domingo, maio 17, 2009

17 Bergamota mecânica 2008 - O retorno?

Hoje vamos enfrentar o Palmeiras pela segunda rodada do campeonato brasileiro com um olhar diferente. Estamos em uma mistura de certeza de ter o melhor time do Brasil com o desconfiança deixada pelos jogos contra o Corinthians e Flamengo.

A máquina colorada começa a assombrar aqueles que são mais cautelosos, que viram e lembram bem da "bergamota mecânica" amplamente divulgada ano passado no inicio do campeonato. Ano passado o Internacional entrou tão favorito ao título quanto esse ano, então o que fazer para que 2009 não repita a história de 2008?


Ponto 1:
Em 2008 tinhamos uma comissão tecnica chefiada pelo fanfarrão Abel Braga que já não estava com a cabeça no Beiro Rio e e uma hora para outra apenas pegou seu chapéu e foi para a Arabia atrás dos Petrodolars. Tite não está sendo sondado por ninguém por enquanto, mas tem que estar com a cabeça muito bem centrada no time do Inter para não haver contratempos novamente.

Ponto 2:
A janela de transferência para a Europa pode estar perdendo força por causa da crise financeira, mas mesmo assim é a grande vilã dos times brasileiros que sempre estão buscando dinheiro a qualquer custo. Nilmar, Dale, Taison e Kleber entre outros devem estar na lista de de reforços de algum time do outro lado do oceano. É bom ficar de olho nos gringos para não haver o famoso desmanche.

Ponto 3:
Estratégia. Podemos não estar na LA hoje por termos escolhido a estratégia errada ano passado quando resolvemos priorizar a Sulamericana frente ao Campeonato brasileiro. Claro que fiquei feliz com o título, até porque título é mil vezes melhor que uma vaga. Mas me dá medo escolhas como a de hoje de jogar com time misto em casa contra um time que deverá brigar pelo campeonato.

Erros do passado podem até valer de alguma coisa se do erro sair a solução para quando encontramos o mesmo problema novamente.

Continuo com aprovando o Tite e com 4 no intermometro, mas já esta na hora reecontrar o futebol bem jogado que encantou o Brasil até agora.


Guilherme Arruda- CB

17 Comentários:

Cleber_Tapes/RS disse...

Bom texto Guilherme...

Acho que a grande diferença de 2008 para 2009 sem dúvida nenhuma é que 2008 o Inter era um bom time que ficou sem preparação física.
E isso durante o ano levou o Inter a ter que escolher, dar prioridade a Sulamericana do que tentar um esforço maior no brasileirão.

Até porque no brasileiro de 2008 o Inter sem preparo físico não conseguiu encaixar uma sequência de vitórias, e com isso nunca subiu na tabela, teve que desistir.

E apostar todos as suas fichas na Sula pra não perder o ano por completo.

Esse ano, ao contrário, o time tem um dos melhores preparadores físicos que está no grupo a tempo e ja deu para os jogadores um condicionamento físico de alto nível.

Isso pode fazer toda a diferença...

PS. Só acertei um resultado de ontém Atlético 2 x 1 Grêmio....

mas foi bem acertado.....hehehehe

Pablo Faria disse...

Vamo INter! Hoje é dia de recuperação! Vamos com tudo e com força! Passei meu Intermômetro de 1 para 3, como um reflexo da esperança na recuperação. Quero acreditar que tivemos apenas um momento de surpresa diante de adversários melhores e que, naturalmente, precisaríamos de tempo para encaixar o jogo.

Continuo não aprovando o TTK, pois mesmo na fase de "pré-temporada" não estava satisfeito com o trabalho dele, pois parecia mais um reflexo da qualidade do elenco, que de treinamento. Mas quem sabe, ele começa a calar minha boca? É agora que o bom técnico deve aparecer, pois em termos de elenco as coisas agora são mais parelhas.

Abração e nos vemos mais tarde!

Leonardo Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Oliveira disse...

Coluna do Tostão - 16/05/2009.
Vale a pena ler - no final ele fala do Inter e do Tite....
---------------------------------
A TÁTICA DOS MOVIMENTOS BÁSICOS.

O futebol brasileiro está melhor que nos últimos anos. Há maior número de excelentes jogadores e de boas equipes, e os técnicos, progressivamente, têm mudado alguns conceitos.

Anos atrás, os treinadores escalavam um volante-zagueiro, dois brucutus no meio e fazer marcação individual. As três características têm tudo a ver. O brucutu era o volante-zagueiro que fazia marcação individual.

O brucutu era ruim de zagueiro e de volante. Dava pontapés, corria atrás do adversário e confundia a defesa. Eles têm sido substituídos por armadores defensivos mais leves, que marcam no meio e que têm um bom passe, como Marquinhos Paraná, cada dia melhor.

Os treinadores adoravam os brucutus. Diziam que eles tinham muita pegada. E os técnicos ainda recebiam elogios da turma do oba-oba e/ou dos que falavam ser esse o futebol moderno. Ainda bem que houve resistência à mediocridade e à desfiguração do futebol brasileiro. A resistência continua.

Os técnicos perceberam que é melhor ter um terceiro zagueiro que um volante-zagueiro. E agora notam que é melhor ainda ter dois zagueiros e alternar o avanço entre os laterais, entre os armadores defensivos e entre os laterais e os armadores defensivos. Corinthians e Cruzeiro, de Mano Menezes e Adilson Batista, são os que fazem isso melhor.

Os três zagueiros funcionam bem quando a equipe adianta a marcação. Cada zagueiro marca um atacante e sobra um terceiro. A marcação por pressão empurra o time para o ataque. Era assim que jogava o São Paulo em seus melhores momentos. Por que não faz mais?

Trocar um meia ou um atacante por um terceiro zagueiro e colocar os três perto da grande área, um colado no outro, como vejo com frequência, não tem nenhuma justificativa.

Na coluna anterior, escrevi que os atuais atacantes pelos lados se parecem com os antigos pontas. Parecem, mas não são iguais. Os pontas não voltavam para marcar nem entravam para o meio. Corriam pela lateral, driblavam e cruzavam.

Mas havia alguns pontas que jogavam como os atuais atacantes pelos lados. Na Copa de 70, o ponta Jairzinho voltava pela direita e marcava no campo do Brasil. Quando a equipe recuperava a bola, ele aparecia na frente, pela direita e pelo meio. É o que fazem hoje Cristiano Ronaldo e outros com menos talento.

A marcação individual tem sido abandonada. Ela só funciona bem quando o jogador marcado se movimenta pouco. Aí, a marcação se torna também por setor. Foi o que ocorreu no jogo entre Inter e Flamengo. Toró anulou D’Alessandro.

Se Tite escalasse mais um meia, ou adiantasse um dos três armadores defensivos, ou colocasse D’Alessandro mais pelos lados, poderia confundir Toró e a defesa do Flamengo. Mas o técnico do Inter só quis defender, com sete jogadores próximos da área, distantes dos três mais adiantados.

O leitor não deve ter entendido nada do título da coluna. Pergunte ao Tite. O técnico disse que acredita na “tática dos movimentos básicos e no sistema engajado”. É o titês.

Fernando Moraes disse...

Belo texto uilherme.

Tenho dito que o Inter conseguiu uma segunda chance de acertar o que fez errado ono ano passado. A situação é muito parecida: vencemos o estadual com facilidade, chegamos as quartas de final da CDB como faqaavorito e estreiamos com vitória no Brasileirão.
Agora temos a chance de corrigir os defeitos, passar pelo Flamengo e fazer sequencia de vitórias no Brasileiro. Só assim, a confiança do torcedor vai voltar, pq tem muita gente que acha que os erros podem se repetir. Oremos que não seja assim. É a segunda chance tão sonhada, que não pode ser jogada fora.

cjr-sp disse...

Boa coluna do TOSTAO.

É O TITIBOL. ou titês como disse o TOSTAO aí acima.

****************************

Bom pessoal, vamos de time reserva mesmo hoje sem todas as principais estrelas. Bem diferente do que pensavamos ontem que ia ser só a defesa.(que na verdade, até gostamos).

Mas a realidade se apresenta e ela é DE PENSAMENTO DE TIME PEQUENO E COM A CORDA NO PESCOÇO.

Explico...ao colocarem só reservas hoje, deixam claríssimo que a intençao é mesmo a copa do brasil e o Inter joga todas as suas fichas nela.

Pq?

Porque pelo jeito constriçoes financeiras estão aí, decorrentes do excesso de Nabas dessa farra que foi pós 2006 e uma hora se paga a conta, e aí precisaremos vender a jóia da coroa que tem mercado lá fora e atende pelo nome de NILMAR.

Ou seja...NILMAR vai mesmo. O INTER tenta de todas as formas garantir a copa do brasil para já estar na libertadores e brasileirao é segundo plano, se é que há plano para o brasileiro.

Isso explica o cagalhonismo no maracana de tite e a direçao juntos(direçao é culpada sim sr.), pois a ideia era nao perder no RJ, para em casa avançar.

Tá desnudada a estrategia colorada para o ano de 2009. Uma estrategia de TIMINHO.

Tá claro isso.

CLAREOU LEGAL. FAZER O QUE NÉ ?

***********************

O problema vai se dar fortemente, senao ganharmos a CB e aí já estivermos atras no brasileirao e já sem NILMAR. Pois esse vai mesmo. Clarearam as coisas.

cjr-sp disse...

SAIU O TIME RESERVA PARA HOJE:


Lauro, Danilo Silva, Bolívar, Danny Morais e Marcelo Cordeiro; Glaydson, Rosinei, Giuliano e Andrezinho; Taison e Alecsandro.


************************

Até é um time razoavel para bom, mas que nao joga junto. A direçao joga todas as fichas na copa do brasil e deixa claro isso.

Brasileirao é segundo plano, se é que há um plano para o BR.

João Luiz disse...

Depois de assistir ao vivo ontem Bettye LaVette no Bridgestone Festival Jazz Soul, uma vitória do Inter hoje vai deixar o fim de semana mais do que perfeito.
Não tive como não comentar o show desta mulher. Simplesmente fantástica, isto com quase 50 anos de carreira. Ela parece a Tina Turner cantando.
E para complementar ainda teve show do Tok Tok Tok.
Uma sugestão pra quem gosta de Jazz e Soul Music.

Schroder-EUA disse...

CJR se perdermos pontos hoje estarei PDC com o Tite e esse mistao...Marcelo Cordeiro...bolivar na zaga...Danny...ate que é bom...mas DALE e NILMAR tinham que jogar....

Leonardo Oliveira disse...

Mas e o banco de reservas, alguém sabe qual será?

Fernando Moraes disse...

Jogar com os titualres hoje seria o ideal.
Com time misto, um grande erro.
Com um time de reservas, uma burrice sem tamanho.

Schroder-EUA disse...

Pois é Fernando e o Palmeiuras vem com força TOTAL.

E mais...NÃO EXISTE esse papo de "Recuperamos os pontos depois"...NÃO EXISTE...não tem como recuperar os pontos...nunca mais! Se tu ganhar 3 pontos no returno tu ganhou 3 pontos no returno e não recuperando os perdidos hoje. Quem fala "recuperamos depois" merece uns tapas de luva Branca Kkkkk

Julio.Colorado em Sampa disse...

Muito bom o post Guilherme.

Show de bola a coluna do Tostão. Interessante a capacidade do Tostão de colocar de forma clara e limpa aquilo que a maioria de nós vê no time do Inter.
A leitura do Tostão para a nossa atuação contra o Flamengo foi simplesmente perfeita.

Time reserva é foda. As dondocas tiveram 88 horas ente um jogo e outro e tem que ser popadas.

Leonardo Oliveira disse...

Vai rolar o jogo aqui no BV?
Aqui em Portugal não passa no PFC e nem na Globo Portugal.... saco...!

Schroder-EUA disse...

Bom Post Guilherme...bem lembrado essa da SULA atrapalhar o Brasileirão. A Culpa nao é toda da Sula mas repetir esse erro...pqp...se perdermos pontos hoje EU PEGO UM AVIAO E VOU SOZINHO PRO PORTAO 8!

Schroder-EUA disse...

Vai Leonardo....abro o AO VIVO logo mais...

Renan Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]