segunda-feira, maio 04, 2009

12 Como criar uma Dinastia?

O Santos do Pelé.
O Inter dos anos 70.
O Flamengo dos anos 80.

São exemplos de Dinastias no Futebol Brasileiro. Ganharam titulos importantes em montes as vezes em 2, 3 ou mais anos seguidos.
Até o San Pablo dos anos 00 pode ser considerado uma Dinastia por ter conquistado o Brasileirão 3 vezes seguidos e com a possibilidade de chegar a 4 seguidos.

Dinastias não são exclusivas ao futebol. No Basquete por exemplo tinhamos os Bulls do Michael Jordan e como descrevi aqui a muito tempo no Baseball tinhamos "A Maquina Vermelha" do anos 70 os Cincinnati Reds e por aí vai, são inumeros os exemplos pelas decadas e pelos esportes.

Enquanto o esporte pode ser differente uma coisa é certa, para se ter um clube vencedor que ganha titulos repedidamente (e não qualifico Regional nessa categoria) eles precisam de um algo a mais. Então minha pergunta é O QUE É ESSE ALGO A MAIS que é necessario para um clube se tornar uma Dinastia?

O que que o Inter dos anos 70 tinha? O que que o Flamengo dos anos 80 tinha? Etc etc etc...?

Todas as Opções abaixo são importantes, mas quais 3 são na sua opinião as mais importantes? Elabore sua opinião nos comentários desse Post.




12 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Excelente post e idéia Louis.

Quanto às características, escolher só tres dentre as opções é tarefa dificilima, pois quase todas tem importancia fundamental...

Eu diria que estamos neste caminho, salvo algum ´designio´ divino, quer por crise economica que possa se refletir no futebol, quer por vaidade de dirigentes...

Mauricio Reyes Gularte disse...

bom post mesmo

acho que o mais importante é te um elenco de qualidade..
o maior exemplo disso foi o nosso colorado da decada de 70.

um tecnico assima da media ajuda mas não é tudo, sem um bom plantel técnico nenhum faz milagre, ainda mais em campeonatos de nivel como o brasileião e a libertadores.

e por fim um time macho, pois alem de jogadores com tecnica acima da média e necessario que o time tenha garra.

na minha opinião temos no beira rio todas essas qualidades e mais um diferencial, contamos com o gênio Fernando Carvalho em nossa diretoria.

esse timetem tudo para entrar para a história!!

Julio.Colorado em Sampa disse...

A base de tudo é uma direção competente que monte um elenco confiável com uma boa preparação física.
O resto vem no embalo.

Pablo Faria disse...

Difícil, só com três... Bom, coloquei Base mantida, Líder absoluto e Reservas de qualidade. Mas estas só servem, que o time contar com pelo menos uns 5 ou 6 jogadores acima da média no time titular, além de um ou dois cracaços. Ou seja, O INTER 2009!!!! hehehehe...

Vamo que vamo!

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

- Jogadores com inteligência acima da média
- Líder absoluto em campo
- Técnico acima da média

Deixei de lado o "jogadores com alta qualidade técnica". Se fosse verdade, o Brasil ganharia todas as Copas do Mundo eehehehhehehee
Agora, uma coisa que falta para o Inter, é um líder dentro de campo. Ou estou enganado e esse seria o D´Alessandro? Ou o Magrão?
Sei que o líder operário é o Guinazu. Mas e o tático, pensador? D´Alessandro é imprevisível, pode perder a cabeça em momentos cruciais.

Valeu a idéia, Louis. Uma boa base para debates.

Schroder-EUA disse...

Posso falar do time de 1979 que vi jogar e ser Tri Invicto:

Era time de macho. Jogava no Morumbi, Maracana e Mineirão pra ganhar. Tanto que ganhou do Cruzeiro, Palmeiras e Vasco nas Oitvas, Semi e Final no estadios deles.

Tinha jogadores inteligentes como Falcão, Mario Sergio, Mauro Galvão.

Tinha Raça de sobra com Batista, Valdomiro, Falcão...

Tecnica com Jair, Falcão, Mario Sergio, Valdomiro, Galvão...

Não tinhamos um centroavante matador. Bira fazia gols mas não fazia gols em altos numeros.

Tinhamos UM Lider em campo, o Falcão.

A Base foi relativamente mantida de 75 e 76 (Falcão, Batista, Jair, Valdomiro) com algumas renovaçoes como a zaga inteira.

O Cruzeiro de 2003 (?) por exemplo poderia ter sido uma dinastia mas adiretoria vendeu todo mundo...

Cleber_Tapes/RS disse...

Ter um Lider absoluto em campo

Preparo Fisico acima da media

Varios jogadores de alta qualidade tecnica

votei nesses 3 itens, mas sei que os outros são importantes, acho que o menos importante é o ter time de macho, acho que isso não ganha jogo, futebol é um esporte que o cara não tem que ser macho, se ele tiver ótimo preparo físico, inteligência e categoria com a bola basta pra ser um excelente jogador. Claro que se ele tiver essas características jamais ele vai se acovardar em um jogo, uma coisa leva a outra.

E mais, se pra ser campeão apenas ser macho resolvesse então era só contratar lutadores de vale tude..... hehehehe

Ramon Dongo disse...

Post bastante pertinente. Era pra escolher tres, mas na verdade, cada uma das opções tem a sua parcela de contribuição.
Acho que faltou uma opção: conquistar títulos de relevancia. Claro que eu entendi o objetivo do post, que pretende justamente levantar quais as caracteristicas levam um time a ser campeão seguidamente. Mas não há dinastia sem o coroamento, ou seja, títulos.

kla.jk disse...

A piada do momento. O ex-gamista willian recebeu a taça e já quiz derreter, ou seja, meteu fogo. coisa de corintiano! Em tempo, descupe fazer este comentário, mas ouvi de um corintiano chamado juka kfouri. E domingo é com nós, ai vamos ver até onde poderemos ir.

João Luiz disse...

Uma direção competente, bons jogadores e preparação física.

Polaco na Serra disse...

Primeiro e mais importante:
"Ter jogadores com Inteligencia acima da media"
Time inteligente não precisa correr tanto, conhece os atalhos do campo, o efeito da bola, sabe interpretar rápido o adversário, sabe reter a bola sem recuar, sabe deixar o adversário nervoso... sabe ganhar sem esforço.

Segundo:
"Varios jogadores de alta qualidade tecnica"
Esforço e garra pode ganhar um campeonato, mas não servem para garantir uma sequencia de Canecos... Me desculpem os admiradores do futebol Pijamista 99% transpiração, mas neste caso, qualidade é essencial.

Terceiro:
"Ter diretoria que mantem a base do elenco"
Nenhuma equipe se monta da noite para o dia, existe um tempo de adequação entre os atletas e comissão, se esta base não for sólida, não adianta ter várias outras qualidades, o segredo é manutenção e reposição.

Grande abraço

Almighty disse...

Dificil escolher só 3 opções, ja que acho todas necessarias.

mas escolhi essas:

- Tecnico acima da média

- Time de Macho sem medo de nada (não pode olhar contra quem ou onde vai jogar, tem que ter sede de vitória sempre)

- Ter um camisa 10 genial (mas tambem valeria pra outras posições, sempre achei importante ter um jogador bem acima da media de todos os outros, inclusive dos adversarios, uma referencia do time).

Mas claro que pra formar um time campeão tambem precisa de varias outras características. Mas acredito que essas 3 são fundamentais

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]