sábado, fevereiro 07, 2009

26 Arquivo de Verão

Parafraseando o Luciano Hulk e aproveitando o clima de gre-Nal, resolvi lembrar do meu primeiro texto aqui no BlogVermelho no longínquo abril de 2007. Na época o Louis promoveu o primeiro Mata-mata, para decidir quem seria o próximo bloguista do BV. Bem, eu diria que a concorrência foi desleal: perdi para o memorável texto da Diana, aquele que apresentava o Fernandão à Glória. O título era o Campeão e sugiro para quem não lembra ou não teve a oportunidade de ler.

Mas, voltando ao meu texto, ele falava da rivalidade gre-Nal que quatro meses antes havia sofrido um grande abalo nas suas relações. Por mais que não tenha se confirmado exatamente como eu previ, ainda acho que desde então nunca mais descemos do topo da gangorra (embora acredite que poderíamos ter conquistado muito mais nestes dois anos).

Fica aqui meu “remember”, pra esquentar as baterias na véspera de mais um clássico, que por menor valor que tenha, sempre tem um gostinho especial.

O fim de uma gangorra

Crescemos ouvindo aquela música de uma nota só: “quem foi rei jamais perderá a majestade”. Era o tom de um disco quebrado que havia feito sucesso duas décadas e meia atrás e que tocara por algumas outras vezes nos anos 90. Mas era acima de tudo uma arrogância externada pelos co-irmãos ingratos a cada vez que assistiam insólitos um feito relevante do Clube do Povo do Rio Grande do Sul.

Aquela história de que “nada pode ser maior” era só mais um capítulo de uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Mas não era assim que os rivais da Azenha se comportavam. Sempre fizeram questão de desdenhar de nossas vitórias gloriosas como o tri invicto, o octacampeonato gaúcho, o Gre-nal do século, a Copa do Brasil, os 5 x 2, o tetra brasileiro ganho em campo e nos tirado no tapetão.

Mas desde 1991 nós ganhamos um trunfo que eles nunca souberam aceitar: vergonhosamente as majestades de outrora amargaram a segundona do futebol brasileiro. Não foi uma vez e sim duas. Com o orgulho manchado e ferido os “imortais” ainda se diziam donos do mundo. E cada vitória relevante do Gigante da Beira do Rio atordoava os nossos rivais que nunca souberam reconhecer nossas façanhas.

É por isso que tem doído tanto para os falsos castelhanos reconhecerem o fim de uma gangorra que balançou pela primeira vez há quase um século quando os irmãos Poppe resolveram democratizar o futebol nos pampas.

Estivemos no topo com o Rolo e o Rolinho nos anos 40 e 50, no nascimento do gigante nos anos 60, quando fomos donos do Brasil nos anos 70, quando conquistamos a quarta estrela nos anos 90. Mas tudo fazia parte de um sobe e desce que começara a terminar por obra de uma conquista inesquecível, para nós e para eles. Era a aposentadoria de uma gangorra que jamais nos levou ao inferno e quando nos ergueu ao topo do mundo fez de uma forma irretocável.

A nossa alegria na manhã do dia 17 de dezembro de 2006 contrastava com a inveja dos nossos rivais que até hoje não admitem que sim, algo poderia ser maior. Essa angústia que os atordoa está explícito em cada recanto e a inconformidade é definição mais cristalina dos sentimentos do co-irmão. O sangue escorrendo na camiseta do guerreiro Índio, o suor na testa do garoto Luiz Adriano, a transpiração do gigante Iarley e o chute consagrador do Gabiru não sai da cabeça de nenhum gaúcho, seja ele vermelho ou azul.

Essa é a história, que pode assim ser contata: um dia teu preconceito nos fez nascer, tua arrogância, nos fez grande, tua inveja nos inspirou e teu orgulho ferido nos viu soberano.


26 Comentários:

cjr-sp disse...

Bom texto, Fernando.

Time do TITE para amanha:

Acho eu né que o time para amanha do Inter, escalado pelo TITE é o abaixo...e acho que deve ser migue o caso do bolívar.


Lauro
Bolivar, Indio, Alvaro, Marcao.
Maicon, magrao, guina e dale.
alex e nilmar.

No segundo tempo entram Kleber e Taison(talvez). É isso que ele vai fazer, acho eu.
***********************************

Uma opçao que o TITE pode usar, conhecendo ele, pode ser:

3-5-2
Lauro
Indio, Alvaro, Marcao.
Ruinsinei,magrao,guina,dale,Kleber.
alex e nilmar.

Com taison entrando no segundo tempo no lugar do ruinsinei. Assim ele nao se compromete com ninguem, como é do feitio do TITE e nao precisa tirar o Gran Dódói como vem clamando o Wianey na semana inteira.

******************************

Agora o meu time para amanha, seria:

Lauro
Bolivar, Indio, Alvaro, Kleber.
Dani Morais, Guina
Magrao e dale.
Taison e nilmar.

Bolivar fica mais, Kleber sai mais.
Seria quase um:
3-3-2-2
Só que com os lado esquerdo bem equilibrado, ofensivo, e o lado direito trancando o Tcheco para nao sair cruzamento dele.
Enfim, um time atípico para grenal.

SDS COLORADAS.

***********************
Se alguem souber a escalaçao do gaymio poderia postar aí para a gente poder analizar. Eu nao venho acompanhando o timeco deles. Mas seria bom dar uma conferida...

Pelo que vi em termos de nomes, é um time razoavel para bom no papel, mas sem reservas, sem grupo.

Fernando Moraes disse...

Pelo o que eu tenho acompanhado, o Roth tem uma dúvida parecida com a do Tite. Ou joga um atacante (Reinaldo, pra fazer dupla de ataque com o Alex Mineiro) ou joga um primeiro volante, com o time atuando num 3 6 1.
A provável escalação: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Diogo, Willian Magrão, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro.
----------------------------------
Quanto ao Inter, Bolivar nem viaja hoje a tarde, ou seja, está realmente fora do jogo. Também não acredito que o TT colocará o Arilton e acho que aí está a chance do Taison jogar. Pode aparecer na direita o Dani ou o Maycon, com dois volantes e o quarteto ofensivo.

cjr-sp disse...

É complicou..bolívar fora mesmo e o TIME GAZÉLICO BEM POVOADO NO MEIO.

OS RELACIONADOS DO INTER SÃO:
Alex, Álvaro, Andrezinho, Arilton, D'Alessandro, Danilo Silva, Danny, Glaydson, Guiñazu, Índio, Kleber, Lauro, Magrão, Marcão, Marcelo Cordeiro, Maycon, Nilmar, Taison e Talles Cunha.


ACHO QUE TITE VAI DE:

Lauro
Indio, Dani Morais, Alvaro, Marcao.
Maicon, magrao, guina e dale.
alex e nilmar.

EU IRIA COM:

Lauro
Indio, Dani Morais, Alvaro, Kleber.
Maicon, guina,
magrão e dale.
taison e nilmar.(putz, nunca pensei que colocaria o Maicon em campo, mas diante do que se apresenta nao se pode perder o meio de campo. Quem perder o meio, perde o jogo).
Nesse time aí, Indio fica e libera o Kleber.

Resumo:
Infelizmente, acho que a ratoeira gaymista tá armada. Vai ser dificil para o TITE sair dessa...


OREMOS...

PS. Tem um detalhe...o gaymio tem uns 4 caras que podem tremer no jogo: Rafael Marques; Ruy, Diogo, e Fábio Santos. SE ESSES CARAS TREMEREM NA BASE...AÍ PODEMOS GANHAR O JOGO.

Fernando Moraes disse...

O meu time pro greNal seria o mais simplificado de todos:
Lauro, Arilton, Indio, Alvaro e Kleber; Dany (Maycon), Guina, Magrão e D`ale; Alex e Nilmar;
------------------------
Sinceramente, eu acho impossível tirar o Alex do time pra colocar o Taison. Acho que ele pode ser uma ótima opção para o segundo tempo, mas o Alex TEM MUITO MAIS BAGAGEM QUE ELE. Até concordo que o guri tá jogando bem e tudo mais, mas se eu tiver que apostar em um dos dois pra decidir um clássico, acho que o Alex tem larga vantegem pra fazer isto.

Plinio Júnior disse...

Concordo com tudo que vc escreveu Fernando ...Time simplificado, com Arilton na lateral, sem improvisar, temos dois laterais (Danilo), p/ que colocar um cara que não é da função, e p/ que contratamos esses laterais se quando aparece uma oportunidade eles são preteridos por outros que não são da função?
Kléber tem que jogar, pois o Marcão é uma temeridade, um ponto fraco a ser explorado pelo gremio.
Dany ou Maycon tb bem ....e o Alex tem que sair jogando ...o melhor jogador do Inter ano passado não pode ir pro banco assim, de uma hora p/ outra ....seria muita queimação, estaríamos desvalorizando nosso produto, além do que ele tem mais capacidade de decidir uma partida ..não podemos esquecer que ele é uma exímio batedor de faltas e o melhor chutador de média e longa distância que tem no Beira-Rio..
Taison vai ser muito importante entrando no segundo tempo .. e p/ ele (Taison), entrar no segundo tempo não tem problema, mas se for ao contrário, colocar o Alex no segundo, vai ser só pra queimar uma substituição, pois ele vai entrar de má vontade ... assim eu penso.
A propósito o texto é muito bom!!!

Fernando Moraes disse...

Pois é Plínio. Eu também acho que colocar o Alex no banco não é apenas colocar um bom jogador no banco e sim, criar um problemão para o time. Cada jogador tem o seu tempo: acredito que o Taison será titular do Inter daqui algum tempo, mas no momento o Alex tem que ser valorizado por tudo que fez nos últimos anos (principalmente em 2008).
------------------------------
Mais do que isto eu me faço uma pergunta: pq quando o Alex acabou com o gauchão do ano passado diziam que o gauchão era fácil e não era parâmetro e agora ninguém fala que os 5 gols do Taison foram contra times pequenos???

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

A ´pequena`diferença Fernando é que hoje o Alex só tem 27 anos e o Taison tem 20 anos !

Ouvi numa palestra que o torcedor colorado em geral é conservador, voce diz que
´o Alex tem que ser valorizado por tudo que fez nos últimos anos (principalmente em 2008

Poora Ferando o Alex só jogu alguma coisa (com grandes ressalvas em 2008), fosse assim o Clemer ainda deveria ser titular....

Nãoooo, Fernando, joga quem está melhor e PRONTO, se o Alex não atravessa boa fase, ou se o Taison está melhor, SEMPRE SE PRIVILEGIA O TIME !

sINCERAMENTE, não entendo esta IDOLATRIA CEGA em detrimento do time.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Se é para valorizar o produto, até as paredes do BR, FC, massagista, faxineiro, Tite e Alex, sabem que o Taison é CHEUQE EM BRANCO, e vai sair mais cedo e por muito mais GRANA DO QUE O ALEX, que por sinal junto com o Clemer (o Indio não quis sair) são os únicos que ninguém quer, no caso do Alex só querem pagar o que vale e não o que acham (Alex e Inter) que vale.

Fernando Moraes disse...

O Alex que só jogou alguma coisa em 2008 fez 34 gols naquele ano. Tem no currículo todos os títulos possíveis como jogador de clube e é titular do Inter faz 5 anos, sempre entre os destaques do time, apesar de alguns não quererem ver.
----------------------------------
Quero deixar bem claro que também acho o Taison bom jogador, que será vendiddo por um preço superior ao que o Inter conseguirá pelo Alex (principalmente pela idade), mas nada disto faz com que ele deva ser titular e deixar o Alex no banco.

Fernando Moraes disse...

Pelo que a imprensa está anunciando o Inter jogará com Alex e Taison. Sou capaz de apostar que se o jogo for decidido por um destes dois, será pelo Alex e não pelo Taison, pq o primeiro chuta melhor, faz mais gols, bate falta, bate pênalti. Enfim, ele por natureza e experiência é mais decisivo que o Taison.

Schroder-EUA disse...

Acho um absurdo se quer cogitar a saida do ALEX do time. O Cara é titular ABSOLUTO e não tem debate, ele ganhou muito muito credito em 2008. Botar Taison no lugar dele é pedir pra QUEIMAR o Taison. Se ele entra e faz nada em algumas partidas a torcida vai pedir Alex e o Taison se queima. Essa possibilidade nem existe, Alex é titular do Inter até:

A- Ele sair do Inter

ou

B- Ele jogar muito muito mal por muito tempo e ai sim ir na reserva.

Mas querer tirar ele do time titular no Gauchao é loucura.

Agora Taison ta merecendo uma chance mas nao no lugar do Alex.

cjr-sp disse...

Pera aí LOUIS, COMO NAO TEM DEBATE????????

CADE A DEMOCRACIA ?????

CADA UM TEM DIREITO A TER A SUA OPINIAO????

GRAN DODOI NAO É TITULAR NO MEU TIME E PRONTO.

LOUIS, LE O WIANEY ESSA SEMANA INTEIRA...ELE PASSOU DANDO A DICA QUE O DODOI TEM QUE IR PARA O BANCO E O TAISON JOGAR....

PORTANTO TEM DEBATE SIM, LOUIS.

DEPOIS DE AMANHA, ACREDITO QUE OS DEBATES ACABARAO E NINGUEM VAI QUERER ALEXXX MAIS.

AHEUAHUAHUAAA.

SDS COLORADAS E DEBATE SEMPRE. SENAO PERDE A GRAÇA....kkkkkk.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

- Ninguém deve ter cadeira cativa em um time.

- Estatística de Gauchão pouco servem para o Inter, estamos EM 2009 E não em 1969, ONDE O GAUCHÃO ERA O MUNDIAL !

- Trinta e quatro gols ano passado, certamente a metade de penalti cavado por Nilmar, já que o Alex não chega perto da área.

- Em Grenais, o Alex sempre foi o caminho da roça do azuis, principalmente na lateral, pois os vizinhos sabem de sua pipoquice, os 4 x 1 quem comandou foi o Dale...

- Vi o Edinho no Lecce, que coisinha ruim, não arma, não desarma, não joga, mas como diziam aqui NÃO COMPROMETEU, prá mim, FIM DE CARREIRA ! Me cobrem ....

- Alex também sabe que o Inter é seu último paraíso futebolístico, só quer sair daqui pra FAZER MUITA GRANA (no que está muito certo) pois sabe que seus dias de ´craque` estão contados, nossa torcida é a única que acha que seja um bom jogador de futebol !

col disse...

Bah Fernando:

"é titular do Inter faz 5 anos, sempre entre os destaques do time".

Carreira do Alex no Inter, bem resumida: gol contra Libertad, Mundial RIDICULO(subsituido nos dois jogos pelo Vargas), 2007 pifio e pipoqueiro(F9 no meio para a donzela desfilar no ataque), 2008 bom.

col disse...

Taison & Nilmar >>>>>>>>>>>>>>>>Alex e Nilmar.

Alex vai mofar no Inter...ninguem quer comprar o "CRAQUE".

col disse...

Vamos ver o que o Louis vai falar se o Taison continuar empilhando gols e o "craque" nao conseguir repetir os 20 gols de fora da aerea.

Valter Aczel disse...

Em primeiro lugar, o que vale este greNAL de fato para o Colorado? Nada, pelo menos para o Gauchão, pois no atual momento somos primeiros de nosso grupo, com 5 pontos de vantagem para o segundo colocado.
Já para o nosso Co-irmão (com ou sem hífen??) a situação é diferente pois não é líder de seu grupo (mas com um jogo a menos) e uma derrota no clássico pode dar uma balançada no trabalho lá na azenha devido também a derrota de quarta.
Sem discutir a importância de cada jogador, etc e tal, eu escalaria o time pensando nestas circunstâncias. O Roth deve vir fechado, pois não quer perder. O Taison é um jogador de velocidade, assim como o Nilmar. Na quinta, o time da Ulbra cometeu suicídio ao acreditar que poderia exercer pressão no Inter no BR, deixando generosos espaços para o contra-ataque e sair impune. Só esqueceram que a característica principal do Raio (apelido do Haroldo de Souza) é a velocidade e que ele está em uma boa fase. Agora, vocês acham que o Celso vai cometer o mesmo erro? Jamais.
Meu time:
Lauro,
Danilo Silva, Índio, Álvaro, Marcão;
Danny Moraes, Guiña, Marcão, D'Ale;
Alex e Nilmar.

Kleber e Taison seriam opções certas para o segundo tempo, principalmente se terminarmos o primeiro tempo vitoriosos. O Taison é um jogador que precisa de espaço, assim como o Nilmar e isso é algo que eles terão muito pouco. Seriam dois jogadores lutando por um espaço muito reduzido no setor defensivo do time da Azenha, que considero um setor forte deles.

O Alex tem seus defeitos, mas uma qualidade é o do drible curto e do domínio de bola e está tendo um bom relacionamento com o D'Ale, apesar de achar que eles ocupam o mesmo espaço em campo. Um exemplo é o gol que ele fez contra o Sapucaiense, um merengue do D'Ale, mas a matada que ele deu e o toque colocado são características que o Taison ainda não têm.

Alguém disse que o Gauchão não é parâmetro e eu concordo, tanto para avaliar o desempenho do Alex em 2008 como para avaliar o desempenho do Taison este ano. O Taison está mostrando uma bela evolução e isso pode ser evidenciado e está aproveitando a fragilidade dos adversários para aprimorar fundamentos.

Até poderia aproveitar que o jogo não vale nada e testar uma formação com o Taison no lugar do Danny mas é uma formação que tem riscos elevados, além de achar que temos uma boa oportunidade de dar uma complicada no clima do Recreativo.

Fernando Moraes disse...

Primeiro: o comentário do CJR: "DEPOIS DE AMANHA, ACREDITO QUE OS DEBATES ACABARAO E NINGUEM VAI QUERER ALEXXX MAIS", me parece uma secação, mas espero estar errado.
-----------------------------------
Segundo: se estatística de gauchão pouco servem (e eu concordo) pq o Taison deve ter tanta credibilidade se quando ele jogou o brasileiro não fez muita coisa???
----------------------------------
terceiro: eu resumiria a carreira do Alex assim: com 22 anos foi descoberto no Guarani pelo ent~çao presidente FC. De lá para cá, foi titular absoluto na conquista de 3 campeonatos gauchos, uma libertadores, um mundial interclubes, recopa Sul Americana, Copa Sul Americana e de lambuxa a Copa de Dubai. E mais: aos 26 anos foi convocado para seleção brasileira pela excelente fase que desfrutava no seu clube.
Esta definição me parece muito mais próxima da realidade.
-----------------------------------
Quarto: quanto ao comentário do Col "Vamos ver o que o Louis vai falar se o Taison continuar empilhando gols".
Ninguém aqui é contra o Taison, apenas não concordamos que ele deva entrar no time no lugar do Alex. Tomara que o Taison faça 4 gols neste greNal, mas na minha opinião, acho bem mais provável que o Alex decida o jogo.

Valter Aczel disse...

O segundo Marcão, leia-se Magrão...

Fernando Moraes disse...

Valter, eu nunca acho que greNal não vale nada. Podem falar o que quiser, mas vencer o grêmio sempre é bom, assim como perder pra eles é ruim independente do momento. E eu acho que este greNal tem um aspecto extra: se o Inter ao menos empatar, garante que numa provável final de turno, o jogo único será no gigante, o que é sempre uma vantagem. Este detalhe por si só, jpa vale alguma coisa no jogo de amanhã. Pelo menos, na minha opinião que acredito ser importante vencer os dois turnos deste campeonato.

Gonçalves disse...

Eu também concordo com o Valter Aczel que em termos de valia...ele vale os 3 pontos tão somente, se a gente analisar ele tão somente como regulamento.

Mas é notório que o greNAL envolve muito mais a rivalidade aquele sentimento de dever cumprido na segunda feira e a zoação de um e de outro lado, para a imprensa a vitória do Inter será nada mais do que a obrigação por ter o melhor plantel e ter mantido a base de 2008. Vitória do gremio certamente será algo épico pelo time montado de forma barata de jogadores esforçados e bláblá uma superação...é o preço que pagamos por nos ter estruturado de melhor forma de uns tempos pra cá.

Unknown disse...

bah fernando, na ocasião do mata mata, qdo li o teu texto pensei q eu ia perder, pq gostei mto.
q bom poder relembrar tuas palavras.

abrçs!!

e vamo-le-q-vamo!

Daniel Chiodelli disse...

O jogo e hoje pode valer o mando de campo na final do 1° turno.

Valter Aczel disse...

Daniel,

Mando de campo no Gauchão, na minha opinião, vale quase nada. Em greNAL, mando de campo não faz diferença e contra os outros times, até agora nenhum mostrou alguma coisa que pudesse ameaçar a dupla para que o mando de campo no segundo jogo possa ser um diferencial importante.

É claro que eu quero sempre ganhar greNAL até em futebol de mesa. Pelo que eu li nas últimas, o Tite vai a campo com o quarteto D'Ale, Taison, Alex e Nilmar, o que considero uma surpresa. Manteve a estrutura defensiva com quatro zagueiros e o Guiña mais recuado. Acho que pode dar certo, porém penso que o melhor seria ter um apoio das laterais, pois acho que será fundamental neste jogo. O Kleber deve entrar no segundo tempo.
Acho que o Tite está pensando como eu. Este é o jogo para testar definitivamente este esquema, contra um adversário mais qualificado (mas não muito...). Se perder, o prejuízo será pouco e ele poderá avaliar melhor as alternativas para o time.

Cleber_Tapes/RS disse...

galera....

Alex não se discute se aplaude....

Unknown disse...

Valter, pra mim o que não vale quase nada é o próprio Gauchão. Contudo, eu que sou sócio, quero o maior número de jogos possível no Beira-Rio. Não sei se a renda seria só do mandante, mas o simples fato de poder oferecer mais ingressos à nossa torcida (seja quem for o adversário), também já vale.

Mando de campo, com essa tabela maluca do Gauchão, vale sim. Quem ganha é a torcida, principalmente os sócios e demais torcedores que gostam de ir ao estádio.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]