terça-feira, janeiro 19, 2010

53 Primeiras Impressões

Em 2007, o Inter B era o refugo. Jogadores profissionais que não seriam utilizados mais no grupo principal mesclados com guris da base que, já se sabia, não seriam promovidos. Mas acreditava-se, ainda assim, que aquele grupo seria capaz de jogar todo o Gauchão. Um erro de avaliação que escancarou uma falta de convicção, redundando na alteração de planejamento de toda uma temporada. Resultado: eliminação precoce, tanto no Gauchão quanto na Libertadores.

Já em 2010 a história começa bem diferente. O Inter B é um time de garotos, exclusivamente, mas todos eles com potencial ou para subirem para o grupo principal ou para renderem uns trocos. Enquanto isso, o grupo principal completa sua pré-temporada sem atropelos. O resultado imediato foi uma boa estreia no Campeonato Gaúcho.

O Gauchão é uma competição que inicia cedo demais e termina tarde demais. Todos os estaduais são assim. Mas é a cultura do futebol brasileiro e também (e principalmente) das redes de televisão que, hoje, são a principal fonte de renda de quase todos clubes participantes desses torneios. Então, que se faça do limão uma limonada.

Aproveitemos o campeonato regional para lapidar valores do time aspirante. Sob o olhar atento de Jorge Fossati, os guris terão a motivação necessária para jogarem com a seriedade e o empenho que o torcedor colorado exige de quem quer que represente o clube, mesmo que seja em competição de futebol de botão. Contra o Ypiranga, o que mais me chamou atenção foi justamente a seriedade com a qual o time colorado entrou e se postou em campo, até o minuto final.

Contudo, não se guarde no congelador a equipe principal. Na hora em que for necessário, de acordo com o planejamento da Vice Presidência de Futebol, que entrem em campo para que se defina uma equipe base, para que se adquira ritmo de jogo e para que também se busque outra coisa fundamental em futebol: confiança.

Não sei qual o cronograma da Comissão Técnica colorada neste início de ano. Tampouco conheço as condições físicas dos jogadores que compõem o grupo principal. Contudo, comenta-se que jogarão dia 27, contra o Juventude e, em seguida, o grenal do dia 30, em Erechim.

Olhando de fora, parece mais que estão preocupados com a rivalidade regional. Eu compreendo a dificuldade de um dirigente em assumir exclusivamente para si o risco de uma derrota num clássico ao determinar a escalação de um time secundário. Se perde com os titulares, perdem todos. Se perde com o B, perde só o dirigente. E aí, que aguente sozinho a fúria da massa e a corneta da imprensa, que tratará um jogo de fase preliminar de Gauchão como uma final de Copa do Mundo. Enfim, são as imposições da supervalorização de um confronto e, indiretamente, do rival.

Seja lá quais forem as reais motivações, espero que não atrapalhem a preparação da equipe que começa a sua importante caminhada somente depois do carnaval. Um dos aspectos positivos da rivalidade citadina é que também se pode aprender com os erros e acertos do vizinho. Se o Inter se perdeu em seu planejamento em 2007, o rival se perdeu em 2009. Apanhava no interior com time reserva para apanhar da gente, aqui, com titulares. Resultado: perdeu o técnico, perdeu o Gauchão, a Libertadores e o rumo de casa.

Portanto, neste início de 2010 torço pelo time B, torço pelo time principal e, tanto quanto para eles, torço para que os responsáveis pelo planejamento do futebol colorado saibam o que estão fazendo e não percam o rumo, nem antes, nem depois do fim do verão.

Começamos bem, confesso que até melhor do que eu imaginava. Mas foi apenas um jogo. Ainda é pouco, muito pouco para qualquer avaliação definitiva. Mas são indícios, bons indícios. Espero que eles saibam o que estão fazendo. Parece que sim!


53 Comentários:

cjr-sp disse...

Perfeito....

LEANDRO DAMIAO É O MELHOR CENTROAVANTE SURGIDO NOS ULTIMOS 10 ANOS NO PAIS.

LEMBRA FLAVIO MINUANO EM TUDO. SE DEIXAREM ELE DE TITULAR, SERA O NOVO JOGADOR A FAZER MIL GOLS NOVAMENTE. É UMA IBRA NO AUGE, SÓ QUE MAIS MOVEDIÇO. JOGA MUITO. AU,ENTEM A MULTA DELE PARA 100 MILHOES DE EUROS URGENTEMENTE.



SE FOSSEM MACHO NO BR DARIAM A 9 PARA ELE AGORA, SEM DISCUTIR...MAS COMO NAO SAO, IREMOS DE ALECSANDRO MESMO.

*******************

O INTER B TEM 4 ATACANTES, SENDO DOIS DE EXCELENCIA(DAMIAO E LUCAS ROGGIA) UM MUITO BOM(LÉO) E OUTRO RAZOAVEL(WALTER). ESSA É A REALIDADE.

************************

E O DERLEI NO NAUTICO HEIN??? DEVE SER MARACUTAIA PARA GANHAR DINHEIRO EXCUSO...POIS O DERLEI FEZ MAIS DOIS GOLAÇOS SENDO CENTROMEDIO DO NAUTICO. E O INTER NAO CHAMA ELE E TEMOS O MAICON E O GLAYDON NO PLANTEL. É GOZAÇAO. DERLEI É UM BAITA JOGADOR, SUPERIOR AO SANDRO. MAS AÍ TEM COISA...

***********************

VOLTANDO AO TIME B QUE COMO EU DIZIA BEM ANTES...DARIA UM PAU NO TIME A...É SÓ MARCAR NO BR UM JOGO A VALER QUE SOU MAIS O TIME B.

*********************

MAS ENFIM, AGENOR NAO SERVE, DANIEL É UM RAZOAVEL PARA RUIM LAT. DIREITO. O ZAGUEIRO BAIXO TB NAO DÁ, JÁ O ZAG. ALTO TEM FUTURO E O LAT ESQUERDO SENAO FOREM BURROS NO BR...JUAN É O LATERAL ESQUERDO PERFEITO PARA O 4-4-2. BAITA JOGADOR. SUBAM ELE AGORA PARA A RESERVA DO KLEBER.
E VENDAM O RAMON POR QQ MIGALHA. POIS AINDA TEMOS O KAUE E O LIMA, TODOS MELHORES QUE A BUNECA VASCAINA.

AGORA NO MEIO...JOSIMAR, BOM, ELTON AINDA NAO DÁ, E PAULINHO COMO SEGUNDO VOLANTE FAZ COM MEIA PERNA O QUE O MAICON FAZ COM AS DUAS. PORTANTO NAO SE JUSTIFICA MAICON NA LIBERTADORES SENDO QUE TEMOS JOSIMAR E PAULINHO.

AGORA NAS MEIAS...
WAGNER LIBANO JOGA MUITO, MAS MUITO MAIS QUE A MAIORIA DOS MEIAS DO TIME A, PRINCIPALMENTE O DEZINHO QUE NAO SERVE PARA LEVANTAR AS MEIAS DO WAGNER LIBANO. LIBANO É UM BELO ARTICULADOR.

ITALO ENTAO É UM MEIA ENFIADO, É MAIS DO QUE UM SIMPLES ARMADOR, ARTICULADOR. É UMA PEÇA QUE NEM EXISTE NO TIME A. É AQUILO QUE ELE QUER FAZER COM O GIULANO E NAO CONSEGUIRÁ POIS O GIULANO É MEIA ARMADOR.

TALVEZ O ITALO SEJA PARECIDO COM O TIAGO HUMBERTO...MEIAS ENFIADOS LÁ NA FRENTE.

E AINDA TEM O JOAO PAULO, NATAN E MAIS ALGUNS QUE SAO BONS JOGAODORES. MAS QUE PRECISAM DE UMA LAPIDAÇAO.

O JOAO PAULO LAPIDADO, JOGANDO PARA O TIME NINGUEM SEGURA TB.

*********************

TÁ FEITO O RESUMO...

**********************

FOSSATI NAO VAI A LUGAR ALGUM COM O SEU 3-6-1.

*********************


PRECISAMOS DE UM GOLEIRO AO MENOS E PROMOVER ONTEM O LEANDRO DAMIAO E DAR A 9 PARA ELE. É MELHOR QUE O LUISS FABIANO DA SELEÇAO. FARÁ MILHARES DE GOLS SE A DIREÇAO DO INTER NAO TRUNCAR A VIDA DESSE JOGADOR.


*******************

mas como sabemos da fila maldita...primeiro vem o perbao do walter...tem que ser vendido antes...assim funciona a fila...

**************************


sds coloradas. muito bom post.

Renato Rolim disse...

Belo texto...

Creio que prontos mesmo para subir para o time principal somente Walter e Leandro Damião...

O meia Ytalo ainda não tem força fisica para jogar libertadores...

No meio creio que já esta saturado de jogadores no time principal, não adianta subir os garotos e não aproveitá-los.

Sobre Maycon, infelizmente tem alguem querendo lucrar com ele... É do mesmo estilo do grande lateral/volante JONAS que tinhamos... Não fede e não cheira... Creio que estão colocando ele no time principal para ver se conseguem vendê-lo.

Sobre Lucas Roggia, a meu ver, não é tudo aquilo que dizem... Ou o sucesso subiu a cabeça dele, ou é uma promessa que será sempre promessa... Oras, nãoconseguiu se firmar nem na Copa São Paulo de Juniores...

No mais é isso.

Klaus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Klaus disse...

Bah, a análise do CJR é de chorar de rir... HEHEHE

As únicas coisas lúcidas são sobre o Maycon e o Andrézinho.


Pára CJR!!!


Até ontem o Leo era o melhor do BR. Hoje o Leandro é o melhor do mundo!

O Valter é razoável e o Lucas é excelente... Tá bom!

Sei do Lucas apenas por relatos. São os mesmos que dizem maravilhas sobre o Valter.


MUITA CALMA! Não jogaram contra ninguém! Daqui a pouco vão querer colocar esse time na Libertadores!!!


E o Derlei melhor que o Sandro É FORTE, HEIN ÔÔÔ!?

Como o Dunga não vê isso? E os ingleses então? Estão perdendo tempo! Por 1/4 levam um melhor!!!


TE ACALMA CJR!!!

JR disse...

Gostei do empenho da gurizada, os primeiros 30 min foram muito bons ...

Ñ vou falar muito sobre damião, 1° pq é cedo, o adversário é dos mais fracos do gauchão e tenho medo q ele contraia a "síndrome de taison" ... Já o waltão foi decisivo na seleção sub-20 e ñ decepcionou no Inter ... Merece estar no elenco prncipal ...

Outros q foram bem: ytalo, paulinho e agenor ...

A zaga é fraca, teria q colocar o danny moraes ou o danilo silva pra reforçar ...

Mas como o q vale é Libertadores e gayNAL fica uma questão aqui ... Se o time B vai jogar a maior parte do gauchão, como/onde os "titulares' irão pegar rítimo de jg ... Dia 31 tem clássico, fossatti tem q colocar esses caras jogarem pelo menos 1 partida do gauchão ...

O ditado é mais velho q andar pra frente, mas treino é treino e jg é jg !!!

João Gabriel disse...

Grande texto, Chiodelli.

Análise perfeita. Deus queira que o FC passe por aqui e leia estas palavras.

Gauchão, como bem ensinou estes anos de leitura diária do BV, serve apenas de "sparring".

Tem que se corrigir defeitos com os jogos. Ter calma com os acertos. Pegar confiança, mas não subir no salto.

Dá para levar com o bom Inter B. E o Inter A tb tem que jogar para pegar ritmo.

Ah...

Com certeza, sendo campeão ao final.

Pq o Inter tem obrigação de ganhar o regional TODOS os anos.

Marcelo Tiarajú disse...

Sobre Lucas Roggia, a meu ver, não é tudo aquilo que dizem... Ou o sucesso subiu a cabeça dele, ou é uma promessa que será sempre promessa... Oras, não conseguiu se firmar nem na Copa São Paulo de Juniores...[2]

Assisti dois jogos da copinha, e pelo que senti o tal do Lucas é só onda...

O Liquinho acho que segue a mesma tendência. Os caras fazem dois balõezinhos e já são comparados ao Flavio Minuano, ao Valdomiro e outros. É muita forçassão de barra!!! E ainda tem que aguentar empresário fazendo "cú doce" na hora de renovar.... que vão tomar nas pregas!

Tem que dar tempo ao tempo. Acho que gauchão serve pra isso mesmo, pra testar a gurizada e pra preparação do time titular, de resto é um lixão que só presta pra tv lucrar, e os jornais escreverem "M" pra enganar bobo.

Pablo Faria disse...

Bom texto, Daniel. É por aí mesmo, mas com calma, pois vamos guardar 2009 na memória: não dá pra dizer que algum jogador do time é craque, com base em gauchão. De Taison, já chega um. Então, calma, muita calma. Vamos jogando com o B e intercalando alguns jogos com o A.

Não me importa vencer gauchão, talvez pq não more em POA. Pra mim, importa vencer a LA e para isso é preciso uma preparação excelente.

Vamo que vamo!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Muito bom Daniel !

Minha preocupação em relação ao time B é que PARECE que sómente irá jogar 03 jogos oficiais...pergunto:
- Prá que uma super-estrutura de time B ?
- Qual é o custo-beneficio ?
- Como ficará, caso confirmado somente 03 jogos, esta gurizada sem jogar ? Tudo na vida é prática, sem ela não evoluímos...

Sabemos históricamente da HIERARQUIA onde um Maycon está na frente de Paulinho e Josimar, um 10zinho SEMPRE ESTEVE À FRENTE de Giuliano (2ª causa da perda do BR09), 1º semestre 10zinho à frente do Magrão, e outras...

Concordo com o CJR o LDamião tem o estilo do Flavio Minuano, jogador bastante raro no futebol atual, precisaria ser testado ONTEM...

Lucas Roggia ficou PARADO QUASE UM ANO, portanto mais cuidado para AVALIAR. AVALIAR UM JOGADOR SEM PREPARO E SEQUENCIA É PRECONCEITO !

Penso que o 3-6-1 ainda tem o ´dedo` do FC que ainda escala por Salário...NÃO VAI FUNCIONAR ! PERDA DE TEMPO !

YTALO melhor que 10zinho em TODOS FUNDAMENTOS - Comentamos no jogo de domingo que em todos os ESCANTEIOS foram bem batidos e os ogadores do Inter tiveram a vantagem da bola, ao contrário do 10zinho contra-ataque...
Ele (Ytalo) bate com força e curva dificultando para os zagueiros, isto dos 02 lados do campo, o 10zinho do lado direito não dá força na bola, resultando alta e ´xoxa`... No fundo, o cruzamento exige mais do jogador por questão de equilibrio...daí o 10zinho dança e cai de bunda...por isto ele tem medo do fundo, também o pau come mais ali por as faltas são mais aceitáveis (pela arbitragem...)

Marco disse...

Hehehehehe... este CJR...

Comentei ontem, no posto sobre o "Melhor do ano":

"Gosto do jeito como Ytalo bate na bola e da movimentação do Wagner Libano. Só espero que Ytalo melhore sua movimentação.

Quanto ao Damião, boto fé, e tenho certeza que será a nova panacéia do CJR".


Dito e feito, CJR! Você está mais previsível que as entrevistas do TTK e o discurso da direção vendedora. Não se ofenda! HAHAHAAHAHA

Chiodelli, Diana e outros deveriam ser leitura obrigatória de todos que trabalham no Inter e na imprensa gaucha. Lucidez e equilíbrio. O Nelson é mais polêmico, mas geralmente concordo com o que ele fala.

Ao CJR, dou 50% de desconto por esforço de retórica. Nem tudo o que escreve é o que pensa.


Lucas Roggia? Tem que comer muito feijão, ainda... e não pode fazer igual ao Taison, se achar gente grande e parar de comer feijão.

Quando parar? Vai comendo, vai comendo... o dia que tiver que parar, aviso. Ou deixo o Dunga avisar...

Ticiano disse...

To na Ulbra amanha!

Schroder-EUA disse...

PO CJR

Gostei do Damiao tambem mas vamos ter calma né! UMA PARTIDA NO GAUCHAO e tu declara ele como o melhor dos ultimos 10 anos no BRASIL!! Quando foi o Taison arrasando contra ULBRAS da vida tu dizia que era Gauchao...mas damiao que NUNCA jogou no Profissional tu ja eleva a status de craque?

Gosto do guri...mas vamos com calma! Parece que o pessoal aqui escolhe uns queridinhos e outros pra cornetear...que talk esperarmos um tempo antes de dar a ele a camisa do Falcao Valdomorio ou Dario??

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Entendo o CJR !

Uma coisa é o Taison arrasando ano passado, mas lhes faltavam (ainda falta) fundamentos básicos de UM BOM jogador de futebol, tais como:

Chute, passe, colocação, discernimento quando driblar / passar / chutar.

O que ele tinha de bom era a intensa movimentação por todo o campo (lembram como ele roubava bolas e não desistia nunca...).
Isto acima o Tinga tem até hoje e é sua melhor qualidade (doação total pro time, tira a doação do Tinga (ou do Guina) não sobra nada...por isto a grande identificação / idolatria deles no Inter.

No caso do LDamião ele mesmo contra um timeco, mostrou excelentes fundamentos, se isto vai dar certo lá na frente, veremos...

Já o Valter tem 03 /04 bons fundamentos, quase todos eles baseados na força e não no talento, como força, chute...se vai dar certo não se sabe, mas o potencial do LDamião é muito maior.

Ex: Jogador muito comum, no inicio bastante vaiado, tem como melhor e quase unico fundamento o chute, e não é que deu cereto ? Sóbis

Quando se fala em guri, se fala em POTENCIAL !

Falar no potencial de um 10zinho, Indio, Bolivar é f...

cjr-sp disse...

Eu sou a favor da gurizada e sempre defenderei eles aqui...mas lógico que todos ali precisam de mais lapidaçao, entretanto o DAMIAO, esse já dá para colocar hoje. Tá pronto. Esse tem um valor incalculavel.

***************

A minha preocupaçao com o time B é a mesma do Nelson...os caras nao tem um projeto para o time B. É 3 partidas do gauchao e copa dalegrave no segundo semestre. Haverá um GAP aí e a gurizada vai ficar parada.

O projeto ideal seria fazer o time B disputar a serie C do BR e ir evoluindo. Sediá-lo no PR em Cascavel como eu falei certa vez.

Aí sempre o time B jogaria gauchao(por mim quase todas as partidas sempre desse treco chamado gauchao) e mais um brasileirao.

O corintians tem um time B no Parana senao me engano.

E mais, ou o Inter se reinventa ou vamos ficar para tras. Está na folha de SP de hoje...o Corinthians já tem o 5º maior patrocinio de camisas do mundo. Corinthians, Flamengo e SP irao ter uma superioridade abissal em pouco tempo sobre o INTER em termos de orçamento. A hora que o MKT desses clubes atingirem o potencial de suas torcidas veremos uma diferença de faturamento absurda. É o caminho natural.

Só há um caminho para o INTER e é por enquanto o de vendedor de jogadores para poder gerar receitas e equilibrar o que vem por aí em termos de adversarios capitalizados. Só que tem que vender do time B, senao o A, nao irá tb atingir os anseios da torcida. Para isso o time B tem que ser profissionalizado ao extremo, levado para outro mercado(eu sugeriria Cascavel no PR), para poder abrir novos mercados para a MARCA INTER, e poder disputar os Brasileiroes. O INTER B tem que ser o que o INTER A é hoje, um laboratorio para venda de jogadores para o exterior.

E tem mais um detalhe...essa estrategia nao se sustenta por mais de 5 a 6 anos. Em 6 anos os 5 top clubes brasileiros serao muito maiores do que qq clubeco europeu incluindo todas as ligas de lá.

Hoje na Europa já temos, ou só temos praticamente, 3 ingleses, 2 espanhois e 2 italianos com bala na agulha. O resto tá semi-morto.

E aí temos os mercados do leste em que o Brasil passará eles tb e os arabes que sao caloteiros e em decadencia tb.

Ou seja...nao sei quem faz o planejamento estrategico do Inter...embora sei que fazem lá um trabalho bem feito para o clube em si, basicamente de forma endógena. Agora a visao de alcance de medio, longo prazo de forma exógena, parece nao terem no BR. OU ACORDAM E COMEÇAM A PENSAR NO PLANEJAMENTO DE RECEITAS FUTURAS QUE SEJAM UM DIFERENCIAL EM RELAÇAO AO QUE OS OUTROS COMPETIDORES NACIONAIS DE PESO OU EM 3 ANOS, JÁ ESTAREMOS RELEGADOS AO 3 PLANO....

é isso...por hora...



------------------------

Para alguns terem a noçao de diferença de tamanho em relaçao a INTER curintia e SP.

Em alguns shoppings da capital paulista o curintia tem lojas de 500 m2. As do Inter conjugadas com as do gremio tem 8m2, sendo 4m2 para cada quiosque...mais ou menos assim...Nao passa de 12 metros para a dupla. Com excessao da loja do BR e praia de belas e talvez algum ou outro lugar.


Finalizando, o MKT do Inter tem que suplantar fronteiras, pois o RS por si só nao vai sustentar o INTER.

Abrir um Inter na argentina tb seria um negócio bom para formar jogadores argentinos lá e exportar de lá.

***********************

Sds Coloradas.

Marimas disse...

o CJR é um comediante.

Ri sozinho aqui no trampo, que bom que o pessoal foi almoçar, se não iam ter certeza que eu sou maluco. Achar eles já acham faz tempo.

cjr-sp disse...

Finalizando por hoje...

o NELSON entendeu perfeitamente...quando se analiza um guri, se ve os fundamentos que ele domina e a sua inteligencia...daí já se tem um baita feeling.

Taison sabemos que possui tecnica razoavel, inteligencia de pouco alcance, e outros bons fundamentos. Mas jamais conseguirá muito. A mesma coisa o Walter...tem 3 bons fundamentos mas falta aquele que diferencia um jogador do outro...é a antevisao das jogadas. Já o LUCAS ROGGIA...esse é sabido tem a tecnica, a antevisao de craque...agora faltam lapidar o guri no mais facil...

Dificil é pegar o taison e fazer ele antever uma jogada. NAO VAI ACONTECER. NAO É A DELE. Entao esse nao tem futuro mais promissor.

Olhem aí o PET...cerebral do jeito que é...nao tem mais fundamento algum, só a antevisao do que vai acontecer e aonde a bola vai parar....enfim é mais ou menos por aí...

Edinho, taison, sao casos parecidos, por isso sempre erraram muitos passes.

Fui gurizada.

Marco disse...

CJR

Só prá me situar, compare o Damião com o Léo.

cjr-sp disse...

O MARCO, o Nelson entendem bem...aqui a gente dá uma carregada na retórica para ver se entra alguma coisa na cabeça dos dirigentes. É Obvio que nada é tao simples ou tao facil do jeito que eu escrevo...

Mas para quem acompanha aqui o que eu escrevo..já sabe disso...e outra...faço de proposito as vezes para causar um certo debate...senao que graça terá...

fui que o bixo tá pegando aqui..

Marco disse...

Corrigindo o CJR:

O Corinthians paranaense era o Malutron, que mudou de nome e só. Tem alguma ligação com o Cúrintia paulista, mas não no nível que você citou.

E, por quê Cascavel? Só porque a região é infestada de gauchos?
Pô, manda para Maringá, que vai ganhar muito mais:

1) Potencial incremento de torcida: a maioria torce para clubes de SP, que mandam os jogos em uma cidadezinha perto daqui (Pres.Prudente - SP), mas não para cá;

2) Pense numa cidade de 350 mil habitantes, em uma região metropolitanda que beira os 700 mil), SEM clube de futebol profissional;

3) A torcida maringaense sempre foi apaixonada por futebol, qualquer timeco profissional que montam aqui, em qualquer joguinho, leva 25 mil pessoas fácil ao estádio;

4) Lindo estádio com capacidade para 30 mil habitantes;

5) Aeroporto internacional, com diversos vôos diários, inclusive para o sul do estado e do centro-oeste e norte do Brasil;

6) Maior renda per capita entre as maiores cidades do estado Maringá é a 3° em população, atrás de Curitiba e Londrina);

7) Localização geográfica privilegiada, próxima de regiões com grande contingente de gauchos e colorados (oeste do PR e mato grosso do sul).


Mas, a principal: picaretas de toda parte sabem estes handcaps que citei, e sempre aportam por aqui.

Mandar o Inter B para cá teria um impacto muito maior que o tal Corinthians paranaense.

Sem contar que muitos dos talentos revelados recentemente vieram do Paraná.

Ah, aqui já tem um genoma Colorado, quase chorei vendo a molecadinha usando o Manto, todos orgulhosos.

bernardo disse...

Na minha opinião não existe custo nenhum no Inter B, so beneficios, é um time entrosado que disputou a Copa Arthur Dellagrave no final de 2009 e fizeram preparação nas férias para o Gauchão - por isso teve o resultado de domingo.

So acho que não tem necessidade de time B no inicio de ano, time B é bom para uma sul-americana e ou torneios de segundo semestre que eventualmente atrapalhem o Brasileirão.

Um time B na Recopa e Sulamericana nos teria poupado estress na midia e no psicologico dos jogadores principais.

Ninguem esta de time B nesse inicio de ano, Flamengo, SP e Corinthias tendem a chegar entrosados na Libertadores.

Mas... a direção colorada ainda tem muitos créditos.

Marco disse...

Taison sempre achei meio burrinho para atacante de 1° nível, além de faltar fundamentos importantes.

Mas FC e parte da mídia gaucha inflaram a bolinha dele, ele acreditou que "está pronto" e estagnou. Pior: perdeu o bonde, mesmo.

Seu principal defeito em campo, decorrente de uma visão equivocada do que é "ser atacante" é seu posicionamento em campo, pela esquerda, orientado para fazer gols: dribla prá dentro e bate forte.

Sua principal virtude é a velocidade, o que lhe dá 1 ou 2 segundos de vantagem sobre a marcação. Mas, como lhe falta o pé esquerdo, tem que girar a apontar com a direta, aí a marcação chega.

Por isto falo que Alecsandro jogou o ano praticamente sozinho, raras vezes recebeu bola de Taison.

Ou treina fundamentos para o pé esquerdo, ou muda de lado. Onde está, mais manjado que desculpa de gremista, vai sucumbir rapidamente, porque a concorrência a "novo grande atacante) é grande (Valter, Marquinhos e o inesperado Damião).

Posicionando-se na direita, todos ganham:

1) Ele manteria a vantagem sobre a marcação que a velocidade lhe deu, e poderia chutar mais vezes ou cruzar/passar (aí, lhe faltam outros atributos citados acima, mas já melhoraria);

2) Alecsandro ganha um companheiro de ataque, que pelo menos tentaria passar/cruzar;

3) A marcação adversária teria que colocar um na sobra para marcá-lo, abrindo espaço para os demais. Na esquerda, isto é desnecessário, pois raramente tem vitória pessoal sobre seus marcadores.

Marco disse...

A inteligência é tão importante para jogadores franzinos, que só se sobressaem aqueles muito inteligentes.

Tostão era quase um gênio da bola e na vida.

Reinaldo (ídolo do Galo), segundo o canhota de ouro Gerson, "pensavem 3 segundos antes do marcador".

Romário, além de inteligente, sempre foi muito perspicaz.

Em compensação, quantos Cafuringas tivemos nos campos do mundo?

Este Edu, do Inter, não tem nada de extraordinário com a bola no pé, mas nota-se que é inteligente - o que lhe dá muita vantagem neste mundo da bola.

Como se diz: em terra de saci, uma calça dá prá dois. Edu vai acabar titular do time do Fossati, e é no meio.

Marco disse...

Corrigindo:

Tostão foi um gênio da bola e quase da vida.

Reinaldo "pensava 3 segundos antes do marcador".

Taison...

Klaus disse...

Edu é o meia do Inter... É a ponta do Losango. Disputa posição com o D´Ale.

Tayson... Só sobrevive se virar quase que um ponteiro.

Schroder-EUA disse...

Depois do 1 gol do Damiao eu falei ao fred...nesse momento os orkuts da vida ja tao proclamando ele como o novo pele....porra a torcida nao tem a minima paciencia...depois ele joga uma mal e vao chamar ele de pipoqueiro!

Unknown disse...

É sempre assim... Fizeram a mesma coisa com o taison ano passado. No gauchão ele era sensacional, craque, diferenciado, entre outros adjetivos. Agora querem fazer a mesma coisa com o damião, o cara jogou uma partida, UMA partida; e já tem um pessoal dizendo que ele deveria ser o camisa 9 do inter principal, que é o ibra no auge...
pô... não querem esperar um pouco mais antes de encherem a bola do guri? Depois não sabem pq eles ficam mascarados... O taison era um guri normal nas declarações, +- humilde, até ficar com a bola cheia e começar a falar dele mesmo na 3° pessoa e a não aceitar críticas.

por isso, calma pessoal... MUITA calma

abraços a todos

Eber Prado disse...

Pô,

Fiquei muito tempo sem aparecer por aqui e constatei que o CJR ta mais louco do que nunca.

Menos CJR, muito menos. Jogar com essa gurizada num time entrosado que já esta jogando junto a várias categorias é uma coisa. Subir 1 ou 2 destes jogadores ao time principal é outra coisa completamente diferente. Vide Paulinho, Vagner Libano no ano passado.

Marco disse...

Damião promete, mas tem que comer muito feijão, ainda.

Valter vi jogar na Vila, contra uma das piores defesas do Brasileirão 2008, e foi um fracasso, perdeu todas. Terá melhorado tanto em 1 ano de inatividade, após este jogo de quase dezembro-2008?

Gauchão não conta, estes timecos semi-amadores que pegamos é de dar dó. O Ypiranga, então, para ser ruim precisaria de uns 5 ou 6 reforços.

Preocupante é o cara jogar contra estes timecos, e ter atuação discreta. Aí, pode mandar embora ou prá Azenha.

Antes que me esqueça:
-Damião, vá comer feijão!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

CJR !

O talento de um jogador se vê em um jogo, a ruindade se vê na hora...mas os caras cantam, dançam e batem palminhas o tempo todo, daí não dá prá enxergar.

hauauaa...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Bernardo se tú achas que o time B não tem custos...reveja tuas planilhas...

O L Damião custou quase R$ 1 milhão (boa compra..) por 70% do passe.

Imagina deixar parado este e outros investimentos das categorias de base para por exemplo, pagar o salário do Maycon !

Josimar bom jogador e Derlei no Náutico sobrando em campo, enquanto se paga uns R$ 150.000,00 pro 10zinho.

No Inter B tem uns 05 melhores que ele (afinal onde joga o 10zinho ? meia, volante, atacante, meio-atacante, mistérioooo...)

LISTA DE MELHORES QUE 10ZINHO !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

LISTA DE MELHORES QUE 10ZINHO !

João Paulo - muito versátil, tem um passe longo bom, marcação boa, corre o campo todo, toca de primeira sem errar passe (é um projeto de Tinga, um pouco mais técnico, um pouco menos móvel)

Elton - Jogador que corre todo o campo, chega na área e chuta, tem boa movimentação e passe, joga pro time, faz bem as funções de volante - 1º ou 2º.

Josimar - 1º volante com poder de marcação, quando sai pro ataque chuta de muito longe, bom passe...

Paulinho - marca bem, corre bastante, não é bobo no passe, mas é meio baixo, certamente é um bom reserva pro Guina (sem subir e ficar só na marcação...

Ytalo - talento puro, bate muito bem na bola, tem técnica, habilidade e chute, ainda um pouco franzino, mas é o melhor potencial do time B (junto com L Damião)

V Libano - é muito franzino, tipo físico bastante parecido com o ex-jogador do Inter Sandoval (ruinzinho, chutinho) que fazia o time correr, ms o V Libano tem boa técnica, passe, retenção de bola e NEURÓNIOS, se UM DIA derem chances poderá deslanchar...mas não é um jogador com caractísticas muito ´apreciadas` por estas bandas...

Tenho certeza de que se o Messi jogassse no Inter estaria no Cacimbinhas, pois não teria a mínima chances pros adoradores dos Edinhos...

Todos os acima seriam mais úteis do que o 10zinho, e com certeza os salários deles somados não chegam a 30% do salário do 10zinho...mistérios do futebol colorado !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Acho que o pessoal do Cur lê o BV, pois o CJR deu esta idéia pro Inter fazer um INTER-PR há uns 02 anos atrás.


Enquanto isto nossa Diretoria insiste na rivalidade Regional, vão supervalorizar o Grenal e ´fazer` o jogo da imprensa azul.

Ao invés de ir de ônibus e time B, passar todas a responsabilidade pros Humatenses, e ainda assim ganharmos o jogo vão de time A e avião...só nós temos a perder...

É pensar pequeno...

Faziam isto com o Ju que contra nós virava bixo, acreditando nas falácias de ´clássico`...

Esta visão é muito provinciana.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Adoradores de edinho são os mesmos adoradores de M Cordeiro e Ramon, oxxx craquexxx do Campeonato Cariotário 2009 / 2010

Marco disse...

Gostei muito de Damião, Ytalo e Josimar, têm futuro. FUTURO! Para o presente, ainda não dá. Bora comê fejão!


Nelson

Não é bem o tamanho que conta no BR, é algo muito mi$terio$o. Por exemplo, o Taison tem tido muitas oportunidades, 10-zerinho também... sempre com os resultados conhecidos.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Coluna do WCarlet de hoje...lembram quem foi o craque do Gauchão ?

Campeonato “engana-bobo” constrange

19 de janeiro de 2010 |

O quadro repete-se todos os anos, no primeiro semestre: jogadores se destacam, times atingem às alturas, mas quando chegam as competições mais importantes, gloriosas expectativas se desfazem como fumaça. E ficamos, todos, com cara de bobo. Assim, os elogios já nascem contidos e com ares de culpa.

Não sei, sinceramente, o que fazer. Não elogiar é omitir justo reconhecimento, não dá. Não economizar elogios pode significar arrependimentos futuros. E elogiar ressalvando, sempre, que se trata de um reconhecimento com prazo de validade, é quase pior do que silenciar. Mas, nada enche o saco mais do que aturar os espertinhos oportunistas que ficam à espreita, durante meses, para cobrar algum elogio que não tenha confirmado sua procedência. Estes patrulheiros vestem vermelho e azul.

Assim, se no segundo semestre Borges não repetir as atuações de hoje ou Walter for menos do que está sendo, é certo que aparecerão os profetas do acontecido apresentando contas. Faz parte do jogo, eu sei, mas não me sinto proibido de falar, claramente, sobre os constrangimentos do primeiro semestre.

E vamos de avião...

Marco disse...

Pois é o que falei acima, Nelson.

Não são apenas times muito ruins, são semi-amadores! O Ypiranga, para chegar a ser ruim, precisaria de uns 5 ou 6 reforços...

Fora que o preparo físico dos caras é risível, a negada prega no 2° tempo, daí Inter e Grêmio deitam e rolam.

Não dá nem para sparring, aí chegamos despreparados em campeonatos que valem: LA, CdB e Brasileirão.

Cleber_Tapes/RS disse...

Pela mor de Dio...

A primeira impressão dessa gurizada foi boa

mas...

Foi só um jogo contra uns cones, e amanhã vai ser mais barbada ainda...

Falta muita coisa ainda...

kla.jk disse...

Daniel, excelente post, mas ANOTE ai e depois nos cobre, o INTER será eliminado na primeira fase da LA, pois com esta direção VENDEDORA, nao vamos a lugar algum, pois o TIME necessita urgentemente de 3 jogadores, sendo:
1 goleiro, 1 zagueiro e 1 CENTROAVANTE.
Justifico:
1.Lauro nao trasmite confiança a ninguem, pois joga com um esparadrapo na boca (nao grita com ningume durante o jogo);
2. A zagua nossa esta mais para time de terceira idade do que para time profissionnaal (porque nao tentaram o GUM do fruminese)
3. Centroavante o EDU já vomitou na latinha que o fc gabiru negocios qdo o contratou disse que estava contratando um centroavante de exceção, mas ele edu, nao e nunca foi centroavante...
Logo logo, o alecsandro fara o mesmo, conclusão o INTER nao tem centroavante... mas tem o WILIAM aquele do atletiquinho do pr, livre livre no mercado...

A minha esperança eh a saida deste grupo que esta a frente do INTER, pois nao sei o que eles estao fazendo com a nossa grana (dos socios) e da venda do JOGADORES, PUBLICIDADE etc etc etc, ah leiam a materia da revista VEJA pag 110 de 20.01.2010 e tirem suas conclusões.
DEFINITIVAMENTE esta direcao que o INTER nao tem esta PERDIDA, por mais que CONFIO muito no trabalho do J.FOSSATI, a direcao não ajuda. O Fossati entende, vive, respira FUTEBOL e, observem em todas as entrevista Ele dá pista que precisa de 3 ou 4 jogadores, mas a direção, bom a direção continua SENTADA na taça do MUNDIAL de 2006.

PQP !!!!
FORA fc gabiru, FORA fc gabiru, porra acorda, LA nao eh todo ANO.

kla.jk disse...

Que saudades do MANGA, CREMER, BENITEZ, pois com esses Goleiros DENTRO DA ÁREA ninguem gritava ou fazia mais cara feia que ELES.

acorda fc gabiru, ACORDA

PORRA, pois com a ZAGA de aposentados nao vamos a lugar algum, E com um goleiro que nao inspira confiança vamos ALMEJAR o QUE !!!!

Ja na frente, não temos um matador, o WILLIAM esta ai dando SOPA

ACORDA FC GABIRU NEGOCIOS
acorda PORRRA

Marco disse...

Fossati sabe que precisa, para GANHAR a Libertadores:

1) Goleiro de nível;
2) Zagueiro de qualidade superior;
3) Meia-atacante que preocupe o adversário;
4) Atacante que resolva jogos difíceis.

Você não ganha Libertadores sem isto!
Não com esquemão armado pela Globo e CBF!
O Inter tem que sobrar, e está é devendo para os adversários!
Repito: para ganhar a LA, o Inter tem que sobrar!

Sem um atacante decisivo, não vai levar os jogos difíceis. E os jogos decisivos serão difíceis no BR, mas, fora de casa, serão dramáticos, um salve-se quem puder!

Aí, se não tivermos um atacante que inspire cuidados, eles vêm prá dentro de nós.

Marco disse...

Destes 4 itens acima, os dois primeiros ele já sabe que não encontrará no grupo que tem.

Os dois últimos pode haver esperança dele, mas só na meia creio que podemos preencher esta lacuna com o que temos.

No ataque, para sermos campeões, precisa contratar, e contratar bem. Torrar grana, mesmo.

Marco disse...

Tá no FinalSports, ó:

"O técnico Jorge Fossati concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira e reafirmou que está tratando com a direção colorada sobre reforços para duas posições que precisam de alternativas".

Vou cravar minha aposta: um goleiro e um atacante.

Acho que precisamos muito de um zagueiro, mas ele acredita em Sorondo e nas opções que temos.

A zaga é fraca, mas o gol e o ataque são preocupantes, ainda mais depois que Edu deixou claro, para ele e o mundo, que não é atacante.

Não se g

col disse...

O nosso Abelao eh a pessoa mais serena do universo.

Eu vejo o inicio de 2010 assim como o inicio de cada ano do periodo 2007-2009. Mas torco pra estar errado.

kla.jk disse...

Qdo me referi a um atacante logo acima, onde me referi a william, enganei-me leai-se ILAN ILAN ILAN

Tambem espero estar enganado, mas 2007, 2008,2009 e 2010 estao no mesmo caminho titulos IMPORTANTES NENHUM

Acorda DIRECAO, PORRA...!!!

Um clube se faz de TITULOS e nao de GRANA,,,,pqp...!!

Marco disse...

Tambem espero estar enganado, mas 2007, 2008,2009 e 2010 estao no mesmo caminho titulos IMPORTANTES NENHUM

Acorda DIRECAO, PORRA...!!!

Um clube se faz de TITULOS e nao de GRANA,,,,pqp...!! [2]



Sem mais.

m.rodrigo.oliveira disse...

Agora começaram a cornetear a utilização do time B só em três partidas.

Era só o que faltava.

Os caras fazem um puta esforço pra montar uma equipe confiável que dê conta do início do Gauchão enquanto o time principal inicia a temporada.

Aí já aparece alguém dizendo que tudo isso por "apenas" três jogos é desperdício.

E quem disse que eles vão jogar apenas três jogos?

Por acaso o Inter não vai ter jogos pela Libertadores a partir de fevereiro, sendo alguns com deslocamentos de avião, etc, etc?

Esse time B jogou todo o ano de 2009, mesmo sem disputar Gauchão. E é em função da manutenção dele que o clube pode contratar e preparar jogadores como o próprio Damião e o Ítalo, por exemplo.

Sobre o Derley, também acho um desperdício ele emprestado, enquanto temos Maycon no elenco. Deveria ser o contrário. Mas ele não joga mais que o Sandro.

Marco disse...

Li no Zini: "Dunga convocaria D’Alessandro. E você?"

Apresso-me em responder: "Eu também!".

Lembrem-se que, no Inter, D'Ale não teve ainda um treinador decente, apenas um enganador-pastor e um tampão.

Com Fossati, a coisa muda.
Escrevam aí: 2010 será o ano de D'Alessandro no Inter!

Renato Rolim disse...

Pelo que vi até agora, Fossati me passa confiança...

Todavia, o time do inter não tem caracteristica de chutar de média, a longa distância (salvo quando tinha o Alex)... E nesse esquema 3-6-1, o fundamental é chutes de longe.

Creio que é um desperdicio, com esse elenco, jogar nesse esquema. Mas, talvez, o Fossati esteja arrumando esse esquema para jogar na altitude. Será?

João Gabriel disse...

CHEGOU O ESPETACULAR!!!

ALEXANDRE PATO NO BEIRA RIO!

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,2782305,Alexandre-Pato-fara-tratamento-no-Beira-Rio.html


HUAHAUAHUAHUAHUAH

m.rodrigo.oliveira disse...

Marco.

Até acredito que a relação do D'Ale com o Tite tenha interferido de alguma maneira no desempenho do gringo ao longo de 2009. Mas isso não justifica o ano ridículo que ele teve.

Espero que ele agora mostre a bola que todo sabemos que ele tem.

Vendedor disse...

/pergunta nada a ver com o topico , mas alguem lembra contra quem foi o jogo comemorativo dos 90 anos do inter no beira rio em 1999?

Marco disse...

Rodrigo

Além de desmotivado, Dale estava sem parceria, isolado, de costas para os brucutus.

Bastou Mário Sérgio melhorar a parceria, e Dale melhorou.

Vejo este rapaz jogar desde muito tempo, quando surgiu no River e jogou na Sub-alguma-coisa da Argentina.

Pensei: "No meu time, este cara joga!".

A bola gostava dele e sua canhota. Assisti vários jogos dele, geralmente nas noites de 2° feira, pelo River.

Uma vez foi a SP e destruiu o Cúrintia no Pacaembu. Aí, me ganhou de vez.

Quando chegou, empolguei-me. Ele foi muito bem na Sula-2008, mas tinha a parceria de dois jogadores inteligentes e hábeis (Alex e Nilmar).

Veio a CdB, fomos trucidados pelo Cúrintia, e ele foi um dos três bodes que expiaram a incompetência de TTK.

Daí em diante, não conta mais nada.

E, se contasse, sua parceria passou a ser 3 volantes, mais Taison e Alecsandro.

Um, se mudar a cor do pasto, morre de fome. E ainda não aprendeu que atacante também passa bola, tabela e cruza.

O outro, dentro da área até que vai bem, mas fora dela é firulento e perdedor de bolas.

Não tenho a menor dúvida: 2010 será o ano dele. Ou o Ano Dale.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O Dunga queria o Dale na Seleção !

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR !

POR QUE NÃO LEVA O ALEXXXX ? Ou 10zinho....

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]