quarta-feira, fevereiro 18, 2009

32 O Custo da Copa Do Brasil: O Brasileirão.

E aqui estamos nos novamente, mais um ano de esperanças realmente começando. Enquanto o Gaúchão serve pra acertar o time e coisas assim, o titulo do Gaúchão não leva a muito alem de servir para usar de corneta aos Gremistas. E se você como eu mora longe de qualquer Gremista nem pra isso o Gaúchão serve.

Está aí então a Copa Do Brasil, um torneiro que poderia ou deveria ter mais prestigio mas que no fundo falta aquele brilho a mais. A CDB é differente do Gaúchão por causa de uma coisa só, ela dá vaga na Libertadores do proximo ano. Incrivelmente em 2008 a Libertadores de 2009 foi jogada fora por fracassos na propria CDB e no Brasileirão. No fim de ano o Inter meio que "salvou" o ano com a conquista da SulAmericana mas infelizmente essa não dava vaga na Libertadores.

Então estamos aqui no ano do Centenario sem a Libertadores, sem a chance de ir ao Mundial. Tudo bem. Isso já passou. Na minha opinião o foco do Inter deve ser UM em especial, a conquista do TETRA DO BRASILEIRÃO (não contando titulos morais). Não só já faz um absurdo 30 anos que não conquistamos o Brasileirão como a conquista dele nos daria com folga uma vaga na Libertdores de 2010.

Enquanto vou torcer muito para conquistarmos a CDB que começa hoje meu medo é que a CDB ajude a tirar foco do Brasileirão e que assim poderemos perder pontos preciosos no Brasileirão nos meses de Maio, Junho e Julho se chegarmos até a final.

Se formos Campeões da CDB, otimo, mas acredito que seja quase impossivel ser Campeão Brasileiro e Campeão da CDB no mesmo ano. Imagina os times mistos no Brasileirão até Julho. Imagina a festa do titulo. Imagina "um descanso" para os Campeões. Imagina já ter o pé na Libertadores 2010. Imagina a janela da Europa logo adiante. Onde estará a motivação? Onde estaremos na tabela do Brasileirão até lá?

Temos que saber escolher nossas lutas e escolhendo a Copa Do Brasil como a luta principal o custo será um, o Brasileirão. Acredito que nunca o Campeão da Copa Do Brasil tenha ganho o Brasileirão no mesmo ano e isso não é coincidencia. É muito facil dizer "vamos ganhar TUDO em 2009" mas a realidade é bem diferente, há muitos fatores a considerar.

É um absurdo a CBF ter dois campeonatos Nacionais ao mesmo tempo, mas é assim que acontece.

A escolha é simples entrar com tudo na Copa Do Brasil e praticamente esquecer o sonho de ser Tetra Brasileiro ou focar no Brasileirão SEMPRE com a CDB como "bonus". Para isso não poderemos jogar pontos fora no Brasileirão com times mistos e com a atenção do elenco na CDB. Se chegarmos a final da CDB em Julho temos que tambem estar lá no topo do Brasileirão, se estivermos no meio da tabela Adeus Brasileirão.

Qual você prefere?

32 Comentários:

Pedro H. disse...

Sim, a diferença é apenas a vaga.

Flamengo, Corinthians e Fluminense que o digam.

"Qual você prefere?"

O Davi.

Schroder-EUA disse...

Interesante como postei e em poucos minutos recebi 17 "notas".

Patetico a atitude de alguns, a que ponto chega a obsessão.

Ike disse...

Esse teu raciocínio seria correto se o grupo de jogadores do Inter não contasse com pelo menos uns 18 "titulares", dá para competir tranquilo nos dois torneios e ser campeão de ambos.

Pablo Faria disse...

Concordo com sua análise, Louis, mas acho que dá, com inteligência. Seria interessante, desde já, definir que não haverá comemoração (gigantesca!) pelo título, para não perder o foco. Ademais, se tiverem inteligência (o que é meio difícil, concordo) dá pra alternar dois times "quase" titulares, ao invés de time titular e reserva. Vamos ver...

signori http://blogsignori.blogspot.com disse...

Minha opinião é diferente.

Precisamos ganhar a Copa do Brasil!

Depois chegaremos no brasileirão mais leves... sem aquele certo "desespero" em conseguir uma vaga na Libertadores. E assim "mais leves" por termos a vaga garantida... quem sabe venha o TetraCampeonato.

Minha opinião.
Abraço

Schroder-EUA disse...

Carlos, nao temos 18 titulares. Tem posicoes que nem 1 temos.

No mais se fosse tao facil assim teriamos ganho mais de 1 titulo Nacional nos ultimos 50 (combinados) que disputamos entre Brasileirao e CDB.

É muito facil se enganar e pensar "TEMOS 18 TITULARES" um baita grupo etc... já vi essa novela em 2007 e 2008 e deu no que deu. Da uma lesao aqui, uns cartoes ali, uma venda e puff la se vai o grande elenco.

Sonhar é facil! Ganhar CDB e Brasileirao ao mesmo tempo ...não.

Davi disse...

Gostei do contraponto Louis, apesar de ser meio em contramao ao que penso.

Realmente nunca um time ganhou a CB e o Brasileirao, mas antes de nós nunca um time tinha ganho a libertadores e brigado pelo titulo do brasileiro. Acho que dá pra conciliar, basta ter inteligência.

Me permito dizer que o grupo desse ano é de maior qualidade e com mais alternativas que 2008. 2007 nem se compara, foi um ano perdido por causa da soberba. Acho que dá pra conciliar sim, contanto que, o foco seja sempre a proxima partida. Se priorizar uma das competições, ai concordo que já era.

Abraço

Julio.Colorado em Sampa disse...

A CDB pode sim tirar o foco do C. Brasileiro porém, com o elenco que temos e com um bom trabalho da diretoria da para abocanhar os dois.
Sem sombra de dúvidas o Brasileiro é muito mais importante e charmoso que a CDB e também muito mais difícil de ser conquistado. Só que no estágio que estamos, sem participar da Libertadores a dois anos, não podemos abrir mão de conseguir a vaga através do atalho que é a CDB.
Em 2003 o Cruzeiro conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Portanto, nós também podemos conquistar os dois títulos.

Schroder-EUA disse...

Davi e Julio

Não sei não, acho que estamos caindo na mesma cilada de sempre. Sempre achamos que "esse ano dá sim, esse ano temos grupo" e no fim acaba como sempre acabou.

Melhor seria ver como foi 2008. Alguem tem dados de como estavamos no Brasileirao enquanto estavamos na CDB quando fomos eliminados pela Sport?

Acho que pesquisando aqui no BV da pra descobrir algumas coisas.

Será muito dificil ser campeoes dos 2. Claro pode acontecer, mas qualquer time pode dizer isso. O dificil é fazer acontecer.

A verdade é que Campeonatos não deveriam ser disputados ao mesmo tempo, é uma falha grave do Futebol. Não vejo isso em grande parte dos esportes onde se disputa 1 cameonato por vez. E olha que futebol não é bolinha de gude e pede muito do fisico de um atleta.

Schroder-EUA disse...

Achei esse Post do Daniel no ano passado sobre a CDB, até meio parecido com que escrevi hoje:

http://bolavermelho.blogspot.com/2008/05/copa-do-brasil-pr-libertadores-com.html

Julio.Colorado em Sampa disse...

Louis:

No mundo todo, principalmente nos grandes centros futebolisticos, as COPAS nacionais são disputadas concomitantemente aos campeonatos nacionais. Vide Copa da Italia, Copa do Rei (Espanha) e Copa da Inglaterra. No último final de semana ainda assisti um jogo do Chelsea contra um time da segunda divisão da Inglaterra.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Só para reforçar aquilo que escrevi logo acima.

Em 2003 o Cruzeiro ficou Campeão Mineiro (e daí?), Campeão da Copa do Brasil (final contra o São Paulo) e do Campeonato Brasileiro.

Schroder-EUA disse...

é mais acho que o fator psicologico afeta demais. O time engrena na CDB e ai a torcida e sua força influencia decisoes "inteligentes" da diretoria que acaba vendo uma derrota final na CDB como um desastre. Ate em gauchao isso acontece. Gauchao começa sem pressao mas ao longo do campeonato a gente "se acustuma" e quer o titulo de qualquer jeito, mesmo que não vale nada. Por isso duvido que "inteligencia" nas decisoes podem ser esperadas...quando tivermos no meiao da CDB e no inicio do Brasileirao a diretoria vai botar o Brasileirao pro lado pois não sera problema immediato...é problema pra depois.

Nao estou dizendo vamos jogar pra perder a CDB..simplemente vamos jogar a CDB como ele merece, com o Brasileirao de prioridade.

lembrando vaga na Libertadores é so terminar entre os 4 no Brasileirao e se nem isso temos confiança em conseguir...ai pergunto qual é o ponto de tudo?

col disse...

Acho que devemos jogar a CB para ganhar, pois eh o caminho mais facil para a LA.

Provavelmente esse grupo terah varias baixas na janela do meio do ano, e aih a chance de ganhar o Nabrasileiro diminui muito.

cjr-sp disse...

Afinal alguem sabe em que rodada estará o brasileirao na final da copa do brasil(ultimo jogo)?


***************

No mais, como é centenario nao vai dar para fazer uma estrategia realmente correta...e na verdade o oba oba vai ser grande se ganharmos a copa do brasil....o que acredito ser uma comeptiçao mais facil para o estilo do titika. Nao vejo ele como bom tecnico para pontos corridos. Nao é a dele.

E aí com certeza NAO iremos ganhar o Brasileirao por tudo isso que o Louis disse e por causa do retranquismo titiano.

Mas aí surgirá a SULA...novamente na cabeça do Pifero e vamos de SULA novamente....hehehehe.

Na verdade tudo vai dependeder aonde estarao em termos de classificaçao no brasileirao o SP e o Palmeiras na hora da final da copa do brasil...

Se o SP estiver já disparado com o murici, esqueçam....e voltem a se concentrar na SULA....hehehe

cjr-sp disse...

Acho que terminaremos o ano assim:

mode: otimista

Campeao gaucho
Campeao da copa do Brasil
Bicampeoes da Recopa e
BiCampeoes da Sula

QUE TAL ??

O QUE ACHAM??

SE PUDESSEM GARANTIR ISSO JÁ, TROCARIAM O BRASILEIRAO PELOS TITULOS ACIMA????

Eu trocaria na hora...e foda-se o brasileirao....

col disse...

Bem lembrado, Cjr.

Se tudo der errado ainda temos a Sula.

Campeao de Tudo, Mundial Fifa, maior numero de socios, maior folha de pagamento....e o futebol, presidente?

Schroder-EUA disse...

o CJR mencinou SULA...que por sinal foi decidio se a SULA desse ano da vaga na Libertadores 2010? Isso seria mais uma razão para fazer a CDB menos importante ainda.

Olha como falei CLARO que quero que o Inter seja Campeao da CDB! SEM DUVIDA..sou torcedor. Mas sendo REALISTA é facil de ver que a CDB vai interferir com o objetivo de conquistar o Brasileirão.

Pelas datas acho que a CDB deve ir até no minimo a Oitava rodada do Brasileirão. Agora imagina Inter x Santo Andre no Brasileirao la em Santo Andre e na mesma semana Inter x Flamengo na CDB, tu acha que vamos de força maxima no Brasileirão? Duvido.

col disse...

Mas eu concordo com o Louis: soh o fato de ganhar a CB termina com as chances no Brasileiro pela soberba do presidente e alguns jogadores, e pelo oba-oba da imprensa da aldeia.

cjr-sp disse...

Sim eu tb concordo que a soberba, o oba-oba de uma eventual vitória na copa do brasil acaba na hora com o BRASILEIRAO...por isso, só acordaremos das festas lá na SULA....

HEHEHEHEHE....

Isso se ganharmos a copa do Brasil né..., caso contrario...aí FODEU.

Nem a recopa é garantida....A LDU lá é caroço...LUXA que o diga...

Schroder-EUA disse...

Sem Duvida COL....o Oba Oba de uma CDB duraria semanas, mesmo eles dizendo que nao tinha Oba oba.

Depois do Mundial o OBA OBA durou MESES...mesmo assim o discurso era o contrario "Nao tamos trabalhando serio" mas 1 ano depois eles ja admitiam que tinha oba oba mesmo.

Quem achar que o time vai ganhar a CDB e "ir a luta" no Brasileirao ta muito enganado. Não tem como. As chances são minimas.

A PIOR HIPOTESE é acontecer o que aconteceu em 2008....SE CAGAR na CDB pra um SPORT da vida enquanto ao mesmo tempo deixar o Brasileirao pro lado. Ai quando for eliminado na CDB ter que se recuperar no BRAsileirao algoi que nao conseguimos.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Um amigo meu (muito tempo atrás, coisa de guri) falou prá mim que ia escolher uma de 03 empresas para trabalhar, pereguntei:
- Já te convidaram e confirmaram a vaga ?
Resposta:
- Não me convidaram ainda, mas se tiver que escolher, escolho a empresa...tal !

Moral da História
Tratemos de ganhar tudo o que for possível este ano e depois veremos o que foi melhor !
Fui...

Marimas disse...

CJR, fecho contigo. Troco na hora e ainda coloco uma Suruga nessa conta.

Ano passado o Sport disputou 5 partidas do BR, estando na reta final da CB.

Hj eles estreiam na Libertadores, enquantoa gente vai pra pqp jogar contra o glorioso Rondonópolis.

Aliás, só pra contar, o Sport terminou o BR do ano passado 2 (dois) pontos atrás da gente, com o mesmo número de gols marcados, com saldo maior, e com apenas um empate a mais.

A campanha deles nas 5 partidas simultâneas?
3V, 1E e 1D.

A nossa, disputando única e exclusivamente o BR?

1V, 1E e 3D.

Marimas disse...

Dizem por aí que contra fatos não há argumentos.

Schroder-EUA disse...

Vão comparar Sport com o Inter? Bom nesse caso vamos estudar o São Caetano tambem e sua perfomance na CDB.

Nada a ver o que um SPORT da vida fez com o que o Inter faz. É outro nivel de atletas, outra pressão etc...

No momento que entramos em campo em 1 partida com reservas ou misto isso já afeta o Brasileirao independente do resultado.

É muito facil escrever VAMOS GANHAR TUDO!!

cjr-sp disse...

É verdade MARIMAS...ainda tem a SURUGA...HEHEHE...


Eu fechava o ano já se pudesse escolher com a seguinte matemática...

Campeao gaucho
Campeao da copa do Brasil
Bicampeoes da Recopa e
BiCampeoes da Sula
Campeao da SURUGA CUP BY FIFA...kkk


SDS...
fui...

Schroder-EUA disse...

Pensando bem a melhor coisa que poderia acontecer para o Inter em 2009 é ser eliminado de cara pelo União. Assim o foco seria apenas Brasileirão e teria gente vestido de Carmen Mirando por ai.

Davi disse...

Foco numa competição só não é garantia de nada. Em 2007 tivemos 30 dias pra se preparar pro brasileirao (tinhamos sido eliminados na primeira fase da libertdores), e nas 6 primeiras partidas tivemos 2 vitórias. Inclusive estreiamos em casa com uma derrota vergonhosa pro Botafogo de André Lima.

Jogador ganha bem, e muito bem pra disputar tudo e ganhar tudo.

Se o ponto do tópico era que não se deve valorizar em demasia a Copa do Brasil, show de bola, tem que tratar como um atalho pra libertadores e nada mais do que isso. Mas não concordo em hipótese alguma que pra ir bem numa competição tem que abrir mão de outra. Dizer que ser eliminado pelo Rondonopolis é a melhor coisa que pode acontecer não faz sentindo nenhum. A casa ia simplesmente cair, a moral do time e jogadores iam ficar lá embaixo, fora a flauta.

Poxa, quer dizer que agora futebol pra ganhar tem que perder tb? Não faz sentido pra mim.

Mas a discussão é valida. E pressão é pressão em qualquer lugar, alguns lugares mais, outros menos. Ir mal no primeiro semestre é devastador, e esse filme eu já vi ano passado.

Abs

Valter Aczel disse...

Eu acho que se acontecer oba, oba com o título da CB, vai ser porque é ano de centenário. Eu não acredito que a direção não aprendeu com os erros do passado. Não acredito e não aceito. Errar é humano mas persistir no erro é tremenda burrice. E pra burro o FC tá longe.
E o fato de repetir que temos grupo, na minha modesta opinião, este ano sim, podemos dizer que temos um GRUPO DE VERDADE. Em anos anteriores nos iludimos que tínhamos grupo, mas este ano eu vejo diferente. É claro que não temos dois jogadores para todas as posições, mas me diz o clube que tem aqui no Brasil? Disputar duas competições os outros clubes também poderão estar disputando duas competições. A LA tb termina com o Brasileiro em andamento e existe a possibilidade de times como os bambis e o time do Luxa chegarem nas semi-finais acho até que com certa tranquilidade. Eu vejo o trabalho que está sendo feito agora muito válido, colocando para jogar todo mundo. Dessa forma o TT pode ver o grupo que tem, ao mesmo tempo que mantém o grupo motivado pois estão todos jogando. Eu acho que dá sim para ganhar a CB e o Brasileirão, não vai ser nada fácil, mas não é impossível. Como o próprio Julio já falou (e eu ia comentar tb) o Cruzeiro foi campeão das tres competições nacionais em 2003, conquistando a triplice coroa deles.
O que nos resta é torcer. Apesar do TT...

Schroder-EUA disse...

A resposta em geral tem sido:

"Temos grupo!! Podemos jogar os dois"

Esse é o problema. É a mesma reposta do ano passado. So ver o topico do Daniel que postei o Link. Era o mesmo discurso..."Esse ano temos grupo".

Sem duvida temos o que parece ser um grupo mais qualificado, mas acho que isso não muda em nada o fato de que poderemos perder um pouco de interesse no Brasileirão mesmo que momentaneamente o que em si pode ser fatal.

O Post não é pro ou contra a CDB é simplesmente um aviso de que é muito complicado ganhar o Brasileirão se ganharmos a CDB. E nesse 2009 eu não estarei satisfeito com nada menos que o Brasileirão. Copa Do Brasil pra mim é de menos, todo o planejamento deveria ser feito para conquistar o Brasileirão e com isso automaticamente vem a Libertadores 2010.

Lúcia Bastos disse...

Louis, está claro, e não por este post, mas por muitos outros seus que já li, que vc prefere ver o Inter campeão brasileiro, ou tetra campeão brasileiro.
Ocorre que para a maioria de nós, qualquer título é valido !!!
E, se de "brinde" der uma vaguinha em LA, pq desprezá-lo ???
Vc quer outro mundial ??? Agora não vai mais ser no Japão, será nos Emirados, a partir da edição de 2009...
Então, pra voltar a disputar mundial, precisa antes ser campeão da LA e, pra ser campeão da LA, precisa ao menos disputá-la...
Concordo com o Davi quando fala que não devemos priorizar competição, acho isso burrice !!!
Se priorizamos e, não ganhamos fizemos o que no ano do centenário ???
Festejamos os 100 anos ???
Teremos 6 competições, o ano será maravilhoso se ao menos levantarmos 5 dessas 6 taças e, justamente o brasileirão é o mais descartável...
Gauchão, Recopa e Suruga é OBRIGAÇÃO !!!
Copa do Brasil levada a sério, é garantia de não só de taça, mas de vaga na LA.
No segundo semestre teremos Sudamericana, onde podemos de novo fazer campanha pra título e, o brasileiro nisso tudo ???
Vamos levando como der...
Recopa, suruga e Sudamericana dão pontos no ranking da FIFA.
Os títulos nacionais não sei...
Podem até dizer que meu ego se contenta com pouco, porém melhor garantir o que podemos ter, do que sonhar com títulos praticamente impossiveis.
Pq considero brasileirão impossivel ???
Simples, não temos técnico pra isso, como bem falou o CJR e, o São Paulo já aprendeu a ganhá-la, enquanto não for "copiado" o método, só vai dar São Paulo campeão. Podem apostar !

Schroder-EUA disse...

Discordo Pimentinha que o Brasileirao seja "o mais discartavel".

O Brasileirao é de longe o mais importante e uma vitoria nela atinge todos os objetivos de 2009.

A CDB é Gauchão com grife e só.

As vezes um clube tem que FOCAR sim. Nao adianta se diuvidir em 5 competicoes e levar nenhuma...desde quando focar em objetivos é algo mal?

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]