sábado, janeiro 24, 2009

33 O Atacante e o Escanteio

A falta de um goleador no Inter é algo eminente. Apesar de Nilmar ser muito rapido em suas arrancadas e desconcertar os defensores adversarios com dribles longos ele não é um goleador nato, não daqueles que resolvem de costas para o gol, sob pressão em espaço reduzido.
Haja a vista a quantidade de gols marcados em contra-ataques ou em chutes de longa distancia e em contrapartida os poucos gols feitos de cabeça na ultima metade de 2008.

Esse numero não é exato mas no jogo contra o Nautico no BR por exemplo cobramos alguma coisa em torno de 25 escanteios até balançarmos as redes
Nilmar é um grande jogador, disso não se tem duvidas, mas a presença imponente dentro da area me agrada, não só pelo fato de estar convencionado que o camisa 9 tem que ter no minimo imposição fisica mas pelo aproveitamento gerado pelo individuo em bolas lançadas na boca do gol.

Alguns podem até discordar alegando não termos laterais com fortes ambições ofensivas. Oque é fato. Mas é fato também que para um time que já foi até campeão brasileiro usando a cabeça em uma cobrança de escanteio o aproveitamento do corner recentemente tem sido terrível. As estatisticas mostram por exemplo gols de cabeça marcados por zagueiros,especialmente Indio. Não que isso seja demerito mas traz a tona as fragilidades do ataque.

Temos ainda bem vivos na memoria gols antológicos marcados por Fernandão, nosso ultimo centoavante titular, depois de belas bolas vindas da linha de fundo. Obvio que bons cobradores facilitam o trabalho e na maioria das vezez tem um alto percentual na participação positiva, mas nesse quesito estamos muito bem acessorados atualmente por D'ale e Alex.

No Futebol pode até haver distinção entre o gol de placa e o simples feito pelo gigante que pouco vinha participando da partida mas na sumula não consta a qualidade e sim a quantidade de gols anotados e gol bonito não ganha titulo.
Infelizmente não sabemos exatamente oque apresentava Luis Carlos nos treinamentos oque sabemos é que não agradaram o TT e as oportunidades ficaram aquém das expectativas e sua paticipação foi praticamante nula.

As noticias que foram vinculadas na imprensa com relação a contratação do Alecsandro dão conta que sua estatura (1,81mt) não tem sido empecilio para ser bom cabeceador. Esperamos anciosamente para que assim seja pois o Nilmar terá companhia oque pode facilitar as jogadas de flanco e por ventura escanteios.
Esperamos anciosamente que ele faça gols simples e que os tiros de canto voltem a criar grandes expectativas nas arquibancadas.

33 Comentários:

col disse...

Pois eh Mr. Jones, `as vezes parece que quase todos no BR nao sabem que Nilmar eh SEGUNDO atacante.

E essa escalacao do Alex como meia adiantado/atacante nao consigo digerir. Fico com azia. F* todo o time.

Nilmar + Alex no ataque = centenario perdido.

Neto disse...

“Qual o melhor blog colorado?” Convido o blogueiro e seus leitores a acessarem http://linksdointer.blogspot.com/ , votarem nessa enquete e conheçerem um site diferente sobre o Inter, criado com o objetivo de ajudar o torcedor a encontrar qualquer informação sobre seu time.

Neto disse...

“Qual o melhor blog colorado?” Convido o blogueiro e seus leitores a acessarem http://linksdointer.blogspot.com/ , votarem nessa enquete e conheçerem um site diferente sobre o Inter, criado com o objetivo de ajudar o torcedor a encontrar qualquer informação sobre seu time.

Neto disse...

“Qual o melhor blog colorado?” Convido o blogueiro e seus leitores a acessarem http://linksdointer.blogspot.com/ , votarem nessa enquete e conheçerem um site diferente sobre o Inter, criado com o objetivo de ajudar o torcedor a encontrar qualquer informação sobre seu time.

Anônimo disse...

O Inter joga em um 4-5-1...Alex não é atacante e não faz dupla com Nilmar. Ele fica isolado no ataque.
Alecsandro foi contratado pra ser reserva?
O problema é que o jogador que deveria ser vendido é o Alex.

Mas...Tite vai ter que resolver esse problema...ele reclama a falta de um centroavante de referência, o Inter contrata...e o cara não vai jogar?

Se Alex não for vendido, acredito que vai sobrar um dos volantes. Magrão e Guina terão que ser os volantes. Na lateral direita, Arilton deve ser testado. Mas...se Tite optar por um time com um lateral apoiador e outro mais marcador, vai ficar Bolívar pois Kleber é apoiador.

Talvez o time fique assim:

Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber, Magrão, Guina, Dale e Alex, Alecsandro e Nilmar

Opções:

Michel Alves, Arilton, Danny, Marcão, Marcelo Cordeiro, Sorondo, Maycon, Glaydson, Marinho, Giuliano, Andrezinho, Taison, Guiliano, Marinho, Leandrão, Marquinhos, Valter, Eder

Acredito que Sandro vai acabar disputando posição com Magrão.

É um time forte, espero que Tite não se enrole todo e faça com essa equipe mostre sua força.

SDS!
SEMPRE INTER!! o/

Cleber_Tapes/RS disse...

acabo o jogo agora...


só digo uma coisa....

estamos a deriva.... sem comandante...

até os supostos abitantes de marte sabem que 2 zagueiros e um meio campo com 3 volantes não existe...

Magrão
Maicon
Rosinei
Dale

isso não da....

pois foi ele tirar um volante e colocar um meio campo mais ofencivo e o jogo deslancho...

Acho que esse ano o Taison vai arrebenta....

m.rodrigo.oliveira disse...

A melhor notícia do jogo foi o Taison ter aprendido a chutar pro gol. Se ganhar seqüência, ele engrena.

Mas o que foi a atuação daquele árbitro?

E pensar que a FGF está apostando nesse cara pra ser a nova estrela da arbitragem gaúcha. Credo!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

temos que trocar os jogadores ou o tecnico??
ambos!

qualquer ser deste planeta entende que rosinei nao sabe jogar futebol.

4 zagueiros, 3 volantes e 1 atacante. que esquemao!
com alex, jogamos no 4-4-1.

Popular disse...

Pessoal, eu sei que é concorrência huahauhauaha mas me atrevi a fazer um Blog sobre o Inter...
vai que eu viro conselheiro?!

se puderem me dar uma ajuda na divulgação...
abrações

http://beirablog.blogspot.com/

geoband disse...

Fecho 133% com o Col.

geoband disse...

Outra coisa: ver Dale jogando pela direita é p/ matar... assim como é deprimente ver Sandro Sotile infernizando nossa zaga.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valter Aczel disse...

O Tite tá conseguindo dificultar algo que seria para ser fácil. Se tivesse começado o jogo com o Taison, não teríamos passado por todos os problemas que passamos. Concordo que o Alex tem que sair. Não dá p/ jogar com Dale e Alex no mesmo time pois eles ocupam a mesma posição dentro de campo. Aí o TT, pra acomodar as melancias, coloca o Dale na direita... é pra matar... Como o Alex não vai aceitar ficar na reserva, vamos ter um problema constante nesta posição, a não ser que o Alex seja vendido. Eu prefiro o Dale mil vezes do que o Alex. Outra, depois do primeiro jogo, alguém disse que o Marcelo Cordeiro não servia e coisa e tal. Logo se vê o oportunismo de algumas pessoas em criticar um jogador livremente. Eu já achei que ele tinha entrado bem no primeiro jogo, tornando-se uma opção de saída pela esquerda e ontem, mais solto e ambientado fez uma boa partida e um belo gol. Claro que com a vinda do Kleber o Cordeiro é reserva, mas que até o primeiro ficar em condições, o Cordeiro tem que ser titular. Outra gratíssima surpresa foi o Taison. Que dois golaços do garoto. Tá aprendendo com o Dale a manter a bola no pé e dar o drible curto. Concordo com o Cleber, pode ser o ano do Taison.
Minha opinião final: Temos um bom grupo que foi completado com as contratações de Alecsandro e Kleber. Nosso grande problema é o TT. Não tem pulso para domar as vaidades e vai acomodando os jogadores pelo nome. Se não tomar as rédeas do grupo e conscientizar-se de que o melhor a fazer é simplificar, vamos ter muitos problemas neste ano, a começar pelo grenal...

Anônimo disse...

Badanha...pior...jogamos num 4-5-1..no gauchão...Alex não encosta em Nilmar como atacante e fica mais um no meio-campo formando 3 volantes e 2 meias...
Alecsandro foi contratado pra ser o outro atacante junto com Nilmar ou vai ser reserva??? Tite reclemou e pediu um centroavante tipo Alecsandro...só falta ele ser reserva e Nilmar continuar ilhado...
Estamos jogando com 3 volantes, 2 meias e 1 atacante ilhado, solitário no ataque. No gauchão, pra que 3 volantes? Magrão e Guina não podem ser os volantes? Se Alex e Dale não puderem jogar juntos, por sobreposição no meio-campo, que saia Alex ou até mesmo, seja vendido.
A defesa não foi bem...até o Álvaro não jogou bem mas isso acontece...ele é um bom zagueiro e já mostrou suas qualidades. Lauro mto bem.
O que preocupa são as opções de Tite...Rosinei não jogou porcaria nenhuma! Maycon ..naquelas....
Taison deveria ser o atacante junto com Nilmar até que o Alecsandro mostre que pode ser titular. Pelo menos ontem, Taison mostrou evolução e isso é prova de treinamento.
Marcão e Marcelo Cordeiro...um mais defensivo e o outro mais ofensivo...MC entrou bem no jogo e mostra ter vocação ofensiva, o que demonstra ser uma boa opção ou que deveria ser titular até a chegada de Kleber. Bolívar, mais defensivo não apoia muito e não temos jogada pela direita...mas..pelo menos, começamos a ter pela esquerda. Arilton poderia ser testado...
Sem Guina, Dale, Alex contra o São Luiz em Ijuí, entendo que deveriam entrar: Paulinho(se já estiver recuperado), Marinho ou Andrezinho e Taison para substituí-los.

Ainda...li no globoesporte que podemos ir para o Grenal sem Dale, Alex e Nilmar por causa de convocações das selecinhas canarinha e da argentina.

É recém o segundo jogo da temporada, mas Tite mostra insegurança e indefinição na equipe, o que preocupa, pois temos um grupo forte e temo que o treinador se enrole todo para definir a equipe titular.

O juiz foi incompetente e deveria ser suspenso, pelo menos, do 1º turno, mas o Inter "se complicou-se sozinho" muito ontem tb....

Hj à noite tem a gurizada colorada em campo no sub-20!!

Boa semana a todos!

SDS!
SEMPRE INTER!!! o/

m.rodrigo.oliveira disse...

Olha gente. O time não jogou bem ontem e ainda falta muita coisa pra ficar da maneira que entendemos ser o correto.

Mas tocar porrada no Tite simplesmente por uma escalação?

Vejamos:

1) Ele está procurando ainda trabalhar com a mesma formação que encerrou 2008 com bons resultados. Afinal, de que adianta manter a base de um ano para outro se já no início da temporada se joga fora o único esquema que funcionou no ano anterior?

2) Ao perder dois titulares do meio, ele procurou substituí-los por jogadores do mesmo setor. Dentro desta idéia, só havia no grupo os dois que acabaram entrando (Maicon e Rosinei).

3) A questão da continuidade e da conquista de espaço dentro do grupo está clara no aproveitamento aos poucos do Marcelo Cordeiro. E imagino que seja o caso do Taison, que ontem mostrou o quanto está evoluíndo, como mostrara na final da Sul-Americana. Mas não dá pra esquecer que até há 90 dias atrás ele não conseguia acertar um passe de cinco metros.

Temos que analisar a evolução nos próximos jogos. Acho que o Tite vai alterar o esquema pra receber os próximos reforços. Ele deve recuar o Alex pro meio junto com D´Ale e jogar com Nilmar e Alecsandro na frente.

Agora, se o Nilmar for vendido, eu gostaria de ver o Taison no ataque. Ele não é meia. E aí está o principal erro do Tite desde que chegou ao Beira-Rio. Ele insiste na idéia de escalar o guri no meio de campo.

Ramon Dongo disse...

Certamente ter um autêntico "camisa 9" na área ajuda muito a fazer mais gols, mas também não precisa jogar com 3 volantes. Não contra o Zequinha!

Anônimo disse...

O problema é que não apenas por uma escalação...é concepção de time.
Em 2008 o esquema venceu a SA...ótimo...mas todos viam Nilmar isolado na frente e só conseguimos sucesso pq Nilmar é mto bom...se fosse outro menos talentoso, tinha afundado.
Alex se destacou fazendo gols em 2008 mas ele não é atacante e não completa uma efetiva dupla de ataque com Nilmar. `
É receém o segundo jogo da temporada, muito tem que evoluir, é verdade, tb é verdade que tem dois bons reforços chegando: Kleber e Alecsandro, temos o Arilton, Marinho pra serem testados, Taison mostrando evolução em seu rendimento.
Temos tudo para ter consolidada uma equipe forte e competitiva mas vacilos como a escalação de Rosinei não podem acontecer. Acredito que, no gauchão, não precisemos jogar com 3 volantes, mesmo qdo vierem greNAIS.

Anônimo disse...

alguem sabe o que rosinei faz no beira-rio? é apenas mais um que jamais deveria ter vindo. parabens Luigi, contratador de nabas a peso de ouro.
Luigi, o sabotador!

m.rodrigo.oliveira disse...

O Rosinei pra mim é uma decepção. Sempre gostei muito do estilo de jogo que ele apresentava no Corínthians. Foi ele que deu equilíbrio pro meio naquele time de 2005.

Mas no Inter ele não é nem sombra daquele jogador.

cjr-sp disse...

Eu tenho dito que TITE NAO DÁ...NUNCA DEU E NUNCA DARÁ....

MAS AÍ LEVO PEDRADA...HEHE..

Ele nao tem esquema, é burro, é paneleiro e retranqueiro. Culpa nao só dele mas tb da direçao que enche o clube de NABAS prometendo para as mesmas que irão jogar.

Vem mais uma aí...ALECSANDRO. BAITA NABA. PODEM ESCREVER.

*****************************

Tem gente criticando o 4-5-1.

Nada a ver. O problema que para jogar no 4-5-1 tem que ter 3 meias que vao e vem e que sabem jogar.

Marinho, Giulano e Dalessandro por exemplo com Nilmar na frente. o Nilmar jamais ficaria sozinho com 3meias que chegam...

Agora querem um 4-4-2 com 2 meias, sendo um alex que nao marca mais alecsandro e nilmar. É OBVIO QUE TEM FURO AÍ. VAI FICAR FACEIRO E COM ALEX NAO TEM JEITO.

Se querem o 4-4-2, pode ser assim:

Magrao, Guina,
Giulano e Dalessandro.
Taison e Nilmar.

AÍ SIM É UM BELO TIME.

Se querem um 4-5-1, pode ser assim:

Magrao, Guina,
Marinho(ou Taison),Giulano e Dale.
Nilmar.

******************************

Outra coisa...OREMOS para que SORONDO volte logo como eu já venho falando....pois alvaro é MEIA NABA.

No mais é o seguinte.
Dani é reserva imediato do MAGRAO na primeira e Paulinho fica de reserva do Guina na segunda funçao.

***********

A ZAGA deve ser DANI e SORONDO.
Quando o Magrao tiver machucado ou amarelado, sobe o DANI para a primeira funçao e entra Índio/Bolívar para a zaga.

***************

As laterais tem que testar o ARILTON que promete, e vamos ver se chega o KLEBER para assumir lá.
ALECSANDRO vem para a reserva e olha lá...a nao ser que o cara tenha aprendido muito. Mas nem no DVD dele dá para ver alguma tecnica...hehe. É brabo. E jogador tipo aimpim morreram para o futebol. Nao existem mais. Tem que ser matador mas movediço. Tipo Keirison, Kleber Pereira, e outros.

SDS COLORADAS.

**********

Resumo geral: Parece que alex nao está no ano dele...o que compromete muito...hehehe. Alex e TITE sao os furos do time.
Carvalho o Diretor que nao tá vendo e nao viu o sufoco ano passado no esquema TITIANO de jogar bola.

cjr-sp disse...

Uma hora, o DANI nao tinha a quem passar a bola...e foi indo, mostrando que tem tecnica...

Dá para jogar na primeira funçao com o pé nas costas...

Mas esqueci o Sandro tb...Esse tb deve ser testado para a reserva do Magrao, pois espero que sepultem a ideia do losango do ano passado com 3 volantes e ainda defensivos.

Portanto o começo do meio deve-ser:

Magrao e Guina

e nao se fala mais nisso...

SENAO VAMOS SIFU NO CENTENARIO DO TITIKA AFUNDANDO O INTER...

Anônimo disse...

cjr,

a 1a mexida é nas laterais: marcao e bolivar clamam pelo banco.

m.rodrigo.oliveira disse...

Acho engraçado que a solução sempre é o jogador que ainda não foi usado.

Como dá pra eleger o Giuliano como titular incontestável se o cara ainda nem jogou uma partida de primeira divisão?

Foi destaque na Série B do Brasileirão por um time que brigou pra não cair.

Ah, e jogou bem contra o Inter no ano passado. Mas se o nosso time é essa merda que querem dizer que é, então uma atuação boa contra nós, não pode servir de parâmetro.

Tenho convicção de que o Giuliano e o Marinho ainda vão entrar no time. Mas não dá pra imaginar que eles são a solução de todos os problemas.

A sugestão do CJR não elimina o problema da falta de gente no ataque, porque mantém o mesmo desenho tático de hoje. O Alex não entra na área, porque não é atacante. E o mesmo vale pro Giuliano, pro Marinho, ou pra qualquer meia que seja deslocado pra frente.

O time está fácil de escalar, basta não cair na invencionisse. Coloca o Kleber, com o M. Cordeiro de reserva imediato. Faz o meio com Magrão, Guina, D´Ale e Alex e coloca o Alecsandro na frente com o Nilmar.

Tem que trabalhar com esse desenho e ir substituíndo as peças que não se encaixarem. Aí, neste caso, as duas peças que têm mais chances de passarem por dificuldades são Magrão e Alex. Mas os suplentes dos dois são jogadores em crescimento e com talento.

Não seria esse o processo mais adequado, ao invés de começar tudo do zero, novamente?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

M Rodrigo !

Alex na meio-campo nunca vai funcionar, vide ontem, isto coloca o Dale na direita e o esquema viara um ANTIGO, DEFASADO e ALEGRE 4.3.3 !

O ponto é Dale ou Alex, aí não tem graça.....sou SEMPRE O DALE SÓ COM O PÉ DIREITO !

Pergunta que NUNCA VAI CALAR !

Por que o Alex NUNCA é ´caçado` em campo ?

Resposta: Não precisa !

m.rodrigo.oliveira disse...

Mas Nelson, ontem o Alex estava jogando no ataque, posição com a qual eu não concordo. O D´Ale ficou sobrecarregado porque tinha três volantes pra jogarem com ele, sendo que dois deles em fases terríveis tecnicamente.

Entendo que o Alex na meia, com um meio de campo que saiba marcar e sair jogando, daria boa resposta. Como aconteceu quando teve o Tinga ao lado dele. E olha que nas duas primeiras funções do meio tínhamos Welington Monteiro e Edinho.

Por isso ainda acho que deveríamos partir de uma formação de meio com Magrão, Guina, D´Ale e Alex. Os três primeiros sabem jogar e têm muita combatividade. E o Alex tem qualidade no passe e é um excelente finalizador (talvez o melhor que temos no Beira-Rio).

Mas se não der certo, temos Sandro, Paulinho, Marinho e Giuliano pra entrar.

O que não pode é zerar tudo e jogar a responsabilidade nos novos. Aì é um prato cheio pra queimar a gurizada.

cjr-sp disse...

M Rodrigo,

Os novos na Azenha já estrearam, já jogaram muito e já foram vendidos. Casos de rafael carioca e Mationi. Léo e Rever tb jogam e sao titulares lá...sem falar no william magrao, mitsuhe, e douglas costa...

Mais novos que os novos do Inter. E lá eles jogam em time ruim.

Entao, sem essa masturbaçao toda pq eles sao novos...

Se jogam, jogam...se tem personalidade tem, senao tem, nao adianta que nao tem jeito...

Agora só tem um jeito de saber...é pondo para jogar...e outra...melhor que seja no gauchao mesmo...

E MAIS, PIOR QUE BOLIVAR E MARCAO NAO DÁ PARA SER...NAS LATERAIS.

No meio campo, pior que as nabas do PANELEIRO TITE tb nao dá para ser.

Entao...vamos por a gurizada...
Giuliano é craque, é da seleçao sub-20. Marinho arrebenta nos treinos, e no RJ a torcida do flu quase enfartou quando souberam que o guri tava no Inter.
Sandro tá na seleçao sub-20, assim como Tales.

Eder e paulinho já tao no grupo...

NAO PODEM SER PIORES QUE MAICON, RUINSINEI, NERY, ANDREZINHO, NABAO E BOLIVAR NAS LATERAIS.

m.rodrigo.oliveira disse...

CJR.

Tu estás citando exemplos do Grêmio, mas esquece que esses garotos foram lançados aos poucos.

O Rafael Carioca é a exceção. Já o Mationi só entrou no time com o Brasileirão em andamento, com o time já todo encaixado. O Leo entrou no lugar do Teco em 2007, depois que esse estourou o joelho, mas também com o time montado e o campeonato em andamento. O mesmo vale pro Wiliam Magrão (que começou a aparecer em final de 2007) e o Douglas Costa. E o Réver já vinha jogando no profissional antes de chegar no Grêmio no ano passado.

Ou seja, com um esquema definido e repetido, as peças que começam a não corresponder vão sendo substituídas.

O Tales chegou a jogar algumas partidas no ano passado, quando o time estava uma bagunça. O resultado foi um desastre. E ele não é ruim. O mesmo aconteceu com o Walter, quando o Inter ficou sem opções de ataque. Aí o guri já encabulou.

Os maiores salários devem ter a responsabilidade. Se não correspondem, aí dão lugar pra um suplente.

Temos que cobrar o treinador se depois de repetir o time pelo menos uns cinco jogos, as peças defeituosas não estiverem sendo substituídas.

Por enquanto, o processo é de evolução do formato de time que encerrou a temporada passada.

Joao disse...

Só sei que com Rosinei fica difícil.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]