quarta-feira, fevereiro 18, 2009

2 O choro é livre!

Após o último Gre-Nal ouvimos dirigentes gremistas dizendo que o clube se desinteressava pelo campeonato, e que usaria time misto na competição, usando como desculpa para esta atitude supostos erros de arbitragem no clássico. Mas este comportamento não é novo. Há muito tempo o nosso rival adota esta prática.

Corria o ano de 1948. Sete equipes disputavam o campeonato de Porto Alegre: Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Renner, São José, Coríntians e Nacional. O Rolo Compressor vivia sua última temporada vitoriosa, mas estava arrasando os adversários, no campeonato municipal. Enquanto isso, o Grêmio marcava passo, perdendo para o Cruzeiro e Renner. Quando chegou o Gre-Nal que finalizava o primeiro turno, o Internacional estava 3 pontos na frente do Grêmio (e na época vitória valia dois pontos).

A vitória no clássico era imprescindível para as pretensões gremistas no campeonato. Mas na metade do segundo tempo a situaçãonão era nada boa para o rival. O Internacional vencia o jogo por 3x2. Então, aos 25 minutos, Touguinha avança livre e bate forte, da entrada da área. Abigail intercepta o chute com a mão, e o juiz José Carvalho marca pênalti. Porém, quando ia colocar a bola na marca penal, o juiz foi avisado pelo bandeirinha Ivo Tavares que Hermes estava impedido, na hora do chute (na época, mesmo que o jogador não participasse da jogada, era considerado impedido). Imediatamente o juiz, corretamente, volta atrás na marcação do pênalti. Os jogadores gremistas protestam e decidem sentar no gramado, até o final da partida, impedindo o reinício do jogo.

O Grêmio apresentou um protesto na Federação Riograndense de Futebol (FRGF), pedindo a anulação da partida, sob alegação de erro de direito do juiz. Em 11.09.1948, véspera da segunda rodada do returno, a FRGF julga o pedido gremista, e considera improcedente, por 5 votos a 2. O Internacional foi confirmado vencedor da partida. Cinco pontos atrás do líder, e tendo seis partidas para jogar, a direção gremista se reuniu no dia 12, e divulgou uma nota onde declarava “desinteressar-se pelo campeonato”, e que “não usaria sua força máxima” nas partidas restantes.

Perdendo mais pontos, ainda, o Grêmio chegou ao Gre-Nal da última rodada já morto. O Internacional havia conquistado o título algumas rodadas antes. Com um convite para jogar um amistoso em Curitiba, e querendo fazer pouco caso do título colorado, o Grêmio decide mandar apenas os reservas para o clássico. Azar o deles: fechamos o campeonato com chave de ouro, vencendo o Gre-Nal por 7x0, maior goleada colorada na história do clássico, e maior placar já obtido por qualquer um dos dois clubes, na era do profissionalismo.

Para comparar,a campanha dos dois clubes:
Internacional
1º Turno
7x1 São José
3x0 Coríntians
6x0 Cruzeiro
3x0 Nacional
1x1 Renner
3x2 Grêmio
2º Turno
4x1 São José
1x1 Coríntians
3x1 Cruzeiro
6x1 Nacional
1x1 Renner
7x0 Grêmio

Grêmio
1º Turno
4x2 Coríntians
1x2 Cruzeiro
3x1 Nacional
1x2 Renner
3x2 São José
2x3 Internacional
2º Turno
2x1 Coríntians
0x0 Cruzeiro (*)
2x1 Nacional
2x2 Renner
1x3 São José
0x7 Internacional
(*) Até esta partida, jogou com os titulares.

E mesmo com esta campanha ridícula, o Grêmio ainda conseguiu ser vice, ao lado de São José e Coríntians, 9 pontos atrás do Internacional.

2 Comentários:

col disse...

Essa aula foi bem engracada, Prof. Raul!

geoband disse...

Baita post!

Abçs.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]