sexta-feira, dezembro 19, 2008

11 Comprometidos com o Internacional

Sei que talvez esse assunto já esteja cansando na blogosfera colorada, mas não posso fugir de falar da eleição. A forma audaz como decidimos concorrer sozinhos, as várias dificuldades que surgiam no caminho (desconhecido), o nervosismo de entrar num estúdio de rádio pela primeira vez, o choque de ver a força financeira das outras chapas, as pesquisas que nos encheram de esperança, e finalmente o sopro: “todos passaram”, dito por um cara da comissão eleitoral, minutos antes do anúncio.
Quando decidimos concorrer sozinhos, lá no último “churras-boll” do BV, fiquei orgulhoso e convicto de que eu estava cercado de pessoas sérias. Enfrentaríamos uma disputa com pouquíssimas chances de vitória, mas e daí? Pior que perder, é perder defendendo aquilo que não acreditamos, com nossos nomes ao lado do “malandro” que driblou sua rejeição colocando seu nome nas duas “únicas” chapas.
Tudo era um desafio. Completar a nominata com 165 nomes de sócios aptos a votar, foi o primeiro deles. Mas conseguimos! Entramos no jogo para o Conselho, quando o debate presidencial já era do conhecimento de todos. Então começamos uma peregrinação pelas redações. Fomos no ZH, na Guaíba, no Correio, na Band, na Pampa, dizendo: oi, nós existimos(!), as eleições são distintas, para o Conselho são 3 chapas! 3 chapas! Todos nos trataram muito bem. Uns mais céticos outros dizendo “pena que vocês não têm chances, mas vamos lhes dar muita força nos próximos anos”.
Quando terminamos nossa peregrinação midiática na sexta de noite, na Gaúcha. Fui pra casa pensando. Será que vai dar? Que nada! Eu dizia pra mim mesmo. É muito mais difícil do que tu imagina. E assim chegamos no Beira-Rio, as 7hrs e 30 min de Sábado. Tirei uns pacotes de panfletos do banco de trás do meu carro e, enquanto caminhava em direção ao nosso QG passei ao lado de uma Saveiro lotada de caixas com panfletos da Chapa 1. Um exército de pessoas chegava para distribuir os adesivos e panfletos das outras chapas, enquanto que tínhamos 5 moças para nos ajudar. Ali, até umas 11 horas da manhã eu me sentia feliz pelo que escrevi no texto da última sexta: participar é uma vitória.
Quando as rádios começaram a divulgar 13, 14% para a nossa chapa, tive uma carga de adrenalina: na praia não! Aí foi aquela loucura até as 17 horas, cada eleitor poderia fazer a diferença. Atacamos a fila, eu sentia por cada um que passava e eu não conseguia falar. Sempre tem a margem de erro, vai dar, vai dar! Ao final da votação, como coordenador da Chapa, acompanhei a emissão dos Boletins de Urna e a contagem dos votos em papel. Estava ali na quadra quando um dos integrantes da Comissão Eleitorial, esqueci o nome(perdão), comentou em vós baixa: todos entraram.
Caralho! Não tem como descrever o que senti, mas posso tentar. Olhei o pessoal sentado nas cadeiras, apreensivos, dali também via Fernando Carvalho. Lembrei das crônicas do Manu, Conselheiro! Lembrei da conversa com o Caio e o Alemão num Pub na Nova Iorque, conselheiros(!), o Tiago Vaz e tudo que ele já fez pelo Inter resgatando a história da família Poppe sem pedir nada em troca, conselheiro! O Nelson, cara, o Nelson, Conselheiro... O Everton que sofreu represálias por estar na nossa Chapa, sendo expulso do Consulado de Gravataí que ele tinha muito orgulho em participar. A Diana, glória! Me olhava tentando decifrar o que eu já sabia e que no fundo, todos sabiam. Éramos vencedores, de qualquer jeito. O Dreyer, “Mestre dos Magos”, mas que sempre que pode contribui com muita qualidade, a Elisa, o Fábio Ourique, o Alex, o Pedro, que não entrariam, mas que estavam lá trabalhando pelo grupo, pela equipe.
Quando o Sr. Bonatto começou seu discurso, fiquei pensando o que falar para a imprensa, lembrei de colorados anônimos, sem rosto, sem nome, que estão ali em cada tijolo doado do Beira-Rio, aqueles que abraçamos na hora do gol, aqueles que foram lá e ficaram no sol para apertar o 3. Quem são esses caras da Chapa 3? Uns ninguém, não importa. Também eram assim os Poppe, o Joãozinho Seferim, uns “guris”, ousados, valentes... E lembrei também que eu cresci nos anos 90, o único colorado do grupo de amigos, as festas das quais eu ficava excluído, eles saindo para ir ao jogo e eu, lá, sozinho e colorado... como foi difícil conter as lágrimas. Naquele tempo não havia democracia, mas isso é Inter. E esse sistema de escolha livre dos associados é o que faz com que os dirigentes não se acomodem, estejam sempre comprometidos com resultados, porque sabem que serão julgados por pessoas independentes, que não têm compromissos com grupos políticos, mas com o Internacional. Nós do INTERnet/BV estaremos lá, comprometidos apenas com resultados, com o Inter, nossa paixão.


11 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Boa Mallet !

Faltou dizer que o Dreyer (que estava sentado no meu lado no GIG), ligava à cada minuto pro Celular do Mallet para saber ´alguma coisa`, que por sua vez ia de urna e urna fazer o fechamento oficial, ver os o resultado, assinar e o escambau...sem obviamente atender ao Dreyer !

Imaginem o Dreyer ´nervosinho` ligando pro Mallet que estava prestando atenção no que diziam, e a cada vez que o celular vibrava, ele sobressaltava na cadeira....esta cena hilária de ´pastelão` me acalmou um pouco até o resultado !

romulo disse...

bom, não tive muito tempo de ler o texto, lerei com mais calma outra hora

só estou passando para desejar um ótimo Natal e um próspero Ano Novo à todos, que um ano repleto de realizações chegue até nós :]

Que nosso colorado possa reviver 1975,1976 e 1979 e vencer essa marmelada que é o campeonato Brasileiro!

Muita Paz, Saúde, Grana e Sucesso à todos!!!


Abraços, Rômulo Silva.

Gonçalves disse...

Realmente é dificil não se emocionar a cada relato diferente de cada um que lá esteve, sinto que o pessoal deve nos achar uns malas de tanto que comentamos,mas só quem passou pelo que passamos e que resumidamente está nesses teus relatos é que sabem...lembro que te falei e elogiei pelas entrevistas que tu deu ...e que tu falou que não tinha mistério, porque não estava mentindo e nem querendo esconder nada, só ae as coisas são ditas com naturalidade...isso é uma frase que ficou na minha memória desde então.

Helô Castro disse...

Mais uma vez parabenizo vocês todos por conseguirem essa grandiosa façanha.
Muito bom o texto e consegui me identificar perfeitamente em dois trechos (acredito que muitos também):
"aqueles que foram lá e ficaram no sol para apertar o 3".
e claro, mais ainda com esse:
"(...)eu cresci nos anos 90, o único colorado do grupo de amigos(...)".

Sucesso nesse novo ano cheio de metas a serem alcançadas.

Beijos

Daniel Chiodelli disse...

O que essex cara fizeram é absuRRdo, anoRRmal!

Fábio R. disse...

Simplesmente, FANTÁSTICO, assim como o trabalho de todos que não me canso nunca de elogiar.

Valter Aczel disse...

Guilherme,

O assunto não cansa, pois o feito foi grandioso, do tamanho do clube. É um caminho sem volta e que ainda é difícil saber onde ele levará. O Nelson, em outro post, comentou que agora as cobranças virão, como devem vir. Agora existe uma expectativa por parte daqueles que votaram em vocês e daqueles que gostariam de ter votado em vocês, como o meu caso, do papel que vocês podem fazer e dos benefícios que isso trará a instituição Sport Club Internacional. Nós sabemos que o único que move essa "gurizada" é a paixão pelo Inter e é nesse amor que confiamos. Somos sabedores de que tudo o que fizerem terá como único objetivo elevar o nome do Clube por todas as plagas.
Parabéns e continuem assim, verdadeiros, que o resto acontece naturalmente...

Caio - INTERnet/BV - Conselheiro disse...

Blz Mallet!

Conheçam os Conselheiros do INTERnet/BV.
http://br.youtube.com/watch?v=Rff5AWel3SY

Franco disse...

Parabéns pra vocÊs, lendo esse texto pude novamente sentir que torço para o clube do povo, tenho a certeza que vocês estarão representando uma nação, uma nação sem rosto, sem partidos, uma nação que só luta pelo vermelho.
Parabéns por não desistirem, pela força de lutar contra os "grandes", parabéns por vencer de forma tão estupenda, de forma tão maravilhosa.
Me sinto cada vez mais do Clube do Povo, cada vez melhor representado.
Parabéns novamente e muito bom trabalho pra vocês nessa jornada que se inicia.
Abs.
Mauricio.

Lúcia Bastos disse...

E a noiva continua virgem !!! kkkkk

Cada vez mais percebo que a situação, em especial pessoal do MIG, está SURTADA com o resultado dessa eleição.
Considerando todas as variantes, eles deixaram de fazer 23 cadeiras...
Mais do que isso, eles enxergaram nos resultados da chapa 3 muito do que aconteceu com eles na eleição de 2000.
Estão apreensivos com o que esperar desses desconhecidos conselheiros !
Sim, pq os outros eles sabem como "manejar", mas esses 23 acréscidos dos 2 que antes existiam "solitários" no CD eles nem sabem quem são...
Não desconfiavam do poder de mobilização e, justamente por essa supresa estão de "cabelos em pé" !!!
Como tenho brincado desde que saiu o resultado, a noiva é virgem e, sofrerá assédio de todos os lados.
Alguns já sentiram o assédio nesta semana...
Tá bonito de ver !!!

Elisa disse...

Parabéns Guilherme, mais um texto pra emocionar.

E como o Gonça disse só quem esteve nessa campanha é que tem a exata dimensão do que foi esses dias pra nós.

Valeu a pena cada noite mal dormida, cada reunião. Nunca uma família foi tão forte e unida como a nossa.

Tínhamos insegurança sim, mas a certeza que tudo tinha valido a pena e que se tivéssemos que fazer tudo de novo, faríamos.

Qd chegamos a 07:30 da manhã e vimos nossa barraca vazia, sem uma mesa, cadeira ou banner, no primeiro momento me deu uma tristeza, mas qd começamos a montá-la com a nossa cara, a cara da arquibancada, tive a certeza que já estávamos fazendo história, uma história de paixão e amor por um clube. O nosso clube.

Usarei a palavra da moda pra definir a nossa família INTERnet/BV: É DUCARALHO.

Um Feliz Natal a todos e um 2009 que promete.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]