quarta-feira, dezembro 10, 2008

7 Rankings

Todo ranking é subjetivo e nenhum é definitivo. Tendo isso em mente, é praticamente impossível classificar e qualificar de maneira PRECISA a grandeza de um clube no que se refere às suas conquistas.

Cada clube, torcida ou jornalista pode elaborar com base na subjetividade um ranking cujos critérios favoreça sua equipe, e assim os mais diversos resultados são obtidos.

O ranking da CBF, por exemplo, de peso considerável se for levado em conta que se trata da entidade reguladora do futebol brasileiro, é cheio de leviandades. Peso dado a competições de maneira incoerente e descriteriosa tecnicamente resulta em uma classificação que premia a supremacia na copa do Brasil (hoje um torneio diminuído em peso técnico, devido a ausência dos clubes que disputam a libertadores) em detrimento do campeonato brasileiro, isso entre outros disparates.

Segundo a CBF, as dez primeiras posições ficam assim:

1.Grêmio 1.978 pontos
2.Corinthians 1.938 pontos
3.Vasco 1.928 pontos
4.Flamengo 1.918 pontos
5.São Paulo 1.879 pontos
6.Atlético-MG 1.868 pontos
7.Palmeiras 1.840 pontos
8.Internacional 1.803 pontos
9.Cruzeiro 1.776 pontos
10.Santos 1.649 pontos

Para quem quer maiores informações, o ranking completo e os critérios adotados podem ser encontrados nos respectivos links.

Há um ótimo artigo na wikipédia que explora as incoerências deste critério, que pode ser acessado aqui.

Um dos rankings que julgo ser mais criterioso, até por se tratar de uma publicação que admiro pela sua seriedade e razoável “imparcialidade” é o da Revista Placar. A Placar atribui pesos diferentes e de maneira mais coerente as mais diferentes competições, o que traz um resultado mais crível à importância das conquistas de cada clube.

A 8ª posição ocupada pelo nosso time é reflexo de duas décadas de ostracismo, os famigerados anos 80 e 90, onde contabilizamos alguns gauchões, uma copa do Brasil e só. Época pra esquecer.

As 11* conquistas obtidas na atual década 5 gauchões (20), 1 libertadores (20), 1 mundial (25) e 1 Sulamericana (10) nos renderam 75 pontos, ficando no mesmo período apenas atrás do São Paulo (112 pontos com 3 brasileiros (45), 1 mundial (25), 1 libertadores (20), 3 paulistas (18), 1 Torneio Rio-São Paulo (4))

Sinceramente, vejo estrutura e perspectivas de títulos pela frente, reflexo do patamar de receita (já são 3 anos entre os clubes com a maior receita anual no futebol brasileiro) e boa administração que alcançamos.

Torço muito que além dos títulos internacionais, voltemos a ter êxito nos torneios nacionais. Nascido em 83, faço parte de um grande número de colorados que não sabe ainda o que é ser campeão brasileiro, e que único feito nesse sentido é uma longínqua copa do Brasil de 92, que já está fazendo quase 20 anos.

Vamo vamo inter! Em busca de mais títulos, mais conquistas, cada vez maior, cada vez mais colorado!

Saudações coloradas

* Inclui as conquistas do Torneio Viña del Mar, Copa Dubai e Recopa que não são contabilizados no ranking por serem considerados torneios não oficiais, e no caso da Recopa, por ser disputado em apenas 2 jogos.

PS: Parabéns a bela iniciativa da chapa 3 e seus integrantes. Como o Daniel brilhantemente abordou o tema ontem e não tenho nada a acrescentar, apenas desejo sucesso e uma enxurrada de votos. Voto este que eu daria com prazer, mas não existem formas de votar aqui do exterior.



7 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Excelente Davi !

Acrescento que a Copa do Brasil não valia NADA anteriormente e agora é um título insignificante que VALE UMA VAGA !

Hoje SER 2º, 3º ou 4º Lugar no Brasileirão TEM O MESMO PÊSO DE UMA COPA DO BRASIL, qual é a pontuação para ser 2º, 3º ou 4º Lugar ?

Isto o Inter tem aos montes nos anos 70 quando não era Campeão,e alguns nos anos 80...

Um título no Inferno da 2ª tem o mesmo peso da 1ª ! Que critério é este ?
Deveria ser tirado pontos de clube que fosse rebaixado ! A CBF ´limpa` a ficha dos inadimplentes e ainda DÁ PRÊMIO !
SUBIDA EM TAPETÃO NEM SE FALA !

Em relação à chapa3, esta é nossa idéia, NÃO DEIXAR QUE JOVENS COM TÚ (25 ANOS) NUNCA TENHAM VISTO O INTER SER CAMPEÃO BRASILEIRO...ISTO NÃO PODE ACONTECER COM UM CLUBE DA NOSSA GRANDEZA !

Abraço Davi

Lúcia Bastos disse...

Oh Davi, manda um procurador votar !!! kkkkk

Cara esses ranking são uma piada...
Cada critério que inventam visa sempre favorecer algum time...
Tem um da FIFA e outro que a FIFA apoia, nesses o Inter aparece lá pelos número 80...
Nem presto mais atenção nesses ranking... Só servia de consolo quando eramos o número 1 no Brasil, agora... Esqueci !!! kkkk

Marcelo Tiarajú disse...

Concordo com a PV, ranking é coisa pra quem não ganha nada! Era nosso prêmio de consolação no milênio passado...

Mais uma, escrevi no Supremacia Colorada o outro dia e reafirmo aqui: O pior dos anos 80 e 90, nem foram as derrotas e os títulos perdidos, o pior, foi ter perdido um geração quase que inteira para o nosso maior rival.

Por isso que eu não perdoo o Império Otomano! Por mim, nunca mais esles pisavam no solo sagrado do Beira Rio.
E ainda tem um e outro que se candidata em duas chapas pra se perpetuar no poder... francamente!

Alexandre R. disse...

Falou tudo Marcelo. A criançada que suportaram aqueles anos de 80/90 e se mantiveram fiéis ao vermelho , merecem todos nossos aplausos.
Eu tb nao perdoo o imperio otomano por ter destruido, ou tentado, uma geraçao de crianças coloradas.

OBS. UM RECADO PRA QUEM FOR VOTAR SABADO. VOTEM CEDO.
A chapa 3 do internet.bv pede o apoio de todos que simpatizam com nossas ideias para que comparecam na eleiçao.

tiago - colorado no canada disse...

Eu FUI uma dessas crianças. Nasci em 77, e a primeira conquista que vi foi um gauchão de merda em 91 ou 92 que comemorei feito louco. Depois veio a copa do brasil de 92, mas nada disso ajudou curar as feridas FEIAS de Flamengo, Bahia e Olímpia.
Acho que dessas três, a do Olímpia é a pior, pq tinhamos mais time. Contra o Flamengo era covardia, e perder de 2 x 1 agg. até foi um feito. Contra o Bahia, apesar de termos metido 3 x 0 neles na primeira fase, revendo jogos e melhores momentos, tenho que admitir que tinham mais time mesmo. E pelo menos nos vingamos na Liber.
Mas tudo bem. Hoje tenho orgulho de ter enfrentado aquela época sem titubear, e tendo uma família inteira de gremistas (excessão do meu pai, que se mudou do Ceará para o RS em 75 e virou colorado na hora, pq... bem... em 75 não tinha outro time né?!)
Essa historinha toda é prá dizer que EU NÃO QUERO IMPÉRIO OTOMANO devolta. Eles destruíram meu time.
Boa sorte a chapa 3. Vou estar torcendo, já que não dá prá votar daqui!

Valter Aczel disse...

Bah, Tiago.

Estou no mesmo barco que tu...
E naquele jogo contra o Olímpia eu tava no Beira-Rio, fui com o pai de um amigo meu... putz, foi muito foda...
Mas ainda bem que eu sobrevivi e me orgulho muito de ser colorado. Acho que até esse período me fez mais colorado, pois tinha que ter muito amor pelo clube para suportar quase duas decadas de ostracismo.
Hoje estou muito otimista com o crescimento da instituição SC Internacional. Está surgindo uma nova geração de torcedores colorados e que muito em breve, voltaremos a ter a maior torcida do Rio Grande, além de subirmos várias posições nestes rankings, hehehe...

Dalhe Colorado!

Polaco na Serra disse...

Belo post Davi...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]