terça-feira, janeiro 20, 2009

27 A Guerra dos Cem Anos

A incapacidade de encontrar soluções diplomáticas para os mais variados conflitos de interesses (políticos, econômicos, étnicos, religiosos, etc.) é o que, muitas vezes, acaba por dar origem aos indesejáveis confrontos armados mundo afora. Mas são tantos os exemplos de guerras na história da humanidade e tantos os conflitos bélicos que teimam em continuar existindo que chego à conclusão de que as guerras exercem um certo fascínio no ser humano.

O estudo das mais variadas táticas de guerra é algo, de fato, interessante. Contudo, basta cair a primeira gota de sangue para que aquilo que até então parecia fascinante se torne algo horrível, deprimente, injustificável.

Felizmente, quando me envolvo em guerras, é sempre no sentido figurado. Ocorre que ao falar de futebol, usamos muitíssimo um linguajar bélico. Nossos times têm suas formações táticas, estudamos os movimentos dos adversários e treinamos ataque e defesa. Temos artilheiros, pontas de lança e até mesmo arqueiros. O comandante fica na casamata e queremos que os seus comandados sejam aguerridos dentro de campo.

É uma cultura tão arraigada que utilizamos esses termos diariamente com total naturalidade, sem querer fazer qualquer referência à violência. Felizes de nós que podemos guerrear dessa forma, sem derramamento de sangue. Gostaria que todos os torcedores, de todos os times, também pensassem dessa forma.

Nesse contexto, e somente nesse contexto, eu adoro as guerras. E também fico extremamente feliz quando ouço declarações como a do nosso “soldado” D’Alessandro, que disse: “Estamos preparados para a guerra.” Perfeito! É isso que quero e é isso que espero de todo e qualquer jogador que defender as cores do Internacional.

O Inter é um clube com uma história muito bonita, cuja fundação foi inspirada em princípios como o pluralismo e a impessoalidade. Ao longo de sua existência, continuou quebrando paradigmas, consolidando-se como um clube que rejeita preconceitos, afirmando uma identidade bastante popular e contando com a participação dos torcedores no seu crescimento, como na construção do estádio Beira-Rio.

Ouso afirmar que a história de cada torcedor colorado daria um belo livro. A paixão que move os torcedores deste clube vai muito além da mera simpatia por um time de futebol. Há uma identificação com princípios e valores, com história e atualidade, que faz com que seus torcedores sintam-se compatriotas, membros de uma verdadeira nação.

Além disso, jogadores que aqui “nascem”, tornam-se defensores fervorosos do clube. Muitos atletas que para cá vem, acabam se “naturalizando” colorados, firmando residência em Porto Alegre e fazendo do Beira-Rio sua segunda morada.

Dentro de campo, o Inter formou times memoráveis. O Rolo Compressor, na década de 40, consolidou a hegemonia colorada no futebol regional. O grande time da década de 70, desbravou as fronteiras do Rio Grande conquistando os primeiros títulos nacionais do futebol gaúcho. E no início deste milênio, o clube resgatou sua grandeza, conquistando a Libertadores e a Copa do Mundo de Clubes.

Portanto, toda vez que entrarem no gramado, quero mesmo ver os jogadores do Internacional com esse espírito aguerrido pronunciado pelo D’Alessandro. A torcida e a história de um clube de futebol fazem parte do seu patrimônio, mas é também das vitórias dentro de campo que essa coletividade se alimenta. Então, a cada partida, um exército inimigo entra em campo querendo tirar o alimento da minha nação. E para cada uma dessas batalhas, onze escolhidos terão a honra de lutar por um povo quase centenário, que depositam neles sua confiança, sua esperança e seu amor.

Ao vestirem o fardamento colorado, ao ostentarem nossos símbolos e nossas cores, esses guerreiros estarão defendendo toda uma história, todos aqueles princípios, todos aqueles valores que inspiram o clube desde a sua fundação. Estarão representando também a história de vida de cada torcedor, seus sentimentos, seus sofrimentos, suas angústias e suas expectativas

É isso que quero que nossos jogadores tenham em mente e levem em seus corações. Eles são os escolhidos, aqueles que têm a honra de defender não apenas o desejo de meros simpatizantes, mas os sonhos e a felicidade de um povo, de uma nação.

Estaremos nas arquibancadas, torcendo e apoiando com o nosso grito. Sempre em paz, pois essa guerra é simbólica, metafórica. O jogo tem suas regras e estas devem ser seguidas à risca.

Eis a nossa guerra, e que possamos continuar lutando por mais cem anos e depois mais cem, e, assim, eternamente, na mais absoluta paz!


27 Comentários:

Fernando Gonçalves disse...

Excelente texto, Daniel !

É isso aí ! Vamos para a guerra mas com paz no coração.

Luciana disse...

Olá,

Tem um Prêmio para vocês lá no Sangue Guerreiro (sangueguerreiro.blogspot.com)!Passem lá e pegue o seu selo!

Abraço e Parabéns!

Cleber_Tapes/RS disse...

belo Texto...

é uma gerra sim, e também as vezes tem derramamento de sangue sim....
com o Indio na final contra o barça....hehehe

mas é isso ai....

Hoje ja vamos ter uma amostra do que esse time pode nos oferecer esse ano....

Gonçalves disse...

Talvez esse seja o inicio de ano que sempre esperamos, um time pronto , já entrosado, igualado fisicamente,com bons jogadores, novas apostas em setores contestados nesses dois anos passados mas que terão a oportunidade de entrar de maneira gradual com uma sistematica de jogo definida e entrosada...espero que a lógica esperada não nos dê um golpe ou pregue uma peça no que está por vir em termos de campeonatos a serem disputados, mas se tudo correr bem como a gente acredita que possa ocorrer...esse ao certamente servirá de exemplo para que sempre iniciemos assim de forma organizada, vamos pra guerra então, todos que puderem ao Beira Rio no dia de hoje.

Obs.: pessoal da chapa 3 e dos blogs estarão pelo bar do Celeiro de Ases , aquele na frente da entrada da popular, quem chegar um pouquinho cedo passe por lá, pra bater um papo, ok?

Thiago Alexi Freitas disse...

vou tentar chegar mais cedo pra trocar uma idéia ao vivo, mas tive uma idéia agora que pode alavancar um pouco mais nosso clube a nivel nacional.
ontem a tarde vi um documentário sobre o manchester united na sportv ou na espn(não lembro exatamente qual). a um tempo atras vi um documentário sobre o Boca também passando na sportv. porque o inter não faz um documentário falando desde as origens do clube, passando pelo rolo compressor, construção dos estádios, decada de 70, etc... e fazer com que esse DVD passe na sportv no dia do centenário do inter pra mostrar pra todo o brasil a história maravilhosa que esse clube possui? nem que o inter tenha que comprar o espaço, acho muito interessante a idéia, pois angariaria torcedores de todo o brasil e, com o time que possuimos atualmente, facilitaria a identificação de muitos torcedores com o nosso clube do coração, fazendo-o crescer e, quem sabe, até passar dos 100mil sócios!

gostaria de saber a opinião dos demais amigos daqui sobre o assunto

grande abraço a todos,
Thiago Alexi Freitas

Daniel Chiodelli disse...

Thiago, acho a idéia excelente. Contudo, a história do clube ainda está sendo revelada. Há muitos fatos que pessoas como o Tiago Vaz e o Prof. Raul, em suas pesquisas, recém estão conseguindo desvendar. Daí a ter isso oficializado pelo clube vai um tempo. Mas é uma semente a ser cultivada. Um documentário na TV brasileira, hoje, acho que só se fosse pago e muito bem pago. Mas é uma idéia interessante.

m.rodrigo.oliveira disse...

Não precisa ser pago, não.

Basta um bom trabalho da assessoria de imprensa do clube e dos dirigentes junto ao Clube dos 13 e da Globo Esportes.

geoband disse...

Baita post Dani!

E esse Dale é craque fora do campo tbém. Declarações como essa devem servir de exemplo para todos. O Inter é maior que qualquer um.

Geoabraço.

Renato Rolim disse...

E ae galera... O que vocês acharam da declaração do Kleber.... Que vai aguardar um pouco para ver se tem propostas da europa,se não houver dará prioridade para o inter...
Por mim, já nem precisa vir... E vocês?

m.rodrigo.oliveira disse...

Madruga.

O Kleber está fazendo o certo. Como qualquer profissional, elenca as suas prioridades. Quem comprou o seu passe também o fez pensando em uma negociação com o exterior.

E o Inter sabe que a contratação desse jogador será um negócio de ocasião.

Portanto, não vejo problema.

Marco disse...

Sensacional!
Incorporando um termo cunhado pelo genial Nelson Rodrigues, somos os Colorados uma Pátria de Chuteiras, literalmente.


Falando no Índio... lembrei de um jogo dele, ainda no Palmeiras, em que ele começou a babar em campo.

Lembram-se disto? Acho que foi um dos últimos jogos dele. Os adversários ficaram com medo dele, ele babava feito um cachorro louco.

Marco disse...

Quanto ao Kleber, só tem que tomar cuidado com o contrato.

Se ele está afim da Europa, não pode fazer contrato com clásula onde ele acorda de ovo virado, e bate as asas para o exterior, sem deixar um centavo aqui.

O Inter não pode se prestar a isto. Mas o cara joga muiiiiiiita bola, o Nilmar vai fazer a festa.

Marco disse...

BOMBA! BOMBA!
Vi isto no Globo Esporte, na hora do almoço, e agora está no site:

"O Lyon tornou oficial em seu site que liberou o atacante Fred para se transferir, a custo zero, para um clube brasileiro."


Tá brincando? Traz este cara hoje!

m.rodrigo.oliveira disse...

Estava ouvindo o Fernandão dando entrevista agora na Gaúcha. No final, um repórter comentou que o Inter ainda não divulgou quem será o novo capitão. Então perguntou quem ele achava que estava preparado pra assumir a braçadeira.

Primeiro ele desconversou, mas depois ele falou que se ficarem muito indecisos, podem ir buscá-lo lá no Catar pra assumir como capitão novamente.

O cara está com o pé que é um leque pra voltar.

Cleber_Tapes/RS disse...

Time pronto

pré temporada perfeita

preparador físico

bons jogadores

a 40 dias atraz campeão de tudo

entrosamneto

eeeeeee


empate contra o glorioso Santa Cruz em casa.....

um time que veio pra empatar e empato, ainda bem que eles vieram pra empatar e não pra ganhar.....hehehehe

dia pra esquecer ontém....

a gurizada fez um baita jogo contra o São paulo mas infelizmente perdeu nos pênaltis
O São Paulo é um bita time, é um baita clube e vão ganhar tudo esse ano novamente.... infelismente

esses guriz do inter ganhariam fácil fácil do Santa Cruz

esse centenário !!!!!

preparem-se pra fortes emoções....

oremos

geoband disse...

Cleber, seu... seu corneta!
Huahauhaiuhaiuhaiuhaiuha

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O Cleber só não falou Dele, que foi ontem o maior fabricante de contra-ataque do S Cruz

Anônimo disse...

inter 2009 = eh o velho inter covarde e sem centroavante de 2008.

Pablo Faria disse...

Ano novo, centenário inédito, mas notícias e desculpas conhecidas... "Falta preparo físico", mas quando foi mesmo a última vez que tivemos? Ih, nem lembro... Ah, foi no mundial. É isto. Bem, vamo que vamo. Só espero que ontem não tenha sido um prenúncio no ano que nos aguarda (empate no gauchão e derrota na copinha). Tomara seja uma destas histórias curiosas, em que tudo começa mal e acaba surpreendentemente bem! Saudações coloradas!

cjr-sp disse...

Aqui tinha que ter um post para se falar como foi o jogo de ontem.

TÁ MAL O BLOG VERMELHO.

Alguem tem que ficar responsável nesse blog para colocar um post NOVO imediatamente após o jogo para que logo após, colorados do mundo inteiro possam falar sobre o JOGO. E nao obstante isso o POST deve permanecer aí no dia seguinte no topo ou ao lado.

Fica a minha sugestão, pois do jeito que está tá mal.

*****************

Sobre o Inter, ENQUANTO ALEX FOR JOGADOR DO INTER...E PELO FATO DE NAO MARCAR NINGUEM EM CAMPO...TUDO É POSSÍVEL...ATÉ MESMO PERDERMOS O GAUCHAO COM ESSA NABA DE JOGADOR.

2009 tende a ser pior que 2008 com certeza.

Guardem bem o que estou dizendo agora.

BOLÍVAR NA LATERAL É UMA GOZAÇAO.
CORDEIRO NAO PRECISO MAIS VER. É NABA, ASSIM COMO O TITULAR MARCAO. SENAO VIER O MASCARADO KLEBER TAMO SIFU POR ALI TB.

E as ovelhinhas de TITE tomaram conta...RUINSINEI entrou ontem...até que tentou se esforçar, dando uns carrinhos. Nilmar, o de sempre, bom jogador, mas nenhum juiz dá penalti nele mais, e continua o NILPERDEGOLS.

Como alex quando marcado nao faz NADA, o que foi o caso ontem, ficamos em branco.

ALVARO tb NAO DÁ. É UMA MEIA NABA.
SORONDO TEM QUE VOLTAR LOGO.

**********************

Assisti os dois jogos ao mesmo tempo ontem...e o time de guris, tem bons valores mas nada que vá sair dali para titular do Inter.

Tem Léo, Marquinhos e olha lá...e ontem tavam mascarados. E tb nao sao nada de especial. Assim como o timeco do SP tb era muito ruim e ganharam na sorte, tudo pq o INTER ADOTOU O SISTEMA DO TITIKA NA BASE E OS GURIS JOGAM NA RETRANCA TAMBEM. JOGARAM QUASE QUE COM MEDO DO SAO PAULO QUE É BEM RUIM. JOGARAM ATRAS TENTANDO SE DEFENDER NUM GRAMADO TOTALMENTE ENCHARCADO. TECNICO BURRO. DEVERIA TER POSTO O GRANDAO BEM ANTES E TERÍAMOS GANHO O JOGO.

E o Goleiro RESERVA DO INTER QUE JOGOU ONTEM, POIS PARECE QUE O TITULAR TEVE PROBLEMAS PARTICULARES E VOLTOU PARA POA, ENFIM O GOLEIRINHO NOSSO ERA UMA GOZAÇAO....RUIM, BAIXO.

GOLEIRO COM MENOS DE 1,93 DEVERIA SER PROIBIDO DE PASSAR NAS PENEIRAS COLORADAS.

Enfim OREMOS....

PS. NEM LAURO E NEM MICHEL ALVES SAO GRANDES GOLEIROS. COMO EU JÁ FALAVA ANO PASSADO. SAO RAZOÁVEIS. E NADA MAIS.

Que se busque o Cassio ex- Gremio. Ou o BOECK que era um belo goleiro.

Era isso...

sds coloradas.

PQ NAO DEMITIRAM ESSE PREPARADOR FÍSICO DO INTER AINDA ????

cjr-sp disse...

Bom como desculpa que serve para os jogadore colorados...

QUEM É QUE QUER JOGAR ESSA NABA DE GAUCHAO. CAMPEONATO FALIDO, CHATO E MODORRENTO. SEM MOTIVAÇAO NENHUMA MESMO.

Nesse ponto dou um desconto para os jogadores...

Os regionais acabaram...QUANDO É QUE VAO VER ISSO ????? BAITA TRECO CHATO DE SE VER.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Não consigo entender o pavor. Foi o primeiro jogo do ano num campeonato que para muitos deve servir só de preparação para o restante do ano. No final, esse empate não vai significar nada.

CJR:
Vai por mim, o preparador físico do Inter é muito bom. Da um tempinho e voce vai concordar comigo.

cjr-sp disse...

Bom, pelo menos teve uma coisa boa ontem...EU NAO VI O ANDREZINHO EM CAMPO ONTEM....hehehehe.

***************************

Taison, no lugar do tal paulinho foi uma decisao acertada, taticamente. Agora o TAISON tem que ficar duas horas a mais por dia em treinos para treinar como chutar. E outra alguem tem que dizer para esse guri que ele nao é grandes coisas, tem muito que aprender,...e que se dê por contente quando passar por um marcador. Aí tem que soltar a bola rapidamente e nao querer passar por todo mundo. Pq senao o guri se acha o garrinhcha e quer passar por 2,3 marcadores e aí perde a bola e gera contra-ataque.

***************

ALEX JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR...
VENDAM ELE AINDA NESSA JANELA. TROQUEM PELO KLEBER COM O DINAMO DE KIEV. E DEEM O ANDREZINHO DE BRINDE POR FAVOR.
MAS PELO JEITO NINGUEM QUER ESSA NABA.

Anônimo disse...

CJR-SP-Fifa,

alvaro eh nosso melhor zagueiro. mas eu concordo que o problema do inter eh o alex e as laterais.

kleber deve vir para tirar nabao do banco e o garoto do coxa vem para para por bolivar no banco.

precisamos de um centroavante para tirar alex do time. quando alex resolver marcar e correr atras da bola ele poderia voltar no meio igual a libertadores 06. quando isso acontecer, eu tiraria o magrao do time, mas tite vai tirar o garoto paulinho pq ele eh bom jogador e magrao seria mais parecido tecnicamente com o edinho.

Anônimo disse...

sim, ninguem quer o alex. e se por ele no banco, nunca sera vendido.

cjr-sp disse...

Como eu já sei disso tb, por isso eu sugeri troca-lo pelo Kleber ou alguem que valha a pena.

Vai Alex e vem Kleber do Dinamo de Kiev, e damos o andrezinho de brinde ou o ruinsinei.

**************

Mas para lá o Gran dodoi nao vai querer ir né...é muito frio, os caras chegam duro demais, ou seja, ele quer o futebol sem marcaçao dura da espanha ou VIVER ETERNAMENTE EM PORTO ALEGRE NO CALOR DA TROCIDA COLORADA QUE CEGAMENTE O ADORA.

Bom, tomara que o Badanha esteja certo e que o guri que veio do Coxa jogue alguma bola e que deixem o guri jogar no gauchao para a gente ver...senao depois nao vai jogar né...sabe como é né....o INTER É O TIME DO CARTEIRAÇO e das ovelhinhas do TITIKA.

Cleber_Tapes/RS disse...

a para....

o time milionário do inter empata em casa com o santa cruz que tem um goleiro mais velho que o clemer e a culpa é do Alex ?????

só se o Alex é um fenômeno.... pra ter tal importância assim....


o time todo..... TODO.....

jogo bost... nenhuma.....

eu não vo aqui achar um ou dois culpados....

o time do inter era pra entrar com meia dúzia de jogador em campo e ganhar daquele time.....

o que aconteceu ontém só tem um nome


SALTO ALTO

são muitas vedetes em campo....

e um treinador que não tem pulso pra comandar jogadores assim....

ou eles encaram com seriedade ou vão penar....

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]