sexta-feira, março 27, 2009

36 A Morte dos Pontas (ou como truncaram o futebol)

Eu vivi uma fase de Coma no futebol entre 1986 e 1999. O unico futebol que eu assistia era as Copas Do Mundo. Assistia todos os jogos, não perdia um. Mas era impossivel assistir o Inter porque morando nos EUA não tinha como. Isso até 2000 quando apareceu por aqui a Globo Internacional e mais recentemente o PFC.

Antes de entrar no Coma os times de futebol em grande parte ainda jogavam com um ponteiro direito, um ponteiro esquerdo e um 9 metido entre os dois esperando receber passe pra matar o jogo. Aí um dia notei que as escalações já não tinham mais 3 nomes na frente como Valdomiro, Dario e Lula ou Valdomiro, Bira e Mario Sergio. Eu via coisas como "Bebeto e Romario" e perguntava, Ué cade o terceiro atacante!?

Quem não viu o futebol com ponteiros não sabe o que perdeu! Imagina um jogador, como Valdomiro em que sua função quase unica era pegar a bola ir a linha de fundo e cruzar para o centroavante. Mas para chegar a linha de fundo o cara tinha que ter categoria, saber driblar e aí que futebol ficava bonito. Garrincha era um exemplo, Jairzinho e o Valdomiro outros. Como criança a gente brincava na rua de pegar a bola, dar um drible rapido pra direita, correr a linha de fundo e meter na medida para o Centroavante. O camisa 7 tinha uma função especializada! Camisa 7's eram idolos no futebol!

E hoje? Hoje dependemos do...affff...Lateral Direito pra fazer isso...e só de vez em quando. Pô fala em matar o futebol! Pior é que todos nos repetimos a cada jogo "Abre pra ponta!! Estamos muito truncados no meio!!!". Pois é, porque será? Porque dependemos de Laterais pra isso!! Laterias são os Baixistas de Bandas de rock! Não sabem tocar guitarra muito bem então vão pro Baixo! Lateral é a mesma coisa. Não sabe atacar muito, não sabe defender muito e não sabe armar então vira Lateral! Lateral era o empregado do Ponteiro, assasinou o Ponteiro e hoje é o Chefe! Porque será que futebol está em muitos casos uma bosta de ser ver? Porque mataram o futebol!! O Centroavante se é que ainda existe vive isolado! O Centroavante perdeu um baita amigo com a morte do Ponteiro.

Lembro que depois de 12 anos de Valdomiro estavamos a procura do novo ponteiro direito e nunca conseguimos achar um como ele. O Silvio (Hickmann) irmão do Cleo foi o que teve mais sucesso pos Valdomiro na posição. Jogou varios anos no Inter e foi na Sele Inter pras Olimpiadas de 84 mas o Silvio era Feijão e Arroz para a Picanha do Valdomiro. A Era Silvio até parecia ser a era da Espera para o real sucessor do Valdomiro aparecer.

Outros tentaram. Lembro de um tal de Pompeia, do Adavilson um guri que veio do Norte com um canhão no pé direito mas que morreu num acidente de carro, e em 85 o Jussiê tambem tentou. Deve ter outros que nem lembro mais.

A linha de fundo existe por uma razão, pra ser usada! Senão jogariam futebol num oval! Fica aqui meu sonho de que um dia os Ponteiros voltem ao Futebol que sem eles ficou esse jogo truncado e chato pra cacete.

O Jô Soares fala tudo neese clipe dos anos 80.


E o proprio Valdomiro fala sobre o assunto na TV HOJE.

36 Comentários:

Fabiano- POA-Germany disse...

Luis, a última coisa parecid com ponteiro foi o grandioso Fabiano Cachaça!!! Como jogou bola em 97, o cara tinha corpo e MUITA velocidade. No grenal, ele deu um drible no Galvão que simplesmente correu por trás da placa e ainda chegou a frente.
Com relação ao problema, ele diz a linha e a coluna onde é o problema e também relaciona o tal de Widget. Sei lá o que é, mas para mim ocorre com o BV e um blog do globoesporte.
Valeu

Schroder-EUA disse...

Fabiano

Tu ja tentou a ultima versão do IE ou Firefox. Lembro que a um tempo as versoes mais velhas do IE davam problema no BV acho que é por causa dos Scripts e tal. Mas no IE 7 ou Firefox esses problemas não aconteciam.

PS:

Pois é nao peguei a era fabiano Cachaça então não sei se ele jogava como um verdadeiro ponteiro ou se fazia esse papel so de vez em quando.

romulo disse...

laterais até são como baixistas... mas baixistas de verdade nascem para tocar baixo. Tem baixista que faz muita coisa que um Carlos Santanna não faz..

e no futebol também..
lateral esquerdo de origem SE CRIA NA BASE.

um zagueiro de 30 anos não aprende!



tenho 21, será que da tempo ainda?
problema é que toco guitarra melhor que baixo! hahahha

Anônimo disse...

tu esqueceu do mauricio 7 do inter. foi dele o cruzamento para o gol da virada no grenal do seculo.

m.rodrigo.oliveira disse...

O último grande ataque com pontas que eu vi no Inter foi aquela com Mauríxxxio, Nilson e Edu, no vice Brasileiro de 1888/1889.

Esse trio jogou muito naquele ano.

Anônimo disse...

o edu tinha o chute mais forte do campeonato mas era um meia na origem.

tal qual aconteceu com o alex.

Marimas disse...

Concordo ctg Rômulo...

Não faço nem 1/500 do que o Santana faz com a guitarra, mas comecei a tocar baixo por vontade própria, não por ser guitarrista frustrado.

Nunca me chamou muito a atenção os agudos da dona guita. Prefiro uma "groovera".

Ramon Dongo disse...

Olha, se ficasse só no 4-4-2 (3-5-2 com líbero, vá lá, mas não três zagueiros estáticos na frente do goleiro) até que não dava pra reclamar, mas o que falar de uns aí com 3-6-1 ou ainda o 4-5-1 (esse muito em moda na Europa)? Parece que o gol virou um mero detalhe, o importante é "massacrar", mesmo que seja em 0 x 0.
Mas se tem uma coisa que me irrita mais do que isso é a cultura do anti-jogo, principalmente no Brasil. Levou um encostão no rosto? Cai e mata tempo. Goleiro dividiu o cruzamento com o atacante? Cai e mata tempo...
Na Europa me parece que acontecem jogadas muito mais duras e o pessoal não fica paralizando o jogo e batendo boca.
Uma coisa é fazer o que o Iarley fez contra o Barcelona, outra é essa várzea que descrevi aí.
De quebra, vou deixar dois links do Humberto Perron pra ilustrar o que eu penso, quem quiser, acho que vale a pena ler: http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/futebolnarede/ult868u380742.shtml e outro sobre os pontas: http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/futebolnarede/ult868u380742.shtml

Ramon Dongo disse...

Só um adendo, entrevista com o Valdomiro sobre essa questão: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tipo=1&section=Blogs&p=1&coldir=2&blog=22&topo=3994.dwt&uf=1&local=1

geoband disse...

Bom post!

Camisa 11 + camisa 7 + camisa 9 = terror!

Marimas, uma Stratocaster com encordoamento 013 (!) tbém faz uma barulheira grossa, uheuehueh...

cjr-sp disse...

E o Jorge Wagner, o que seria hoje ?...um meia que chega na linha de fundo e cruza muito bem...

E o Ceará, o que seria...

Ah que saudades dos nossos lados do campo de 2006. O time de 2006 tinha mecanica pq tinhamos o J.Wagner e o Ceará no auge deles...

Depois o ABELAO trouxe o grande Hidalgo...aí foi para matar mesmo.

Na boa...considero a saída do J. Wagner por uma ninharia na época umas das maiores burrices do KING. E a nao busca dele como fez o SP...tb, pois ele se ofereceu se me lembro bem...mas picuinhas deixaram ele longe do BR depois.

*************

Agora o cumulo da burrice foi o LUIGI deixar o ELLER escapar para os turcos achando que ia engana-los depois de campeao mundial...hehehehehe. Era para 3 meses antes do mundial ter pago aquela milhazinha que os turcos pediam e pronto...

Mas aí o Abelao trouxe Rafael Santos e JEAN de caridade...

CHEGA...DEPOIS DESSA..LARGUEI POR HOJE....KKK.

SDS GERAIS E BOM FIM DE SEMANA A TODOS.

Anônimo disse...

luigi sabe como poucos nao saber contratar.

Fabiano- POA-Germany disse...

CJR, confundiste com o Eller. O Jorge Wagner nao teve picuinhas além dele estar acertado com o gremio na época que foi para o Sao Paulo. O clube mais anti-ético do Brasil. Que se foda, tem que levar pau do Inter mesmo...

Kraint disse...

Depois de assistir ao vídeo da entrevista do Zini com o Valdomiro, penso que:

VALDOMIRO PRA TÉCNICO DO INTER JÁ!!!

Marco disse...

Além dos grandes pontas que Luis nominou, lembro de dois, especialmente, por motivos diversos.

Cafuringa era um grande driblador, ponta-direita que fez sucesso no futebol carioca, por seus dribles desconcertantes e por perder os gols mais incríveis ainda.

Depois, sua bola murchou e virou um cigano do futebol tendo passagem até pelo Grêmio de Maringá. Na estréia, contra o arqui-rival Londrina, mostrou a que veio: driblou toda defesa londrinense e, na cara do goleiro, isolou a bola. Mandou para a arquibancada. Saiu daqui sem fazer um gol sequer.


Mas o Grêmio Maringá, nosso Galo Guerreiro, o alvi-negro do Norte, teve na década de 1970 um ponta-direito endiabrado chamado Freitas.

Este cara, quando recebia a bola, levantava a torcida, porque além de exímio driblador, levantava o braço direito e deixava-o em uma posição como se fosse uma galo de briga.

O Grêmio Maringá era conhecido como Galo Guerreiro porque o seu bairro era onde concentravam-se as rinhas de briga de galo, em Maringá, antes do Jânio Quadros torná-la ilegal.

Os mais velhos devem ter visto, nos Brasileirões de 1977, 1978 e 1979, o Freitas jogando pelo Grêmio Maringá no Beira-rio e no Olímpico. Lembro que num jogo no Olímpico ele enlouqueceu o lateral-esquerdo das gazelas (depois este cara jogou no Londrina... Dirceu????).

Até que Vladimir, lateral-esquerdo do Curintia, furioso pelo baile que estava levando, deu-lhe uma tesoura por trás e encerrou sua carreira.


Era gostoso ver os pontas jogar, pena que não tem mais espaço para eles hoje em dia.

romulo disse...

po geoband, .13 numa strato dai tu forçou

hahaha

mas q da pra tirar um blues encorpado, isso da hehehe

geoband disse...

Dick Dale toca com 016...

Cleber_Tapes/RS disse...

Fabiano Cachaça era o cara....

até hoje ele faz gol no grêmio.....hehehehe

Rossato disse...

Steve Ray Vaughan tocava com .13. E que som daquele filho da puta. Morreu cedo demais.

SRV RULES!!!

Jonatammm disse...

Falando em guitarra, não podemos esquecer do glorioso Heider Abas Palheta! O ponteiro direito do Amarildo.

Lúcia Bastos disse...

Fabiano,
A picuinha com o JW existiu pq ele forçou a saida dele logo após conquista da LA, mesmo tendo contrato com Inter até dezembro/06 ou janeiro/07, isso não lembro corretamente. Mas antes de ir para o tricolor paulista ele tentou o "perdão" querendo voltar e, não foi perdoado...

-----------------------------------
CJR,
Fabiano Eller foi o primeiro pecado do Luigi...
O segundo atende pelo nome Fabian Vargas !
----------------------------------

Louis !
Esqueceu do jogo ???
Aqui já é 15h44, jogo está marcado pra 16h10.

Guilherme CB disse...

Tudo depende da equalização do amplificador.

Um valvulado melhora qualquer guitarra.

João Gabriel disse...

Nilmar!

Lúcia Bastos disse...

Esse árbitro sempre faz lambança em jogo do Inter !!!
Incrivel !
E o polentude joga final de copa contra nós...
Nada de novo...
Tão querendo nós tirar a taça !!!
Formulismos se prestam pra isso mesmo...
A melhor campanha pode ser jogada no lixo num jogo, com uma arbitragem "bem" intencionada !

Julio.Colorado em Sampa disse...

Não temos pontas mas temos NILNMAR.

geoband disse...

Nossa zaga é uma mãe...
Álvaro simplesmente não jogou este ano.

Lúcia Bastos disse...

Júlio,
Temos Nilmar ao menos até julho...
Está bem nítido que a bola da vez das vendas é ele !!!
Por outro ângulo, ele vai ter que marcar muitos pra carimbar o passaporte de volta a comunidade europeía !
Aproveitemos !!!
Li entrevista de FC, de ontem e, ouvi na rádio hoje...Tem que vender alguém e, Taison não sai em 2009...E, o já batido argumento: Temos reposição pra Nilmar no grupo de jogadores...
Parece que segundo semestre a dupla será Alecssandro e Taison, ou Taison e Walter.
Nilmar e Taison é dupla com prazo de validade vencendo em agosto !!!

Renan Santos disse...

Poisé, vai sair o CRAQUE, o GÊNIO Nilmar... mas o TAISON também tá gastando a nega... que bom que fique.


Agora, o ÁLVARO esse me enganou DIREITINHO ano passado... É UMA MÃE NA ZAGA em 2009... PQP

Marco disse...

VAZA, NILMAR!

(silêncio no BV)









(silêncio profundo)

Julio.Colorado em Sampa disse...

Pois é Pimenta, a se confirmar a saída do Nilmar em julho, vai ser um alívio para muitos frequentadores e posteiros do BV.
A saída do Nilmarperdegols será comemorada por muitos. Afinal trata-se de um jogador frágil, sem colocação na área, não chama a marcação de dois ou mais adversários, tem um chute mais fraco que peido de véia, perde gols que até minha vó faria e além de tudo é mercenário.
Vaza Nilmar!!!! Já vai tarde.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Marco Aurélio:

Não é silêncio profundo, eu acho que alguém voltou ao COMA PROFUNDO.

col disse...

VAZA NILMAR!!!!!!!!!


HEHEHEHAUHAHA8AH8AA8H

Renan Santos disse...

Putz, o Nilmar é craque. Tomara que não vendam no meio do ano, a não ser por uma quantia MUITO BOA.

Gilberto Colorado do Brasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Schroder-EUA disse...

Me desculpem. Mas eu so posso rir das pessoas que venha aqui pra me lembrar do VAZA NILMAR...sabe porque? Porque o que eu escrevi sobre o Nilmar esta 100% correto! Eu escrevi que o guri precisava de um Banco para botar pressão nele porque ele não tava jogando NADA. O Alecsandro foi exatamente isso! AGORA SIM Nilmar acordou, mas so depois da pressão se não continuava tudo na mesma. Ele mesmo falou que precisava disso.

Então nao me venha com essa de Vaza Nilmar...eu tinha toda razão!

Marco disse...

Eu não disse o que eu disse.
Se alguém disser que eu disse que eu disse, eu desdigo!

Aliás, eu não sou eu!

E se os fatos forem contra o que eu disse, aliás, não disse!, pior para os fatos.

Coma. Catatonia.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]