terça-feira, dezembro 23, 2008

18 Carta ao Papai Noel


















Hoje, 23 de dezembro de 2008, é o vigésimo nono aniversário do terceiro título brasileiro do Inter. Faz 29 anos que o Inter foi Campeão Brasileiro Invicto.

Durante muitos anos, foi nesse título em que me agarrei para defender a honra do meu clube do coração. Durante toda a infância e adolescência, em que as discussões sobre futebol, via de regra, limitam-se a tentar estabelecer qual o melhor time, quem é o maior, era esse título que hoje completa quase três décadas o meu principal argumento.

Com o passar do tempo, fui amadurecendo e aprendendo que o Inter era muito mais que isso, muito maior que esse título. A conquista de 1979 continuava sendo o maior título da história colorada, mas a história do clube, sua origem, seu crescimento, seus grandes times do passado e seus ídolos, exemplos de conduta dentro e fora de campo, me mostraram que um clube de futebol pode ser muito mais que as taças que levantou.

Contudo, ainda assim, sem taças, sem títulos, por maior e mais bonita que seja a história da instituição, ela vai ficando desbotada, vai perdendo o brilho, afinal, o jogo é uma competição e, no futebol, ganha destaque quem vence.

Eis que eu já estava com 29 anos de idade, a mesma idade que hoje o título de Campeão Brasileiro invicto do Inter completa, quando vi meu time vencer, em campo, finalmente, mais um Brasileirão. Ganhou, mas não levou. Particularmente, ainda não me conformo e creio que jamais me conformarei com a roubalheira escancarada e deslavada de 2005. E o que mais me revolta é a complacência e, diria até, cumplicidade dos principais veículos de imprensa do país. A lembrança daquele episódio me dá nojo.

Depois daquilo, cheguei a pensar que jamais veria meu time levantar uma grande taça, conquistar um grande título. Depois de vencer um campeonato por pontos corridos, em turno e returno, e ser roubado dentro e fora de campo, eu ainda veria meu time ser pressionado, ameaçado e coagido a desistir de lutar pelo reconhecimento da vitória pelas vias jurídicas. Era demais!

Felizmente eu estava enganado quanto àquela impressão de que viveria o resto da vida com orgulho apenas do passado distante do meu time. Já no ano seguinte eu veria títulos ainda maiores que o de 79. Campeão da América e Campeão do Mundo!

Mas nesta data, aniversário do título nacional invicto, há pouco mais de cem dias do centenário do clube e às vésperas do Natal, quero fazer um pedido para o Papai Noel: eu quero ver o Inter Campeão Brasileiro em 2009!

No ano do centenário do clube, quero um título da máxima expressão. E a essas alturas, em que nós, colorados, já podemos nos orgulhar de sermos Campeões de Tudo, com selo de qualidade FIFA e tudo mais, tá na hora de comemorarmos títulos que há muito não conquistamos. O Campeonato Brasileiro, não tenho dúvidas, é a menina dos olhos dos torcedores colorados, é um título que queremos vencer e é um título que podemos ganhar.

Lembrando das décadas de 80 e 90, em que eu me apegava no título de 79 nas discussões sobre futebol com amigos e colegas, recordo que durante muito tempo parecia um sonho inatingível ver o Inter entre os oito primeiros do Brasileirão. Isso, após um único turno. Hoje, no nível em que nos encontramos, terminar em sexto após turno e returno chega a ser considerado um fracasso.

Portanto, hoje, o Brasileirão, aquele que me ajudou a defender a honra do meu clube e o meu orgulho colorado durante duas décadas, é o grande título que eu quero ver o Inter ganhar de novo. E no ano do seu centenário, seria a ocasião mais que perfeita. Então, faço esse pedido ao Papai Noel: o título brasileiro de 2009!

E você, o que vai pedir para o bom velhinho em relação ao Inter no ano que vem? Não se acanhe, faça um pedido, afinal, ele veste vermelho e branco!

Baita abraço e Feliz Natal a todos!


Compacto da Final de 79 no Beira Rio...imperdivel!



18 Comentários:

Lúcia Bastos disse...

Então Daniel...
Eu sou pouco mais ambiciosa...
Vamos disputar 5 títulos este ano, me contento em levantar 4 dessas 5 taças...
Teremos gauchão, que precisamos manter a hegêmonia !
Recopa, que defendemos o BI !!!
Copa do Brasil, atalho pra LA !!!
Sudamericana, onde estaremso defendendo o título e, o BI! Invictos de novo ? Pq não ?? Ainda mais se valer vaga na LA.
Brasileirão vc já pediu...

Não sei voces, mas quero muito voltar a ganhar uma LA, aliás uma não, várias !!!
Nem 2009 não vamos nem disputá-la, mas estaremos em 3 competições que podem dar acesso a LA, temos mais do que obrigação de vencer todo campeonato que nos metemos !!!
Afinal, temos um nome a zelar e, títulos a serem defendidos !!!

col disse...

MAzzaaaaa, Abelao!

Cara, tambem quero o mesmo presente.

Feliz Natal pra ti tambem.

PS: pior que eh verdade, o tri invicto era a unica carta do baralho.

Schroder-EUA disse...

Humilhação TOTAL no minuto 7:15 a 7:20 do video...que horror! Dale Colorado...humilhando o resto do Brasil já nos anos 70!

Schroder-EUA disse...

Sem duvuda Daniel...a roubalheira de 2005 ate hoje d nojo. Graças a 2006 conseguimos esquecer um pouco daquilo, mas imagina se não tivessimos ganho a Libertadores...

Então agora SEM libertadores em 2009, sem duvida alguma o foco tem que ser BRASILEIRAO 2009...100%...nada menos que o titulo pra mim será fracasso. Não estarei satisfeito com apenas vaga pra Libertadores de 2010...

ACHO que nos colorados temos que passar essa mensagem ao INTER que o Brasileirao é OBRIGAÇÃO...por sinal acho que vou fazer um topo para o BV indicando isso..para que o clube não esqueca que TUDO tem que ser feito para sermos Cmpeão Brasileiro....e não to falando em Copa DO Brasil...BRASILEIRAO MESMO!

Filipe Prezotto disse...

Eu tbm quero ser Campeão Brasileiro em 2009!
o Gaúchão seria bom, não tem time melhor q o Inter no RS...
a Recopa é só um jogo...
a Suruga não sei qts jogos, mas se der deu, se não der não fará diferença...
a Sul-Americana ja ganhamos... só se não der pro brasileiro (e fala sério, prefiro o brasileiro né, ta faltando essa taça de novo!)
Copa do Brasil seria uma boa...
No mais é isso... prefiro o brasileiro por eu não ter visto ainda :)

Marco disse...

Grande texto, Daniel!
Com certeza, é o maior título que disputaremos em 2009, mas quero ganhar tudo!
Tudo!

Diante dos sucessivos fracassos nos Brasileirão, eu me agarrava à Copa do Brasil para "garantir" mais um título nacional, que era o máximo na época.

A discussão de então, entre a molecada, sobre qual era o maior time passava pela quantidade de títulos nacionais. E, neste quesito, fomos sendo ultrapassados por Fla, Palmeiras e SP.

Marco disse...

Dias destes escrevi sobre títulos terem "prazo de validade", tal como os remédios e alimentos perecíveis.

Seguindo este raciocínio, um título "perde" o prazo de validade quando não é mais capaz de emocionar a torcida.

Basta assistir aos vídeos da Libertadores, do Mundial e da difamada Sul-americana, para nos arrepiarmos dos pés à cabeça, dar vontade de correr para o armário vestir o manto, e sair por aí com o peito estufado, ostentando as estrelas.

Mas duvido que a grande maioria dos blogueiros, ao assistir às belas conquistas da década de 1970, sintam o mesmo.

Claro que as taças estão lá, as conquistas são lembradas com respeito por quem viu e quem não viu estes timaços jogarem, mas a sensação não é a mesma dos títulos mais recentes. Boa parte dos Colorados não as viu ou era tão pequeno que lembra-se pouco delas.

Precisamos renovar estes títulos! É preciso ganhar o Brasileirão e a Copa do Brasil, para mostrar ao Brasil o que todo o Continente Americano já sabe:

O INTER É O MAIOR!

Gonçalves disse...

Bah 2005 foi o ano em que me tornei sócio e do qual também não digeri aquela safadeza toda feita com o colorado, eu sempre tive tal situação como o perfeito "estelionato futebolístico", pense bem, os clubes fazem milagres para manter as contas em dias, contratar jogadores, manter salarios e tudo mais, ae um grupo estrangeiro a MSI que chega com um dinheiro totalmente suspeito da Rússia para a suposta lavagem de dinheiro, contratando jogadores e colocando num Clube sem patrimônio algum de uma hora pra outra...pena que a justiça brasileira é morosa, mas se fosse isto tudo que se desconfia provado e punido judicialmente, acho que ae estaria a nossa fonte de defesa, lógicamente com o apoio geral dos clubes, pois todos foram praticamente lesados...é pena que em parte tudo isto fosse rever´sivl, tiraria um pouco o brilho tendo em vista o tempo espaço dos acontecimentos.

Bah eu gostaria de ganhar tudo o que a gente disputar, esse ano ao que parece a crise financeira até meio que nos ajudou e essa parte da janela de fim de ano pra nós e meio de temporada pra Europa parece que é menor o assédio em comparação a do meio do ano...o certo que o brasileirão deve ser encarado desde o seu inicio como final de campeonato e está comprovado que o número de derrotas tem de ser o menor possivel, está ae o SPFC pra comprovar, mas acredito que a torcida colorada foi bonzinha esse ano e a gente merece todos os títulos possíveis huiahuiahuia..

m.rodrigo.oliveira disse...

Quem era o "mão leve" que roubou a bola do juiz no final do jogo e saiu correndo pro vestiário?

Precisodevcakis2 disse...

Quero o Brasileiro! Esqueçam essa merda de gauchão! Joguem com os reservas!!!


Precisamos nos focar no Brasileiro. O Carvalho e o Píffero precisam baixar uma norma que jogaremos TODOS os jogos do brasileiro com os titulares, força máxima sempre!!!

Gonçalves disse...

M. Rodrigo...o mão leve era o Bira...Bira Burro o apelido huiahuia...

Marco disse...

Uma das melhores coisas que a Chapa 3 fez foi garantir que a eleição do próximo presidente Colorado será decidida pelo voto do sócio.

Só nisto aí todos os Colorados deveriam agradecer aos malucos que se enfiaram na disputa e deram pau nos cartolas.

Porque, sabendo que o Conselho será insuficiente para garantir a permanência deste grupo na diretoria, Dom Píffero II terá que trabalhar duro e garantir-nos, nos próximos 2 anos, títulos e um time decente.

Ou ganhamos muita coisa nestes próximos 2 anos, ou o sócia varrerá esta turma da direção Colorada.

Marco disse...

Louis

posta aí os melhores momentos de Inter x Palmeiras, em 1979.

Vai dar para os mais novos terem uma pálida idéia do que foi Falcão.

O golaço que ele faz, chutando a bola e recolhendo a perna, para evitar as travas da chuteira do zagueiro palmeirense vale o ingresso.

Assistam os dois jogos, mas o de SP foi demais!

Franque disse...

Pessoal, uma pergunta completamente fora do assunto: a Reebok será, mesmo, a fornecedora do material esportivo no centenário? Alguém tem alguma informação sobre os uniformes da próxima temporada? Tem que ser algo especial no ano do centenário...

Guilherme CB disse...

Com certeza será a Reebok, foi renovado o contrato com a marca ano passado e eles estão construindo o museu do INTER.

Com certeza também haverá uma coleção especial em torno do centenário, ano que vem vai ter MUITO material do Inter a venda, tanto RBK quanto licenciados.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

HAHAHA!

Show esse ladrão de bola...

Lembro vagamente do Bira.

E o juíz tentou recuperar a redonda...

Nem me falem nesse 2005, esse ano de 2009 o time pilantrero está de volta.


Não adianta inventar, o papai noel é vermelho !!!

Eber Prado disse...

Com certeza o ano de 2005 foi negro para o futebol brasileiro. Pois o titulo foi nos roubado e ficou tudo como se fosse normal. O clube e o torcedor do Inter foram os bobos desta histáoria toda.

O castigo veio rapido para a MSI, mas de que adiantou no final se os órgãos competentes não tomaram a atitude devida e ainda proibiram o Inter de buscar seus diretos na justiça como bem disse o Daniel.

Por isso a Libertadores e o mundial foram mais do que merecidos, não que fosse apagar tudo aquilo mas nos oportunizou de voltarmos a ser reconhecidos como um grande time das américas e do mundo, levantar a cabeça e seguir em frente buscando cada vez mais titulos, inclusive este tão sonhado que é voltar a ser Campeão Brasileiro.

Raul Pons disse...

Foi muito bom rever algumas partidas do título de 1979! Aproveitando a dica do compacto da final, aproveitei para olhar mais laguns compactos, no youtube. Achei até mesmo Cruzeiro 2x3 Internacional, um dos jogos que eu melhor recordava.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]