terça-feira, abril 28, 2009

94 O Não Sócio Colorado

O quadro social do Inter é o maior do Brasil e um dos dez maiores do mundo. A importância disso em cifrões é celebrada pela administração do clube, com justiça, e noticiada por toda a imprensa nacional. É, de fato, algo para se orgulhar. Contudo, cabe aqui uma reflexão. Se hoje temos mais de 80 mil sócios, é porque, antes disso, já tínhamos cerca de 8 milhões de torcedores. Torcedores não sócios.

Muito embora o quadro social consista numa das principais fontes de renda do clube, este não deve, jamais, se esquecer do outros milhões de torcedores que, por qualquer que seja a razão, não se associam, mas nem por isso deixam de levar o nome, a marca e a grandeza do clube adiante.

Há torcedores que simplesmente não gostam de ir ao estádio. Torcem pelo time, adoram o clube, mas preferem assistir aos jogos pela televisão. Muitos deles não trocam o conforto de suas casas pela vibração do estádio, nem abrem mão da repetição em câmera lenta na TV de plasma. De qualquer modo, indiretamente, são esses torcedores, muitas vezes taxados de torcida pay-per-view, que contribuem com o valor que o clube recebe das emissoras de TV pela transmissão dos jogos. Daí a importância de se ter uma grande torcida, mesmo de não sócios. Quanto maior a torcida, maior a audiência e, ao menos em tese, maior pode ser a fatia do clube na repartição desse bolo.

Além disso, é sempre importante considerar o torcedor que mora longe de Porto Alegre e pouco ou quase nunca pode vir ao Beira-Rio para assistir a um jogo. É admirável o sócio que mora longe e contribui com o clube por amor ou mesmo para, nas raras vezes em que pode estar na capital gaúcha, ter o direito de acesso ao estádio. Entretanto, não se pode condenar o torcedor que, ante a impossibilidade de acompanhar o seu time de perto com frequência, acaba optando por não se associar.

Todavia, tanto o torcedor não sócio que não deseja frequentar o estádio, quanto aquele que não se associa porque mora longe, acaba ajudando o clube comprando produtos oficiais ou assistindo aos jogos pelos canais de televisão fechados. São torcedores que se organizam em suas casas, seus bairros, promovendo eventos e celebrando o clube. E isso também é muito importante para a instituição.

Diante dessa realidade, entendo que o clube também deve buscar uma forma de valorizar esses torcedores. Cada vez mais se torna fácil elaborar cadastros de consumidores. Comprando ou pagando por meio eletrônico, como nos casos dos cartões de débito e de crédito, seria possível o Inter criar uma espécie de clube de fidelidade do seu torcedor não sócio. Assim, dependendo do valor que um determinado consumidor gastou em certo período, ele poderia ter direito de concorrer a sorteios. obter desconto no ingresso, ou até mesmo nas primeiras mensalidades, caso se torne sócio. Seria uma maneira de valorizar o torcedor não sócio e, de quebra, cativá-lo para se associar.

Por outro lado, é importante salientar um fator que muitas vezes impede um torcedor fanático de se associar ao seu clube do coração: o financeiro. Há com certeza uma infinidade de colorados que gostaria, mas simplesmente não pode ou não consegue se associar, pois R$ 22,00 por mês em seus orçamentos acaba tendo outra destinação, outra prioridade. Isso quando se tem esses R$ 22,00 por mês para escolher. Contudo, nem por isso o clube deve se olvidar dessa parcela da sua torcida.

Ocorre que esses torcedores, embora não façam parte do quadro social, não paguem pelo pay-per-view, não possam frequentar seguidamente o estádio e nem comprem produtos oficiais do clube, sempre que podem vestem uma camisa colorada, hasteiam bandeiras vermelhas nas suas casas e fazem festa para o clube nos dias de jogos. São torcedores que também colaboram com o clube, divulgando suas cores, seus símbolos, levando adiante a paixão e o orgulho de serem colorados. Sim, eles também ajudam o clube, fazendo a sua parte apesar das suas limitações.

E quando lembro que já se passaram três meses de jogos do time principal no Beira-Rio, vários deles com menos da metade do estádio cheio, me questiono: não dá para oferecer ingressos mais baratos, atraindo, assim, um maior número de torcedores não sócios? Ora, se um jogo contra o Grêmio Sapucaiense não atrai mais de 20 mil pessoas, me parece tranquilo que se poderia oferecer uma determinada carga de ingressos a preços verdadeiramente populares.

Claro que, muitas vezes, o valor dos ingressos é determinado pelas federações. Mas será que não está na hora de fazer uma pressão política para reverter um pouco esse quadro? Que há um processo universal de elitização dos estádios de futebol, isso me parece inegável. Contudo, há certos exageros que parecem evidenciar que alguns dirigentes estão se distanciando da realidade em matéria de preço dos ingressos. Um exemplo claríssimo foi o ocorrido no último jogo da seleção brasileira em Porto Alegre. Se tá caro, neguinho não compra. Dentre eles, eu.

Além disso, o Inter, como Clube do Povo, não pode jamais descuidar dessa sua característica. Que o Beira-Rio pretende se modernizar e que os jogos decisivos serão privilégio dos sócios, como ocorreu na final da Sul-Americana, isso não se contesta. É um processo, aparentemente, irreversível. Contudo, não podemos deixar de contar com aquele torcedor que, mesmo que jamais se torne sócio, seja por que razão, merece ser olhado com carinho, merece ser cativado pelo clube.

Quantos colorados iriam assistir ao Inter no estádio, ainda que numa partida de menor importância, se os preços fossem mais acessíveis? Desde já cito um exemplo. No domingo, dia 31/05, às 18h30min, haverá o jogo Inter x Avaí, no Beira-Rio. Já vai estar escuro quando a bola rolar e a temperatura provavelmente estará baixa. Se tudo der certo, estaremos às vésperas do primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Nessas circunstâncias, o Inter provavelmente jogaria com reservas. Alguém imagina mais de 20 mil pessoas nesse jogo? Pois bem, eis aí uma grande oportunidade para uma promoção de ingressos a preços populares para não sócios. Uma promoção num jogo específico. Traz o povo para o estádio, dá uma atenção especial pra ele, mostra a família no placar, trata o teu povo com carinho.

Ademais, não devemos deixar de lembrar da necessidade de se desenvolver medidas criativas para viabilizar a oferta de produtos oficiais a preços populares. O torcedor do clube do povo não faz questão de usar uma camisa com tecido importado com tecnologia que absorve o suor do corpo e deixa a vestimenta mais leve. Mal e mal sobra dinheiro pra desodorante, meu velho! Mas se o clube proporcionar um produto oficial a preços módicos, ele vai exibir orgulhoso, mostrar para a família, os amigos, toda a vizinhança! É um garoto propaganda do clube. E ele ainda paga para trabalhar!

Desenvolvendo medidas assim, poderemos dar àquele torcedor que não paga mensalidade, não assiste pay-per-view, não compra produtos oficiais, o reconhecimento que ele merece. Pois ele pode não dar dinheiro direta ou indiretamente para o clube, mas ele é um verdadeiro e digno representante da nação colorada. Ele festeja o seu time todo santo dia, leva com orgulho as cores do Inter e defende o clube contra tudo e contra todos. Ai de quem falar mal! Este, a meu ver, o melhor marketing que um clube de futebol pode ter.

Se 1 a cada 100 colorados se associa, temos que lembrar que há outros 99 que podem se tornar sócios ou não. Mas a grande maioria, sempre foi e sempre será simplesmente, torcedor colorado. E o clube não pode se esquecer deles, pois o Inter jamais teria chegado até aqui sem eles, pois eles são a nossa força, eles são a nossa história, eles são a nossa identidade. Eles são o povo, o povo do Clube do Povo!

94 Comentários:

Unknown disse...

respeito a opinião, mas discordo completamente. Dar valor aos não sócios é montar um time competitivo. Dar valor ao sócio é oferecer inúmeras vantagens. Somente com um grande diferencial sócio/não-sócio é que podemos gradativamente aumentar o quadro social.

Celso disse...

Bulitta: ok ... teu pesnamento está certo .. mas isso nã oexclui a possibilidade de valorizar a torcida como um todo .. existem jogos .. VÁRIOS JOGOS, que é possivel valorizar todos os torcedores .. sócios ou não sócios ... sobra muit olugar


Daniel:

"eles são a nossa história, eles são a nossa identidade. Eles são o povo, o povo do Clube do Povo!"

Cara eu concordo contigo velho ... mas tu já reparou que nem Inter faz mais questão de usar esse slogan? não está mais escrito em lugar nehum fora a letra do hino e nã oé mais pronunciado por dirigentes do alto escalão pelo menos... talvez eles queiram realmente desvincular nossa imagem do povo.. não sei

sobre identidade: cara .. eu concordo contigo e por isso acho que eu e tu vivemos de passado ... aquele povo eu acho que não volta mais ... a não ser que tivessem valores mais acessiveis mesmo pra chamar o povão ... senão meu amigo .. eu e tu seremos meros museus .. afinal como diz o pessoal aqui do blog e estão certos: são os novos tempos

antes que algum riquinho sem noção diga que todo mundo tem 22 pila pra pagar: eu sou um que ganha uma mixaria e só me associei no dia 03.04.09 por ser algo simbólico e num ano especial ... não sei até quanod serrei sócio .. talvez se eu arranjar um emprego melhor ... heheheh

abraços a todos

LOCOLORADO

Renan disse...

tb concordo...tem q haver oportunidade pra todos...essa ideia da camisa mais acessivel tb ja faz tpo que se pede e nada....160,00 uma camisa??? um salario ''e praticamente 1/3 de um salário mínimo....tem que haver oportunidade para todos...todos mesmo...obvio que deve haver vantagens para os sócios, mas não se pode esquecer que o Inter é muito mais que 80.000

Julio.Colorado em Sampa disse...

Concordo plenamente com o Daniel.

Não podemos permitir que o Inter se divida em castas (tá na moda né).

É evidente que os sócios terão algumas vantagens mas o restante da torcida não sócia não pode ser esquecida e em hipótese alguma desprezada.

Fabiano- POA-Germany disse...

Dani, exatamente o que brigo faz horas. Inclusive terça pasada discuti com a namorada de um amigo. Eu reclamava que o Inter ainda se aproveita do slogan "clube do povo" quando na verdade ele não tem mais nada de povo. Visto o valor do ingresso pro jogo contra o Guarani em 30R$. A guria discutiu comigo porque disse que não tem nada a ver botar ingresso popular, pois ela paga a mensalidade e acha que vai faltar segurança no estádio se o ingresso ficar muito barato. Talvez ela tenha um pouco de razão, mas eu a lembrei que na hora de pedir tijolinho pra montar estádo novo, cimento e tals, não tinha nada de povão. Ela deu a sugestão de colocar um portão específico para entrada de "populares", achei absurda a idéia de segregação, mas pensando bem, antigamente o setor popular era atrás do gol e cobravam mais barato, mesma coisa com a coréia. Talvez liberando atrás do gol do gigantinho a prços mais populares, poderíamos salvar um lugar pras pessoas de menor poder aquisitivo.
Um grande abraço

Ramon Dongo disse...

Eu também assino embaixo do que o Daniel postou. Essa da camisa mais acessível eu defendo há muito tempo. É uma medida simples, barata pro consumidor e ainda gera renda pro clube.
Outra, essa dos ingressos mais baratos foi alvo de várias discussões no orkut e tinha um cara lá (não lembro o nome) mas que parecia fazer parte da diretoria, que era extremamente contra porque tinha vários custos e não compensaria financeiramente pro clube. Na minha opinião acho que nem é um problema financeiro, pois acho que o Inter tem medo de diminuir o ritmo de associações se fizer esse tipo de promoção. Sei lá, eles devem pensar que se tem essa possibilidade mais barata, o cara não vai querer se associar.
Eu já penso bem diferente, se a pessoa for ao estádio, com conforto, vai gostar e isso será um estímulo pra mais uma associação. Pô, que liberassem cerca de 5 mil ingressos prum jogo como esse contra o Avaí...

Lucas disse...

Voce esta certo em sua analise, sem ser radical para nenhum dos lados, como realmente deve ser.

Marco disse...

5 stars, Chiodelli.

Concordo que devemos valorizar o sócio e diferenciá-lo do torcedor comum, oferecendo-lhe cada vez mais vantagens.

Mas acho que, para os jogos de baixa procura, o Inter poderia criar uma "COTA SOCIAL" de ingressos e disponibilizar para famílias de baixa renda.

Explico: não é difícil localizar milhares de torcedores que dariam a vida para ser sócios, mas não podem porque são pobres, não têm dinheiro para pagar mensalidade.

Uma coisa é a classe média que opta por gastar 22 reais no Inter ou na Internet. Outra é o cara que não pode ter Inter nem Internet.

Sabemos que o Inter já tem vários projetos sociais, e provavelmente várias famílias carentes cadastradas.

Não é difícil, também, detectar em convênio com as secretarias municipais de assistência social, quais são as famílias carentes de cada cidade, principalmente POA e cercanias.

Assim, em jogos de baixa procura, poderia disponibilizar uma "cota social" de ingressos, com ônibus cedido pelas prefeituras, companhias de transporte coletivo e pelo próprio Inter.

Se levar, nestes jogos, cerca de 2 mil pessoas que jamais teriam a chance de assistir a uma partida no BR, já seria uma realização inesquecível.

E, ainda, sortear até cinco pessoas para conhecer os craques de perto, com direito a fotos com nossos craques fornecidas pelo clube.

Isto, sim, seria uma bela oportunidade de aproximar o povo do Clube do Povo.

Davi disse...

Boa Dani!

Me parece entretanto que existe uma limitação de federacoes que tabelam os preços dos jogos, assim sendo, promocoes nos preços de ingressos estao sujeitos a mais fatores que a real vontade do clube. Alguem sabe afirmar categoricamente como funciona?

abraços

Marco disse...

A da camisa mais barata é simples: o cara vai no camelô e compra uma alternativa.

Nenhum fabricante vai fazer um material de segunda linha oficial.

Schroder-EUA disse...

Sem coreia é complicado oferecer ingressos baratos. Aqui nos EUA ingressos no meio de campo sao supervalorizados, os ingressos baratos e menos desejaveis sao atras do gol, mas me parece que no Brasil o pessoal ate gosta de sentar atras do gol. Entao em qual setor seria o ingresso barato?

Há problemas de cambistas tambem e tambem acredito que muitos torcedores NAO POBRES comprariam os ingressos baratos e o "povão" mal iria ao jogo. Quem vai acabar comprando sao guris que tem pouca grana e não povao. Os 2 nao sao necessariamente a mesma coisa.

Acho que o Povao ja foi segregado do campo de futebol a um tempo em Porto Alegre e vai ser dificil traze-lo de volta.

É dificil oferecer o mesmo produto caro e barato ao mesmo tempo. Como falei nao existe mais a coreia e o resto dos lugares no BR sao praticamente todos bem aceitos pra ver o jogo e nas mesmas condiçoes.

Schroder-EUA disse...

Marco

Organizar, Transportar (ida e volta) 2 mil pessoas nao é brincadeira e deve custar muita grana. Acho que isso seria complicado demais e custos alto demais para o clube.

Se tivessimos coreia ainda seria a favor de ingresso a 1 real ou 5 reais, mas sem a coreia acho complicado. É complicado ter jogador Milionario, Estadio em renovação, querer mais socios e ao mesmo tempo tirar valor da entrada de um jogo. Isso diz ao socio "olha otario tu paga $50 por isso mas a gente vende por $5".

Sei la vai em qualquer loja e não tem preço pra Povao e preço pro resto. Ou tem?

Marco disse...

Esta idéia da COTA SOCIAL traria custos baixíssimos para o Inter. Somente uma "perda de receita" inexistente, pois seriam ingressos que não seriam comprados, mesmo.


Olha, se os programas de TV conseguem organizar caravanas, imaginem para um jogo do Inter.

Aliás, nem são os programas de TV quem organizam, são os próprios interessados em participar que se auto-organizam e inscrevem-se para participa.

Imaginem o Inter liberar 2 mil ingressos gratuitamente para caravanas auto-organizadas de várias cidades.

Mas, tem que ser gente que jamais teria condições de ir ao estádio ou associar-se. Pobres mesmo (não sei porque a frescura de evitar este termo!).

Por isto a idéia de usar os cadastros municipais.

E quem se interessaria em organizar estas caravanas?

Pergunte a qualquer prefeito o que significaria, para sua popularidade, levar umas 200 pessoas (eleitores!) no estádio, gratuitamente, para ver um jogo do Inter!

m.rodrigo.oliveira disse...

Não sei se haveria condições de se resolver essa situação com ingressos mais baratos em jogos específicos.

Acho que esse retorno para os não sócios poderia acontecer através dos consulados. Talvez com jantares a preços populares com venda de produtos a preços reduzidos. Não sei.

Só acredito que qualquer ação que envolva barateamento de acesso a jogos, vai interferir diretamente no ritmo associações. Em determinado momento o sócio pode achar que está pagando demais, se quem não é sócio consegue vantagens também.

Enfim. O assunto é delicado. Mas que há necessidade de encontrar uma maneira de valorizar a todos os torcedores, isso há.

Anelise disse...

Perfeito!!!
Concordo "quase" que plenamente.
Mas talvez Daniel, a questão nem seja tanto de dar acesso a esse povão aos jogos do "CLUBE DO POVO", mas sim de não ficar a todo momento fazendo "distinções", como se o não sócio simplesmente não fosse merecedor de identificar-se como torcedor do Sport Club Internacional.

Essa não é a nossa história clubistica...

E outra: o mkt tem que se preocupar de atrair para o gigante estratégicamente quem não é sócio (ainda). Um exemplo foi o jogo no dia internacional da mulher: somente entraram de graça as sócias neste ano. No ano passado associei minha mãe que não ia ha anos no estádio no dia do jogo em homenagem as mulheres - a véia se empolgou tanto de voltar a por os pés no estádio (viu que não era perigoso, etc.) que resolveu se associar.

CHEGA DE PRECONCEITOS!!! OS NÃO SÓCIOS TAMBÉM AMAM!!!

Saudações Coloradas!

Anônimo disse...

Concordo com o post e com o que o Fabiano falou tbm. Acho que daria pra reservar aquela parte atrás do gol do Gigantinho e colocar a preços populares os ingressos somente para aquele determinado setor/portão.

Só não sei mesmo, como funciona e quem controla a tabela de preços de ingressos. CBF? FGF?

Sobre camisetas a preços + populares, existem sim!!! É claro que não são iguais as camisetas usadas pelos jogadores. São camisetas vermelhas, brancas ou mescladas nessas 2 cores, com um símbolo do Inter ou simplesmente um Internacional escrito.
Já vi camisetas assim pra vender até em lojas como Pompéia, Radan e outras... E os preços variam de 20 a 40 reais no máximo! Não é produto pirata e sim licenciado pelo clube. Acho até que nos quisques do Inter tbm são vendidas!

cjr-sp disse...

Nao é facil resolver esse tipo de problema...até pq a FIFA, outro dia li no blog do cosme ripoli uma reportagem sobre isso, onde pelo contrario, a FIFA quer elitizar ainda mais o Futebol.

Algumas perguntas sempre me chegam a mente quando surge esse tipo de questionamento...

Como fazem a massa do flamengo, corinthians, galo, bahia e outros clubes populares?

Respondo pelo a que acompanho aqui em SP....a massa corintiana paga mais caro por um ingresso do que o torcedor colorado paga para ser sócio/mes. Primeiro que os ingressos sao caros. E depois ainda pagam para o cambista. Nao sei como arrumam o dinheiro, mas é o fato. Inclusive eu tenho um conhecido que vende bugigangas piratas numa esquina aqui do bairro, e ele me disse que vai a todos jogos do curintia e ainda tem que comprar de cambista mais caro. Todo curintiano que conheço aqui em SP sempre tem o seu cambista para comprar o ingresso. É impressionante. Dos mais simples aos mais abastados. Talvez o sub-empregado, ou o popular de Sao Paulo ganhe muito bem com qq coisa que faça comparativamente ao resto do país. É a unica explicaçao que chego aqui em SP.

Simplesmente outro dia aparareceu um moto boy na empresa e me disse que tb nao perde um jogo. Mas esses a gente sabe que ganham relativamente bem. Só que como os ingressos sao caros nao sei como fazem...

Já ano passado eu tava em BH e vi que o galo tava fazendo um jogo com ingressos de 3 ou 5 reais, ou seja, bem popular.

Enfim, no caso colorado é ainda mais dificil de se resolver por toda essa questao dos sócios.

Agora uma coisa é certa...o povao, digamos assim pode nao ter o dinheiro mas com certeza nao é burro tb. Entao nao é selecionando jogos a meia noite para ele com frio que ele vai...hehehe. Ele quer ir junto com a massa colorada ver o por do sol no guaíba ou ver o time na libertadores tb. Contra o Avaí em casa num domingo a noite ele nem de graça vai.

Temos que pensar mais...o povao quer ver inter e curintia no BR. Afinal ele pode nao ter dinheiro, mas burro tb nao é....hehehe.

*************************

A unica soluçao que vejo incialmente seria uma especie de pre-cadastramento, como se fosse para bolsa escolar por ex, e ali o clube cadastraria umas 50 mil pessoas, ou quantas fossem o caso que comprovadamente nao tem condiçoes de pagar mais que 5,00 reais um ingresso e destinar uns 3 mil ingressos no estadio para esse povo. Aí faria uma especie de rodízio quando houver mais de 3 mil interesssados por jogo. Portao separado, setor separado mas com cadeiras, lanches mais baratos, banheiros limpos, tudo direitinho.

Infelizmente nao vejo como resolver, mas acho que seria uma maneira de melhorar um pouquinho.

Pq estive pensando...sem um pre-cadastro, vendendo na bilheteria, logo surgiriam gente com grana no setor dos caras. Entao a soluçao que vejo seria o uso do pré-cadastro e mais uma identificaçao biometrica para entrar, senao a carteinha vai virar fonte de renda para o povao tb.

Enfim...a direçao tem que pensar numa soluçao para isso aí...

Anônimo disse...

Boa Daniel,

sem falar que esses R$ 22,00 é apenas a taxa.

Se o loco vai a 3 jogos, ja pula pra uns 60, ou 70, dependendo do local, ou competição - ficando mais caro que a carteira vermelha.

É importante, além do trabalho de buscar novos sócios para manter o clube como uma equipe de ponta - que vem sendo desde 2006 - mas também valorizar o torcedor que não tem condições ou apenas costume de frequentar o Gigante.

Fabio

cjr-sp disse...

Essa ideia da COTA SOCIAL do Marco tb é boa no sentido que os sócios nao ficariam ofendidos no seu direito, pois seria um programa em separado administrado por um setor do clube em separado com convenios publicos onde o clube estaria fazendo um projeto social superviosionado com ajuda dos orgaos publicos.

Achei muito boa essa ideia tb.

Só que que eles tem que ir no Inter e curintia tb...ou querem matar de frio os descamisados do país???

Eles tb tem direito a ver o por do sol do guaiba em dias quentes com o colorado goleando de 8....hehehe.

cjr-sp disse...

E a seleçao do pais entao...

Custa bem mais caro o ingresso.

Acho uma vergonha o povo nao ter a minima condiçao de ver a seleçao do seu país mais. Por isso tb já virou essa zona onde todo mundo vaia e zero de patriotismo.

Eu partularmente, normalmente torço para a seleçao perder. Em copas torço para alemanha, já faz tempo...para ser mais exato desde aquela palhaçada na copa da França que torço para Alemanha.
Seleçao, larguei de mao...

Sds
fui.

Schroder-EUA disse...

Vai aí uma teoria ao contrario da maioria...


Acho melhor é o governo, o Inter, e o proprio Povo e Povão se focarem em como tirar o Povão da miseria onde não podem nem ir a um jogo do que lhes darem de mao beijada. Isso não vai os ajudar no futuro. Faça algo hoje para que essas pessoas possam daqui a 1, 2 , 3 ou 5 anos iriem ao Beira Rio e COMPRAREM ingressos em vez de depender de projetos socias.

A ideia de caravanas de 2000 torcedores entrando gratiuitamente é bonita mas no fundo não ajuda em nada para remediar a situação ao longo prazo. Talvez essa esmola ao Povao faça pessoas se sentirem melhores, pois estao "ajudando" o povo...mas sera que tão ajudando mesmo ou só prolongando o problema?

(e la vem as pedras!)

Schroder-EUA disse...

e digo mais:

Se tem um cara desempregado, fica em casa o dia todo, nem ta procurando emprego ou quem sabe trabalha algumas horinhas aqui e ali ... esse cara qualifica pra receber ingresso barato ou Free?

Seria melhor fazer assim:
Cria um programa de trabalho voluntario para ajudar a cidade a comunidade e esses caras que não estariam fazendo nada no seu dia dia e consequentemente sem grana possam trabalhar voluntariamente algumas horas por semana e em troca recebe um Ingresso para o jogo no fim de semana. MUITO MELHOR do que ficar dando esmola. Quem sabe o cara não aprende algo novo e ao mesmo tempo ajuda a sociedade e ainda ganha ingresso para o jogo.

Anônimo disse...

o futebol é movido a dinheiro e nada mais justo priviligiar àqueles que contribuem financeiramente com o clube. Existe uma infinidade de torcedores que não podem contribuir com esse valor, infelizmente. Mas a vida é injusta e nem sempre teremos o que queremos. "O coração humano é tomado por desejos assim como um campo é tomado por ervas daninhas".

signori http://blogsignori.blogspot.com disse...

Belo texto, é uma pena que o clube não utilize muito o slogan "Clube do Povo"... e como vc escreveu, cativar a torcida é um ponto importante, ao meu ver, isso vem acontecendo aos poucos..

Abraço

Vamo Vamo Inter!!

Marco disse...

Se é para solucionar o problema, vai cair no "cada um por si", mesmo porque no Brasil, desde a redemocratização, já elegemos e empossamos todos os grupos políticos, e a situação mudou em quase nada.

Estou pensando no que o Inter pode fazer para aqueles que não têm dinheiro para ser sócio nem comprar ingresso, dar-lhes a chance de ver um jogo de campeonato, com o time completo.

Pensei é mais na molecada mesmo, ocupar espaço que o sócio não ocupará porque o jogo não vai lotar o estádio.

Agora, quer assistir Inter x Curintia, e ver o por do sol do Guaíba? Faz uns bicos aí, varre umas três calçadas, limpa uns jardins ou lava uns 3 carros, que a grana dá e sobra.

Aí devolve-se o problema para o indivíduo. Mas, no atacado, acho que esta COTA SOCIAL seria uma saída bem simpática.

Marco disse...

Uma saída simpática, sem ferir direitos e um pouco abrangente.

Além de criar um certo furor em comunidades: "O Inter está dando X lugares para o jogo tal... vamos nos organizar e cadastrar uma caravana?".

É só paliativo, eu sei...

cjr-sp disse...

O privilégio do associado nao precisa ser afetado para que se tenha algum tipo de programa beneficiário de subsídio parcial a torcedores com poucas condiçoes.

Inclusive acredito que seja a vontade da maioria dos que são sócios, de que o clube consiga de alguma forma equalizar uma maneira de resolver minimamente que seja essa questao.

Até pq o clube tá entrando numa sinuca de bico...ou faz alguma coisa em prol da causa ou logo logo vai ficar feio se apropriar da expressao, clube do povo.

Fabiano- POA-Germany disse...

Muito boas sugestões, é impossível agradar a todos. Mas, com um pouco de boa vontade de todos, dá!!

Guilherme Mallet disse...

Na hora de negociar patrocínios, quotas de televisionamento, etc. a porcentagem de torcedores sempre é um parâmetro de negociação.

Se o Inter for hostil com os não sócios, vai perder torcedores.

E vai perder DINHEIRO. Que é o que faz o time.

Só burros e ignorantes para ignorar esse segmento majoritário.

Fernando Gonçalves disse...

Não concordo contigo CJR quando dizes que o cara que, por motivos financeiros, não pode ir em um jogo "mais quente" do Inter de preço de ingresso "normal", também não irá em um jogo mais furreca com ingressos mais populares.
Eu imagino que existem milhares de colorados que gostariam muito de assistir um jogo do Inter em pleno BR independente do adversário e quem sabe até poder levar o seu filho que ele está tentando levar para o caminho vermelho.
Comigo aconteceu algo semelhante, temho grande dificuldade de ir a jogos no BR, felizmente não por problemas financeiros e sim por problemas geográficos. Por isso na primeira oportunidade que tive de assistir um jogo e, principalmente levar minha família, não pensei nem um segundo e lá fui eu. Sabe que jogo assisti ? Inter x Ulbra no dia 22/02/09, provavelmente em um dis dias mais quentes do verão de POA. E curti prá caramba ! Pouco me importou a qualidade do adversário, estava eu lá com toda a minha tropa asistindo um jogo do Inter !
Por isso concordo com a susgestão de que em jogos menos procurados sejam disponibilizados ingressos a preços mais populares. O clube ganharia com a renda de lugares que estariam vazios e dá à sua torcida menos privilegiada a oportunidade de poder dizer : "Eu assisti a um jogo do Inter !".

Fabiano- POA-Germany disse...

Acho que eles têm medo de perder sócios deste modo. Tipo se o cra pensa: "Bah, tá barato o ingresso, depois me viro para conseguir um pra final, vou me desassociar!!"
Eu acho, que apenas bastava não cobrar 30R$ em um jogo contra o Guarani já era alguma coisa...

Schroder-EUA disse...

Outras ideias em vez de dar gratuitamente sem mais nem menos e que seria de maior beneficio a todos:

Cria um projeto dentro do Beira Rio para ensinar coisas como ler/escrever/usar computador/trabalho voluntario...coisas basicas assim.

Para cada 3 horas que voce passa em um desses programas tu ganha 1 ou 2 ingressos.

Assim o Inter ajuda os que precisam dando ingressos e possivelmente ajudando essa pessoa com seu futuro. Quanto mais penso nisso acho melhor do que ficar escolhendo quem é pobre e dando ingressos so por essa razão.

cjr-sp disse...

Ops, nao foi isso que eu disse, ou ao menos quiz dizer...

Eu quiz dizer que se é para se desenvolver algum tipo de programa para que torcedores carentes possam ver jogos do Inter, que se desenvolva um para que ele tenha acesso aos jogos bons tb e nao somente os jogos sem importancia ou no frio na calada da noite no gelado guaíba.
Até pq acredito que na prática o povo carente sabe o que é bom tb e se o espetaculo nao promete ele tb proporcionalmente nao se interessará. É o que eu penso.

Eu particularmente nao acho interessante até para imagem insticional do clube criar um programa assistencial para torcedores carentes e já logo de cara discriminá-los relegando-os aos jogos de menor importancia.

Eu preferia fazer algo pequeno, tipo sei lá 500 torcedores subsidiados parcialmente pelo clube que cobraria 5,00 reais pelo ingresso por exemplo e ve-los constantemente no estadio do que fazer algo onde na hora do bem bom, os caras nao tao mais lá.

Aí entao nao faz. É como eu penso. Mas cada um, cada um.

Marco disse...

Walter foi cortado do jogo em Recife porque está 4 kg acima de seu peso.

Se é assim, por quê Álvaro é titular?

Fernando Gonçalves disse...

Acho que isso foge um pouco da realidade.
Imagina se por exemplo em um jogo quentíssimo em que todos querem ir, quinhentos associados não podem ir porque 500 ingressos foram colocados a disposição de torcedores subsidiados ? Aí sim seria um incentivo a deixar de ser sócio.
Não vejo prejuizo nenhum a imagem da instituição em fazer preços promocionais para jogos que todos sabem que terá público reduzido.
Melhor fazer isso que manter o mesmo preço para todos os jogos que é o que está acontecendo agora.

Fernando Gonçalves disse...

Acho que não custa tentar em pelo menos um jogo ( pode ser esse contra o Avaí) colocar ingressos a preços mais acessíveis e ver qual será a resposta da torcida.

cjr-sp disse...

Talvez entao a soluçao esteja em o clube aumentar em um numero X de lugares com fim específico para esse propósito. Ou restringir realmente naqueles jogos em que tiver certeza que vá lotar mesmo e que os 500 lugares farao a diferença para sócios. Isso seriam poucos jogos no ano. Em outros experimentaria-se alguma coisa...

Enfim...cabe a direçao verificar o problema, arrumar uma soluçao, pois para muita gente o clube tá se distanciando em excesso das suas raízes.

Daniel Chiodelli disse...

No jogo contra o Avaí muito sócio não vai. O que for não vai deixar de ser sócio porque o ingresso para o não sócio está barato naquele jogo. Três dias depois, na final da Copa do Brasil (esperamos) só sócios estariam no estádio. Então o não sócio que tem condições de se associar e vai no jogo contra o Avaí pode se estimular a se associar para poder ir também na final.

Acho que se poderia pensar em algo assim e negociar preços de ingressos com as federações.

Mas isso é só uma ideia para atrair ainda mais sócios e encher o estádio sempre.

Gostei muito do debate que o post gerou. Muito legal!

Fabiano- POA-Germany disse...

Idéias muito boas e pertinentes mesmo.. Talvez uma complementand a a outra, criaremos um sistema ideal. Parabéns a todos,estão tocando no ponto que mais me incomodava na atual gestão do Inter. O descaso do Dom Píffero I com o torcedor comum.

cjr-sp disse...

Pessoal....

De tarde perguntei para o Vidarte com um nome ficticio e ele respondeu assim:

Claudio.
Vidarte, segue uma pergunta de cunho social ao qual estamos discutindo em um grande numero de pessoas, num forum privado, se pode um clube como os da dupla grenal em jogos como mandante definir o valor do ingresso que quizer. Ou para cada campeonato/federaçao que organiza, tem-se preços minimos obrigatórios para os mandantes. E se tiver preços minimos, o clube se assim quizesse nao poderia subsidiar uma parte do valor do ingresso ?

Por favor responda se souber. Estará nos ajudando para podermos proseguir no debate.

Att.

(editado: existe um preço mínimo de ingresso. Para jogos do regional, ele é determinado pela FGF. Jogos do brasileiro, pela CBF. E jogos da Libertadores pela Sul-Americana. No clube, cada administração tem o seu critério. Para exemplificar o Grêmio tem os valores de seus ingressos determinados pelo Conselho de Administração. Ok?)


*****************************

PRONTO PELO QUE O VIDARTE RESPONDEU AÍ ACIMA NO EDITADO...JÁ COMPLICA UM POUCO A COISA TODA...

FICA PARA ANALISE DA GALERA AÍ...


SDS COLORADAS.

Unknown disse...

só agora consegui parar pra ler teu texto delegado.

grande dani - revolucionário!
hehehe

abração!

Anônimo disse...

Pessoal, sou são-paulino e queria fazer uma pesquisa rápida.

Quem vocês acham melhor treinador?

1) Muricy Ramalho
2) Abel Braga
3) Tite

Quanto ao Muricy não pergunto em relação a atualidade (títulos com o São Paulo) e sim sobre quando ele era técnico do Inter.

Abraços

geoband disse...

Abel Braga!

Julio.Colorado em Sampa disse...

Não falo com estranhos KKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Parabéns pelo Post... pois moro em Londrina/PR muito distante de POA, ao invés de me associar guardo a grana e compro sempre uma camisa oficila por ano. E sempre me senti discriminado pela maneira que veem os torcedores não associados.
Este ano pretendo ir pela primeira vez ao Beira-Rio e já estou muito preocupado de como vou fazer para adquirir os ingressos já que nãos sou sócio, é muito ruim isso.

Vinícius-BSB disse...

Acho que isso é proselitismo barato. Sou sócio, com débito em conta, e moro em Brasília. A última vez que assisti um jogo no Beira-rio foi nos anos 90, e nunca deixei de ser sócio, apesar de todos os altos e baixos antes de 2006. O sócio tem que ser privilegiado sim, é o cara que ajuda na boa e na ruim. Quem não é sócio e reclama me parece o cara que sonega todo o imposto que pode e reclama que o Estado não lhe oferece nada. Não me entendam mal, acho que quem não é sócio é tão colorado quanto quem é, mas perde uito do direito de reclamar. Quanto ao acesso dos não sócios? Não deveria ser complicado, usando a tecnologia. Acredito que o sócio deva ter direito ao acesso se isto estiver incluído na modalidade dele (está na minha), mas nada impede que ele confirme se vai ao jogo ou não. Poderia ser criado algo tipo um check in ou um prazo (tipo até 6 horas antes do jogo). Se o sócio não confirmar, aumenta um ingresso para venda na bilheteria. Eu ter milhas de uma empresa aérea me garante o direito a marcar passagem, não o direito de ir entrando no avião ou desistir de última hora. Quanto ao pessoal que deu tijolo e cimento para o Beira-rio, eu conheço vários. Meu pai e muitos de seus amigos foram alguns. Todos são sócios.

Fabiano- POA-Germany disse...

Bah, desculpa Vinicius, mas vai ler de novo os posts. Ninguem ta falando que sócio nao deve ter mordomias. Apenas estamos sugerindo que algo pode ser feito para ajudar a quem nao pode pagar uma mensalidade, e digo e garanto, nao sao poucos. Em Brasilia deve ter bastante gente com poder aquisitivo, aqui é bem menor.
Vale ainda lembrar que a maioria que esta discutindo aqui é sócio.

Unknown disse...

muricy

Marimas disse...

ronaldo

Vinícius-BSB disse...

A forma de ajudar quem não é sócio é disponibilizar mais ingressos. Se os sócios informarem que não vão (eu seria um eles) seus ingressos podem se vendidos. Simples assim. Quando nós falamos em Clube do Povo, e vocês pensam no pobre do pessoal que ficava na Coréia, lembrem que, antigamente, os jogadores também eram povo, que o digam, por exemplo, o Escurinho e o Caçapava, só para falar de dois do meu tempo. Hoje eu tenho que pagar salários que tornem ao menos palatável ao jogador não se mandar para a Europa por qualquer coisa, caras que ganham num mês o que o Escurinho ganhou em toda a sua carreira. Como ser clube de caridade e pagar folhas de 3 milhões? Como contar para isso com receitas tão volúveis quanto um público de estádio que deixa para comprar o ingresso na hora e que pode abandonar o espetáculo (que custa tão caro montar) se estiver frio ou chovendo? Como podemos querer a estrutura do Barcelona e ao mesmo tempo manter a “simpatia” do Zequinha ou do São Paulo de Rio Grande. Não são coisas compatíveis. Estamos numa encruzilhada. Ou tomamos o caminho que outros exemplos tomaram (e teremos cada vez mais sócios, pagando cada vez mais caro) ou abandonamos a evolução que tivemos até agora e voltamos ao reino nebuloso do “esporte semi-amador”. É a minha opinião.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O Mais louco.....Abel
O Mais bronco....Muricy
O Mais chato.....Tite

Espero que nenhum destes acima volte pro Inter, o Tite pode ganhar tudo e depiis ir prá Seleção de Portugal !

O Melhor.........MM
Bom treinador....Dorival Jr., Mancini, Nelsinho Baptista

Vinícius-BSB disse...

Eu não vejo nada demais no Mano Menezes, e o Nelsinho acho que não deveria nem voltar ao Estado, quanto mais ao Beira-rio. De resto, gosto do Mancini e do Dorival Jr.

geoband disse...

Um OFF nem tão OFF...

Creio que seria interessante o pessoal do MKT sair à campo em busca de novos sócios. Sugiro que este departamento organize equipes de cadastramento e que as mesmas atuem nas principais festas populares do Estado. Tipo, mês que vem teremos a XX Festa do Pinhão em São Chico (hipotético): monta um estande com forte apelo visual (bandeiras, banners, etc.) e com o material necessário para o cadastramento. Pode-se fazer um trabalho em conjunto com os consulados...

O povo vai à festa, e aí percebe a movementação colorada por ali (estímulo à participação com sorteio de brindes, questionários, etc.), e acaba se associando por paixão e IMPULSO. O torcedor é mais torcedor no meio da massa! É mais fácil, pois o esquema está todo ali, prontinho, é só cadastrar...

Imagina agora a quantidade de festas "municipais" espalhadas pelo Rio Grande.

Geo-abraço!

Fabiano- POA-Germany disse...

Bom, opiniao é opiniao. E pelo que vi tu nao entendeu a de ninguem aqui. O que adianta liberar o espaco e cobrar 30 R$ como foi feito contra o Guarani. Era um jogo em que eles sabiam que o público nao passaria de 25 mil. A idéia e aproveitar estes jogos e fazer alguns ingressos para pessoas com menor poder aquisitivo.

geoband disse...

Sandro é dúvida.

Joga Danny ou o polivalente?

Vinícius-BSB disse...

Opinião é opinião, e eu entendi perfeitamente a de vocês só não concordo. O jogo contra o Guarani foi R$ 30? É caro, mas um ingresso de cinema está quase R$20, não é? E o filme pode ser repetido ad eternum, com 3 sessões por dia, durante 2 semanas ou mais, em vários cinemas espalhados pela cidade. Um jogo de futebol é algo único. Se o ingressos podem ser mais baratos? Não segundo a FGF, a CBF, a Conmebol e a FIFA. Se o Inter poderia vender mais ingressos ao público em geral? Sim, desde que soubesse exatamente quantos dos quase 40 mil sócios da modalidade antiga não iriam assistir determinado jogo. Só isto. Esta é a forma de ajudar o colorado nao-sócio. E este pode se ajudar ainda mais, se associando.

Fabiano- POA-Germany disse...

Acho que nao entendeste nao, ou nao leste. Eles sabiam exatamente quantas pessoas iriam no máximo no jogo. E caso nao saibas, tem gente que nao tem dinheiro para se associar. O projeto crianca colorada leva criacas de colégios estaduais para dentro do campo, se grande parte dessas criancas nao tiverem dinheiro para se associar no futuro, do que adianta levar 200 criancas por jogo. A discussao é em jogos mortos, onde nao encherá o estádio, tipo contra o Avaí as 19h de domingo em agosto. Por que nao baixar o preco do ingresso??

Vinícius-BSB disse...

Pelo que eu li alguém escrever, não sei se aqui ou na Internews, se o Inter baixar o preço do ingresso abaixo do mínimo determinado pelas federações (FGF, CBF, Conm,ebol e/ou FIFA), ele tem que pagar a diferença. Mas não me parece que o problema seja simplesmente baixar os preços, no momento o problema maior é a quantidade de ingressos disponíveis (o que acaba afetando o preço pois tudo o que é escasso é mais caro). Se o Inter tiver absoluta certeza que 50% ou 60% dos sócios com direito a acesso não vão, são quase 20 mil ingressos a mais para as bilheterias. É o que basta, inclusive para poder botar preços um pouco mais baixos, sei lá, atrás do gol do Gigantinho. O resto é perfumaria.

kla.jk disse...

A sugestão do Vinicius-BSB logo acima é interessante, mas devemos ter em mente que atualmente não tem como fazer futebol competitivo sem um "grande" quadro social.
Vamo Vamo INTERRRRRR
100 ANOS, 100 MIL SÓCIOS
TODOS POR ESTA CAUSA.

Fabiano- POA-Germany disse...

E exatamente sobre o que falamos nos outros 50 comentários.

Marco disse...

Penso que estes ingressos "adicionais", dos sócios que não vão, ou deveriam servir a uma causa social (como sugeri) ou como aumento de receita.

Não pode ficar no meio termo: o Inter vender mais barato e pagar a diferença à FGF ou CBF. Aí, não, jacaré!

O sócio, para ter direito ao ingresso, deveria confirmar com antecedência de algumas horas, e para isto tudo serve: internet, torpedo SMS, tudo!

A tecnologia para isto é barata e fácil de fazer.

Acho que, com o aumento do número de sócios, isto vai acabar acontecendo, senão muita gente ficará de fora e ainda sobrarão espaços no BR.

cjr-sp disse...

É que sao dois posts diferentes com pontos que se sobrepoem que deu uma embolada no assunto:

Um era o do Louis...como resolver o problema de espaços vazios e aumentar o quadro social?

Esse aqui já é outra coisa..seria como dar um jeito para que os excluídos pudessem frequentar o estadio sem atrapalhar os sócios..para que o clube ainda possa usar a expressao de clube do povo?

*************************

Por isso digo...alguns posts nunca devem terminar e sim ficar de lado(tipo ao lado) pela importancia dele, até pq cada pessoa vai contribuindo encima da opiniao do outro e esclarecimentos vao surgindo que nem a informaçao que o Vidarte arrumou para nós.

E se possível ser uma pergunta simples que nem eu formulei rapidamente acima fara que ninguem desfoque quando pega a discussao em outro dia ou hora.

Seriam os posts classicos de problemas que se enxerga no clube e alguns que o clube já faz, tipos os de sugestoes para o MKT.

Ficariam tipo ao lado em algum lugar do blog. E aí tb de vez em quando se upa ele para o meio para dar uma atençao maior quando nao se tem muito assunto.

Seria uma maneira interessante de poder sempre manter em evidencia posts que podem ajudar.

Enfim tá dada a minha ideia de como eu faria com assuntos importantes e que podem fazer a diferença. Faria um moldura ao lado para eles, dando destaque e uparia eles para o centro de vez em quando.

Schroder-EUA disse...

boa ideia Cjr, vou ver as possibilidades.
---

PS: Mas o mais engraçado foi dizer que tu entrou no Blog do Vidarte "com um nome ficticio" ....kkkkk mas e aqui já não é assim???

Daniel Chiodelli disse...

A ideia do post vai além de permitir que o Inter possa continuar a usar a expressão Clube do Povo. Alguém comentou que parece que o clube não quer mais usar essa expressão. Isso é uma triste verdade.

Mas a ideia que tentei expor é a do clube valorizar o seu torcedor que mesmo sem contribuir com a mensalidade de sócio, contribui indiretamente, de outras formas. Quanto mais o torcedor, sócio ou não, contribuir para o clube, melhor.

Também entendo que algumas ações para o não sócio pode fazer com que ele se associe, como facilitar o seu acesso em jogos menos concorridos para que ele sinta o gostinho e, quem sabe, se associe para também poder ir aos jogos decisivos.

Enfim, são muitas ideias, muitas delas são meros esboços. Gostei do debate que o texto gerou. Acho que podemos contribuir muito analisando o tema.

Baita abraço a todos!

cjr-sp disse...

Estuda a ideia aí Louis...pois ela é boa...hehhee.

Abço.

Schroder-EUA disse...

Chato Mode [ON]
Advogado do Diabo Mode [ON]
Romantismo Mode [OFF]

Vamos lá...

Eu não me preocupo muito com esse negocio de usar o slogan "O Clube do Povo". Pra mim ser o clube do Povo ou não, se é que realmente existe algo como um Clube do Povo, não interfere com o que sinto pelo Inter.

Me parece mais romantismo (e passado) esse negocio de Clube Do Povo do que qualquer outra coisa. Como alguns falam aqui, os tempos mudaram, futebol não é mais o mesmo. Hoje nenhum clube de futebol proibe pobre ou negro de participar, então não existe mais essa exclusividade de Clube Unico do Povo. A verdade é que todos são. Ou todos não são.

É dificil ter uma baita estrutura, jogadores milionarios, Placar Moderno e mil e uma mordomias e querer se passar que é clube pro povão. Especialmente quando teus empregados ganham 100 mil por mes!

Acho que é tudo tempestade em copo d'agua. O Inter sempre sera o clube do povo pois é o que ta no hino! Kkkkk E o povão pode continuar indo ao Beira Rio.

PQP ta todo mundo apiaxonado pelo povão! Kkkkk Querem que o clube se identifique com o Povão...querem dar ingressos de graça ao Povão, querem camisas oficiais baratinhas pro povão....Quem seria exatamente o Povão??? Eu aqui não posso ir a jogo toda semana porque se não fico quebrado! Vão me dar ingresso de graça? Qual foi a ultima vez que um de voces levaram um "Povão" para o jogo?

Fomos o Clube do Povo por 96 anos e quase sempre passando dificuldades financeiras, prefiro do jeito que ta agora com as contas em dia, o estadio melhorando, bom time etc etc etc...

E digo mais...se o cara não pode guardar 20 ou 30 pila cada 2 ou 3 meses para ir ao menos em 1 jogo, talvez ele não deva ir mesmo e deva se focar em melhorar suas condicoes de vida! Futebol não deveria ser prioridade a essa altura.

Marimas disse...

"Qual foi a ultima vez que um de voces levaram um "Povão" para o jogo?"

Inter 4 x 0 Ulbra

O guardador de carros aqui da rua este nas cadeiras pares do Inter comigo e com meu chefe.

Marimas disse...

*esteve

Daniel Chiodelli disse...

Louis, nem 8, nem 80. Estou à procura de um meio termo, ou como diria o Tite, do Ponto de Equilíbrio, kkkk!

Baita abraço!

Fabiano- POA-Germany disse...

Conhece o clube chamado Zenit Luis???
O técnico simplesmente falou que não quer mais que contratem jogador negro pro time, não por ele, mas pela torcida que não aceita e trata mal a pessoa.
Pobre não tem direito a lazer então??

Schroder-EUA disse...

FABIANO

Não exagera! Ninguem aqui falou que Pobre não tem direito a lazer! Tu ta dizendo então que Pobre TEM DIREITO a entrar gratuitamente em jogo???

Entrar em jogos gratuitamente porque tu é pobre não é algum direito civil pra começo de papo! Não ta na constituição! Não é lei. Então como tu chega a conclusão que eu disse que Pobre não tem direito a Lazer?

No Brasil todos tem direito a plano de saúde e outras coisas mais, mas Futebol não é um direito Fabiano! Futebol é um negocio que paga muita grana a seus empregados.

Fabiano- POA-Germany disse...

Eu nunca disse que deveria entrar de graça. Dentre outras coisas falei que achava 30 R$ para um jogo onde sabiam que não encheria um ABSURDO. Tu disseste que se não tem dinheiro para guardar em dos meses deveria focar em melhorar sua condição de vida. Olha pelo que eu vejo, a melhora de condição de vida passa por diversas coisas dentre elas ter direito a lazer. Se o futebol queé uma coisa que está impregnada no Brasileiro já está custando 30R$? Quando esperar que uma alma dessas vá a um teatro. Por isso sou adepto a redução de preços em jogos mortos, para diminuir esta segregação toda.

Schroder-EUA disse...

Mas Fabiano tua teoria de lazer tem um furo. Iatismo tambem é lazer...Poloaquatico tamebm. Ski tambem é lazer, tanto como sentar no seu patio e tomar banho de sol...há varias maneiras de Rico , Pobre ou indefinido ter lazer. Se o cara não pode ir esquiar nos Alpes ele tem que achar outra coisa pra fazer. Mesmo com o futebol, se ele não pode ir porque não tem grana ele pode fazer outras coisas! Ninguem ta tirando o direito de ninguem de Lazer, mas Lazer as vezes vem com um preço e futebol profissional tem preço!

Fabiano- POA-Germany disse...

Cara, só mais uma coisa. Tu te enganas diversas vezes quando fala sobre o Brasil. Todos realmente tem direito a um plano de saúde aqui... Desde que paguem os cerca de 300R$ por mês.

Schroder-EUA disse...

INPS existe ainda? Pensei que fosse um direito de todos, não?

Fabiano- POA-Germany disse...

Ah Luis, tu quer distorcer distorce. Te pareces incrivelmente com o Geoge Bush e seu discurso de Hard Work. Não vou discutir Brasuil contigo que vi que tua visão é completamente enuviada. Fui pegar minha sacola e vou jogar golfe.
Até mais

Marimas disse...

Aguante Tiger Wood tupiniquim!!

Schroder-EUA disse...

Fabiano

Fala serio, George Bush? Hahah não existe um cara que mais odeio que George Bush!

E tu é que ta distorcendo dizendo que eu não quero permitir lazer a Pobre!! Meu deus tu ta ate distorcendo o distorcido!!

Fabiano- POA-Germany disse...

Então desconfio da tua inteligência!! Comparar o futebol com iatismo, ski e pólo aquático. Se isso não é distorcer uma discussão eu tô louco então.

Schroder-EUA disse...

É vamos Socializar o futebol então Fabiano. Com a Bolsa Familia deveriamos incluir ingressos gratuitos para os jogos do Brasileirão!

E nao ha nada de errado com HARD WORK é assim que as pessoas e países avançam. Agora lotar 100 onibus com "pobres" pra ver jogo de futebol não passa de Classe Media querendo dar esmola pra se sentir melhor que estao fazendo algo para os pobres. Mandar "pobres" a jogo de futebol não acresenta em nada o futuro dos "pobres". Prefiro achar maneiras para que essas pessoas não precisam de esmola.

Fabiano- POA-Germany disse...

Olha, já visitei os museus Louvre e o museu do Prado. Sabe quanto paguei para entrar? 5 pila no Louvre e nada no museu do Prado. Em Londres existe um dia da semana para cada museu onde é grátis a entrada. Se neste lugres tão mais procurados e menores que o Beira Rio pode ter um dia de desconto ou coisa parecida não vejo grandes problemas em cobrar menos que 30R$ em um jogo morno no Beira Rio.
Lembro quando o Inter tava fudido contra o Veranópolis pois havia perdido o primeiro jogo e a direção baixou para 1R$ a entrada e colocamos 60 mil pessoas em uma segunda feira, dsparado o dia mais cheio do Beira Rio nos últimos 15 anos. Tinha mais gente que contra o Juventude nos 4x0. Aí quando tá fudido a torcida é legal né, é boa... Concluindo, acho que não custa pensar no outro lado de vez em quando, tipo, próximo a torcida adversária, que sempre fica vazio.

Fabiano- POA-Germany disse...

Luis, talk to the hand.

Schroder-EUA disse...

Fabiano

Como falei no meu post anterior estou brincando de advogado do Diabo. Quando vejo unanimidade em um assunto como vi nos comentarios desse post eu fico desconfiado de que algo não está certo e analizo o oposto.

Por isso penso, sera que o pessoal quer isso tanto so para poder continuar se chamando de "Clube do Povo"....é so isso? Ou querem ajudar o povão? Mas se quisserem ajudar o povao, como que levar eles a jogo de futebol é ajuda-los? Eles nao precisam de coisas mais importantes?

Eu não sou contra o que voces escreveram, apenas estou analizando as coisas de um outro aspecto. Não precisa me chamar de George Bush (insulto maximo!!)

Marimas disse...

Ué...

e eu que achei que ir pra África trocar fralda de criança era uma coisa legal.

Então quer dizer que "não passa de Classe Media querendo dar esmola pra se sentir melhor que estão fazendo algo para os pobres".

Não entendi mais nada agora.

Schroder-EUA disse...

Trocar fralda de criança na Africa é >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> mais importante que mandar alguem para ver jogo de futebol. Nem acredito que tu faria tal comparação!

Schroder-EUA disse...

Eu faria assim....mandaria o Povão a Africa trocar fralda de criança!! Perfeito!!!

Schroder-EUA disse...

Agora querem levar Crianças ao Beira Rio porque são pobres...SOU COMPLETAMENTE A FAVOR!!!

Já adultos, me desculpem mas adultos que não podem comprar 1 ingresso de vez em quando deveria focar sua vida em outras coisas. E será que esse mesmo adulto que tu quer levar gratuitamente ao Beira Rio gasta seus troquinho em outras coisas que não são muito boas....e nos botando eles em onibus pra ver jogo de graça....sei não!

Fabiano- POA-Germany disse...

Sorry Luis, realmente Bushé pesado. Mas tens que concordar, no outro post tu reclamas de espaço vazio, e hoje reclamas de alguém querer colocar mais pessoas no estádio!!??

Fabiano- POA-Germany disse...

Refrçando, ninguém falou colocar de graça, eu não pelo menos. Acho apenas 30R$ um valor abusivo...

Marimas disse...

É mais importante, sem dúvidas. Mas tb não resolve o problema.

E aliás, nem entrei nesse mérito.

Só lembrei desse argumento (?) que li uma vez aqui, porque me parece que o discurso muda conforme a conveniência.

Schroder-EUA disse...

Fabiano não me entendas mal...as vcezes texto escrito não passa a imagem certa. Como falei não sou absolutamente contra qualqeur coisa que sugeriram, apenas estou analizando o assunto um pouco mais pegando o lado oposto da moeda.

Se tu lotar 100 onlibus com povao pra ir lotar o BR eu não vou protestar estou apenas fazendo perguntas...procurando ver se isso seria realmente a melhor coisa a fazer ou se pordeiamos fazer algo melhor.

Fernando Gonçalves disse...

Voltei !
O que está ocorrendo é um problema de interpretação de opiniões.
Vou tentar tornar a minha mais clara :

Quando digo que sou a favor de baixar o preço em jogos "mornos" não estou como assitencialismo. Financeiramente para o clube também é conveniente. Vou voltar ao jogo em que eu estive (Inter x Ulbra), lembrando que era um domingo de sol (e que sol !)em pleno carnaval.

Preço para não sócio : R$30,00

Total de pessoas : pouco mais de 2000.

Se o Inter tivesse colocado ingressos, digamos, a R$ 10,00 (cobrando R5,00 do sócio modalidade nova) o que aconteceria :

- a lotação seria bem maior (bom para a imagem do clube e ótimo para aquele torcedor que estava louco para ir em um jogo no BR mas não tinha condições)

- a renda seria maior (ótimo para o clube e para todo o comércio em volta do BR).

- incentivo para aquele torcedor que ainda não é sócio se associar para poder assitir jogos mais frequentemente.

- e não seria nenhum descaso com os sócios atuais.

Alguém acredita que, do jeito que está, o jogo Inter x Avaí em um domingo de agosto às 19:00 hs, por exemplo, terá mais de 20.000 lugares ocupados ?

Era isso.

Um abraço a todos.

Dellinghausen disse...

Não concordo, ja comentei aq no blog que eu pago a mensalidade aquela da modalidade antiga e que me da o direito de ir ao estádio sem pagar mais nada, mesmo assim desde 2007 eu não vou ao estádio.

Estaria eu rasgando dinheiro?

O dinheiro aq não esta sobrando, mas pago com muita alegria para ver o meu INTER jogar, mesmo que eu veja pela televisão não tem problema, eu pago para que o meu INTER continue a crescer cada vez mais.

Entendo que tem gente que realmente não pode pagar, mas esses devem procurar soluções em suas vidas pessoais.

E para quem pode pagar e não quer pagar, esse não pode falar nada, não quer ajudar não reclama.

Aonde que tu vai conseguir ir em 4(ou mais) SHOWS por mês pagando 40~50 reais, sendo que os artistas do Show recebem 4 milhões por mês?

Ou pagamos, ou voltamos a mediocridade, aos salários atrasados, a briga para não cair...

Dellinghausen disse...

Só mais uma coisinha a torcida que não paga é aq esta sendo a mais beneficiada, esta vendo o seu time ganhar, esta vendo o seu time cada vez maior, dando Show e não esta pagando nada por isso.

Vocês querem oq mais? Querem receber para ver o Inter dar Show?

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]