um girassol está sempre voltado para a direção do sol e curva-se traçando seu caminho, girando conforme sua incidência de luz. Quando se detecta um girassol que não busca o sol, a este denominamos cegos, para definir a incapacidade em desempenhar o fundamental exercício de sua sobrevivência.

Pois bem, creio que nossos girassóis colorados, ainda que não completamente cegos, apresentaram diagnóstico de catarata nesse Campeonato Brasileiro. E parece que algumas intervenções micro cirúrgicas foram feitas e o paciente inicia uma fase de recuperação. Protagonizamos um bom jogo no Rio de Janeiro, ainda que os minutos finais tenham sido de parente em sala de espera da cirurgia.

Agrada-me a proposta de três volantes, e já explico por que. Não acho que Edinho tenha comprometido, embora esteja desgastado e ressaltando que no segundo tempo suas investidas obrigaram Magrão a recuar. Não está certo, é inversão de posições. Contudo, a explicação do técnico Tite está no fato de marcarmos por zona e que Magrão recuou em função dos ataques botafoguenses surgirem por seu lado.

Falei semana passada que deveríamos fixar Guiñazu e liberar Magrão. Não quis evoluir demasiado no assunto, pois escreveria uma Bíblia. Mas o cometário do colega Marco Aurelio lembrou um debate que já tivemos eu e meu irmão Marcio a beria da churrasqueira na casa de seu cunhado, numa noite fria em que contemplávamos a chegada de seu terceiro decendente (meu sobrinho) e conversávamos sobre nosso eterno filho único, Inter. Lembra maninho? Para constar, meu irmão entende muito de futebol e churrasco, é um ótimo assador.

A princípio, Marco, também concluímos o que disseste, que Guiñazu não tem características de primeiro volante. Porém, com a situação calamitosa do meio campo e a competência de nosso craque, pensei que treiná-lo para tal seria uma solução. Só que diante da explosiva atuação do camisa 5 ontem, realmente, fica comprovado que seria um crime contê-lo na função, admito. Logo, dou a mão à palmatória a Tite, pois o raciocínio de manter dois volantes flutuantes em campo leva a escalar mais um, que guarde a entrada da área. E por isso aprovei a tática dos três volantes, repetindo que o primeiro deveria ser Danny Moraes, que espera na fila mais tempo do que devia. Mas, opções a parte, a estratégia dos três volantes superou a dos três atacantes. Também quero salientar que Magrão e Guiñazu avançam e não são jogadores plantados ou pesados, logo, não me parece uma formação retranqueira.

Nelson, tuas explanações nesse mesmo dia contestam a formação. Estou de acordo com o que observaste sobre os laterais nesse esquema, que deveriam subir pra cruzar e que os nossos não o fazem, tampouco temos atacantes altos pra receberem na área. A prova disso está no lance em que Ricardo Lopes cruza e Nilmar não confere uma jogada básica de gol do Fernandão. Mas discordo que não nos sobre alternativas de ataque. Alex e D’Alessandro tiveram liberdade pra avançar, tanto que assim se construiu nosso primeiro gol, em jogada brilhante do Nilmar e agora puxo as orelhas de my boss: contenha-se Louis nas críticas de que o Golden Boy joga por interesses próprios, esse gol foi 90% seu, numa atitude aguerrida de buscar uma bola quase perdida. Errou, é verdade, um gol feito logo depois, mas por isso também passou Rafael Sóbis no Morumbi, na ocasião da final da Libertadores 2006. Acontece. Nilmar é peça fundamental no ataque colorado, desestabiliza a defesa adversária e libera o caminho pros companheiros. Precisa melhorar sua finalização, mas não é digno de repúdio, algo que me parece insano.

Seguindo a tendência da sabatina e a todos nós, também me apresento ao corretivo, pois decretei repúdio ao técnico e venho hoje reconhecer seus méritos. Mas como a análise de professora da quinta série inclui medidas educativas generalizadas, vai a pergunta, Tite: D’Alessandro por Rosinei?

Por fim, o que tenho mais a dizer sobre Guiñazu que não seja clichê? Se o que me restara foi a pergunta feita por Louis no post abaixo. O que ainda precisa provar esse gigante à imprensa do centro do país?

Nada! Ignorância não se toma por fato, quanto menos verdade. Não querem reconhecê-lo? Azar o deles!

E à torcida colorada, desencantem tal qual D’Alessandro. Proíbam o verbo acabou. Silêncio que precede o estouro é a palavra de ordem, cientes do caráter humildemente evolutivo. Não sejamos girassóis cegos, há luz por onde nos direcionemos a procurá-la. Não tá morto, e quem peleia?

  1. Diana;
  2. Alguém?
  3. Segue o baile...

E noite cheirando à querencia nas tertúrias do meu pago.



44 Comentários:

m.rodrigo.oliveira disse...

Boa maninha.

Confesso que não levava fé neste jogo em função da escalação do Edinho. Mas no final das contas, foi a presença dele ali atrás que liberou o Guina pra dar aquele show ontem.

O Gringo estava impossível.

Espero que agora se mantenha esse padrão.

Com relação ao Rosinei no lugar do D'Ale, eu entendi. Estávamos perdendo o meio e o D´Ale estava cansado. O Rosinei marca bem e tem velocidade. Então, finalmente, acho que o Tite substituiu certo.

Guilherme CB disse...

Não gosto de jogar com tres volantes, mas ontem funcionou o esquema e se continuar assim até pode ficar o Edinho.

O edinho deve ter uma função de quebrar a bola na frente da area enquanto o Magrão e o Guiña devem ter mais liberdade para sair jogando.

Outra fato relevante em relação a 3 volantes é de que jogar com Edinho, Magrão e Guina até vai, o problema é que nós jogamos agumas partidas com Edinho, WM e mais um. Ai não tem condições de jogo neh.


Do mais, o planejamento para esse 9 pontos que começava no botafogo e termina no grenal é de 7 pontos. só temos 3, portanto time.. vams treinar.

Guilherme CB disse...

M.RODRIGO:

Ele substitui certo sim mas aquela tentativa fracassada DO ROSINEI de fazer um cruzamento de letra foi RIDICULA. Mas isso não é culpa do Tite.

Marco disse...

Diana 5 Stars!

Ainda bem que concordamos que Guina deve ficar solto, para espalhar terror sobre os adversários. Foi hilário, em determinado momento, vê-lo perseguindo a bola e os jogadores botafoguenses, diante de sua aproximação furiosa, se livrando dela, apavorados.

Quanto ao esquema, fica a pergunta: e se Ney Franco não comete a estultice abeliana de empilhar atacantes, abdicando do controle do meio-campo?

Edinho em campo é a certeza de passe errado e falta próximo à nossa área. Ontem não foi diferente.

E digo mais: nossa queda no 2° tempo deu-se nem tanto pelo cansaço, mas porque o Bota deixou Edinho livre, marcando Guina, Magrão e D'Alessandro.

Aí acabou o toque de bola, voltou o "Vai, Nilmar!" e o adversário controlou o jogo.

Edinho, definitivamente, não dá. De Ricardo Lopes nem vou comentar, mas de Clemer devo dizer que jogou bem.

Marco disse...

Peço licença ao genial Nelson Rodrigues, para apoderar-me de uma de suas mais célebre imagens, para emprestá-la a nosso "Perro Loco".

Quando o falecido cronista apelidou, em uma de suas crônicas geniais, o atacante Amarildo de "O Possesso", escreveu (algo assim):

"Podia ver a baba pendendo de seus lábios. A baba bovina e elástica dos possessos. Ontem, Amarildo era um possesso em campo".

Adaptando-a para nosso Perro Loco, pode-se dizer, tranqüilamente, que Guiñazu estava possesso, ontem, em campo.

E lá estava, pendendo de seus lábios, a baba bovina, elástica e nelsonrodrigueana dos possessos.

Amigos, eu vi!

Marimas disse...

Não me agrada a idéia de 3 volantes, mas ontem deu certo... com espaço o Guiña deu show... eu estava errado, mais uma vez... coisa boa!

Falando em cinema, sábado vi o "ensaio sobre a cegueira" do fernando meirelles... para quem gostou do livro eu recomendo, está muito fiel á ele... eu gostei.

Abraço Guria.

Marimas disse...

ah... Guiña não precisa ser visto, deixem o gringo bem queitinho na dele.

Proibiam o acabou, e proibam a euforia e o otimismo...

Tem muito o que penar ainda... somos apenas o 11º.

Daniel Chiodelli disse...

"E noite cheirando à querencia nas tertúrias do meu pago." Maizááááá...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Diana:

Show de bola o teu post, como é de costume...

Eu vi com os meus próprios olhos, estava bem ali perto nas sociais do Inter, ponta esquerda do Libertad, o ESTRAGO QUE O GUINA FEZ POR ALI, e quase nos tirou da LA2006 (se o Luis tiver - acho que tem o VT, coloca no BV). Perguntou pro meu filho, na época ligadaço em toda a LA, quem era aquele MALUCO COM CARA DE CARRRASCO ACIONADOR DE GUILHOTINA, era o Guina.

Ainda acho um desperdício ele ficar ´assoberbado` com as funções defensivas, ELE TEM QUE MORDER O C...DOS ZAGUEIROS E VOLANTES ADVERSÁRIOS, LÁ NA FRENTE, ONDE ROUBAR A BOLA É MAIS FÁCIL E PERTO DE CHEGAR AO GOL.

Sem corneta, ontem ele jogou como um legítimo meia-esquerda, dando ritmo ao time, roubando bola, esperando os outros chegarem,até dando assistência prá gol, tudo isto que o Alex NUNCA SERÁ CAPAZ DE FAZER, PRINCIPALMENTE EM JOGOS FORA E CONTRA TIMES GRANDES

Hoje o time está melhor porque o Alex é um coadjuvante no ataque, e ali ele não SERVE COMO REFERÊNCIA

col disse...

Ontem em varios momentos no primeiro tempo o Inter ateh pareceu um time de futebol.

Ao meu ver o ponto principal da vitoria foi a alta velocidade com coordenacao que o time apresentou no primeiro tempo. Os 3 centromedios foram apenas um detalhe. Nao gosto desse ideia de futebol.

No segundo tempo cansamos e aih a estoria a gente jah sabe. Dois laterais ruins e cansados, 3 centromedios, uma substituicao errada...quase tudo foi para o brejo.

Como o Nelson escreveu, o time tambem melhora quando o Grilo falante(ontem foi substituido mas esperou a entrevista do intervalo...kkk) vira coadjuvante, e bota coadjuvante nisso...nao estah jogando um ovo.

E o vovo Trapalhao....ateh quando?

col disse...

Acho que o Clube tem que focar na unica alegria que ele pode dar ao torcedor nesse final de ano: ganhar do Vitoria, lotar o BR no Grenal e amassar os codigos de barra. Com alguma sorte isso ajudarah na derrubada deles.

Eh essa a nossa alegria na era Piffio: unicamente derrubar o co-irmao.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Falando em Girassóis Cegos:

Tite sobre D´Ale:
=======================================

D’Alessandro
“Ele fez um grande Gre-Nal, fez um bom jogo diante do Flamengo e está em um período de se adaptar, pois até os companheiros precisam saber das suas características. Ele gosta de atuar pelo lado esquerdo e descobri isso no treino”.

===========================================

DESCOBRI ISTO NO TREINO !

É óbvio que ele gosta de jogar pela esquerda, ISTO É UM VÍCIO DOS CANHOTOS, PELO MENOS DO CRAQUES ( eu fui um desses.....kkkkk.

O canhoto que joga pela Direita é só para se ESCONDER DO JOGO, Inteennderam a que estou me referindo....

PQP, NÃO ERA MAIS FÁCIL o TT TER CONVERSADO QUANDO O DALE CHEGOU ?

Guilherme CB disse...

Quem viu viu:

A troca de passe no primeiro tempo com cara de time. Teve até tque de letra.


Alguèm pode ensinar o RL a cruzar?

Caco e Su...... disse...

Nelson,, o TITE disse.. ele gosta de atuar pela direita, tanto que no primeiro gol ele estava por lá..

Que feio .. não muda o texto alheio.....

hehehehehe

Caco e Su...... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caco e Su...... disse...

guilherme.. o RL deu dois cruzamentos cheios de veneno no local certo.. faltou alguem para cabecear... Ele cruzou 5 vezes no máximo.. Não olha só os ruins olha os bons também....

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ao Ricardo:

Copiei o texto do Final sports....olha lá a entrevista do TT.

Concordo com vc em relação ao R Lopes, ele sabe cruzar sim , mas o time desde Chiquinho / Granja / F9 PERDEU esta jogada quase mortal e está desacostumado à ela...e não é com o Nilmar / Alex dentro da área que esta jogada vai funcionar

Abraço,
Nelson

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ricardo:

E o Marcão sabe cruzar melhor do que o Nery....

Caco e Su...... disse...

Nelson.. a frase do lado direito está no clic rbs.. e ele falou ontem na rádio.. sobre o Nery.. ele cruza?? hahahahahah

Sobre o Dále... seria muito estupido ele falar isso hehehehe

Guilherme CB disse...

bah ricardo eu acho que os que acertou foi sem querer, de sorte.. tipo aquele rasteiro, acho q ele errou em bola e deu certo.

Mas eu gosto dele.

m.rodrigo.oliveira disse...

Se tem uma coisa que não dá pra falar sobre ontem é sobre uma má atuação por parte dos lateriais.

O Gustavo Nery marcou bem enquanto teve fôlego. E o Ricardo Lopes fez a melhor partida dele até agora pelo Inter.

Tá certo, é bem provável que melhor que ontem ele não fica. Mas não jogou mal.

O que o Inter precisa agora é dar seqüência nessa formação. Não pode no próximo jogo o Tite resolver alterar.

Deixa o time de ontem jogar contra o Vitória. E só altera para o Grenal em casos de lesões ou suspensões.

Anônimo disse...

alguem poderia ir no beira-rio dizer que o guina precisa continuar jogando mais adiantado?

Marco disse...

Nelson

o pessoal do Final errou no copiar+colar, o Tite se referia à atuaçao do Dale pelo lado direito.

Boa notícia: o timeco de perebas da Azenha pode perder a liderança já na próxima rodada. Basta elas perderam para o Atlético-PR em Curitiba, e o Palmeiras bater o Vasco em SP.

Nada muito improvável, mas a RBS (Rede Bunda Suja) "esqueceu-se" deste pormenor em seu site.

É simples: dos dois times terminariam a rodada em 49 pontos, mas o Palmeiras teria uma vitória a mais (15 a 14).


Já o Inter, mesmo que vença o Vitória dificilmente se aproximará do G4 nesta rodada, pois Fla, Bota e Cruzeiro têm moleza pela frente.

Unknown disse...

Diana, gosto muito do que tu escreves e, dessa vez, o teu texto ficou ainda melhor, pois conseguiste colocar lirismo em uma crônica sobre futebol, o que é muito difícil. Tomara que daqui por diante, o Internacional tenha a mesma inspiração que tu tiveste ao escrever o texto.

m.rodrigo.oliveira disse...

Marco Aurélio.

Também acho muito difícil. Mas como o que conta são os pontos ao final da 38ª rodada, vamos continuar acreditando no verso que a Diana lembrou: "Não tá morto quem luta e quem peleia...."

Guilherme CB disse...

AQual o primeiro criterio de desempate?

se for saldo de gol a azenha não perde a liderança eu acho.

Mas quase perde.

m.rodrigo.oliveira disse...

O primeiro critério de desempate é número de vitórias. Depois saldo de gols e número de gols marcados.

Marco disse...

Ou seja: as bonecas cairão das pernocas varizentas já no próximo domingo.

E, no dia 28, vamos golear e deixar a crise torrando na Azenha.

Só não estou crente que vamos engrenar, acho que Titi-k tem muito espaço, ainda, para fazer as suas.

Marcelo em Floripa/SC disse...

Buenas,
ontem el cholo estava tão elétrico no jogo que chegou a pegar o calcanhar do juiz deixando o cara de bunda no chão, huahauhauhau
Sobre o RL, tenho a minha opinião já há tempos... vejo nele o Ceará no início de Inter (como naquele jogo contra o São Caetano), era limitado, mas era lateral de origem, assim como o RL, talvez com o time encaixado, pode render muito mais... Mas notaram que ele tem uma dificuldade para enxergar quando cobra lateral? Ele não seria meio míope? O cara espreme os olhos para tentar achar alguém no campo...
No mais, o Clemer e seus sustos. Até pq acho que ele fez penalti no final do jogo, empurrando todo estabanado o jogador do botafogo na área, além de ficar deitado com a bola rolando ao lado da área.
E pra pensar sobre os 3 volantes... foi assim que ganhamos a Libertadores...
Sds. Coloradas!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Não Marcelo:

A LA foi com 04 volantes.

Edinho, WM e Alex pela esquerda, cobrindo o apoio do WM e o Tinga um volante / articulador.

Quando o Alex não jogou os seis primeiros jogos, daí sim entraram o Gabirú ou Michel, às vezes até os 02 juntos em jogos aqui no BR.

Marcelo em Floripa/SC disse...

Pois é Nelson, é disso que eu falo, lá era Edinho, Fabinho (WM) e Tinga... Assim como hoje, com Edinho pior que Edinho (06), Magrão melhor que os outros 2, e Tinga e Cholo equivalentes, ou seja trocando Edinho por Danny, teríamos um excelente meio com 3 volantes, sendo o Danny o cabeça de área.
Sds. Coloradas!

Schroder-EUA disse...

Pô Diana ta em Madrid ainda!

Pô ganhou a loteca e não nos contou!!

Bom agora vou ler os resto!

Kkk

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Acabei de ver o gol do F9 no Al-G, pé esquerdo na marca do penalti comn cruzamento vindo do fundo pelo lado esquerdo.

Aqui os gênios preferiam colocar ele de assessor da defesa e ´custear` o Alex no ataque, só deu certo no Gaúchão.

Imaginem o Inter hoje com:

Danny, Magrão, Guina e Dale
Nilmar buscando o gol pelos lados e F9 dentro da área....é de chorar !

kla.jk disse...

Não concordo com os colegas que defendem que o ROSINEI foi a melhor opção do STT pro lugar do DALE no jogo de ontem. O cara entrou e só fez KaKaKa, entregou duas bolas limpas pro bota, e fez aquela que foi a maior jogada do jogo, a LETRA, uma vergonha. Acorda STT, temos grupo pra chegar.
VAMO VAMO INTERRRRRRRR.

blogdoguego disse...

Gostaria de comentar sobre o Nilmar:

Sempre que fez gol ele pareceu-me estar nem aí para o time. Ontem achei-o diferente. Na hora do gol do Dale ele foi correndo até a bandeirinha de escanteio e vibrou muito com o hermano. Chamou-me atenção isto. Talvez esteja enganado, mas na hora deste gol ele pareceu diferente. Parecia mais ligado.

Deixo claro que sou fã do Nilmar . Ainda bem que não o perdemos, mas relamente parecia para mim esta falta de vontade de vibrar nos gols..

Anônimo disse...

conclusoes do jogo:

1) torcida do botafogo tem razao. botafogo eh mesmo time de bonecas, seus jogadores so se jogavam.

2) clemer teria feito penalti se o centroavante fosse um pouco mais malandro, clemer entao reclama penalti com o juiz. Mais tarde, ainda nao satisfeito, clemer tenta entregar novamente, desta vez ficando deitado de costas para o jogo por duas vezes, no mais puro fingimento.

3) bolivar e guina jogaram muito

4) rosinei eh um nada.

5) taison erra/perde 95% das jogadas e nao sabe marcar.

6) time esta motivado

7) edinho, magrao e nery precisam estar mais ligados

Anônimo disse...

e blog prefere um volante na frente de 2 zagueiros ou outro zagueiro no meio de 2 zagueiros?

realmente 3-5-2 eh um esquema covarde que funciona devido a sorte ou diante de adversarios fracos.


até hj muricy nao entendeu o baile que levou no morumbi.

diana oliveira disse...

badanha,
nao entendi a tua colocaçao, quem falou em 352?

diana oliveira disse...

e o bolivar foi bem, mas no gol do botafogo o marcador do andre luis era ele, deixou o zagueiro livre na área.
a falha no gol do botafogo foi do bolivar, já o guiñazu foi perfeito, do início ao fim.

Anônimo disse...

tens razao Diana, poderia ser 3-4-3.

no gol, andre luiz estava entre indio e ricardo lopes, vc escolhe de quem eh a culpa.

diana oliveira disse...

desculpa badanha, mas ainda não nos entendemos. agora não entendo pq falas em 343...
é 442, mas com 3 volantes, sendo q um deles guarda posição.

qdo falo em danny moraes, digo q deve ocupar a posição do edinho, como primeiro volante e como já aconteceu na final do gauchão contra o ju. fomos de danny, guiña e magrão.

não entendo pq dizes 3 zagueiros. o danny é de origem zaga, mas joga mto bem de primeiro volante. tanto q já jogou, conforme mencionei.

e qto ao gol do botafogo, eu pensei mesmo q o jogador q deixou o andre luiz livre fosse o bolivar. o índio tava de costas pro andre luiz, marcando alguém q não sei quem é pulou no cruzamento, mas não tem altura pra tanto. o zagueiro do botafogo passou batido por alguém q pensei ser o bolivar. agora, esse lugar é de responsabilidade do próprio bolivar. se o ricardo lopes estava ali, onde estava o bolivar?

de fato, em algo concordamos, q se escolhe de quem é a culpa.

Anônimo disse...

acho q o general bolivar estava marcando o centroavante.

sobre o esquema, eu falo de jogar com 3 zagueiros em geral. zagueiro pode jogar de 1o volante, desde que saiba jogar nesta posicao.

felipao so foi acertar o time na copa quando se deu conta que edmilson deveria jogar à frente dos zagueiros, e nao no meio deles, sendo portando, mais um zagueiro. de tempos em tempos alguem mostra pra gente q os esquemas 3-x-y nao servem pra nada.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O TT foi campeão da Copa do Brasil com os ´bananas` no 3.5.2, só que os 03 zagueiros eram volantes de origem, TODOS SABIAM SAIR JOGANDO....
além do E.Costa (que também sabe sair jogando) de 1º volante, ou seja, o time era médio e não tinha brucutu....

ISTO FAZ TODA A DIFERENÇA...

Lua disse...

Dianaaa

primeiro lugar parabéns pelos textos M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S! Fiz uma leitura dinâmica agora e fiquei pasma como escreves bem! Parabéns!
Segundo: nao sabia que já estavas em Madri?!
Temos que trocar figurinhas...eu tô em London e um amigao acabou de se mudar praí!

Vamos falando..

bjs
Luana

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]