quarta-feira, março 25, 2009

26 Naquele Tempo só jogava bola QUEM JOGAVA BOLA !




Sábado -
09:00 hs Encontro Consular no BR - 1.700 pessoas - Não fui, alguns do Movimento foram.
14:00 hs - Jogo contra Inter-SM - Celeiro de Ases (bar), agora os jogos pros Conselheiros duram 6 horas.

Segunda Feira
19:30 hs - Eleição do Novo Presidente do CD - Luiz Antonio Lopes
Foram 03 horas entre discursos, contatos políticos e conversas sobre histórias do Inter.

a - Meu amigo de infancia Conselheiro do MAIC, Jaime Soligo, uns cinco anos mais velho do que eu, contando como foi a dureza de assumir o Clube em 2001, sem grana, sem perspectivas, quase rebaixamento etc...sempre lembrando que o trabalho deve ser continuo e para frente, manter o que está bom, melhorar o que for possivel.

b - Conversa agradabilíssima com o conselheiro Aquino (Desembargador) e Presidente do Bi-Nacional, Eraldo Hermann, um gurizão de quase 80 anos, figura fantástica e, cada história ! Baaahhh !

c - Conversa com o Vice-Presidente Pedro Afatatto, o qual apresentei ao pessoal do Movimento, ele logo começou a me cornetear, pois havia sido seu professor / treinador de futebol em 1975, ao 13 anos dele, reclamou que sempre lhe deixava na reserva, com o que retruquei dizendo que entendia um monte de futebol, pois senão fosse pela minha pessoa, estaria jogando no Ibis - PE e não teriamos um excelente Vice no Campeão de Tudo ( em outra ocasião a esposa dele disse que eu havia acertado, ele só teria futuro estudando !) . Ficou um desafio pra futebol, só que ele era um razoavel LD e agora virou centro-avante, não sei como, mas vou verificar...depois eu conto !

d - Apresentação do Luiz Antonio Lopes ao Movimento InternetBV, pessoa bastante simpática, acessível, relativamente jovem, sem qualquer floreio, objetivo, muito afim de trabalhar, bastante inteligente, é tido como excelente administrador que delega mas também ´cobra` bastante, disse contar com a nossa ajuda.

Meu Momento Cinco Estrelas - Em meio a roda de conversa de 20 pessoas com o L. Antonio Lopes, surge novamente o Jaime Soligo (Cel. Soligo), o qual é conhecido do Lopes desde o tempo de escola ,me perguntou se conhecia o Jaime, respondi que fora meu ´guru` na infancia e que jogávamos muito futebol na Redenção, o Jaime já era uma cara de 19 anos , sargentão ´porrada` do Exército que jogava e corria um monte, eu era uma magrela (acreditem) de 14 / 15 anos. Provocado que foi pelo Alex (Alexandre Ribeiro) - grande e correto Coordenador do Movimento se EU jogava alguma coisa de bola (tinha que ser um Alexxx, pqp), o Cel. Jaime, do alto de sua autoridade e experiência respondeu com ´catigoria` :

- Olha, naquele tempo SÓ JOGAVA BOLA QUEM ´JOGAVA BOLA` - Gargalhada geral... Ganhei minha semana ! Era f..., naquela época jogavamos todos juntos dos 14´s aos 40´s , jogo duro, mas na bola, ou o cara jogava ou não jogava, e muitas vezes de pés descalços para economizar tenis (só quem tinha), pois eram muito caros e nada duravam, se bobeasse um ´conga` durava 03 dias. Acreditem ! É verdade !

Terça-Feira
20:00 hs - O tio aqui foi convidado pela Radio Band, juntamente com outros torcedores a gravar um programa de memórias dos 100 anos (só lembrei duns 40´s...ehehe) que deverá ir ao ar no sábado ou domingo. (Não encontrei o C. Cabral...snif)

Quarta-Feira
20:00 hs - Encontro no Giovanaz para conhecermos Novos integrantes do Movimento.
Sábado
09:30 hs - Reunião Ordinária do Mov. InternetBV

Tem muito mais gente, Mallet, Tiago Vaz, Caio, Diana, Alex R, Alex de S., Everton, Fabricio e outros fazendo muito mais coisas neste período, é uma verdadeira pauleira....mas vamo, vamo Inter.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prá finalizar e não dizer que não falei de flores ou cornetas, o desenho acima é minha sincera homenagem à alguns entregadores de camisa às vezes chamados popularmente de treinadores, pois precisam de bons jogadores para conquistar algum título, é o esquema ´vai lá e resolve` !

Time tem que ter conjunto, esquema definido, jogada ensaiada, e não é só bola parada, é principalmente bola andando, os jogadores não podem baixar a cabeça e tentar resolverem sózinhos, tem que serem orientados / treinados !

Sds Coloradas

26 Comentários:

Schroder-EUA disse...

OFF

para os interesados em politica, o Lula foi entrevistado no CNN por um otimo jornalista Indiano/Americano e ja de cara perguntou.... "porque voce pega leve no Hugo Chavez quando a Democracia deles lá é duvidosa enquanto o Brasil da um belo exemplo de Democracia, o Brasil não deveria ser mais firme com Chavez?"

Veja o que o Lula disse nesse video:
http://www.cnn.com/2009/WORLD/americas/03/25/zakaria.gps.lula/index.html#cnnSTCVideo

Fabiano- POA-Germany disse...

KKKKKK!!!Só jogava bola quem jogava bola...
Mas a do tênis foi braba de engolir Nélson, vai me dizer que jogava na laje de pé no chão!!!
Temos que marcar outro desses futi-churras.
Abraço

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pois não dá prá acreditar Fabiano, mas era verdade !

Naquela época, éramos os ´moleques da vila` mesmo não morando na vila !

Pergunta pro teu pai, Fabiano !

Só não conseguiamos jogar no ´piche` no verão, no inverno era show !

Era bolha em cima de bolha...

Anos 60´s !
Uniforme de colégio, 01 roupa prá sair, cabelo cadete e uns trapos pro dia-a-dia...tênis era raro, o negócio era Sapato Vulcabrás 752 e galocha em dias de chuva !

Marco disse...

Nelson

é o que sempre digo, ser jogador de futebol é fácil, qualquer pé-duro aí, que seja esforçado e obediente, é vira jogador de clube grande. Vide Edinho, Maycon e outros perebas.

Mas jogar bola é diferente. É encarar porrada e campo ruim, jogo ruim, juiz ruim, e mostrar qualidade. Nem todo cara que sabe jogar bola consegue ser jogador de futebol. Vide Roger, Chiquinho e outros descabeçados.


---

Fabiano

Joguei muita bola no colégio, como era estadual e pobre, jogávamos com tudo o que tinha para chutar. Bola, o colégio não tinha.

Em quadra de cimento e até em terreirão (terra batida). Com sorte, alguém trazia uma bola de papel-jornal, porque bola de "capotão" (couro) acabava em um dia.

Mas a maioria das vezes chutávamos mesmo era lata de óleo (que refri em pet ou lata não existia), e por conta disto abri um talho na testa do meu melhor amigo, que estava no gol. Até hoje, quando me encontra, ele fala disto, ficou uma cicatriz horrível (acho que, por isto, ele formou-se cirurgião plástico HAHAHA).

Isto no colégio, porque na rua esburacada de minha casa e arredores, às vezes alguém ganhava uma bola de presente e virava titular de qualquer time. O normal era bola de jornal, ali.

Vejam: bola de couro era raro, o comum era bola de plástico tipo Bola Rivelino e outras, que quando furavam, você molhava e deixava no sol para endurecer, e botava prá jogar de novo.

Marco disse...

Então, se não tinha bola, imagine se a molecada tinha tênis para jogar.

No máximo, um Conga ou um Ki-chute (luxo total!), alguns jogávamos de sapato.

Jogávamos descalços mesmo, e quando fazia bolha alguns usavam havaianas que, no 1° chute ou pique, voava para cima!

Agora, imagine jogando bola na rua: asfalto quente e esburacado, e a molecada correndo feito louca, todos sem camisa.

Quando não era bolha, você chutava um buraco daqueles, do asfalto, e torava o dedão do pé, saía a tampa. Eram uns dois ou três por dia torando o dedão do pé na rua.

Ia lá, lavava, grudava a tampa de volta, apertava bem, grudava um papel qualquer para ajudar a selar, e voltava pro jogo.

Fabiano- POA-Germany disse...

Quando eu era guri a gente jogava com aquelasdente-de-leite, se pegava na coxa Deusolivre, ardia duas semanas. Minha infância foi baseada no kichute, durava um mes, aí tinha que jogar com ele furado mesmo, amarrado na canela. O problema é que algumas quadras proibiam o kichute pois deixava tudo marcado de preto. Quando jogáva de pés descalços sepre abria o tampão do dedão, engraçado que isso não acontece mais, será que foi uma mutação a curto prazo???
Onde tu estudou Nélson? No Colégio Militar???
Saudações

Fabiano- POA-Germany disse...

Bah Marco, escrevemos sobre a tampa ao mesmo tempo!!! KKKK!!!

Marco disse...

E antes que digam que sou experiente como o Nelson, vou adiantar:

Isto era nos anos 1970! De 1972 em diante...

Esqueci: às vezes, alguém trazia uma bolinha de tênis imprestável (para tênis), aí era um festa! A bolinha de tenis aguentava muitas horas no asfalto, quando comia a camurça, arrancávamos e ia só na borracha, mesmo.

Depois, quando crescemos um pouco e fomos jogar no gramado, com "bola de capotão oficial", era o mesmo que dar uma Ferrari na mão de um motorista de caminhão.

Voávamos baixo!

romulo disse...

baah, um mais galo que o outro aí no blog.

no meu tempo jogávamos com bola de bocha, de pé descalço, na brita.
sendo que uma goleira era uma espinheira de um lado, e a outra um poste e uma havaiana do outro


ganhei.


uhauhuhauha
brincadeiras à parte, ja joguei muito mesmo no saibro de pé descalço.. e lá vai dedão do pé hahaha

Fabiano- POA-Germany disse...

E as havaianas davam uma bela luva de goleiro também.
KKKKKKKK!!!!

diana oliveira disse...

nelson, o soligo é do ação independente.

hehe, te emocionou tanto com a declaração q trocou o movimento do cara...

arruma ali.
bjs

diana oliveira disse...

pra dizer o nome completo:
AÇÃO INDEPENDENTE COLORADA,

ou, se preferes a sigla:
MAIC

Schroder-EUA disse...

No meus 6 anos no Brasil rapidamente me adaptei a não ter bola de futebol de verdade muitas vezes no colegio. A Gente jogava entre aulas com bola de papel...no recreio as vezes quando não tinha bola usavamos uma bola de basquete (horrivel jogar futebol com bola de Basquete) e ela ficava oval depois de um tempo...provavelmente porque era uma merda de bola.

Renan Santos disse...

[OFF TOTAL]

Vocês já viram isso?

http://alfredodebrasilia.zip.net/arch2009-02-15_2009-02-21.html

Um gremista comparando o FC ao Eurico Miranda.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Parece que os antigos quase todos passaram por experiências semelhantes na infância.
Conga e Ki chute era para ir para o colégio, tinha que durar, jogar bola (qualquer coisa redonda) era de pé descalço mesmo. O campo era a rua ensaibrada na frente de casa e a goleira era marcada por pedras maiores.
Era dedão e joelho sangrando todo dia. Engraçado que, diferentemente de hoje, no outro dia tava todo mundo recuperado para jogar e sangrar novamente.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Essa gurizada de hoje, meu moleque aos 16´s já teve mais tenis de futebol do que eu em 54´s !

Na praia comprei um calçado / tenis de borracha só prá ele jogar na areia e não machucar os ´dedão` , vê se pode ? Ninguém guenta uma ´bolhinha nos pés`, bolha de sangue é emergencia hospitalar na certa.............eheheheh


Estudei no Julinho... de 1966 à 1972! Corneta do jeito que eu era não poderia ter estudado no Militar...ehehehe

Schroder-EUA disse...

Enquanto eu jogava com bola de papel ou ate pedra nos anos 80....admito que timha o previlegio de não usar KiChute!! Meu Pai me trazia Tenis dos States...se bem que ele trazia algo parecido com Kichute so que versao Americana!! Em vez de trazer um Adidas ou algo assim ele comprava o mais barato que achava Kkkk

Tambem lembro muito de usar Tenis da Rainha, ainda fazem? Eu gostava daquele tenis era a marca da seleção de Volei.

cjr-sp disse...

Ki-chute era o maximo...hehe.

Bola era tudo que tivesse uma forma levemente arredondada...hehehe. Por fim quando ninguem trazia nada parecido com uma bola...aí apelava-se para a tampinha de refri...hehehe.

*******************

Pelos relatos os novos conselheiros tao trabalhando a morrer...hehehe.

É isso aí gurizada...acharam que ia ser mole...hhehehe. Agora aguentem o tranco...kkkk.

Parabens ao Movimento mais uma vez. Afinal nao é tao simples assim...tem que se engajar para prosperar com sabedoria.

Sds coloradas.

Fabiano- POA-Germany disse...

Bah, a latinha de refri sempe abria a testa dum!!! No meu colégio proibiram depois que um levou pontos no supercilho. Agora o dedão não abre mais, oque será que houve????
Luis, tu fala aquele rainha que tinha uma armadura ao redor, de salão, aquele era o único que aguentava chutar aquelas bolas de salão que parecia um tijolo!!!

Fabiano- POA-Germany disse...

Nérso, é que tu falou em corte de Cadet, por isso achei que estudaste lá!!

Gilberto Colorado do Brasil disse...

KI-Chute era sensacional, pelas travas. Como em Santo Ângelo, nem saibro tinha, jogávamos na calçada mesmo, que ficava toda marcada de freadas pretas, feita pelos Ki-Chutes.

É claro que muitas vezes, era sem Ki-Chute mesmo, até porque, nem todos tinha condições de tê-los. Aí era pé descalço mesmo. Certamente porisso, até hoje, tenho as costas do dedão do pé cheio de cicatrizes.

As GOLEIRAS eram dois tijolos ou mesmo dois pares de HAVAIANAS ("As Legítimas").

A bola, na maioria das vezes de plástico. Durava pouco, pois invariavelmente atravessava os muros e cercanias e acabava furada num "pé de bergamoteira". Mas isso não era problema. O jogo continuava assim mesmo, com a bola murcha ou adaptando uma meia de nylon recheada de retalhos e papél.

Bola de couro era coisa de profissional, coisa fina, às vezes aparecia uma, quando um dos vizinhos mais abastados resolvia aparecer.

No Colégio, no campo de chão batido, a coisa era mais séria. As peladas no intervalo eram sagradas. No final do período, também. Chegava em casa imundo de terra. Foi lá, pelo menos para minha memória, que eternizei a minha camisa número 7, em homenagem ao meu ídolo Valdomiro que arrasava no INTER!

C

Cleber_Tapes/RS disse...

eu joguei muito de CORVETI

hahahahaha

GILSON - PR disse...

Jogava nos potreiros, disputavamos espaços com as vacas.
A bola era feita de escarpim (as meias para os gaúchos grossos da fronteira), cheia de palha de milho.
quase sempre "de pé no chão", ocorri muitas escorregadas nos cocos das vacas, hahahaha.
chique era a kichute, conga era ruim para jogar no inverno na geada, escorregava muito.

col disse...

Show Nelson, legal o teu engajamento e dos demais. Continuem na peleia!

col disse...

Louis, simplesmente ridícula a resposta do lula.

Cleber_Tapes/RS disse...

ridículo também é o senado....

cambada de ladrão

a política fede

e os políticos são podres

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]