segunda-feira, dezembro 08, 2008

38 Esse titulo vai para ...




Esse titulo, como todos os outros titulos desde 2006 eu dedico a minha Vó Sonia. Colorada doente que em Setembro de 1979 quando fui morar no Brasil me ensinou como torcer para o Inter. Na epoca morei com ela até 1980 o que me deu a oportunidade de assistir com ela todos os jogos do Inter fora de casa que passaram na TV no Brasileirão de 79. Lembro como se fosse ontem a gente sofrendo e vibrando na grande vitoria das semi-finais contra o Palmeiras no Morumbi, uma virada historica de 3 a 2 com 2 golaços do Falcão (Falcão ou Mococa? Era a ridicula pergunta da Midia do Eixo Paurioca antes do jogo).

Poucos meses antes ainda morando nos EUA eu mal sabia o que era o Inter, Falcão eu não tinha a minima ideia quem era. Mas assim que cheguei no Brasil ela consegiu em semanas me fazer um colorado doente tanto quanto ela. Foi com amigos dela que fui ao meu primeiro jogo no Beira Rio (Inter 1 x 0 Figuerense) e logo depois meu primeiro Grenal (Inter 1 x 0 com gol de Jair de falta no fim do jogo).

Essa foto é de 1988, 9 anos depois de assistir nessa mesma sala com ela, no apartamento dela na Pernambuco com a Cairu, o Brasileirão invicto e tambem foi nessa mesma sala que vi o Inter perder a Libertadores no Uruguay em 1980.

Ela era uma Colorada com a lingua afiada. Não poupava criticas quando tava tudo mal e Gremista então ela adorava mandar pro inferno. Nos Domingos ela jogava Canastra com amigos e era muito engraçado ver ela xingar o mundo quando as cartas não estavam a seu favor.

Numa carta de 23 de Abril de 1986 ela me escreveu:

"... O Nosso time está um fiasco, perdemos o Campeonato do ano passado e vamos de "muletas" nesse ano."

em seguida ela escreve sobre a seleção e o Lateral Leandro da qual eu odiava por ter sido titular no lugar do Colorado Edevaldo na Copa de 82:

"Cada vez que o Leandro joga ou treina na seleção eu e a Olga nos lembramos de ti. Essa nossa seleção é uma "cacaca" acho que nem chega nas finais, é a maior porcaria do Mundo; só ferro velho e debeis mentais!"

No Dia 10 de Janeiro de 1989 ela me escreveu o seguinte:

"...tu nem imaginas como tá o Brasil...até o futebol foi atingido, os craques são vendidos para a Europa. Mas parece que o nosso Inter vai indo bem com esperanças de ser Campeão Nacional."

Em 27 de Outubro de 1995 ela escreveu com otimismo sobre o Inter:

"... o nosso time recém está melhorando; eu quase perdi as esperanças, mas parece que agora vai - e o Grêmio até para Campeão do Mundo é candidato - aguentar Gremista é dose pra elefante!"

Com certeza menos de 2 meses depois ela ficou muito feliz quando o AJAX acabou com aquele sonho Gremista. Imagino que no trabalho dela no IPA ela deve ter feito a vida dos Gremistas um inferno!

Infelizmente em 2000 ela faleceu e nunca chegou a ver essas conquistas magnificas do Inter. Ahh se ela soubesse que fui até o Japão ver o Inter ganhar do Barcelona. Que injustiça depois de tantos anos torcendo. Em 1999 na ultima vez que vi ela, ela me deu um "pin" do Inter que até hoje tá com meu equipamento fotografico e vai comigo onde a camera for. Quem sabe foi esse presente dela que deu uma força a mais para o Gabiru colocar aquela bola no fundo da rede espanhola.

E você dedica a quem essa fase de Ouro do Inter?

38 Comentários:

kla.jk disse...

Louis, belo post, mas tenha certeza que sua avó esta vendo lá de cima tudo que esta acontecendo de bom pro nosso INTERRRR. O Campeão de TUDO. Esta fase eu dedico aos meus dois lindos filhos(andrei e andressa) que com muito esforço estou fazendo ambos torcerem para o nosso INTER.
VAMO VAMO INTERRRR
100 anos 100 mil sócios.

Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...

Eu dedico este título a todos os colorados da história.

Dedico este título aquela imensa massa que coloriu o Beira Rio na semana passada e, mais uma vez, empurrou o colorado para a vitória.

Dedico este título a cada colorado que, seja lá em cada canto do planeta, explodiu de alegria na frente da TV ou do computador quando o Nilmar finalmente enfiou aquela bola no meio do gol!

Dedico este título a todos colorados que ja se foram e que nao puderam vivneciar nossas recentes conquistas mas que, certamente, compartilham a nossa infinita alegria de uma forma ou outra.

Dedico esse título aos colorados que, assim como eu, pensam que única forma de minimizar as robalheiras a la MSI no brasileirao é fazer os times do G4 disputar semifinal e final, pois, se fosse assim, hoje já seíamos penta, coisa que os bambis estariam recém encaminhando...

Dedico este título a todos os colorados que tiveram que assistir de bracos atados aquele ato covarde da expulsao do Tinga em 2005 e que hoje podem encher o peito de orgulho e gritar: EU SOU CAMPEAO DE TUDO!

diana oliveira disse...

q bela homenagem loius, comovente.
abrçs!!

Unknown disse...

Pô Louis. Eu tambem tenho uma vozinha assim. Coisa linda snao as velhinhas dentes de Coloradas. Eu estudei no IPA! O que tu avó fazia lá? Acho que eu lembro dela. Abrass

Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...

Ah eu quase esqueci de dizer proncipal...

Muito legal esse post Louis. Com certeza, como foi disseram ai, a tua avó está muito feliz lá em cima com nosso colorado.

Digo ainda que todos os que acessam esse blog diariamente devem agradecer a tua avó. Sim, pois se ela nao tivesse te ensinado a ser colorado, hoje esse blog nao existiria. E mais, gracas a ela temos hoje circulando na rede documentarios como como o Soy Loco por ti America/Mundo - e muitos outros que ainda estao por vir ;) - que arrancam lagrimas dos coracoes vermelho e brancos espalhados por este planeta.

Obrigado Dona Sônia!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Muito legal, Louis, que Vovó corneta a D. Sônia, hein ?

kkkkkk

Eu dedido a mim mesmo (tenho quase a idade da tua vó....ehehehe) que sofri bastante pós-1980 até praticamente 2000. Meu pai era simplesmente colorado, mas não acompanhava futebol, nunca deve ter ido ao Estádio, trabalhou a vida toda....

Dedico aos colorados como tú, Louis tão longe da querência, mas tão perto, e certamente muito mais fanáticos que os daqui. Ficar brigando com a Internet para ver / ouvir alguma coisa do Inter enquanto que aqui nos basta caminhar um pouco ou pegar um ônibus / carro que estamos dentro do Caldeirão Vermelho, é barbada, por isso talvez reclamo um pouco (hoje de ´barriga cheia`.

Também dedico aos ´jovens colorados` de hoje, entre eles, o meu filho, orgulhosos das conquistas do Inter Século XXI, onde o Inter nunca foi tanto INTERNACIONAL, e contra a arrogância e enfácia de tantos aqui, está claramente em um nível bastante superior, quer esportivo, patrimonial ou social, em relação a quase todos os clubes de futebol do Brasil...

Falando em jovens colorados, é para eles que a chapa3 está pensando, pois muitos deles daqui uns dez anos estarão certamente contribuindo e influenciando com sua juventude e idéias o CD do Inter, A VIDA SEMPRE SE RENOVA...

Anelise disse...

Bah Louis, fizestes lembrar da minha avó falecida - a Isa. Mais colorada impossível. Lembro como se fosse hoje que quando tinha jogo do nosso "co-irmão menor" da azenha à noite, ela ficava caminhando de um lado para outro, fazendo "cera" para ir dormir, daí me perguntava: "O jogo dele já terminou?" Daí eu dizia: Sim, perderam. E ela: "Agora vou dormir tranquila".
Detalhe: Desde que ela faleceu em 2002 e foi enterrada no cemitério de frente pro xiqueirão NUNCA MAIS GANHARAM NADA ALI DENTRO.
Baita secadora minha avó!!!

E o ImorTCHAU se foi de novo!!!

Guilherme Mallet disse...

Sem dúvida que todos nós colorados somos o legado de muitos outros, que nos passaram essa paixão, o Beira-Rio, os costumes, os valores.

Eu também sou colorado por causa da minha vó e de tio que me levava nos treinos para ver o Taffarel.

Abraços.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Dedico a meu pai, que morreu em 2001, aos 51 anos. Morávamos no interior e não tivemos a oportunidade de acompanhar - juntos - um jogo do Inter no Beira-Rio. Mas, entre minhas lembranças mais antigas, está a dele com o ouvido colado no rádio, acompanhando o rádio pela gaúcha.
Mais tarde, já separado da minha mãe e com uma nova família, residindo em Curitiba, soube que ele olhava a tabela do campeonato brasileiro para saber quando o Inter ia jogar lá.
Não acredito no Espiritismo, mas na final da Libertadores, logo após o apito do juiz, imaginei os milhões de colorados que, em algum momento, estiveram no Beira-Rio, assim como aqueles que jamais colocaram os pés ali. Imaginei os muitos que ajudaram a construir o estádio e não tiveram a chance de acompanhar essa fase "fantástica" do clube.
Mas, assim como eu e outros milhares não tiveram a oportunidade de acompanhar o rolo compressor, ou a década de 70 do tri-brasileiro (nessa época o recreativo era apenas municipal, uma larga vantagem nossa sobre eles), nossa geração está sendo privilegiada por ter a chance de ver essa fase de perto, com todos os recursos à disposição para armazenar os feitos.

Unknown disse...

Salve Salve dona Sônia.
Pode ter certeza que ela esta comemorando todos nossos títulos, e nos dando uma luz lá de cima, para no fim, sermos CAMPEÕES DE TUDO.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Imortchau [2],

Mais uma pro meu dicionário intitulado:

- Nada pode ser mais engraçado... !

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A Sulamiranda é tão valorizada que os flamenguistas choraram ontem a conquista da vaga. Mas não foi de emoção. Foi de tristeza.

Inter 100 - sem vaga na Libertadores em pleno centenário.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Paulo, tu parece meio pálido. Por acaso, o esforço de nadar, nadar e morrer na praia (de novo!) te deixou sem forças?
Faz o seguinte, deita no sofá e aluga o Miami VICE, ou senta na frente do computador pra jogar o Gta VICE City.
Inter 100 anos. Sem segunda divisão. E sem tapetão.

Unknown disse...

Não Paulo. O que devemos comemorar mesmo é o vice campeonato. Liderar por tantas rodadas e no fim abrir as pernas. Isso que é glória. Dar a volta olímpica sem ganhar nada.

Unknown disse...

O Grêmio com os recusros financeiros que tinha fez o que podia. Já o Inter, gastou zilhões de dólares para ficar de fora da maior festa do futebol latino-americano.

No ano do centenário do Inter faça como o Nilmar. Seque o Grêmio na Libertadores pela SporTV.

Unknown disse...

PS: Se pararem de falar do Grêmio prometo que não visito mais o blog. Este blog é sobre o Inter. não é?

Lúcia Bastos disse...

Meu pai e os irmãos, estudantes ainda, auxiliaram construção do BR com doação de tijolos.
O mais fanático dos meus tios foi quem primeiro me levou ao BR, tio Genauro, inseparavel de sua bandeira do tempo do rolo compressor, falecido em 1981...
A mais fanática das minhas tias, era fiel parceira dele nas idas ao BR e, inseparavel de seu radinho de pilhas, tia Alba, falecida este ano, viu o Inter avermelhar América e mundo, e flautiou muito os azuis...Essa tinha a lingua bem afiada !!!
O tio que mais me levou ao BR, veio do lado de minha mãe, tio Flávio, ainda vive, mas não tem condições fisicas de ir ao BR. Ele trabalhava em rádio, então muito acompanhei jogo de cabines de imprensa.
Quem me apresentou o Inter não lembro... Mas com certeza, depois que vi o BR lotado, pela primeira vez, em sua inauguração, sequer cogitei outras cores.
Então aproveitando o espaço, dedico esses anos aos tios que forjaram esta colorada !!!

col disse...

Legal a homenagem.

Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...

E vem ai mais um DVD da cemitério producoes. Em apenas alguns dias estará em todas as lojas o filme "INACREDITAVEL: Morto na praia"

geoband disse...

Chora segundino!

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Paulo, se você parar de visitar o Blog, nós vamos rir de quem???
Buenas, parabéns ao Grêmio, realmente, um time que está se acostumando a ser VICE de tudo, chegar a Libertadores é um feito memorável.
Engraçado que não vi nenhum anúncio em jornal exaltando a conquista da vaga... decerto esqueceram...
E o Renato Gaúcho, hein? Baita cagão. Derrubou o Vasco e se mandou. "Isso" é o ídolo da Azenha?

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

"O Grêmio com os recursos financeiros que tinha fez o que podia. Já o Inter, gastou zilhões de dólares para ficar de fora da maior festa do futebol latino-americano."

Ah, Paulo, isso é uma constatação que o Grêmio é time pequeno? Ou entendi errado?

Nem os ricos empresários existem mais, decerto. Pelo que o Goiás correu ontem, a "Mala Preta" deve ter sido fraca.

Julio.Colorado em Sampa disse...

PUTZ!!! Volta olímpica de vice, perdi essa...quando sair o dvd comemorativa da batalha da flanela eu vejo.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Não percam hoje no SPORTV a transmissão da escolha dos melhores do campeonato. Atenção especial para a escolha do melhor flanelinha. A disputa entre Flamengo e Gremio está empolgante.

Unknown disse...

E o título de maior fiasco certamente vai para o Inter, que contratou meio mundo e ficou novecentos pontos atrás do G4

Unknown disse...

Ora Júlio, quem deu volta olímpica foi o Tcheco, só ele, por agradecimenhto a torcida, que ao contrário da colorada, apóia em todos os momentos (dizem que depois do gol do Estudiantes o silêncio tomou conta do Beira-Rio, que só voltou a fazer barulho com o gol do Nilmar). Mais bizarro foi ver alguns camaradas comemorando vice-campeonato na Goethe em 2005.

m.rodrigo.oliveira disse...

Na boa Paulo. Se quizer ficar com a última palavra vai ter sempre mais um pra contra-atacar.

Afinal, tu achas que o Grêmio terminou o 2008 melhor que o Inter. Assim como muitos gremistas que conheço acharam que 2005 foi mais positivo para o time deles do que para o meu.

Lembro da pegunta que tu certamente deve ter feito pra algum colorado (afinal muitos gremistas fizeram pra mim também): O QUE É MELHOR, SER PRIMEIRO NA SEGUNDA OU SEGUNDO NA PRIMEIRA?

Se vocês achavam que a primeira alternativa era melhor em 2005, como vão querer dizer que ser Campeão da Sul-Americana(algo um ZILHÃO de vezes mais significativo e com um ZILHÃO de vezes mais visibilidade que o teu último título importante) não é algo grandioso.

E sobre Libertadores 2009, eu só me pronuncio depois do dia 20 de dezembro. Hehehe.

Fábio Mota disse...

Dedico esta fase ao meu Pai que me fez colorado em 92 com uma carreata pela Copa do Brasil. E que nos anos 90 me dizia q eu tinha nascido nos anos errados pq ele pelo menos tinha visto o grande time da década de 70. Agora ele brinca que não aguenta mais gastar com pôsters do Colorado.

Unknown disse...

Com certeza rodrigo, mas acho que em 2005 o Iter teminou o ano muito melhor que o Grêmio, que não fez mais que obrigação. Esse ano os dois terminaram bem, mas poderiam estar melhores. O Inter tinha time pra fazer uma campanha muito melhor e ir para a Libertadores (talvez até ser campeão) e o Grêmio desperdiçou a chance de ficar com o título. Não acho que o SP seja muito superior. Time bem comum, por sinal.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Paulo, o SP ganhou pque foi o time mais regular. É um time comum? Pode ser, mas um time comum movido à rayovac (o slogan do duracell não grudou na minha mente, sempre lembro das amarelinhas).
O Grêmio, por "n" motivos, desandou. Assim como o Inter. Houve erro de planejamento no lado colorado? Houve. Jogadores chagando fora de forma? Lesões de jogadores importantes? Crises de Hepatite? Tudo isso.
E, no lado azul, uma eleição que, com certeza, deixou sequelas, uma investigação da Receita Federal sobre o Celso Roth, etc etc etc.
O ano termina bem para a dupla? Sim. O Grêmio, na libertadores, mais uma vez, no sonho do tri. E não ganhou nenhum título. O Inter, fez história no Gre-Nal de 4x1, ganhou o Gauchão na final histórica contra o Juventude e conquistou mais um título internacional (a própria Fifa equiparou a Sul-Americana à Uefa), a Sul-Americana. Competição que, com certeza, será vista de outra maneira pelos clubes brasileiros a partir de agora.
E, pra completar, o Inter cunhou o slogan "Campeão de Tudo". Pque hoje, é sim, o único clube brasileiro a ter conquistado todas as competições internacionais ao alcance.
Vai pra LA 2009? Não. Acontece. Mas chegaremos ao Centenário sem rebaixamento, tendo conquistado todos os títulos internacionais disponíveis, com uma visibilidade da marca crescente, o clube com o maior número de sócios no Brasil (ou, talvez, da América, nem sei).
E com uma obrigação tremenda em conquistar o Brasileirão 2009, 30 anos após a última conquista, de forma invicta.
É o ano. O time está aí, a preparação física - dessa vez - não será descuidada, se forem trocadas peças, serão poucas e devemos aproveitar que os concorrentes teoricamente mais fortes, estarão focados na LA2009.

Vinícius-BSB disse...

Amigo tricolor Paulo, a maior prova para nós Colorados do tanto que o Grêmio valorizou o título da Sul-Americana e do golpe que a conquista do Inter foi no Olímpico é o fato de que não há post sobre nosso título onde não existam centenas de comments de gremistas menosprezando-o. O fato de estares aqui é bem representativo. O Inter foi vice do Brasileiro em 2005 (quando foi roubado) e em 2006 (quando foi campeão da Libertadores e Mundial). Não se fez a mesma festa que vocês fizeram ontem, diga-se de passagem. Mas, de qualquer forma, parabéns pela campanha. No mais, podes aparecer por aqui, vais ser recebido com fidalguia e cordialidade, mas te lembra, este é um Blog Colorado. Abraço.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]