terça-feira, janeiro 06, 2009

20 Frankenstein

Vai chegar o dia (eu espero) em que o futebol do país mais vezes campeão do mundo terá um calendário que amenize as diferenças do poderio econômico entre o nosso continente e os mercados europeu e asiático. Quando esse dia chegar, espero poder ver um Campeonato Brasileiro ocupando praticamente toda a temporada e estaduais nos quais os times da primeira divisão participarão apenas das fases finais, como meros torneios festivos de pré-temporada. Mas enquanto esse dia não chega, o jeito é jogar o velho Gauchão “às ganhas”.

O Gauchão, diga-se de passagem, já virou um título festivo há algum tempo. É legal vencê-lo, contabilizar maior número de títulos, tocar a flauta no rival, mas, no final da temporada, é só pra isso mesmo que ele serve: tocar uma flauta. Não que eu não dê valor ao estadual, pelo contrário, tenho pavor quando o chamam de “ruralito” ou “cafezinho”. Mas o fato é que no futebol contemporâneo e considerando o nível de clube em que pretendemos chegar no âmbito internacional, o Gauchão, com o espaço que tem no calendário atual, não cabe mais.

Pois nesta edição, ele vai estar mais festivo do que nunca. Digo isso após ler atentamente o regulamento do campeonato de 2009 que, pra nós, colorados, começa daqui a exatamente duas semanas, no Beira-Rio, contra o Santa Cruz. A fórmula deste ano é praticamente igual ao Campeonato Carioca do ano passado. Serão 16 times divididos em 2 grupos.

No primeiro turno, os times de um grupo jogam contra todos os do outro grupo. Ao final desses jogos, os 4 primeiros de cada grupo se emparelham em 4 jogos (1° do A x 4° do B, 2° do A x 3° do B e vice-versa), que seguem sempre em jogo único eliminatório até a final. Manda o jogo o time de melhor campanha e, em caso de empate, pênaltis sem prorrogação. O campeão leva a Taça Fernando Carvalho, do PRIMEIRO turno.

No turno seguinte (jogadores com 2 amarelos terão a ficha limpa, mas quem tomar o 3° na final cumprirá a suspensão na primeira rodada), os times jogam contra os integrantes de seus próprios grupos e, ao final, voltam a se enfrentar em quartas-de-final, semifinal e final em jogo único, tal qual no primeiro turno. O campeão erguerá a Taça Fábio Koff, do SEGUNDO turno.

Se o mesmo time vencer os dois turnos, será o Campeão Gaúcho. Se forem dois times diferentes, enfrentar-se-ão em dois jogos, sendo o de volta na casa do de melhor campanha em todo o campeonato. Desempate, se necessário, em saldo simples, saldo qualificado e, por fim, pênaltis (sem prorrogação).

Na minha opinião, o Campeonato Gaúcho de 2009 é um verdadeiro Frankenstein. Um monstro da ficção que vem para nos divertir na ausência de coisa melhor. Considerando que se trata do Gauchão, acho que é válida a iniciativa. Apenas fica a ressalva de que os times que não se classificarem para as quartas-de-final do primeiro turno ficarão duas semanas inteiras sem jogos oficiais. Aí, não tem clube profissional que resista. Menos mal que todos os times do interior receberão, ao menos uma vez, um dos times da capital. Por falar em times da capital, o clássico do primeiro turno vai ser jogado em campo neutro, em Erechim, no dia 8 de fevereiro.

Vai ser um campeonato divertido. Um time pode ser lanterna no primeiro turno, mas se ficar em quarto de seu grupo no segundo turno, pode até ser Campeão Gaúcho. É formulismo pra ninguém botar defeito! Com isso, há a possibilidade de se ter até 5 gre-nais até o fim do campeonato, embora eu ache que confrontos demais num curto espaço de tempo, por um título que não chega a ser a prioridade do ano, pode acabar por banalizar um pouco o clássico.

Mas, vá lá. Como eu disse, é um título festivo. Quer dizer, festivo pra quem ganha!



20 Comentários:

Schroder-EUA disse...

valeu Daniel, eu nem sabia que ia ser assim...e as taças terao esses nomes mesmo?? Estranho!

Mas é tudo festa até alguem importante se machucar! Ano passado alguem se machucou no gauchao..quem foi Guinazu? Nao acho que foi Nilmar...Guina foi la em Dubai...

Por mim o Time A so joga no Beira Rio e nas finais....

Davi disse...

É muito parecida com a formula do campeonato carioca, só que lá, se classificam apenas os 2 primeiros de cada chave.

Eu gosto dessa forma... No campeonato carioca, ao menos, funciona, e bem. Podemos ter um gauchão com vários grenais, dando maior peso a competição...

Abs

Polaco na Serra disse...

Boa Daniel, também estou com receio a esta mudança, confesso que mesmo sendo talvez uma opção para tentar dar mais emoção ao nosso certame, tenho maior simpatia pela fórmula anterior... ainda sabendo que a maior culpa pela falta atratividade não está nas fórmulas em questão, mas sim na qualidade apresentada pelos nossos times locais (leia-se interiror).

Iuri disse...

Por falar em Frankeinstein, uma notícia alvissareira:
http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=92794

Parece que finalmente os dirigentes escutaram o que tudo mundo pede: escudo limpo, sem firulas.

Cadê os nossos representantes no CD para comentar? O post do Nelson foi bom, mas careceu de pormenores.

Guilherme Bello disse...

Iuri... ia mesmo comentar a respeito dessa notícia..

FINALMENTE vão limpar o escudo colorado mostrar que clube grande não precisa encher a camiseta de estrelas.. o próprio escudo já mostra as suas glórias!

pra mim, a melhor notícia de 2009 até o momento..

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Finalmente vão limpar nossa histórica camisa. Finalmente vou poder comprar novamente uma camisa do SCI.

Quanto a fórmula do Campeonato Gaúcho, particularmente, NÃO ME AGRADA. Até onde sei parece que foi inspirada no Campeonato Carioca, cujo sucesso e história até onde sei, não é o que podemos chamar de "exemplar".

Gilberto Colorado do Brasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme CB disse...

Olha só, eu sou contra a disputa de gauchão a tempos já.


Time de primeira grandeza como o Inter tem que focar LA no primeiro semestre (na falta, pode ser a copa do Brasil)

E no segundo semestre apenas C. brasileiro.

Gauchão como disse o Daniel serve apenas para flauta.

Lúcia Bastos disse...

Parece que o "mosntro" já está criado, então vamos esperar que ao menos não "atue" contra nós...

Embora "sem" emoção, formula de pontos corridos do brasileirão ainda é a mais justa.
------------------------

Guilherme, uma das poucas diferenças entre gauchão e copa do Brasil é que esta leva o campeão direto pra LA.
No mais o nível técnico de muitas equipes, na CB, é muito inferior ao da maioria dos adversários gaúchos, sem contar os péssimos gramados, os desgastes com as viagens e, até as possiveis doenças contraidas, como ocorreu com a tal hepatite em 2008.

Marco disse...

Não gosto dos tais estaduais, mas sem eles os times do interior, de onde vieram muitos craques e bons jogadores, desapareceriam. Com isto, perde o futebol brasileiro no todo.

Mas o Gauchão tem outro mérito, além da flauta e da lavagem de certas toucas: classificar para a CB, o melhor atalho para a Libertadores. E a CB é, para quem está fora a LA, o melhor que se tem a fazer no 1° semestre.

Quanto à necessária limpeza do escudo, só tenho uma coisa a dizer: QUE MERDA!!!

Embora seja a favor de limpar nosso escudo, cansei de esperar e acabei comprando uma branca manga longa com aquele trambolho perpetrado por Dom Píffero I.

Pelo menos, sem a coroa, o reinado de Dom Píffero II parece que será mais, digamos, republicano.

Marco disse...

No post anterior, do Louis, alguém criticou-me por chamar esta direção de perdedora.

PERDEDORA SIM!

Quem ganhou a Libertadores e o Mundial não foram Dom Píffero I e Giovani Luigi.

Foram Fernando Carvalho e Vitório Píffero. A duplinha acima só não foi mais vexatória porque, prevendo o desastre e a consequente perda do poder Colorado, chamaram FC às pressas para botar ordem no Depto Futebol.

Aos desavisados: favor não misturar o que foi feito de 2003 a 2006, anos gloriosos, com as lambanças de 2007/2008.

Só para constar.

Gonçalves disse...

Ontem falamos com o Representante da Rebook,se não me engano o pessoal o chamava de Edu, que ao que parece já trabalhou na própria área de marketing do Inter, até mesmo disse que já foi candidato a conselheiro, mas acabou saindo diante de uma proposta de emprego que lhe impossibilitaria dar a atenção a função, o Conselheiro Fabrício o indagou sobre como andava o projeto da camiseta e ele não respondeu nada, disse que esse assunto é mantido em segredo absoluto e que ele nada poderia adiantar, claro para nossa decepção, mas nos pareceu ser um profissional muito bem esclarecido e capacitado pela empresa distribuidora de materiais esportivo.

Gonçalves disse...

Quanto a fórmula do campeonato, acho que seja muito mais para que algum clube tenha algumas chances de conquistar um turno que seja ou até mesmo o campeonato, para o Inter servirá de laboratório mais uma vez e que ao menos desta vez seja muito bem explorado, para entrar com afinco nas competiçõe de maior interesse.

Iuri disse...

ô gonça, essa tua informação só mostra como precisamos URGENTE de um dia da semana para posts somente sobre o conselho e informações vindas da nossa querida chapa3.
Pode parecer nada, mas essas pequenas coisas valem muito para nós torcedores da arquibancada que sempre ficamos longe das decisões e pessoal que decide.

Abraço.

Gonçalves disse...

Sim Iuri prontamente poderemos externar algo, só que existe um código de ética no Conselho...código esse que ainda está em adaptação, mas é certo que se cara da Rebook tivesse dito algo e nos falasse para não dizer nada, infelizmente esse tipo de coisa não se poderia comentar abertamente né? Esse é meio um preço que pagamos por ter aceitado tal função, mas o bom que agora até tipo temos com quem indagar sobre algo da Rebook quando achar necessário, um fato importante que ele cuida de todas as ações pertinentes a marca e produtos, problemas de lojas e franquias não é com ele, deixou isso bem claro.

Marco disse...

A Reebok está certa em não divulgar, ainda, nada sobre a nova camisa.

Tem mais é que fazer suspense, e ir soltando aos poucos para criar interesse.

Só de falarem que sumirão aqueles penduricalhos pifferianos ridículos do nosso escudo, já deu água na boca para comprar outra.

E o vermelho tem que ser aquele vermelho-vivo, da década de 1970.

Fábio Mota disse...

Olha a notícia.
Inter contrata goleiro Michel Alves, ex- juventude.

Esse Gauchão é mais um Frankstein criado pelo Noveletto. Lembram daqueles anos em que a dupla Gre-Nal e a Ca-Ju jogava em um grupo e todos os outros do interior em outro grupo. E as finais eram disputadas depois, em meio ao Brasileirão????

Marco disse...

Michel Alves é bom goleiro, gosto dele. Saiu do Juve porque pediu muito alto para renovar, dará trabalho ao Lauro.

Quanto ao Gauchão, a fórmula é ruim, mas beneficia Inter e Gremio.

Poderemos nos dedicar às copas mais importantes, e jogar com time B no Gauchão.

E, se a coisa encrencar na classificatória, dá tempo de meter o time A para se classificar para os mata-mata.

Assim, não repetimos o fiasco de 2006 e elas, as gazelas, o de 2007...

GILSON - PR disse...

O gauchão é um título que devemos conquistar, pois mostra quem manda em casa. Servirá como preparação para as outras disputas que ocorrerão concomitante ou logo a seguir, copa Brasil e Brasileirão. Eu acho e esse ano é obrigação conquistarmos pois as gazelas estarão preocupadas com a LA.

Guilherme Mallet disse...

Essa fórmula bizarra afasta o torcedor que não a entende.

O maior problema do Gauchão são os jogos em estádios sem a menor condição de receber jogadores profissionais de alto nível.

A salvação do Gauchão seria investir em estádios em cidades pólo, e os times da região só jogariam por ali.

Daria para fazer um bom campeonato, desde que houvesse gramado e infra-estrutura para os jogos.

Um abraço,

Guilherme

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]