segunda-feira, fevereiro 02, 2009

24 Dois ou três

Cafezinho,

- Quantas colherinhas de açúcar?

- Duas ou três.


Espeto corrido,

- Quantos “coração”?

- Ah, dois ou três.


Sujeito chega em casa fedendo a ceva, que se sente o cheiro desde a esquina,

- Quantos chopps foram, ô jóia rara?

- Uns dois ou três...

- Barris!


Quantos volantes?

Ou são dois. Ou são três.

Brilhante!

Calma, isso significa que pra uma formação entra Alecsandro, pra outra, Taison. Não tenho preferência de esquema pré-estabelecida. Vejo que para cada situação e plantel, há possibilidades de montagem do time.

Com dois volantes como Magrão e Guiñazu, ou se deve ter mais um jogador que prenda atenção no ataque, ou um jogador que guarde posição e não deixe a zaga desprotegida. Ontem, não fosse Álvaro e a precariedade do Sapucaiense, o resultado seria outro.


Os dois volantes que citei não são da primeira função, podem até já terem atuado nessa posição, mas a verdade é que têm o cacoete ofensivo. Eu não tiraria nenhum dos dois, Guiñazu é unanimidade e Magrão não deve nada, pelo contrário, sobra futebol. Este debate parte da seguinte questão, a formação tática do colorado deve ocorrer a partir da permanência destes dois? Sim.


Daí se podem criar situações. O ataque de ontem era bastante agressivo, porém, na velocidade. D’Alessandro é excelente armador, o gol do Alex foi presente dele, mas o argentino trabalha na mesma zona do meia, em frente à área. Até aí tudo bem, dois meias. Já Taison e Nilmar compartilham da mesma característica, velocidade e drible. Falta um homem de área, sobram segundos atacantes. E pior, sobe a manada ofensiva que, logicamente, se eu sou um defensor do Sapucaiense, vejo a cena do comboio e saio correndo chorando, mas quando a jogada não é finalizada, fica um imenso espaço vazio no meio campo. E se não for um time de Gauchão, dá problema.


Com um camisa nove de carteirinha, aumentam as chances de finalizar, pois haverá alguém lá dentro pra dar de cotovelo, girar e chutar, ou tentar cabeceio, enfim, alguém que possa receber o último passe. Não é o Nilmar esse cara, tampouco Taison.

Então, se vamos de dois volantes, o ataque terá D’Alessandro, Alex, Nilmar ou Taison e Alecsandro. Se vamos de três volantes, com Sandro ou Paulinho, sobra o primeiro atacante, pois, creio eu, que com mais um homem no meio defensivo, dá pra apostar na velocidade e abrir mão da referência na área.


O que não pode é suprimir um volante e jogar com ataque velocista, ainda que seja de talento indiscutível. Nem todo drible é bem sucedido, faz parte, é normal. Só se torna grave quando vira um presente para o adversário. Não estou aqui avaliando os laterais e o que eles têm a ver com isso. É papo pra outro dia. Também acho que o técnico Tite formou a equipe com o que tinha pra essa partida, fica difícil deixar Taison no banco, o garoto pede passagem. Com a iminente saída de Alex e disposição de Alecsandro, o mais provável é que estes problemas sejam resolvidos naturalmente, sem dor nem sacrifícios.


E se fica o Alex?

Ah, daí o Tite ganha pra isso. Eu só escrevo em blog. Quer trocar professor? Deve ser angustiante olhar pro banco e ver Alex, Nilmar e Taison pra escolher. Enquanto eu fico aqui, com o Nelson, Col e CJR. É dureza professor.

Brincadeirinha rapazes, vocês são meu ataque dos sonhos do amendoim, titulares absolutos!

Beijos



24 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Diana ! É muito simples

LA2006
Edinho WM, JW e Tinga, F9 e Sóbis, só prá lembrar, Alex qdo jogou, ficava na posição de 2º volante pela esquerda e cobrindo o JW.
Tinga e JW se revezavam na criação e armação, eram praticamente volantes que corriam o campo todo. Assim mesmo o que sobrava de força defensiva, faltava lá na frente.

Mundial
Time que deu certo
Edinho, WM, Vargas e F9, Iarley e Pato

Ou seja no meio campo tem que ter 02 volantes mais defensivos (que saibam ir a frente) mais 01 3º volante menos defensivo que chegue na área, 01 armador, 01 º atacante e 01 atacante de área.

Então:
Sandro, Guina, Magrão (Giuliano) e Dale (Alex), Nlmar (Taison) e Alecsandro (ou Walter ou Leandrão).

Sem falar em bons laterais (que marquem e principalmente joguem na frente (ex. Léo Moura e Jean)

A questão é muuuito simples Dale ou Alex (até as paredes do BR sabem o correto), o Dale foi contratado prevendo a saída do Alex, mas como AINDA NÃO FOI, sempre f....o time !

Cleber_Tapes/RS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cleber_Tapes/RS disse...

amigo Nelson...

estamos esquecendo que não existe formula simples de esquema ou time que é fácil de montar...

esse time de 2006 deu certo porque tinha bons jogadores e também isso não é certeza de vitória

acho que cada grupo tem que achar a sua maneira de jogar....

esse grupo de agora é muito diferente do que tínhamos em 2006...

temos um belo grupo que se achar um esquema de jogo que pegue liga ou encaixe temos tudo pra ganhar títulos...

acho que ainda estamos pecando é com a defesa...

jogadores velhos... e lentos

Indio e Alvaro + marcão e bolivar não vai dar

são todos lentos

abraço

col disse...

A Diana estah bem na foto com relacao a analise do grupo.

A minha sugestao eh a mais obvia (eu acho):

Sandro, Guina, Magrão e DA.
Nilmar e Alecsandro(se mostrar que joga algo).

Taison e Walter ficariam como alternativa para o ataque. O grande problema eh que Nilmar, Taison e Walter tem caracteristicas parecidas, precisamos de um reserva para o centroavante finalizador.

Ainda acho que o Walter pode ser esse cara, mas precisam treina-lo para jogar mais centralizado no ataque, sem cair tanto para os lados.

col disse...

Se o Taison aprender o ritmo de um jogador de meio, seria um novo Tinga, pois tem um pulmao privilegiado e algum cacoetizinho para abafar o adversario.

col disse...

Magrao foi muito bem ontem, apesar da fraqueza do adversario.

NAO gosto do Guina como capitao, fala muito pouco. O Guina tem a sua propria forma de lideranca, nao precisa de uma bracadeira.

Guilherme CB disse...

Pô, vcs vivem dizendo "chega de comemorar 2006, vamos olhar pra frente" e na primeira oportunidade buscam aquela escalação como solução para os problemas atuais. Já chega disso.

Não tenho esquema de jogo preferido, penso que o esquema tem que se encaixar nos melhores jogadores do elenco.

No caso do Inter, não me interessa o esquema, me interessa que Alex, Nilmar, Alecsandro, Dale, Guiña e Kleber joguem e os demais se encaixem no esquema.

João Gabriel disse...

Diana,
só não concordo quando escreves "Nilmar ou Taisson"...

O Nilmar é um atacante de nível mundial. O lugar do Nilmar não é, aos 24 anos, o Beira Rio...é o Camp Nou, o Santiago Bernabeu, o San Sirio, o Old Trafford, o Emirates Stadium (não pesquisei no google a grafia, se tiver errado...paciência!)

O Nilmar é titular em qualquer equipe do mundo. É um privilégio contar com um cara desses no time.

Na américa do sul só quem tem atacante desse nível é o Inter, com o Nilmar, o Boca, com o Palácio, o Corinthians (se o Ronaldo conseguir ficar de pé e correr 0,5 km por partida).

Talvez o Falcão Garcia do River...mas tem que levantar mais canecos para mostrar que é galo...

O time do Inter é Nilmar, D'ale e Alex e mais 11 (onze?? hehehehe...o problema é esse...só jogam 11)!

Marimas disse...

Não gostei do que vi ontem. Vira e mexe pinta um atacante no mano com um zagueiro nosso. Sorte nossa que era sapucaiense, pega um time pouca coisa mais forte e teremos fortes emoções. Sotilli e Fabiano pé de canha, jogando de andador, já deram trabalho.

Fico com esse time do Col, que parece o mais óbvio mesmo, e tendo em vista que o Alex tá de partida. Caso contrário, tentaria encaixar ele e o Dale na armação, com Nilmar a Alecsandro ou Liquinho na frente. Taison, mesmo que em ótima fase, por enquanto seria banco, entrando no 2º tempo, como 12º jogador.

Tb fecho com o Cléber, Bolívar, Marcão, Índio e Álvaro juntos não dá. Assim que o Kléber tiver condições, larga ele liberado pro apoio e amarra o pé do bolívar na trave, com corda para ir só até a intermediária.

Voltando (quando e SE voltar) o Sorondo, ele tira a vaga de um dos defensores, quem sabe até mesmo do Bolívar, com Índio fechando na direita.

Temos jogado para o gasto. Nada mais. De incontestável nesse time só Guina e Nilmar, o do peido de veia, que ontem fez só dois.

Marimas disse...

Justiça seja feita, o D'ale tb não tem o que discutir... o lançamento dele ontem foi sacanagem.

Marco disse...

Diana

É isto aí: Nilmar e Taison têm mais semelhanças, entre si, que Alex e D'Alessandro. São exatamente da mesma posição, com o mesmo estilo. Isto se Taison aprendeu a JOGAR BOLA (dizem que sim!).


Atacante de área, para ser bom, tem que saber fazer gol de canela. Não precisa ter fineza nem categoria (se tiver, como Reinaldo e Careca é melhor), mas tem que saber fazer gol de canela.

Serginho não era um primor técnico, Roberto Dinamite tampouco, Dadá Maravilha menos ainda, mas eram artilheiros-natos.

Se a bola vinha cicando da linha de fundo, eles não tinham dúvida: batiam de canela, mesmo, e corriam pro abraço.

E tem os extra-classe, como Reinaldo (Galo), Careca (Guarani) e Romário, que faziam de tudo quanto é jeito e ainda, se precisasse, davam uma humilhada no beque e no goleiro antes de fazer.

Marco disse...

Se os gringos virem o gol do Alex, ontem, contratam o cara hoje.

Reparem na visão lateral do gol. Ele dá um pique esperando o passe, quem vem doce, redondo, perfeito, como uma tacada de snooker.

A bola e ele chegam ao mesmo tempo. Aí ele mata a bola de lado, jogada dificílima de fazer, e sem perder o passo, gira o corpo, vê o canto e toca com muita, mas muita categoria.

Para desespero da corneta (ou não, se os gringos viram o lance, compram já e pagam à vista).

col disse...

hehehhe

se os gringos olharem o lance, eles levam o D'A...cada um ver o que quer.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Aliás Col:

A diferença entre os 02 primeiros gols foi a assistência....

Felipe Conti disse...

3 volantes, 3 zagueiros e um poste na frente...

CHAMEM O ROTH!!!

www.grenalzito.blogspot.com

bernardo disse...

O Nelson quer repetir esquema táticos de treinadores competentes como Abel Braga e que tinha um otimo elenco nas mãos motivados por uma diretoria competente e comissão técnica comprometida com o sacrifício...
.
Grande times fazem sucesso pela sua característica própria, assim foi o Flamengo de Zico, o Gremio de Felipão, o Palmeiras de VL e por aí vai...
.
Querer repetir 2006 (de Fernandão - diga-se de passagem!!!) ou pegar fórmula de bolos não é a melhor maneira de trabalhar equipes.
.
Equipes vencedoras então é querer dar um tiro no pé e levar o clube a falencia... que essas sugestões fiquem por aqui mesmo.

col disse...

Uma nobre fonte(pediu para nao ser identificada, mas eh um genio literario) me enviou a manchete cujo link segue abaixo.

Destaco aqui a frase do sujeito:

– Eu planejo jogar mais uns cinco ou seis anos em alto nível. As oportunidades, se aparecerem, você tem que aproveitar. Mas se não aparecerem, você também não tem o que fazer. A idade vai passando e menos oportunidades de sair para um grande clube você vai ter. Mas não fico aqui frustrado. Sou muito mais preocupado com meu presente aqui no Inter, que é de muita felicidade – disse Alex.

http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a2386147.htm&subTab=00064&uf=1&local=1&l=&template=&section=noticias

2 de Fevereiro de 2009 20:35

col disse...

Sobre a declaracao, se fosse o Nilmar o Louis jah estaria dando pulos da cadeira. Agora, como eh o queridinho Alex.....

col disse...

Alex virou abobora. Torcida colorada em festa.

A crise mundial fabricando aboboras nos Tropicos ou esse Alex nao vale muito mesmo??

diana oliveira disse...

joão,
o comentário do marco aurelio explica meu pensamento, não discuto o talento de nilmar, até se procurares o arquivo dos meus textos verás q babo no golden boy. só analisei que os dois têm as mesmas características, são jogadores de velocidade, precisam receber no corre pra driblar, tirar um, dois e mandar ou pra rede ou pra alguém matar.

e não é ofensa substituir o nilmar pelo taison em alguma situação, se tu tens um jogo onde os caras marcaram mto o nilmar e ele já cansou de tentar se livrar e, consequentemente, cansou os caras, tira ele e bota o taison cheio do gás... corre pro abraço.

acho q cada jogo é um jogo e não pode ter jogador intocável, nem mesmo nilmar. eu só temia saída do fernandão pelo comando em campo, não por questões táticas, mesmo que a técnica do f9, pra mim, seja indiscutível.

e se quer tô aqui dizendo que esta seja a substituição a ser feita. se o tite decide usar os dois, então que tenhamos os três volantes, assim ganhamos a sulamericana. e sofremos no último jogo pq o adversário se superou e pq um dos três volantes não era o guinazu, daí volta pro meu ponto de partida, é o esquema considerando os dois: guina e magrão.

talvez se eu fosse o tite, no segundo jogo da final tivesse mudado o esquema, contudo, reconheço que ali não tínhamos um homem de área pra isso e o time já estava encaixado nesta maneira de jogar. deu certo, ele escolheu bem.

agora marco, o dinamite era limitado? só vi lances isolados, falo sem conhecimento de causa, mas eu acreditava que ele era mais virtuoso, não?

abrçs

Marco disse...

Não.

Dinamite era um centroavante que vivia muito bem entre dois ou três zagueiros.

Matava no peito, limpava para a direita (sempre) e batia forte.

Era bom cabeceador e cobrador de faltas.

Mas você não vai encontrar um lance dele, vindo de fora, driblando e entrando na área. Nem quem se lembre de um destes.

diana oliveira disse...

ok, te entendi!
abrç

m.rodrigo.oliveira disse...

Acho que Taison e Nilmar podem sim jogar juntos. Eles podem fazer um troca de posições o tempo inteiro e confundir a defesa, na base da velocidade. Contra defesas mais pesadas, daria bom resultado.

Mas o importante é perceber que temos inúmeras alternativa. Podemos contar com uma formação base e ir variando durante os jogos, dependendo das situações que surgirem.

Marcelo em Floripa/SC disse...

Olhem nossa revelação:
http://fr.sambafoot.com/informations/11806_Walter_revelation_du_championnat_des-20_ans.html

sds. coloradas.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]