quarta-feira, maio 20, 2009

33 Inter x Fla: segundo round

Dessa feita vou me permitir fazer um tópico diferente dos habituais.

Até porque não quero soar repetitivo e os competentíssimos colegas da blogsfera colorada tem abordado os principais assuntos de nosso time de maneira brilhante.

O crédito das imagens é do excelente blog Preleção:

Como é de conhecimento geral, Tite fixou nossa formação ideal num 4-4-2 com meio campo em losango, conforme demonstrado abaixo:


Teoricamente, com a posse da bola, os laterais apoiam de maneira alternada, preferencialmente Kléber que possui maior vocação ofensiva. Os apoiadores, no caso Guiñazu e Magrão tem liberdade para atacar e se somar ao trio ofensivo Dale-Nilmar-Taison. Sandro, apesar de postado mais atrás, também pode adiantar seu posicionamento, encurralando o adversário em seu próprio campo.

Defensivamente, o time se comporta com duas linhas de quatro bem postadas, sem furtar os dois homens mais avançados de marcarem a saída de bola adversária.

Com disposição avançada, time postado de maneira a pressionar a saída de bola no campo adversário e triangulações envolventes, com posse de bola e objetividade empilhamos gols contra equipes menos qualificadas no cenário brasileiro.

O grande problema é que contra equipes de maior qualidade técnica, e na casa do adversário, nomeadamente Corinthians e Flamengo, os jogadores, seja por orientação técnica, seja por imposição de uma forte marcação do adversário jogaram extremamente recuados, sem marcação pressão, e com os dois laterais presos.

Dessa maneira, o único articulador do time, D´Alessandro ficou sobrecarregado na articulação ofensiva, tendo em vista a postura demasiada defensiva de nossos demais jogadores. Os atacantes, rápidos, foram muito pouco abastecidos, e os espaços escassos.

Sem desafogo pelas laterais, meio de campo congestionado, marcação dura e rigorosa de até mesmo dois ou três jogadores em nosso trio ofensivo e a falta de uma maior aproximação dos demais jogadores, o resultado foram dois jogos extremamente pobres no que se refere a produção ofensiva de nosso time.

Cuca, que apesar dos rótulos de pé-frio e perdedor, entende do riscado, povoou o meio de campo com 5 jogadores, adiantando os dois alas que jogaram como meias abertos o jogo inteiro, tomando conta do setor, sufocando nossa saída de bola e anulando as nossas principais peças. Não é demérito reconhecer que o Flamengo não venceu o primeiro embate pela total ineficiência de seu sistema ofensivo.



Acima da péssima jornada técnica de nossos principais jogadores, não é exagero dizer que Cuca deu um nó tático em Tite, que viu sua equipe acuada o jogo inteiro.

A equipe colorada conseguiu jogar apenas nos últimos minutos de jogo, quando Cuca substituiu um dos seus volantes por um atacante e perdeu o meio campo.

Nesta quarta, apoiado por mais de 50 mil vozes num “Beira-Rio que vai rugir” (grande FC) teremos o segundo round desse embate.

A escalação do flamengo é anunciada com Zé Roberto e Obina nos lugares de Éverton e Émerson. Willians deve ser mantido improvisado na zaga, e Toró permanece, compondo o tradicional 3-5-2.

Uma vitória simples, e até certo ponto tranquila, no ponto de vista desse que vos escreve passa muito mais pela postura tática do que técnica.

Primeiramente, é necessário jogar como time grande que somos, com uma postura mais agressiva e sem repetir o famigerado esquema “chama-derrota”, aquele onde é todo mundo atrás da bola e bumba-meu-boi para o Nilmar se virar lá na frente.

Time que ataca com apenas três jogadores acaba por chamar o adversário para seu campo, e uma hora a casa cai.

Ganhar o setor de meio campo é fundamental; obviamente Guina e Rosinei devem conciliar tarefas ofensivas e defensivas, ao contrário do primeiro embate no Maracanã onde nossos apoiadores foram quase que exclusivamente volantes.

Dentre as alternativas para a reposição de Magrão a que menos me agrada é Rosinei, que apesar de estar apresentando uma leve melhora no seu futebol, ainda fica em minha preferência atrás do Giuliano e como segunda opção Andrézinho.

Aliás, gostaria muito de ver a ex-revelação paranaense desempenhando tal função na meia cancha, mas pelo visto não vai acontecer. Ao menos neste jogo.

Por fim, os laterais devem apoiar. Ponto pacífico. Kléber tem muita qualidade para desempenhar o futebol apenas burocrático e tímido que vem desempenhando. Sua subida pode representar uma boa opção de triangulação com Taison e Guina, além de segurar os arrojos ofensivos do ótimo Léo Moura.

E se nenhuma tática ou técnica funcionar, vai ter que ser no grito, na imposição, a fórceps. 50 mil colorados em uníssono gritando por um , gritando por todos. Independente de preferências de escalação, a hora é de apoio incondicional, em prol de um único objetivo: vencer tudo no ano do Centenário!

Agora é guerra! Todos ao Beira-Rio! E vamo vamo Inter!



33 Comentários:

Renan Santos disse...

Tava vendo a escalação do Flamengo... o Cuca vem com SEIS jogadores na meia-cancha pro Beira-Rio... o homem é esperto, mais que o Tite.

Anota aí... hoje vai ser UM PARTO pra ganhar do Flamengo.

OREMOS

VAMO VAMO INTER

Rossato disse...

ROCK ON, INTEEER!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Bah davi... Mto bom o texto..
Vai ser uma partida histórica.. To com dor de barriga desde agora.. mas vamos sair com a vaga.. nem que seja no abafa.... vamo vamo inter
abs

Fernando Gonçalves disse...

Concordo 100 % contigo, Davi !

Também gostaria de ver o Giuliano em campo (para mim na partida contra o Palmeiras ele deveria ter saido jogando no lugar do Andrézinho).

Tô nervoso para essa partida ...

VAMO INTER !

Renato Rolim disse...

Galera, gostaria que vocês vissem o que o Blogueiro do Flamengo no site da globo.com escreveu sobre o inter... Vejam.


E pedir, também, talvez fazer um post, Luis, para mandarmos, lotarmos a caixa de mensagem da Globo, denunciando o texto racista que o mesmo escreveu.

Por ser um blogueiro de um conglomerado site, este deveria ter o minímo de consciência ao chamar a torcida de macacada, não acham?

Fabiano- POA-Germany disse...

Belo texto Davi, cara, vamo que vamo que tem que ser nem que seja na marra!!!!
Dá-lhe INTER!!!

diana oliveira disse...

5 estrelas davi! grande texto!
abrç
diana

col disse...

Muito bom, grande Davi!

Só um adendo. Não pensem os amantes do 352 que o nó tático do cuca foi dado em razão dos esquemas adotados.

cjr-sp disse...

Hoje Tite teria que mudar certas coisas rapidamente assim que souber a escalaçao do flamengo.

Tipo, se realmente vier com 6 na meia cancha(bem provavel), tite teria que usar jogadores altos para termos alternativa da bola aérea. Teria que subir a altura média da equipe colorada.

Como?

Eu se fosse o treinador faria coisas diferentes e nao previsíveis. Tite é prevísivel.

Alecsandro entra...
Dani Morais entra tb...

Mas isso lógico teria que ter sido treinado antes...

Como nao foi...

a minha sugestao é partir para o drible pessoal com dalessandro, taison e nilmar para cima deles e contar que PC OLIVEIRA(Um juiz que certa vez saiu escoltado pela policia de dentro do BR), enfim partir para cima, tentar o drible cavar faltas, amarelar eles logo de cara para afrouxar a marcaçao, e ate conseguir a expulsao quem sabe, pois o juizinho em questao é um baita bunda mole, sem imposiçao e só sabe usar a arma dos cartoes para apitar uma partida de futebol. Nao consegue levar um jogo normalmente.

Na verdade já vejo o jogo na minha frente...qq coisinha é falta e cartao. Flamengo retrancado. E nós sem jogadores altos para cabecear pq TITE nao pensou que seria assim. Mas será. Teremos duzentas faltas para bater e ninguem para cabecear.

QQ um que já viu esse ladrao apitar sabe que nao há jogo rolando com ele. É só falta e jogo parado o tempo inteiro.

Só espero que tite saiba o antidoto para isso.

**********************************

OFF: A POPULAR NAO TERÁ O SEU ESPETACULO DE SINALIZADORES E BANDEIROLAS HOJE NO JOGO.

Pois a policia do Rio Grande para igualar o que fez com a geral do gremio, dessa vez vai punir a torcida colorada por causa de um rojao soltado por alguem nao identificado no jogo contra o palmeiras.

Consideraçoes: RIDICULO O COMANDO DA POLICIA DO RS. QUEREM SER MAIS REALISTAS QUE O REI E APARECER MAIS DO QUE O ESPETÁCULO.

Sou a favor da puniçao. Mas nao num jogo tipo final igual a esse. Teria que ter a puniçao num jogo dentro do brasileirao. Nao prejudicar o clube, a torcida que muitos torcedores vao lá para ve-la.

E a direçao do Inter tb é ridicula por nao conversar com as autoridades do Estado e intervir e equalizar a situaçao a favor da principal torcida colorada que revolucionou o clube, rsponsável direta pelo que o clube se transformou a partir de 2006. Que deveria ter apoio logístico do clube. Que deveria ser organizada pelo clube para dar espetáculo.

MAS NAO, A DIREÇAO VAI DEIXAR A POPULAR NA MAO. E OS MILICOS DO RIO GRANDE VAO TER OS SEUS CINCO MINUTOS DE FAMA, E VAO APARECER COM OS SEUS NOMES POR NAO DEIXAREM A TORCIDA COLORADA FAZER O ESPETÁCULO.

ALIAS COMO FUTEBOL DÁ FAMA...FIZERAM ESSE SHOW PIROTECNICO COM DUZENTAS VIATURAS, SAÍDA LATERAL DO AEROPORTO, QUATROCENTOS POLICIAIS NA ESCOLTA DO TIME DO FLAMENGO AO INVES DE CUIDAREM DE LADROES.

UMA VERGONHA SÓ...

TEM GENTE QUERENDO APARECER MAIS DO QUE DEVE...

AGORA, QUE A DIREÇAO DEVERIA CONVERSAR COM ESSES MILICOS AÍ, AH DEVERIAM, POIS DEIXAR DESAMPARADA A PRINCIPAL TORCIDA COLORADA NUM DIA QUE O TIME VAI PRECISAR DELA AINDA É UM DESCALABRO.

E QUE A DIREÇAO COLORADA CONVERSE COM O GOVERNO DO ESTADO SE PRECISO FOR. AINDA DÁ TEMPO.

*******************

Sds Coloradas.

cjr-sp disse...

off:

Continuando...agora até o BOE...a SWAT gaucha...hehehehehehehehe, só rindo mesmo, é utilizada na repressao a torcedores que possivelmente soltariam fogos no hotel do flamengo.

Sou a favor da policia fazer o seu dever. Mas o BATALHAO DE OPERAÇOES ESPECIAIS DO ESTADO para isso????

É pq tao querendo aparecer e ter seus nomes na mídia.

E o INTER com tantos conselheiros dentro da maquina politica do estado e da cidade nao se mexe?? Vao deixar a popular sem espetáculo hoje???

É DEMAIS...É UMA VERGONHA.

Davi disse...

Não Col,realmente ninguém pode simplificar dizendo que 3-5-2 é superior a 4-4-2 e vice-versa.

No entanto, o Inter jogou o jogo inteiro com 3 atacantes, 7 defensores, no bumba-meu-boi pro Nilmar enquanto o Flamengo chegava constantemente em nossa área com no mínimo 5 jogadores (leo moura, juan, kleberson e os 2 atacantes). Na verdade a equação é simples, o flamengo defendia e atacava com o menso número de jogadores e estava bem mais equilibrado que nosso time, que adotou uma postura defensiva e sem articulação.

CJR, não tenho dúvidas que se o caldo entornar, Alecssandro entra e de-lhe bola na area. Mas nao vejo isso acontecendo desde o começo do jogo.

Madruga, o texto do referido torcedor do flamengo é simplesmente lamentável. Expõe ao ridiculo a maior torcida do país, com um texto preconceituoso e medíocre. Infelizmente torcedor geralmente é passional demais.

Abs

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Acho que o Guina vai cuidar do Léo Moura....

Taison cuida do Juan e Dale Inter !

Se o Dale jogar em cima da zaga deles, caindo para a esquerda poderá cnfundir a marcação...ou seja terá que haver uns 03 / 04 jogadores do Mengo cuidando do Nilmar e Dale. Isso é empurraro Fra pro campo deles.

Mas concordo com o CJR é jogo de xadrez, temos que aproveitar a baixa estatura deles para obter vantagem no jogo aéreo.

Uma opção para inicio de jogo seria o Danny de 1° volante e Sandro de 2° volante, mas o TT nunca surpreende, o contrário é mais provável.

Mas time por time sou mais o Inter, mas é futebol...

cjr-sp disse...

Incrivel Nelson,

Eu tb tinha pensado extamente a mesma coisa, entraria com DANI na primeira e o SANDRO na segunda...

Sandro é um capitulo a parte, como no começo da carreira já jogou avançado, sabe fazer as 3 primeiras funçoes do meio bem feitas.(as duas primeiras funçoes é certeza que ele faz com o pé nas costas).

Tite nao faz isso pq sabe que se fizer, corre o risco do Magrao nao voltar mais para o time...hehehe.

****************

Espero que o Inter traga de volta o Derley, que tá arrrebentando e jogando contra times grandes como foi o jogo contra o Cruzeiro.

cjr-sp disse...

Se ele inverter o lado do Taison já vai melhorar, pois tanto no maracana quanto contra o palmeiras, Taison jogou no nosso lado esquerdo. Para ele pegar o Juan, teria que ir para o outro lado. E aí poderia deitar e rolar nas costas do Juan tb e surprender o CUCA.

Embora parece que o Leo Moura tá meio baleado com gripe e tal...

So sei que nao podemos perder o meio, nao podemos perder a segunda bola, e temos que tomar cuidado com os contra-ataques, pq sofrer um gol vai complicar muito a coisa.

E se o mengao botar qq um para correr com o ALVARO e o ALVARO segurar a camisa do individuo, o PC OLIVEIRA manda ele para o chuveiro antes. E aí sim, o bixo vai pegar.

Schroder-EUA disse...

Otima analise Davi! Manda pro Fax do TITE!!

Quanto a coluna do Flamengista se tu escrever a GLOBO eles so vao agradecer ao bloguista la pelo ibope! Tambem não sei se da pra considerar racista...nao vi nada direcionados a uma raça, tipo negro. Falar mal de Gaucho ou Carioca ou Paulista acredito que não seja racismo, pois isso não é raça.

Mas Deixa o cara...hoje vamos atropelar o Flamengo...

cjr-sp disse...

Mas olhando o lado bom da coisa, temos time para atropelar o flamengo em casa e até enfiar uns 3a 0 pois quando CUCA se desestabiliza emocionalmente, seus times tem uma tendencia a afundar.

E com o apoio da torcida que será fundamental, o flamengo poderá sentir o drama e como estamos com sorte de fazer gols rapidamente, que assim continue e que tenhamos competencia para matar o jogo sem qq sobresalto.

Agora só nos resta torcer mesmo.

E se passarmos, Marcelinho paraíba estará fora do primeiro confronto pelo Coritiba.

E hoje vou torcer pelo FLUZAO tb que acho bem mais facil de enfrentar que o Curintia do Mano na final.

sds coloradas.
fui.
Vamo Inter, vamo para matar.

Almilano disse...

Excelente Davi,

Só discordo quando tu falas que o Cuca entende do riscado, acho ele muito fraco, além de depressivo.

E insisto que o Inter tem jogado atrás nos jogos fora de casa por opção, "à lá Boca". Daí todo mundo acha "ducaralho", mas como é o Inter...

Eu ainda quero ver uma atuação melhor fora de casa, mas o que temos no jogo de hoje é que precisamos correr poucos riscos, o que é difícil pois eles possuem um meio rápido e dois alas muito bons.

Acho que vai ser 1 a 0 "daquele jeito", chorado.

Tomara que o Kléber jgogue o que sabe, pra cima deles, com toda a máquina vermelha e seus 50 mil passageiros.

Abrassssss

col disse...

Alemão corneteiro! Corneteando o Kleber...

Renan Santos disse...

Kleber cresce em jogo grande.

Hoje ele vai arrebentar.

Schroder-EUA disse...

Não tenho a minima confiança no Kleber...não me parece um jogador com o estilo para Inter...

Davi disse...

O Kléber tá sofrendo de uma letargia impressionante. Quem viu o cara jogando o fino no Santos de 2007 não acredita se tratar do mesmo jogador.

Mas potencial e bola ele tem, quem sabe hoje seja o dia de desencantar. E ela será fundamental, por que é no lado dele que tem o excelente Léo Moura.

Alemão, acho o Cuca um bom treinador, montou a base multi-campea do SP e fez bons trabalhos nos clubes que passou (Bota e Goias), apesar de não ter ganho nada de expressão. É um tecnico na média do futebol brasileiro. Concordo que o jogo hoje vai ser dureza, vai ser sofrido. EStou ansioso.

Unknown disse...

Vai dar mengão hoje gauchada, até o Obina vai fazer gol...kkkkkk

Schroder-EUA disse...

E o Flamengo CONTINUA COPIANDO O INTER...nao so a torcida como diretoria!

Agora vao fazer bonequinho do Adriano

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1160405-9865,00-CLUBE+PLANEJA+LANCAR+BONECO+DE+ADRIANO.html

bernardo disse...

Belo texto Davi!!

Que beleza os torcedores colorados pregando respeito a adversarios como o Flamengo enquanto aquele mala blogueiro da GLOBO incentivando asneiras, isso mostra a verdadeira grandeza de um clube - a do Inter é claro.

Onde vai ser o ponto de encontro hoje gurizada??? Alo Nelson, Diana, Gonçalves???

No mais se o Cuca vem com 6 jogadores na meia cancha podemos sair no contra-ataque a partir dos lançamentos para Taison e Nilmar pelas pontas - e o nosso meio de campo por sua vez acompanhando para triangulação... isso se o Flamengo passar do meio de campo, acredito que venha para o Beira Rio um pouco mais recuado... como disseram ai, vai ser um jogo de xadrez!!

Anônimo disse...

Grande blog! É a primeira vez que acesso. Deixo minha contribuição.

Literatura Colorada apresenta:

UM ESTRANHO NO NINHO

Filho(Urubuzinho) conversa com o pai(Urubuzão) no ninho da urubuzada flamenguista:

- Papai, por que o senhor tá corcunda?

- Tô com um Saci grudado nas costas. E ele tá fazendo o maior estrago!

- Papai, o que é um Saci?

- É um ser mágico que antigamente habitava as matas, mas hoje em dia mora lá no Beira-Rio, estádio do Inter, o grande Campeão do Mundo FIFA.

- Papai, o Mengo já foi campeão do mundo?

- Claro, filhão! Mas isso foi antes do computador, do video-game, do CD Player e da internet. O Chacrinha ainda era vivo e papai costumava ir aos shows do Cazuza. Que saudade desses tempos que não voltam mais! Saudade do Galinho de Quintino, do Júnior, do Nunes, da fita cassete e do Betamax!

- Papai, você tá chorando?

- Que é isso moleque!? Tá me estranhando!? Isso é coisa de gremista! Eu sou ave de rapina, espada e macho dominante.

- Papai, quando o Saci vai desgrudar das suas costas?

- É penitência, filhão! Nunca se deve zoar o Saci. As consequências são trágicas! Eu já dei um ultimato pro Saci: se ele não desgrudar em 30 dias, vou partir pra porrada. Ou melhor, pra bicada.

- Papai, eu nunca vou zoar o Saci.

- Bom menino! O Saci é mau e dá prejuízo. Mas, agora, eu vou ter de voar. Papai está com consulta marcada no proctologista.

- Papai, o que é proctologista?

- Proctologista é aquele médico especializado em arrumar a ponteira do escapamento.

- Ponteira do escapamento? Como assim, papai?

- Hummm, agora complicou...Deixe pra lá, filhão. Tome cuidado com o Saci. OK?

- Certo, papai! O senhor é um grande professor. Hoje aprendi que devemos respeitar o Saci, este ser mágico e poderoso. Se cuide, papai. Volte logo!

- Tá bom, filhão. Té mais.


Saudações coloradas do SACI VINGADOR.

Schroder-EUA disse...

Bem Vindo Anonimo...faz um login ai pra não ficar como anonimo...

MAS....uma correção....

O Flamengo foi Campeao "Mundial" ANTES MESMO do CAZUZA aparecer na Musica. O Primeiro Disco do Cazuza e Barão foi em 1982...o Fla ganhou a Intercontinental em 81...ninguem sabia o que era Cazuza ainda....kkkk ou seja o titulo é mais velho ainda!

Almilano disse...

Não Col,

Não tô corneteando ele não, só disse que espero que ele jogue o que sabe, tal qual jogou no último grenal por exemplo.

Mas ainda acho que o fato dele ficar "plantado" atrás tem mais a ver com o Tite do que por vontade dele. Esse é um dos pontos que eu critico nosso treinador, pois não explora o que ele tem de MELHOR, que é o passe, o lançamento e o cruzamento.

O jeito que esse sujeito bate na bola é incrível, tu vê os caras quase morrendo pra tentar acertar algo e ele vai lá como quem compra pão pra tomar café e coloca a pelota onde quer...

Rafael Severo disse...

Excelente, Davi!

É hoje! Jogo difícil, mas passaremos.

Grande abraço.

Marimas disse...

D'ale e Kleber são os dois melhores passadores do Inter. Os caras tem uma baita facilidade pra lançar.

Fecho com o Alemão TCC aí... o pouco aproveitamento do Klpeber passa pelo Tite, que não deixa o cara subir.

Mas pra mim ainda é titular, com um pé nas costas, embora em alguns jogos pareça estar com o freio de mão puxado.

Muito bom Davi.

Abraço!

bernardo disse...

Marimon,

Não existe lateral que não saiba marcar hoje, se ele marca mais é porque ele é orientado para desenvolver essa função, ainda não esta apto a fazer as duas - embora desempenhe o avanço em certas ocasiões, isso depende muito do adversario, penso eu.... Leo Moura por exemplo nao atua como lateral, mas como um ala os antigos alas da década de 70... no futebol competitivo do Internacional isso não existe mais!!

GILSON - PR disse...

Não tenho medo em perder para o framengo, o meu medo é a arbitragem, o Oliveira e fraco e inseguro.
Li o blog do framengo no site da globo, escrevi para o fale conosco denunciando o abuso bloguista. Racismo e preconceito.

GILSON - PR disse...

O que os flamenguistas não admitem é que um clube que tem uma quantidade inferior de torcedores em termos de organização está muito acima que seu clubinho.

O framerda foi fabricado pela midia da globo. Uma tentativa de massificar a população para vender melhor um único produto. o framerda é um enlatado. Só propaganda.

Clube que está em decadência, falido. Não tem um estádio nem sócios.

Pablo Faria disse...

Vai ser difícil sim. Mas se o Inter apertar pra valer no início e fizer o gol, o Flamengo terá que mudar completamente seu esquema e abrir. Aí, galera, é onde a preleção tem que bater forte: depois do 1o gol, quando o Flamengo abrir o jogo, o Inter vai com tudo, pra meter logo uns 3 no 1o tempo!!!!

O que define um jogo difícil é principalmente o começo do jogo, é a "abertura da porteira". Temos que entrar sufocando total!!!! Tô muito ansioso, mas muito confiante no time hoje!! (mesmo com meu Intermômetro em 3, por precaução, hahahahahaha)

Se o Tite conseguir fazer esse time jogar hoje, aí sim, paro de chamá-lo de TTK! (mas não paro de pegar no pé dele e do time, hehehehehehe)

Galera, lotem o BR e vamo fazer história!!!!!

Sds

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]