sábado, maio 09, 2009

11 QUE TAL OS MELHORES NA LIBERTADORES?

Estava lendo sobre o fiasco acontecendo com a Comnebol e times Mexicanos onde por causa da tal Gripe o São Paulo e Nacional não querem jogar no Mexico. Fala serio...a gripe comum mata 36000 pessoas por ano nos EUA...repito a FLU como é chamado aqui, influenza, mata 36000 por ano só nos EUA! E por causa dessa tal gripe suina onde morreu o que 100 pessoas eles querem parar o mundo? Quantas pessoas morrem de assaltos em São Paulo? Não seria uma razão então para times não quererm ir a São Paulo tambem? E a dengue e a febre amarela no Brasil... não conta? Porque? Porque não deu na CNN ainda?

Mas de qualquer maneira isso me levou a pensar, quem são esses times na Libertadores? Boyoco? Quenca? San Martin? Guarani do Paraguay? Everton do Chile? Sucre? Lanus? O nivel tá baixo demais. Infelizmente a Libertadores não representa o que tem de melhor no futebol Sulamericano, ele representa o que tem de melhor por regiões no futebol Sulamericano (e olhe lá).

A Copa Sulamerica é que deveria ser usado para isso. Já a Libertadores deveria ter os melhores clubes/times Sulamericanos talvez num sistema de Rebaixamento e ascenção como no Brasileirão. Assim teriamos o melhor mesmo e não so o melhor por região e sermos forçados a aturar esses clubes podres que estão repletos aí em 2009. Não sei exatamente como fariam mas seria muito melhor ter clubes grandes , tradicionais disputando uma libertadores do que um Boyoco. Ou alguem acha o Quenca melhor que o Inter? Imagina uma Libertadores só com os melhores, independente de numero maximo por País. Ora que fosse 8 times da Argentina, 8 do Brasil, 2 do Uruguay, 1 do Paraguay etc...e ser um baita campeonato! Uma guerra e não essas peladas que estamos vendo por aí.

Mas infelizemente isso nunca acontecerá. Temos 2 copas Sulamericans praticamente identicas na qual nenhuma das duas tem por completo os melhores da America. Por mim fazia da SulAmericana uma especie de 2 divisão da Libertadores. Onde os 4 melhores da SULA subissem pra Libertadores e os 4 piores da Libertadores caissem pra Sulamericana...assim a nata subiria e teriamos ai sim uma verdadeira e justa competição onde a melhor realmente ganharia e não apenas aquele que teve as maiores barbadas até chegar a final.

11 Comentários:

Cleber_Tapes/RS disse...

Eu ja tinha pensado nisso Louis, tava vendo os jogos do Barcelona e pensando, la na Euro só tem jogão e sai um time pra ir pro mundial, aqui na libertadores ta um nível muito baixo.
O gremio que não é nenhuma maravilha ja ta nas semifinais sem enfrentar sequer um time mediano, jogo de verdade mesmo só semi e na final.

Se continuar assim em alguns anos os times vão estar menosprezando a libertadores como era a uns anos atraz.

Leonardo Oliveira disse...

Aqui na Europa tem um sistema interessante que define o número de vagas por país. Uma espécie de ranking. Quanto melhor for o desempenho de TODOS os times de um determinado país, melhor será a classificação no ranking e maior será o número de vagas para times deste país no ano seguinte. Se fosse assim, com o tempo, as vagas de argentinos e brasileiros aumentariam enquanto de outros paises diminuiram. É só a Conmebol aprender com a UEFA.

Renato Rolim disse...

Respeito tua opinião... Mas Libertadores sempre foi assim... O que ocorre que os times de destaque dos seus respectivos paises estão em crise financeira e técnica, exemplo disso o River Plate, por isso que aparece uns Boyaco Chico da vida.

Na minha modesta opinião... O mais justo é como está. Não é porque sou colorado que tem que arrumar um campeonato para tal ingresso do meu time. NECESSÁRIO é ter competência para se classificar.

Sobre teu argumento dos problemas do Brasil, creio que estas praticando um enorme preconceito, tipico de americanos. Levando pela tua lógica, então Copa do Mundo, Olimpiadas e demais eventos jámais deverão ser ocorridos nos EUA, uma vez que atentados terroristas e atiradores malucos estão constantemente assombrando o país.

EUA não é flores meu caro Schroder. O problema é que ali o marketing do país é muito melhor que o Brasil...

Schroder-EUA disse...

Madruga

Mas é exatamente isso que falei! 36000 morrem nos EUA de Gripe todos os anos...porque não param de ter jogos aqui? Le o que escrevi antes de me chamar de tipico americano (que por sinal é preconceito teu...tu conhece o tipico Americano?? Quantos?)

Usei os DOIS EUA e Brasil como exemplo de mortes...o preconceito ta sendo é contra o Mexico!

Mas num ponto amigo não queira comparar. No Brasil assaltos e perigo sao diarios em qualquer lugar a qualquer momento. Aqui na minha casa nao tenho grades e posso deixar meu carro aberto com placa dizendo rouba meu carro que ninguem leva. Nos EUA os problemas de crime sao isolados , no Brasil acho que é bem mais generalizado ou vai dizer que não.

Fui.

João Luiz disse...

Que entendimentos temos de saúde pública pra questionar a OMS. E se fosse o Inter que estivesse nesta situação de ter que ir jogar no México, qual seria nossa opinião?
Quanto ao nível da Libertadores, também acho que esta bem baixo, mas a culpa não é da Comembol, pois pra Libertadores vão os times que são campeão e vice do seu país. E brasileiros e argentinos já são privilegiados, pois tem mais representantes que os outros países na Libertadores, e na competição da UEFA também tem times de baixo nível.

Giovanni disse...

Louis, a diferença é que vamos dizer que 30% dos americanos fiquem gripados todos os anos, certo? Seriam cerca de 90 milhões de pessoas, e de acordo com os teus dados, 36000 mortes são 0,04% do total de casos.
Agora, a gripe suína: 3.5mil casos confirmados e 44 mortes, ou seja: 1,25% dos casos acabaram em mortes. 31,25 vezes mais fatal que a gripe comum.

m.rodrigo.oliveira disse...

Na boa Louis.

Acho que não é por aí.

Tanto a Libertadores como a Sul-Americana são democráticas. Dão a cada país o número de vagas correspondente a sua importância no cenário do continente.

Deixa como está, que está muito bom.

Com relação a questão dos clubes mexicanos, um detalhe que ao que parece pesou muito foi o fato que de os times que fossem jogar no México correriam o risco de ficarem presos em quarentenas na volta.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Não concordo com isso. É fácil achar que só tem time ruim qdo o co-irm]ao joga a LA, e quando nós jogamos, está tudo bem.
Se isso acontecer, elitiza-se o futebol. Serão sempre as mesmas, as poderosas, jogando. É bom para a competição? É. É bom para as torcidas, que verão apenas grandes jogos? É. Mas é injusto com os países com pouca tradição e com os clubes jovens e com pouca torcida.

Se apenas equipes de ponta participassem da LA, Atlético Nacional e Once Caldas, da Colômbia, nem a LDU, Equador, seriam campeãs dessa competição.

Se apenas os clubes com maior tradição participassem (impossível definir quem são os melhores, isso depende do achismo de cada torcedor), estaria aberto o espaço para todo o tipo de jogada política. E os "pequenos" ficariam alijados para sempre, da oportunidade de chegar até as quartas, ou, quem sabe, semifinais e finais de uma Libertadores (o que já considero um grande feito).

Alijando os "menores", as vagas seriam para quem? Brasil e Argentina, claro. Vai eternizar a supremacia brasileira e argentina na LA, se isso acontecer.

O nosso orgulho, como Colorados, chegou aos céus após 2005, mas é preciso tomar cuidado para não descambar para a arrogância. Afinal, o Sport Club Internacional foi fundado tendo como base a democracia, a participação de todos. Não temos orgulho em dizer que o Inter é o "Clube do Povo"?

Concordo que pode haver algum desequilíbrio, mas o sistema atual ainda é o mais democrático e representativo de todos os países da América do Sul.

Qualquer tentativa de mudar esse sistema, será elitista e anti-democrático. Bem ao contrário dos ideais pelo qual o nosso amado clube foi fundado.

diegomrosa disse...

Pequenos ajustes já iriam melhorar a situação. 38 clubes na Libertadores é exageiro, está inchada. Pré-libertadores é desnecessária. 5 clubes do Brasil e 3 clubes da Venezuela é uma distorção. O sistema de ranking da UEFA parece uma boa opção.

Unknown disse...

concordo Alberto... alguns falam como se o nível da Libertadores em 206 fosse super alto... sempre foi assim... digo mais: o nível era até maior nas décadas passadas, pois nossos grandes jogadores (brasileiros e argentinos, principalmente) ficavam em seus países mais tempo. a diferença é que naquela época só tinha dois times argentinos e brasileiros... o nível de 2009 é tão ruim quanto o de 2006... falar diferente é se deixar levar pela rivalidade

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Não sei se o nível era mais alto, Paulo. Se é difícil fazer um comparativo entre 2006 e 2009, por exemplo, mais ainda é comparar campeonatos separados por décadas.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]